Trilhas em São Paulo
Trilhas em São Paulo: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings em São Paulo
592 tópicos neste fórum
-
- 2 respostas
- 5.9k visualizações
Já havia visitado Peruíbe algumas vezes, inclusive indo até Barra do Una dentro da reserva da Juréia. Só que dessa vez resolvi fazer o trajeto de Barra do Una até o Guaraú a pé. Pela estrada são 20 quilômetros por dentro da reserva. Já pelas praias com um visual bem mais interessante são 16 km. Passaria por praia do Una, Caramborê, praia Deserta, Juquiazinho, Parnapuã, Arpoador, Guarauzinho e finalmente Guaraú. A idéia inicial era ir pelas pedras, mas após consulta providencial ao André Pimentel que conhece bem Peruíbe, mudei de planos e resolvi fazer pelo menos um trecho de vara mato entre a praia Deserta e Juquiazinho e o restante iria pelas trilhas existentes. M…
Última resposta por ana-paula.freire, -
- 15 respostas
- 5.8k visualizações
Primeiramente quero agradecer o apoio e a disposição do Voluntário RODRIGO em Alfenas - MG. Por não conseguir baixar o livro guia do caminho, ele (Rodrigo) nos auxiliou muito nas muitas dúvidas que apareciam diariamente, principalmente nas saídas das cidades. Na minha opinião o mais bem sinalizado caminho do Brasil, visto que disponibilizaram um LIVRO GUIA, no site deles, o que torna impossível se perder. Esse caminho liga as cidade de Alfenas-MG até o Santuário de Aparecida no estado de São Paulo, um percurso de uns 270 kms . http://www.caminhodeaparecida.com.br/?act=default
Última resposta por casal100, -
PARANAPIACABA
por lunetss- 4 respostas
- 1.7k visualizações
Alguém sabe me dizer como é acampar em Paranapiacaba, se tá tranquilo de fiscalização ambiental ou assalto? Queria arrumar um pico bem lá pra cima da Serra
Última resposta por luiandrez, -
- 9 respostas
- 34.2k visualizações
Essa subida da Pedra do Baú foi inesperada. Minha intenção e da Márcia era fazermos a travessia Marins-Itaguaré, mas devido a alguns pequenos problemas não pudemos realizar. Então surgiu a Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí. Subida muito tranquila e como já a conhecia de alguns anos atrás, sabia como chegar lá. Apenas no paredão da Pedra era que tínhamos de tomar um pouco de cuidado. Saímos de Sampa no dia 22/05 (Sábado) no ônibus das 07h30min em direção a S. Bento do Sapucaí, pela empresa Expresso Mantiqueira. Já na subida da Serra notamos que o tempo não estava tão bom e só torcíamos para que pelo menos não chovesse. Chegamos em S. Bento por volta das 10h30m…
Última resposta por Augusto, -
- 0 respostas
- 2.5k visualizações
Esse parque é uma propriedade privada com várias trilhas curtas e uma mais longa para o mirante com vista para Bertioga e foi essa última a nossa escolhida. As informações foram muito gentilmente cedidas por email e podem ser obtidas no site: http://blog.ecofuturo.org.br/conheca-o-parque-das-neblinas. É necessário confirmar pagamento com antecedência e reservar a atividade que pretende fazer no parque. Se não reservar almoço vai se arrepender! E se chegar sem reserva terá que voltar! Eles comportam número limitado de visitantes por dia. Especificamente para a trilha do mirante, permitem no máximo 20 pessoas. (Valores: trilha: 50,00; almoço: 42,00) Formamos um grupo de 9 …
Última resposta por Silvana_23, -
- 19 respostas
- 23.3k visualizações
CAMINHO DO SOL - SP Rota do Caminho do Sol Fonte: www.emplasa.sp.gov.br Bom Dia a todos! Gostaria de entrar em contato com pessoas que já fizeram o CAMINHO DO SOL (São Paulo). Cristina (Recife)[/b]
Última resposta por bad-and-ugly, -
- 0 respostas
- 4.8k visualizações
Com uma vista privilegiada o Mirante da Pedra de São Francisco é um ótimo destino em São Francisco Xavier! Devido ao acesso de carro até o pé do mirante, é bem tranquilo para crianças e idosos! Não há custo para visitação! Ciclismo... O local também é uma “rota” dos aventureiros de bike, sendo um grande desafio conseguir chegar ao mirante pedalando, pois a estrada de acesso é praticamente toda em marcha de subida. Se pretende passear por lá de bike, o desafio é garantido! ***O acesso no entanto é bem antes de chegar a São Xico!*** Estive lá recentemente e fiz um mapa de acesso e algumas informações adicionais em: http://trailsandtravels.com.br/pedra-do-por…
Última resposta por Andre Trails & Travels, -
- 8 respostas
- 14.9k visualizações
Segue minha experiência no Pico do Gavião em Águas da Prata. Vou deixar o máximo de informações possíveis. Resumo: Ultimo trecho da viagem Campinas - Águas da Prata combustível: R$ 90,00 (ida e volta aproximado) pedágio: R$ 40,00 (ida e volta aproximado) Entrada no parque: R$ 8,00 (por pessoa) Camping no Parque: R$ 30,00 (por pessoa - NÃO PODE ACAMPAR SEM AGENDAMENTO DE 48H ANTES) Pernoite do carro no parque: R$ 20,00 (se for acampar, para só passar o dia não é cobrado a entrada do carro) Camping fora do parque: sem custo e sem estrutura nenhuma Dicas / Leve com você: lanterna protetor solar muita roupa de frio colchonete ou algo do tipo para acampar f…
Última resposta por CarolReeiis, -
- 0 respostas
- 1.4k visualizações
E ai Pessoal! Estava afim de colar na Pedra do Baú, mas não tínhamos tempo, grana, e nem contato ou equipamento pra subir lá, então o jeito foi visitar a do Bauzinho, que fica do lado. Saímos de São Bernardo - SP ao meio dia, pois queríamos ver o pôr do sol lá, chegamos em São Bento do Sapucaí, almoçamos, e fomos para a pedra. Depois de uma estrada de muitas curvas fechadas, chegamos em uma portaria, onde pagamos 10 reais pela entrada do carro. Não pudemos subir de carro, somente os carros que tinham crianças menores de 6 anos ou idosos com mais de 60. Ouvir dizer que depois das 17 qualquer um pode subir de carro. Andamos em torno de 1 km em uma estrada de terr…
Última resposta por Diogo Rodrigues, -
- 11 respostas
- 38.4k visualizações
Mais uma vez nos reunimos para um passeio, agora para o pouco conhecido Núcleo do Cabuçu – Parque da Cantareira. Fizemos as trilhas no dia 21 de novembro, num grupo de 23 pessoas, com a presença de 7 mochileiros , inclusive iniciantes! Possui quatro trilhas: Jaguatirica (1 Km), Tapiti (250 m), Sagüi (730 m), Cachoeira (5,2 Km). – 7km total. A trilha da cachoeira é definidade como grau de dificuldade alto, sei que são só 5 km, mas tem umas subidas fortes, acredite na placa! O Núcleo Cabuçu, é um pedaço intocado de 26,7 km quadrados de floresta nos limites de Guarulhos (SP),o projeto foi realizado entre 2001 e 2005 onde promoveu um inédito mapeamento da reg…
Última resposta por alepelegrini, -
- 2 respostas
- 5.1k visualizações
"Estou surpreso. Nunca imaginei ser tão divertido entrar em cavernas assim!". Estas foram minhas palavras na primeira vez que estive neste lugar. Localizado ainda no estado de São Paulo, mas já próximo da divisa com o Paraná, o Petar (Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira) ganha este nome pela localização rodeando o rio Ribeira e alguns de seus afluentes. Um dos mais antigos parques do estado, fundado em 1958, abriga e protege um patrimônio arqueológico único. Acredita-se que seja o maior, ou um dos maiores conglomerados de cavernas em uma região no mundo. Este parque, se divide em quatro núcleos que delimitam a visitação a fim de preservar este sensível e…
Última resposta por daniel.carnielli, -
- 10 respostas
- 7.6k visualizações
Vou contar aqui uma trip um pouco diferente pelas entranhas da famosa Pedra Grande (enorme) de Atibaia. Grupo formado! Eu (Daniel), Érica, Ronan, Carol, Thiago, Thamires e Jack. Agora batizados como Equipe Bravo! Saída: dia 12 de outubro de 2012, 07:00 a.m. Todos na rodoviária de Campinas, ou melhor, quase todos, pois eu estava acordando a Érica para irmos até a rodoviária! Enfim acabamos perdendo o ônibis que nos levaria até Atibaia, até ai tudo bem poderíamos pegar o próximo, mas ninguém contava que o próximo bus só sairia as 12:00h !!! Fazer o que... Passagens compradas para garantir nossos lugares e fomos os 7 mochileiros para minha casa aguardar o temp…
Última resposta por _Mendes, -
- 20 respostas
- 67k visualizações
CAMINHO DA FÉ Mapa do Caminho Fonte: www.estiva.mg.gov.br Moçada, Estou estreando aqui. Tenho interesse em fazer o Caminho da Fé em março/2004, depois do Carnaval. Alguém conhece, pode dar dicas, tem interesse em ir junto?? Silvio. -------------------------------------------------------------------------------------- Postado pelo usuário Renato Batista Pereira em 25/07/2005 : 15:56:07 Mensagem: São aproximadamente 400km. atravessando a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais de terra, trilhas, bosques, pastagens e asfalto Objetivo Proporcionar às pessoas: - momentos de reflexão e fé. - saúde física e psicológica através d…
Última resposta por loli.del-valle, -
- 0 respostas
- 1k visualizações
Fala ai! A Cachoeira do Saltão tem 75 metros, e fica dentro de um camping, chamado Camping do Saltão. O Camping possui mais outras 2 cachoeiras. Para entrar no camping ser estar hospedado, paga-se 15 reais. Visitei somente a Cachoeira do Saltão, estava vazia, só eu e minha namorada, e é incrível! A queda enorme faz com que você já sinta a água no final da trilha, e também no começo dela, já dá pra ver a cachoeira de fundo. A cidade fica a umas 3 horas de SP (uns 30 km pra frente de Rio Claro). A estrada tem muitos pedágios, gastei 80 reais praticamente de pedágio, e 110 de álcool. Segue as fotos e o vídeo pra quem quiser conhecer. …
Última resposta por Diogo Rodrigues, -
- 0 respostas
- 2.6k visualizações
Olá povo mochileiro/ aventureiro; Fizemos a subida ao Pico do Jaraguá em dezembro de 2015, levando todo o Grupo Escoteiro, desde lobinhos (07 a 10 anos) passando pelas tropas escoteira e sênior (11 a 17 anos), até o clã pioneiro (18 a 21 anos). Os adultos tinham idades variadas, de 30 a 50 anos de idade. Quase todos aguentaram, com exceção daqueles que estavam acima do peso, afinal trata-se de uma escalada de média dificuldade. Seguimos pela rodovia Anhanguera, até o km 18, pegando a saída indicada para Estrada Turística do Jaraguá, seguindo até a entrada do Parque estadual do Jaraguá. A primeira entrada que nos apareceu não leva ao início da trilha, possui umas casas …
Última resposta por Luiz Felipe Faustino, -
- 1 resposta
- 2.8k visualizações
Dia 09 de Junho, de 2016... Uma data póstuma. Data que escolhemos para fazer uma breve travessia no extremo sul de Biritiba Mirim/SP. Data em que o litoral norte paulista amanhecia em prantos. Pois na noite anterior, um acidente histórico, mais grave já ocorrido na Rodovia Mogi/Bertioga, acabava de colocar em luto os moradores daquela região. Um ônibus, da empresa União do Litoral, que levava estudantes da faculdade de Mogi das Cruzes até as cidades litorâneas, por motivos ainda desconhecidos, após fazer uma curva acentuada no quilômetro 84 da rodovia, perdeu o controle, invadiu a pista contrária e tombou indo de encontro com os paredões de rocha da Serra do Mar. Esse ac…
Última resposta por Vgn Vagner, -
- 0 respostas
- 2.3k visualizações
Nos dias 10, 11 e 12 de junho a Roots e amigos foram até o interior de São Paulo em Analândia conferir as belezas da cidade. A cidade oferece diversos atrativos naturais como o morro do Camelo e do Cuscuzeiro sendo que o segundo é o cartão de visita da cidade e fica dentro da propriedade Pedra Viva, para ter acesso a tal é preciso pagar a taxa de visitação de R$ 8,00, além desses ainda pudemos apreciar cachoeiras, trilhas, alimentar macacos pregos, fazer jet-bóia, slackline, um som de violão, muitas risadas e novas amizades. Abaixo você confere um pequeno vídeo e algumas fotos. Curta: https://www.facebook.com/rootsraizeseaventura/ (Toda curtida na página ajuda…
Última resposta por Case_Aquino, -
- 1 resposta
- 2.7k visualizações
A Pedra do Sapo, com seus 990 metros de altitude, é a “queridinha” de Biritiba Mirim, e mesmo não sendo um atrativo de grande porte, acaba atraindo visitantes de várias áreas esportivas: caminhantes, ciclistas, escaladores. Uma vasta variação de atletas amadores. E como a visitação é livre, de acesso fácil e baixo custo, até a “turistaiada” frequenta o local. Seu formato rochoso, surpreendente, realmente lembra um sapo, e a melhor forma de se ver isto é estando sobre a Pedra da Forquilha, à oeste do Sapo. Facilmente, conversando com os trilheiros, e praticantes de rapel, que se encontram com frequência no local, se ouve alguém comentando sobre outro pontos mais altos nas…
Pico dos Marins (SP): treinamento de luxo pro Monte Roraima, com 5 desconhecidos - Setembro/2012 1 2 3 4 5
por vernerbezerra- 40 respostas
- 11.6k visualizações
Ae turma! Esse mês eu fiz uma trilha simplesmente sensacional, e gostaria de compartilhar com todos vocês. Eu e mais 4 aventureiros, até então desconhecidos, subimos o sensacional Pico dos Marins, em Sampa. Sobre o Pico: "Pico dos Marins fica situado no município de Piquete, no estado de São Paulo, localizado na Serra da Mantiqueira, possui 2.420,7 metros de altitude a nível do mar. Para ser atingido é necessario subir encostas rochosas íngremes, porém é possível sua ascensão sem a utilização de equipamentos especiais (...) É o ponto mais alto localizado inteiramente dentro dos limites do estado de São Paulo, pois todos os outros picos maiores são compartilhados…
Última resposta por guilherme.mota, -
- 0 respostas
- 4.4k visualizações
Sim, já eram 6h00 da manhã, do dia 15 de Maio, de 2016, quando começamos a caminhar, na contramão, pelas beiradas da Rodvia SP-047 sem acostamento, em São Bernardo do Campo/SP. Foram dois quilômetros de pernada, naquela manhãzinha de brisa gélida no rosto, até chegarmos na ponte que passa sobre o Rio Marcolino. Descemos pela canaleta de escoamento, cheia de pedras, galhos e armadilhas que derrubam os que gostam de cair (né? Jota. rs). Ali, no trecho de planalto, ele se mostra quase sem volume, tímido e com aparências de que em breve secará. Mas há menos de cinquenta metros, na primeira curva à direita, ele ganha corpo se represando em um poção de água avermelhada que, mi…
- 1 resposta
- 5.6k visualizações
Saindo de São Paulo, pegamos a Fernão Dias e usamos o wazy para chegar no início da “trilha de pedestres para Pedra Grande”. Saída 44 da Fernão Dias (tem um restaurante Frango Assado, ponto para usar o banheiro!), logo se vê placa para o Pouso Livre (passamos em frente e seguimos entrando pelo condomínio Flamboyant). Seguimos a indicação do aplicativo, deixamos o carro numa rua de terra, próximo à r. Berlin (havia vários carros estacionados por ali). Não tinha nenhuma placa com indicação do caminho. Estávamos em 7 pessoas, sendo que 2 já tinham feito a trilha. Ela começa com subida íngreme. O que eu havia lido em relatos aqui do mochileiro é que seria nível moderad…
Última resposta por Stefany Justiniano, -
- 162 respostas
- 118.3k visualizações
[info]Tópico para troca de informações sobre as trilhas do Projeto Trilhas de São Paulo Site do Projeto: http://www.trilhasdesaopaulo.sp.gov.br/[/info] Galera de São Paulo e de qualquer lugar que se interessar!!!! O Governo do Estado de São Paulo lançou ano passado um projeto pra divulgar as trilhas e o trekking no Estado, padronizando 40 trilhas nos mais diversos parques, sendo criado um passaporte o qual se ganha um carimbo após percorrê-la. Estou abrindo o tópico pra agitar algumas trilhas com quem se simpatizar com o projeto, pois já realizei 03 / 40 e tenho vontade de concluir as 40, e quem quiser dicas e etc... é só postar!
Última resposta por rprato, -
- 10 respostas
- 5.3k visualizações
pics http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/110/110 3 FERNANDOS, 1 JORGE E 1 PEDRÃO NA “FERRADURA” DO GOMERAL Gomeral é um bairro rural de Guaratinguetá (SP) situado em torno dos 1.200 m de altitude numa encosta privilegiada da Mantiqueira, cujos paredões se debruçam verticalmente ao Vale do Paraiba próximos à divisa com Campos do Jordão. O simpático local é recheado de trilhas q levam a locais interessantes, com destaque pra Pedrão, q além de ser o pto culminante é tb cartão-postal do vilarejo. No entanto, achar infos de sua vereda (seja na net ou no local) termina sempre convergindo pra conhecida conversa da “contratação-do-guia-local-pra-não-se-perder”. Como …
Última resposta por pri_vergueiro, -
- 6 respostas
- 12.2k visualizações
Trilha feita em 17/08/2013. Album com todas as fotos nessa 1ºinvestida estão em: https://photos.app.goo.gl/Fa8Gp65thPdv5PLw5 Eram 4:15 da manhã qdo lá estava eu no estacionamento do meu prédio, ajeitando a cargueira no bagageiro da motoca, pronto para partir para mais uma investida a mais um pico da imponente serra da Mantiqueira. Dessa vez, o dito cujo em questão seria a outra ponta da travessia Marins x Itaguaré: O Pico do Itaguaré, ponto de inicio ou final da clássica travessia. Inicialmente, 3 amigos toparam ir comigo na empreitada, mas por problemas familiares de 1 deles, justamente o que tinha carro, os demais que iriam de carona (inclus…
Última resposta por allison rezende jorge, -
- 7 respostas
- 9.2k visualizações
pics http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/129/129 video da Vivi sendo "exorcizada" no Morro do Saboó http://jorgebeer.multiply.com/video/item/130/Exorcismo_na_Vivi_vade_retro SERRA DO RIBEIRÃO: TRAVESSIA SABOÓ - SÃO ROQUE Dos serrotes domésticos próximos à São Paulo, a Serra do Ribeirão é quase totalmente desconhecida a despeito do seu pto culminante, o Morro do Saboó, ser bem visitado pela facilidade de acesso. A alguns anos havia estudado bem a carta da região alimentando a possibilidade de alguma pernada interessante q percorresse boa parte da crista serrana. O resultado foi uma travessia sussa q não apenas palmilha as largas vistas deste ressequido “p…
Última resposta por mariana.de-moraes, -
- 3 respostas
- 6.8k visualizações
Hoje to inspirado, é o 2º Relato.. Haviamos combinado pelo Facebook Grupos - Trilhas de SP, fazer um trekking até o Cume Pedra Grande, combinamos de nos encontrar no Frango Assado em Atibaia as 9hr, nosso amigo Bigai acabou atrasando por motivos pessoais e o encontro oficial foi as 10:30, Partimo em direção ao Condominio que da inicio a Trilha para a Pedra Grande, chegando na portaria basta informar que ira fazer a trilha que o acesso é liberado, paramos o carro logo embaixo de uma belíssima arvore com uma sombra espetacular, onde pensamos q aquele sol iria durar até o anoitecer, Doce Ilusão. ãã2::'> Conheci os mochileiros JOnas, Bigai e Daniel, Michel…
Última resposta por Marco Calavera, -
- 0 respostas
- 1.4k visualizações
Nossa viagem não foi muito bem um mochilão, mas pelo destino e pela aventura, estou relatando aqui para vocês! Estava fuçando no facebook, quando apareceu um post sobre a Ecoturismo Brasil, uma agência de viagens de aventura, e advinha qual era o destino? Pedra Bela! Além da mega-tirolesa, vinha incluso uma trilha de 4km. Não deu outra. Chamei a Bárbara (que topou na hora) e aguardamos ansiosamente o dia da viagem. No domingo (28 de fevereiro) fomos ao ponto de encontro no metrô Vergueiro onde nosso micro-ônibus aguardava todos para viajar. Contando com a gente, haviam 21 pessoas + Denis (guia), Renata (educadora) e o motorista. Saímos tranquilamente de São Paul…
Última resposta por Odeio Sagu, -
- 30 respostas
- 28.7k visualizações
Ola, a todos os integrantes do forum, meu nome é Leonardo Fernandes e sou de Ribeirão Preto-SP e é uma satisfação fazer parte deste forum excelente, mas eu estou procurando algum lugar na minha regiao para a pratica do TREKKING, gostaria se saber se vcs tem algum lugar para recomendar.. Satisfação a todos e Obrigado.......
Última resposta por Robson da Trilha, -
- 10 respostas
- 23.7k visualizações
Pico das Cabras, em Joaquim Egidio fica cerca de 30km de Campinas. Lugar legal, muitos vão acampar, etc... tem muita variedade de trekkings para fazer por lá. Como chegar, saindo de Campinas Equipamento Canon EOS Kiss + Sigma 18-55mm DC EX + HOYA PRO1 Digital PCL
Última resposta por RFalchetto, -
- 0 respostas
- 1.9k visualizações
A entrada desse núcleo fica na cidade de Guarulhos. A partir de São Paulo, pegamos Rod. Fernão dias até “Casa de Davi” (na indicação que eu tinha dizia ser no km 82, mas não vi marcação de quilometragem no local, fomos confiando também no “Wazy”). Acessamos a estrada Tres cruzes, uma estrada bem esburacada, e após cerca de 15 min chegamos na entrada do parque. A entrada custa R$12,00 (idosos e estudantes pagam meia). Estacionamento R$ 6,00. Os guardas foram muito solícitos e gentis. Logo na entrada avisaram que a região sofre alagamentos, se começasse a chover deveríamos retirar logo o carro do estacionamento. Nosso dia foi de muito sol, não tivemos que nos preocupar co…
Última resposta por Silvana_23,