Trilhas em Minas Gerais
Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas e trekkings em Minas Gerais
141 tópicos neste fórum
-
- 1 seguidor
- 4 respostas
- 5.1k visualizações
Esta é a primeira parte da travessia Cardeal Mota-Lapinha-Fechados. A segunda parte esté em travessia-lapinha-fechados-serra-do-cipo-mg-mai-2014-t99128.html. Cachoeira no Rio Parauninha As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/TravessiaCardealMotaLapinhaSerraDoCipoMGMai2014. Quando se fala em Serra do Cipó, podemos pensar em dois segmentos diferentes, ambos pertencentes à extensa e bela Serra do Espinhaço. O primeiro, ao sul da rodovia MG-010, seria a área de 338 km2 protegida pelo parque nacional criado em 1984, o outro seriam as terras mais ao norte dessa rodovia, composto de grandes propriedades particulares, mas onde também se…
Última resposta por rafael_santiago, -
- 7 respostas
- 2.9k visualizações
Travessia Lapinha x Tabuleiro + Canion das Bandeirinhas
Última resposta por maremontanha, -
- 2 respostas
- 1.7k visualizações
Galera coloquei no endereço abaixo um simples relato sobre a Travessia Lapinha da Serra > Tabuleiro. Fiz a rota alternativa, passando pelo alto da Serra do Breu... O Lugar é fantástico quem ainda não fez essa travessia, vale a pena demais!!! http://notrekking.blogspot.com
Última resposta por felipe.martins2, -
- 1 resposta
- 5.5k visualizações
Extrema- Serra do Lopo Quando eu tinha meus 6 a 7 anos de idade, numa visita com a família ao Pico do Jaraguá em São Paulo, me desgarrei de todos e fui em disparada pela trilha em direção ao topo. Não sabia bem o que estava fazendo, somente passava na minha cabeça que queria chegar ao topo daquele morro. E fui. Naquela época era “possível” visitar o pico do Jaraguá. Não que hoje não seja possível, mas os problemas se segurança pública em São Paulo deram ao Jaraguá um grau de risco mais elevado do que o K2. Naquela época, até certo ponto subia-se de carro, depois um caminho até algo como um mirante. Não sei precisar o quanto o cume do pico estava acima disso. …
Última resposta por Flávio Guerreiro, -
- 1 seguidor
- 47 respostas
- 24.6k visualizações
salve galera mochileira!!! essa trip fiz com minha esposa subindo ate o cume da pedra da mina chegamos no bairro paiolinho , deixamos o carro na fazenda (o tiozinho cobrou $10;00) iniciamos trilha sem problemas pois e bem marcada ,caminhamos ate atravessar o rio e continuamos subir ,outro riachinho e vamos subindo ,passa a panela vermelha indo pra direita e vai subindo ate que se chega no 1ºacampamento e ultimo ponto de agua continua subindo ate chegar no capim elefante tendo sentido lado esquerdo passando assim por um charco no meio do capim indo sentido pe do espigão onde tem uma parede de pedra mais escura é por ali que sobe espigão.Chegando la em cima olh…
Última resposta por rodrigo-whisky, -
- 2 respostas
- 6.3k visualizações
Fim de semana animal!!! Alcançamos a Lendária CACHOEIRA DAS ANDORINHAS, em Morro do Pilar/MG. Trekking com altimetria cabulosa debaixo de chuva, 2k de subida de rio a nado e caminhando sobre pedras, acampamento selvagem... Literalmente demos o sangue para chegar a este local a abençoado. Simplesmente a cachoeira mais linda que já vi. Não bastasse a beleza do local, ele está completamente preservado. Agradecimentos à galera do Canal LIGA RAPEL (Gabriel Finelli e Sandro Dourado) que organizou a trip. Na volta, ainda cruzei com o Giuliano Toniolo, um dos precursores do Bushcraft, a caminha da Serra do Cipó. MORRO DO PILAR É uma pequena cidade mineira localizada na r…
Última resposta por MUNDO OUTDOOR, -
- 3 respostas
- 5.2k visualizações
Trip feita em 01/06/2013. Travessia conhecida como "A travessia dos Poncianos" Álbum com todas as fotos em: https://picasaweb.google.com/110430413978813571480/TravessiaPicoDaOncaAPedraPartidaEmMonteVerdeMG?authuser=0&feat=directlink Eram 5:25 da manhã e lá estava eu, descendo o "viaduto vergueiro" em uma madrugada fria e com o típico nevoeiro outonal (o tradicional "fog") paulistano, em direção a estação do metrô de mesmo nome. Ponto de encontro previamente marcado com a galera que iria me acompanhar nessa trip. Porém, mal cheguei no ponto e ouvi uma buzina. Era o pessoal (Ana Paula, Mari, Gustavo e Cristiano) que havia chegando instantes antes de mim e j…
Última resposta por vander.dias, -
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 4.3k visualizações
Pedra da Estância As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/PedraDaEstanciaItajubaMGAgo14. Segundo o site da prefeitura de Itajubá, a Pedra da Estância tem 1300m de altitude e seria a terceira montanha mais alta do município, atrás da Pedra de Santa Rita (1900m) e da Pedra Aguda (1547m). Porém as medições que fiz com o meu Garmin deram um resultado um pouco diferente, sendo 1876m para a Pedra de Santa Rita, 1760m para a Torre do Chico (cume do Cantagalo), 1586m para a Pedra Aguda e 1642m para a Pedra da Estância, o que a mantém em terceiro lugar porém acima da Pedra Aguda. Polêmicas à parte (já que a medição foi feita com um gps portátil…
- 7 respostas
- 2.4k visualizações
MEU BLOG: http://www.amontanhista.com.br/expedicoes/trekking/extrema-joanopolis-pico-do-lopo/
Última resposta por arq.carlos.jr, -
- 10 respostas
- 4.3k visualizações
bate-volta > Pico do Lopo Ah como foi dahora... ...estavamos programando esse rolê para 21/7 (Eu, Diego e Mari), mais adiamos o evento devido a má organização que estavamos tendo com transporte, companhias, horários e tal, e também por Diego ter-se lesionado numa atividade. Até então eram confirmados nós 3, mais como foi adiado para o fim de semana seguinte, 28/7/2013 a Mari não pode ir. Convocados pra essa nova aventutra foram: Eu, Roberta Moraes, Tati Xavier, Diego Lopes e Léo Almeida (que nos guiou). A semana correu numa brusca queda de temperatura, a mais forte dos últmos 15 anos até então, com chuvas e as mínimas atingindo seus 4°c à 6…
Última resposta por daniel_gonzaga, -
- 11 respostas
- 3.2k visualizações
Falai galera do mochileiros.com aqui e o Din do SIMEAR ( sistema de incentivo mineiro de esportes e aventuras radicais ) nos do SIMEAR estamos com intenção de fazer a travessia da serra do Cipo ,passar pela serra Morena, ata a serra do Espinhaço se não houver contra tenpo . Quem tiver interesse pode curti a pagina do SIMEAR ( Simear Esporte De Aventura | Facebook )e pegar o roteiro depois da semana santa. Ou ate mesmo marca uma data para fazermos esta travessia . Este roteiro e pela estrada que e o que eu já fiz só vou posta um por trilha depois que eu tive feito por que tem que ser útil para todos pois ninguém merece ficar perdido por causa de informaç…
Última resposta por EDERSONOH, -
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 3.9k visualizações
Pedra Aguda As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/TravessiaDaSerraDaPedraAgudaItajubaMGFev14. A travessia da Serra da Pedra Aguda é uma caminhada de largas e belas paisagens e um clássico entre os montanhistas da região de Itajubá. Resolvemos nesse fim de semana explorar essa trilha marcada por fortes subidas e descidas e para nossa surpresa fomos presenteados com a ótima companhia dos mais experientes trekkers locais. Eu e o Ronald deixamos o Hotel Real logo cedo e rumamos para o bairro Medicina, na região central de Itajubá. Estacionamos o carro na esquina das ruas Orlando Mohalen e Delfim Moreira e às 8h10 demos início à perna…
- 1 seguidor
- 33 respostas
- 12.9k visualizações
Para quem esta acostumado a "ler" meus relatos, podem achar um pouco estranho este meu relato mais técnico assim posso dizer. Acostumado a postar somente "relatos fotográficos" ( por motivos já explicados anteriormente :'> ) pela primeira vez posto digamos um tradicional relato de uma travessia realizada por mim recentemente. * QUANDO IR ? Preferencialmente na estação da seca/inverno, pois no verão com as frequentes chuvas na região e o aumento natural da água nos rios, pode se tornar praticamente impossivel a realização desta travessia, assim como outras travessias na regiâo :'> ONIBUS Em belo horizonte utilizar a viação saritur com destino a santana do…
Última resposta por rafaelpvale, -
- 1 resposta
- 1.3k visualizações
Somos um grupo de 5 amigos com 5 jipes e iremos fazer uma trilha na famosa Serra da Canastra-MG. Temos roteiro traçado e estadias reservadas. O local oferece belas paisagens e cachoeiras naturais 100% preservadas. Sairemos dia 29/08 a tarde e retornaremos dia 01/09. Contato através do e-mail: juninho7777@hotmail.com.
Última resposta por Fernando J.C., -
- 1 seguidor
- 26 respostas
- 7k visualizações
Que lindo relato. Agradeço muito a turma tudo por atenção especial pra nosso casal. E se tiver outro trip vou acompanhar ainda mais.
Última resposta por brenoandre, -
- 0 respostas
- 755 visualizações
Somos um grupo de 5 amigos com 5 jipes e estamos procurando companhia para uma aventura na famosa Serra da Canastra em Minas Gerais, belas paisagens e cachoeiras naturais. Sairemos dia 29/08 a tarde e retornaremos no domingo 01/09. Já temos roteiro traçado e estadias já reservadas. contato pelo e-mail: juninho7777@hotmail.com.
Última resposta por Adriano Taylor, -
- 2 respostas
- 1.9k visualizações
Belo relato! Vale a pena sair de BH, chegar ao Parque, subir o Pico e voltar para BH num mesmo dia?
Última resposta por ajlmoraes, -
Lapinha X Tabuleiro + Roraimenses do Cipó + Batizado = Estruturas abaladas!!! 1 2 3
por Carol Montoaneli- 26 respostas
- 5.7k visualizações
Antes de começar a ler este relato, preciso te dizer uma coisa: Se arruma bem aí na sua cadeira pq veeeem história pela frente! Sem sair de casa, tenho assunto pra mais de mês. Imagina acampando 3 dias, primeira travessia na serra do cipó com uma galera massa que eu nem conhecia direito?!?! Kkk Antes de viajar costumo pegar dicas em sites e acabei adotado o site dos mochileiros.com como o "queridinho". Conheci muita gente bacana e muita gente disposta a ajudar os perdidos como eu!rs Então... sempre que volto de alguma viagem, deixo aqui o relato em forma de agradecimento e também para deixar algumas dicas para os outros não passarem os mesmos perrengues que passei e…
Última resposta por Carol Montoaneli, -
- 6 respostas
- 4.2k visualizações
Este relato será um pouco diferente dos que eu fazia, pois não discorrerei sobre bifurcações, ponto de referências e todas essas coisas que transformam o relato em um guia de trilha, contudo quem quiser o tracklog, basta entrar em contato. fotos: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.138019539617218.37906.100002275186328 Fazia mais de um mês que tínhamos programado a subida do Pico do Paraná para o ultimo final de semana, porém mais uma vez uma frente fria acabou com nossas expectativas e tivemos que alterar nosso roteiro. Dentre as muitas opções, escolhemos a travessia da Serra do Poncianos, que liga o distrito de São Francisco Xavier à Monte Verde pela crista da…
Última resposta por Fabricio Reis, -
- 0 respostas
- 1.5k visualizações
Domingo de carnaval...destino incerto... horário indefinido... Segunda feira às 3:20 acordo... banho, café da manhã, mochila nas costas e partir. Às 4:15 saímos, primeira opção Ibitipoca, segunda Carrancas ou até onde conseguíssemos chegar. Primeira parada, posto antes da entrada de Lima Duarte... abastecer e tomar um café com pão na chapa e uma água, continuamos até Lima Duarte onde paramos para tentar encontrar uma pousada ou hotel, todos lotados... seguimos em direção a nossa primeira opção, um pouco desanimados achando que não encontraríamos lugar para ficar. Pegamos a estradinha em direção a Ibitipoca, no começo foi um pouco emocionante... foram 23km de muit…
Última resposta por Claudia Conforte, -
- 1 seguidor
- 2 respostas
- 3.8k visualizações
Show de bola o relato!!! Sul de Minas é sonho de consumo, eita lugar bonito...
Última resposta por Demetriusrj, -
- 12 respostas
- 5.9k visualizações
[align=center]O Canyon do Travessão. O canyon do Travessão está localizado no Parque Nacional da Serra do Cipó. Trata-se de uma enorme “fenda” que rasga a Serra do Espinhaço na direção leste-oeste. Na mediana do canyon existe uma porção mais alta, que é o divisor natural das bacias dos rios São Francisco e Doce. Como nesse ponto é possível atravessar o canyon na direção norte-sul, ficou conhecido como Travessão, explicando assim a origem do nome do canyon. O acesso ao Travessão é relativamente simples, através de uma trilha de cerca de 9km a partir do alto da serra. No entanto, cruzar toda a extensão do canyon é tarefa árdua e perigosa, como será relatado a seguir. …
Última resposta por Antonio Junior.o, -
- 10 respostas
- 7.8k visualizações
Relato publicado previamente no meu blog Mochila&Capacete Sou cristão, porém não tenho religião, acredito em uma filosofia própria de vida, na qual me baseio em dogmas de outras religiões. Não frequento igrejas, templos ou similares, porém tal qual Anatoli Boukreev, montanhista cazaque que desapareceu em 1997 no monte Annapurna, tenho como minha igreja as montanhas e natureza em geral. A célebre frase do montanhista, com a qual abro esse relato, expressa bem o que eu e meus amigos que me acompanharam nessa travessia sentimos. A travessia Lapinha x Tabuleiro é um clássico circuito de trekking, que durante 3 dias corta a Serra do Espinhaço em Minas Gerais,…
Última resposta por marcosplf, -
- 1 resposta
- 1.2k visualizações
Olá moçada tudo bem? Já dei uma pesquisada aqui no Fórum mas ainda tenho algumas dúvidas sobre a travessia de Lapinha até Tabuleiro. Primeiramente pretendemos fazer a travessia agora no feriado de 12 de out, chegando a Lapinha quinta a noite e partindo bem cedo pra tabuleiro. Minhas dúvidas inicialmente são: 1. Vi que o grau de dificuldade da travessia não é alto, portanto é possível realizá-la em 2 dias (1 noite)? O q perdemos e ganhamos fazendo nesse tempo? 2. Existe transporta de volta de Tabuleiro/Conceição para Lapinha? 3. Local de conseguir carta topográfica do trajeto em BH? Vlw galera!!! Quem puder ajudar eu agradeço!!! Ah, tem mais algu…
Última resposta por henrique_vargas, -
- 1 resposta
- 1.1k visualizações
Gostaria de realizar a travessia Serra Geral (próximo a São Bartolomeu, Itabirito, Ouro Preto) até o Caraça. Alguém que já tenha feito pode me ajudar c/ informações?
Última resposta por Eduardo A Santana, -
- 26 respostas
- 17.4k visualizações
[t1]Travessia da Serra do Papagaio - Aiuruoca / Baependi - MG.[/t1] Sexta feira, 03 de setembro de 2010 - Primeiro dia Nem parecia que estávamos em São Paulo naquela noite, estranhamente o fluxo de pessoas nos metrôs e o transito viário estavam tranqüilos, diferente do caos típico entre as 18:00h e 20:00h. Mesmo sendo inverno a noite estava agradável dispensando os agasalhos e favorecendo uma cervejinha. Naquela noite eu, Raffa, Vivian e Fábio saímos de Sampa por volta de 22:30h e seguimos pela Rodovia Carvalho Pinto, depois pela Dutra até a cidade de Cruzeiro por onde deixamos São Paulo e adentramos Minas Gerais por Passa Quatro, passamos por Itanhandu, Caxambu, B…
Última resposta por naboman, -
Travessia Diamantina-Rodeador pela Trilha Verde da Maria Fumaça (Serra do Espinhaço-MG)
por rafael_santiago- 1 seguidor
- 3 respostas
- 8.2k visualizações
Serra do Pasmar As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/TravessiaDiamantinaRodeadorPelaTrilhaVerdeDaMariaFumacaMGJun12. A estrada de ferro Corinto-Diamantina é um ramal da Linha do Centro da Estrada de Ferro Central do Brasil aberto na década de 1910 e que esteve em funcionamento até o início dos anos 1970. Hoje restam apenas o traçado da ferrovia e raros dormentes em alguns pontos isolados, além das estações, é claro. Os trilhos foram todos retirados. Decidi caminhar o trecho entre a BR-367 e o povoado de Rodeador, pois era o que parecia ser mais interessante em termos de paisagem e porque tinha certeza do percurso. Isso daria trê…
Última resposta por gvogetta, -
- 1 resposta
- 1.2k visualizações
Pessoal, Pretendo voltar à Serra do Cipó, mas fazer algo diferente de já batida Lapinha-Tabuleiro, que fiz em 2006. Vendo os relatos e fotos do pessoal (principalmente do Jorge e do Antônio Jr.) postados aqui no Mochileiros, mas em diferentes tópicos, escolhi fazer a travessia Lapinha-Fechados. Como não encontrei um tópico específico para ela, achei legal criar um para juntarmos algumas infos a respeito. E a principal delas nem é a dificuldade da caminhada em si, já que o terreno ajuda e os relatos do Jorjão mais ainda, e sim a logística, principalmente o resgate. Alguém conhece um contato ou alguém que possa fazer esse resgate? Abraços, Cadu Lessa
Última resposta por Luizhenriquevas, -
- 1 seguidor
- 34 respostas
- 8k visualizações
[align=justify][t3]Travessia Lapinha - Tabuleiro[/t3] A travessia Lapinha – Tabuleiro é uma tradicional rota de tropeiros, que há séculos, transportavam mercadorias de um vilarejo a outro, em lombo de mulas, num trajeto de 27km em meio aos mais belos campos rupestres. O seu início dá-se no pequeno e simples vilarejo de Lapinha da Serra, pertencente ao município de Santana do Riacho e sito à aproximadamente 140km da capital mineira Belo Horizonte. Sua origem é a mistura de imigrantes europeus, levados até a região para a construção de uma represa, com índios e negros quilombolas. A jornada finda em meio às montanhas, no calmo vilarejo de Tabuleiro do Mato Dentr…
Última resposta por thiagobdi, -
- 1 resposta
- 4.3k visualizações
Sábado dia 21/07, estava de bobeira em casa e resolvi relembrar os tempos de muleque...íamos sempre de bicicleta até uma antena de telefonia, na montanha conhecida como Morro do Chapéu. Fica bem perto, deve dar uns 5km até lá, então peguei a máquina, uma garrafinha d'água e resolvi subir até lá. Saí umas 15hs...na volta ainda peguei o pôr do sol. Valeu galera. abração!!
Última resposta por Coxinha_vga,