Trilhas no Espírito Santo
Trilhas no Espírito Santo: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings no Espírito Santo
49 tópicos neste fórum
-
- 4 respostas
- 2.6k visualizações
Viciada em fazer trilhas altas como eu sou, não quis perder a chance de ir até o Caparaó e trilhar alguns dos picos mais altos do Brasil, aproveitando pra treinar diversos aspectos de trilhas em altitude, e fazer minha primeira trilha solo em montanha. Então vamos ao que interessa! DIA 1 - SEXTA FEIRA, 17 DE FEVEREIRO Na sexta, 17/02, saí mais cedo do trampo com a benção do meu querido chefinho, e corri pra casa pra terminar de fechar a mochila, e dar os tapas finais na casa - deixar as plantas molhadas e comida e água dos gatos. Achei que fosse ter mais tempo, mas não tive, então nem deu tempo de tomar banho. O que teria sido muito bom, já que eu ia ficar uns dias …
Última resposta por Márcio/Sp, -
- 6 respostas
- 4.1k visualizações
Pico da Bandeira, dias 21,22 e 23 de abril de 2011. A nossa aventura começa um bom tempo antes dessa data. Fomos eu, minha esposa Lili e um colega, chamado Christian. Como nunca havia ido antes, foram tempos de pesquisa, leitura de relatos, estudo de roteiros, pensando no que levar, etc. Indo de carro, acabamos por ficar mais a vontade para carregar peso extra, que talvez nem seja usado lá. Programa-mos nossa saída de Guarapari-ES para o dia 21, as 7:00 h da manhã, pois queria ir devagar, passeando e curtindo a viagem, que já se fazia inesquecível só por imaginar o que nos esperava. Ver o sol nascer no ponto mais alto dentro do Brasil somente por fotos é algo que…
Última resposta por Roberto Sarti, -
- 6 respostas
- 1.3k visualizações
Fala galera animada haha , bom primeiramente gostaria de relatar que sou novato por aqui e gostaria da compreensão de vocês , então vamos ao que interessa... * Bom Gostaria de Juntar a galera para irmos ao Mestre Alvaro em fevereiro , tava pensando dia 11 mas aceito sugestões e gostaria de ir com a galera em peso haha gosto de trocar ideias e assim adquirir conhecimento pois sou meio que leigo com isso , tenho muitas duvidas de quais e onde comprar equipamentos adequados para começar minhas aventuras , bom aquele forte abraço e não se esqueçam de opinar ! Ph'
Última resposta por felipesd2, -
- 5 respostas
- 4.2k visualizações
Caminhada nos trilhos dia 29/01/2012, domingo. Sairemos às 7:30 horas da manha da lanchonete Café com Prosa, no 1º trevo de Santa Isabel (próximo a Domingos Martins). Seguiremos até o Vale da Estação, depois pela ferrovia até a Pedra do Vento. Vamos passar por túneis, pontilhões, nascentes, lindas paisagens e sair na BR262, onde pegaremos o ônibus para Vitória, ou os que deixarem o carro em Santa Isabel pegam o ônibus para lá. Quem quiser ir de condução própria, tem estacionamento no Café com Prosa, pode deixar seu carro ou moto lá. km total da caminhada: 17,5 km, sendo 11,5 km de trilhos + 6 km estrada. Custo: Zero!!!! Apenas seu lanche que vc deve levar e a pa…
Última resposta por MoahSouza, -
Ferrotrekking - Caminhada pelos trilhos Vale da Estação em Domingos Martins X Marechal Floriano - ES
por Roberto Sarti- 7 respostas
- 8.2k visualizações
Mais uma deliciosa caminhada pelos trilhos. Era um sábado, dia 06/agosto/2011 e combinamos com uma animada turma um trecho curto, cerca de 11 km de Sta. Isabel – Domingos Martins X Marechal Floriano. Marcamos de nos encontrar na PRF em Viana, de onde sairíamos juntos rumo a Santa Isabel, local em que deixaríamos os veículos. Chegando ao Café com Prosa, estacionamos na área própria e fomos tomar um café pra reforçar. É um local aprazível, tranqüilo, esses lugares típicos que vendem produtos da roça, pão com lingüiça, queijo, etc. Ao lado tem também um orquidário aberto a visitação e venda de plantas ornamentais. Estacionei embaixo de uma árvore, em que havia…
Ferrotrekking - 3ª caminhada pelos trilhos Viana x Domingos Martins - ES em 22/12/2011
por Roberto Sarti- 0 respostas
- 1.6k visualizações
Galera, segue um relato em vídeo da minha caminhada, junto com meus companheiros Emerson, Fabíola e Núbia. Saímos as 7:45 e chegamos as 15:45. Paramos cerca de 1 hora para almoço, feito com espiriteira a álcool e muitas paradas para fotos. A caminhada é muito bacana, recomendo.....vlw...
Ferrotrekking - Caminhada pelos trilhos Estação de Ibitiruí x Estação de Vargem Alta-ES
- 1.5k visualizações
Bom galera, dessa vez vou contar essa aventura de forma diferente. São duas vídeo montagens que fiz relatando a aventura do final de semana dos dias 26 e 27 de novembro de 2011. Qualquer dúvida, entrem em contato... Forte abraço.....
Ferrotrekking - 1ª Caminhada da Estação Mathilde x Ibitiruí x Estação Matilde, Alfredo Chaves-ES
- 3.9k visualizações
Nossa aventura começa as 6:30 h da manhã, horário em que o Emerson passou lá em casa, em Guarapari, no dia 05/11/20122 pra juntos irmos até Mathilde, em Alfredo Chaves-ES para começarmos nossa caminhada. Chegamos em A. Chaves (40 km) por volta de 7:30 h e fomos tomar um café pra agüentar a jornada. Já havíamos comprado o lanche (que na verdade eram somente 1 penca de bananas) e a água mineral em 2 garrafas de 500 ml. Rapidamente saímos de A. Chaves e seguimos em direção a Mathilde (18 km) de onde partiríamos para nossa caminhada. Chegamos a Estação Ferroviária de Mathilde por volta de 8:05 e após guardarmos roupas e capacetes no baú da moto, seguimos pela ferrovia em dir…
- 19 respostas
- 10.2k visualizações
Tomei gosto por andar pelos trilhos, pelas ferrovias do sul do ES. Minha mais recente aventura foi caminhar de Viana x Domingos Martins pelos trilhos, segundo me informaram, 23 km. Com um mês de antecedência comecei a me preparar, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Combinei com um cara que conheci pela net, o Emerson, que ficou de ir com uma galera grande de Vitória, e eu com outra galera daqui de Guarapari. Como já havia caminhado por trilhos em outras vezes, acabei aprendendo algumas coisas, como levar frutas ao invés de biscoitos, 3 garrafas de agua de 500 ml, ao invés de 1 de 1,5 litros. Também aprendi a levar pilhas reservas, para não ficar na…
- 0 respostas
- 1.4k visualizações
Estou pretendendo subir o Monte Mochuara, quem pode dar as dicas? Não pretendo ir pela Estância Vale do Moxuara, qual a alternativa? Por onde chego? Quais as trilhas? Quanto tempo até o topo?
Última resposta por David Casarin, -
Picos da Bandeira 2892mts - Cristal 2769mts - Calçado 2849mts- Parque Nacional do Caparao-ES- 1 2 3 4
por ROTA da AVENTURA- 33 respostas
- 9.4k visualizações
e ai galera vai ai mais um rolezinho que fiz junto com a carla!! fomos rumo ao parque nacional do caparao aprox 700km de SJC, iriamos entrar pelo lado mineiro mais uma queimada no parque impediu que a gente entrasse no parque pois poderiamos ser surprendidos pela queimada que vinha descendo ai falei pra Carla .. FUDEU !! puts rodei tudo isso pra não poder entrar !! ai veio na cabeça o lado do Espirito Santo!! perguntei pro guarda parque e ele falou que por la poderia entrar pois o fogo estava do lado de MG , dito e feito parti rapinho para a outra portaria e conseguimos entrar e ja fomos direto pro acampamento casa queimada a 9 km da entrada do parque , chegamos la qu…
Última resposta por Frederico Pires, -
- 1 resposta
- 2.3k visualizações
Galera, eu e mais alguns colegas (homens e mulheres) faremos uma caminhada pelos trilhos em um trecho aqui no sul do ES. Caminhada leve, cerca de 15 km. Lugares muito bacanas, como paredões, pontilhões, túneis. Fotos abaixo: Quem estiver afim de ir, temos ainda 3 vagas na van. O custo do transporte é R$ 30,00. A van sairá de Vitoria as 6:00 h, passará em Guarapari pra me buscar com mais alguns colegas e seguirá para a localidade de Cobiça, em Cachoeiro de Itapemirim, onde começaremos a caminhada até a localidade chamada Estação de Soturno. Após a caminhada, que deve terminar por volta de 13:00 horas, seguiremos para a rampa de salto de parapente, que fica no …
- 0 respostas
- 1.5k visualizações
Eu sou da região próxima à Serra do Caparaó, da cidade de Carangola e desde a adolescência pensava em subir o Pico da Bandeira. Porém, sai muito jovem da cidade para estudar em Juiz de Fora e fui deixando passar as oportunidades, mudando para o Rio de Janeiro onde resido. Em junho desse ano e em férias, bem próximo da aposentadoria aos 62 anos, pensei, é agora realizarei o sonho. Sempre ouvi falar que o legal é subir durante a madrugada para ver o sol nascer. Mas, eu sou do conforto e esse negócio de dormir em barraca não faz minha cabeça. Gosto é de cama macia. Fazer o que? com a idade você vai criando mania. Assim me organizei para subir e voltar durante o dia. Minha fi…
Última resposta por jose m moraes, -
- 0 respostas
- 1.3k visualizações
Parque Nacional do Caparaó - Pico da Bandeira - MG Não há conquista sem sacrificio"...essa frase é exemplar para quem vai tentar subir ao cume do Pico da Bandeira com seus 2.892 m. de altura, desde a Tronqueira que é o primeiro ponto de parada com infra estrutura para se acampar, passando pelo Terreirão o ultimo local de descanso até o Pico, todo o trajeto é muito desgastante. Mas vale a pena cada passo que se dá, ao todo instante você se depara com paisagens e montanhas de uma beleza ímpar, e a sensação que se tem de chegar ao cume, depois de vencer uma trilha muito dificil, é indescritivel, estar acima das nuvens com uma sensação térmica de 2º e um vento forte e con…
Última resposta por Armenio na Trilha, -
- 5 respostas
- 4.7k visualizações
Viagem sozinho - Belo Horizonte x Pico da Bandeira De Belo Horizonte existem 2 opções de horário de ônibus para Manhuirim, pela companhia Passaro Verde, as 7:00 ou as 19:30. ( + ou - R$70) Inicialmente a idéia era sair no primeiro horário mas como dormi demais perdi o ônibus e tive que trocar o horário para 19:30 para não perder a passagem. A viagem foi tranquila e cheguei as 24:00 e pretendia dormir em algum lugar e ir para o acampamento Tronqueira no primeiro ônibus que tivesse pela manhã, mas um taxista disse que eu deveria ir de noite mesmo e acabei batendo na guarita do Parque de Alto Caparaó sem poder entrar pois o funcionamento é até as 22:00.…
Última resposta por ivaldo junior, -
- 1 resposta
- 5.4k visualizações
Galera, Achei legal colocar as informações sobre os Passos de Anchieta, um roteiro que acontece anualmente aqui no Espírito Santo e que vale muito a pena participar. Os Passos de Anchieta é o nome do roteiro que reconstitui a trilha habitualmente percorrida pelo Padre Anchieta nos seus deslocamentos da Vila de Rerigtiba , atual cidade de Anchieta, á Vila de Nossa Senhora da Vitória onde cuidava do Colégio de São Tiago, em caminhadas quinzenais que ele empreendia nos últimos anos de sua vida quando preferiu recolher-se à vila indígena nas costas do Espírito Santo que tanto lhe evocava a sua San Cristoban de Laguna, em Tenerife, nas Ilhas Canárias, onde nasceu. …
Última resposta por Elinaldo Gomes, -
- 4 respostas
- 5k visualizações
Pico da Bandeira na Semana Santa O Pico da Bandeira fica localizado no Parque Nacional do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Há controvérsias sobre em qual estado de fato se localiza o pico. A cidade para explorar o parque é Alto Caparaó no estado de Minas Gerais, mas existe também uma entrada do parque no Espírito Santo. Dentro do Parque estão localizados 3 dos 10 maiores picos do Brasil. 10 Maiores Picos do Brasil Pico da Neblina Pico 31 de Março Pico da Bandeira Pico do Calçado Pedra da Mina Pico das Agulhas Negras Pico do Cristal Monte Roraima Morro do Couto Pedra do Sino Ao pesquisar esses picos, encontrei al…
Última resposta por haole, -
- 4 respostas
- 2.2k visualizações
Olá pessoal... Tirando a travessia da Serra do Caparaó, que se inicia em uma das portarias (ES ou MG) e termina na portaria oposta, alguém conhece alguma coisa do tipo, com 2 ou mais dias de duração?? Já ouvi falar de uma trilha que parte da região de Iúna e vai ao pico da bandeira também. A caminhada dos passos de Pe. Anchieta também é muito conhecida por aqui. Alguém poderia citar mais alguma?
Última resposta por Junior W., -
- 0 respostas
- 2.7k visualizações
[t1]Travessia PN Caparaó - Pico da Bandeira[/t1] No feriado de Corpus Christis, aproveitando a brecha de 4 dias a Roberta e eu decidimos embarcar para destinos um pouco mais longínquos, nos subtivemos a 13 horas de viagem e noites mal dormidas em ônibus para o simples prazer de estar próximo ao teto do nosso país, o Pico da Bandeira com 2891m. De quebra fizemos a travessia do PN Caparaó que compreende a divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, além do mais conhecemos outros picos entre os Top 10 do Brasil, Cristal e o Calçado. Para esta aventura, devido a recente greve do Ibama, pudemos confirmar a trip só em cima da hora, após a garantia de r…
Última resposta por rodrigoschemes,