Trilhas em São Paulo
Trilhas em São Paulo: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings em São Paulo
592 tópicos neste fórum
-
- 1 resposta
- 3.4k visualizações
Praia do Tapiá As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/TrilhasEPraiasNaPontaDaEspiaUbatubaSPDez13. Aqui um relato sobre como chegar às duas pequenas praias da Ponta da Espia, Praia de Fora e Praia do Tapiá (ou Xandra, como consta em alguns sites), além da própria Ponta da Espia e a tentativa de travessia para a Praia das Toninhas, atualmente fechada por cercas. No terminal urbano de Ubatuba peguei o ônibus Tabatinga e saltei às 9h no primeiro ponto da Praia da Enseada. Atravessei a rodovia e fui para a esquerda, na direção do extenso muro da ADPESP, e continuei por essa mesma rua mais alguns metros. Entrei na primeira à direita par…
Última resposta por Marco Calavera, -
- 0 respostas
- 6.9k visualizações
♪♫ Vem chegando o verão, um calor no coração... ♪♫ Lindos dias ensolarados em pleno dezembro, qual a primeira coisa que você pensa? Praia. Tudo bem que aquela semaninha de folga no ano novo tá chegando, mas por que não curtir um fim de semana relax com sombra a água fresca? Daí lembrei que tava louca pra conhecer a praia do Cedro, em Ubatuba. Praia linda, deserta, camping selvagem... tudo que eu queria! O namorado e um casal de amigos toparam na hora. Tudo combinado, saímos de São Paulo na sexta-feira às 21h30 (pra não pegar trânsito), passamos em São José dos Campos pra buscar meu companheiro, e por volta da 1h da manhã estávamos chegando em Caraguatatuba. A desc…
Última resposta por Caru Bastides, -
- 2 respostas
- 2.4k visualizações
O Bonete é uma vila caiçara afastada do centro de Ilhabela e para chegar lá é preciso fazer a Trilha do Bonete, que tem pouco mais de 10 km, começando na Ponta da Sepituba e passando por algumas cachoeiras, mirantes, em meio a Mata Atlântica, sendo possível a observação da fauna e flora. Essa trilha foi feita "sem querer", a ideia original na década de 1980 era abrir uma estrada para os carros chegarem lá. Assim, começaram a abrir o trajeto em meio a Mata Atlântica às pressas e sem planejamento adequado, e logo a natureza acabou com o pífio projeto: a erosão destruiu barreiras e a mata invadiu parte da futura estrada. Um adendo: Essa "obra" tem a assinatura do e…
Última resposta por 13furlan, -
- 1 resposta
- 3.4k visualizações
Trilha feita em 17/04/2013. Álbum com todas as fotos em: https://photos.app.goo.gl/9xvzuHFg3KKQt7pS8 Cheguei as 7:25h na estação de RGS envolvida em uma meia névoa e um friozinho típico de outono. O sol aparecia e desaparecia constantemente,disputando espaço com as nuvens, vendo quem ganhava os céus. 15 minutos depois, Mari salta do trem e se junta a mim, a espera da Marcela e do Wellington. Os 2 logo chegaram por volta das 8h00 e então, fomos para o ponto do busão para Paranapiacaba. Após pegar o busão das 8h30, saltamos no km 43 as 8:45, próximo a entrada da estradinha da terra do etilenoduto. Preparamos as mochilas, dei algumas …
Última resposta por Vgn Vagner, -
- 22 respostas
- 26.2k visualizações
TRILHA E ASSALTO EM PARANAPIACABA A Serra do Mar q cerca a capital paulistana na sua borda leste prima por oferecer surpresas de tds os tipos aos aventureiros q se embrenhem em seus verdes domínios. Mas nem tds são surpresas agradáveis ou relacionadas à beleza natural c/ q este belo rincão remanescente de Mata Atlântica brinda à maior metrópole do país. Eis o relato em 4 atos de uma inesquecível incursão à região serrana entre Paranapiacaba e Cubatão, datada de anos atrás, q por sua natureza pitoresca há de ficar guardada entre as + emocionantes q já tive. Regada a adrenalina involuntária, este registro tb serve de alerta aos futuros andarilhos e às autoridades da reg…
Última resposta por Nilton Martz, -
- 1 resposta
- 6k visualizações
Salve salve galera ............... aqui vai um breve relato e fotos da prainha "mágica"................. ... ah e quem não conhece a prainha branca famosa pela paz, tranquilidade e pelos luais que acontece aos finais de semana ( geralmente pelos bares do local que toca um reggae a noite ) showwwww... neste dia fui de moto a prainha branca fica ao lado da balsa bertioga-guarujá atravesando a balsa já é visivel o portal e o acesso a trilha para se chegar a mesma.... para se chegar lá......... bom para min que moro na zona leste o caminho mais curto é av aricanduva........ continua elevado aricanduva......rodovia fernão dias .......mantenha á direita..…
Última resposta por romuloddf, -
- 4 respostas
- 15.3k visualizações
1ºParte da Trip realizada em 08/05/2013. Álbum com todas as fotos estão em: https://picasaweb.google.com/110430413978813571480/CachoeiraPedroDavidEDoRoncadorEmSaoFranciscoXavier?authuser=0&feat=directlink Já havia feito algumas poucas trilhas na serra da Mantiqueira, mais precisamente em Monte Verde - MG, primeiramente me embrenhando no conhecido e batido platô do Chapéu do Bispo, Picos do Selado, Pedra Redonda e Partida. Achava que por ventura, já tinha feito os principais picos da região, qdo minha amiga Bel comentara comigo sobre um tal Pico "Queixo d´anta" e também, Pico da Onça, o que atiçou minha curiosidade em retornar mais uma vez a região, afim de de…
Última resposta por AnaChrist, -
- 2 respostas
- 3.2k visualizações
Olá pessoal! Quero começar a fazer trilhas, mas eu não conheço nada muito legal pra fazer em Guarulhos, onde moro. Como não tenho carro, gostaria de fazer algumas atividades na natureza próximo de onde moro. Alguém conhece alguma trilha em Guarulhos ou que esteja próximo de São Paulo? Montei uma página no Facebook para encontrar companhia, você pode responder lá também: https://www.facebook.com/trilhaecampingguarulhos Obrigado.
Última resposta por FilipeCs, -
- 0 respostas
- 1.6k visualizações
pics http://www.ipernity.com/doc/275479/album/525905?view=1 A Serra do Quebra-Cangalha é a extensa sucessão de respeitáveis montanhas situada entre o Vale do Paraiba e a Serra do Mar, em SP. Resultado dos enrugamentos geológicos q deram origem as gdes colinas da região, é uma serra extensa q corre além dos 80kms rumo RJ, e seu nome deriva do esforço q os animais de carga tinham q fazer para transpô-la. Grande assim, é natural q suas dobras escondam pequenas surpresas, como a Cachu da Usina Vaticano, relíquia datada da segunda metade do século passado q abastecia de energia uma indústria local de celulose, na pacata Roseira. Hj desativada, seu acesso se dá mediante ín…
Última resposta por Jorge Soto, -
- 0 respostas
- 926 visualizações
Olá, Estou planejando esta travessia para sexta feira agora 25/10/2013 com retorno no domingo.SOu de São Paulo e gostaria de saber se exite alguem com disponibilidade neste final de semana para fazer está aventura. Dirceu...
Última resposta por Dirceu Pontin, -
PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (núcleo Santana) - Iporanga/SP
por Bruna M.Correard- 0 respostas
- 2.6k visualizações
Depois de vários "ensaios" pra visitar o PETAR, finalmente aconteceu num fim de semana, dias 28 e 29 de setembro/2013. Não foi exatamente uma viagem independente, fui com um grupo que saiu de São José dos Campos, já com passeios, guia, entrada no parque, equipamento (capacete com lanterna de cabeça), pousada + refeições e lanche de trilha inclusos. Devido ao pouco tempo, foi possível visitar apenas o núcleo Santana, que é bem bonito por sinal. O núcleo Santana tem os seguintes atrativos: Cachoeira do Couto, Caverna do Couto, Caverna Santana, Caverna Morro Preto, Caverna Cafezal, Caverna Água Suja, Cachoeira Beija-Flor e Cachoeira das Andorinhas, além é claro do límpido …
Última resposta por Bruna M.Correard, -
- 5 respostas
- 2.6k visualizações
O BOA VISTA DA JURÉIA Situado no miolo da Reserva da Juréia, o Pico da Boa Vista destaca-se não apenas por ser um dos ptos culminantes emergindo do escarpado e imponente maciço da Serra do Itatins. Com vista privilegiada de td reserva, Iguape, Barra do Ribeira e até parte do Superagui, o alto dos 1100m do seu pto culminante se caracteriza tb por ser coroado por uma torre da Cotesp (antiga Telesp) desativada na década de 70. O q poucos sabem é q este topo é ainda acessível por íngreme vereda q palmilha o q restou da outrora (precária) estrada de manutenção da velha torre, hj tomada pelo mato. Uma caminhada árdua e pouco freqüentada - exceto por extrativistas ilegais -…
Última resposta por gvogetta, -
- 0 respostas
- 3.6k visualizações
O MORRO DO CAPUAVA O Morro do Capuava despertara minha atenção no final da Trav. do Morro Negro, coisa de mês atrás. Sentinela q guarda Pirapora do Bom Jesus a seus pés, suas encostas de mato ralo elevavam-se graciosamente 900m acima do planalto, recortando o céu azul colorido apenas de parapentes indo e vindo. Sem tempo de bisbilhotá-lo naquela ocasião, aproveitei este fds p/ matar tal desfeita. E o q descobri foi q o Capuava agrega as melhores características doutros picos: do Saboó (São Roque), o desnível acanhado de apenas 300m; do Urubu (Mogi), a facilidade de acesso e presença de praticantes de vôo livre; e da Pedra Gde (Atibaia), a deslumbrante panorâmica desc…
- 9 respostas
- 3k visualizações
Hola Hola Mochileiros ... http://www.youtube.com/embed/TaA9OakoLnw Nosso Roteiro: Praia Dura >>> Pico do Corcovado Sobre o Lugar: Localização: Ubatuba – SP Como chegar de carro: Ubatuba fica no litoral norte de São Paulo, e de facil acesso, faz divisa com o Rj (Praty/Rj), e com Caraguatatuba/SP, para quem vem de São Paulo, vindo pela Ayrton Senna ate a Rodovia Carvalho Pinto, existem 2 acessos para Ubatuba, um é a Rodovia dos Tamoios que sai em Caraguatatuba (a que eu sempre vou), e a outra entrada em Taubaté/SP que é a Rodovia Osvaldo Cruz (esta eu nao conheço) que já sai próximo do Centro de Ubatuba. Como chegar de ônibus: Tr…
Última resposta por Samuel Oscar, -
- 0 respostas
- 2.4k visualizações
TRAVESSIA DO MORRO NEGRO Situado entre os municípios de Santana do Parnaiba e Pirapora do Bom Jesus, o Morro do Voturuna é facilmente identificado tb por quem trafega pela Rod. Castelo Branco, de onde destoa imponente da cadeia serrana q lhe empresta o nome. Tb chamado de Morro Negro, esta respeitável elevação q foi outrora pto de partida dos bandeirantes e ativo núcleo minerador da Capitania de São Vicente, hj aponta majestuosamente os 1278m do seu pto culminante pro céu, a espera de andarilhos ansiosos por novos desafios. Nesta segunda investida ao Voturuna realizamos uma breve travessia de td contraforte oeste desta serra pitoresca, pisando no seu derradeiro pto c…
Trilha realizada em 2008, saímos da Vila de Paranapiacaba até Cubatão no litoral Paulista. Fomos seguindo os trilhos do antigo sistema funicular de SP. Um pouco sobre o sistema funicular: _____ O primeiro sistema funicular, que foi denominado de Serra Velha, iniciou atividade comercial no ano de 1867, quando a Sao Paulo Railway começou a operar. Esse sistema comportou o tráfego de passageiros e cargas até a década de 1890, quando um segundo sistema funicular, de maior porte, começou a ser construído. O novo sistema foi denominado de "Serra Nova". Começou a operar em 1901. O 1º Sistema Funicular ou Serra Velha, constituíu-se na construção de quatro planos i…
Última resposta por viajandu, -
- 1 resposta
- 4.9k visualizações
Feriadão de São Paulo sem emenda, em plena terça- feira, nós resolvemos fazer um bate-volta em São Francisco Xavier para subir o Pico Focinho D’Anta. [align=center][/align] O grupo formado foi Ronald, Cristiano, Bruno, Felipe e eu. Encontramo-nos às 7 da manhã no Graal da Ayrton e após breve café da manhã já estávamos entrando em São José dos Campos, passando pela bela e pacata cidade de Monteiro Lobato até chegarmos à entrada do Bairro dos Remédios, localização do pico e que fica um pouco antes da entrada da cidade de São Francisco Xavier. A estrada do bairro até o Pico está em condições regulares, muita subida com cascalho on…
Última resposta por AnaChrist, -
- 0 respostas
- 3.2k visualizações
Pico do Itatins (breve relato) O alvo desta investida, também é conhecido como Morro Peruíbe, tem seus 604 metros de altitude acima do nível do mar e esta localizado na cidade do mesmo nome, no extremo sul do litoral de São Paulo. São dois mirantes com vista para a reserva ecológica da Juréia e as praias que seguem para o norte. Relato: Foi fácil organizar esse passeio, pois o anterior havia sido fantástico (Pico do Lopo), com as mesmas companhias envolvidas. Esse clima de inverno não é lá aquelas coisas pra trilhar por onde há pontos com atrativos aquáticos, tipo: cachoeiras, lagos e praias, pois exige muita coragem pra entrar na água e dar aquele tibum. …
Última resposta por Vgn Vagner, -
- 2 respostas
- 6.5k visualizações
Trilha feita em 27/07/2013. Álbum com todas as fotos estão em: https://photos.app.goo.gl/CJL8aXjQWYG6gGkc8 Faltavam 10 para as 3 da manhã qdo lá estava eu, saltando da cama em uma madrugada geladíssima de inverno, afim de poder chegar cedo na trilha para o Pico dos Marins. Por conta da logística, distancia e tempo de trilha, era preciso cair da cama no meio da noite mesmo. Após um rápido café da manhã, conferi a cargueira já feita no dia anterior e as 3:50 me mandei para o ponto de encontro, situado ao lado de uma agencia bancária próxima a Estação Brigadeiro, onde meu xará (Renato Marangori) e Kazu me aguardavam. O metrô ainda se encontrava…
Última resposta por ricardomoreira.12, -
Pico dos Marins - Cinco desconhecidos + batizado = História pra contar pro resto da vida!!! 1 2 3 4 5
por Carol Montoaneli- 42 respostas
- 9.5k visualizações
Essa com certeza é a história mais louca que tenho pra contar, mas eu espero de coração que não seja a única! Eu tinha feito um relato aqui no site dos mochileiros sobre uma viagem que fiz para São Luís nas minhas férias. Comentei que tinha me tornado uma "ludovicense de coração" porque tinha me apaixonado pela região. Recebi um comentário do Verner Bezerra que se divertiu com o relato. Em especial sobre a história de uma gatinha que achei no lixo e não sabia o que fazer com ela... bom... consegui um abrigo! ufa! rsrs Mas o fato é que numa troca de 3 mensagens ele comentou que estava vindo pra São Paulo Subir o Pico dos Marins "ta afim?" Nem pensei ... "Bora!" Pa…
Última resposta por Carol Montoaneli, -
- 7 respostas
- 5.9k visualizações
Acho que todo mundo que faz trilha tem um relato de uma que sempre fica como lição e vai ser lembrada pelo resto da vida devido às cagadas que a gente fez ao longo da caminhada. Fotos, croquis e coordenadas geográficas: Era a minha primeira incursão pela região e logo de cara resolvi fazer a travessia Marins-Itaguaré, mas no sentido inverso, entrando pelo Pico do Itaguaré. Como era uma semana de recesso na faculdade por causa da Semana Santa, consegui também algumas folgas no meu trabalho e com isso tinha uma disponibilidade de alguns dias para fazer essa travessia. Estava indo para lá com a pretensão de fazer essa travessia em no mínimo 3 dias, sem correri…
Última resposta por Renato37, -
- 0 respostas
- 6.3k visualizações
Hola Hola Mochileiros ... No fim de semana do dia 06 e 07, fui com a primeira dama Adriele Fernanda, comemorar nosso aniversário de namoro, então foi uma viagem um pouco mais light, nada de barraca, nem cozinha ... Foi quase uma viagem de turista da CVC huAUHahuaHU ... Nós fomos para Brotas/SP, por ficar próximo de Jundiaí e ser apenas um fim de semana, fizemos boiacross no rio Jacaré Pepira (o mesmo rio onde se pratica rafting), conhecemos também as fazendas do Recanto das Cachoeiras, e o da Fazenda Três Quedas, e por fim a Fazenda Areia que Canta, apesar da correria deu pra aproveitar bastante, e vou tentar passar um pouco da nossa trip pra vocês ... Nos…
Última resposta por xxcharles, -
- 3 respostas
- 1.7k visualizações
Olá galera, sou novo no mochileiros e sou estudante de turismo, queria organizar junto com vocês alguma trilha na região de Guarulhos, Cantareira, Mairiporã e proximidades para o dia 06, 12 ou 27 de janeiro. Gostaria que indicassem lugares onde também posso estar levando mais estudantes para essa trilha e assim estando mais ativo no site para conhecer novos lugares.
Última resposta por Rosana Mello, -
- 0 respostas
- 919 visualizações
Boa noite! Irei passar uma semana em Agosto em Maranduba - Ubatuba, e gostaria de saber se há trilhas leves e legais para se fazer por lá. Já irei de carro para Ilhabela, Caçandoca e Caçandoquinha, pois meu sogro e sogra ficarão conosco nos dois primeiros dias. Após, seremos somente eu e minha esposa, a pé, e eu já a preparei para andar bastante Nossa experiência com trilhas é pouquíssima, mas fazemos direto a da Prainha Branca. Gostaria de trilhas neste nível, tranquilas, de 1h aproximadamente. Existe? Alguém já fez? Alguma dica especial para quem está iniciando? Muitíssimo obrigada!
Última resposta por artiff, -
Trilhas na Ilhabela 1 2 3
por otavio_aon- 24 respostas
- 21k visualizações
Foi com a idéia de redescobrir o “meu quintal”, o local onde eu nasci e cresci e proximidades, que optei por revisitar a Ilhabela-SP, cidade vizinha a Caraguatatuba-SP, onde morei toda minha infância. Mas como queria uma visão diferente da que já possuía, resolvi descartar as praias movimentadas, esportes náuticos, barzinhos, baladas e pousadas aconchegantes, e escolher o lado selvagem da ilha! A proposta era contornar a parte "de trás" da Ilhabela pelas trilhas, ignorando a urbanização do lado voltado para o canal. Partindo da ponta de Sepituba, no sul da ilha, passaríamos pela ponta do Boi para então chegar na Praia de Jabaquara, no norte da ilha. Depois de mu…
Última resposta por otavio_aon, -
- 4 respostas
- 6.9k visualizações
Fala galera , aqui irei colocar o relato que fiz com a minha mochileira em Ilha Bela ficamos 3 dias , saimos sexta e voltamos domingo , marcamos esse rolê em cima da hora e como queriamos ir para um lugar bacana e bem sussa , decidimos escolher a Ilha . Saimos sexta feira, compramos as passagens pela internet no site da Litorânea ida (48,72 ) e a volta (44,12) , marcado para as 06:30 . Pegamos o trenzão e chegamos cedo na rodoviaria do Tiête , esperamos e embarcamos rumo a Ilha Dentro do bus o motorista pediu para que todos colocassem o cinto de segurança (nunca tinhamos visto algo do tipo) Então fomos colocar o cinto , só que um de nossos cintos estava q…
Última resposta por Sidnei.Aparecido, -
- 0 respostas
- 1.6k visualizações
http://www.ipernity.com/doc/275479/album/355893?view=1 O Vale das Pedras do Itapety Guardando a seus pés a cidade de Mogi das Cruzes, a Serra do Itapety reina soberana derramando-se majestosamente de leste a oeste, recortando o horizonte com sua silhueta recoberta de verdejante mata secundaria. Entretanto, logo atrás do “sentinela mogiano” existe uma pequena crista paralela secundária q, menos farta de verde q a principal, é basicamente composta por vegetação arbustiva e detentora dum gde complexo granítico de enormes rochas, extensas lajes e incontáveis aderências ao largo de td sua extensão. Este conjunto rochoso recebe o nome informal de Vale das Pedras e é facilm…
- 7 respostas
- 4.7k visualizações
Saco! Como meu relato foi pro limbo no bug do dia 18, la vai ele novamente! TRAVESSIA DOS PONCIANOS: DO PICO DA ONÇA À PEDRA PARTIDA A Serra dos Poncianos é a estreita cadeia montanhosa q se estende por + de 8km sentido leste-oeste, separando as cidades de S. Fco Xavier e Mte Verde. É um prolongamento da Serra do Selado q inclui a Serra do Baú, já no limite sul da Serra de Sta Bárbara. Ambas correm paralelamente, porém desgarradas do trecho principal da Mantiqueira. Suas escarpas sao contínuas em suas duas extremidades, e compostas de maciços + baixos e platôs rochosos q podem ser percorridos por td extensao de sua crista, s/ gde dificuldade. Foi a deixa p/ neste …
Última resposta por Renato37, -
- 3 respostas
- 6.7k visualizações
Fala, GALERA !!! Em um domingo do dia 26 de maio de 2013 acordei cedo e fui pesquisar por alguma trilha pelas redondezas da cidade Pindamonhangaba interior de São Paulo localizada no vale do Paraíba e por meio das pesquisas na internet obtive algumas informações de alguns relatos como por exemplo: Trilha das Borboletas, trilha das Oliveiras, Pinda X Campos, trilha da Fazenda Hare Krishna e trilha do Mirante. A intenção era adentrar em meio a natureza e percorrer uma trilha bem leve com minha princesa de nove anos e demonstrar como é a sensação de se aventurar na natureza , consequentemente como a baixinha não é acostumada, queria um passeio prazeroso e …
Última resposta por Samuel Oscar, -
- 0 respostas
- 10.5k visualizações
2ºparte da trilha feita em 25/05/2013. Álbum com todas as fotos estão em: https://picasaweb.google.com/110430413978813571480/PicoDaOncaPedraBonitaEBosqueDosDuendes?authuser=0&feat=directlink Ainda estava escuro qdo lá estava eu, partindo de SP as 5:50h da manhã em uma madrugada fria, numa viagem que levaria cerca de 2 horas e meia até São Francisco Xavier, bucotica cidade paulista ao sopé da Serra da Mantiqueira. A céu estava livre de qualquer vestígio de nuvem e a Lua era bem visível. Após 20 minutos já estava na Dutra, passando por Guarulhos e vendo o dia clareando. Com o frio da madrugada, nuvens baixas e serração encobria as baixadas, formando belíssimas …
Última resposta por Renato37,