Trilhas em São Paulo
Trilhas em São Paulo: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings em São Paulo
592 tópicos neste fórum
-
- 4 respostas
- 8k visualizações
DA JURÉIA ATÉ IGUAPE... a pé (e à nado) Tardou 2 anos p/ q se juntassem as condições - e vontade - p/ dar continuidade a uma caminhada q só não finalizei por falta de tempo, a Trilha do Imperador (ou do Telégrafo). Esta, por sua vez, já fora bem tradicional outrora por coincidir c/ uma romaria local, mas atualmente esta proibida por atravessar boa parte da Reserva Ecológica da Juréia. O trecho Guaraú (Peruíbe, litoral sul de SP) ate Barra do Una foi perfeitamente viável num final de semana. Restava apenas o trecho q vai da Barra do Una, segue ate a Pta da Jureia e termina na Barra do Ribeira, em Iguape, 30km depois. Assim, atento ao tempo e à tábua das marés, resolvi…
Última resposta por msantaguida, -
- 8 respostas
- 1.9k visualizações
Nossa, como eu estava com saudades do Rio Mogi. Já fizera 1 ano que percorri aquele caminho pela primeira vez, e essa mesma primeira vez me deixou maravilhado com tamanha beleza que eu via naquele lugar. “A rapaziada” organizou uma volta praquelas bandas, alguns de nossos amigos ainda não conheciam as trilhas que se entrelaçam entre a mata fecha que cobre as encostas daquele vale na serra do mar. E justo na data que foi marcado esse retorno, quando eu iria matar essa saudade fazendo a travessia (Paranapiacaba x Cubatão), via Rio Mogi, eis que me surge uma bela e forte complicação estomacal (diarreia) que me impediu de pôr os pés fora de casa, me colocando a adiar me…
Última resposta por Vgn Vagner, -
- 2 respostas
- 4k visualizações
Meus amigos, a trip desta semana foi na cidade de Botucatu, interior de SP. Esse evento já estava marcado com alguns amigos havia várias semanas. A idéia original era fazer uma trilha de cerca de 5 km passando por 5 cachoeiras. Porém, ao chegar à cidade e conversar com o nosso guia, Guto, da EcoCuesta, alteramos todos os planos. Devido às chuvas que caíram na região nos dias que antecederam nossa aventura, as trilhas estão muito escorregadias, havendo alguns riscos nas descidas às cachoeiras. Assim, optamos em fazer a trilha de 15 km passando por dentro da Cuesta, num percurso semicircular. E no final, irmos pelo menos a uma das cachoeiras, a da Marta, com uma estrutura …
Última resposta por Jesiane da Silva, -
- 1 resposta
- 8.9k visualizações
Estava andando por aí e fui parar no Guarujá, praias bacaninhas, bastante movimento na orla da praia da Enseada e na Pitangueiras (principais praias da cidade), casas de pessoas ricas, jet-skis e lanchas por todos os lados, uma "mini Babilônia" a beira-mar! Bem próximo da cidade Guarujá, a aproximadamente 29km de uma bonita e tortuosa estradinha está a Balsa que leva da Ilha ao continente para a cidade Bertioga. Ali também existe uma lanchonete e uma entradinha charmosa para uma trilha morro acima, quem passa desapercebido nem dá importância, mas ali é a entrada para um paraíso... Seguindo por essa trilha, de aproximadamente 3km por 20min chega-se na Prainha…
Última resposta por carolinealmeidas, -
- 2 respostas
- 2.9k visualizações
VÉU DA NOIVA DE MOGI Pra quem percorre a “Trilha Mogi-Bertioga” é obrigatória a passagem pela Cachu do Elefante, grandiosa queda do Rio Itapanhaú em seu acidentado trajeto rumo o litoral. Mas não a única queda, diga-se de passagem. Algumas dezenas de metros mais acima outra gde queda despenca rio abaixo de forma tão imponente qto sua ilustre vizinha e atende pelo nome de “Véu da Noiva”. Apesar de claramente visível da SP-98, esta majestuosa cachoeira é tão desconhecida como nada freqüentada em virtude de seu difícil acesso, q demanda bons trechos de vara-mato com lances de escalaminhadas quase verticais através de ingremes encostas e rocha úmida. Mas gratifica…
Última resposta por Wilhiam Santos, -
- 9 respostas
- 8.3k visualizações
Meus amigos, estou de volta com mais um relatinho de viagem, feito no dia 30.03.2013, no Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha. Esse é um dos parques menos conhecidos no estado, é pouco frequentado perante outros mais "famosos", mas tem diversos atrativos, principalmente as variadas trilhas que o parque abriga, com extensões curtas (750 m) e 13 km (Ovo da Pata). Para chegar ao parque, é bastante simples. Pegamos a rodovia Fernão Dias e seguimos até Mairiporã. Logo que passar o pedágio, entre à direita, contorne uma rotatória para a sua esquerda e entre à direita, passando por baixo da Fernão Dias. Em seguida, contorne uma pequena praça e entre na segunda rua à …
Última resposta por GUILHERME TOSETTO, -
- 11 respostas
- 4.8k visualizações
INTRODUÇÃO Confesso que serei o menos objetivo possível neste relato, que talvez, possa resgatar algum cenário fantasioso em sua memória e interagir com sua imaginação nos acompanhando nessa breve jornada, ou até despertar em você a vontade de querer também ter feito parte dessa história. Quem sabe, você venha a me elogiar ou até mesmo abandonar a leitura pela metade por que não gostou do texto!? É possível! Pois o título: PEDRA DO BAÚ, me faz viajar além da viagem, me fez lembrar dos verdadeiros e corajosos, fictícios e mentirosos piratas que compõe a história da pirataria iniciada no século XVI. Histórias alimentadas por livros e filmes qu…
- 3 respostas
- 6.3k visualizações
Olá pessoal , abaixo relato um trekking que realizei em 04/02/2012. É um percurso conhecido e feito a anos por diversas pessoas, a caminhada é realizada pelos trilhos de trem entre o distrito de Cascata (divisa MG/SP - estrada que liga Águas da Prata a Poços de Caldas) e a cidade de Águas da Prata, ao final da caminhada há a Cachoeria das Sete Quedas, onde pode-se renovar as energias gastas nos 16km de trilha! Detalhes da trilha: - Passasse por uma ponte, onde há dormentes faltantes, ou seja: vãos consideráveis entre eles; - Passasse por um túnel em curva (aprox. 70m), uma lanterna ajuda, pois a curva faz com que alguns metros sejam bastante escuros; Peri…
Última resposta por Felipão Roz, -
Pedra do Baú, São Bento do Sapucaí - SP. Inconsequência, inexperiência e memorias inesquecíveis.
por Siloks- 3 respostas
- 3k visualizações
Fala galera do fórum!! Estou fazendo esse post pra dar um relato do que talvez tenha sido meu primeiro e único mochilão até hoje. Bom, o relato começa com uma ideia inesperada de um amigo, que já tinha ido a alguns anos pra cidade cm a ex namorada. Estávamos todos livres não exitamos em aceitar o convite, fomos os 4: Eu, Fernando, Alex e Gustavo, rumo São Bento do Sapucaí com a mochila nas costas e uma boa dose de coragem. E a história em si, começa com todo mundo (exceto meu avô) me dizendo o tempo todo "Silas, olha esse tempo chuvosso, é perigoso ir pra la com esse tempo! Você ta louco?!", e eu dando sempre a mesma resposta "Tempo ruim é chuva de faca". (Va…
- 0 respostas
- 1.5k visualizações
Bom dia pessoal! Gostaria de compartilhar minha primeira trilha a pé. Moro no interior de SP, e comecei a pesquisar um local próximo onde poderia me aventurar. Encontrei no Mochileiros dois relatos de FerroTrekking em Águas da Prata - um do Silmar Crepaldi e outro do dan_capis. Gostaria de agradecer, pois sem eles não teria tido essa ótima experiência! Vamos ao que interessa. Fechamos um grupo de 5 pessoas e decidimos seguir o que os relatos nos orientou: chegar em Águas da Prata, pegar um ônibus até a estação abandonada de Cascata e seguir o trilho, voltando até AP (Águas da Prata). É importante ressaltar que o sentido de Cascata > AP é uma descida bem le…
Última resposta por Felipão Roz, -
- 0 respostas
- 910 visualizações
Viagem a R.P.P.N. Alto da Boa Vista do meu amigo Helvécio, uma escalaminhada de difícil acesso, mais com um visual recompensador no final, eu recomendo subir e passar uma noite la no topo, pois tanto o por do sol como a alvorada são lindos vistos lah do topo, com uma visão de 360°. Subir bem preparado p o frio e vento, não levar mto peso, levar no mino 2 litros de água, no caminho "não tem água", se possível levar alimentos que não precisão de fogo, la também não tem lenha e não pode fazer fogueira, então a noite eh fria e úmida, tem um bom local para abrigar no máximo 3 barracas, a serra fica no município de Descoberto MG, uma estrada de fácil acesso sendo boa parte…
Última resposta por Emir_sads, -
- 5 respostas
- 7.2k visualizações
[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110416212954.JPG 500 375 Altos Fornos]Floresta Nacional de Ipanema Como chegar: Através da SP 280, km 99-B e SP 097 sentido Sorocaba. Na rotatória da Cruz de Ferro,pegar sentido Iperó até acesso à esquerda, para estrada de terra (5 km). Fones: (15) 3266-9099. De terça à domingo, 8:00 – 17:00 hs. Entrada R$ 5,00 por pessoa (crianças até 12 anos e acima de 65 anos estão isentos da taxa de entrada). As trilhas são feitas somente através de agendamento prévio e a taxa do monitor na trilha varia conforme a trilha escolhida. A FLONA de Ipanema http://www.cidadedeipero.com.br/ipanema.html é uma reserva de ci…
Última resposta por SergioReOli, -
- 0 respostas
- 3.6k visualizações
Deixo aqui meu relato sobre minha trilha, minha admiração pelo local e meu apoio para quem deseja subir ao Pico das Cabras. Moro em Campinas-SP, fomos em 5 (Eu e meu esposo - Helder, 2 irmãs Aline e Gabriele e uma amiga - Lili). Saímos de casa por volta das 16 h, com a intenção de chegar lá para ver o pôr do sol, como somos amantes de fotografias, nosso objetivo era capturar a paisagem. Fomos em um UNO 1.0, o trajeto Campinas- Joaquim Egídio foi super tranquilo, uma que é do lado, e não tem erro. A subida em si foi super tranquila, levamos o total de 40 min para chegar ao topo. A paisagem é magnifica, vale muito a pena! Como nossa intenção era registrar em fotos, levei u…
Última resposta por Letícia Barbieri, -
Cachoeira da Usina Itatinga e Cachoeira Garganta do Gigante (Rio Itatinga-Mogi das Cruzes) 1 2
por Vgn Vagner- 11 respostas
- 7.3k visualizações
Usina do rio Itatinga Um pouco de história A Usina Hidrelétrica Itatinga, que fica localizada nos limites de Mogi das Cruzes e Bertioga-SP, capta as águas do Rio Itatinga através da barragem e mantem nos dias de hoje um funcionamento centenário gerando 15.000 kilowatts diários de energia elétrica para a baixada santista desde sua inauguração, em 10/10/1910. Data esta em que os ingleses terminaram suas obras iniciadas em 1902. A Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), é quem está responsável por toda operação do sistema que envolve a usina, restringindo qualquer acesso às imediações, incluindo a linha férrea funicular que desce até a Vila em Bertioga. …
- 1 resposta
- 3k visualizações
FERROTREKKING: TRAVESSIA CAMPINAS X JAGUARIÚNA Eram tempos difíceis aqueles, não só para nós, uma família de quatro irmãos, mas para todos que migraram dos quatro cantos do Brasil para tentar uma vida melhor na periferia de uma pequena cidade do interior de São Paulo. Sumaré viveu na década de 80 uma explosão populacional quase sem precedentes na história recente do país e todos que vieram para cá tiveram que conviver com total falta de infraestrutura. A situação socioeconômica poderia não ser boa para ninguém, mas nem por isso a vida era infeliz, tínhamos a nosso favor, um tempo onde a simplicidade comandava, um tempo sem carros, telefones, sem quaisquer…
Última resposta por DIVANEI, -
- 20 respostas
- 38.2k visualizações
Domingão de sol (out/2009) todos animados para descer a maior "Tirolesa do Brasil" .São 1.900m de extensão e de altura chega 200m. Não tenho como comprovar os dados, estão descritos no local. Para chegar em Pedra Bela é fácil, fica a 86km de SP, próximo a Bragança Paulista via Fernão Dias. A cidade está localizada na Serra da Mantiqueira, a uma altitude média de 1.100 metros 22 loucos toparam o desafio e o prêmio além da visão, sensação e adrenalina, foi um banho de cachoeira na Cachoeira Boca da Mata. Alexandre, que organiza a Tirolesa, tem o receptivo ao lado do portal da cidade que fica logo na entrada. Para descer, voce preenche uma ficha, recebe o equ…
Última resposta por Natygirl, -
- 4 respostas
- 2.9k visualizações
Após 15 anos longe, resolvi voltar a Peruíbe , praia do litoral sul de São Paulo ( meu lugar favorito de infância) e conhecer um pouco mais a Estação Ecológica Juréia-Itatins. Te digo que foi um fim de semana inesquecível... Juntamos um grupo de 9 pessoas e decidimos ir de carro, saímos as 21:30 de Curitiba na sexta e chegamos as 03:30 em Peruíbe. Pegamos a rodovia Régis Bittencourt de madrugada com muitos buracos e chuva à noite. Tirando um pneu furado, o resto deu tudo certo. Outra opção é ir de ônibus Curitiba-Peruibe. A empresa que faz este trajeto é a Catarinense, custa R$ 54,61 a passagem com 5h e 10 de duração. Hospedagem existe para todos os gostos e bo…
Última resposta por dailinha, -
- 8 respostas
- 27k visualizações
Eaee Mochileiros... Esses dias atrás fomos para Ubatuba fazer a Trilha das Sete Praias Desertas,tomamos como base o relato do Augusto, inclusive queria agradecer às dicas que foram passadas por ele, esta trilha dá para se fazer em apenas um dia, com percurso de em media 3 a 5 hrs .... Como seria apenas um FDS para nós, decidimos acampar na praia do Cedro, e terminá-la no dia seguinte. - Praia do Oeste - Praia do Peres - Praia do Bonete - Praia Grande Bonete - Praia Deserto - Praia Cedro - Praia da Fortaleza Partimos de SP às 8:00 já que perdemos o primeiro onibus, uam dica para quem vai de onibus, em vez de ir até a rodoviaria e voltar para a Praia …
Última resposta por xxcharles, -
- 4 respostas
- 1.6k visualizações
Caros amigos, Recentemente fui a Atibaia fazer a trilha que leva a famosa Pedra Grande. Depois de ler vários posts aqui e ver vários vídeos no youtube, parti de SP rumo a Atibaia. Chegando no condomínio Flamboyan, fui orientado de como chegar até o começo das trilhas. Parei o carro no "pé" da trilha e fui procurar aquela placa em madeira que indica os três caminhos. Procurei, procurei e nada. Avistei somente 3 caminhos a minha frente, (o mato estava bem alto) sendo um a esquerda meio em zigue e zague, um ao meio parecendo ser o mais íngrime e outro a direita, margeando a cerca. Alguém sabe se a placa foi retirada? Acabei me perdendo na volta e fui parar na cidade…
Última resposta por Renato37, -
- 1 resposta
- 4.3k visualizações
Focinho de Cão e seu íngreme aceiro As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/PicoFocinhoDeCaoPiqueteSPMar14. O Pico Focinho de Cão tem 1663m de altitude e se destaca na paisagem serrana da cidade de Piquete, lembrando uma imensa barbatana. Ele ocupa um contraforte da Serra da Mantiqueira e seu cume escarpado, assim como toda sua crista, é rasgado por um largo aceiro. Tomando a rodovia BR-459 em direção a Piquete, rodamos 10km a partir da Dutra e entramos numa estrada de terra à esquerda. Seguimos por 7,6km e entramos numa porteira de arame à direita que dá acesso a uma estradinha secundária logo depois de cruzar um ribeirão por uma …
Última resposta por Otávio Luiz, -
- 0 respostas
- 2k visualizações
Hola Hola Mochileiros ... No fim de semana do dia 06 e 07 de julho, fui com a primeira dama Adriele Fernanda, comemorar nosso aniversário de namoro.Então foi uma viagem um pouco mais de pantufa, nada de barraca, nem cozinha ... Foi quase uma viagem de turista da CVC huAUHahuaHU ... Nós fomos para Brotas/SP, por ficar próximo de Jundiaí e ser apenas um fim de semana, fizemos boiacross no rio Jacaré Pepira (o mesmo rio onde se pratica rafting). Conhecemos também as fazendas do Recanto das Cachoeiras, e a Fazenda Três Quedas, e por fim a Fazenda Areia que Canta. Apesar da correria deu pra aproveitar bastante, e vou tentar passar um pouco da nosssa trip pra vocês ... …
Última resposta por xxcharles, -
- 0 respostas
- 2.8k visualizações
Dificuldade: Médio - Categoria 1 Distância: 7,0 km Altitude Máxima: 1.035 m Circular: Sim Como chegar Ilhabela está localizada no eixo São Paulo – Rio, próxima de cidades como Ubatuba, Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande. Distante 210 quilômetros da capital paulista, e a 440 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, há várias maneiras de chegar à ilha. Saindo da capital paulista, o motorista tem a opção de pegar as rodovias Ayrton Senna / Carvalho Pinto (SP 70) e Presidente Dutra (BR 116) no sentido norte. Na altura da cidade de São José dos Campos, deverá utilizar a saída para a Rodovia dos Tamoios (SP 99), no sentido Litoral (Caraguatatuba e São Sebast…
Última resposta por tborges, -
- 0 respostas
- 3.7k visualizações
Olá colegas mochileiros! Em se tratando de cavernas no estado de São Paulo este é o lugar, PETAR: Parque Estadual Turístico Alto da Ribeira. Optamos por ir pela rodovia Castelo Branco e depois pegar sentido Guapiara/Apiaí. Pegamos muita chuva na estrada até chegar em Apiaí, de lá para frente só curvas e mais curvas, 26km de terra até chegar na Pousada Pedras Preciosas, no bairro da Serra em Iporanga. Quando encontramos a pousada, quase meia noite da sexta feira, loucos de cansaço...Lá estavam a Cida e o Paulo nos esperando, conversamos o mínimo e fomos dormir, pois no sábado cedo já havia passeio programado. A melhor coisa foi termos escolhido uma pousada …
Última resposta por MICHRIS, -
- 13 respostas
- 7.5k visualizações
Olá, meus amigos!!!! Segue agora mais um relato de viagem, desta vez à cidade de Ubatuba nos últimos dias 27 e 28 de Abril, em companhia dos amigos André Petroni, Eduardo (nickname Umpdy), Francisco Lopes, Débora e Osmar Franco. Estávamos combinando essa viagem havia algum tempo, mas nunca conseguíamos encaixar as datas convenientes a todos, mas eis que calhou de um fim de semana "vazio" pra galera e marcamos a viagem. Eu, Eduardo, Chicão e Débora saímos de São Paulo na sexta-feira à noite, por volta das 19:45 e chegamos em Ubatuba às 23 horas. O André e o Franco tiveram que trabalhar e só foram pra lá no sábado bem cedinho, de ônibus. Seguimos pela Dutra a…
Última resposta por Petroni-SP, -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
MEU BLOG: http://www.amontanhista.com.br/expedicoes/hiking/veu-da-noiva/
Última resposta por Gisely Bohrer, -
Travessia pelo Sistema Funicular com Mochileiro Peregrino - Paranapiacaba x Cubatão - 12/10/2013
por Gisely Bohrer- 4 respostas
- 3k visualizações
MEU BLOG: http://www.amontanhista.com.br/expedicoes/trekking/sistema-funicular/
Última resposta por gvogetta, -
- 1 resposta
- 14.8k visualizações
E aí, pessoal! Fim de semana agora fui a Altinópolis visitar um amigo. É uma cidade bem próxima a Ribeirão Preto, mas como sou de Campinas o custo mais alto da viagem ficou por conta do pedágio. A cidade é bem simpática, com praças simpáticas, mas nada que vá tomar mais de duas horas para visitar. Na primeira noite, fomos ao mirante da cidade, que está em reforma, mas mesmo assim fica num lugar bem legal para observar os arredores. O destaque é para a cachoeira do Itambé, que fica no mesmo parque da gruta do Itambé. Não paga pra entrar, mas em alguns horários o parque fecha (basicamente, isso serve para turistas bobos não irem em horários esdrúxulos para o mei…
Última resposta por kellyne, -
- 6 respostas
- 8.6k visualizações
Trilha das 7 cachoeiras realizada: 21/04/2013 participação: Diego Lopes & Vgn Vagner Quando o assunto é trilhar em Paranapiacaba, o instinto de navegação natureba de vários mochileiros é instigado, devido a riqueza histórica cultural que a cidade dispõe e a possibilidade de aventuras oferecidas "junto a flora", e comigo não foi diferente. O convite viera como mensagem surpresa na minha página da rede social mais acessada do momento, onde pessoas ligadas por interesses em comum postam suas fotos, curtem muito bestirol publicado e as vezes comoartilham informações úteis. Nessa mesma rede muitos acabam se conhecendo, pra futuramente se tornarem companheiros de a…
Última resposta por Jorge Soto, -
- 22 respostas
- 7k visualizações
Meus amigos, vocês que têm acompanhado a sequência de relatos apresentados como Início de Uma longa Viagem, agora podem ter a mais absoluta certeza de essa viagem, enfim, começou. Realizamos, neste sábado, dia 23 de junho, a trilha da Pirapitinga, entre os municípios de São Luís do Paraitinga e Natividade da Serra. Escolhemos essa trilha por ser de nível médio e por apresentar características interessantes, a quais pudemos ver em vídeos e relatos de outros trilheiros. Resolvemos, assim, entrar em contato com o parque para saber como proceder para a visita. Falei com o Lucas e com a Fernanda e foram muito solícitos e atenciosos em fazer a reserva de 30 lugares para o no…
Última resposta por Petroni-SP, -
- 4 respostas
- 2.4k visualizações
Moderadores, peso a gentileza de mudar esse Tópico para a ceção de Escalada & Montanhismo caso haja necessidade. Obrigado Ola amigos, como já temos um grande numero de relatos aqui referente ao acesso da Pedra do Quatinga, irei simplificar essa parte. Esse relato é mais especifico pro pessoal das Escaladas que deseja Escalar a Pedra do Quatinga, portanto estarei usando alguns termos mais técnicos. A Pedra do Quatinga é acessada pelo Distrito de Paranapiacaba, estrada de terra batida, aproximadamente 10km, entrando na mata a trilha é aberta, fecha em pequenos trechos mais abre em seguida, existe 1 bifurcação a direita é rumo ao cume, a esquerda creio eu que…
Última resposta por Vivi Mar,