Trilhas em São Paulo
Trilhas em São Paulo: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings em São Paulo
592 tópicos neste fórum
-
- 25 respostas
- 5.6k visualizações
Depois de vários feriados e fim se semanas trabalhando direto estava precisando me desligar um pouco da tomada e dar uma folga para mim mesmo, como estava sem caminhar nem para ir à padaria perto de casa resolvi fazer um trekking, cheguei a marcar a com o amigo Mario do RJ em fazer a travessia Marins x Itaguaré porem o tempo não ajudou e posteriormente nossas agendas não bateram. Depois de alguns fins de semana chuvosos, vi que a previsão estaria relativamente boa para o fim de semana do dia 10 e 11 e resolvi ir para a Pedra da Mina, comecei a pesquisar e pegar algumas informações com a Cris e com o Bruno SJC. Depois das informações e carta pesquisadas resolvi chamar algu…
Última resposta por nnaomi, -
- 41 respostas
- 7.2k visualizações
pics http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/109/109 TRAVESSIA LAPINHA - CIPÓ: NOVA ROTA ATRAVÉS DO ESPINHAÇO Inserido no município de Santana do Riacho, o vilarejo da Lapinha descobriu sua vocação trilheira com o “boom” de sua travessia mais ilustre, q o interliga a Tabuleiro. Entretanto, são inúmeros os caminhos q circundam o pacato arraial, situado a 140km de BH. Se indo pra leste temos a notória pernada rumo Tabuleiro, pro norte temos duas travessias menos conhecidas q desembocam nos arraiais de Fechados e Congonhas do Norte. E pro sul? Pois bem, aí temos a Lapinha-Cipó, pernada árdua de 4 dias q totaliza em torno de 60km atravessando o miolo da imponente Ser…
Última resposta por haole, -
- 3 respostas
- 4.6k visualizações
pics http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/14/14 "OBÊ-OPÊ", A TRAVESSIA DA INCONFIDÊNCIA Foi qdo meu gde amigo da OBB, o Bastos, sussurrou uma possível travessia pela Serra de Ouro Branco, no Espinhaço, q surgiu a semente desta caminhada; mas o estopim mesmo foi constatar - após estudar mapas e pesquisar na net - q esta pernada era bem comum durante o "Ciclo do Ouro", pois se localiza num trecho q serviu de palco natural às cidades ao redor, durante a Inconfidência Mineira. Coincidência mais q oportuna, tomamos o feriado de Independência pra percorrer este trecho histórico, saindo de Ouro Branco ate atingir Ouro Preto, cortando as montanhas mineiras em 4 dias m…
Última resposta por heka, -
- 12 respostas
- 4.4k visualizações
[t1]E ela quaaaase chegou no cume do Marins... Sem Limites Trip[/t1] Algumas pessoas guardam na memória paisagens que completam ricas lembranças da sua vida. As minhas paisagens prediletas remetem diversas vezes há um caminho muito percorrido, rumo as chamadas Terras Altas da Mantiqueira. Sempre que pegava a Rod. Pres. Dutra, pra visitar os avós e tios durante a infância, e ainda hoje pra visitar os pais também, que se bandearam há alguns anos pro lado de lá da serra, quando a rodovia se aproximava da cidades de Lorena e Cachoeira Paulista, não havia outra coisa mais interessante no mundo pra mim do que olhar aqueles enormes maciços rochosos, como se a serra inte…
Última resposta por Catarina Macabea, -
- 2 respostas
- 1.8k visualizações
pics http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/112/112 O Garrafão Nebuloso de Mogi Quando estivemos no alto da Pedra da Esplanada poucos meses atrás, outra pedra vizinha nos despertou bastante o interesse pelo seu contorno gracioso e arredondado, detentora de um cume projetando-se mais além e acima de um enorme paredão rochoso. Sim, era o Pico do Garrafão, mas não àquele da Serra dos Órgãos (RJ) ou o de Itamonte (MG). Era o seu modesto homônimo de Mogi das Cruzes (SP) q desta nos chamava até seu largo topo através de sua majestosa face sudoeste repleta de musgo, gramíneas, bromélias e mata nebular, quase mil metros acima do nível do mar. Maldita cachaça! …
Última resposta por Cacius, -
- 0 respostas
- 2k visualizações
Fiz esta viagem já faz algum tempo, em outubro de 2008, mas acabei não postando aqui. O Pico dos Marins é o mais alto que fica inteiramente dentro do Estado de São Paulo. Ele perde para o Pico da Mina, por exemplo, que fica entre SP e Minas Gerais. O Pico tem 2420 metros de altura, e fica no município de Piquete. O acesso até o início da trilha é fácil e pode ser feito por qualquer carro. Para chegar de São Paulo até o Pico dos Marins: Dutra - Saída 51 BR 459 - Passar por Piquete e logo depois (menos de 1km) pegar a estrada José Rodrigues Ferreira à direita, para chegar à Vila do Marins. Passando o portal de Marmelópolis, logo a direita é o acampamento base. Já …
Última resposta por rsfreitas, -
- 6 respostas
- 5.9k visualizações
Passei uma semana louca correndo atrás de uma cargueirinha de 30-35l.. enfiei na cabeça que precisava de uma mochila melnor para encarar trips de fds sem o peso extra da minha Air Contact 55+15 (que aliás nunca ficou cheia). Como boa brasileira que sou, acabei deixando pra escolher no último momento: sexta feira, 5 da tarde e eu saio correndo do trabalho. Peregrinação por SP: saí da Vila Olímpia, fui até a Arco e Flecha na Lapa comprar o saco de dormir, depois Pé na Trilha comprar a mochila no Paraíso, Decathlon do Morumbi para uma lanterninha de cabeça mais básica e finalmente pra casa tomar banho e enfiar tudo na mochila. Resultado: 11 da noite eu saindo de casa sem arr…
Última resposta por Wéll Bericat, -
- 5 respostas
- 3.2k visualizações
salve!!!! olhando a previsão do tempo o feriado não ajudava muito!! fiquei em casa marcando , ja na sexta a noite olhei a previsaõ e uhuuuuu 5%de chance de chuva ai ja animei , mas agora ir pra onde?acordei 6hs de sabado falei com minha esposa se ela queria ir fazer um trekking , por causa do frio ela não se animou , peguei o tel e liguei pro brother TC e falei ow vamo subir a mina o TC nem pensou topou ai falei daqui 30 min chego ai arruma a mala pegamos o carro e fomoss rumo a Passa Quatro mas preciso pedra da mina!Entramos na estradinha de terra que leva ate a fazenda serra fina a tava um barreiro a caranga ia de lado heheehe!! ate que chegamos no bairro do paiolinh…
Última resposta por ROTA da AVENTURA, -
- 14 respostas
- 17.8k visualizações
Fala pessoal, tudo bom? Esse relato é sobre a viagem que fizemos na ultima sexta, 20/11/2009, feriado da consciência negra em São Paulo e em algumas cidades da grande São Paulo, o que possibilitou que Naty, Dani e Gota pudessem acompanhar minha namorada Juliana e eu a São Bento do Sapucaí, pra subirmos a Pedra do Baú. Durante toda a semana, consultando 2 sites de meteorologia vi que na melhor das hipóteses teríamos um feriado de “trovoadas esparsas”, mas ok, uma coisa que aprendi na prática é que as previsões costumam estar erradas quando eu consulto, e dessa vez não foi direfente! 7 da manhã saímos da frente da casa da Ju, onde havíamos combinado de encontrar o p…
Última resposta por Wéll Bericat, -
- 0 respostas
- 5.3k visualizações
Resolvemos conhecer umas montanhas e cachoeiras na Juréia e da estrada da banana que leva até a cidade de Iguape e apesar de tomarmos muita chuva mas muita mesmo rsrs foi show. Mais um belo passeio espero que gostem galera! Comentarios sao muito bem vindos..Abçs..(RICO). Chegamos em Iguape guardamos as tralhas tocamos para o centro desbravar rsrs. Os doidos rs. Já na estrada que leva à Juréia. Paisagens no caminho. Olha a dupla dinâmica rs. Portal da cidade de Icapara. Marcando presença. Hehe a sassa enfrenta qualquer parada rsr. As gurias aguardando a balsa para chegarmos na Juréia. Uma balsa encalhada c…
Última resposta por msf.RICO, -
- 0 respostas
- 7.5k visualizações
No dia 28/Dez fomos conhecer a cachoeira Guaxinduva que fica em Cabreúva e aproveitamos para visitar o centro da cidade que por sinal muito limpa e agradável segue as fotos galera. RICO deseja à todos uma semana show de bola!!! Estou adorando os relatos deste site pois a galera e muito animada. Estrada de primeira. Olha a sassa no reflexo do óculos. Minha guria na sassa. Mais uma parada para curtir o visual. Fazenda de pedra antes de Itu. Linda paisagen. Uma da galera. Em Cabreúva. No centro da cidade. Mais uma com a patroa. Na estrada sentido à cachoeira. A duplarsrs. Estradinha de terra q…
Última resposta por msf.RICO, -
- 1 resposta
- 1.6k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/103/Pedra_da_Esplanada MARATONA ATÉ A PEDRA DA ESPLANADA A Pedra da Esplanada é um enorme domo rochoso cuja longa e abaulada crista se espicha no sentido leste-oeste 1050m acima do nível do mar, elevando-se acima das encostas verdejantes da Serra do Mar ao sul de Biritiba-Mirim, limite municipal de Mogi das Cruzes. Pouco conhecida e com belíssimo visual, alcançar seu cume não demanda nem uma hora de pernada tranqüila. Contudo, chegar à base da montanha sim q é relativamente complicado por se situar dentro do emaranhado de “estradas-de-chão” do enorme reflorestamento pertencente à Suzano Papel & Celulose, onde raramente c…
Última resposta por Cacius, -
- 3 respostas
- 6.9k visualizações
Eaeee Mochileiros ... Pilhado ja por fazer uma outra trip, conseguir agitar uma galerinha pra fazermos um bate e volta em Campos do Jordão, a ideia principal era ir somente no Bauzinho, ai lendo uns relatos aqui no mochileiros, vi um relato da negrabela em que eles conheceram o complexo do Bau inteiro, ache legal a ideia e ate entrei com contato para pegar mais detalhes ... Então ideia firmada agora era so achar os loucos, ligação pra ca pra la ... e conseguimos fechar um carro ... um com medo de altura ... outro q odeia mato ... mas fomos ... rumo ao Bauzinho e Pedra do Bau aUHAuaH O Complexo do Bau é composto por 3 principais formações rochosas basicas: …
Última resposta por Fábio Borges, -
- 10 respostas
- 22.3k visualizações
Estou morando em São Paulo capital a pouco tempo e gostaria de roteiros para trekking perto daqui. Já fiquei sabendo de serras aqui perto, mas o pessoal disse que tem perigo de assalto. Eu nunca fiz trekking antes. Mas se possível, gostaria de dicas para trekking de menos de 1 dia e também para dormir em barraca no caminho. Tem alguém que costuma fazer isso em locais próximos de SP?
Última resposta por Cris*Negrabela, -
- 16 respostas
- 22.7k visualizações
[t1]Relato: Travessia Oeste-Leste Ilha Bela[/t1] Ilhabela – São Sebastião - SP. Duração: 4 dias Eu (Lauro Junior) e Murilo, somos duas pessoas que gostamos muito de viajar. Somos adeptos do trekking e temos uma paixão pelo mergulho livre. Incluímos IlhaBela em nosso roteiro de viagens pois seria uma possibilidade de juntarmos o trekking com o mergulho em um local não muito distante de nossas casas. Sexta-feira, 27 de Março de 2009. Após um dia cansativo de estudos eu, Lauro Junior, me encontro com meu querido amigo Murilo por volta das 22:00h. Carregamos o carro com as mochilas cargueiras, desnecessariamente pesando e…
Última resposta por Murilo Campos, -
- 4 respostas
- 8.7k visualizações
Olá galera!! Coloquei no meu blog um relato sobre a trilha que fiz no sábado. É a chamada Trilha das Cachoeiras de Ribeirão de Itú, também conhecida como Travessia Salesópolis-Boiçucanga. Quem quiser, mande sua dica ou sugestão!! Abraços, Rodrigo
Última resposta por MarciMinerva, -
- 0 respostas
- 1.8k visualizações
Bom era domingo, 04 de outubro 2009 ,pedalei de Itaquera até Mogi das Cruzes , fui até depois da Fábrica de Papel Suzano, onde tem uma placa que fala Limite de Municipio entre Suzano e Mogi das Cruzes , passei a placa e parei numa lanchonete e voltei. Eu só não fui adiante por que parei para assistir a uma etapa do Campeonato de Moto-cross em Suzano,foi a etapa do Enduro dos Campeões de Cross que aconteceu em Suzano. Demorou para acabar. Fiquei no meio da competição apreciando a contenda das feras, foi demais e tirei algumas fotos de celular mesmo, o total desta pedalada, 60 km (veja rota no Google Maps) ida e volta, pois pedalei pelo parque também .O evento batizado de…
Última resposta por solobom, -
- 4 respostas
- 3.4k visualizações
BATE-VOLTA NO VALE DO QUILOMBO Não deu nem 2 semanas de ausência de Paranapiacaba q não resistimos à tentação de lá retornar p/ perscrutar outros rincões perdidos na mata q haviam deixado vastas possibilidades de nossa incursão anterior. Se naquela oportunidade havíamos apenas arranhado superficialmente as encostas verdejantes da Serra do Quilombo, desta vez a intenção seria descer de fato às corredeiras e poços do rio q lhe emprestam o nome. Isso resultou num árduo bate-volta, porém adrenado e bem gratificante. Afinal, não é qq um q tem joelho p/ descer (e subir, posteriormente) os quase 800m de desnível q separam o planalto da famosa vila inglesa e o sertão verde q …
Última resposta por marcosplf, -
- 3 respostas
- 3.8k visualizações
Eram 2:15h da manha, o dia estava começando e a ansiedade antecipou o despertar em 15 minutos... Banho tomado, desjejum feito... ...só uma checagem rápida na lista da viagem, pra ver se o tempo passava. 3:20h, pé na estrada! Mal sabia que começava a maior aventura pela qual já passei. Transito tranqüilo, em menos de uma hora trocamos as luzes da cidade pela escuridão da rodovia, uma reta a se perder de vista, ainda mais a noite. Momento da Serra, atenção redobrada, dia amanhecendo, Mineiro se negando a assumir que é sambista mas cantando sem parar as musicas do Cartola.... ....e nós, Fabi, Kokus, Gota e eu... ...os “rockers” sabíamos todas as letras de cor... (Sim, s…
Última resposta por mgodoi.milan, -
- 2 respostas
- 7.4k visualizações
Boa noite galera! No ultimo dia 15/11 eu mais 2 amigos fizemos nossa viagem de jeep até São Francisco Xavier/SP, e no dia 16 fomos para S. Bento de Sapucaí/MG. 1 º Dia - Saindo ás 6:00 de São Caetano, pegamos a Rod Pres. Dutra(BR-116) e após a Rod Helio Smidt(SP-019) até chegar em Nazareth Paulista. De lá como queriamos fazer o caminho por terra, o que é uma boa pra quem curte estrada de terra, procuramos pelo bairro do pião, chegando lá apenas por terra, não há estrada asfaltada, um bairro muito humilde e como sempre com a hospitalidade sem igual do interior. Lá nos informamos da estrada que deveríamos seguir e assim começamos nossa aventura. A es…
Última resposta por Gustavo_SP, -
- 0 respostas
- 3.4k visualizações
Relato Pedra da Bacia Saímos na sexta a noite em direção a Formoso, bairro de São josé do Barreiro. O grupo era Ronald, Nelson, Roberta e eu. Pernoitamos na pousada homônima por R$25 com direito a um café da manhã. Planejávamos subir a Pedra da Bacia, o ponto culminante da Serra da Bocaia, com seus 2095m. No sábado logo cedo, arrumamos as mochilas e fomos em direção a Pousada Fazenda da Barra onde deixamos o carro e a partir daí subimos a pé por mais 2 horas até a úlitma casa da vila, sempre por estrada de terra mal conservada. A partir da última casa pegamos a trilha que saía próximo ao poste de iluminação também subindo em direção ao …
Última resposta por rodrigoschemes, -
- 0 respostas
- 5.8k visualizações
primeiro de maio, feriadão. ficaria eu mais uma vez em são paulo, mas surgiu umconvite para uma trilha em paranapiacaba. havia mais de 20 anos que não punha os pés por lá. da última vez, eu ainda fui de trem até paranapiacaba. por hoje, tivemos que pegar o trem apenas até rio grande da serra, e pegar então um ônibus. o convite se formalizou ontem à noite. cheguei em casa e arrumei a tralha na pochete, pois seria uma trilhinha de um dia apenas, como de fato foi. o convite partiu de uma aluna, a raabe, e iriam também o namorado e um outro amigo. o fato é que eu estava lá pelas 6:40 já na estação santo andré, nosso ponto de encontro, mas o restante apareceu apena…
Última resposta por ogum777,