Trilhas em Minas Gerais
Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas e trekkings em Minas Gerais
141 tópicos neste fórum
-
- 10 respostas
- 2.8k visualizações
Olá pessoas. Querendo ir para Sao Francisco Xavier, acampar na Pedra da Onça e no dia seguinte seguir pra Monte Verde, conhecer os picos de lá, depois seguir para Extrema para o Pico do Topo. SIMbora?! Dicas de trajetos, como chegar, tudo mais?
Última resposta por marcioomoraiss, -
- 3 respostas
- 3.1k visualizações
Olá pessoas, Venho acompanhando o forum já fazem alguns anos, porém nunca tinha postado nenhum relato aqui. Sendo assim, vou justificar o estilo resumido deste próprio relato: gostaria de compartilha algumas informações com o pessoal que pretende ir denovo ou nunca foi à monte verde, especialmente os que pensam em acampar lá em cima entre os picos e, ESPECIALMENTE, vou dar algumas dicas para não acontecer o que aconteceu comigo neste final de semana passado, rs. O relato será em forma suscinta e não em forma descritiva. Fomos na sexta feira para monte verde, saindo bem tarde da noite de são paulo em dois carros. Erro numero 1. Demoramos muito pra conseguir sa…
Última resposta por givaldojr, -
- 0 respostas
- 1k visualizações
Olá, galera aventureira. Estamos formando um grupo de aventureiros e amantes da natureza para mais uma travessia, agora na Serra do Cipó de Lapinha da serra x Tabuleiro (Cachoeira). Não possui fins financeiros, apenas mais uma aventura e uma oportunidade de fazer novos amigos. Custos e despesas por conta de cada um ou compartilhada em rateio. Quem desejar participar pode entrar em contato pelo celuzap 022 999473764 ou por aqui mesmo para outras informações. Abç.
Última resposta por Márcio Vitor, -
- 4 respostas
- 14.2k visualizações
Este é o meu primeiro relato para o mochileiros.com. É uma maneira de agradecer esse fórum, sem o qual eu dificilmente teria animado para fazer essa trip, também foi aqui que encontrei conhecimentos que me foram muito úteis depois. Sem contar que é o nascimento do meu lado aventureiro, que estava em gestação fazia algum tempo, só olhando os posts aqui do fórum. A ‘Pedra aguda’ é uma montanha localizada em Itajubá-MG, na serra da Mantiqueira. Quem já passou pela cidade com certeza já notou o maciço de pedra visível de qualquer lugar da cidade, a face norte da montanha. A 1570m de altitude é um passeio relativamente fácil e com uma recompensa incrível, uma visão de quas…
Última resposta por tiagokxuera, -
- 1 resposta
- 1k visualizações
Estou atras de resgate ao fim da travessia. De tabuleiro, de volta para Lapinha, alguem tem um contato?
Última resposta por RicardoRM, -
- 7 respostas
- 3.3k visualizações
A vontade de conhecer essa região era muito grande. Uma grande dúvida sobre se eu conseguiria fazer essa travessia, ou não, estava relacionada a uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado do joelho direito, da qual ainda não me recuperei completamente e que me traz dores e falta de firmeza no joelho. E para um cara de 46 anos, 1,60 m de baixura e 60 Kg de magreza, carregar uma mochila de quase 20 Kg durante todo o trajeto, sempre fica a dúvida se o peão agüenta ou não. Mas fé em Deus e pé na tábua. O projeto inicial seria de um percurso tipo circuito, iniciando e terminando na Lapinha da Serra. Faria a travessia até o Tabuleiro, subindo aos picos da Lapinha e …
Última resposta por daniel_alpoim, -
- 0 respostas
- 1.6k visualizações
Lapinha-Tabuleiro (parte alta) – feriado de Tiradentes, abril 2016 Aproveitei uma promoção de passagem aérea de São Paulo para Confins e queria fazer a famosa travessia Lapinha-Tabuleiro. Pesquisei algumas agencias, mas não estava viável: as saídas eram no dia 21 pela manhã da Lapinha, o translado do aeroporto para Lapinha e hospedagem por uma noite ficariam muito caros pois eu iria sozinha. Como anjos existem, um amigo me indicou uma pessoa (Donizette) que é de Sete Lagoas, faz muitos passeios de bike na região e topou me buscar no aeroporto e fazer a caminhada, cobrando apenas os custos do transporte. 20/4/16: Donizette e sua esposa Marina me pegaram em Confins à no…
Última resposta por Silvana_23, -
- 1 seguidor
- 19 respostas
- 11.2k visualizações
Essa é a segunda parte da travessia Cardeal Mota-Lapinha-Fechados. A primeira parte está em travessia-cardeal-mota-lapinha-serra-do-cipo-mg-mai-2014-t97576.html As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/TravessiaLapinhaFechadosSerraDoCipoMGMai14. O planejamento para essa etapa Lapinha-Fechados incluiu os grandes atrativos da Lapinha, como Cachoeira do Bicame, Poço do Soberbo e outros rios e cachoeiras que eu ainda desconhecia ou não via há muitos anos. A partir do Poço do Soberbo a caminhada se desenvolve num largo e extenso vale num dos patamares da porção oeste da Serra do Espinhaço. O visual amplo do trecho entre a Lapinha, a…
Última resposta por rafael_santiago, -
- 1 resposta
- 2k visualizações
INTRODUÇÃO Há tempos vinha sondando fazer uma travessia que fosse mais ao norte do Espinhaço, região que eu ainda não conhecia. Fuçando a internet e brincando no Google Earth, decidi fazer a travessia Lapinha x Extrema, distrito de Congonhas do Norte, município que dista 50km a norte de Conceição do Mato Dentro. Com a proximidade do feriado de Carnaval de 2016, a vontade de fazer a mesma aumentou. Chamei algumas pessoas, mas a maioria não podia por já ter outros compromissos. Chamei o Ivan que eu já conhecia dos Mochileiros BH e a Ana Paula, sua namorada, que eu também já conhecia do mesmo grupo. Acertamos os detalhes e eles animaram. Aos 45min do segundo tempo, uma g…
Última resposta por Hélio Jr1502432675, -
- 1 seguidor
- 115 respostas
- 45.8k visualizações
Estou organizando uma expedição para fazer a travessia Lapinha-Tabuleiro na Serra do Cipó. Estou precisando de dicas, mapas, informações... Quem tiver algo, por favor entre em contato comigo
Última resposta por Douglas Faria, -
- 1 seguidor
- 1 resposta
- 4.5k visualizações
Serra do Ouro Fala, Mitra do Bispo e Serra Verde As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/TravessiaDaSerraDoPaiolAlagoaBocainaDeMinasMGAbr15. A Serra do Paiol é uma continuação natural das serras dos Borges e do Condado, formando uma longa crista de cerca de 18km de extensão que abriga nascentes de diversos rios. Parte dessa longa crista está no município de Alagoa (Serra dos Borges, a oeste), outra parte em Bocaina de Minas (caso da Serra do Paiol, mais a leste) e uma parte intermediária faz o limite entre esses municípios (Serra do Condado). E este relato é uma continuação do anterior, sobre a primeira investida a essa região (travess…
Última resposta por rodrigo-whisky, -
- 1 seguidor
- 2 respostas
- 5.6k visualizações
Vista do Alto do Condado para a Serra do Papagaio As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/TravessiaItamonteAlagoaViaPedraDoPicuESerraDosBorgesMGFev15. 1º DIA: DO ENGENHO DA SERRA AO MIRANTE DA VARGEM GRANDE Esta viagem já começou com um atraso considerável por causa da saída caótica do feriado de carnaval. Após uma espera de 2 horas o Cometa partiu enfim à 1h30 com destino a Caxambu, mas eu saltei às 6h na rodoviária de Itanhandu, segunda cidade depois da divisa SP-MG. O táxi que eu havia fechado para me pegar ali não apareceu, então resolvi esperar até 7h15 e pegar o primeiro ônibus da empresa Cidade do Aço para Itamonte, onde tom…
Última resposta por rodrigo-whisky, -
- 2 respostas
- 2.7k visualizações
TRAVESSIA LAPINHA X TABULEIRO DURAÇÃO: 2 DIAS NÍVEL: DIFÍCIL DISTÂNCIA: 36KM Meu relato será mais pessoal, tendo em vista que as informações mais técnicas (de vegetação, clima, rotas, etc) são encontradas na internet facilmente. Contratamos uma empresa de aventura que cuidou de toda logística (contratação de van, definição da rota, guia, autorizações, etc), nos orientou com reuniões de briefing, cabendo à nós, levar preparo físico, alegria e disposição. Éramos 13 apaixonados por natureza. Lembrando que, é possível realizar a travessia sem um guia, porém, não indico. Já ouvi vários relatos de pessoas que se perderam e tiveram que voltar. Com GPS é arrisc…
Última resposta por bufalogil, -
Travessia Altamira - São José Da Serra: Perrengues e recompensas no Vale da Lagoa Dourada
por nathan_mg- 2 respostas
- 3.8k visualizações
Fizemos no feriado de 12 de outubro a travessia Altamira - São José da Serra, aqui em MG, rota não muito conhecida e nem comentada por aqui, mas que oferece belas paisagens da região do Espinhaço, sobretudo no Vale da Lagoa Dourada. A rota que seguimos passa por vários pontos de água, mas de uns 8 pontos, 6 estavam secos, devido a escassez de chuvas e a queimadas recentes na região, que deixaram o solo e o ar bem secos. Sofremos com isso, mas pelo menos levamos bastante água e não passamos sede. O planejamento era seguir de van de BH até Altamira (90km) no sábado, 10/10 bem cedo, fazer 15km de trilha até a Cachoeira Lagoa Dourada, acamparmos lá para podermos c…
Última resposta por Gleison Martins, -
- 0 respostas
- 2.2k visualizações
No dia 11 de Outubro de 2015 eu e a destemida Camilla Santiago, tivemos nossa iniciação no estilo “trekker” de ser. A ideia inicial era um passeio mais tranquilo em um lugar onde houvesse uma estrutura aceitável como uma área de camping, por exemplo, mas acabamos nos envolvendo em algo bem mais radical que o esperado, o que nos proporcionou muita emoção, dificuldade e história pra contar. O destino foi uma região chamada Pires, situada a 30 minutos do distrito de São Gonçalo do Bação em Itabirito Minas Gerais. Escolhemos este local devido a algumas características muito interessantes: beleza, isolamento e não totalmente desconhecido. Meus avós Maria Torquette e Aires Rov…
Última resposta por Vinícius Ferraz, -
Travessia Capivari-Milho Verde com subida do Pico do Raio (Serra do Espinhaço-MG) - mai/15
por rafael_santiago- 1 seguidor
- 0 respostas
- 2.9k visualizações
Pico do Raio As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/TravessiaCapivariMilhoVerdeComSubidaDoPicoDoRaioSerraDoEspinhacoMGMai15. A subida do Pico do Raio é um belo e interessante complemento para uma travessia entre São Gonçalo do Rio das Pedras e Capivari já que se situa exatamente entre essas duas localidades pertencentes ao município do Serro-MG. Porém essa travessia já não era novidade para mim, e na época que a fiz nem sonhava com a existência do tal Pico do Raio, muito menos com uma trilha de acesso ao seu topo. Para não repetir a caminhada já feita, encaixei a subida do pico numa outra travessia, de Capivari a Milho Verde, esta ain…
- 33 respostas
- 7.4k visualizações
Galera, estou me interessando bastante em subir o pico das Agulhas Negras. Andei lendo uns relatos mas algumas dúvidas foram surgindo e mesmo com vários tópicos sobre, não consegui soluciona-las. Serei direto em relação a elas para ficar mais fácil: -Pra quem vai acampar dentro do parque, existem vagas para carros? Se não, há alguma opção melhor para estacionar e seguir ao parque? -Faz muito frio a noite? Teria necessidade de usar segunda pele? -Para subir as agulhas, é necessário guia? O pagamento é combinado ou é por meio de gorjetas? Basicamente minhas dúvidas são essas.
Última resposta por allison rezende jorge, -
Travessia Pq Est do Rio Preto-Pq Est do Pico do Itambé (Serra do Espinhaço-MG) - mai/15
- 2 respostas
- 3.5k visualizações
Cachoeira do Crioulo Quando subi o Pico do Itambé pela primeira vez em 2012 (www.mochileiros.com/circuito-pelo-pico- ... 72513.html) a intenção era continuar a caminhada até o Rio Preto, realizando assim a travessia dos dois parques vizinhos. Mas o Parque Estadual do Rio Preto estava fechado para reformas e não me foi dada a autorização. O projeto ficou na gaveta por três anos e este foi o momento oportuno de realizá-lo. A travessia entre os dois parques rasga todo o PE do Rio Preto no sentido norte-sul acompanhando o curso do Rio Preto até suas nascentes, que são protegidas por essa unidade de conservação. No meu roteiro, ao deixar a bacia do Rio Preto (e consequ…
- 1 seguidor
- 3 respostas
- 6.3k visualizações
Show de bola Chico!!! AH! As terras altas de Minas Gerais...
Última resposta por nathan_mg, -
- 6 respostas
- 1.5k visualizações
Oi pessoal. Depois de mais de um ano postergando este relato, me forcei a finalmente escrever. Principalmente pelo fato do fórum ter sido um componente fundamental no planejamento. Os relatos, análises de equipamentos, etc, me ajudaram bastante e espero retribuir da mesma forma. Sou de Belo Horizonte. Até então nunca havia pensado na possibilidade de fazer alguma trilha. Nunca tive vontade de acampar, andar na natureza. De repente alguns amigos que estavam planejando a subida me convidaram. Pela curiosidade (e por uma tentativa de mudança de comportamento, ao negar menos convites) resolvi encarar. Iríamos no feriado de Corpus Christi. Nestes feriados prolongados o flu…
Última resposta por Otávio Luiz, -
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 2.5k visualizações
Serra na direção de Mendanha As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/TravessiaDiamantinaBiribiriPelaSerraDosCristaisMGMai15. Sempre tive vontade de conhecer a vila de Biribiri por sua importância histórica. Ali existiu uma das primeiras comunidades fabris do estado de Minas, graças à fábrica de tecidos criada pelo Bispo Dom João Antônio dos Santos em 1876. A vila tinha geração própria de energia elétrica, armazém, escola, barbearia, igreja, restaurante e até clube. A fábrica foi desativada em 1972 e atualmente a vila é uma área particular administrada pela empresa Estamparia S/A. Como não existe transporte p…
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 4.6k visualizações
Cânion do Peixe Tolo Imaginei esse circuito pelo setor norte da Serra do Cipó inicialmente como uma ligação entre a região da Lapinha e a vila do Tabuleiro por uma rota mais ao norte, tal como já havia feito o meu amigo Chico (http://www.chicotrekking.com.br/2014/04/lapinha-tabuleiro-pela-rota-norte-uma.html). Isso incluiria locais inéditos para mim como o Cânion do Peixe Tolo e a Cachoeira Rabo de Cavalo. Porém eu tinha bastante tempo e resolvi iniciar e finalizar o percurso na rodovia MG-010, apesar dos problemas de caminhar pelas propriedades situadas ali. Para completar, incluí a subida dos Três Irmãos pois eram montanhas que me chamavam a atenção havia muito temp…
- 0 respostas
- 1.9k visualizações
Olá pessoal,vou fazer um breve relato da trilha e acampamento que fiz juntamente com meu parceiro de aventuras meu filho Jean de 11 anos. Saímos de Mauá-Sp na quinta dia 4 de Junho,feriado de Corphus Cristh por volta das 04:30 para deixarmos minha esposa no aeroporto de Cumbica e pegamos a Rod.Fernão Dias com destino a Itapeva-Mg onde deixamos minha outra filha Graziella de 7 anos na casa da minha mãe. Subimos de carro até a cidade de Monte Verde e deixamos o carro na entrada da trilha do Chapéu Platô por volta das 15:00. Depois de aproximadamente 1 hr de trilha de subida intensa chegamos ao local do acampamento. Quando o sol estava se pondo encontramos um …
Última resposta por Luciano Lima#30, -
- 1 resposta
- 2.5k visualizações
Antes que alguém já diga: "porra, já tem 1.388 relatos da Lapinha x Tabuleiro aqui no fórum e este viado vem escrever mais um", eu já digo de antemão que vou escrever mesmo!! Primeiro porque hoje é domingo e não tenho nada pra fazer (ter tenho, mas estou com preguiça de arrumar a casa hoje...) e segundo porque quase todos os relatos que tem aqui são de travessias realizadas em 3 dias. Eu vou encher o saco escrevendo sobre a mesma travessia mas com o diferencial que realizamos em apenas 1 dia, o que muda bastante quando o caminho é feito de forma tradicional. A travessia entre os vilarejos de Lapinha da Serra (município de Santana do Riacho) e Tabuleiro (município de …
Última resposta por Luks02, -
- 2 respostas
- 2.4k visualizações
Olá, pessoal. Dirijo-me com este post pricipalmente ao pessoal de BH, MG. Semana passada saiu no DOU a criação oficial do PARNA Serra da Gandarela - Grande BH, que inclui partes dos municípios de Barão de Cocais, Caeté, Itabirito, Nova Lima, Ouro Preto, Raposos, Rio Acima e Santa Bárbara, num total de 35.200 hectares, tudo muito próximo a BH. Há alguém que já trilhou por lá e saberia dizer como é a região do novo PARNA, se dá pra realizar travessia, a quantas anda a estrutura para camping, etc...? Sou de BH mesmo, qualquer informação sobre mais esse destino é bem vinda. Abraços!
Última resposta por Hélio Jr1502432675, -
- 0 respostas
- 2.3k visualizações
Pico da Bandeira - Via Minas Gerais 01 a 02/06/2015 Local: Parque Nacional do Caparaó, Alto Caparaó, Minas Gerais, Brasil Este post é dedicado a subida ao Pico da Bandeira e alguns atrativos que ficam da entrada do parque até o Pico. Dificuldade: média Duração do roteiro: 2 dias Atrações Cachoeira Bonita Com uma trilha rápida de 400 metros, consiste em várias quedas escalonadas sequenciais. Esta trila pode levar a um mirante que fica de frente a ela. Vale Encantado Vale Encantado (parte do leito do rio, com alguns pequenos laguinhos. Mais pra tirar fotos) Logística Sugerimos ir de carro, pois as cidades ao redor são pe…
Última resposta por PedrãodoBrasil, -
- 1 seguidor
- 1 resposta
- 8.4k visualizações
Pico do Curral Essa travessia foi mais um desafio solo a que me propus de desbravar (no sentido pessoal, já que outros já andaram por ali) os caminhos mais altos do ParNa Serra do Cipó, ao longo dos seus limites orientais, região onde nunca havia pisado antes. O caminho imaginado teria início no ponto mais alto da MG-010, no chamado Alto do Palácio (município de Santana do Riacho), e percorreria no sentido sul as cristas mais altas do parque até atingir o vilarejo de Serra dos Alves, distrito de Itabira. Esse caminho pelas alturas teria apenas uma interrupção natural que seria a passagem pelo vale profundo em que se encontra o Travessão. Na tentativa de colocar es…
Última resposta por Areli Nogueira, -
- 0 respostas
- 6.4k visualizações
Seguem links para tracklogs da Travessia LAPINHA TABULEIRO. Dados de abril de 2015. TRACKLOG Translado Confins a Lapinha da Serra https://connect.garmin.com/modern/activity/754623550 TRACKLOG DIA I Lapinha da Serra ~ Casa D.Ana Benta https://connect.garmin.com/modern/activity/754846528 TRACKLOG DIA II ataque ao Cume do Pico do Breu https://connect.garmin.com/modern/activity/754849974 TRACKLOG DIA II descida do Pico do Breu https://connect.garmin.com/modern/activity/754852224 TRACKLOG DIA II Casa D.Ana Benta ~ Casa do Seu Zé da Olinta https://connect.garmin.com/modern/activity/754859668 TRACKLOG DIA III Casa do Seu Zé da Olinta ~ Cachoeira do …
Última resposta por WALTER FONSECA, -
Travessia Diamantina-Mendanha pelo Caminho dos Escravos (Serra do Espinhaço-MG) - jun/12
- 4 respostas
- 13k visualizações
Vale do Córrego Palmital, na descida da serra para Mendanha Aviso importante: ao tentar refazer o trecho inicial dessa travessia em 1/maio/2015, fui alertado pelos moradores da periferia de Diamantina de que estão ocorrendo assaltos no início da trilha, logo depois das últimas casas do bairro. Um assalto a mão armada a um grupo havia ocorrido naquela mesma manhã. Com isso, fui obrigado a dar uma grande volta e retomar a travessia no km 585 da rodovia BR-367, já depois do Calçamento dos Escravos, ponto turístico da cidade. As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/TravessiaDiamantinaMendanhaPeloCaminhoDosEscravosMGJun12. O Caminho dos Es…
- 3 respostas
- 5k visualizações
ai galera !!! rolezinho de fim de semana !! estavamos decidido a ir para o pico dos marins , mas de ultima hora vi um zum zum zum que teria bastante gente por lá !! como pra mim passou de 10 pessoas ja é muito , mudei de ideia , ja foi o tempo de muito vuco vuco !!! pensei pensei e queria curtir um visual ai lembrei do capim amarelo !! queria ver um visual das montanhas e nada melhor do que ver aquelas cristas subindo para o capim amarelo!! saimos meio tarde de casa eram 9hs de sabado !! começei a caminhar 12:00hs !! chegando na toca vi que tinha 3 motocas ali paradas !! atravessamos o rio e pernada pra cima são quase 1km de desnivel !! apos 1hs de c…
Última resposta por Mauricio Miranda,