Trilhas em São Paulo
Trilhas em São Paulo: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings em São Paulo
592 tópicos neste fórum
-
- 2 respostas
- 1.3k visualizações
Olá. Saberiam informar da existência de um serviço bom de guia para percorrer as trilhas de Ilhabela? Lá ainda tem muito borrachudo? Fui lá há muito tempo atrás, quando ainda havia muito mosquito borrachudo na praia. E para se hospedar por lá no período de junho? É tranquilo de achar hotel/albergue? Valeu.
Última resposta por rafael.joia, -
- 4 respostas
- 7.9k visualizações
Cachoeira da Light - Biritiba Mirim - SP Fev/2017 É madrugada do dia 27/02/17 e enquanto ajeito minhas coisas para fazer uma trilha, convido minha irmã, a Carla, que está no sofá, as 04h20, assistindo o desfile do carnaval. "Iae bora fazer uma caminhada?" Após alguns questionamentos por parte dela então ela decide ir junto comigo nesse rolê. Sendo assim, saímos de casa as 05h10. Vinte minutos depois já no terminal Grajaú, embarcamos no trem sentido estação Pinheiros. Após algumas baldeações, chegamos por volta das 07h50 na estação Estudantes da cptm. De lá foi só ir pro Terminal Estudantes e embarcar no ônibus "Manoel Ferreira"(R$ 4,10), que saiu as 08h15. E…
Última resposta por Carlosfuca, -
- 0 respostas
- 1.6k visualizações
PETAR é um parque cheio de cavernas, localizado em Iporanga - São Paulo, próximo a divisa com o Paraná. Muita gente já ouviu falar da Caverna do Diabo, por ser toda estruturada para receber turistas, com luz artificial e plataformas. Quem vai ao PETAR encontra um cenário bem diferente deste, pois as cavernas são rusticas, você tem um contato direto e totalmente natural durante a exploração. Decidi fazer este tópico porque quando fui pra lá, achei muitas informações espalhadas por aí, mas nada muito detalhado, o que dificultou alguns pontos da viagem. Então, bora lá: TEMPO DE ESTÁDIA - NÚCLEOS Fiquei dois dias na cidade, no dia 1 visitei o núcleo Santana, onde con…
Última resposta por aline.mariana, -
- 5 respostas
- 1.9k visualizações
PICO BOA VISTA: EM BUSCA DA MONTANHA ESQUECIDA “Já era quase 15h00min da tarde e não é preciso nem dizer que a gente já tinha extrapolado no tempo. Estávamos enfiados no fundo de um vale, perdidos num mar de florestas a perder de vista e já as barbas do anoitecer. Era preciso colocar a cabeça no lugar, se livrar daquele feitiço e voltar a raciocinar. Era hora de dar um basta naquela situação, era hora de voltar para o nosso abrigo e deixar tudo aquilo para trás porque aquela Montanha Lendária está ali a milhares de anos e não iria a lugar nenhum.” O sol mal acabara de nascer e nós ainda estávamos presos dentro do jipe, estacionados à beira d…
Última resposta por DIVANEI, -
- 0 respostas
- 885 visualizações
Uma rota de fuga dos paulistanos fica a 22 km do Centro, na zona norte da capital. Um lugar incrível, no meio da Mata Atlântica, com trilhas e cachoeiras que nos faz encontrar a Mãe Natureza. Um dos 4 Núcleos da Serra da cantareira, o Engordador se distingue pelas belíssimas trilhas no meio da mata e cachoeiras com água gelada... Uma das trilhas leva a uma bela vista da represa que abastece a cidade de São Paulo: a famosa Cantareira. Além desse contato estreito com a Mata Atlântica, o Núcleo oferece uma grande área para piquenique, trilha para Mountain Bike, Casa do Turista com a fauna e flora da região, playground e auditório. Toda infra-estrutura para rece…
Última resposta por Maria Luiza SP, -
- 2 respostas
- 4.7k visualizações
RIVERTREKKING JAGUARÍ : Travessia Morungaba x Pedreira ........O sol mal acabara de nascer quando eu e o Dema nos postamos às margens do grande reservatória da Usina Jaguarí. À nossa frente um mundo de aguapés boiando à superfície da água, onde provavelmente habita as tais sucuris que não se furtam em abocanhar qualquer coisa que caiba em seu estomago. O Dema não chegou a dizer nada, mas nem precisava, sua cara denunciava o pavor que ele sentira só de pensar em dar de cara com a cobra gigante. Mas nós não estávamos ali para brincadeira, havíamos tocado o foda-se quando o Fábio resolveu apanhar suas coisas e encerrar aquela maluquice enquanto havia tempo, voltou…
- 5 respostas
- 2.8k visualizações
- 11 respostas
- 4.6k visualizações
TRAVESSIA DO CUBATÃO DE CIMA: de S. Bernardo à S. Vicente-SP “ Que diabos estaria fazendo um pai de família as bordas de completar 45 anos, correndo atrás de um trem de carga carregado de açúcar, a noite, com uma mochila nas costas, que desce a serra do mar em direção ao litoral Paulista ? É isso que eu me pergunto, enquanto tento manter a concentração para não tropeçar nos dormentes e acabar tendo o mesmo fim do Bruno, que horas antes foi salvo pelo Beto, ao cair embaixo da composição. Inundado pela adrenalina, que parece que vai transbordar, fixo os olhos na escadinha lateral e dou o bote certeiro. Me puxo para cima da besta ferroviária, tentando me s…
- 15 respostas
- 5.2k visualizações
TRAVESSIA “QUINTO DOS INFERNOS”: VALE DA MORTE X FUNICULAR https://www.facebook.com/divanei.goesdepaula/media_set?set=a.576468862403092.100001199514280&type=3 link para as fotos No ar pairava uma fumaça tóxica, negra e fedorenta. A chuva ácida que caia, devastava tudo e tornava a vida naquele lugar quase impossível. Bebês nasciam sem cérebro ou com má formação. Pessoas trabalhavam em regime de quase escravidão e os acidentes eram os mais altos do mundo. Vez ou outra, lugares explodiam (socó) e centenas de pessoas queimavam até a morte. A dor, o sofrimento, a miséria e as doenças tomavam conta do lugar. De cima de uma colina o próprio satanás com s…
- 6 respostas
- 2.1k visualizações
EXPEDIÇÃO NASCENTES DO ITARIRU -2016 ITARIRU - Esse foi o nome que ficou guardado num canto perdido do meu cérebro por mais de 2 anos. Uns 15 km de rio que cortava um vale selvagem e desconhecido entre o planalto de Juquitiba a e a planície litorânea de Itanhaên. Um vale onde não havia notícia alguma de que uma espécie humana teria botado os pés, pelo menos não notícias públicas e se alguém por ventura havia se jogado naquele vale, nunca compartilhou informações com o mundo, ficamos sabendo que um único homem e em uma expedição solo, contando com apoios de outros, havia acessado o meio do vale por um afluente, partindo do oeste, vindo de uma trilha já conhecida que de…
- 0 respostas
- 833 visualizações
Hoje acordamos com vontade de caminhar. Meu namorado me levou para um dos lugares mais gostosos da capital de São Paulo: Núcleo da Pedra Grande, dentro do Parque Estadual da Serra da Cantareira (zona norte de São Paulo). Chegamos lá às 10hs porém, como ainda estamos no horário de verão, o sol e o calor não atrapalharam nossa subida. Mas fica a dica de chegar um pouco mais cedo. A entrada do Núcleo fica logo após a entrada do Horto Florestal que, por sinal, por ser um domingo, estava bem cheio. A subida de acesso ao portão de entrada do parque fica com os carros estacionados nos dois lados e pessoas de todos os lugares do mundo se cruzam no meio da rua de paralelepíped…
- 0 respostas
- 1.6k visualizações
Meu namorado e eu fomos passar o final de semana em Boiçucanga, uma das lindas praias de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo (160 km da capital paulista). Fomos para o litoral mesmo sendo um final de semana antes do Carnaval pois estávamos sedentos por uma viagem romântica com muita areia… precisávamos descansar e testar um protótipo de uma ducha portátil desenvolvido por ele para nossas viagens que promete aliviar o calor e nos livrar da areia (ou terra) dentro do carro. Pegamos um pouco de trânsito na descida da Rodovia Mogi-Bertioga mas quando chegamos na reta final da Serra não havia mais nada que nos impedia de sorrir... Almoçamos em um restaurante hon…
- 0 respostas
- 1.4k visualizações
Dia 11 de Março iremos um grupo fazer a trilha e acampar no Saco do Major no Guarujá/SP Voltaremos dia 12 na parte da tarde. Conseguimos uma van e o valor é de 100 Reais para custea-la. Ainda temos algumas vagas. Informações completas no link: http://nabarraca.webnode.com/news/dias-11-e-12-de-marco/
Última resposta por William de Almeida Mendes, -
- 9 respostas
- 21k visualizações
Fim de semana em Sampa, nada programado. Marcamos de acampar no Jamil e ir na Cachoeira da Usina no Bairro da Barragem em São Paulo. Sim, é São Paulo. Já fui duas vezes (agora é a terceira) e não conhecia o Jamil. Missão cumprida. Agora é retornar para lá e fazer a travessia até Itanhaém. Nadamos nos últimos rios limpos de São Paulo: Monos e Capivari. Saímos as 7h da manhã do metrô Vergueiro e seguimos via 23 de maio, Teotonio Vilela, até Parelheiros aonde pegamos a placa sentido Barragem. Depois virou estrada de terra, pegamos um caminho diferente, passamos por varios buracos e o Minduim mandou bem com a Atoladinha (Kombi). Chegamos na propriedade do Jamil po…
Última resposta por Karinsf, -
- 26 respostas
- 40.9k visualizações
O Caminho do Peabiru, Trilha dos Tupiniquins, Trilha dos Goianases ou Caminho de Piaçagüera – Paranapiacaba / São Paulo. Registros históricos datados a partir de 1528 dão conta de uma trilha que saia de São Vicente e percorrendo as margens do Rio Mogi chegava-se em Paranapiacaba de onde se alcançava o Planalto de Piratininga. Os Tupis referiam-se a ela como “Peabirú”, o caminho indígena que ligava o Oceano Atlântico ao Pacífico. Ao longo dos séculos muitos foram os nomes atribuídos a este caminho: Trilha dos Tupiniquins, dos Goianases, Caminho de Piaçagüera e mais recentemente Trilha do Rio Mogi e Trilha da Raiz da Serra. As referências históricas indi…
Última resposta por Alexnaventura, -
- 9 respostas
- 3k visualizações
Minha primeira tentativa de atingir a lendária montanha, juntamente com o Alexandre Alves, pelas circunstâncias em que ocorreram, debaixo de um temporal daqueles, acabou por ser o verdadeiro estopim para eu não tirasse mais aquela montanha da minha cabeça. Subimos até o Pico boa Vista e estabelecemos um caminho varando mato, que nos deixou a uns 2 km de chegar à sombra da grande Pedra. Naquele dia, voltamos com a sensação de que poderíamos ter avançado mais se a chuva e a falta de tempo não tivessem nos barrado. Pois bem, durante um mês inteiro meus pensamentos acabaram se voltando em como conseguir voltar lá novamente, mas desta vez teria que ser uma expedição bem mais p…
- 5 respostas
- 1.8k visualizações
TRAVESSIA EXPEDICIONÁRIA: VALE DO JUQUERIQUERÊ-2015 Anos atrás, quando esse roteiro caiu em minhas mãos, vindo de um amigo da capital, dei uma desdenhada. Claro que eu já havia ouvido falar no Rio juqueriquerê, que era aquele rio que dividia Caraguatatuba com São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, mas nunca tinha me atentado para a possibilidade de uma possível descida e nem muito menos saberia de onde partiria o tal rio que, vindo do planalto paulista, se jogava nas bordas da serra do Mar até atingir o litoral. Na minha cabeça havia muitos outros roteiros muito mais interessantes que mereceria o nosso empenho e dedicação, antes de voltarmos nossos…
- 4 respostas
- 5.4k visualizações
EXPEDIÇÃO: NASCENTES DO SÃO LOURENCINHO Quando às expedições selvagens à Serra do Mar começaram, ele praticamente me passou despercebido. Mas quando chegou a vez de desbravar o Rio Itarirú, ele logo saltou aos olhos. O Rio SÃO LOURENÇINHO era um rio diferente de todos até então, justamente por não seguir o mesmo curso da maioria dos rios que, ao percorrerem todo o planalto, despencavam violentamente nas bordas da Serra e ia terminar sua vida no grande Oceano Atlântico, mesmo que se juntando por um breve momento a outros rios. O São Lourencinho depois de se jogar do planalto, surpreendentemente, se enfiava nas entranhas de um vale gigantesco e mudava seu curs…
- 1 resposta
- 2.2k visualizações
Galerinha da mochila! Nesse sábado dia 11/02 vamos acampar na praia do Sangava no Guaruja. Para chegar lá é necessário uma pequena trilha atravessando o morro. Vamos acampar na praia e já temos 4 pessoas confirmadas. Iremos sair do terminal rodoviário do Jabaquara. O horário de encontro será as 7:20. O roteiro é descer para Santos, atravessar de barco R$2,90 para o Forte de Santo Amaro, conhecer o museu do Forte e de lá seguir por trilha para a praia do Góes. Curtir um pouco essa praia e depois pegar a trilha que segue para Sangava. Acampar por lá nas areias e voltar no domingo. Alguém ai ta no barato. Qualquer coisa só chamar. Minha página no face é Na Barraca e o sit…
Última resposta por Anderson Lucio, -
- 0 respostas
- 1.2k visualizações
Olá pessoal tem alguém que prática trekking na região de Botucatu pra mim me ajudar em alguns pontos de trilha e camping
Última resposta por Renato.Ribeiron, -
- 2 respostas
- 1.9k visualizações
"Não há um caminho certo para nenhum lugar"
Última resposta por Miria.Ctba, -
- 0 respostas
- 1.4k visualizações
A cachoeira da Pavuna está localizada na cidade de Botucatu-SP (aproximadamente 250 km do centro de SP capital). Vídeo: http://bit.ly/Pavuna COMO CHEGAR: Rodovia Castelo Branco sentido interior. No KM 374 pegar a saída para Botucatu (Rodovia Professor João Hipólito Martins) e seguir até o sítio da Pavuna. Ambas as estradas são muito boas e também têm muitos pedágios, prepare os bolsos. NO SÍTIO: você paga uma taxa de R$ 6,0 e pode ficar no sítio o dia todo. Não há nada para comer nem beber, leve seu lanche para não passar apuros. Dá para passar o dia por lá, pois não há apenas UMA CACHOEIRA. É na verdade um complexo de quedas que formam a cachoeira …
Última resposta por Felipe_Goes, -
- 2 respostas
- 17.7k visualizações
Ola amigos, irei mandar um breve relato sobre essa trip do fds 11-12/05. Dessa vez o destino seria Analândia/SP que fica localizado a exatos 225km de Sampa, o caminho se da pela Rod. Bandeirantes > Anhanguera > Washington Luiza > Dep. R Ferreira. A estrada é ótima, muito bem sinalizada até a Dep. R Ferreira, onde começa a buraqueira e falta de sinalização, o problema como sempre é o alto custo dos Pedágios, Ida e volta a Sampa, totalizamos R$61,00. A ideia da trip era escalarmos a Pedra do Cuscuzeiro. Saímos de SP por volta das 22, chegando em Analândia as 2:00, a ideia inicial seria camping selvagem na base do morro onde existe um enorme gramado, p…
Última resposta por Birovisky, -
- 2 respostas
- 2.4k visualizações
Essa trilha seria o início do nosso feriado prolongado, iríamos caminhar até Bonete ficar por lá 3 dias e voltar de barco. Mas a chuva mudou nossos planos... Foram 9h na estrada/balsa até chegar no bairro de Borrifos, sul da Ilhabela-SP. Estava chovendo, sem nenhum indício de que iria parar. A chuva já vinha durante a semana, mandamos mensagem perguntando ao hostel se a trilha seria possível de ser feita com chuva e a resposta foi “com chuva leve é possível, há pontes para atravessar as cachoeiras”. Éramos 4 pessoas: L., G., A. e eu. Meu pressentimento era de teríamos que procurar outra hospedagem em Ilhabela. G. perguntou no restaurante Nova York (onde termina …
Última resposta por Silvana_23, -
- 16 respostas
- 22.3k visualizações
Dificuldade: Alta Distância: 8 km Altitude Máxima: 1.181 m Circular: Sim Como chegar Ubatuba faz divisa ao norte com a cidade histórica de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, ao sul com Caraguatatuba (SP) e a oeste com o Vale do Paraíba. Saindo do Rio de Janeiro a melhor opção é a Rodovia Rio-Santos, já para quem vem de São Paulo o melhor é na cidade de São José dos campos pegar a Rodovia dos Tamoios até Caraguatatuba e depois a Rio-Santos até Ubatuba. A Trilha O Pico do Corcovado Possui 1.181 m de altitude e é considerado o pico mais imponente da região, a visão dele da Rodovia Rio-Santos impressiona por seu alto maciço e sua alta inclinação. …
Última resposta por rogerioalexandre.francisco, -
- 8 respostas
- 3.1k visualizações
Pessoal, este é meu primeiro relato, pensei até em não fazê-lo, pois existem muitos relatos sobre a região mas resolvi fazer pra deixar registrado meu ponto de vista. Eu estava pensando em acampar em Itaguá, Ubatuba, mas de última hora minha folga foi passada de depois do Carnaval pra uma semana antes, me deu a louca e resolvi partir pra Ilhabela, já conhecia a ilha mas nunca tinha ido pra Castelhanos, então resolvi ir até lá pra ficar acampado uns 4 dias. Não consegui muita informação com antecedência, então resolvi simplesmente chegar e ver no que dava. Saí de casa 05:30 na segunda dia 24 e 07:30 eu já estava em Caraguá, viagem tranqüila. Parti pra São Sebastião…
Última resposta por Vitor e Carol, -
- 10 respostas
- 3.4k visualizações
Bom dia, mochileiros! Como todos mochileiros e não mochileiros paulistas conhecem ou já ouviram falar sobre Paranapiacaba, vou limitar somente a uma duvida, eu e meus amigos tinhamos costume de trilhar em Paranapiacaba, mas isso em 2014, depois disso paramos de nos falar e agora estamos querendo trilhar lá, qualquer trilhazinha pequena só para ter o contato com a natureza, porém ouvi falar que agora é necessário de monitores para entrar em qualquer trilhar, alguns de vocês podem me dizer se confere essa informação? Desculpe alongar haha. Se mais alguém quiser ir, estamos dispostos a novas pessoas no grupo, porque sempre alguém desiste...
Última resposta por Willian349, -
- 1 resposta
- 1.1k visualizações
Uma aventura diferente é passear pelas cavernas cachoeiras e rios do petar que significa Parque Estadual turístico do alto Ribeira. Lá se encontra a maior concentração de cavernas do Brasil e uma das maiores do mundo. Colocar a mochila nas costas e se aventurar sozinho ou com alguns amigos é muito legal. As cavernas mais conhecidas da região são Caverna de Santana caverna do Couto caverna morro Preto caverna água suja Alambari de baixo entre outras, todas estas localizadas no núcleo Santana. Já no núcleo caboclos Recomendo a todos conhecerem A Caverna temimina uma das mais lindas que eu já vi. Para passear pela região e principalmente pelas cavernas é necessário a pr…
Última resposta por Leandro Freire, -
- 0 respostas
- 2.6k visualizações
Dia 12/11/16 minha namorada e eu fizemos as 2 trilhas do Parque Estadual do Jaraguá para comemorarmos 4 anos de namoro. A intenção era fazer só a do Pai zé e fazer um pic nic lá em cima, porém devido ao clima foi impossível ficar la em cima muito tempo, decidimos voltar e fazer a trilha da Bica e a do Silêncio também, então vou fazer um bree relato de como elas estão e sobre o parque em si. 1) Trilha do Silêncio - Tem esse nome porque segundo quem nomeou, em seu ponto final não é possível ouvir o barulho dos carros. Na verdade é uma mentira. É possível ouvir sim. A trilha é curta, aproximadamente 800m e não leva a lugar nenhum. Não encontramos nenhuma fauna. No final …
Última resposta por William de Almeida Mendes, -
- 1 resposta
- 1.4k visualizações
Oi Pessoal! Semana passada dei um pulo em Pedra Bela, no interior de SP, a mais ou menos 120 km da capital, e uns 30 de Bragança Paulista. A cidade é pequena, com ruas de paralelepípedo, estreitas, e sem calçadas em sua maioria. Bem legal! Mas o atrativo que fui visitar é a Pedra do Santuário, que é uma pedra enorme, que dá vista para a cidade, e para outras. Lá em cima tem uma igreja, e sai de lá uma tirolesa ENORME de 1.900 metros, que passa por cima da cidade, e acaba no portal de entrada. A cidade tem em torno de 6 mil habitantes, e é claramente visível de cima da pedra, o quanto a cidade é pequena. Para subir na pedra, vá por uma estrada pavimentada, bem ingr…
Última resposta por JUNINHO BLAZE,