Trilhas em São Paulo
Trilhas em São Paulo: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings em São Paulo
592 tópicos neste fórum
-
- 1 resposta
- 7.1k visualizações
Pretendo detalhar as trilhas, viagens e locais interessantes de se conhecer por meio de um simples "diário de bordo", quem quiser tirar dúvidas será um prazer. 😁✌️ Pra acompanhar, ver mais fotos, dar apoio e compartilhar informações segue lá no Instagram ➡️ @guiint ________________________________ Pico do Urubu - Mogi das Cruzes. Como um dos representantes dos sedentários que odeiam correr em esteira de academia, combinei com dois colegas de ver beem do alto a cidade de Mogi das Cruzes e o Mares de Morros da área pelo Pico do Urubu. O trajeto é fácil, seguimos o relato detalhado do http://trekkingetravel.com.br/trilha-pico-do-urubu-mogi-das-cruzes/ …
Última resposta por Marina.reno, -
- 13 respostas
- 3.1k visualizações
Estava vendo esta página da Veja e gostaria de saber se alguém recentemente foi a Paranapiacaba e se recomenda. Será que há alguma interdição do parque por causa da febre amarela? O que gostei deste destino foi o fato de ser de fácil acesso para quem é de São Paulo (só pega metrô, trem e um ônibus).
Última resposta por Renato37, -
- 8 respostas
- 4.9k visualizações
Há tempos venho tentando organizar uma viagem para o RJ, para conhecer as maravilhosas trilhas e paisagens da cidade. A intenção inicial era ir para a Pedra da Gávea, mas após inúmeras desistências e contratempos, acabei indo para o Pico dos Marins. Lugar que eu já tinha na minha lista há um bom tempo mas que pretendia ir um pouco mais pra frente. O Marins fica entre Piquete e Cruzeiro, sendo que o acesso mais fácil para quem vem de São Paulo ou RJ seria a Dutra, pegando a saída 51 que cai na Rod Lorena-Itajuba, a partir de lá as placas facilitarão o trajeto. No site oficial dos Marins podemos ver o mapa mais detalhado do caminho. http://www.marinzeiro.com/…
Última resposta por Luiz Gustavo Pereira dSilv, -
- 3 respostas
- 5.3k visualizações
e ai galera vai mais um rolezinho num total de 3,4km! pedra vermelha situada em SFX a alguns 10 anos atras ja tinha subido a pedra , uma vez por completo e na outra tivemos que voltar pois subindo com facão abrindo a trilha um dog de um brother correndo no mato acabou sendo acertado com o facão bem no meio da cabeça , enrolamos com camiseta e descemos para levar para um veterinario ! agora sozinho resolvi subir novamente !! chegando em Sfx tomar rumo ao bairro st-a barbara , la tem uma placa pedra vermelha !! mais pra frente entra na porteira !! deixei o carro e começei a subir , a trilha esta bem fechada , apenas alguns trilhos de boi !! e toca pra cima …
Última resposta por Robson R., -
- 5 respostas
- 21.7k visualizações
Oieeee Pessoas Cara, quero detalhar esse lugar ao máximo que conseguir, pq sai de lá apaixonada e quero que mais pessoas tenham oportunidade de conhecer essa maravilha. Fiz os dois passeios em um dia , mas caso não tenham pique de dirigir, podem ficar em pousada na região. Os dois atrativos ficam no Parque Estadual de Jacupiranga, na região do Vale do Ribeira na cidade de Eldorado - SP. Cerca de 5 horas de São Paulo, as estradas são bem conservadas e a viagem foi bem tranquila. Começamos pela Caverna do Diabo, e por mais que já tivesse ido em outras cavernas, ela conseguiu me surpreender. Parece que tudo foi esculpido por artistas de tão lindo que é. Tem …
Última resposta por moniik.souzaa, -
- 4 respostas
- 14.1k visualizações
Meus amigos, a viagem desse último final de semana, entre os dias 13 e 15, foi para a cidade de Salesópolis, interior de São Paulo. Tomei conhecimento das trilhas e cachoeiras nessa cidade através de um folheto de uma agência de turismo, que ganhei na última Adventure Fair, num dos stands... A agência tem uma parceria com o hostel da cidade (www.salesopolishostel.com.br), que é conveniado ao Hostelling Internacional. O hostel é muito bom ,simples, organizado e o pessoal te trata hiper bem, muito solícito, brincalhão, faz com que você realmente se sinta em casa. Fomos pra lá na sexta-feira (Eu, Eduardo Umpdy, Francisco Lopes e a Flávia). Saímos do Tatuapé por volta das …
Última resposta por SalgadoSJC, -
(Relato) Trilha das sete praias - 11 dias - BlablaCar e Ônibus - 06/06/2019 - Ubatuba - SP
por Tadeu Pereira- 1 seguidor
- 4 respostas
- 6.3k visualizações
Trilha das Sete Praias - Ubatuba - SP Praias: Lagoinha, Oeste, Peres, Bonete, Grande do Bonete, Deserta, Cedro, Fortaleza. Dificuldade: Fácil Distância: 8,9 km Salve salve mochileiros! Segue o relato desta trilha fantástica situada na região de Ubatuba, litoral Norte de São Paulo onde iniciamos na Praia da Lagoinha que fica a aproximadamente 29 Km do centro da cidade e finalizamos na praia da Fortaleza 27 Km do centro de Ubatuba. A trilha é de nível fácil com poucos lugares de subida e com belas paisagens. Todas as praias contém água potável em nascentes que ficam no início das praias e existem alguns bares nas praias porém como fomos em baixa te…
Última resposta por Tadeu Pereira, -
- 0 respostas
- 1.6k visualizações
PEDRA DO CARMO Anos atrás, procurando por montanhas selvagens, me deparei com essa Pedra. Era um domo abaulado se destacando na paisagem, com um cume pedregoso, um monólito perdido na área rural entre Joanópolis e Piracaia, na verdade, muito mais perdido em lugar nenhum do que pertencente a alguma dessas cidades. Minhas pesquisas me levaram a um sit onde diziam que há muito tempo não se podia colocar os pés no cume porque os fazendeiros da região haviam fechado a passagem e colocado restrições para acessar a pedra, não queriam forasteiros andando por suas terras. Essa fazenda ficaria a não mais de 2 km da Pedra do Carmo e seria mesmo uma ótima opção, um caminh…
Última resposta por DIVANEI, -
- 0 respostas
- 4.6k visualizações
Depois de conhecer a Pedra do Sapo, chegou a hora de me aventurar para o Pico da Esplanada, infelizmente a data escolhida foi bem quando chegou a frente fria a região de São Paulo, ate pensamos em abortar a missão, mas no fim resolvemos seguir em frente com o planeado e encarar os 06 graus que fazia logo pela manhã. Para quem já foi na região, não tem muito segredo, você precisa ir ate o Bairro Manuel Ferreira, em Biritiba Mirim. Para aqueles que vão de ônibus, sai um do terminal Estudantes em Mogi das Cruzes, ele te levará ate o centro do bairro, e dali você vai ter que andar em torno de 03 km ate o restaurante da Dona Maria, indo sentido Pedra do Sapo. P…
Última resposta por rafacarvalho33, -
- 0 respostas
- 1.9k visualizações
Olá, pessoal! Passei dois meses em Ilhabela fazendo voluntariado e as piscinas naturais se tornaram meu cantinho preferido na ilha! Eu amo o contraste da água verde na piscina e azul no mar! Sem contar que a energia lá é incrível! Passo 1: Para chegar lá, basta colocar Piscinas Naturais Ilhabela no google! A entrada fica ao lado desse caminho que aparece (marquei com a seta)! Há estacionamento ao lado por R$10,00 e o ônibus que sai do terminal com destino à Borrifos passa por esse caminho! Passo 2: Essa é a entrada da trilha, não tem sinalização! Mas é só abrir o portão e entrar. A trilha é bem fácil, dura uns 5 minutos e o caminho é reto. V…
Última resposta por Dérik Martins, -
- 0 respostas
- 7k visualizações
Olá, pessoal! Passei dois meses em Ilhabela fazendo voluntariado e as piscinas naturais se tornaram meu cantinho preferido na ilha! Eu amo o contraste da água verde na piscina e azul no mar! Sem contar que a energia lá é incrível! Passo 1: Para chegar lá, basta colocar Piscinas Naturais Ilhabela no google! A entrada fica ao lado desse caminho que aparece (marquei com a seta)! Há estacionamento ao lado por R$10,00 e o ônibus que sai do terminal com destino à Borrifos passa por esse caminho! Passo 2: Essa é a entrada da trilha, não tem sinalização! Mas é só abrir o portão e entrar. A trilha é bem fácil, dura uns 5 minutos e o caminho é reto. V…
Última resposta por Dérik Martins, -
- 1 resposta
- 3.2k visualizações
Olá galera, essa foi nossa segunda trilha percorrida em um espaço de 2 anos, a primeira foi na funicular onde obtivemos êxito sem nenhum problema grave. Agora está trilha que a intenção era de descer pelo rio Mogi deu muito errado. Dia 15/06/2019 recebo a mensagem do meu cunhado, José Roberto me perguntando se eu toparia fazer a trilha que havíamos combinado que seria a nossa próxima aventura, logo topei de pronto, a princípio seria o mesmo grupo que desceu a funicular, porém 2 não puderam ir, então fomos eu o Zé Roberto o Santiago ( filho do Zé) e o Caio ( genro do Zé) esse eu conheci no dia. Marcamos de nos encontrar na estação Brás as 21:00 e seguir pra…
Última resposta por gesiel nunes machado, -
- 1 seguidor
- 8 respostas
- 33.2k visualizações
Dificuldade: Fácil- Categoria 1 Distância: 8,9 km Altitude Máxima: 227 m Circular: A escolher Como chegar Ubatuba está situada no Litoral Norte de São Paulo – SP. Faz divisa ao norte com a cidade histórica de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, e ao sul com Caraguatatuba (SP). Na parte oeste as divisas são com as cidades do Vale do Paraíba paulista, municípios de São Luis do Paraitinga e Natividade da Serra. Para quem vem de São Paulo, duas opções de estradas: 1- Rodovia Dutra ou Ayrton Senna/Carvalho Pinto até São José dos Campos, Rodovia dos Tamoios até Caragua e Rodovia Rio-Santos (sentido Rio de Janeiro) até Ubatuba. 2- Rodovia Dutra ou Ayrton Senna/…
Última resposta por Tadeu Pereira, -
- 0 respostas
- 716 visualizações
Conhecer uma cachoeira no inverno não é das melhores sugestões que eu poderia dar para vocês, mas esse foi um caso especial e vou explicar. Estou fazendo um curso no SENAC chamado Condutor de Turismo de Aventura, e no final do curso temos que realizar um Projeto Integrador e depois de pensar muito, a decisão foi revitalizar a Cachoeira da Graça, sinalizando, limpando e tentando conscientizar as pessoas que frequentam o lugar. Muitos não sabem, mas a Cachoeira da Graça é propriedade privada, fica dentro de um sítio, onde o dono depois de inúmeras tentativas acabou abrindo mão de controlar o acesso. As pessoas literalmente …
- 0 respostas
- 852 visualizações
Olá. busco trilha em São Pedro-SP, com duração curta (2 horas) para um grupo bem heterogêneo. Alguém poderia me indicar?
Última resposta por Marta Padoveze, -
- 4 respostas
- 2k visualizações
De Biritiba-Mirim à Bertioga-SP “ Chafurdados no pântano até o pescoço, cinco criaturas se arrastam na lama, se esgueirando entre camas de jararacas e casas de jacarés do papo amarelo, tentando fugir das desgraças aquáticas proporcionada pela aquela EXPEDIÇÃO que havia partido do Planalto Paulista três dias atrás. A tarde já vai pela metade e já dão por certo ter que dormir dentro d’água e virar comida dos mais terríveis insetos asquerosos que habitam aquele inferno alagado. A resiliência parece já ter tomado a alma de cada um daqueles infelizes, isolados do mundo, sem comunicação nenhuma, largados à própria sorte e fadados a pagar seus pecados antes de se trans…
- 0 respostas
- 983 visualizações
Indo para o inicio da trilha O Parque Estadual Serra do Mar tem em torno de 322 mil hectáres e é a maior reserva de Mata Atlântica, apesar que muito de sua fauna não existe mais por causa da caça desenfreada que ocorre na região. O parque é dividido em 10 núcleos, onde cada um tem diversas responsabilidades na preservação, e uma dessas responsabilidades é regularizar e cuidar das trilhas do parque. Em Bertioga o trabalho ainda não é o suficiente para dar conta da quantidade de turistas que frequentam as trilhas todos os finais de semana, há diversas trilhas na Serra do Mar que precisam de regularização, para assim ter uma sinalização adequada e um…
- 16 respostas
- 40.5k visualizações
Eis o primeiro relato que compartilho com vocês de um bate-volta que fiz ontem (dia 24 de julho de 2010). Não só é o meu primeiro relato como também é a primeira viagem desse tipo que faço. Aqui irei dar referência para facilitar caso alguém resolva subir essa trilha saindo do mesmo ponto de partida que eu (Campinas) ou saindo da estação Estudantes em Mogi das Cruzes, pois sei que embora parte da diversão seja encontrar as coisas, ter informações extras pode servir de incentivo para algumas pessoas tirarem os planos do papel. Chegando lá Pois bem, saí de Campinas em direção a Jundiaí às 6:45 (graças a um atraso do ônibus que "parou para abastecer" por 15 minutos) e c…
- 2 respostas
- 11.2k visualizações
Pico do Queixo D'anta - São Francisco Xavier - SP 30 / 31 de maio 2017 Da primeira vez que fui pra São Francisco Xavier, fiquei sabendo do Pico Queixo D'anta, que fica distante 10 km do centro, e vale lembrar que São Francisco é um distrito de São José dos Campos, interior de SP. O ponto culminante do Queixo D'anta tem em torno de 1700 metros de altitude. Lugar ideal pra um bate-volta com pernoite, ou até mesmo para acrescentar aos outros atrativos em SFX. Então fui eu pra mais uma caminhada em meio a natureza. ---*São Francisco Xavier é um pequeno distrito de São José dos Campos SP e está localizado entre as montanhas da Serra da Mantiqueira. Co…
- 1 resposta
- 1.4k visualizações
E aí pessoal, tudo bem? Estamos de volta, após um longo tempo longe dos gramados decidimos que já estava na hora de viajar e que esta páscoa seria bem diferente, fomos todos para Cabreúva SP, desta vez o local escolhido foi o tão falado Camping Fazenda das Pedras. Nesta acampada tivemos um convidado especial, meu sobrinho Rafael que nunca havia acampado antes e como esperado ele amou. O lugar realmente é lindo, muito verde, ar puro e aquele contato com a natureza. Além disso a estrutura é bem legal, churrasqueiras \ pias por toda parte, piscinas, parque aquático, passeios à cavalo, mini-fazenda e ainda eles oferecem um tour de 40 minutos no trenzinho para conhecer tod…
Última resposta por Portal Hotel Fazenda SP, -
- 5 respostas
- 5.4k visualizações
Tudo começo quando encontrei minha amiga Suzane e falei que estava com vontade de fazer uma trilha e se ela tinha alguma para me indicar que fosse fácil e legal, ela me sugeriu Pedra Grande em Atibaia e Pico do Urubu em Mogi das Cruzes e que ela estava pensando em ir para a Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí se eu não topava ai iriamos em umas 4 pessoas e dividiríamos as despesas me empolguei e topei na hora e já comecei a pesquisar sobre a trilha e todas as informações sobre e ela me mandou umas fotos da “escadinha” encravada na rocha a partir da li já comecei a ver que seria adrenalina pura. Partimos de Itaquaquecetuba “paraíso que residimos ” rumo a São Bento d…
Última resposta por Cintialapa, -
- 17 respostas
- 13.7k visualizações
Data: 17/12/2011 – Local: Rio Grande da Serra – Cachoeira da Fumaça. Integrantes: Bárbara – Jefferson – Leliane– Renata–Patrícia – Valéria. Mês de Dezembro, o clima natalino toma conta dos lares, o espírito de união fica mais forte e a única coisa que aumenta neste mero mortal é na sede por aventura e perrengues, que natal o quê? Eu quero é aventura!. A trip da Cachoeira da Fumaça não é digamos “um perrengue”, podemos chama lá de uma trip light, ‘’para iniciantes’’. Porém o visu é um dos mais fantásticos da Serra do Mar e vale a pena a qualquer aventureiro, trekking , trilheiro, ou termo q preferir, a dar uma chegada até este pico. A trilha se inicia um p…
Última resposta por victor.cirino@hotmail.com, -
Oi pessoal. Essas 2 trilhas fizemos no meio da semana de Sol muito forte. Em 1 dia fizemos a trilha da Praia Grande do Bonete e no outro a do Saco das Bananas. A maioria das praias são de difícil acesso e algumas são literalmente desertas. Esse relato foi escrito juntamente com a Márcia. Fotos dessas travessias: Travessia da Praia Grande do Bonete Essa trilha é muito conhecida dos mochileiros. Muitos a chamam de trilha das 7 praias ou trilha das 7 praias desertas e alguns dizem que dá para se fazer de bicicleta tranquilamente. Levamos um pequeno mapa e algumas dicas que conseguimos na net e lá fomos nós. A saída de São Paulo foi ainda de m…
Última resposta por mauro mendonça, -
- 5 respostas
- 2.4k visualizações
Fala galera, Dia 28/07 fiz a trilha da Pirapitinga que fica dentro do Parque Estadual Serra do Mar. Esse parque é uma enorme areá de conservação por isso eles dividiram em 11 núcleos, sendo um deles o Núcleo Santa Virgínia onde fiz esta trilha. Lá eles tem várias trilhas e até mesmo rafting no Rio Paraibuna (é pago), há três trilhas gratuitas (Pirapitinga é uma das gratuitas) e em todas são feitas com um guia, vocês apenas levam seus lanches porque não tem nenhuma cantina ou algo do tipo por lá. Para agendamento ou mais informações o link http://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/nucleos/santa-virginia/ vale a pena dar um confere galera! A tri…
Última resposta por Luciana Mulareks, -
- 2 respostas
- 3.4k visualizações
EXPEDIÇÃO BRACINHO (Anderson, Dema , Trovo , Divanei , Decio e Régis ) ......................“Aquilo parecia mesmo ser uma estupidez. Não que eu já não tenha feito uma infinidade de coisas estupidas nesses quase 25 anos de aventuras, mas com a idade a gente começa a tentar ficar longe dessas ações que possam nos levar a um acidente do qual talvez não tenhamos mais como nos recuperar. O Daniel Trovo, mestre das insanidades aquáticas, já havia inaugurado o salto, despencando no poço gigante sem jamais ter estado lá, o Dema também confiou nele e se jogou sem nem pensar e até o tio Décio, olha só, já se encontrava no fundo do poço. Nem me pareceu tão alto …
Pessoal, Estive novamente nos Marins e queria deixar aqui um alerta para o pessoal que vai encarar essa "escalaminhada". Infelizmente um cidadão passou pelo Marins algumas semanas atrás e teve a idéia de marcar a trilha com "totens" de tinta florescente amarela... Deixando aquelas pixações na montanha. E para piorar mais ainda a situação, existem marcações erradas levando quem não tem experiência na trilha a se perder. Marcações: Foto por: Bruno SJC Encontramos tanto na subida como na descida muita gente perdida, mais muita mesmo, então fica aqui o alerta. Quem não conhece bem a trilha, contrate um guia e evite o e…
Última resposta por casal100, -
- 3 respostas
- 3.2k visualizações
Se tiver afim de trocar informações, fotos e energias positivas: 💖 - www.instagram.com/guiint Pedra da Macela (1840 metros) • Trilha Fácil • Cunha/Paraty Reunida a galera partimos subir a Pedra da Macela durante a madrugada para ver o céu estrelado enquanto o Sol nasce no horizonte atrás de Angra dos Reis e Ilha Grande. Apesar do frio de 10°C e do ventinho gelado da Serra, a subida íngreme e asfaltada (mas um pouco esburacada) foi tranquila, mais fácil do que a descida, talvez pelo efeito psicológico que andar a noite nos proporciona, ao não vermos o caminho a frente temos a sensação de que o percurso é bem m…
Última resposta por Diogo Rodrigues, -
- 1 resposta
- 840 visualizações
Olá, Pessoal! Alguém teria indicação de trilhas, do nível fácil até o médio (para iniciantes) no Interior de São Paulo (principalmente na região de Campinas/SP)?
Última resposta por Diogo Rodrigues, -
- 0 respostas
- 3.2k visualizações
TRAVESSIA: PICINGUABA x PURUBA .....................Olhos ao mar e uma esperança que parece nunca ter fim. Espectadores somos nós, numa noite agradável à beira da praia de PICINGUABA, simples ouvintes de uma tragédia soluçada por uma mãe e uma esposa que ainda aguarda a volta do filho e do marido que o mar tragou para sempre num longínquo dia de Páscoa. Aquela senhora que cambaleia de bêbada pelos dias que ali estivemos e que às vezes nos fez desdenharmos da sua condição, acabara por nos apunhalar o coração com sua história de vida. A sua narrativa vai nos desconcertando e aos poucos vamos nos tornando passageiros da sua história, sendo levados junt…
- 0 respostas
- 1.7k visualizações
Olá a todos! Já faz uns dois anos desde a última vez que publiquei algo do tipo, mas aqui estou novamente com outro relato/documentário em vídeo. Eu aproveitei os dois últimos dias de 2018 para tentar a Travessia do Rio Branquinho, que é uma trilha através das terras indígenas que ligam a Zona Sul de São Paulo à cidade litorânea de Itanhaém. Eu estou sem computador, então o vídeo saiu bem amador e com uma marca d'água, mas acredito que consegui gravar todas as partes mais importantes da trilha (por exemplo, bifurcações, eu cantando e imitando vozes, trechos em que a travessia é feita através do rio, eu falando sozinho, eu tropeçando, eu nadando e eu xingando moscas e recl…
Última resposta por Sky Nomad,