Trilhas em Minas Gerais
Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas e trekkings em Minas Gerais
141 tópicos neste fórum
-
- 2 respostas
- 6.9k visualizações
(...Trilha da Pedra do Cume - Extrema/MG...) Trilha: Trilha da Pedra do Cume - Data: 07/04/2012 Trilha de Nível: Médio Serra do Lopo - Minas Gerais Localização: Município de Extrema/MG Distância: 108 Km de São Paulo Extensão: 9,7 km (ida e volta) Perfil Altitudinal: 973/1.780 metros Percurso: +ou- 4 horas Piso da Trilha: Terra, grama e pedras. Características Ambientais:? Atrativos desta Trilha: Flores e plantas, pássaros, Rio Jaguari, Rampa de Vôo Livre, Pedra do Marino, o "Sofá" na Pedra das Flores, Pedra do Cume com altitude de 1.780m e vista 360º graus da Pedra Grande (Atibaia/SP), Pico do Selado-lado mineiro (Monte Verde/MG), Pedra de São Domingos (Córr…
Última resposta por PÉRI1502429276, -
- 0 respostas
- 1.4k visualizações
Olá excursionistas! Estou precisando de uma ajuda de vocês. Estamos programando fazer a travessia Milho Verde X Parque do Rio Preto em Minas Gerais, acontece que essa travessia não é tão conhecida, e estou tendo dificuldades para conseguir material para realizá-la. Será que alguém aí teria material para fornecer dessa trilha, alguém já fez ou conhece o caminho? Estou precisando de qualquer informação para ajudar. Obrigado a todos!
Última resposta por Dehorsth, -
- 3 respostas
- 5.4k visualizações
Sou novato no site. Porém sou apaixonado por caminhadas longas, já fiz várias travessias e vários caminhos a pé. Conheço muito o vale da Babilônia e a Serra da Canastra, sempre fui de carro ou de moto, porém agora estou querendo atravessá-los a pé, eu e minha esposa com mochila nas costas. Quem interessar segue a jornada, já aviso que são muitos Km andados por dia, e o nível de subidas é médio alto, porém a estrada é ótima para caminhar e a paisagem e principalmente a hospitalidade do lugar vale a pena!!!! 1º dia. Saída de São João Batista do Glória dormindo em cima do Morro das Cruzes ( lugar magnífico de díficil acesso) 23 Km 2º dia. Morro das Cruzes a…
Última resposta por gvogetta, -
- 11 respostas
- 2.9k visualizações
A tropa Sem Limites estava programando a Serra Fina para os dias 03 à 06 de junho dês do mês passado, convidei o amigo Mario do RJ que topou a empreitada sem pestanejar, porem de ultima hora mesmo com um monte de comida comprada não pude acompanhar os amigos devido a problemas no trabalho, Mario também acabou desistindo devido ao mal tempo q estava previsto, a galera seguiu com os planos e na quarta a noite seguiram para Passa-Quatro. Mas como eu teria a quinta e a sexta livre não perdi tempo e bolei um plano B para salvar a luxuosa folga de dois dias. Então resolvi unir o útil ao agradável, como meus pais estavam querendo ir para a nossa chácara em Toledo MG, decidi ir …
Última resposta por Rafael (RaH), -
- 3 respostas
- 1.9k visualizações
Decidimos que a primeira trilha desse novo projeto de percorrer a Serra do Mar e Mantiqueira seria a travessia entre São Francisco Xavier e Monte Verde. A dificuldade relativamente fácil da trilha foi um dos principais motivos para ela ser escolhida como ponto de partida. A proximidade de São José dos Campos também facilitou. Para quem não sabe, São Francisco é um distrito de São José. Partimos de São José dos Campos em direção a São Francisco por volta das 06h30. Depois de uma hora em uma estrada sinuosa, mas muito bonita, chegamos ao centro do distrito, muito hospitaleiro por sinal. Um rápido café da manhã e uma pequena padaria e seguimos rumo a Fazenda Monte Verd…
Última resposta por ROTA da AVENTURA, -
- 5 respostas
- 3.9k visualizações
Falla Mochileiross ... Ohhh Minas Gerais ... OHhHHh Minas Gerais .... Qm te conheces naum esquece Jamais ... Jamais vo esquecer qndu c perdi tentando subir o pico do lopo, e tive q durmi no mato .. AUhauAHAhu Á um tempo atrás, eu e mais 2 brothers, tentamos subir o pico do lopo para acampar, so que conhecemos de ultima hora uma outra trilha (por sinal mto bonita), e acabou que não deu certo. Massssssssss como um bom teimoso, dessa vez fomos pelo caminho mais coerente ... rs .. Pelo pouco que pesquisei encontrei 3 trilhas de acesso à Pedra das Florres e Pico do Lopo ... A primeira delas, esta em um relato do Augusto, e se dá com início na cidade de extrema, pela T…
Última resposta por JulioArina, -
- 1 resposta
- 2.7k visualizações
Travessia itutinga- Carrancas Fotos:http://dlopes.jimdo.com/fotos-viagem/estado-de-minas-gerais/itutinga-carrancas/ Uma semana antes do feriado do dia 7 de setembro de 2009, eu estava pensando em fazer a travessia da Serra do Ibitiraquire - PR mas com nada definido, os dias foram passando e faltando 5 dias para o feriado a previsão do tempo não era nada favorável para fazer travessias. Já estava confirmado Eu, Fernando e Marcel em fazer alguma viagem e optamos por fazer a travessia Itutinga- Carrancas. Com o novo destino definido fomos a procura de informações na bíblia das viagens e travessias o BIBLIGOOGLE e nada de informações sobre esse trekking, alguns …
Última resposta por Frida_ssa, -
Pico do Papagaio (Aiuruoca) X Cachu do Juju Piracicaba (Baependi) 45km - 3 dias 1 2
por ROTA da AVENTURA- 10 respostas
- 7.7k visualizações
e ai galera vai ai mais rapido relatinho com algumas fotos !! nesta travessia foram eu /Carla de SJC e Cris e Diana de SP foram 45 km em 3 dias de pernada! nos encontramos em SJC e saimos as 4da matina rumo Aiuruoca ! depois de 3 horinhas chegamos em Aiuruoca , e ja fomos para uma padoca tomar um cafe da manhã e ja ir de encontro com nosso taxi resgate AJURU com o Marcos As 8:30hs tudo pronto e la vai nois rumo ao matutu onde ficariamos na metade do caminho na placa "camping do Saulo" !! uma fotinho do inicio da travessia e la fomos nos rumo ao 1º destino do dia pico do papagaio com seus 2100mts !! vencido a subida chegamos na bifurcação onde deixariamos a carg…
Última resposta por Vivi Mar, -
- 7 respostas
- 2.1k visualizações
Pessoal, Estou indo com um grupo fazer a travessia na Serra do Cipó, Lapinha-Tabuleiro do dia 08/01 a 10/01. Estou com uma dúvida cruel: é muito arriscado fazer em época de chuvas, como janeiro?? Eu li em alguns lugares que lá dá pra fazer o ano inteiro, mas também li que o nível dos rios que precisam ser atravessados fica muito alto e que pode ser arriscado. Estamos com mapa, coordenadas de GPS, tudo que precisamos para nos orientarmos. O medo é só da chuva e do nível dos rios, riachos e córregos a serem atravessados. Agradeço qualquer informação! Abraços, Ana Paula
Última resposta por luciana adventure, -
- 11 respostas
- 5.2k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/78 TRAVESSIA CARRANCUDA NO SUL DE MINAS A pequena Itutinga é normalmente conhecida por ser porta de entrada pra badalada Carrancas. Entretanto, a pacata cidade tem charme particular e detém atrativos q a tornam bem mais q mera coadjuvante de sua vizinha mais ilustre. É dela tb q nasce uma travessia q percorre campos de gramíneas de altitude, matas, gargantas, cristas, picos e campos rupestres. Não bastasse isso, junte os cenários alienígenas de “Sete Pedras” e do misterioso “Beco”, assim como pisar na relíquia viva da Estrada Real ou de visitar cachus de níveis respeitaveis. É a travessia Itutinga-Carrancas, q em 3 dias e 55…
Última resposta por BETO-ABC, -
Pico do Sol
por lockar- 0 respostas
- 2.1k visualizações
Mais uma superação de limites, Apesar do Pico do Sol ter 2072m contra os 2.891 do Pico da Bandeira que subi no ano passado ele é bem mais cansativo e mais perigoso tambem isto na minha opinião pois O Pico da Bandeira se sobe bem até o topo já o Pico do Sol é bem mais rochoso e com isto tem partes onde é preciso por realmente as mãos para trabalhar pontos perigosos onde é preciso muita atenção para nao cair, um ponto que me chamou a atençao foi um ponto que é preciso saltar de um lado para o outro segundo nosso guia a altura onde se salta tem cerca de 70 metros de altura! pela data que fomos o clima foi mais tranquilo do que pensei! sol muito forte e em momento algum util…
Última resposta por lockar, -
- 27 respostas
- 21.1k visualizações
[picturethis=http://i439.photobucket.com/albums/qq117/Augusto2044/httpalpinismositesuolcombr.jpg 400 217 perfil][/picturethis] Fonte: http://alpinismo.sites.uol.com.br/ Fala galera, Pretendo subir o Pico do Lopo em Extrema... Alguém tem informações ? Pretendo ir num final de semana comum, sair de Sampa na sexta à noite, ficar num camping, fazer a trilha no sábado e retornar no sábado à noite. Alguém conhece camping lá por perto ? Como é a trilha até o cume ? Tem ponto de água ? Aguardo informações
Última resposta por nnaomi, -
- 16 respostas
- 5.3k visualizações
Link com as fotos: picasa Fábio: http://picasaweb.google.com.br/100432212568076047180/TravessiaAiuruocaBaependi#" onclick="window.open(this.href);return false; Multiply Bruno:http://bznbru.multiply.com/photos/album/7 As melhores fotos, Rafel http://raffasp.multiply.com/photos/album/260" onclick="window.open(this.href);return false; Para o feriado da independência tínhamos programado para tentar novamente realizar a travessia da Serra Fina, más parte do grupo estava desanimado e não queriam esperar por uma previsão do tempo mais precisa, se é que existe, para então confirmar esta investida. No final de semana anterior ao feriado decidimos ( eu, Vivi, Rafael e Sand…
Última resposta por LiCo, -
- 16 respostas
- 2.7k visualizações
Essa viagem começou, na verdade, há um tempo. Eu vou viajar a Campo Grande na semana santa, e pensei em ir para Bonito antes. Porém queria acampar. Para acampar precisava de uma barraca e digitei no google “barraca Nautika” e vim parar aqui no mochileiros.com. Nem sabia onde estava me metendo naquele momento. Pesquisei sobre Bonito e vi que não era o que eu estava procurando, pois todas as atrações exigem guias. Comecei a viajar pelos relatos de voces e vi alguns sobre Monte Verde. Perguntei para o Marcos SJC que me encorajou bastante a fazer. Então tinha que comprar o equipamento. Comecei a comprar tudo há duas semanas: Mochila, barraca, saco de dormir, lanterna, fog…
Última resposta por valerio gallea1502427421, -
- 12 respostas
- 5.8k visualizações
Mais fotos no site: http://semlimite01.multiply.com/photos/album/14/Travessia_Lapinha_Tabuleiro Para o feriado da páscoa estávamos programando uma cicloviagem pela Ilha do Mel, Superagui, Ilha do Cardoso e Ilha comprida. Estavamos com o roteiro totalmente pronto, o que era uma evolução quando se trata de uma trip organizada por mim e pela Vivi. Por isso passamos a pedalar de duas a três vezes por semana na cidade de São Paulo para ganhar ritmo. Ocorreu que em um desses treinamentos houve uma fatalidade. Uma motorista desligada entrou na contra mão e me atropelou. O resgate foi chamado e os bombeiros fazendo uma análise bem meia boca, falaram que tinha apenas uma pequ…
Última resposta por HenriqueMauri, -
- 20 respostas
- 4.3k visualizações
[t1]Uma noite encharcados no Pico do Selado[/t1] O Alan Petrillo tinha lançado um convite para uma pernada por Monte Verde durante o feriado da Pascoa, e como eu nao estava em condições, nem físicas nem financeiras, de fazer planos mirabolantes para o feriado, me juntei a ele e ao seu primo Ivan nessa empreitada. A ideia geral era pernoitarmos no Pico do Selado na sexta e curtir os outros picos de MV no dia seguinte, voltando pra casa no proprio sábado a noite ou na pior das hipóteses, no domingo de manhã. O Alan tem um programa na web (pra quem quiser conferir , www.qzona.com.br) e a ideia dele era ir filmando alguns trechos da aventura para o mesmo. A previsão do …
Última resposta por alanpetrillo, -
- 8 respostas
- 6.8k visualizações
Saudações mochileiros! Venho compartilhar com vocês a incrível expediência da expedição Travessão x Lagoa Dourada, realizada nos dias 01 e 02 de maio de 2009. O local é o Parque Nacional da Serra do Cipó, ou melhor, boa parte dele. Às 06h30 o trajeto se inicia às margens da rodovia MG-010, que liga Belo Horizonte/MG à Conceição do Mato Dentro/MG. Por volta da altura do Km 110 da rodovia, em frente à Pousada Duas Pontes. Dali se inicia uma caminhada de aproximadamente 10 km a 12 km em direção ao Vale do Travessão. O "Travessão" é um monumental penhasco que divide as bacias do rio São Francisco e Rio Doce. Do alto, tem-se uma vista incrível cânion adentro.…
Última resposta por Bruno PsychoKillers, -
- 1 resposta
- 3.8k visualizações
Estive em Extrema há duas semanas atras. A trilha até a Pedra do Cume, na Serra do Lopo é muito bacana. Dá pra fazer só o bate-volta para os mais apressados , como fizemos , apartir da torre da Embratel. Um passeio gostoso, trilha pela mata, bem abrigada do sol, piso um tanto escorregadio em alguns lugares, um trechinho bacana de escalaminhada pra chegar no pico. Parando muito, muito mesmo, pelo caminho pra ficar de bobeira olhando a paisagem, levamos 3h pra subir e pouco menos de 2h pra descer. A trilha é bem demarcada, dá uma confundida ao chegar na Pedra das Flores (tem que atravessar o platô, no sentido da pedra do cume), e depois dela tem bifurcações, mas basta s…
Última resposta por kaabah, -
- 3 respostas
- 4.8k visualizações
Fotos da bagaça http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/2 CIPÓ TRANSVERSAL: DA LAGOA DOURADA AO CABEÇA DE BOI Encravado no centro do Espinhaço, o bucólico vilarejo de Cabeça de Boi destaca-se pela abundancia de cachus e beleza ao redor. Seu acesso demanda horas a fio por precárias estradas de terra, garantindo ao lugar um certo isolamento q preserva seu charme ate hj. Contudo, há tb a opção de alcançar o pacato arraial pelo alto da serra atraves de 60km bem andados, q foi o q fizemos neste último feriado. Uma fantástica (e puxada) travessia de 4 dias q parte da encantadora Lagoa Dourada, rasga o Espinhaço transversalmente e, em meio a cenários e obstáculos tão d…
Última resposta por Antonio Junior.o, -
- 1 resposta
- 2k visualizações
Olá amigos, quero fazer a travessia Inhame -> Congonhas do Norte mas não estou conseguindo muitas informações. Alguém aí sabe onde posso conseguir a trilha pra GPS ou infos sobre a trilha... Abraços.
Última resposta por Jorge Soto, -
- 0 respostas
- 5.2k visualizações
Fotos da bodega, cortesia do Ronald Colombini http://rcolombini.multiply.com/photos/album/34 TRAVESSIA ZIRIGUIDUM PELO PN SEMPRE-VIVAS São mtos os caminhos q se concentram nas derivações da Serra do Espinhaço, enorme cordilheira q divide MG em dois, de norte a sul, e sempre escancara novas alternativas trilheiras q parecem nunca esgotar. Longe do Cipó, Lapinha,Tabuleiro, e mais precisamente ao norte de Diamantina, encontra-se o desconhecido Parque Nacional Sempre-Vivas, unidade de conservação criada em 2002 (q está somente no papel) q homenageia aquelas típicas florzinhas q nunca perdem a aparência, mesmo depois de retiradas. Com córregos de água límpida, campos rup…
Última resposta por Jorge Soto,