Trilhas em São Paulo
Trilhas em São Paulo: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings em São Paulo
592 tópicos neste fórum
-
- 15 respostas
- 16.9k visualizações
Se alguem estiver em Poços de Caldas ou Águas da Prata e quiser fazer uma caminhada rápida essa é uma boa dica.... Foram 5 horas de caminhada e uns 16 Km de extensão.... trata-se de uma caminhada pelos trilhos entre o distrito de Cascata (divisa MG/SP - estrada q liga Aguas da Prata a Poços de Caldas) e a cidade de Águas da Prata. Nós optamos por deixar o carro em Águas da Prata (AP, a partir de agora), mas poderá optar por Poços tb, de AP passa um onibus da Viação Cometa para Poços, na semana passa de meia em meia hora, no feriado passa um por hora, custa só R$2,35, preço do "busão" aqui em SP... avise ao motorista q irá descer em Cascata, são uns 15 min de ônib…
Última resposta por AndreNM, -
- 62 respostas
- 23.8k visualizações
Com a saida marcada para as 07:00hs mas saimos as 08:00 devido a um amigo que resolveu dar o cano e não avisou que não viria,saimos do metro carrão como combinado. Mimduim,Augusto,Clayton,Cabral Yoshico,Marcelo.Alex + dois e no caminho pegamos a glau japonesinha. Iniciamos a trilha pela rodovia em dez minutos ja estavamos passando por uma parte do Rio que ja mostrava a beleza do que no iriamos ver e atravessar,percorrendo a trilha fizemos algumas entradadas paralélas ao Rio,espetaculo a parte pelas suas piscinas e corredeiras,sem contar o visual da mata fechada e de ves em quando podiamos ver a estrada. Muitos passaros e belas arvóres que com seus troncos de proporção e…
Última resposta por andre.de-moraes, -
- 2 respostas
- 3.3k visualizações
A ideia pra essa trilha eu colhi aqui mesmo lendo os relatos com fotos de jararacas e caninanas que assustaram minha noiva que quase nos fizeram desistir. Mas eu disse “Relaxa! Muitas pessoas vão lá e só vi estes dois relatos de encontro com cobras, não vai acontecer com a gente”. Nunca acontece com a gente. Até acontecer. Essa trilha tem inicio no final da Rua Morro da Cruz, da pra ir de carro até a entrada. Quem estiver de ônibus vai enfrentar uma caminhada de 1 km morro (íngreme) acima a partir da av. principal (a rua que tem que subir fica ao lado de uma igreja Assembleia de Deus). Na entrada encontramos uma senhora que era a monitora responsável pelo local.…
Última resposta por caio.acquesta, -
- 1 resposta
- 1.6k visualizações
Inicio da trilha aquela foto de lei! A cachoeira imponente e famosa nevoa da região do ABC
Última resposta por Silvio R. Junior, -
- 21 respostas
- 16.7k visualizações
Participantes: Diego Lopes e Vgn Vagner Introdução Após termos completado o Circuito Ferradura Da Fumaça (Trilha Das 7 Cachoeiras), no trem de volta pra casa o Diego já me mostrava fotos da "prainha" do Rio Mogi. Não tem como ficar indiferente a um cenário tão magnifico quanto aquele, a vontade de estar presente a beleza impar do lugar floresceu instantâneamente, e ali mesmo no trem foi marcado para o dia 01/05/2013, uma investida ao Rio Mogi. Para tal feito resolvemos chamar dois de nossos Brother's de trilha (Gleison e Abimael). Horário e local de encontro marcados... lá vamos nós. O relato Como por prevenção decidimos burlar a possível fisca…
Última resposta por Case_Aquino, -
- 1 resposta
- 15.4k visualizações
Cachoeira do Engano - Juquitiba-SP De forma bateu-voltou visitei a bela cachoeira do engano, se você pensa que é engano você está enganado... cá pra nós, que trocadilho fuleiro esse rsrs. Juquitiba é show de bola tanto no ecoturismo quanto nos esportes de aventura, dessa vez fui pro bairro mais baixo de Juquitiba, o bairro do engano onde fica a cachoeira do engano. Para chegar a essa cachoeira peguei uma estradinha paralela a rodovia Regis Bittencourt, estrada que começa a partir de um retorno no km 340. Peguei o ônibus Juquitiba-Barnabés 030 que sai do Valo Velho, esse buso roda hein, passa por Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba e enfim Barnab…
Última resposta por Diogo Rodrigues, -
- 6 respostas
- 2.8k visualizações
. Fala Galera Segue mais um relato de uma TRIP que por muitas vezes recuei e cancelei devido as previsões de tempo e por imprevistos mas, tudo tem o seu tempo e este dia chegou na data de 07 de setembro de 2013 e com a graça de Deus tive a felicidade de alcançar mais um cume "PICO DO CORCOVADO". O grupo foi formado pelos atletas Gabriel, Paulo Cesar, Alex(Lekinho), Alexandre, Mangabeira e por minha princesa Pâmela. GOPR9234 por SAMUPINDA, no Flickr[/flickr] COMO CHEGAR: O Pico do Corcovado fica à 25km da cidade de Ubatuba-SP sentido sul, em direção a Caraguatatuba. Já para quem vem de Caraguá, fika no Km 68,5. Sua entrada fica ao lado opost…
Última resposta por zaneymattos, -
- 1 resposta
- 3.6k visualizações
Venho aqui relatar mais uma trip bem feita e inesquecível... Saída: São Paulo/SP Destino: Ubatuba/SP – Praia Dura (Pico corcovado) Distância: 8 km (subida) 8 Km (volta) Tipo de subida: Escalaminhada Altitude: 1.181 m Subida: 8 horas Descida: 5 horas Todo ano novo e natal, eu costumava visitar a casa da Lu, minha amiga surda, e toda vez que olhava no portão avistava aquela montanha majestosa ao longe. Em 2014 fui para Ubatuba, na casa de nossa amiga Lu, que fica na Praia Dura. E toda vez que eu acordava cedo, avistava aquela montanha majestosa ao longe. Você já sentiu aquela sensação de fim de ano, onde refletimos sobre nossas e…
- 11 respostas
- 7.6k visualizações
Segue minha experiência no Pico dos Marins em Piquete / SP. Resumo: Trecho da viagem Campinas - Cruzeiro - Piquete obs: Tem como ir direto para Piquete por Lorena, mas passei em Cruzeiro para pegar um amigo na rodoviária o que foi ÓTIMO! Pois a estrada Cruzeiro - Piquete é uma das mais bonitas que já vi na região. combustível: R$ 150,00 (ida e volta aproximado) pedágio: R$ 79,80 (ida e volta) Entrada no parque: R$ 20,00 (diária por carro) Camping no Acampamento Base do Parque: R$ 10,00 (por pessoa com estrutura de banheiro, chuveiro, cozinha) Alojamento no Acampamento Base do Parque op1: R$ 40,00 (por pessoa sem café da manhã) Alojamento no Acampamento …
Última resposta por Fernando contato, -
- 4 respostas
- 9.6k visualizações
Pessoal, abaixo uma trilha que fiz com um grupo no carnaval! Com aproximadamente 7km de extensão (3,5km pela Rod. Dom Paulo Rolim Loureiro “SP-098” + 3,5km por dentro da Serra do Mar) a trilha termina numa cachoeira única, onde a água passa por dentro da pedra! Foi aberta segundo breve informação que recebi... pela antiga companhia Light, no intuito de encontrar pontos para construção de PCHs. A trilha é aberta e inicia-se à beira da rodovia, sendo assim, é inteligente deixar o carro num restaurante na beira da pista e andar os 3,5km pelo acostamento até chegar realmente ao início da caminhada pela mata (pelo mapa que postei no final dá para entender bem o trajeto…
Última resposta por alan-cassio.souza, -
- 38 respostas
- 20.8k visualizações
Prezados, esse é resumo de quem seguiu os restos da antiga Funicular até chegar em Cubatão! Surgiu o convite em um grupo do whattsapp e como já estava na intenção de fazer essa trip em 2015 não pensei duas vezes. Não conhecia ninguém do grupo, mas algo me dizia que era só gente boa. Afinal quem não gosta de trilha ou é ruim da cabeça ou doente do pé! Nos encontramos na estação Brás da CPTM e pegamos o trem sentido a Rio Grande da Serra e lá um ônibus para Paranapiacaba! Nosso grupo era composto por 10 pessoas 3 mulheres e 7 homens, todos com muito entusiasmo e curiosidade aguçada para realizar essa trilha tão famosa! Essa trilha dá uma sensação de estar em um …
Última resposta por L. Augusto, -
- 1 resposta
- 6k visualizações
Dificuldade: Médio - Categoria 2 Distância: 35 km Altitude Máxima: 196 m Circular: Sim Como chegar Ilhabela está localizada no eixo São Paulo – Rio, próxima de cidades como Ubatuba, Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande. Distante 210 quilômetros da capital paulista, e a 440 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, há várias maneiras de chegar à ilha. Saindo da capital paulista, o motorista tem a opção de pegar as rodovias Ayrton Senna / Carvalho Pinto (SP 70) e Presidente Dutra (BR 116) no sentido norte. Na altura da cidade de São José dos Campos, deverá utilizar a saída para a Rodovia dos Tamoios (SP 99), no sentido Litoral (Caraguatatuba e São Sebast…
Última resposta por RodrigoBio, -
- 0 respostas
- 1.4k visualizações
A trilha das sete praias foi uma aventura muito divertida, eu me reuni a uma trupe do fb de 30 pessoas no metro tatuapé. Fretamos duas vans e saímos por volta de 6hrs da manhã, chegamos lá as 9:30. Começamos a trilha , ela começa com um pequeno rio que temos de atravessar , ele bate no joelho. a trilha é relativamente fácil , tudo depende do seu preparo físico e passamos por muitas praias bonitas. A ultima parte da trilha antes de chegar a praia deserta que achei mais difícil, temos q subir uma ladeira bem grande , tive que parar umas 4x . Mas assim que cheguei ao topo tive uma vista incrível da praia que iriamos acampas, então chegou a hora de descer pra…
Última resposta por Caroline Martins Da Silva, -
- 46 respostas
- 28.9k visualizações
Sobre o antigo sistema Funicular Funicular significa "sistema de transporte em que a tração do veículo é proporcionada por cabos acionados por motor estacionário, e frequentemente se utiliza para vencer uma grande diferença de nível". A SPR (São Paulo Railway), foi a empresa que construiu e operou todo o primeiro sistema, composto por 5 casas de máquinas, 11 túneis e 16 pontes. Inaugurado em 16 de Fevereiro de 1867, teve funcionamento centenário. Tendo que ser desativada em 1982, após um incêndio datado de 14 de Janeiro de 1981, sendo sucedida por outras empresas até 1994. Inicialmente o sistema era para transporte de café entre as cidades de Jundi…
Última resposta por Bruno João, -
- 13 respostas
- 6.6k visualizações
Uma perda na Cachoeira da Pedra Furada 20/01/2013 Participantes: Vgn Vagner, Guilherme, Gleison e Tarley. Após alguns meses de espera por companhia, para tão deseja trilha à Cachu. Conseguimos realizar tal caminhada. De inicio, procurei infos através do MOCHILEIROS.COM, que me serve com ótimas direções de conhecimento. Através de relatos, um em especial de Kassio Massa me orientou da melhor maneira que eu pudesse entender. Depois de inúmeras buscas de Cia para tal feito, surge o interesse de Tarley (o Professor), quando leu um tópico meu. Fizemos contato e marcamos para 16/12/12, e justo nessa semana choveu o esperado para um ano... rsrsrsrs. Daí, role cancelad…
Última resposta por Vgn Vagner, -
Ilha Bela - Trekking de 50km em 2 dias. Perequê, Castelhanos, Bonete e Perequê. 1 2
por Dé de Mochila- 18 respostas
- 9.3k visualizações
Olá, Este é meu primeiro posto aqui na comunidade Mochileiros, apesar de já frequentar pro aqui há algum tempo. Minha primeira dica é a seguinte: se você for postar algo, escreva antes no Word e salve, pois eu demorei uma eternidade pra relatar esta viagem e no final a página expirou e eu perdi tudo e fiquei puto! Hahahaha Relatarei um trekking de 50km que fiz em Ilha Bela, num roteiro já conhecido, P. Perequê, P. Castelhanos, P. Mansa, P. Vermelha, P. Indaiaubá, P. Enxovas, P. Bonete e Perequê novamente. Espero instigar a vontade e poder passar alguma informação recente para quem quiser fazer esta aventura. O planejamento inicial seria fazer o percurso…
Última resposta por Alexandre Anezio, -
- 26 respostas
- 18.8k visualizações
O RIO BRANCO E A SERPENTE NEGRA - “Divanei, é melhor vocês não irem viajar, pois nosso primo de Rio Preto, o Valdeir, recebeu uma mensagem espiritual. E a mensagem dizia que se vocês fizerem esta trilha, pelo menos um voltará em um caixão”. Caminhar em trilhas pelas florestas e montanhas sempre foi minha grande paixão, escrever, minha grande decepção. Mas o que aconteceu conosco nesta caminhada, acho que merece ser colocado no papel. Invertendo o velho ditado, seria trágico se não fosse cômico. A trilha do Rio Branco é uma daquelas caminhadas pouco conhecida pelos paulistanos, apesar de partir do extremo …
Última resposta por Daniel Serra do Mar-SP, -
- 5 respostas
- 4.7k visualizações
Dificuldade: Médio - Categoria 2 Distância: 35 km Altitude Máxima: 196 m Circular: Sim Continuação do Post Trilha do Bonete + Indaiauba - Ilhabela / SP Parte I A Trilha - Parte 2 Conforme dito no post anterior, nossos planos era acordar cedo no Bonete, tomar um café da manhã, desmontar as barracas e partir em direção a Castelhanos. Já no camping meu pai conversou com um cara que estava acampando lá e que que conhecia a trilha e ele disse que a trilha estava difícil devido as chuvas do dia anterior e que do Bonete para lá era bem puxado, gastando cerca de 7h ou 8h de caminhada. Resolvemos então ir perguntar para os caiçaras, o Luan foi conversar co…
Última resposta por Elainita, -
Trilhas RJ
por kcristinaa- 0 respostas
- 856 visualizações
Olá pessoal, estou procurando grupos para fazer trilhas pelo Rio .. se alguem souber de algum pode entrar em contato .. (21) 984475231
Última resposta por kcristinaa, -
- 1 resposta
- 9.4k visualizações
São Bento, Campos, Sto Antônio e Pedra do Baú Olá pessoal! Como o mochileiros.com é o oráculo das minhas viagens, nada mais justo registrar aqui a trip do fim de semana do dia dos namorados, que foi curta mas rendeu bastante! Está um pouco atrasado e estou devendo algumas fotos, mas se não começar o ano com isso talvez não coloque nunca! A idéia era um fim de semana tranqüilo em Campo$ do Jordão, mas como era um abuso caro, deixei pra reservar em Santo Antônio do Pinhal (Pousada Venezia), que lotou, e aí apareceu São Bento do Sapucaí. Eu tinha trauma de São Bento, no meu aniversário em 2009 o presente de grego a "surpresa" do meu namorado foi tentar subir a pedra e o …
Última resposta por leonardoap, -
- 2 respostas
- 4.7k visualizações
Meu marido e eu fomos para a Serra da Mantiqueira para comemorar 4 anos de casamento, mas queríamos mesclar o clima de romance com atividades na natureza. Por isso escolhemos São Bento do Sapucaí com um dia em Campos do Jordão. Roteiro Nossa viagem foi de sexta a domingo. Fomos na sexta (15/05) pela manhã para S. B. do Sapucaí, chegando lá às 11h. Deixamos nossas coisas na hospedaria e partimos para as atividades de trilha. Erramos a entrada, mas foi bem positivo. Íamos chegar ao Complexo da Pedra do Baú pelo estacionamento do Baúzinho, mas acabamos entrando antes, na mesma entrada que leva ao Estacionamento do Chico bento. Seguimos para o estacionamento de um rest…
Última resposta por leonardoap, -
- 6 respostas
- 3.1k visualizações
Olá pessoal, sou novo no mochileiros e estou planejando me aventurar pelo vale da morte, já pesquisei sobre a rota aqui mesmo e consegui absorver bastante informação, a questão é,que, será minha primeira jornada, escolhi o local por ser "desafiador" e próximo a são paulo, porém não tenho equipamentos, não sei com o que me alimentar, nem tenho companheiros para a trilha. Ainda estou passeando bastante pelo fórum para colher informações mas a medida que vou lendo os posts absorvo muita informação e acabo ficando confuso com tudo, pretendo fazer a trilha em 11/12/15, por isso criei esse tópico para filtrar melhor as opiniões, então lá vai: 1) O que levar para me alime…
Última resposta por Wagner Hyppolito, -
- 2 respostas
- 2.3k visualizações
Salve Galera mochileira este relato de viajem foi realizada com 4 amigos- parentes kkk saindo da entrada da serra do Guarau-Peruíbe e chegando até Iguape- Icapara passando por dentro da Reserva da Jureia o único Problema (que foi o menor) foi a Chuva que não deu trégua mais conseguimos atravessar caminhando, aproximadamente 80 km de locais preservados e inacessíveis a não ser com autorização e guia certificado. Segue algumas fotos da Aventura.
- 1 resposta
- 2.8k visualizações
Assistam ao registro em vídeo em: MIRANTE DA PEDRA DA MACELA E CONQUISTA DOS DOIS FRADES Era última semana do inverno de 2015, um calor absurdo, uma previsão de tempo perfeita e surge um convite de um amigo virtual, o Rodrigo, para uma exploração da Pedra da Macela e os Três Frades que se avistam a partir daquela. Estes picos - os Três frades - não possuem acesso por trilha, o que frustou muito o Rodrigo em sua visita ao local a 2 meses atrás, motivando essa nova investida para, de alguma forma, conquistarmos estes belos morros rochosos que se alinham em direção a Parati. Sexta de noite saí de Campinas para encontrar o time que faria parte desta aventu…
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 2.6k visualizações
Considerações Gerais: Não pretendo aqui fazer um relato detalhado, mas apenas descrever a viagem com as informações que considerar mais relevantes para quem pretende fazer um roteiro semelhante, principalmente o trajeto, preços, acomodações, rotas e informações adicionais que eu achar relevantes. Sobre os locais a visitar, só vou citar os de que mais gostei ou que estiverem fora dos roteiros tradicionais. Os outros pode-se ver facilmente nos roteiros disponíveis. Os meus itens preferidos geralmente relacionam-se à Natureza e à Espiritualidade. Informações Gerais: A viagem foi para fazer o Roteiro dos Bandeirantes (http://www.roteirodosbandeirantes.com.br)…
Última resposta por fernandobalm, -
- 4 respostas
- 3.9k visualizações
Depois de muitos anos usando o mochileiros, finalmente consegui escrever meu primeiro relato. O relato é da travessia que apelidamos de M&M (Milton/ Maeda), realizada em Abril deste ano. O trajeto foi o seguinte: Milton (Base do Marins) - Pico do Marins - Marinzinho – Maeda Data: 03 e 04 de Abril de 2015. Tempo do trajeto: 5h50 ida e 8h volta. Preparação A travessia Marins-Itaguaré já está há dois anos na minha lista de pretensões. Ainda não a arrisquei por um pouco de receio em relação à navegação e preparo físico. Resolvi então começar devagar e conhecer primeiro uma parte da trilha, o Pico dos Marins. A ideia era chegar na noite de véspera e dormir…
Última resposta por Douglas Faria, -
- 7 respostas
- 14.5k visualizações
Trilha feita em 21/04/2013 Álbum com todas as fotos em: https://picasaweb.google.com/110430413978813571480/PicoDoItatins?authuser=0&feat=directlink Eram 6:55h qdo saltei do metrô na estação Jabaquara em uma manhã ensolarada e meio fria, típica de outono. O sol e o céu livre de nuvens davam sinais de que o dia seria totalmente ensolarado e aproveitável. Nisso, me dirigi ao ponto de encontro, marcado em frente ao Habbib´s, próximo da estação. Ao chegar lá, Eric já aguardava o grupo no local. Instantes após chegar, Bel já se encontrava no carro dela e se juntou a nós. Um amigo dela que confirmara que viria, deu para trás e avisou a Bel que não viria mais. F…
Última resposta por Karinsf, -
- 11 respostas
- 5.3k visualizações
“Minha cabeça estava a mil, ou melhor, a milhão; com o coração partido e uma angustia dominante. Preocupação e sofrimento, choros e abatimento emocional faziam parte de uma fase ruim que me fez desanimar por completo depois do ocorrido misterioso. Eu não tinha o menor pique para fazer qualquer atividade na área que tanto me fascina: trilhas. Mas, ciente de que nas trilhas estava minha injeção de ânimo, minha motivação, minha retomada, me propus a derrotar os meus demônios e vencer essa batalha. Fui na busca de alimentar minha alma com as energias da natureza.” O Destino A princípio seria algo simples, um bate/volta dominical à 80 km de São P…
Última resposta por KekaMC, -
- 12 respostas
- 8.3k visualizações
Pico da Onça, Cachoeira Pedro David e Cachoeira do Roncador - São Francisco Xavier -SP (Acampando) Introdução Era início de Dezembro quando encarei desbravar a Grota funda numa investida de um dia com o meu brother mais presente nas trilhas que realizo. Porém, não tivemos tanto proveito assim, então abortamos a missão e seguimos para casa. E Eu já convicto que aquela seria a última aventura do ano, devido a festividades e compromissos de final de ano. Mas não, por volta de 5/12 +ou-, o Léo me faz o convite de subirmos o Pico da Onça e acamparmos lá no topo. Dei uma olhadinha na agenda (como se eu fosse alguém importante rs), e vi que para os dias 21 …
- 1 resposta
- 2k visualizações
Oi Pessoal! Esse fim de semana fiz a Trilha do Cabuçu, em Santos. Ela fica dentro de uma propriedade particular, que só é possível acessar com algum guia. A trilha acaba em uma cachoeira com um escorregador natural muito legal! Tamanho: 6km Dificuldade: Fácil A primeira parte é feita em uma vegetação que é secundária. Ali era uma fazenda de banana, mas depois que foi abandonada na década de 60, sozinha a floresta se regenerou, e agora tem uma biodiversidade incrível! A segunda parte é em mata fechada, vegetação primária mesmo, nunca deixou de ser o que é. Fiz com uma agência de Santos mesmo. Vimos bastante animais, pássaros, aranhas, e até umas pe…
Última resposta por caio.ribeiro1,