Trilhas em São Paulo
Trilhas em São Paulo: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings em São Paulo
592 tópicos neste fórum
-
- 0 respostas
- 2.3k visualizações
Oi Pessoal! Dia 09/12/2018 fiz uma trilha no Parque Estadual Carlos Botelho, na cidade de Sete Barras, interior de São Paulo. O parque possui algumas trilhas, porém eu fiz a da Cachoeira do Ribeirão Branco. Ela tem 10 km, e é no geral plana, sem subidas difíceis. Nível fácil, basta ter disposição pra andar. As trilhas só podem ser feita com guia, porém na entrada do parque existem alguns lugares para banho no rio, e para isso só é necessário pagar a entrada do parque. A trilha é fácil, e cruza-se o rio duas vezes, mas sem maiores dificuldades. A cachoeira é linda, não tão alta, mas tem um poço bom para banho. A água é muito limpa! Aqui um víd…
Última resposta por Diogo Rodrigues, -
VALE DO GUARATUBA: TRAVESSIA EXPEDICIONÁRIA - Biritiba Mirim x Praia da Boracéia - SERRA DO MAR PAULISTA
por DIVANEI- 2 respostas
- 2.1k visualizações
TRAVESSIA VALE DO GUARATUBA Nossos olhos se entrelaçaram quando as bordas do abismo se apresentou à nossa frente. Cada qual daqueles exploradores modernos se deu conta de que haviam chegado em um caminho sem volta e uma vez tomada a decisão de descer aquele vale gigantesco, estariam por conta e risco. No fundo mesmo, havia meio que um medo estampado no rosto de cada um por tudo que tinha envolvido toda a organização daquela expedição, onde o grupo se esfacelou, com membros desistindo na última hora e dizendo ser impossível tal empreitada. Mas como a vontade de realizar algo é maior do que o medo, mesmo estando diante do maior desníve…
Última resposta por DIVANEI, -
- 2 respostas
- 4.9k visualizações
EXPEDIÇÃO VALE DO ITINGUÇU Foi numa tarde quente e chuvosa de verão que eles surgiram. Nove homens desembocam de supetão na extraordinária e turística CACHOEIRA DO PARAÍSO, nos domínios da JURÉIA. Toda a ação é assistida por uma multidão que fica perplexa, sem se darem conta do que está acontecendo. Um burburinho toma conta do lugar, homens, mulheres, crianças e velhos tentam entender de onde surgiram aqueles extraterrestres de coletes, perneiras, capacetes e mochilas estanques com equipamentos de escalada a tira colo. Os salva-vidas do parque ficam paralisados, sem ação, só fazem acompanhar com os olhos um a um dos exploradores descerem a escadinha …
- 3 respostas
- 2.1k visualizações
EXPEDIÇÃO PEDREADO “Qual é o propósito de um monte de homens adultos se jogarem numa jornada incerta, num roteiro desconhecido, chafurdando numa floresta quase que inacessível, num fim de mundo que quase ninguém sabe que existe? Enquanto tento achar resposta para essas perguntas, vou me arrastando pela margem deste incrível rio de águas quase que intocadas, tentando levar minha carcaça destruída até o acampamento, nesse final de tarde de outono. Ter um tornozelo torcido minutos antes de chegarmos as grandes gargantas foi um pouco de azar, por isso não fiz nem objeção quando alguém cantou a bola para pararmos ainda antes das 4 da tarde, mesmo porque, …
- 7 respostas
- 4.9k visualizações
AGULHA DO DIABO “Agora não adianta chamar por santo nenhum, quem mandou se meter no Caldeirão do Inferno. Pendurados no meio da Unha da Agulha do Diabo, a gente só pensa em não cair e tenta grudar as costas naquela chaminé diabólica, tentando evoluir centímetro a centímetro, mas a gente sabe que o próprio dono da montanha está lá, sentado logo acima com seu rabo a balançar, como a nos atrair para uma armadilha. Não quero olhar para baixo, mas a curiosidade é maior que o meu bom senso e quando faço isso, o mundo parece dar uma rodopiada e é nessa hora que penso em gritar um “valei-me Nossa Senhora”, mas me contenho a minha insignificância diante daque…
- 4 respostas
- 7.9k visualizações
Oi Pessoal! Gosto de destinos mais vazios, e de viajar sozinho. Fazer amizades em viagens é uma das coisas que mais curto, porém ainda sim fico com o pé atrás em viajar com pessoas que não conheço, antes de pelo menos escolher se quero dividir o dia com elas ou não. Como em 2018 resolvi que faria muitas coisas das quais não me sinto confortável, entrei em um grupo que iria de van para Eldorado - SP, e testei. Em geral as pessoas que foram tinha pouca ou nenhum experiência com trilhas, mas estavam dispostas a experimentar. Todas tinham um motivo para estar ali, fim de relacionamentos, incerteza com o futuro, ou até algumas poucas que…
Última resposta por Diogo Rodrigues, -
Acampamento
por Ana Viana- 0 respostas
- 568 visualizações
Preciso de ajuda, quero acampar esse final de semana do dia 18 pro 19 de agosto em São Paulo, gostaria de saber lugares bons acampar, mas sem camping na raça mesmo
Última resposta por Ana Viana, -
Circuito 3 Cumes - Pico Itapanhaú, Pico da Esplanada e Pedra do Sapo (Biritiba Mirim-SP)
por Vgn Vagner- 3 respostas
- 6k visualizações
Já faz um tempo que nos juntamos num quinteto, quatro marmanjos barbados e uma jovem com pele de pêssego, e fomos atacar o cume da afamada “Pedra do Anfíbio,” no extremo do sul Biritibano. Por lá, vimos que num giro de 360° o mirante nos permite avistar outros pontos de elevação montanhosa, ali mesmo nas proximidades, como por exemplo: o Pico do Itapanhaú e o Pico do Gavião se destacando entre aquela verde vastidão que guarda vários atrativos de fácil acesso. Tanta coisa pra se ver de longe, e por quê não, as verem de perto? ou melhor, de seus próprios cumes. Era só questão de tempo, uma hora ou outra, as obrigações de trabalho e família iriam dar uma trégua pra coin…
Última resposta por ThaisCursi, -
- 3 respostas
- 5.2k visualizações
Olá mochileiros! Essa é a primeira vez que eu escrevo aqui, ainda não entendi muito bem como funciona, mas achei muito legal a ideia do site e acho que deveria compartilhar com vocês a minha experiência desse último fim de semana (28/07/18) em Ilhabela. Eu e o Lucas resolvemos fazer a trilha que eu sempre sonhei até a praia de Bonete em Ilhabela, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. Pelo que eu tinha lido na internet não era uma trilha muito fácil de ser feita, então combinamos que teríamos um mês para nos preparar para andar com nossos mochilões com os utensílios necessários para acamparmos em um camping na praia. Ou seja, teríamos que aguentar 15…
Última resposta por Gabs Palhares, -
Fizemos a maioria dos caminhos que passam pela Serra da Mantiqueira(Estrada Real, Caminho da Fé, Crer....), alguns mais de 1 vez. É quase unanimidade entre os caminhantes que, indiscutivelmente, a Serra da Mantiqueira têm as mais bonitas paisagens e, nós concordamos integralmente. São caminhos que proporcionam lindas fotos, clima agradabilíssimo, povo acolhedor e simpático, ingredientes que definiram esse roteiro. Foram quase 50 dias e mais de 1.100 quilômetros de muitas alegrias, felicidade e paz, poucas tristezas e decepções. Começamos e terminamos na MAGNÍFICA cidade de Campos do Jordão-SP, depois de rever vários lugares (passei alguns invernos nesta bela cidad…
Última resposta por casal100, -
- 1 resposta
- 829 visualizações
Olá Pessoal! Domingo a previsão é de sol, estamos querendo fazer uma ou mais trilhas de Paranapiacaba que levam as cachoeiras. Estamos em 4 pessoas e queremos mais gente. Bora aí? Chama no zap 11 99261-3529 Abçss
Última resposta por Leandro.lllll, -
- 2 respostas
- 653 visualizações
Oi pessoal! Estarei em São Paulo nos dias 04 e 05 de agosto de 2018. Quero fazer uma trilha, gostaria de sugestões de trilhas ou grupos.
Última resposta por MARIA LUCIA CAVALCANTE, -
- 0 respostas
- 563 visualizações
oie galera, estarei em Poços de caldas por alguns dias, e quero dar um pulo na cidade vizinha, o que tens para fazer em aguas de prata durante um dia? vlw
Última resposta por dan_08_08, -
- 0 respostas
- 493 visualizações
Olá pessoal, procuro pessoas positivas para viajar. Sou de São Paulo, sou alto astral, tenho energia positiva e adoro me relacionar. Tô na pegada de ir pra São Thomé das Letras - MG agora em julho. Alguém anima? Só chamar no zap: (11) 94969 8314
Última resposta por Fábio.Gama, -
- 1 seguidor
- 166 respostas
- 146.9k visualizações
Oi pessoal. Este é um relato dessa caminhada saindo de Tambaú (SP) até a Basílica de Aparecida com algumas dicas, informações e depoimentos em vídeo que fui fazendo ao longo do percurso. Iniciei sozinho a caminhada no dia 27 de Maio e fui terminar no dia 10 de Junho. Passei no meio de plantações de café, cana de açúcar, trilhas na mata, trilhos de uma linha férrea e no asfalto. Atualmente o Caminho sai de 3 lugares diferentes e sempre estão acrescentando mais cidades. Seguindo sempre as setas amarelas, o Caminho passa por mais de 20 cidades e vilas. Até a cidade de Paraisópolis fui caminhando sozinho e a partir dali continuei a caminhada com a minha esposa Márcia. …
Última resposta por Luciano_F, -
- 29 respostas
- 14.7k visualizações
TRAVESSIA PINDAMONHANGABA X CAMPOS DO JORDÃO Já passava das cinco da tarde, quando joguei minha mochila às costas e sai quase sorrateiramente sem que minha filha percebesse, provavelmente teria que escutar seu choro querendo ir junto, e eu teria o maior prazer em levá-la comigo, se tivesse mais idade. Quando desembarco em Campinas neste quinze de julho, apesar de não ser feriado, não encontro mais passagem para Pindamonhangaba, e nem para qualquer outra cidade do vale do Paraíba, a solução foi ir para capital, onde consegui com muito custo uma passagem até Taubaté. Já é meia noite quando finalmente o ônibus…
- 2 seguidores
- 7 respostas
- 4k visualizações
DESMORONADO : Conquista inédita do Cume da Serra dos Itatins-Juréia Foi na madrugada gelada de início de inverno que aquele titã rosnou. Acampados naquele selado úmido e congelante, três homens se espremem em suas redes e são testemunhas do grito do gigante que lhes assombra até a alma. Eles estão a poucas horas de alcançar, não só a maior montanha da Serra dos Itatins-Juréia, mas uma das maiores montanhas de toda a cadeia que compreende a parte litorânea da Serra do Mar Paulista. O vento uivava no cume do DESMORONADO, o barulho fazia estremecer a montanha e era como se o monstro tivesse a nos dizer que não se entregaria facilmente. Foi…
- 2 respostas
- 5k visualizações
Namorar grandes Morros, Pedras, Picos e seus cumes é algo normal para quem se identifica com esportes ao ar livre. Cada qual em sua modalidade acredita saber o quanto lhe faz bem a prática frequente da atividade que gosta. Onde a paz de espírito é alcançada quando lhes vem aos olhos novidades que os fazem se sentir bem consigo mesmo. E, particularmente, é em cima desses pensamentos que venho mantendo minhas raízes fixas e fortes no mundo do trekking (creio que com meus companheiros não é diferente). Não para me adequar aos padrões de federações, grupos e blogs de renome, ou coisas do tipo. Buscar pela novidade é algo que venho executando há algum tempo com o único e exclu…
Última resposta por Rodrigo Munin Martins, -
- 15 respostas
- 11.3k visualizações
TRILHA DA CACHOEIRA DO FUNIL: DEZ HOMENS E UM SEGREDO. Quando o Eduardo me falou da sua vontade de atravessar o Vale da Preguiça, nem pensei duas vezes em aceitar o convite. Ainda mais quando sugeriu que usássemos a trip para juntarmos uma galera trilheira, que há tempos combinávamos em reunir. Gente que conhecíamos só no virtual e agora havia chegado o momento de fortalecermos as novas amizades. O problema é que o citado Vale, não é e nunca foi coisa para principiantes por se tratar de um lugar isolado, onde muito provavelmente já recebeu menos gente que o solo lunar. Então pairava a dúvida no ar : como conciliar um perrrengue dos infernos com a inte…
- 6 respostas
- 2.5k visualizações
Quinze anos atrás um acontecimento me fez começar a escrever sem eu nunca ter escrito nem uma carta se quer, foi o start para colocar no papel algumas aventuras que achava relevante, deixando alguma coisa escrita para ajudar outros caminhantes como eu, num tempo em que nem internet existia, não como agora. "-Divanei, é melhor vocês não irem viajar, pois nosso primo de Rio Preto recebeu uma mensagem espiritual e a mensagem dizia que se vocês fizerem esta trilha, PELO MENOS UM VOLTARÁ EM UM CAIXÃO”. Caminhar em trilhas pelas florestas e montanhas sempre foi minha grande paixão, escrever, minha grande decep…
- 1 resposta
- 1.2k visualizações
Vi esta página com notícia de 2016: https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2016-05-16/bandidos-usaram-revolver-foice-e-faca-para-roubar-em-trilha-para-pedra-bonita.html Como será que está hoje? É possível fazer a trilha sozinho, só levando o básico?
Última resposta por _oliveirakathleen, -
- 1 resposta
- 4.3k visualizações
Nosso grupo para essa caminhada era formado por 7 pessoas (incluindo uma criança de 10 anos). Encontramos os monitores Rafael e Carol no centro de visitantes do Horto Florestal de Campos do Jordão às 10h. Recebemos informações sobre a trilha, preenchemos um formulário de identificação e termo de responsabilidade. Começamos a caminhada às 11h. A trilha Celestina ficou fechada por 7 anos e foi reaberta para visitação em dezembro de 2015, necessário agendamento prévio (email: pe.camposdojordao@fflorestal.sp.gov.br; telefone: (12)3663-3762) e acompanhamento dos monitores do parque. O ingresso no horto custa R$12,00, estacionamento e monitoria da trilha são gratuitos. O cam…
Última resposta por Schiavon Fernanda, -
- 0 respostas
- 2.8k visualizações
Partindo da Rodoviária Nova peguei o Ônibus SJCampos/São Francisco Xavier ás 8:00 horas num percurso de 2 horas . Sendo o horário semanal : 6:00 - 8:00-10:10- 12:00 - 14:00 - 17:00 - 19:00 - 21:00 . Sábado : 5:00- 6:00 - 8:00 - 10:00 - 12:00 - 14:00 - 17:00- 19:00 - 20:40 . Domingo e Feriados . 6:00 - 8:00 - 10:10 - 12:00 - 14:00 - 17:00 - 19:00 - 21:00 . Preço da passagem : R$ 8,80 Pagasse direto com o Motorista não tendo bilheteria , não precisando comprar bilhete antes . Indo sentido Monteiro Lobato pela SP-50 . Passa pela pousada vira morro continua sítio luz e vida , Bairro descoberto , cruzes á esquer…
Última resposta por gesiel nunes machado, -
- 3 respostas
- 4k visualizações
Divanei Goes de Paula 04/02/2018 02:20 com 1 participante EXPEDIÇÃO ALTO AREADO: ILHA BELA -SP Expedição às maiores cachoeiras de ILHA BELA , pela primeira vez grupo de exploradores conseguem chegar ao topo das nascentes do RIO AREADO. Relato Rox 7 0 EXPEDIÇÃO ALTO AREADO Quando meu espírito atravessa aquele portal mágico que costumamos chamar de floresta, deixo para trás exatamente tudo que fui antes, não sou mais o mesmo eu, sou outro eu, mas agora travestido …
- 4 respostas
- 13.3k visualizações
Pretendo detalhar brevemente as trilhas, viagens e locais interessantes de se conhecer por meio de um simples "diário de bordo", quem quiser tirar dúvidas será um prazer.✌️ Pra acompanhar, ver mais fotos, dar apoio e compartilhar informações segue lá no Instagram - @guiint __________________________________________ Trilha para o Mirante do Morro Nhangussu - Água Azul (Guarulhos | SP) . Terminal de ônibus Armênia SP → Terminal de ônibus Pimentas GRU→ 883 Água Azul (Ponto Final) . Atrasado como de costume para nossas trilhas, fui guiado pela @luisa.bf à outra extremidade do mundo, mais precisamente ao bairro do Pimentas em Guarulhos. 😂 . Do terminal ao…
Última resposta por ThaisCursi, -
- 1 seguidor
- 9 respostas
- 11.5k visualizações
Faltava uma semana para o feriado de Carnaval de 2017 quando decidi aceitar o convite de encarar um dos maiores desafios já proposto em minha vidinha de explorador: descer o vale do Rio São Lourencinho, localizado entre os limites de Juquitiba e a planície litorânea de Peruíbe/SP, em um corte longitudinal no meio da Serra do Mar, e colocá-lo no ranking das grandes e audaciosas travessias que cruzam o mundo selvagem da "Grande Muralha." Sem entender o "porquê", nem o "pra quê," me contentei com a honra de ser um dos escolhidos para tal feito. Pois éramos um time forte em questão de experiência, bravura e determinação. O grupo estava formado por: Daniel Trovo, Divanei …
Última resposta por Tanaguchi, -
- 1 resposta
- 21k visualizações
Depois de um período de pausa para férias, dia 10 de Abril, domingão meio nublado e lá fomos nós num local pouco conhecido: Floresta Nacional de Ipanema a aproximadamente 125 km de São Paulo. Descobri este lugar através de um relato da Tatiana no blog: http://www.panelaterapia.com Depois de muitas pesquisas essas foram as informações: “A Fazenda Ipanema foi a pioneira na Siderúrgica do Brasil, onde se encontrou o minério mais rico do mundo, com aproximadamente 72% de ferro, fazendo com o nosso ferro fundido fosse comprovadamente superior aos Estados Unidos. Ela fica numa reserva de cinco mil hectares de mata atlântica, administrada pelo Instituto Chico Mendes de cons…
Última resposta por Alex Sandro Silva, -
- 50 respostas
- 27.8k visualizações
Moro em Taubaté no Vale do Paraíba e gostaria de pedir informações para aqueles que conhecem bem a região(que pela maior ironia do destino eu conheço o mínimo) sobre trilhas, cachoeiras ou algo que valha e que possa ser realizada em pouco tempo. Abraços
Última resposta por paruba, -
- 12 respostas
- 40.5k visualizações
A pedra da macela é um pico situado entre as cidades de Cunha e Parati. Pela estrada Cunha-Parati ela fica na altura do km 65. Tem 1840 metros de altura e um ótimo visual que permite enxergar Angra dos reis, Parati e Ubatuba. A noite as cidades ficam iluminadas e o espetaculo é sem duvida muito bonito. Fiz a trilha sózinho e a pé. Peguei onibus até chegar em Cunha que fica a 1 hora de viagem de Guaratinguetá. A cidade é tranquila e a caminhada é feita na estrada mesmo, mas pode pedir carona também. Chegando ao kilometro 65 (27 km de caminhada partido do centro da cidade) vê se uma entrada para um estrada de terra ( Bairro da Grama ) que leva ao pico. Esta estrad…
Última resposta por vania austen, -
VALE DO GUARATUBA: TRAVESSIA EXPEDICIONÁRIA - Biritiba Mirim x Praia da Boracéia - SERRA DO MAR PAULISTA
por DIVANEI- 0 respostas
- 2.8k visualizações
TRAVESSIA VALE DO GUARATUBA Nossos olhos se entrelaçaram quando as bordas do abismo se apresentou à nossa frente. Cada qual daqueles exploradores modernos se deu conta de que haviam chegado em um caminho sem volta e uma vez tomada a decisão de descer aquele vale gigantesco, estariam por conta e risco. No fundo mesmo, havia meio que um medo estampado no rosto de cada um por tudo que tinha envolvido toda a organização daquela expedição, onde o grupo se esfacelou, com membros desistindo na última hora e dizendo ser impossível tal empreitada. Mas como a vontade de realizar algo é maior do que o medo, mesmo estando diante do maior desníve…
Última resposta por DIVANEI,