Trilhas em São Paulo
Trilhas em São Paulo: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings em São Paulo
592 tópicos neste fórum
-
- 1 resposta
- 1.2k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/244/Cachu_Paraiso UM PARAÍSO NO RIO DAS PEDRAS Situada ao sopé da Serra do Mar na baixada santista de Cubatão, a Usina Henry Borden gera a energia necessária pras suas atividades graças a força dos rios q despencam do planalto rumo litoral. Paralelo à mesma, o Rio das Pedras igualmente despeja seu conteúdo cristalino serra abaixo na mesma proporção, desta vez oferecendo não energia e sim um espetáculo natural traduzido sob a forma de uma maravilhosa cachoeira, a Cachu do Paraíso, visível até da Rod. Anchieta. O q poucos sabem é q esta magnífica queda dágua é mais acessível do q se imagina, através de trilha q não dá nem…
Última resposta por gvogetta, -
- 7 respostas
- 5.4k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/240/Travessia_do_Ribeirao_de_Itu REDESCOBRINDO A CLÁSSICA SALESÓPOLIS – BOIÇUCANGA Qdo o Guto me ligou convidando descer a serra pela trilha q acompanha o Ribeirão de Itu sentido litoral norte paulista não pensei duas vezes em topar pois não se tratava de uma picada qq. A pernada em questão era a outrora tradicional vereda tb conhecida como “Travessia Salesópolis-Boiçucanga”, da qual nunca mais ouvi falar por causa dos boatos da mesma estar fechada pelo mato por conta do desuso. Sendo assim, num recente fds fomos conferir a veracidade destes rumores apenas pra constatar q não passam mesmo de rumores. Em parte. Os extremos d…
- 3 respostas
- 1.1k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/243/243 O “BURACÃO” DO VALE DA MORTE Verão é época ideal pra descer vales e percorrer rios onde, geralmente, o gás q move o grupo é a atração principal: uma bela cachoeira. E qdo falamos de uma queda dágua de dimensões superlativas cujas águas despencam num enorme rombo na rocha, um buraco quase circular cujo suposto único acesso é um estreito desfiladeiro de paredões q se elevam a quase 80m? Certamente o ânimo eleva-se ao quadrado. E o q dizer qdo esta cachu ainda nem nome tem, ninguém a conhece e seu acesso demanda determinação, fôlego e mta ralação? Pois é, falamos da “Cachu do Buracão”, uma queda espetacular situada no m…
- 4 respostas
- 3.5k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/142/Travessia_do_Quilombo TRAVESSIA DO VALE DO QUILOMBO O Vale do Quilombo é um dos vários rincões selvagens nada visitados q se traduzem em fundos vales cavados por rios de águas cristalinas. Situado em Paranapiacaba e paralelo ao Vale do Rio Mogi, o Quilombo despeja suas águas através dos ingremes e escarpados contrafortes serranos rumo Santos formando inúmeros remansos, cânions, poços gigantescos e cachus. Como descer o rio era pura questão de tempo, resolvemos matar essa desfeita neste ultimo fds apenas pra indicar mais este programa radical de 2 dias q rasga o vale serra abaixo até o tradicional Poço das Moças, vencend…
Última resposta por rafaelbrm, -
- 0 respostas
- 911 visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/242/242 O POÇO DO SIMÃO Durante mto tempo a Fazenda São Simão ocupou-se em extrair da mata nativa original q forra td setor sul da Serra do Garrafãozinho a matéria prima necessária pra produção de papel, no século passado. O tempo passou. A fazenda terminou desativada e, enfim, abandonada. Restou, no entanto, dentro de td área q abrange sua gde propriedade a estrada principal de manutenção – hj parcialmente tomada pelo mato – dos outrora reflorestamentos. Desta brotou uma rede de trilhas e veredas, costumazmente utilizados tanto por caçadores como esporádicos andarilhos, q levam a vários lugares interessantes desta borda de…
Última resposta por Jorge Soto, -
- 1 resposta
- 2.1k visualizações
Aqui vai um breve relato de viagem à Pedra do Baú com o intuito de ajudar algum perdido (como eu) a chegar lá. A viagem durou três dias, com início em Curitiba, numa sexta-feira, às 23h51min até uma terça-feira, às 06h00min da manhã em Curitiba. O custo da viagem foi R$280,00 sem contar a comida. 13/01/12 Esse dia nem conta, foi só pra chegar em SP. Linha - Curtitiba-São Paulo Empresa – Viação Cometa Preço - R$ 52,00 Horário – 23:51 (esse horário tem a passagem mais barata) 14/01/12 Cheguei em São Paulo, na rodoviária Tietê, às 6h00 e corri para o guichê da Pássaro Marrom. Lá comprei passagens para mim e para meus amigos de SP que ainda não tinham chegado…
- 0 respostas
- 3.1k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/238/Pico_do_Jaragua PICO DO JARAGUÁ, DEZ ANOS DEPOIS Visivel da janela da minha casa - situada no alto de uma colina na zona oeste da capital paulistana - o Pico do Jaraguá destoa da horizontalidade da metrópole elevando-se elegantemente sob a forma de um pequeno serrote q recorta o horizonte com seus dois picos apontando pro céu, no extremo oeste da cidade. De altitude acanhada (1135m) se comparada a outros points e dificuldade zero de acesso ao cume, o Pico do Jaraguá é bate-volta clássico de “iniciação à aventura” na “montanha” mais próxima q os paulistanos tem à disposição, inclusive deste q vos escreve aqui. Após “sé…
- 3 respostas
- 6.5k visualizações
DOBRADINHA EM MAIRIPORÃ A apenas 38km da capital paulista, Mairiporã era mais uma daquelas cidadezinhas próximas à urbe q até este ultimo fds conhecia apenas de nome e poderia ser bem uma extensão da Grande São Paulo não fosse estar separada da capital pela Serra da Cantareira. Pois bem, a tal “cidade bonita” (em tupi) tem quase 80% de sua área transformada em Área de Proteção de Manaciais, q além da Cantareira abrange o Vale do Rio Juqueri, resultante da represa responsavel por boa parte do fornecimento de água da capital. E é nestas duas regiões q existem várias opções de programas aventureiros sussas e tranqüilos, sejam eles de carro, cavalo, moto, barco, …
Última resposta por MarceloU, -
- 0 respostas
- 1.3k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/237/Sete_Quedas AS SETE QUEDAS DE MAIRIPORÃ Durante minha primeira visita a Mairiporã, município paulista distante 30km da capital, uma placa com um interessante “ícone de cachu” indicando uma tal Sete Quedas instigou minha curiosidade a ponto de saber do q se tratava. Contudo, a escassez de tempo naquele bate-volta impediu minha ida à cachu e portanto deixei proutra ocasião. Pois bem, estes dias estando à toa (e sem idéia melhor) resolvi fugir um pouco do pólo Mogi-Paranapiacaba e fui lá conferir a dita cuja - tb conhecida como “Cascatinha” - às cegas, ou seja, sem qq informação. Pois bem, antes tivesse pesquisado mais no…
- 7 respostas
- 5k visualizações
OLÁ AMIGOS SOU MOCHILEIRO DE PRIMEIRA VIAGEM E GOSTARIA DE SABER SOBRE A TRILHA PARANAPIACABA X PRAIA GRANDE.QUANTOS HORAS OU DIAS LEVAREI PARA CHEGAR ATE A PRAIA GRANDE. IRÁ EU E MAIS 3 AMIGOS E SAIREMOS ENTRE OS DIAS 26 OU 27 DE JANEIRO 2012...AGRADEÇO A AJUDA DE TODOS
- 3 respostas
- 14.2k visualizações
Tudo começou numa terça férias eu e o Rodrigo de férias, ê beleza!!! Nós estamos em Bertioga, então até o começo da trilha foi rapidinho, fica no km 161 da Rio-Santos. A entrada para a trilha é bem sinalizada, fica numa subida tem essa pequena placa...kkkk Tem um estacionamento pago, mas para chegar lá é uma subidinha judiada pelas pedras, resolvemos parar o carro na frente de uma casa e ir a pé, gosto do meu carro sabe? Esse é o começo da trilha: Quase a trilha toda é assim, na lama: Encontramos muita, mas muita teia de aranha, algumas vezes elas eram altas e dava pra passar em baixo, outras não... fazíamos uma mudança, pegávamos as …
Última resposta por cissa29, -
- 4 respostas
- 3.1k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/236/236 COMPRAS NA 25 DE MARÇO: PERNADA URBANA NERVOSA O calor abafado é infernal. Não se anda além de poucos metros. Os obstáculos são inúmeros e nauseantes. O sol do meio-dia é desgastante e cozinha os miolos sem piedade. O barulho inunda os ouvidos numa cacofonica inimaginável. E não se trata de nenhuma megatravessia não. É apenas mais um dia normal perambulando pela famosa Rua 25 de Março, fazendo compras em pleno sabadão na véspera do Natal. Ao lado da “Corrida de São Silvestre”, da subida ao “Relógio da USP” e da “Parada Gay”, este é mais um relato pitoresco q faz parte da série de “caminhadas urbanas” cujo perrengue i…
- 11 respostas
- 5.9k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/96/Prainha_do_Rio_Mogi http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/97/Pico_do_Itaguacira PARANAPIACABA EM DOIS TEMPOS... A PÉ! Existem pessoas q gostam de Mozart, outras q curtem Iron Maiden. Algumas apreciam ambos. Há quem opte por boteco a restaurante, assim como gostar mais de cinema a teatro. Enfim, o pto é q há gosto genuíno pra td, e de forma ampla podemos estender o conceito tb ao montanhismo. Se há quem curta trilhas fáceis e batidas, da mesma forma há quem se veja inclinado a perrengues de dificuldade maior, menos conhecidos. Ou ambos até. A Serra de Paranapiacaba preenche estes dois requisitos a contento, seja pela…
Última resposta por miroel.filho, -
- 6 respostas
- 4.7k visualizações
Fala pessoal, boa noite, ou bom dia sei lá que horas são aii haha... Estou aqui para escrever meu primeiro relato, portanto, me desculpem pelos erros ortográficos, falta de concordância, gírias e etc. Vou contar o relato sobre uma trilha já conhecida por muitos deste fórum (Poço formoso), o que eu quero mostrar é como um virgem de trilhas só faz merda haha... E para os novos trilheiros sempre se informem sobre o local correto a seguir, entrada da trilha, dificuldade de etc. Pois bem, tudo começou na noite do dia 06/09/2011, um dia antes do feriado de 07 de Setembro, eu estava há alguns dias já namorando o site dos mochileiros e não vendo à hora de me aventurar por a…
Última resposta por kio199, -
- 1 resposta
- 1.3k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/231/Ferradura_do_Elefante A FERRADURA DO ELEFANTE Durante minhas andanças pela Cachu do Elefante - região serrana de Mogi das Cruzes - sempre tive curiosidade em conhecer a notória “Trilha do Mirante”, picada q nasce à beira do asfalto da SP-98 e num piscar de olhos alcança a mais famosa queda do Rio Itapanhaú. Bem, esta dúvida foi sanada neste último domingo num circuito relativamente “sussa”, resultado da emenda desta vereda com outra bem conhecida. Um roteiro em formato de “ferradura” q percorre td “Trilha do Mirante” até margens do Itapanhaú, pra então cruzá-lo com cautela até a Cachu do Elefante, e finalmente retornar a…
- 1 resposta
- 2.5k visualizações
Olá boa tarde mochileiros... Esse fim de semana vou para Serra Negra, vou para um camping estruturado, peguei uma promoção boa num site de compras coletivas e paguei R$105,00 com direito a café da manhã, almoço, jantar, piscinas no camping, cavalgada e barraca por conta do camping . Mas só que quero também poder dar uma volta e até quem sabe uma caminhada em alguma trilha fácil nos arredores , vou eu minha noiva e mais dois casais. E gostaria de saber se alguém já foi pra lá e que possa me indicar algum lugar para caminhar. Agradeço muito pela ajuda. Abraços mochileiros.
Última resposta por Giza Ginzelis, -
- 3 respostas
- 1.9k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/205/205 CAMINHADA “ARCO-IRIS” NA PAULISTA A falta do q fazer é algo incrível. Recém chegado do sul de uma breve travessia neste último feriado, me vi no domingo irremediavelmente à toa em casa. Resoluto a fazer qq coisa q não fosse responsabilidade doméstica, assistir Faustão e mto menos sem inspiração pra começar o relato da recente pernada (q so sai semana q vem), decidi ir visitar meu pai, q reside numa travessa da Av. Brigadeiro, próximo da Av. Paulista. Entretanto, a famosa via estava interditada por conta da “15ª Parada do Orgulho LGTB” - a tal “Parada Gay” - e td trânsito naquela região havia sido desviado pros cafund…
Última resposta por paulaboracini, -
- 1 resposta
- 1.9k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/209/209 TRILHA DOS TUBOS 2: DE TAIAÇUPEBA ATÉ MANOEL FERREIRA Sem vontade de me embrenhar nalgum perrengue casca-grossa e mto menos com tempo de programar previamente um, este último domingo resolvi meter as caras nalguma coisa “sussa” e sem mta ralação. Vasculhando cada canto da memória imediatamente me veio à mente a lembrança dum recente bate-volta realizado ao longo de uma antiga adutora q corta longitudinalmente o trecho oeste da carta de Mogi das Cruzes, uma tal “Trilha dos Tubos”. “Pq não inverter a carta desta vez e tomar o sentido contrário, isto é, sentido leste?”, pensei. Pronto, já havia definido em cima da hor…
- 15 respostas
- 4.6k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/229/Travessia_do_Vale_da_Morte RASGANDO O “VALE DA MORTE” “Vale da Morte” é a denominação ingrata e indevida q recebe o magnífico Vale do Rio da Onça. Situado perpendicularmente ao Vale do Rio Mogi, q por sua vez atravessa td pólo industrial de Cubatão - este sim o verdadeiro “Vale da Morte” – alcunha q recebeu no inicio dos anos 80 por conta das tragédias ambientais da região. O tempo passou, Cubatão já não ostenta mais o lamentável titulo de “cidade mais poluída do mundo” e a região recuperou-se exemplarmente em termos ambientais. Contudo, o apelido de “Vale da Morte” não apenas perdurou como foi transferido de forma injus…
Última resposta por andrepimentel, -
- 1 resposta
- 1.6k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/228/Estrada_do_Sepa A ESTRADA DO SEPA Com o nome oriundo de um antigo clube de campo q já não existe mais, a “Estrada do Sepa” seria mais uma das muitas estradinhas de chão q derivam da SP-098 (Mogi-Bertioga) através do planalto mogiano, pouco antes de sua abrupta descida sentido litoral. Seria, pois um breve e superficial reconhecimento da mesma revelou uma opção sussa e repleta de atrativos naturebas no decorrer de seu sinuoso caminho q finda no distrito de Biritiba-Mirim, quase 25km à nordeste. As poucas chácaras e sítios q lá existem dividem espaço com fundos e verdejantes vales, vegetação secundária e mega-reflorestamen…
- 17 respostas
- 5.8k visualizações
Salve Galera!! Faz tempo q naum posto nada, mais vamos lá!! Trilha "Pico do Corcovado" 08/10/2011 Localizada no Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Santa Virginia, sua base fica fica em Natividade da Serra, o Bairro da Guaricanga. Possui em média 17 quilômetros de trilha (ida e volta), que se estendem pela mata Atlântica preservada, que por várias vezes segue seu percurso ao lado de rios e cachoeiras e por momentos até pelo seus leitos. Tendo seu ponto culminante o "Pico do Corcovado" com seus 1.168 metros de altitude. Tempo de duração varia entre 6 à 8 horas de duração. O Parque se estende pelos municípios de: Natividade da Serra 7.527,00 h…
Última resposta por Cris*Negrabela, -
- 10 respostas
- 3.7k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/227/227 POR DENTRO DO "GOGÓ DO TINHOSO" Os rios q serpenteiam os contrafortes serranos dos arredores de Paranapiacaba oferecem gdes atrativos q se traduzem seja na forma de respeitáveis cachus e poços translúcidos como tb outro gde tipo de acidente geológico q dá um espetáculo a parte: imponentes cânions q, independente da forma e tamanho, emparedam td ao seu redor por meio de grandiosas muralhas rochosas verticais. Destes, o mais conhecido é o q atende pelo sugestivo nome de “Garganta do Diabo”, magnífico desfiladeiro de rocha pura formado pelas águas inquietas do Rio da Onça em seu acidentado trajeto serra abaixo antes de…
- 1 resposta
- 1.8k visualizações
Em Novembro de 2010 tive a oportunidade de participar de um treinamento do meu trabalho na Floresta Nacional Ipanema (ou apenas Flona Ipanema, como é conhecida) que se localiza no município de Iperó - SP. Dentro da floresta fica a Academia Nacional da Biodiversidade (Acadebio) do ICMBio, local onde eu e todos os outros (aproximadamente 100 novos concursados) recebemos treinamento e ficamos hospedados. Após o treinamento, todos os dias, durante 15 dias, ao fim da tarde e durante a noite, nós ficávamos livres para curtir a floresta, o sítio arqueológico localizado dentro da floresta (local onde ocorreu a Corrida do Ferro no Brasil, em que se encontram locomotivas, rodas dág…
Última resposta por Frida_ssa, -
- 4 respostas
- 3.6k visualizações
Trip feita nos dias 29 e 30 de Janeiro. Logo quando conheci o mochileiros.com, li o relato dessa travessia. Vi as fotos e logo coloquei ela como um objetivo pessoal. Mata fechada, pontes perigosas, risco de ser pego pelos seguranças... Hahah Uma trip bem diferente. Demorou cerca de uns 5 meses para eu achar um grupo que fosse em alguma data que encaixasse na minha agenda. Do grupo (que tinha umas 20 pessoas), eu "conhecia" umas 3 de uma festa a fantasia que fui no ano passado. Mais isso não foi problema, galera muito gente boa e acolhedora. Bom, ponto de encontro inicial era na estação da Luz, no ultimo vagão da linha 1 sentido Rio Grande da Serra, Cheguei lá em…
Última resposta por ryonan, -
- 3 respostas
- 1.3k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/211/Trilha_das_Bikes A “TRILHA DAS BIKES” DE PARANAPIACABA Paranapiacaba é um local q agrada a gregos e troianos, e isso vale tb pros praticantes de esportes outdoor. Por ser um local q agrega as mais diversas tribos, é natural q existam roteiros q incluam a galera das “duas rodas”, seja ela motorizada ou não. Foi assim q percorremos na sola a lendária “Trilha das Motos”. Como não poderia deixar de ser, existe tb uma versão reservada às magrelas q atende pelo nome óbvio de “Trilha das Bikes”, picada q sempre ignorei em minhas andanças. Até agora. A vereda fora uma antiga (e precária) estrada em desuso q corta a cumeada de re…
- 2 respostas
- 2.2k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/223/Ferradura_do_Itatinga A FERRADURA DO ITATINGA O Rio Itatinga é bastante conhecido seja pela sua vila homônima, situada na baixada santista, como pela represa do mesmo nome, datada de 1910 e q ainda gera energia pra cidade de Santos. Entretanto, o Itatinga nasce nas entranhas da Serra do Mar bem antes de despencar do planalto e desaguar no Rio Itapanhaú,, totalizando algo de 25km percorridos. Boa parte deste trajeto se dá ainda no planalto, onde o largo e majestuoso rio serpenteia densa vegetação costurando os limites dos municípios de Mogi e Bertioga, numa região q é reserva particular, o Parque das Neblinas. E é…
- 2 respostas
- 3.1k visualizações
Mais um relatchitcho... desta vez sem a frescura e purpurina do anterior.. pics http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/111/Travessia_RGS_-_SBC EM BUSCA DO PEABIRU: TRAVESSIA RGS - SBC O “Caminho do Peaberu” foi a audaciosa rota indigena pré-colombina q unia o Atlantico ao Pacífico, e seus emaranhados de veredas tiveram ramificações q se estenderam até São Vicente, passando nos arredores de Paranapiacaba. A tentativa de refazer o traçado do trecho paulista resultou numa interessante travessia q - totalizando 18km através de picadas e precárias estradas de terra - inicia em Rio Grande da Serra, acompanha o Rio do Ouro e finda na imponente Cachu da Torre, já n…
Última resposta por BETO-ABC, -
- 4 respostas
- 3.1k visualizações
Namastê! Sempre gostei de viajar, porém nunca me interessei por Trekking, acho que a falta de companhias pra isso ajudaram nesse desinteresse, eu até que já havia feito algumas trilhas, porém nada muito planejado, eram apenas trilhas para se chegar a cachoeiras e etc. Porém, meio que do nada esse esporte começou a chamar minha atenção, comecei a ler alguns relatos, e ver trilhas de alguns lugares, e despertou meu interesse em entrar nesse mundo, e estou gostando muito. Faz algumas semanas que fiquei sabendo do “Trilhas de São Paulo”, resolvi procurar aqui no fórum, e consegui encontrar as informações necessárias para começar a fazer as trilhas do projeto. Ho…
- 5 respostas
- 20k visualizações
Oi, pessoal Ontem fui para Paranapiacaba. Como fui fazer trilha, não levei minha máquina fotográfica (mais peso na mochila é o que eu menos precisava), mas a equipe tinha uma point-and-shoot disponível. As fotos eu fico devendo (e todo mundo sabe que eu sempre acabo colocando as fotos online...), mas a narração do passeio vai seguir. As informações relevantes estão no meio da história. Postei esse mesmo texto no meu blog (o endereço está na minha assinatura), mas achei que fosse interessar pro pessoal do fórum. Cap. 1 - Introdução: como chegar em Paranapiacaba A história desse passeio começou no sábado, quando meu amigo Smurf me ligou e perguntou: "ei, vamo…
Última resposta por Jeff Filho, -
- 3 respostas
- 1.3k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/219/219 O MISTERIO DO ALTO ANHANGABAÚ O Rio Anhangabaú é decididamente um dos maiores tributários do ilustre Rio Quilombo, por sua vez situado num dos vales menos conhecidos da região serrana de Paranapiacaba em virtude da gde distancia e declividade envolvidas. Ainda bem. Já conhecia trechos do Anhangabaú de investidas anteriores, mas o desejo de percorrê-lo até suas nascentes atiçava minha curiosidade faz tempo e partir pras vias de fato era pura questão de tempo. E essa jornada exploratória foi concretizada neste último domingo numa pernada puxada de 8hrs seguidas, q começou na vila inglesa e findou na Faz. Quilombo, já…
Última resposta por RICARDHO,