Trilhas no Espírito Santo
Trilhas no Espírito Santo: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings no Espírito Santo
49 tópicos neste fórum
-
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 374 visualizações
A Trilha das Falésias, em Marataízes, no mesmo trecho onde já ocorre a Caminhada Litorânea, é uma das duas primeiras a integrar essa rede, proporcionando uma experiência única aos visitantes, que poderão caminhar por 15,88 km de paisagens deslumbrantes, margeando as imponentes falésias de tons avermelhados. Leia mais: https://www.mochileiros.com/topic/110142-trilha-das-falésias-marca-o-início-da-rede-capixaba-de-trilhas/
Última resposta por Roberto Brandão, -
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 101 visualizações
Leia mais: https://www.mochileiros.com/topic/110136-trilha-ecológica-da-pedra-preta-será-aberta-neste-fim-de-semana/
Última resposta por Roberto Brandão, -
- 1 resposta
- 12.3k visualizações
Fala galera!! Vou relatar minha experiência na subida do pico Mestre Alvaro.. Bom, haja folego! rsrsrs Dica: É melhor subir cedo para poder desce pelo menos no máximo as 15h. Os antigos moradores da Serra contam que o Mestre Álvaro recebeu este nome porque ali morava um mestre de carpintaria, ou professor, de nome Álvaro e sempre que alguém desejava algum serviço dele, dizia: "Vou no Morro do Mestre Álvaro". Outros explicam que ele serve de orientação aos pescadores, que se sentem seguros de seguirem pelo mar até que mantenham ao alcance dos olhos o topo do mesmo, que chamam de "Mestre Álvaro.” Outra versão é que, pela altitude do monte é comum seu topo estar…
Última resposta por fpsantos86, -
Ferrotrekking - Caminhada pelos trilhos do trem de Cachoeiro de Itapemirim X Vargem Alta-ES 1 2
por Roberto Sarti- 13 respostas
- 14.6k visualizações
Meu nome é Roberto Sarti, e moro em GUARAPARI-ES. Um passeio que sempre tive vontade de fazer, desde quando na minha infância e adolescência eu morava em Cachoeiro (e me pendurava nos trens que cortavam a cidade), é caminhar pelos trilhos da Leopoldina Railway, e tive a oportunidade de realizar uma parte dessa aventura no último dia 12-02-2010, sexta feira antes do carnaval. Meu projeto era caminhar de Cobiça X Matilde, cerca de 70 km em 3 dias. Era eu disse. Foram uns 2 meses de preparação física, psicológica, bolando a logística de ida e de volta, e anotando os itens a serem levados na mochila. Essa parte é muito importante, pois não se deve levar coisas a …
Última resposta por Giro Capixaba, -
- 1 seguidor
- 3 respostas
- 12.8k visualizações
As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/ParqueNaturalMunicipalDoItabiraCachoeiroDeItapemirimESSet12. O Parque Natural Municipal do Itabira foi criado em 1988 para "resguardar a beleza natural de seus monumentos rochosos, conservar a vegetação natural da Mata Atlântica e as nascentes dos córregos Itabira e Urtiga" e é mais um parque virtual. Não tem portaria, guarita ou qualquer tipo de placa que indique a sua existência. É administrado pela Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim-ES e possui cerca de 1,63 km2, com destaque para a Pedra do Itabira, de 715 metros de altitude. Pedra do Itabira Estando em Cachoeiro de Itapemi…
- 6 respostas
- 1.6k visualizações
Em dezembro 17, estarei com um grupo de mochileiros fazendo trilhas durante 06 dias nesse local acima. Alguém do grupo conhece ou já fez trilhas por lá.? Gostaria de algumas dicas...
Ferrotrekking - Caminhada da Estação de Matilde x Araguaia x Estação de Matilde, Alfredo Chaves-ES
por Roberto Sarti- 8 respostas
- 6.9k visualizações
Nossa aventura começa as 6:50 h da manhã, em um dia de junho, sábado frio em Guarapari-ES onde moramos. Nosso destino era a Estação Ferroviária de Matilde, em Alfredo Chaves, distante 58 km daqui. Como já saímos de casa arrumados pra caminhada, eu de short e camisa de manga curta, Lili mais precavida e sem peso de mochila, levou o agasalho. Mulher sábia...rsrs..Passamos uma friagem terrível no caminho de ida, 30 km só de BR 101 + 28 km de estrada estadual. Fomos de moto, uma Twister 250 que eu tinha, que era pau pra toda aventura. Moto boa....saudades... Enfim, depois de quase 01 hora chegamos a Estação, com o sol querendo esquentar, mas ainda bem frio. Deixamos a moto al…
Última resposta por Da Silva Junior, -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
Trekking de 2 dias e 1 noite no Mestre alvaro Maio de 2019 Guaranhuns Córrego água Funda Pasto alto Três Marias Vale do Munitumba Vale do Walter Trilha do Exército Pirâmide P-25 Sofá da Hebe Risoleta Gruta Alexandria Trilha do Exército Gruta dos Maconheiros Bica do Jardineiro Gruta do Jardineiro Pedra do Apartamento Pique da Globo Trilha pitanga Gruta do Bambuzal Interseção trilha norte Altitude 639 Primeiro Ombro Segundo Ombro Acampamento Neds Vale da Jararaca Gruta da Jararaca Área Restrita Barranco da Onça Morro do Céu Pasto alto Trilha da Preguiça Córrego Água Funda Recanto do Bugio Guaranhuns
Última resposta por PedrãodoBrasil, -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
Desde o ano passado, eu e meus amigos decidimos que iríamos ao Pico da Bandeira novamente (já havíamos ido em 2016) Entretanto, decidimos ir em um feriado para aproveitar melhor o parque e fazer as coisas com mais calma, por fim, decidimos que iríamos no feriado de 07/09, que caiu em uma Sexta Feira. Na sexta, chegamos ao Acampamento Macieira às 15h sem qualquer problema com a viagem, tudo ocorreu conforme planejado. Montadas as barracas, fomos à Cachoeira dos 7 Pilões, que fica à 200m do acampamento, eu e mais um amigo tomamos banho (agua fria demais, parecia que estavam furando meu corpo com agulhas), por fim jantamos e fomos dormir. …
Última resposta por IgorBergami, -
- 1 resposta
- 4.5k visualizações
Fomos eu e o Guia Patrick numa Quarta Feira 22/06/2016 subir o Mestre Alvaro A maior montanha Litorânea com mata atlantica da costa Brasileira. O Mestre Álvaro é considerado uma das maiores elevações litorâneas (planalto) da costa ... mestre de carpintaria, ou professor, de nome Álvaro e sempre que alguém desejava algum serviço dele, dizia: "Vou no Morro do Mestre Álvaro". Saímos de Jardim Tropical na Serra por volta das 06:30 h de carro em direção ao Mestre Alvaro. Chegamos Em Furnas por volta das 06:50 h e largamos o carro e iniciamos a caminhada com muita disposição por volta das 07:00h. Logo que chegamos na parte mais baixa da montanha observamos que ia …
Última resposta por acviso, -
- 1 seguidor
- 11 respostas
- 13.6k visualizações
Pedra Azul e Pedra do Lagarto As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/ParqueEstadualDaPedraAzulEDomingosMartinsESSet12. O Parque Estadual da Pedra Azul é um parque bem organizado e estruturado, ao contrário de muitos que já visitei. Ele tem portaria, um pequeno centro de visitantes, agendamento de visitas por telefone e e-mail e acompanhamento obrigatório de um monitor do próprio parque. É administrado pelo governo do estado do Espírito Santo através do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e está localizado nos municípios de Domingos Martins e Vargem Alta. É bem pequeno e foi criado em 1991 para proteger um conjunto de formações …
Última resposta por victorfirmes, -
- 2 respostas
- 5.3k visualizações
Olá Pessoal! Este é o primeiro tópico que posto aqui além dos comentários em outros. No entanto, sou um incansável leitor dos relatos de viagens postados neste site. Pois bem, cresci querendo botar o pé na estrada, ganhar o mundo e ir enchendo meus mapas de alfinetes representativos de "já fui". Atualmente, minha maior fascinação tem sido as travessias e trilhas de reflexão e espiritualidade. Nesse sentido, acabei pesquisando algumas coisas na net e li sobre uma peregrinação no Espírito Santo. Intitulado de "Caminhos da Sabedoria", é um roteiro de peregrinação nos moldes do Caminho de Santiago de Compostela (Ainda vou fazer!). Como não encontrei qualquer relato sobre …
Última resposta por Frederico Pires, -
E ae galera, eu estou pretendendo fazer a trilha até o topo do mestre alvaro na semana que vem.. alguem tem informações sobre a trilha e talz para ajudar... ouvi boatos de que estão rolando mtos assaltos la... alguem que já foi pode dizer? abraço Lucas de Mello
Última resposta por reginaldorpj, -
- 1 seguidor
- 31 respostas
- 10.2k visualizações
Travessia 7 Picos do Caparaó Como tive férias na última semana de julho, fui visitar meus pais na cidade de Ibatiba, sul do Espírito Santo. Aproveitei que estava por lá para realizar uma travessia que estava de olho há muito tempo, fruto de uma análise detalhada da região e com caráter exploratório. A travessia inicia-se no vilarejo de São João do Príncipe (ES), ao norte do Caparaó, passa por todos os principais picos da região (Tesouro, Tesourinho, Cruz do Nego, Pedra Roxa, Bandeira, Calçado e Cristal), e em lugares pouco conhecidos como a casa de pedra do arrozal e o Curral, finalizando em Alto Caparaó. Desses 7 picos, seis (exceto o Calçado) são reconhecidos pelo I…
Última resposta por PedrãodoBrasil, -
- 22 respostas
- 15k visualizações
Serra do Caparaó! Parte baixa Dedo de prosa Uma paradinha no bistrô - na cidade de Alto Caparaó - rendeu um belo almoço, uma hospedagem e um mergulho numa cachoeira deserta. Só lendo até o final para entender o começo dessa história. Já passava das duas horas da tarde quando encostamos o carro em frente ao bistrô do Tavinho. A fome apertava e a gente queria comer logo para, em seguida, subir a serra. Na mesa ao lado - um grupo do Rio de Janeiro que tinha acabado de descer a Serra do Caparaó – escutou nossa conversa e mudou nossos planos. - Vocês estão pensando em subir agora pra voltar hoje ainda??? (disse um deles com ar de reprovação). Nesse momento apre…
Última resposta por QUERUBA, -
- 6 respostas
- 4.6k visualizações
MEU BLOG: http://www.amontanhista.com.br/expedicoes/hiking/mestre-alvaro/ Altitude: 833m na Serra Sede
Última resposta por bárbara.thomaz, -
- 6 respostas
- 5.9k visualizações
Pico da Bandeira - Via Espírito Santo 02 a 04/07/2015 Local: Parque Nacional do Caparaó, Pedra Menina, Espirito Santo, Brasil Este post é dedicado a subida ao Pico da Bandeira e alguns atrativos que ficam da entrada do parque até o Pico. Dificuldade: média Duração do roteiro: 2 dias Atrações Cachoeira Aurélio Com uma trilha rápida de 300 metros, consiste em várias quedas escalonadas sequenciais. Esta trila pode levar a um mirante que fica de frente a ela, com uma visão de uns 200 metros de distancia e depois você pode ir em suas quedas, que possui 3 poços para nadar. Cachoeira 7 Pilões Também tem uma trilha rapida de apenas 300 me…
Última resposta por Vitor Ferreira, -
- 8 respostas
- 10.7k visualizações
Fala Galera, Vou relatar parte de uma viagem ao Espírito Santo, que incluiu 2 destinos: Pancas, no noroeste do Estado, e Pedra Azul, distrito do município de Domingos Martins, um pouco mais próxima de Vitória. Nesse relato vou abordar somente Pancas. Pedra Azul procurarei contribuir em outros tópicos já criados. A explicação é simples, tem muito pouca informação sobre Pancas aqui no Mochileiros, e no meu entendimento os outros relatos existentes sobre esse lugar incrível foram um pouco diferentes da minha experiência por lá. Tudo começou quando eu e minha esposa, Priscila, paramos para pensar sobre o que fazer no Reveillon 2014/2015. Não tinhamos muitas opções, po…
Última resposta por willybuss, -
- 4 respostas
- 3.3k visualizações
Paulistanos na Serra do Caparaó – Pico da Bandeira - Divisa do ES com MG Breve relato de um grupo de Paulistanos no Pico da Bandeiras! Grupo composto por 4 pessoas 3 homens e 1 mulher Data 1º de mais de 2015 - Aproximadamente 760km 10 horas de viagem - Destino Camping Casa Queimada do lado ES Obs: É necessário efetuar uma reserva em um dos campings do Parque Nacional do Caparaó e ao se apresentar pagar uma taxa (ver valores no site) - http://www.icmbio.gov.br/parnacaparao/reservas.html A trilha começa e termina no camping Casa Queimada o Macieira fica a uma boa distância da entrada da trilha. Todos os campings contam com banheiros, pias, chuveiros! São…
Última resposta por Renan F. M. Monteiro, -
- 1 resposta
- 1.2k visualizações
Pessoal, vamos formar um grupo de trekking em Vitória?! Já temos um grupo lá em Brasília (perto da Chapada dos Veadeiros e de outros bons locais para trekking). Lá já temos 820 membros e tá bombando. Geralmente começamos com um grupo no facebook e, com o tempo, começamos a marcar trilhas e Happy Hours. A coisa tem dado muito certo em Brasília: já temos descontos em lojas de equipamentos, um histórico crescente de trekkings, vários Happy Hours e até uma aparição nos jornais da capital. Enfim, alguém aí se interessa em comandar um grupo em Vitória? O grupo Trekking Vitória já está reservado no face e inclusive uma logo (mesma de BSB, mudando o nome só): https://w…
Última resposta por Douglas Faria, -
- 0 respostas
- 1.2k visualizações
MEU BLOG:http://www.amontanhista.com.br/expedicoes/trekking/pico-da-bandeira/
Última resposta por Gisely Bohrer, -
- 4 respostas
- 13.7k visualizações
Boa noite, amigos mochileiros! Sou novato no fórum, e vou começar contando um pouco da visita que eu e um amigo fizemos aos Pontões Capixabas, em Pancas\ES, um lugar lindíssimo e, estranhamente, pouco conhecido. Esse texto foi postado em um blog mantido por nós, que conta as nossas várias aventuras, entre viagens e participações nos campeonatos de trekking de MG. O endereço do blog se encontra na minha assinatura, caso alguém se interesse. Segue o relato (obs: pintassilgos é o 'nome de guerra' do nosso grupo): Eis que tudo começou quando alguns pintassilgos decidiam onde passar o Reveillón. A decisão foi ir para Vitória (ES), e acabamos por passar a noite do Ano No…
Última resposta por Roger Lezino, -
- 2 respostas
- 4k visualizações
5:25 a.m:Dia da Viagem! Abençoado por um grande brother sigo a caminho do Pico da Bandeira.Manhã escura,dia fresco,rumo a um lugar que eu desconheçia.Hoje é dia de Carnaval!Hoje é dia de Folia!Talvez se eu tivesse ficado na minha cidade meio ao agito não teria ficado chateado,mas subir o pico da bandeira era um antigo sonho.No pico creio que não tera carnaval,a não ser o que a turma vai fazer lá. CHEGANDO DE ÔNIBUS Ir até (Manhuaçu/Manhumirim) de Belo Horizonte (Viação Pássaro Verde, São Geraldo, Penha); do Rio de Janeiro (Viação 1001) de São Paulo (Viação Itapemirim); de Vitória (Viação Águia Branca) Chegando a Manhumirim ou Manhuaçu …
Última resposta por leofardin, -
- 1 seguidor
- 5 respostas
- 10.6k visualizações
Pancas vista do cume da Pedra do Leitão O Monumento Natural dos Pontões Capixabas é um daqueles parques sem portaria, sem guarita, sem placa, sem sede, sem centro de visitantes e sem plano de manejo. É administrado pelo governo federal através do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e está localizado nos municípios de Pancas e Águia Branca. Como muitos outros parques brasileiros, passou (e ainda passa) pela questão da desapropriação das terras e a retirada das famílias locais, nesse caso descendentes de imigrantes pomeranos. Foi criado como parque nacional em 2002, mas em 2008 teve sua categoria alterada para monumento natural. Apesar de ambas as categorias serem classific…
Última resposta por Frederico Pires, -
- 0 respostas
- 8.9k visualizações
A subida foi feita pela trilha Sul do Morro do Moreno em Vila Velha - ES. A entrada para trilha fica ao lado direito do início da estrada para carros. A trilha possui muitas bifurcações e é necessário estar com alguém que conheça bem o caminho, caso contrário é impossível seguir a trilha correta pois não possui sinalização. O trecho é moderado, são pouco mais de 2 km de caminhada a maior parte é subida em uma trilha fechada no meio da mata mas possui 3 pontos complicados, o primeiro logo no início onde é preciso atravessar um aglomerado de pedras com fendas profundas, os outros dois são paredes de pedra de 2 a 3 metros com inclinação de quase 90° onde é preciso subir …
Última resposta por bayrontq, -
Feriadão de Corpus Christi, destino: cidade do Alto do Caparaó em MG. Sonho realizado n.12: Nascer do sol no Pico da Bandeira, 2.892m, Terceiro maior pico do Brasil. Postei um tópico aqui no mochileiros e outro no site de couchsurfing convidando outros aventureiros. Confirmados de SP: Eu, Ju, Sandro, Suzana, de BH, lockar, Roque (pai dele) e um amigo, a Ana de Brasilia e o Ivaldo que apareceu no ultimo dia. Na sexta feira, encontramos com o Andre Taka com uma turma acampando no Tronqueira. Quarta feira saímos do Tiete no bus da Itapemirim ás 19h, sentido a cidade de Manhumirim em MG. Chegamos na quinta feira 8h da manhã. Sem trânsito e várias cochiladas no bus. Na…
Última resposta por Raffa, -
- 8 respostas
- 2.5k visualizações
Reservei os dias 21, 22 e 23 de abril de 2012 para conhecer o Pico da Bandeira, no Parque Nacional do Caparáo. O objetivo era entrar pelo lado capixaba do Parque e sair pelo lado mineiro, vendo o sol nascer no cume no amanhecer do dia 23. Parti com dois amigos no dia 21 pela manhã, conforme planejado, mas acabamos abandonando o Parque na tarde do dia 22 pois um dos companheiros não se sentiu bem. Mesmo assim, registro aqui alguns dados sobre lado capixaba do Parque, estradas e transporte para ajudar em outras expedições: [t3]Estrada/Trajeto[/t3] Saímos da cidade do Rio de Janeiro no sábado às 06:30, e chegamos na portaria do Parque no lado capixaba às 17:00 tot…
Última resposta por montanha montanha, -
Ferrotrekking - Caminhada pela ferrovia Estação de Mathilde x Ibitiruí x Estação de Mathilde - ES
por Roberto Sarti- 4 respostas
- 3.4k visualizações
Vídeo montagem da caminhada que fizemos da Estação Ferroviária de Mathilde até a Localidade de Ibitiruí, depois retornando a Estação de Mathilde em Alfredo Chaves - ES no dia 04/02/2012, com uma parada providencial na Cachoeira da Vovó Lúcia em Ibitiruí. Qualquer dúvida, só postar.... Espero que curtam... Forte abraço....
Última resposta por Roberto Sarti, -
- 1 seguidor
- 7 respostas
- 11.8k visualizações
O Frade e a Freira Foto: Cacá Lima – Setur ES As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/MonumentoNaturalOFradeEAFreiraCachoeiroDeItapemirimESSet12. O Monumento Natural O Frade e a Freira é mais uma unidade de conservação estadual que existe só no papel. Não tem portaria, guarita ou qualquer tipo de placa que indique a sua existência. É administrado pelo governo do estado do Espírito Santo através do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e está localizado bem no limite dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim e Vargem Alta. Ele foi criado em 2007 para proteger o conjunto granítico conhecido como O Frade e a Freira, de 6…
Última resposta por gvogetta, -
- 0 respostas
- 1k visualizações
Fala meu povo!!!! Estou reunindo uma expedição ao Pico Da Bandeira no feriado do dia 07/Set saindo de BH. A ideia é sair no dia 06 (quinta) à noite - ou até no dia 7 bem de madrugada, com destino a Manhumirim (240 km de BH) e de lá partir bem cedo rumo ao pico da bandeira. É importante estar lá ao amanhecer do dia 7 para aproveitar o dia. Um pouco de História: O Pico da Bandeira é o ponto mais alto dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, como também de toda a Região Sudeste do Brasil. É também o terceiro ponto mais alto do país, com 2.891,98 metros de altitude. Vamo q vamo?!!??? Facebook: http://www.facebook.com/andre.assenco E…
Última resposta por andreassenco,