Trilhas em Minas Gerais
Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas e trekkings em Minas Gerais
141 tópicos neste fórum
-
- 0 respostas
- 84 visualizações
Divanei Goes de Paula 11/10/2024 15:48 Editar TRAVESSIA PAREDÃO: Guapé X Itaci . Uma travessia ainda pouco explorada no LADO C da Serra da Canastra. Um paraíso perdido a meio caminho de lugar nenhum, no Cerrado Mineiro. Trekking Canionismo Acampamento Relato Fotos Rox 0 0 TRAVESSIA PAREDÃO O nome CANASTRA já carrega um poder avassalador para quem é do mundo da aventura, mesmo que a maioria só se entregue aos prazeres do turismo normal, o que já não é pouca coisa diante da beleza desse bioma. E quando a Canastra é acomp…
Última resposta por DIVANEI, -
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 269 visualizações
Olá pessoal amanhã dia 31/05/24 estarei indo para a pedra do registro em Itatiaia Fica no marco 06 km indo para o parque de Itatiaia na garganta do registro. Se tiver mais alguém interessado em ir só falar
Última resposta por allison lucca, -
- 1 seguidor
- 1 resposta
- 1k visualizações
Olá! Estou em busca de um grupo com base em BH para sair e fazer caminhadas e travessias mais largas pela região. Sabem de algo? Tenho muito interesse.
Última resposta por bruno_O, -
- 1 seguidor
- 10 respostas
- 7.4k visualizações
Não vai ser a notícia do ano, aliás, nem vai ser notícia, mas não resisti ao desejo de compartilhar... Ontem fiz minha primeira trilha, depois de uns 20 anos sonhando e desejando fazer alguma coisa do tipo e sem saber como. Depois que descobri o Mochileiros.com percebi que a coisa não precisa ser tão complicada!! Inspirado em alguns relatos, principalmente nos do renato5129, criei coragem, inventei um roteiro e saí para uma caminhada de um dia apenas, saindo da porta de casa e caminhando aproximadamente 10 km (só a ida), foi possível viver uma pequena grande aventura. Não vou ser pretensioso e criar um relato todo floreado para dar a impressão que foi uma gra…
Última resposta por Marcos Supertramp, -
- 1 seguidor
- 1 resposta
- 552 visualizações
Boa tarde galera! Eu e um grupo faremos essa travessia iniciando dia 02/11. Estamos ainda com algumas vagas no grupo, quem anima? Me chame no whatsapp por favor, Cris 99158-0468. Abs
Última resposta por acviso, -
- 2 respostas
- 971 visualizações
Olá Mochileiros, como estão? Espero que bem...Cá estou eu escrevendo mais um relato para vocês. Esse ano pensei que não iríamos fazer nenhuma travessia de montanha e nem mesmo acampar, mas nosso amigo Nandão me pingou no WhatsApp e deu ideia de acamparmos no Pico dos Marins de 19 a 20/07, porque ele estaria de férias e eu também. Então chamamos nosso amigo e fotógrafo Zé Renato e nosso outro amigo Eder - ambos com bastante flexibilidade de horário nos seus serviços. A ideia seria ir para o Marins pela entrada do Sr. Maeda e voltar pelo mesmo caminho. Indo para o ponto de partida, paramos na casa do Denis (proprietário do Camping Recanto da Serra). Compensa demais v…
Última resposta por leandronandao, -
Travessia Aiuruoca x Baependi - Um sobe e desce SemLimites... - SL's trip's 1 2 3
por Cris*Negrabela- 1 seguidor
- 21 respostas
- 11.7k visualizações
[t1]Travessia da Serra do Papagaio, em Aiuruoca, até a Cachoeira da Juju, em Baependi[/t1] Fotos: https://picasaweb.google.com/negrabela/TravessiaAiuruocaXBaependi?feat=directlink Em Setembro do ano passado, vários amigos dos SemLimites e outros amigos “agregados” rs realizaram a travessia da Serra do Papagaio, em Aiuruoca, até o Pico do Chapéu, na Serra da Chapada, em Baependi. Para tal façanha, já que não era uma rota muito realizada pela dificuldade de resgate, foi necessário que pesquisar infos de diversas fontes, confiar num tracklog antigo , desbravar o desconhecido, perder a trilha, abrir trilha fechada na raça e tudo mais. Dessa trip, surgiu o ótimo rel…
Última resposta por izazt, -
- 12 respostas
- 12.3k visualizações
Um dos lugares mais belos do Sul de Minas, fica na cidade de Extrema MG. Após passar pelas rampas seguir pela trilha da Pedra das Flores. Aproximadamente 1 hora de caminhada, avistará o destino (Pedra Cume - 1.780 m) A partir daí a trilha ficará com um nível maior de dificuldade com subidas e escalaminhadas. Uma dica, se precisar de água, existe uma bica praticamente na base da Pedra Cume Basta sair da trilha principal onde tem uma bifurcação à sua esquerda, 5 minutos caminhando e encontrará essa bica que poucos sabem da sua existência e que pode ajudar muito nas caminhadas e acampamentos Chegando ao Cume, existe um local estratégico para montar a barrac…
Última resposta por Natália Souzza, -
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 342 visualizações
Algum grupo do sul de minas que vai para o pico da bandeira 🇧🇷 ainda a programar.
Última resposta por allison lucca, -
- 1 resposta
- 3.6k visualizações
Travessia Alto Palácio x Serra dos Alves (3 Dias, 45 km) 22 a 24 Fevereiro 2019 ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL APA MORRO DA PEDREIRA PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ A travessia tem seu ponto de partida (ou de chegada, dependendo do sentido escolhido para caminhar) junto à Sede do Alto Palácio, no município de Morro do Pilar-Minas Gerais (Lat 19º15’34” S; Long 43º31’52” O). Integrantes *Pedrão do Brasil *Luciano *Mauro *Leila *Daniela *Dianna *Álisson *Vanessa *Talles *Fernando *Camila …
Última resposta por amoreira_m, -
- 1 seguidor
- 2 respostas
- 566 visualizações
Buenas gente Estou me organizando para realizar viagem para Minas Gerais e vou realizar a travessia Lapinha da Serra para o Tabuleiro. Ainda não tenho data exata definida, mas estarei na região entre 14 e 21, portanto, vou realizar a travessia neste período. Bora fazer junto? Chama aí que organizamos
Última resposta por Cleberton Bianchini, -
- 1 seguidor
- 2 respostas
- 3.5k visualizações
Travessão Essa longa travessia, a mais extensa que já realizei até hoje, nasceu do convite do Renato Romano que com seus amigos da Equipe Romoaldo de Trekking e Montanhismo elaboraram todo o planejamento, desde o roteiro até a organização das refeições e a divisão das barracas e outros equipamentos. Tudo muito bem planejado. A idéia inicial da equipe era fazer pela primeira vez uma travessia na Serra do Espinhaço com início próximo à cidade de Gouveia-MG e final na Lapinha da Serra, com duração de 6 dias, e possível continuação até a vila de Serra do Cipó (mais 2 dias). Eu topei a empreitada. Mas a minha intenção era continuar caminhando e explorando trilhas ain…
Última resposta por rafael_santiago, -
- 1 resposta
- 1.2k visualizações
Uma caminhada bastante cansativa pra mim, que sou leiga. A subida durou umas 3 horas, e a descida quase 2. Sem dúvida algo que vai ficar na memoria pra sempre. É maravilhoso lá em cima, e a sensação de chegar lá é ótima. A natureza é linda. Super recomendo pra todo mundo. #amemaomundo
Última resposta por Nay M. Nascimento, -
- 3 respostas
- 1.6k visualizações
Este é o primeiro tópico que crio no Mochileiros, depois de ter usado o site tantas e tantas vezes para planejar viagens e aventuras, chegou a vez de eu contribuir de alguma forma. Como comecei no ciclismo há pouquíssimo tempo fiquei na dúvida se faria ou não o relato, mas acho que a percepção de um iniciante tem seu valor intrínseco para incentivar outras pessoas A ideia não é descrever minuciosamente o trajeto, mas apresentar de forma geral o percurso, o equipamento, como foi o planejamento e etc. Bom, vamos lá: DADOS GERAIS Percorri o caminho velho da Estrada Real, de Ouro Preto até Paraty, quase na totalidade pelo caminho oficial (v…
Última resposta por guigabala1929, -
- 1 resposta
- 848 visualizações
Olá a todos! Segunda quinzena de agosto vou me aventurar pela Serra do Cipó com uma amiga e ainda estamos montando roteiro. Ela nunca fez travessia mas nos últimos anos tem feito trilhas. Minha primeira travessia foi Sete Quedas, na chapada dos veadeiros, ano passado (23 km em dois dias). A ideia é irmos sem guia. Minhas pesquisas apontam muitas possibilidades de travessia no parque nacional Serra do Cipó, sendo o Alto Palácio - Serra dos Alves uma rota com guia oficial do parque. Também reparei que essa travessia, como muitas outras, não tem lugares deliciosos pra nadar, tipo cachoeira. Alguém indica uma rota de travessia na serra do cipó com lugar delicio…
Última resposta por pmichelazzo, -
Parque mais procurado de MG reduz visitação pela metade e espera ações para garantir 'turismo sustentável'
por Rogerio K C- 2 respostas
- 1.6k visualizações
https://g1.globo.com/natureza/desafio-natureza/noticia/2019/03/26/parque-mais-procurado-de-mg-reduz-visitacao-pela-metade-e-espera-acoes-para-garantir-turismo-sustentavel.ghtml Esse negócio de o pessoal ficar pichando é muito triste... total falta de respeito para com a natureza.
Última resposta por bad-and-ugly, -
- 1 resposta
- 2.8k visualizações
Já havíamos feito outras travessias antes. Eu (Nathan) e Diogo decidimos fazer algo diferente dessa vez por estarmos ambos desempregados e termos bastante tempo livre. A decisão de irmos só nós 2 (Inicialmente éramos 3, mas o Walker não pôde ir por um imprevisto, o que mais tarde se mostrou a melhor alternativa, pois uma terceira pessoa dificultar ainda mais arrumar carona) nessa travessia veio do fato de que em Outubro iríamos com toda a equipe fazê-la (cerca de 15 pessoas), mas não era uma área mapeada, o percurso não havia sido feito por ninguém. Então fomos no peito e na raça mapear nós mesmos para obter informações e garantir a segurança de t…
Última resposta por Frajota, -
- 3 respostas
- 1.5k visualizações
PICO DO ITAMBÉ A poeira comeu naquele final de tarde. O velho gol bola, branco, vinha resistindo bravamente, carregando cinco adultos e um bebê de 2 anos, indo muito além da sua capacidade de carregar coisas e gente, num tempo onde lei de trânsito quase inexistia. Nosso trajeto entre o vilarejo de Milho Verde e Diamantina-MG, teve que ser interrompido assim que avistei uma pequena e sensacional cachoeira à beira do caminho e decidi que ali seria o lugar do nosso acampamento, já que outra coisa que inexistia, era dinheiro para podermos nos hospedar em qualquer lugar e nossa Expedição Brasil Adentro estava sendo no modo “mendigo plus”, acampando em qualqu…
Última resposta por casal100, -
- 9 respostas
- 9.5k visualizações
Galera, Mais um destino mineiro para todos... “ Catas Altas é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 4.459 habitantes. Situada ao pé da Serra do Caraça, a apenas 120 quilômetros de Belo Horizonte, a aconchegante e turística, a mineração de ferro é hoje a principal atividade econômica. Mesmo tendo causado grandes estragos ao meio ambiente, pois o controle ambiental é bastante recente, a atividade não conseguiu diminuir a imponência e beleza da Serra do Caraça, guardiã da cidade. “ (Wikipedia) Pico a direita, no fundo da imagem. Estava eu mais uma noite de sexta-feira tomamando aquela cervejinha quando u…
Última resposta por Marcos Supertramp, -
- 2 respostas
- 866 visualizações
Olá mochileiros, como vão? Espero que bem... Faz tempo que não apareço por aqui, e dessa vez venho escrever um relato que particularmente foi uma aventura e tanto. Decidimos fazer a travessia Marins x Itaguaré no dia 04/09/2021 em 1 dia ou melhor dizendo em menos de 9h já que nesse relato conseguimos tal feito. Reunimos uma turma de ponta dessa vez, um pessoal bem treinado e casca grossa, sendo assim partimos de Santa Rita às 3h da manhã. Da esquerda pra direita: Rodrigo, Junior, Samuel, Guimarães, Pontim, Veltman, Nandão, Ronan, Iola, Gledson, Isa, João Paulo e Breno. Chegamos na ranchonete, tomamos um café e logo após partimos morro acima…
Última resposta por _Umpdy, -
- 1 seguidor
- 9 respostas
- 9.4k visualizações
Cachoeira da Capivara As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/TravessiaCachoeiraDaCapivaraLapinhaSerraDoCipoMGJun12. Mal terminei a travessia Travessão-Lagoa Dourada (relato em http://lrafael.multiply.com/journal/item/14/14) e já parti para outra longa caminhada na Serra do Cipó, desta vez numa tentativa de ligar o parque nacional, mais precisamente sua porção norte, local conhecido como Alto do Palácio, à região da Lapinha, outro vasto campo de exploração para trilheiros ávidos por novidades. Uma noite apenas em Cardeal Mota foi o tempo que tive para descansar e reabastecer a mochila para mais dois dias de caminhada (há dois mercados …
Última resposta por rafael_santiago, -
- 7 respostas
- 1k visualizações
Alguém que vai fazer travessia final de semana Obs. Se for em 1 dia melhor ainda chamar no wtzap . 35 98484751
Última resposta por allison rezende jorge, -
- 19 respostas
- 9.4k visualizações
O Caminho dos Anjos é um roteiro circular, onde vc pode começa e termina na mesma cidade. Para maiores detalhes, acessem ao site oficial do caminho: http://www.caminhodosanjos.org/ 1º DIA - 05/02/2014 - Quarta-feira Saída de Passa Quatro e chegada a Itamonte-MG. +- 21 kms em aproximadamente 04:20 horas Optamos em sair de Passa Quatro, pois estávamos no Rio de Janeiro. Chegamos em PQ e o hostel estava fechado, outras pousadas da cidade estavam cobrando R$170 por casal...seguindo orientação do pessoal resolvemos ir até uma pousada rural, no início do caminho dos anjos, POUSADA PEDRA DA MINA, mas o preço estava salgado( o mesmo dos outros, até pareci…
Última resposta por Andrei Tunes Claro, -
- 1 resposta
- 10.2k visualizações
(Passa Quatro – Itamonte – Alagoa – Aiuruoca – Baependi – Caxambu – São Lourenço) Estava ensaiando para fazer o Circuito dos Anjos há meses. Como sempre, colho todas as informações possíveis e uma delas era unânime, a elevação acumulada durante todo o trajeto. Entretanto, quando iniciei o circuito em agosto de 2016, outros obstáculos surgem como toda a cicloviagem, e uma que me deparei durante boa parte do trajeto foi o terreno. Para você que curte pedalar na terra, aqui você encontrará de tudo – poeira, pedras soltas, lajotas sextavadas, calçamento pé de moleque e asfalto. Acostumado a cicloviagens mais longas, um circuito de 240 km não me parecia tão desafiador, mas h…
Última resposta por MVAzevedo90, -
- 3 respostas
- 3.6k visualizações
No dia 14 de Junho de 2019 foi inaugurado o Caminho de Nhá Chica, inspirado no Caminho de Santiago de Compostela e no Caminho da Fé, a rota se inicia na cidade de Inconfidentes/MG e vai até o Santuário de Nhá Chica em Baependi/MG, são cerca de 260 km cruzando as belíssimas paisagens montanhosas da Serra da Mantiqueira, é todo sinalizado com setas e placas, para mais informações há um grupo no Face com o nome "Caminho de Nhá Chica" ou visite o site: www.caminhodenhachica.com 1° Dia: Inconfidentes/Borda da Mata (21 km). Eu percorri em Setembro de 2019, o 1° trecho, entre Inconfidentes e Borda da Mata, é o mesmo do Caminho da Fé, após Borda os caminhos se separam, …
Última resposta por Caçadordeviagem, -
- 6 respostas
- 16.4k visualizações
A Serra do Ouro Branco A Serra do Ouro Branco tem uma área aproximada de 1.614 hectares e está localizada no município de Ouro Branco, Minas Gerais. É uma elevação abrupta, formada por um paredão com cerca de 20 km de extensão a sudeste, que delimita um planalto cuja altitude varia entre 1.250 e 1.568 m e encostas íngremes a nordeste. Os solos, em sua grande maioria, são arenosos, oriundos de rochas quartzíticas e uma pequena porção, a nordeste, é constituída de solos argilosos, provenientes da formação mineral tipo Itabirito. É considerada o marco inicial sul da Cadeia do espinhaço, que compreende um grupo de serras com altitudes variáveis, ao longo de 1.1…
Última resposta por Rezzende, -
- 1 resposta
- 890 visualizações
Olá, pessoal! Tudo bem? Há dois anos venho praticando regularmente day hiking e agora vou começar a praticar trekking. Quero de fato efetuar travessias. Estou fazendo uma lista com os equipamentos necessários e estou com uma dúvida enorme relacionada ao saco de dormir e isolante térmico. Não tenho como comprar dois de cada para uso mais adequado de acordo com a montanha e época do ano. Terei que comprar peças coringas que me atendam em todos os cenários, pensando sempre no pior deles. Tenho visto que muitas pessoas compram pensando em temperatura de zero grau, mas li vários relatos de temperaturas -5 nas montanhas brasileiras (Serra da Mantiqueira, no Paraná …
Última resposta por ALFachardo, -
- 0 respostas
- 959 visualizações
Travessia Serra fina 9/3/2020 saindo de Belo Horizonte de BUSÃO !
Última resposta por GuilhermeMN, -
- 1 resposta
- 1.6k visualizações
Boa tarde amigos,Pretendo fazer a travessia São Francisco Xavier / Monte Verde-MG e estou precisando do contato de alguém possa fazer nosso resgate em Monte Verde de Volta pra São Francisco. Como é a primeira travessia de alguns, não queria força muito voltando pela trilha. Desde já agradeço!
Última resposta por RicardoViola, -
- 0 respostas
- 702 visualizações
Gonçalves é um município brasileiro do estado de Minas Gerais e é atualmente um dos pólos turísticos em forte desenvolvimento na Serra da Mantiqueira, fazendo parte do circuito turístico Serras Verdes do Sul de Minas. Além das inúmeras cachoeiras na região, a pequena cidade mineira conta com diversas trilhas para os amantes de trekking, e assim resolvi fazer a trilha da PEDRA BONITA no último final de semana. Visão de 1 dos 3 mirantes existentes na trilha …
Última resposta por rafacarvalho33,