Trilhas em São Paulo
Trilhas em São Paulo: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings em São Paulo
592 tópicos neste fórum
-
- 4 respostas
- 4.6k visualizações
Informações relevantes de extrema impotancia atualizadas e detalhadas para fazer suas Trilhas e Travessias na região de Paranapiacaba. Não se baseie em informações antigas para fazer suas aventuras. Consulte previsão do tempo....mesmo sendo local propenso a mudança de clima. E se prepare pois se está ruim, pode piorar caso não tenha as habilidades necessárias... Essas informações a seguir servem apenas para ressaltar alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração. Apesar de conter informações atualizadas e precisas não o considere como um guia oficial. Travessia Raiz da Serra Paranapiacaba ate Cubatão …
Última resposta por Trilhas e Mares, -
- 2 respostas
- 1.8k visualizações
Olá, pessoal. Pretendo fazer as trilhas entre Praia Branca a Praia Preta e da Praia Preta até a Praia do Camburizinho. Não encontro na internet informações exatas pra tentar montar um log ou mesmo imprimir um mapa topográfico (estou usando o site caltopo.com que é muito bom, já tenho todo o caminho central português para Santiago de Compostela através dele). Alguém por acaso tem informações precisas (ou o mais possível) ou mesmo um track log do caminho? Agradeço desde já. Felippe
Última resposta por Nilton Martz, -
- 0 respostas
- 2.3k visualizações
O Pico da Meia Lua é um contraforte da Mantiqueira no município de Piquete. 1720 metros
Última resposta por Humberto Leite, -
- 0 respostas
- 748 visualizações
Prezados mochileiros, Depois de muitos anos estou de volta ao fórum. Dessa vez para anunciar um planejamento de viagem para Agosto/2017. Pretendo fazer o caminho da fé com a minha esposa de bicicleta. Vamos sair de Águas da Prata até Aparecida do Norte. Já vi relatos de que o caminho é pesado e estamos iniciando os preparativos (físico e material). Alguém que já tenha feito esse caminho pode nos dar alguma dica? Qualquer dica é válida e bem vinda, pois estamos no início do planejamento. Muito obrigado pela atenção
Última resposta por Marquesini, -
- 0 respostas
- 5.6k visualizações
www.instagram.com/guiint 📷 Pedra Grande - Atibaia / SP Eu e meu parça Victor tiramos a quarta-feira para subirmos a Pedra Grande de Atibaia (que assim como as outras Pedras Grandes em São Paulo nos proporcionam belos panoramas). Escolhemos pela trilha mais difícil, que tem seu início dentro do Condomínio Arco Íris, próximo a estrutura de pouso livre da cidade, bem no sopé do monte. A cada passo que dávamos o caminho se tornava mais complicado: seja pelas plantas espinhosas, as trilhas escorregadias e íngremes ou mesmo pela falta da trilha que continuava após a escalada livre de algumas pedra…
Última resposta por guiint ©, -
- 0 respostas
- 1.3k visualizações
Sinceramente, Eu não acreditava que iríamos realizar esta travessia na data combinada: 08, 09 e 10 de Setembro de 2017. Era feriado prolongado da independência do Brasil - iniciado na quinta feira - e como não tínhamos a chance de nos estendermos à uma folga trabalhista de 4 dias para palmilhar pelas mais clássicas travessias que o nosso sudeste guarda nos contentamos a procurar aventura pelo quintal de casa, abrindo as portas da "temporada de expedições pela Serra do Mar" do mesmo ano. A estiagem que se prolongava em São Paulo favorecia qualquer aventura selvagem, pois a previsão do tempo prometia que os termometros chegariam aos 30°C e possibilidade de chuva em 0%. N…
Última resposta por Vgn Vagner, -
- 2 respostas
- 3.6k visualizações
http://www.ipernity.com/doc/275479/album/309123 PICO DO GIL: NO TETO DA METRÓPOLE PAULISTANA A Serra de Itaberaba é um enorme espigão desgarrado da Cantareira cujas escarpas erguem-se majestuosamente da horizontalidade de Morro Grande, distrito de Guarulhos, fazendo dela divisa natural do municipio com Mairiporã e Nazaré Paulista. Os 1438m do seu pto culminante estão situados no Pico do Gil, cujas infos de acesso são tão escassas como envoltas em impedimentos. Autorização de entrada, segurança armada, propriedade particular e porteiras barrando caminho eram apenas alguns dos avisos pinçados na net q ao invés de incentivar, desmotivavam. Pois bem, este é o registro d…
Última resposta por Vinicio Dias, -
- 0 respostas
- 2.1k visualizações
"O Vale do Rio Guaratuba é uma sucessão de abismo que parece querer tragar a superfície para o centro da terra. Um rio que é sinônimo de mar bravo detentor de maremotos aterrorizantes onde marujos não navegam, pois se navegam morrem. E esse era nosso medo: morrer, ou passar por apuros nas profundezas de um cânion onde o socorro não chega. Tivemos medo porque ali eramos um grupo de marujos teimosos que vivem inventando de peitar tempestades em alto mar sem saber dar uma braçada se quer sem o uso de coletes salva vidas, correndo o risco de sermos tragados pela fúria indomável das águas." OS BASTIDORES Muitos pensam que nossas jornadas se dão como tiros no es…
Última resposta por Vgn Vagner, -
Cachoeira Anubis - Paranapiacaba, Lago Azul e Cach Paraiso - Cubatão, Cach Porteira Preta - Salesópolis
por takami- 1 seguidor
- 0 respostas
- 4.3k visualizações
Salve galera!! Aqui vai a minha edição de como foi a trilha para a Cachoeira Anubis em Paranapiacaba. O ideal é acordar bem cedo, pois a trilha é longa e não muito trivial. Não há muitas demarcações na descida pelo rio, portanto é fácil de se perder. Há alguns trechos de escalaminhada também. Na sequência mostrarei o Lago Azul e Cachoeira Paraiso em Cubatão. Realmente é um paraíso, é muito bonito. O acesso é pelos dutos que se avista pela Rodovia Anchieta. Por último a Cachoeira Porteira Preta em Salesópolis, um lugar bem simples, mas de fácil acesso. Segue o link do youtube abaixo:
Última resposta por takami, -
- 3 respostas
- 1.3k visualizações
Alguem poderia me ajudar? Vamos fazer a trilha 7 praias, vamos de carro com mais 2 amigos, como podemos fazer para fazer a trilha e depois voltar pegar o carro, alguem ja fez essa trilha? Vamos ficar em camping, alguma sugestao? Agradeço pela ajuda
Última resposta por Luka Izzo, -
- 3 respostas
- 16.5k visualizações
A comunidade do Bonete, localizada no sul da Ilhabela está separada da civilização moderna não só pela sua cultura ímpar, más também por uma longa travessia por trilha para quem tem disposição de andar mais de 15KM entre subidas e descidas ou por um mar de águas agitadas e ondas grandes para quem tem a disposição para chegar de barco. Essas são as formas mais fáceis de chegar ao Bonete, ou seja, por tantas dificuldades, o local mantém seu aspecto bucólico em pleno litoral paulista. Sem acesso ao mundo externo, com poucas televisões, rádio que não pega muito bem as estações e raro sinal de wifi, esse é o lugar para quem realmente pretende esquecer os problemas mundanos…
Última resposta por riquao, -
- 0 respostas
- 4.6k visualizações
Meu lema de viagem é: Toda viagem é épica e foda, se você quiser que seja. Então, eu curto aproveitar o máximo(tipo sair 7 da manhã e voltar 7 da noite) em todo lugar que vou, tento não perder tempo e toda hora aberto pras coisas que aparecem. Depois de uma viagem sozinho pra Serra da Canastra, acho que nunca aproveitaria viagens da mesma forma com outras pessoas. É uma liberdade pra tomar decisões que você nunca vai ficar insatisfeito e sempre vai conseguir se virar com os seus erros. Enfim, viagem de útlima hora, estava com a semana do saco de cheio sem aulas na faculdade e estava no interior de SP, em Itapira. E como tinha ouvido muito falar do Parque Estadual do…
Última resposta por Renan Sartorelli, -
- 0 respostas
- 8.9k visualizações
Após o meu retorno para São Paulo e me acostumando com a vida rotineira de casa-trabalho-casa e vendo prédios para todos os lados, resolvi com mais 04 amigos fazer a trilha da Ferradura, na cidade de Paranapiacaba, que fica a 50 km do centro de São Paulo. Uma das cachoeiras da trilha A trilha tem um grau de dificuldade que poderia falar que é difícil, o caminho não tem nenhuma conservação e pela quantidade de pessoas que frequentam o lugar nos finais de semana a situação acaba ficando bem precária, em boa parte do tempo a trilha fica nas pedras, isso acaba gerando um cansaço maior por ter que ficar subindo e descendo em lugares escorregadios…
Última resposta por rafacarvalho33, -
- 10 respostas
- 15.4k visualizações
Oi pessoal. Esse pequeno relato sobre a minha primeira experiência em cavernas. A Márcia, minha esposa, que já tinha ido inúmeras vezes foi a que me incentivou. Só me arrependo de não ter conhecido esse ambiente a muito tempo atrás, pois quem vai pela primeira vez não esquece jamais. Conhecemos poucas cavernas porque só ficamos um fim de semana, vistando as Cavernas Santana, Água Suja, Ouro Grosso, Alambari de Baixo e depois no retorno para São Paulo passei pela Caverna do Diabo. Fotos dessa trip e um mapa de acesso aos Núcleos estão no Google +: https://plus.google.com/photos/113724275009356050810/albums/5822344780744973425 * Tinha levado somente uma máquina…
Última resposta por msperle, -
- 0 respostas
- 715 visualizações
Boa tarde! Alguém sabe se a trilha da ana chata em são bento do sapucaí precisa também pagar a taxa de 10 reais por pessoa? obrigado!
Última resposta por viniciusnd, -
- 0 respostas
- 9.7k visualizações
Pretendo detalhar brevemente as trilhas, viagens e locais interessantes de se conhecer por meio de um simples "diário de bordo", quem quiser tirar dúvidas será um prazer.✌️ Pra acompanhar, ver mais fotos, dar apoio e compartilhar informações segue lá no Instagram - @guiint _____________________________________________ Parque Estadual da Cantareira - Núcleo Engordador / SP. . No terminal Santana e Tucuruvi há um ônibus chamado Cachoeira que deixa bem próximo ao parque (Na Avenida Coronel Sezefredo à esquerda entramos na rua de acesso à bilheteria / R$ 14 - Inteira) . . Na véspera do feriado de 7 de …
Última resposta por guiint ©, -
- 0 respostas
- 8k visualizações
Sobre conhecer um pouquinho de PETAR, o Núcleo Caboclos - Caverna Temimina e Vale das Ostras: Fui com um grupo de amigos da Crazy Trip, o lugar é incrível e que todos deveriam conhecer. Em Petar existem diversas trilhas, cavernas e cachoeiras. Ao chegar em Petar fui direto para trilha de nível médio para encontrar a caverna Temimina, antes de chegar na caverna, encontrei uma pegada de onça, deu tanto medo na hora kk, mas como eu sempre digo (Deus protege os aventureiros). Ao chegar na caverna primeira caverna tirei algumas fotos, subir em algumas rochas, cantei para escutar o eco da minha voz e parei pra comer no meu da natureza pois lá tem uma visto muito bonita,…
Última resposta por Uglas Pelo Mundo, -
- 4 respostas
- 24k visualizações
Por ironia do destino, estive fora das trilhas desde que me mudei para Atibaia, há cerca de um ano e meio. Antes, morava no oeste do estado, onde tinha de inventar percursos por estradas rurais ou viajar para fazer uma trilha. Agora, estou numa região cheia de lugares para ir e nunca ia. Mas, ontem, resolvi quebrar o jejum. Acredito que a dica mais importante do relato seja essa, que não vi em nem um outro lugar aqui no fórum: Há uma linha de ônibus suburbano que passa em frente ao condomínio que dá acesso às trilhas. Existem outras formas de chegar ao início das trilhas, dando a volta por trás dos condomínios e pegando uma trilha que é bem visível por fazer um ziguez…
Última resposta por Murilo Yukio, -
- 1 resposta
- 10.2k visualizações
Olá, galera! Antes de fazer esse mochilão, pesquisei alguns relatos e notei que a maioria estavam desatualizados ou com poucas informações sobre o local. Minha grana era bem curta, então resolvi seguir o trajeto mais barato, enfrentar o trem. Seguimos até a estação Brás (Linha vermelha) e pegamos o trem na direção Estudantes. Os trens de São Paulo são um horror, pois muitas vezes não chegam até o destino, nos obrigando a descer em uma estação para pegar outro tem. Passamos 1h dentro do trem. Pois bem, chegando até a estação Estudantes, pegamos uma topic que foi bem fácil encontrar, pois estava em frente a estação, custou 20 reais, um valor que fez meu sorri…
Última resposta por thalitaaleite, -
- 1 resposta
- 987 visualizações
Olá! alguém tem dicas de trilhas, de nível fácil/moderado, indo pra um lugar com uma vista bonita e onde se possa acampar pra passar a noite? tô pensando em fazer o caminho para o Pico do Gavião, saindo de Águas da Prata (já fiz de carro), e acampar lá em cima.. mas não achei relato de quem já tenha feito isso a pé.. Agradeço quem tiver sugestões!
Última resposta por Arturo Domingues, -
Conquista Inédita Do Pico Motchaka - Cume do Morro das Três Pontas- Juréia-Itatins: Serra do Mar Paulista
por DIVANEI- 1 seguidor
- 1 resposta
- 7.8k visualizações
PICO MOTCHAKA : JURÉIA – ITATINS : Cume do MORRO DAS TRÊS PONTAS A noite já se avizinha quando sete homens se espremem num minúsculo espaço entre moitas de capim elefante, em um inferno de um terreno irregular e encharcado e se preparam para sobreviver ao tempo inclemente que a mãe natureza destinou à eles. O vento sopra de sudeste e a massa de ar fria toma conta de tudo, a chuva fina não cessa um minuto e quase todos já se encontram em estado de semi-hipotermia e fazer qualquer atividade, mesmo que simples, já se torna um grande sacrifício. Todos estão molhados e é visível o sofrimento estampando no rosto de cada um, mas eles sabem que nesse momento …
Última resposta por DIVANEI, -
- 4 respostas
- 4.9k visualizações
Deixarei aqui um breve relato sobre a Travessia da Estrada da Petrobras que fiz recentemente. No finalzinho do ano passado encontrei um grupo que estava se programando para fazer essa travessia bem desconhecida, como a data estava vaga, porque não? Seriam três dias de caminhada para percorrer um percurso de 75 Km, a ideia era fazer 25 Km por dia com camping selvagem onde fosse possível armar as barracas. Apesar de não ser uma distância tão grande assim o percurso conta com uma altimetria q vai de cerca de 1800m de subidas e 2600 de descidas. (ai meus joelhos). A travessia é toda realizada pela estrada que a Petrobras construiu para utilizar para fazer repar…
Última resposta por Iago Luiz, -
- 6 respostas
- 6.6k visualizações
Salve amigos Não se assustem o título esta correto he he he Terminei ontem (19/08/2015) o caminho da Fé. Iniciei em Águas da Prata e foram + ou - 318 kms em 12 dias. Iniciei dia 08/08/2015 e a proposta inicial era terminar em 15 dias com um dia de folga. Meus amigos e familiares iriam de carro até Aparecida do Norte me buscar e já visitariam a Basílica. Como já cheguei iremos todos de carro dia 23/08/2015. Fui muito bem recebido pela Dna Tina em Águas da Prata e já fiz amizade com dois senhores que estavam na pousada. Dois outros chegaram de madrugada e as 6:00 hs saímos todos juntos. Na primeira subida terminei com o coração batendo na garganta e o pulmão implor…
Última resposta por brunasscarvalho, -
- 0 respostas
- 944 visualizações
Alguém tem um material bom sobre a trilha para o Pico do Frade em Angra dos Reis / Bananal?
Última resposta por Igor Kapich, -
- 3 respostas
- 5.8k visualizações
Entrada no núcleo e trilha é grátis, mas precisa agendamento prévio (pesm.curucutu@fflorestal.sp.gov.br tel: (11) 5975-2000). Esse núcleo localiza-se no extremo sul da cidade de São Paulo (Parelheiros!). Éramos 4 pessoas e lá havia mais um casal que se juntou a nós. Antes de começar a caminhada, um monitor explicou um pouco sobre o monitoramento ambiental e pesquisas científicas desenvolvidas no local. Fizemos a trilha do mirante (1,6km) até onde haveria vista do litoral de Itanhaem, mas como havia neblina, não pudemos avistar nada. Trilha fácil, cerca de 3h ida e volta, circular. Passamos por uma pequena capela onde se faziam as missas muitos anos atrás, maior parte do …
Última resposta por Rogerio K C, -
- 1 seguidor
- 5 respostas
- 4.8k visualizações
TRAVESSIA EXPEDICIONÁRIA VALE DO SÃO LOURENCINHO A CONQUISTA FINAL ...............Já é final de tarde quando nos posicionamos à beira do grande abismo no fundo do vale e, enquanto parte do grupo já procura uma forma de descer ao pé da grande cachoeira, eu fico por ali, a contemplar aquele espetáculo, mas a minha demora em ir ao encalço do grupo fez com que me tornasse o “cú de tropa” da equipe. Não que eu fizesse questão de sempre ser a linha de frente, mas ser a rabeira é o lugar mais ingrato que se possa imaginar. Cinco integrantes escalam o paredão e somente eu e o Loures ficamos tentando ver se não haveria um…
Caminho da fé a pé - fev /16 ( caminho inverso: De Aparecida a São Carlos -SP) + Todos Ramais em Julho/2016 1 2 3 4 5
por casal100- 1 seguidor
- 44 respostas
- 13k visualizações
Realizamos no período de 31.01 a 19.02.2016 o caminho da fé invertido (de Aparecida a São Carlos a pé ), foram aproximadamente 540 kms Breve relato completo! No nosso relato focaremos em informações sobre pessoas, pousadas, dificuldades, histórias e estórias. Para aquelas pessoas que querem informações mais detalhadas melhor ler o excepcional relato do Augusto abaixo. Disparado o melhor relato sobre o MELHOR caminho do Brasil : caminho-da-fe-429-km-em-15-dias-de-caminhada-relato-dic-t29158.html
Última resposta por casal100, -
TRAVESSIA EXPEDICIONÁRIA VALE DO ITARIRU: Pelos confins selvagens da Serra do Mar Paulista.
por DIVANEI- 1 seguidor
- 4 respostas
- 5.9k visualizações
TRAVESSIA EXPEDICIONÁRIA VALE DO ITARIRU “É numa tarde fria de outono que dois farrapos humano caminha pela estradinha gramada e pontilhada por palmeiras Jussara de grande porte. Olhos esbugalhados pela fome, roupa rasgada, pele dilacerada, pés calejados, mãos cravejadas de espinhos, costela trincada, músculos destruídos. Os dois trapos de gente nem olham mais para trás, não querem mais nem ver o vale selvagem por onde cruzaram nos últimos quatro dias. Mesmo assim, parecem não se conterem de tanta felicidade, sabem eles que acabaram de realizar um grande feito, não para a humanidade, que nem sabe que o tal vale existe, mas para eles mesmos. Lutaram bravame…
- 0 respostas
- 822 visualizações
Tipo: trilha Categoria: fácil Altitude: 1,135m Percurso: 1,5km Duração: 1 hora Pico do Jaraguá é o ponto mais alto do município de São Paulo, elevando-se a uma altitude de 1.135 metros. Situa-se a oeste da serra da Cantareira. Nos seus arredores foi criado o Parque Estadual do Jaraguá, para conservação da área. Pode-se ascender ao seu cume por uma via asfaltada (Estrada Turística do Jaraguá) e através da Trilha do Pai Zé (1450 metros de extensão)
Última resposta por umaviajem, -
- 0 respostas
- 1.6k visualizações
Super recomendo conhecer as cavernas de Petar para quem ama a natureza, tem curiosidade em conhecer diferentes tipos de cavernas e não quer gastar muito. O legal das trilhas de Petar é que possui níveis de dificuldade variados e que podem servir a pessoas de diferentes condições físicas. Segue um relato da viagem e algumas recomendações. Fui no feriado de Carnaval de 2017 conhecer as famosas cavernas do Parque Estadual de Petar, em um grupo de 8 amigos. Em 4 dias de passeio, conhecemos 6 cavernas (Alambari, do Couto, Santana, Morro Negro, Água Suja e Cafezal), cachoeiras (Sem Fim), fizemos a trilha ao longo do Rio Betari. Também descemos o rio Betari com boiacross (…
Última resposta por Joyce Midori Numata Ogasav,