Trilhas em São Paulo
Trilhas em São Paulo: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings em São Paulo
592 tópicos neste fórum
-
- 12 respostas
- 2.8k visualizações
Meus amigos, este é o breve relato da terceira etapa da nossa longa viagem. Desta vez, a trilha foi a da Pedra Grande, no Parque da Cantareira. Essa trilha consta no passaporte Trilhas de São Paulo, e tem entre ida e volta 9,6 km de extensão. A maior parte dessa trilha é de piso asfaltado, são poucos os trechos onde há piso de terra mesmo. O ponto de encontro foi no metrô Parada Inglesa, de onde pegamos a linha 2740-41 - Horto Florestal. Estávamos com cerca de 30 pessoas, praticamente lotamos o ônibus. O mais curioso e engraçado foi ver a Bruna e a Ana abordando as pessoas no metrô com um cartaz na mão perguntando se iam pro parque conosco...alguns (muitos!!) foras, mui…
Última resposta por AndreM_sp, -
- 7 respostas
- 1.6k visualizações
Meus amigos, esta é a segunda parte de um longo caminho que temos pela frente...é o relato da Trilha da Cachoeira, que fizemos no dia 31 de Março no Parque da Cantareira, núcleo Engordador. Estávamos em cerca de 30 pessoas entre novatos no grupo e os que estiveram na primeira trilha. Alguns optaram por ir de carro e outros foram utilizando-se de transporte público (metrô e ônibus). Para quem quiser ir ao parque, deve-se ir ao metrô Santa na e lá pegar a linha Metrô Santana-Cachoeira, porém não me lembro agora o número da linha... A trilha tem derca de 3,5 quilômetros e é chamada de circular porque termina próximo ao ponto onde fica o seu começo. Devo confessar que, …
Última resposta por Melissinhaaa, -
- 1 resposta
- 1.7k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/287/Cachus-Palomar-Monjolo AS CACHUS DE JUQUITIBA Centro de esportes radicais próximo de Sampa q recebe muitos visitantes nos fds e feriados, Juquitiba é uma região rica em nascentes, rios e riachos, inseridos em meio a muita Mata Atlântica preservada. Como não poderia deixar de ser, seus recursos hídricos resultam numa diversidade de cachoeiras pra tds os gostos, passiveis de serem alcançadas ora de carro, bike e até a pé, com alguma determinação. E aproveitando a recente onda de calor q fomos nos refrescar em duas destas belas quedas dágua, num bate-volta sussa e descompromissado desta região repleta de atrativos escondido…
Última resposta por gvogetta, -
- 25 respostas
- 3.9k visualizações
Meus amigos, a nossa viagem pelas trilhas no estado de São Paulo teve mais uma etapa netse mês de julho, na cidade de Campos do Jordão, no Parque Estadual de Campos do Jordão, onde fizemos as duas trilhas que constam no passaporte Trilhas de São Paulo: Trilha dos Campos e Trilha da Cachoeira. Desta vez, todo o esquema de "logística" foi combinado através de caronas, tanto aqui pelo site quanto pelo nosso grupo no facebook, o Nação Trilheira. Confesso que fiquei surpreso e muito contente ao ver o grande número de pessoas que se dispuseram e compareceram ao passeio, quase 40 pessoas...gente de São Paulo, Santo André, Guarulhos, Taubaté, São José dos Campos... Para chegar…
- 11 respostas
- 2.5k visualizações
Meus amigos, o relato agora é sobre a viagem que fizemos neste útimo sábado, dia 1º de setembro, a São Luís do Paraitinga, para percorrermos a Trilha do Garcêz, mais uma das trilhas do passaporte Trilhas de São Paulo. Para quem ficar interessado em conhecer essa trilha, a principal dica que posso dar é: fique atento, pois a sinalização para chegar até o parque é precária. Para quem for, pega-se a Dutra até Taubaté e de lá a Rodovia Osvaldo Cruz, até o km 66. Aqui, muita atenção. A entrada para a estrada de terra batida fica logo após que você passa a ponte sobre o Rio Paraibuna, à sua direita. Há uma placa indicando o Parque Estadual da Serra do Mar no local, mas como …
- 16 respostas
- 6.1k visualizações
salve galera !!!!! estou indo pra ilhabela (adoro ilhabela ) fazer meia volta na ilha(de novo hehehe) saindo do bonete /enchovas/indaiauba/vermelha/mansa e castelhanos vou fazer um relatinho ai pro pessoal e tentar colocar dicas uteis para fazer essa travessia (depois hehehe)!!! mas sempre nos relatos o pessoal conta o depois da trip , mas agora vou postar desde o começo preparação pra poder se aventurar por essas bandas!!! sei que vai de cada um o que levar mas ai vai o que eu estou levando nesta trip que irei fazer agora no carnaval 2010!! roupas-2bermuda/2meia/2camisetas/impermeavel/toalha/chinelo higiene- escova/pasta dente / sabonete/hipoglos/repelente…
Última resposta por felipedourado, -
- 18 respostas
- 10.2k visualizações
salve galera!!! fim de semana chegou e .. vamo dar uma caminhada,resolvi eu e o brother tio chico subirmos mais uma vez a trilha do do jorge em sao francisco xavier chegamos em sao xico e fomos rumo a faz monte verde ondde deixariamos o carro no estacionamento começamos a subida da trilha(ou melhor estrada) e põe subida nisso , agua não falta na subida fomo na fé sem paradas e chegamos na bifurcação para monte verde aapos 1:20hs de pura subida, seguimos rumo ao mirante onde era nosso destino e no meio do caminho encontro uma galera da onde ...MOCHILEIROS.COM(sei la quem tanto negrabela/katish/fabio sei la tinha uns 7 pessoas) puts que legal no meio da trilha (graças…
Última resposta por Duh., -
- 13 respostas
- 2.9k visualizações
Meus amigos, aqui vai mais um relato de viagem feita neste último sábado, dia 27 de outubro, na cidade de Atibaia, em São Paulo, juntamente com outros 11 amigos. Essa trilha foi escolhida "de última hora", por assim dizer, pois tivemos problemas com todas as outras escolhidas anteriormente, principalmente em relação a transporte e questões de logística. Saímos de São Paulo por volta das 7:30 da manhã e chegamos até que rapidamente em Atibaia. Nosso maior problema foi para encontrar o local exato onde começar a trilha, não sabíamos que o mapa que tínhamos indicava o local da subida para carros até o topo da Pedra Grande (ainda bem que encontramos um cara de moto que nos …
Última resposta por GUILHERME TOSETTO, -
- 79 respostas
- 12.1k visualizações
Meus amigos e minhas amigas, farei aqui um relato sobre minha viagem ao PETAR neste último final de semana. Incluirei algumas fotos (tirei mais 100, mas nem todas ficaram legais...), colocarei algumas dicas e comentários sobre a viagem. Infelizmente, não pude aproveitar ao máximo o passeio, por questões físicas e compromissos pessoais em São Paulo, tive que retornar 1 dia antes do previsto. 1. IDA AO PARQUE Eu e o Gabriel Mochileiro Peregrino saímos de São Paulo por volta das 8 horas da manhã. Como já havia visto em outro relato, decidi ir pela Régis Bitencourt. A estrada está em bom estado de conservação, mas ainda há um longo trecho sem estar duplicada, perto de …
Última resposta por GUILHERME TOSETTO, -
- 0 respostas
- 1.6k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/286/286 TRAVESSIA SAPO - ITAPANHAÚ Altivo e imponente, o Pico do Itapanhaú destoa dos demais gdes maciços do entorno por um único detalhe: além de ser a montanha mais alta da região, seu topo é coroado por uma enorme antena, q por sua vez espeta o céu q se debruça sobre o planalto serrano de Biritiba-Mirim (Mogi das Cruzes). Tb conhecida como Torre do Itapanhaú e com feições similares à Pedra de São Domingos (MG) ou o Morro da Antena (PR), o acesso aos 1080m do seu cume é feito facilmente através duma precária e íngreme estrada de manutenção. Ou tb pode ser alcançado de forma mais aventuresca e selvagem, ou seja, mediante um…
Última resposta por Jorge Soto, -
- 4 respostas
- 5.5k visualizações
[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20121028205203.JPG 500 375 Lago antigo]Classificação: nossa segunda casa Pois é, é nossa segunda casa, como a Júlia fala desde pequenininha, e nunca escrevi como se deve sobre Intervales. Talvez por exatamente nos sentirmos realmente em casa, e ter receio de não conseguir transcrever o que sentimos de fato por este lugar. O ideal de vida para ela, por muito tempo, era ter a nossa casa transportada para o Parque (como em Up, o desenho da Pixar). Freqüentamos o Parque há 10 anos, foi a primeira caminhada efetiva com a Júlia. A primeira mesmo, foi um teste da Júlia e da cadeirinha, na verdade, em São Fco. Xav…
Última resposta por os caminhantes, -
- 1 resposta
- 1.4k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/284/Estrada-da-Adutora A ESTRADA DA ADUTORA: TRAVESSIA MANOEL FERREIRA - BIRITIBA-MIRIM Nem só de serras escarpadas e íngremes vive o andarilho determinado. Contrastando com seus fundos e abruptos vales, a aparente horizontalidade do planalto q antecipa os gdes desníveis pro litoral tb propicia td sorte de pernadas. Basta apenas saber onde enfiar as caras. Uma delas é a Travessia “Manoel Ferreira-BiritibaMirim”, caminhada semi-selvagem sussa q acompanha parte da espinha dorsal da SP 43 - a “Estrada da Adutora” - no trecho q compreende estas duas localidades, totalizando mais de 20km de chão. Paralela à “Estrada do Sepa”, …
- 4 respostas
- 2.5k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/283/283 O OVNI DE BIRITIBA-MIRIM Situado no longicuo bairro da Terceira, em Biritiba-Mirim, uma gruta com salão de 50mts quadrados desperta a atenção não apenas por suas características intrínsecas como tb pelo seu nome pitoresco. É a “Gruta do Disco Voador”, uma enorme lapa situada ao sopé duma gigantesca rocha - supostamente com formato de “disco-voador” - q além de possibilitar atividades supostamente “espeleológicas” favorece tb a prática dum rapel negativo de 20m de altura. Lugar desconhecido porém de facílimo acesso, este fds fomos conferir esse curioso atrativo situado no miolo do planalto de Mogi das …
Última resposta por RICARDHO, -
- 0 respostas
- 5.2k visualizações
Bom Dia Mochileiros ... (talvez boa tarde ou boa noite para alguns ...) Feriadinho do dia das crianças ... e aniversario da minha menina linda ... é claro q não podia faltar uma trip ... Com chuva em Ubachuva ... pretendíamos conhecer a Ilha Anchieta, mas não compensava pagar R$ 50,00 para ir num dia nublado e chuvoso, então deixamos de lado esta ideia, e fomos explorar a trilinha da Praia da Sete Fontes ... Partimos de Jundiaí às 5:00 da manhã, pois é o horário que a Adriele e o Leandro chegariam de São Jose do rio preto, como a previsão já era chuva, não houve muito transito, pegamos aquele caminho de sempre ... fomos em 11 pessoas ... Eu + Adriele + Samuel (M…
Última resposta por xxcharles, -
- 1 resposta
- 995 visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/282/282 O RIO CUBATÃO DE CIMA Há tempos q o Nando comentava comigo suas intenções exploratórias dum rio selvagem na Serra do Mar santista q, por algum motivo qq, terminava sempre sendo adiada. Até agora. Como “água mole em pedra dura”, ele finalmente me convenceu em acompanhá-lo numa investida pelos tortuosos meandros do ribeirão Cubatão de Cima. De registros q beiram a nulidade, este generoso curso dágua nasce em São Bernardo (ABC), singra mansamente o planalto pra depois derramar-se furiosamente pela verticalidade escarpada das encostas da Serra do Cubatão. Este é o registro da nossa primeira (e perrengosa) incursão ao ref…
- 0 respostas
- 1k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/281/281 DOBRADINHA SANTISTA: CACHU DO CAETÊ E PRAIA DO GÓES O Rio Caetê é um dos vários cursos dágua q despencam da verdejante muralha da Serra do Mar e rasgam a Área Continental de Santos, justificando seu nome q, em tupi-guarani, significa “mato grande”. Aproveitando uma dica soprada durante a visitação do Rio Cabuçu, localizado paralelamente no mesmos etor, fomos desta vez não apenas conferir este belo ribeirão, como tb nos refrescar numa simpática e pouco conhecida cachoeira. De facílimo acesso e bastante próxima da rod. Rio-Santos, a Cachu Caetê (ou Cachu do Morro, como tb é conhecida) é ótima pedida prum domingo de sol…
- 2 respostas
- 1.4k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/279/279 CIRCUITO PERRENGUEIRO PELO VALE DO PREGUIÇA O Rio dos Macacos é o maior tributário do Rio Mambu, situado entre os municípios de Embu Guaçu e Itanhaém, as margens do Núcleo Curucutu do P E Serra do Mar. Além de suas águas abastecerem a majestuosa Cachu do Funil, o Rio dos Macacos notabiliza-se principalmente por cavar um estreito cânion durante td seu trajeto até sua foz. E foi justamente este imponente desfiladeiro, q atende pelo nome de Vale do Preguiça, q acabamos palmilhando na tentativa de aceder à Cachu do Funil por sua vertente leste. O resultado da empreitada foi um circuitão q desceu td um afluente do Macacos…
- 4 respostas
- 17.9k visualizações
Buenas Mochileiros ... Nesses últimos feriadinhos, estou procurando explorar a região de Ubatuba, e que região gigante ... tem muitas trilhas muitas praias cachoeiras e tudo que tem direito ... e muito linda também, desta vez fomos para a Praia/Ilha/Cachoeira do Prumirim ... como já é de costume 1000 pessoas falam que vão e no final sobra somente 1 ou 2 carros ... fomos somente em 04 Eu + Adriele + Lucas + Talitinha ... e ficamos no Camping Prumirim, camping muito estruturado, com umas lonas para montar a barraca embaixo, uns 6 banheiro muito limpo, uns chalezinhos caso prefira, um barzinho e com o melhor acesso para a praia, basta atravessar o rio e andar um pouco pe…
- 1 resposta
- 5.5k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/261/261 CIRCUITÂO PELO RABO DO DRAGÃO Rabo do Dragão é a denominação q recebe q Serra do Guararu, pedaço selvagem do Guarujá (litoral de SP) situado na região leste da Ilha de Santo Amaro. Suas encostas repletas de Mata Atlântica voltadas pro oceano abrigam seu maior atrativo, a Prainha Branca, antiga vila de pescadores e point badalado por surfistas, ripongas e turistas descolados. Entretanto, os arredores do Rabo do Dragão escondem outras atrações q fazem a festa dos andarilhos de plantão por serem acessíveis por trilhas. Umas batidas e outras nem tanto. Foi q fizemos neste ultimo domingo q consistiu num roteiro fora do co…
Última resposta por Daniels, -
- 10 respostas
- 2k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/276/Cachu-do-Quilombinho CIRCUITO PELO RIO QUILOMBINHO Afluente menor do majestuoso Rio Quilombo, o Rio Quilombinho corresponde ao primeiro gde córrego q cruza a “Trilha dos Carvoeiros”, despencando serra abaixo de forma tão imperceptível qto discreta. Negligenciado e até desprezado em prol de outras veredas do entorno, o trajeto deste simpático regato detém uma respeitável queda q não deve me nada as q pontilham a tradicional “Volta na Serra”, e q guarda gde semelhança com outra cachu mais notoria da região, a Pedra Lisa. Falamos da Cachu do Quilombinho, queda de relativo facil acesso q foi apenas uma das atrações dum circu…
Última resposta por Otávio Luiz, -
- 16 respostas
- 4.4k visualizações
ola ja leio os relatos do mochileiros.com há algum tempo, com certa admiração e inspiração de me meter em tantas aventuras como o pessoal aqui do site..finalmente ja tenho algo pra escrever. A primeira vez é inesquecível e a minha como trilheira foi em uma trilha la em Paranapiacaba... tudo começou na terça dei um cano no trabalho e bebendo com o namorado la no centro pensando em algo pra fazer, olhei pra ele e disse: que tal irmos para Paranapiacaba? ele me olhou e empolgado prontamente balançou a cabeça e disse: vamos! isso já era 15:00 depois de metrô, trem e ônibus chegamos la pelas 17:00 na pacata vila que parecia até uma…
Última resposta por mohamed, -
- 1 resposta
- 1.6k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/271/Gruta-das-Aranhas-e-Caverna-Cheiro-Verde RETORNO Á GRUTA DE BELTENEBROS Não deu nem duas semanas de nossa iniciação “cavernosa” ao pitoresco Complexo de Beltenebros, região serrana de Biritiba-Mirim, q estes dias nos vimos perscrutando seus fundos e esguios corredores de rocha novamente. A oportunidade surgiu qdo recebi o convite irrecusável do Carioca e do Tuca em acompanhá-los numa exploração mais minuciosa dum setor desconhecido até mesmo por eles. O resultado da empreitada foi a descoberta de novas rotas subterrâneas, além de imponentes grotas recém-batizadas de Gruta das Aranhas e do Cheiro Verde. Uma autêntica e q…
Última resposta por pespis, -
- 10 respostas
- 2.2k visualizações
segue mais um relatinho informativo pra galera tirar bom proveito, e nao apenas mais uma enxurrada de fotos desconexas, sem utilidade pratica alguma pro forista. http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/269/Gruta-de-Beltenebros A GRUTA DE BELTENEBROS Beltenebros é bem mais q o ermitão mateiro da “Peña Pobre”, celebrado por Miguel de Cervantes, em “Dom Quixote”. O ex-cavaleiro andante q largou td por conta de um pé-na-bunda da amada tb empresta seu nome a uma desconhecida gruta situada nas proximidades do bairro de Manoel Ferreira, as margens da Rodovia SP-098 (Mogi-Bertioga). Apelidada assim pelo grupo de bombeiros q a descobriu, a “caverna” na verdade …
- 1 resposta
- 837 visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/270/270 A ENCOSTA SUL DA SERRA DO GARRAFÃOZINHO A Serra do Garrafãozinho corresponde àquela respeitável elevação serrana q separa o Vale do Rio Biritiba-Mirim, próximo do km 77 da Mogi-Bertioga, da beirada do planalto onde se insere a propriedade da antiga Fazenda Simão. Rasgada ao meio por uma inconfundível vereda principal sentido sudoeste e pto de partida de várias aventuras pelos refrescantes remansos do Córrego do Simão (Poço e Lago), esta picada detém ramificações q se espalham em tds os sentidos, cujos destinos somente posso especular. Como já a algum tempo desejava fuçar uma de suas principais variantes, aproveitamos…
- 8 respostas
- 9.2k visualizações
No final de semana dos dias 30 de junho e 01 de julho eu, o Augusto e mais 4 amigos: Marcelo, Rodrigo, Rosana e Renan fizemos uma travessia de Pindamonhangaba até Campos do Jordão em São Paulo subindo a Serra da Mantiqueira e retornamos para Pinda por outra rota, ou seja, na verdade fizemos um circuito e não exatamente uma travessia. O caminho foi previamente analisado por todos, mas principalmente muito bem estudado pelo Augusto, incluindo uma ida de moto até Pindamonhangaba na semana que antecedeu nossa caminhada para esclarecer algumas dúvidas e informações contraditórias que ele obteve através de relatos e em um grupo de discussão de trilheiros na internet. …
Última resposta por Augusto, -
- 4 respostas
- 1.2k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/239/239 O “PISCINÃO” DO RIO QUILOMBO Perdi a conta das investidas q já fiz ao Rio Quilombo, respeitável curso dágua q serpenteia o vale homônimo em seu sinuoso curso rumo à baixada santista, nos arredores de Paranapiacaba. Apesar de já palmilhar seu leito pedregoso de cabo a rabo - desde suas nascentes no alto da serra até o Poço das Moças - sempre passei batido por um dos seus maiores atrativos, um tal de “Piscinão”, próximo de um antigo acampamento palmiteiro conhecido como “Rancho 71”. Com tempo de sobra e ainda me recompondo fisicamente dos festejos de fim de ano (entenda-se “ressaca”), essa foi a deixa prum bate-volta d…
Última resposta por Renato Nerso, -
- 4 respostas
- 6.2k visualizações
Eu e minha namorada fomos passar 3 dias nessa cidadezinha que fica a 15 km de Campos do Jordão. Vou colocar algumas dicas e alguns relatos do que passamos por lá. Foi nossa primeira vez nessa região. O primeiro erro foi nao fazer uma programação de como ir, como se locomover entre as cidades e o que fazer nelas. Chegamos na segunda-feira dia 16/07/12 no fim da tarde (poderiamos ter ido mais cedo pra aproveitar o dia e nao aconteceu). A pousada Bela Vista http://www.guiapinhal.com.br/santo-antonio-pinhal/pousadas/Pousada_Boa_Vista/?redireciona=redirect&idm=205é ótima, fica no centro da cidade de Santo Antonio do Pinhal e tem uma boa estrutura. Pagamos 220 reais …
Última resposta por BetoBonelli, -
- 0 respostas
- 8.5k visualizações
Hola Mochileiros ... No ultimo feriadinho, depois de desmarcar umas 3 montanhas fomos para um local que ja estava nos planos a tempos, fizemos a Travessia do Saco das Bananas em Ubatuba; no meu ponto de vista foi a melhor escolha, pois estávamos marcando algumas montanhas e pelo q notei eu não tem condicionamento fisio nenhum pra fazer a travessia que estávamos planejando ... vai ficar tudo para ano que vem mesmo ... A trilha se inicia na Praia de Maranduba, um pouco antes de chegar a praia de maranduba você vai avistar uma placa na estrada escrito Praia da Caçandoca, desse ponte você tem duas opções, se estiver com um carro alto pode ir ate a Praia da Caçandoca…
- 0 respostas
- 1.2k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/265/Travessia-Norte-Alto-da-Bocaina TRAVESSIA NORTE DO ALTO DA BOCAINA Vales profundos e verdes encostas de pasto ralo são o cenário recorrente dos Altos da Bocaina. Longe da “Trilha do Ouro” e a oeste dos portões do famoso Pq Nac. Serra da Bocaina, esta vasta região é praticamente desconhecida da maioria, mas detentora de estupendos roteiros de pernadas q cortam o alto da serra em tds as direções. Sejam eles pela cumieira de suas largas e abauladas cristas ou através das encostas de seus fundos vales. Não bastasse, situadas em grotas em meio a este infindável mar de morros encontram-se as maiores quedas locais, de relativo …
- 5 respostas
- 4.8k visualizações
Boa tarde pessoal!! Alguém tem alguma referência sobre Santa Maria da Serra, na região de Piracicaba/SP? Temos compromisso na terra da pamonha domingo e aproveitaremos para ir já na sexta acampar em São Pedro (não é Águas de São Pedro). No sábado vamos subir a serra de carro e tentar achar alguma via de travessia de São Pedro a Sta. Maria da Serra. A princípio veremos se a região é tomada por zona rural ou de preservação, algum contato para resgate, horários de ônibus, e claro, um boteco com cerva gelada e minduim pro final da trilha!! Sem falar que é uma opção próxima. Já vi que possuem algumas cachoeiras turísticas para eventual ponto de apoio e descanso. Pel…
Última resposta por tiaguinhorc,