Trilhas em São Paulo
Trilhas em São Paulo: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings em São Paulo
592 tópicos neste fórum
-
TRAVESSIA LAGAMAR: Cananeia-SP à Paranaguá-PR - Pai e filha pela vastidão dos mares do sul. 1 2
por DIVANEI- 12 respostas
- 5.7k visualizações
TRAVESSIA LAGAMAR: De Cananéia-SP à Paranaguá-PR ....................... Ela vai à frente. Cabelos coloridos ao vento. Desfila feito um cisne e os passos são firmes e decididos, mesmo com os pés carcomidos pela areia da praia. Quando partimos a quase três dias atrás, eu tinha minhas dúvidas se ela chegaria ao fim dos quase 60 km de caminhada, mas não só chegou, como pulverizou minhas desconfianças. Às vezes ameaça correr como quem vai agarrar as garças e outros pássaros que bicam uns olhos de uns peixes à beira mar. Atrás vou eu, já homem de meia idade, 46 anos, dor nas costas por carregar uma mochila abarrotada de tranqueiras de acampamento. Contento-me em olhar min…
Última resposta por pmichelazzo, -
- 1 seguidor
- 5 respostas
- 1.1k visualizações
Oi Galera, Tô novo em SP e tentando apreder lugares pra sair e fazer trilhas. Tô vindo lugares como Cantareira, Jaraguá, PESM e, guajará, Paranapiacaba. Com Paranapiacaba é correto que andando sem guia é proibido, vai ter multas, e possivelmente assaltos? Com PESM preciso reservar com o parque e as trilhas parece mais cortas? Tem algum recomendações dos outros lugares? Moro na zona oeste e posso alugar carro. Tenho muito experiência com navegação, trilhas longas e difíceis etc. muito grato!
Última resposta por Crom, -
- 2 seguidores
- 1 resposta
- 2.6k visualizações
Resumo: Itinerário: De Sertãozinho a Águas da Prata Distância Aproximada Entre Origem e Destino pelo Mapa do Caminho da Fé: 254 km Distância Aproximada Percorrida Incluindo Passeios e Adicionais: 340 km Período: 31/01/2022 a 13/02/2022 (14 dias) Gasto Total: R$ 975,70 Gasto sem Transporte de Ida e Volta: R$ 865,70 - Média Diária: R$ 66,59 Ida: Viagem pelo BlaBlaCar de São Paulo a Ribeirão Preto por R$ 60,00, com Anderson Luiz dos Santos (excelente motorista). Volta: Viagem pelo BlaBlaCar de São João da Boa Vista a São Paulo por R$ 50,00, com Jéssica (excelente motorista). Paradas: 31/01-01/02: Sertãozinho 02/02: Dumo…
Última resposta por StanlleySantos, -
PETAR 2022
por monica_m- 5 respostas
- 1.2k visualizações
Olá, pessoal, tudo bem? Pesquisando um pouquinho sobre o PETAR, entendi que é obrigatória a contratação dos monitores locais para andar pelo parque, mas também existem agências de turismo que montam roteiros diários. É isso mesmo? Ainda estou começando a pesquisar, mas se alguém foi recentemente para lá e pudesse compartilhar suas experiências, agradeceria muito. Vale mesmo a pena contratar agências? O que dá pra fazer sem elas? O parque é realmente muito grande, então sei que a pergunta é genérica, mas, por isso, qualquer contribuição é bem-vinda Brigadão!
Última resposta por pmichelazzo, -
- 1 seguidor
- 2 respostas
- 618 visualizações
Fala pessoal, tudo certo? Estou me programando pra fazer uma travessia lá no Parque do Itatiaia no dia 26 e 27 deste mês (fevereiro), conforme roteiro abaixo. 1º Dia - Subida ao Pico das Agulhas Negras e início da travessia. 2º Dia - Continuação da travessia e seu término. Ainda estou pra decidir qual será a travessia, se iremos fazer a Travessia do Rancho Caído ou Travessia da Cerra Negra, como a ideia é acampar, muito provavelmente vamos fazer a do Rancho Caído. O ponto é que falei com alguns condutores e o pessoal tá metendo a faca, cobrando 200 por pessoa + 150 pra levar lá no Pico das Agulhas Negras. Eu já fui no parque mas fiquei só na par…
Última resposta por murilloco, -
- 17 respostas
- 28.8k visualizações
Dando prosseguimento as explorações na região de Campinas, relato abaixo trilha que parte do seu ponto culminante. TRILHA CAMINHO DAS CABRAS Quando estou de bobeira, sem nada pra fazer, pego minha filha e minha barraquinha e vou acampar no Pico das Cabras. Para quem não conhece ou é de fora da região metropolitana de Campinas, o Pico das Cabras é o ponto culminante do município, com 1.100 m de altitude e se localiza no distrito de Joaquim Egídio, lugarejo pacato, cercado de muito verde e pequenas montanhas. Para alcançar a montanha basta pegar a estradinha em direção ao observatório de Cap…
Última resposta por Joao rodolfo, -
- 21 respostas
- 18.5k visualizações
Oi pessoal. Aqui é um relato da subida desses dois picos, localizados em Ilhabela. Estavam comigo a Márcia, o Jorge Soto e o Eric. Os 2 picos fizemos em 3 dias (01, 02 e 03 de Novembro). Tivemos sorte porque pegamos dias de muita chuva, mas que só ocorriam durante a noite. Durante o dia a caminhada era sempre com Sol castigando. O acesso ao Pico do Baepi é por trilha bem demarcada e sem problemas de navegação. Já o acesso ao Pico São Sebastião é bem mais difícil. Em vários trechos a trilha se fechou, por isso não recomendo para qualquer pessoa. Fotos da subida desse dois picos + imagens do Google Earth: Alguns dias antes do feriado de Finado…
Última resposta por Adriano rosendo, -
(Relato) Trilha da Praia do Bonete - Ilhabela - São Paulo - BlablaCar, Ônibus e Barco - 13/09/2021
por Tadeu Pereira- 1 seguidor
- 2 respostas
- 3.8k visualizações
Trilha da Praia do Bonete - Ilhabela - São Paulo Praias: Praia do Bonete, Buraco do Cação e Praia das Enchovas Cachoeiras: Cachoeira da Laje, Cachoeira do Areado e Cachoeira do Saquinho Dificuldade: Média Distância: 15 km Salve salve mochileiros! Segue o relato desta famosa trilha situada em Ilhabela no litoral Norte de São Paulo, iniciada na parte sul da ilha a aproximadamente 9Km da balsa entre São Sebastião e Ilhabela. A trilha é de nível fácil/moderado com muitas subidas e descidas na maior parte caminhando dentro da mata, passando por três lindas cachoeiras, com alguns mirantes e sempre caminhando com o som do mar. Part…
Última resposta por Tadeu Pereira, -
- 7 respostas
- 2.3k visualizações
A região do Complexo do Baú é uma das mais conhecidas de toda Serra da Mantiqueira, situada próximo a Campos de Jordão e São Bento do Sapucaí. A região atrai milhares de turistas ao ano, que procuram desde o turismo convencional até ao turismo de aventura. O Complexo do Baú é uma grande formação de rochas de 360 m de altura, 540 m de comprimento, com encostas de até 180 m de altura. Ele é formando por três montanhas: a Pedra do Baú (1.950 m), A pedra do Bauzinho (1.760 m) e a pedra da Ana Chata (1.670 m). A Pedra do Baú no centro, ao lado esquerdo da foto,…
Última resposta por casal100, -
- 6 respostas
- 2.2k visualizações
Oi Pessoal, Preciso de um auxilio! Eu gostaria de estar fazendo trilhas e acampamentos, porém eu sou completamente leigo no assunto. Gostaria de saber se alguém pode me dar algumas dicas para estar começando?
Última resposta por ekological, -
Salve salve mochileiros! Segue o relato com algumas dicas para fazer uma bela trilha de nível médio onde irão encontrar duas grandes cachoeiras, uma bela floresta, uma natureza fantástica bem perto da cidade de São Paulo e de baixíssimo custo. --> 15km ida e volta (Iniciando a trilha na balança no Km77) --> Passagem metrô/trem/ônibus R$17,30 --> Nível de dificuldade: DIFÍCIL (trilha com várias bifurcações) Partida - 18/02/19 - Partida 08:00am - São Paulo x Mogi das Cruzes x Biritiba Mirim (Serra do Mar) - Metrô e Trem R$4,30 - Ônibus R$4,50 Partindo de São Paulo do bairro Perdizes Zona Oeste, peguei o Metrô na est…
- 8 respostas
- 7.3k visualizações
TRAVESSIA DO VALE DA PREGUIÇA “ Vejam só meus amigos, onde esta jornada veio nos trazer. Estamos em um lugar que nem 500 anos de devastação de um dos biomas mais espetaculares do mundo, conseguiu ser aranhado. Esse é o coração da Mata Atlântica e a chegada a este cenário marca também a metade da nossa conquista. A paisagem é arrebatadora e sentados ali em uma grande rocha, de frente para aquela monumental cachoeira, em um lugar menos visitado que o solo lunar, nos sentimos privilegiados por estarmos em um local tão intocado e selvagem. E é nesse local mágico que escolhemos para botar em pratica nosso projeto ainda inédito no Brasil, inspirados nos livros de c…
Última resposta por marcelo desbravador, -
- 2 respostas
- 6.9k visualizações
Travessia feita entre dias 24 e 25.08.2019. Todos as fotos estão em: https://photos.app.goo.gl/66XjHffMpRPdHuqA8 - Introdução - Tempos atrás, tinha ouvido falar que na região de Jundiai tinha a Serra do Japi que outrora cheguei a tentar uma investida, mas sem sucesso. Isso pq é proibido o acesso as trilhas em boa parte da Serra. Mas nunca imaginei que na cidade vizinha, Varzea Paulista, houvesse uma simpática serra com um belo visual e 3 picos com facil acesso e sem restrições. Um amigo me falou de uma tal Serra da Mursa e como chegar lá. E é claro que fui conhecer em um reles batevolta sem muita pretenção de ver algo lá "grande coisa". Mas acabei me …
Última resposta por Elis Elis, -
- 1 seguidor
- 7 respostas
- 1.5k visualizações
Boa noite, gosto de trilhas e camping, não sou super em nada, procuro grupo ou pessoas que tem o mesmo objetivo, cansei em entrar em grupos de whatsapp, pois todos parecem tipo "segue o líder", baba ovo dos adms, cansei, faço algumas e sempre acampo sozinho, mas algumas é essencial companhia, e além de ser essencial a companhia é sempre bem vinda.
Última resposta por Tauane Ferreira_, -
- 6 respostas
- 955 visualizações
Galera, sou da região do ABC Paulista e gostaria de dicas de destinos para curtir um pouco da natureza e trilha no incio de junho . Estou fugindo de aglomerações... Por enquanto viajo sozinha, mas se souberem de grupo pra fazer a trilha ou dividir despesas, estou dentro
Última resposta por CARIOCA RODOLFO, -
- 3 respostas
- 5.2k visualizações
Quando fui fazer a trilha para a Cachoeira da Pedra Furada, no retorno a São Paulo, conheci muitos viajantes que tinham ido para a famosa Pedra do Sapo, desde então fiquei com essa vontade na cabeça, até que no último final de semana resolvi conhece-la. Pedra do Sapo A Pedra do Sapo fica no município de Biritiba Mirim, na grande Mogi das Cruzes, e fica apenas 80 km do centro de São Paulo, então um destino perfeito para fazer um bate volta de final de semana. - Como chegar Dá para chegar lá de carro ou ônibus, para quem vai de ônibus, a caminhada é maior, já que o centro do bairro de Manoel Fer…
Última resposta por dennisbrasil, -
- 4 respostas
- 1.1k visualizações
Vou acampar em algum mato qualquer em volta da cidade de São Paulo, mas tenho medo de passar alguém e mexer comigo, tem dias de onde eu posso acampar sem isso ser um problema?
Última resposta por _Umpdy, -
- 1 seguidor
- 5 respostas
- 3.7k visualizações
Para quem gosta de trilhas praianas segue o breve relato: Às 5:30h o som do alarme ecoa pelo quarto, me desperto e arrumo a mochila desfeita desde o dia anterior. O objetivo do dia é cruzar a Ilha Comprida desde a Balsa até o Posto do Corpo de Bombeiros, totalizando mais ou menos 49,5 km, de acordo com medição realizada pelo programa de um famoso site de pesquisa. Às 6:00h, em ponto, já estava na praça de Cananéia à espera da 1º balsa com destino à Ilha Comprida. Havia cerca de 10 pessoas aguardando o embarque, o único turista era eu. Ainda escuro, as correntes foram abertas e todos embarcaram, sem cerimônias. Passados 2 minutos, as correntes foram levantadas e inici…
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
VALE DO ITAMAMBUCA Aquele foi um duro golpe na minha carreira de Explorador Selvagem. Pela primeira vez em anos estudando mapas, eu não conseguia chegar há lugar nenhum. Foi mesmo uma madrugada perdida aquela, fui dormir frustrado pela minha incompetência para encontrar uma rota que pudesse nos levar às nascentes do rio Itamambuca, no Litoral Norte Paulista. Aquele era um rio perdido, uma nascente que possivelmente nasceria num fim de mundo inacessível ou pelo menos, com uma rota inviável pelo tanto de dias que sempre despúnhamos para essas expedições. Partindo do último ponto que era possível avistar o rio no mapa de satélite, o lugar habitado mais per…
Última resposta por DIVANEI, -
- 0 respostas
- 1.3k visualizações
Olá, pessoal! Estou criando este post com o intuito de divulgar um lugar mágico, ainda desconhecido de muitos, trata-se do Petar - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira. São diversas cavernas e cachoeiras localizadas nos municípios de Iporanga e Eldorado, ambos em SP. Deixo os contatos de dois guias ótimos, Silnei e Olavo, que nos ajudaram na aventura. São moradores da região, que é formada por comunidades quilombolas, que amam o que fazem e transmitem isso a quem participa da trilha. O que se vê nas fotos e vídeos não representa nem a metade do que se vive lá, cada dia é uma surpresa/sensação/dificuldade diferente. Vale mto a pena conhecer! Confiram tb no l…
Última resposta por Robson_A1, -
- 0 respostas
- 1.2k visualizações
TRAVESSIA SACO DAS BANANAS 360 Quase 25 anos atrás, quando pisei pela primeira vez na Travessia do Saco das Bananas, eu ainda era um jovem iniciante, pesava quase meio quilo a menos do que peso agora, num tempo em que internet inexistia e as fotografias eram em maquinas yashica de 36 poses. O mundo era outro, a atividade de aventura era renegada a meia dúzia de esforçados, gente que foi ganhando conhecimento aos poucos, meio que na tentativa e erro, transformando frustações em experiências. Essa tal travessia era só conhecida pelos caiçaras e poucos locais, num litoral isolado e desprovido de gente. Na época, tive como companhia, minha esposa, a irmã de…
- 2 respostas
- 1k visualizações
- 2 respostas
- 1.2k visualizações
VALE DO GUAXINDUBA Naquela madruga choveu. Choveu como há tempos não chovia e eu estava feliz por estar numa cama quentinha, abrigado em baixo das cobertas e ficava pensando quem seria trouxa de sair para fazer trilha com um tempo daqueles, mas não demorou muito para a realidade ser jogada na minha cara. - Diva, acorda, já passa das 4 da manhã, hora de partirmos. Levantei-me imediatamente. Pulei para dentro da minha calça e da minha bota e me pus pronto para a aventura, mesmo sabendo que com aquele tempo horrível, teria sido melhor ter continuado dormindo. Mas bastou um gole de café, para que minha alma voltasse nov…
- 2 respostas
- 1.5k visualizações
Travessia Cuscuzeiro x Forquilha- De Paratí ao Patrimônio (Vagner, Thiago, Divanei, Trovo e Tomaz ) Todos em fila indiana. Cabeças baixas, passos lentos e olhares laterais. Respiração presa e movimentos friamente calculados a fim de não irritar nenhum índio. Na hora me lembrei do Alemão Hans Staden, que quase foi devorado pelos índios Tupinambás quando foi capturado nessa região, 500 anos atrás. Agora não era o caso, mas mesmo assim, estávamos apreensivos com aquela situação. Atrás de nós, uns 30 índios nos seguiam, enquanto um que parecia ser o líder, nos dizia desaforos impronunciáveis a fim de mostrar poder e, se a intenção dele era…
- 1 seguidor
- 17 respostas
- 8.1k visualizações
Saco das Bananas - Ubatuba / SP Mais de 5 horas pra descer a Tamoios e começar a caminhada. O grupo completo era de 9 pessoas e assim fomos andando em meio a muvucada praia de Caçandoca já em Ubatuba, todos nos olhando como se fosse loucos com aquelas mochilonas pesadas nas costas e botas enormes andando pelas areias fofas e o sol escaldante. Na verdade loucura era ficar nessa farofada toda, virando camarão e escutando axé e funk e mergulhando no meio de um mar de gente. Na praia de Caçandoca fomos até o cantão direito, subimos as pedras e já estávamos na trilha que dava na Caçandoquinha e continuando logo bifurcava e escolhemos ir pelo costão pra aproveitar mel…
- 1 seguidor
- 10 respostas
- 11k visualizações
Diferente do que aparenta ser, e do que muitos pensam, o Vale da Morte não tem esse nome por ter acabado com a vida de muitos que se aventuraram por suas fendas estreitas e perigosas. O nome, como um estigma, vem sido mencionado com veemência desde a década de 80, quando o Pioneirismo do Polo Industrial chegou no Brasil e se instalou na parte baixa da Serra do Mar, mais precisamente em Cubatão, produzindo fumaças tóxicas, colorindo e aromatizando o ar com uma névoa permanente, densa e venenosa, pairando naquele lugar. Com isso, a fauna e flora local ia sendo trucidada pelo desmatamento desenfreado, que abriu uma gigantesca clareira na floresta, para posteriormente, fincar…
- 1 seguidor
- 13 respostas
- 56k visualizações
Salve salve mochileiros! Segue o relato com algumas dicas para fazer uma bela trilha onde irão encontrar algumas maravilhosas cachoeiras, belas paisagens e uma natureza fantástica bem perto da cidade de São Paulo e de baixíssimo custo. Ida - 10/09/18 - 05h00min - São Paulo x Rio Grande da Serra x Paranapiacaba - Metrô e Trem R$4,00 - Ônibus R$6,90 Partindo de São Paulo do bairro Perdizes Zona Oeste, peguei o Metrô na estação Vila Madalena (linha verde) até a estação Paraíso (linha Verde x Azul) para baldear para a linha vermelha seguindo até a estação Sé (linha Azul x Vermelha) onde peguei para a estação Brás (linha Vermelha), para finalmente p…
- 1 resposta
- 2.3k visualizações
MONTÃO DE TRIGO Deitado naquele caiaque de plástico amarelo, vejo o céu qualhado de estrelas, enquanto ele roda sem rumo, num vai e vem de ondas que sobem e descem, chacoalhando feito uma máquina de lavar. Ao meu redor, uma escuridão avassaladora e a única coisa que enxergo são as luzes ao longe, numa ponta distante que deduzo ser para onde devo seguir. Fico me perguntando que fim levou o Alexandre, teria sido tragado para o fundo do mar ou estaria em segurança em algum lugar da costa, mas não há tempo nem para procurar tais respostas, preciso me levantar dessa inércia que me cooptou, mas como, se não consigo forças nem para me colocar sentado? Maldita hora qu…
- 1 resposta
- 1.8k visualizações
Fala pessoal, tudo bem? Sou novo por aqui e queria saber se alguém foi nesses últimos meses acampar ou fazer trilha na Pedra Grande, Atibaia, se está tendo fiscalização lá, etc, por que queria ir lá, daqui uma ou duas semanas, passar um fds junto com um colega. Se tiverem outros lugares também perto de SP que estejam abertos, ficaria feliz em saber Desde já agradeço
Última resposta por _Umpdy, -
- 2 respostas
- 5.9k visualizações
Travessia realizada em 17/08/2019. Todas as fotos da travessia estão em: https://photos.app.goo.gl/iALbK8QSahnj7Lku6 - Introdução - Fazia algum tempo que não batia perna na região de Paranapiacaba, ainda mais por conta da proibição e o aperto da fiscalização nas tradicionais trilhas do entorno da vila, como a da Fumaça e Cristal. Então, para evitar problemas, tenho optado por ir para outros lugares, como na Serra do Mursa, Itapety e Mogi, entre outros. Já tendo feito um batevolta na pouco conhecida Pedra Grande do Quatinga em 2013, es que me surge a ideia de retornar a mesma, mas não mais como um simples batevolta, mas sim, como travessia com 1 per…
Última resposta por Andréia Ribeiro,