Trilhas em São Paulo
Trilhas em São Paulo: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings em São Paulo
592 tópicos neste fórum
-
- 0 respostas
- 1k visualizações
Segue abaixo video da trilha que fiz com meu filho, Pindamonhangaba Bairro Ribeirão Grande (Trilha de Borboleta x Campos do Jordão) Qualquer duvida mande email cdiasprado@gmail.com Abraços
Última resposta por cdiasprado, -
- 11 respostas
- 7k visualizações
Antes de tudo... ...anteriormente, em alguma de nossos rolês já tínhamos cogitado de fazer um ataque ao Pico do Marins num rápido bate/volta, mas o problema seria a organização da logística somada às várias dúvidas > qual horário começar a trilha? Qual horário sair de Sampa? Será que iria compensar subir e descer no mesmo dia sem ter algum atrativo natural? Ex.: pôr/nascer do sol, o crepúsculo, tapetes de nuvens ao amanhecer, coisa e tal. Mesmo sem saber como isso terminaria, ficou decidido que seria feito como combinado (num simples bate/volta). Até que surgiu um novo objetivo junto a uma contraproposta: sair do centro de Sampa ao meio dia de …
Última resposta por Vgn Vagner, -
- 1 resposta
- 1.1k visualizações
Boa noite pessoal, me sinto até sem graça em fazer essa pergunta, mas vocês sabem alguma trilha legal com fauna e flora em São Paulo que não seja obrigatório acompanhamento de guia? Eu venho pesquisando com um amigo na região de Paranapiacaba mas parece que a prefeitura está com uma palhaçada de dar multa pra quem vai sozinho. A gente está afim de um trilha com dificuldade pra média e com duração de 5, 6, 7 ou 8 horas de duração. Obrigado! Me chamem no whats qualquer coisa: 970516606
Última resposta por Tiagokacatuks, -
- 8 respostas
- 11.4k visualizações
Blz pessoal. Aqui é um relato da travessia do Pico do Carrasco que segue um bom trecho pela crista da Serra da Mantiqueira. Ela se inicia no alto da Serra da Mantiqueira, próximo de Piquete e segue até Campos do Jordão, num total de 3 dias, que eu fiz com a Márcia nos dias 08, 09 e 10 de Julho de 2006. Até metade da travessia estavam com a gente o Rodrigo, Roberta, Ronald e o Amarildo. Fotos e cartas topográficas com trilha plotada dessa travessia: Restando poucas semanas para minhas férias terminar, não sabia o que fazer. Repetir trilhas nem pensar e litoral menos ainda (muito frio). Restou a travessia do Lopo (Extrema) e a do Carrasco, na …
Última resposta por Augusto, -
- 2 respostas
- 2.6k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/246/Travessia_do_Carrasco A GRANDE TRAVESSIA DO CARRASCO Uma das travessias menos conhecidas é a q atende pelo nome de Vista Alegre, divulgada pelo gde montanhista Sergio Beck, andarilho veterano q inspirou td uma geração a cair no mato, inclusive este aqui q vos agora escreve. À semelhança do caminho do Morro do Pinga, tem seu último trecho completamente tomado pela mata e devido a isso surgiram algumas variações do dito cujo q, em linhas gerais, parte do asfalto da BR-459 e percorre a crista da Mantiqueira sentido sudoeste, concluindo no Horto, em Cpos do Jordão. Algumas variantes a abreviam até o Bairro dos Pilões ou a…
Última resposta por André Araujo de Lima, -
- 0 respostas
- 928 visualizações
Estive na Pedra Grande no dia 06/06 subi de carro pela estrada de terra meu carro é 1.0 mas subiu tranquilo, mas também existem varias trilhas para subir andando também. Estava uma tarde muito propicia, de céu limpo e vento forte, tinha uma boa galera contemplando a visão e outros muitos nos parapentes, e ainda vi um por do sol muito lindo, recomendo!
Última resposta por Pabllo, -
- 13 respostas
- 17.8k visualizações
Dois anos atrás fui passar um fim de semana em Ilhabela. Pesquisando sobre a ilha fiquei muito interessado em conhecer a Praia da Fome, que parecia ser uma praia muito bonita e acessível por uma trilha possível de se fazer um bate e volta no mesmo dia. Não pesquisei muito sobre a trilha e imaginei que a mesma devia começar no canto direito da Praia do Jabaquara, cortando o morro. Chegando nesta praia não encontrei a trilha, tentei então me informar com alguns habitantes locais que me desencorajaram totalmente em fazê-la dizendo que a trilha estava fechada, que demoraria umas 4 horas e que dificilmente eu conseguiria fazer sem a ajuda de um guia. Desencanei de fazê-la nes…
Última resposta por rodrigo0o, -
- 3 respostas
- 10.1k visualizações
Pedra do Baú 23/08/2010 Pedra do Bau, originalmente "Pedra do Embaú", que em tupi-guarani significa "vigia". Monolito composto por três formações de pedras: Bauzinho (que é a pedra menor das três), Ana Chata (que é a fica mais distante) e a Pedra do Baú. Fica localizada no município de São Bento do Sapucaí-SP. Há tambem uma lenda sobre a Pedra da Baú, que pode ser lida no: http://www.camposdojordaocultura.com.br/ver-lendas.asp?id_poesia=10 . Informações Técnicas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_do_Ba%C3%BA A Trilha Saímos do estacionamento na base da Pedrinha (Bauzinho) era 13:20h. São +ou- 2 km de distancia até a Ana Chata, para chegar ao…
Última resposta por luanalazarini, -
- 1 resposta
- 1.7k visualizações
Salve galera, aí vai meu mini-relato sobre a trilha que acabei de terminar. Li vários relatos antes de ir, mas gostei especialmente do que o Vgn Vagner escreveu, por conta do rápido tempo de subida (subida pois se iniciou na baixada em Cubatão). O tempo estava ótimo e as 6:30 da matina já estava abordo de uma van descendo sentido Cubatão. A van era de um português engraçado, e custou R$ 25. Dá pra descer de ônibus, porém, além de ser mais lento ele sai de hora em hora (cheia), pelo que o motorista comentou. A dica aqui se for de van é: peça pra descer na Av. Nove de Abril, pois todos os ônibus que vão ao bairro do Quilombo (onde se dá o acesso a trilha) passam…
- 3 respostas
- 4k visualizações
Decidi com mais 2 amigos fazer a trilha que levaria até a linda cachoeira véu da noiva! Saímos de casa (Itapecirica da serra) as 05:30 da manhã para chegarmos até o Terminal do trólebus em São Bernado do campo, e na rua de frente com o terminal pegamos a linha de ônibus 030 - Barsa (3,50) para irmos para o terminal em Riacho Grande, chegando lá pegamos o ônibus Estancia alto da Serra, e descemos no ponto final que é a portaria do parque estadual Serra do Mar. Obs: Não é permitido entrar no parque sem a presença de um guia credenciado, para entrar fizemos uma pequena trilha em meio a alguns espinhos, barro e atravessamos pelo mato ao lado da entrada do parque! …
Última resposta por Murilo Henrique, -
- 5 respostas
- 5.1k visualizações
“Não sei se por falta de buscar informções, desdem ou obstinação excessiva, muitos vão a procura de diversão nos atrativos naturais da região, que faz divisa entre Mogi das Cruzes e Biritiba Mirim, e acabam batendo cabeça apenas até as duas cachoeiras mais famosas dali, sendo que aquelas bandas oferecem muita coisa boa praqueles que buscam se aventurar ao ar livre. Seja nos rios, se deliciando em cachoeiras, ou no ponto mais alto dos muitos Picos que servem de mirante natural, que em dias de sol e céu limpo, permite uma linda visão do litoral de Bertioga.” RELATO Voltar lá pra ficar na mesmice não tá dando. Eu e Diógenes já havíamos dito de explora…
- 1 resposta
- 828 visualizações
Caros, Tenho 31 anos, e estou planejando fazer a trilha de Paranapiacaba - Cubatão via sistema furnicular. Gostaria de juntar um pequeno grupo para tal empreitada. Gostaria de fazer isso daqui a um mês aproximadamente. Um grande abraço!
Última resposta por Rita Brasil, -
- 4 respostas
- 2.7k visualizações
“vamo, vamo... se a gente não acelerar os passos nesse vara mato, vamos ficar presos na mata fechada, e obrigados a passar a noite por aqui. Sem barraca, sem lona, roupas molhadas... Vambora, porra.” Feriado de Páscoa, tudo certo para irmos fazer a tão desejada e perigosa Travessia pelos Cânions do Perequê. Ou melhor, nada certo. De última hora, vimos que havia um desentendimento nas datas e horários do evento, que tivemos que cancelar às vésperas do mesmo. Dentro de mim, eu não admitia a hipótese de ter que ficar em casa, sendo que já tínhamos planos de realizar algo tão esperado e planejado. Eu abri mão de outros eventos (trilhas), passeio com a família, etc... E …
- 0 respostas
- 3.5k visualizações
Descrição Dificuldade: Média – categoria 1 Distância: 5 km Altitude Máxima: 1.840 m Circular: Sim Como chegar Vindo de São Paulo ou do Rio de Janeiro para cunha, utilize a Rodovia presidente Dutra(BR-116) até a cidade de Guaratinguetá e depois pegue a rodovia Paulo Virgínio(SP-171) até cunha. A rodovia Paulo Virgínio é conhecida como rodovia Cunha-Paraty, para chegar a Pedra da Macela você não ira entrar dentro da cidade de Cunha, após passar a cidade, continue até o quilometro 65 da rodovia e entre a esquerda na estrada de terra que da acesso ao Bairro da Macela, você andará por mais 4 km na estrada de terra até chegar na porteira que da inicio a trilh…
Última resposta por tborges, -
- 1 resposta
- 1.7k visualizações
Salve galera segue fotos e relatos da minha terceira subida da trolha da Pedra grande em Atibaia-SP, porem desta vez foi ida e volta pela trilha junto com minha esposa em um Domingo de sol. Este rolê é muito simples para ser feito pois de São Paulo até Atibaia é pouco mais de 70 km indo pela Fernão Dias . O ponto de saída da trilha é dentro de um condomínio de casas que fica próximo ao local de pouso da galera que pratica voo livre. Segue fotos da viagem.
Última resposta por Carlostwi, -
- 23 respostas
- 5.3k visualizações
Olá Pessoal, No dia 11 de Fevereiro de 2015, Estarei saindo da Cidade de Palmas-TO, com destino a cidade de Aparecida-SP, realizando o "CAMINHO DA FÉ", o objetivo é fazer uma caminhada de 171 km a pé, este caminho é inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida. O percurso a ser realizado é o seguinte: 11/02/2015 - Saída de Palmas-TO, destino São Paulo-SP - aeroporto de Guarulhos - (Trecho Aéreo) 12/02/2015 - Saída de São Paulo-SP (rodoviária), destino município de Estiva-MG (Trecho Rodoviário) 13/02/2015 - Saída de Estiva-MG, de…
Última resposta por Miriam06, -
- 20 respostas
- 10.4k visualizações
Sou novo no mochileiros e este é o meu primeiro relato publicado aqui no site. Espero que possa ajudar outros aventureiros, já que os relatos desse site me ajudaram muito a desbravar esse pico, que eu vejo desde que sou criança e sempre tive um enorme interesse fascínio para chegar lá. Qualquer comentário, sugestão, ou dúvida será muito bem vinda! Esse relato conta a minha segunda ida ao Pico do Corcovado, em Ubatuba. Uma trilha bem puxada, mas magnifíca em meio à uma densa mata atlântica. Após sairmos de São Paulo as 23:00 da sexta, em um celtinha alugado apertado com 3 atrás, pegamos um trânsito inesperado na Tamoios devido às obras de duplicação da rodovia e chega…
Última resposta por guimarson, -
- 4 respostas
- 2.6k visualizações
Até que enfim havia chegado mais um final de semana em que eu estaria livre. Minha intenção era acampar selvagem em algum roteiro ainda inédito pra mim, mas meus companheiros, vários dos que contatei/convidei, se recusaram a tal coisa. E como eu não estava nem um pouco afim de pernoitar na mata sozinho, me contentei em montar um roteiro de bate/volta mesmo. Meti a cara na fente do notebook e me pus a buscar destinos "cachoeirísticos" próximos de São Paulo capital, me interessei por inúmeros lugares, claro, mas o escolhido desta vez foi Votorantim, cidade vizinha de Sorocaba, Alumínio, Mairinque, entres outras. Ainda na web, encontrei dois relatos, um bem básico e outro …
- 13 respostas
- 15.1k visualizações
Vimos pela internet as fotos do camping e da cachoeira sem saber de onde era, e depois que descobri que era aqui perto (+ou- 140Km), só restou marcar um fim de semana pra conhecer. Saímos (eu, minha esposa, minha cunhada e uma amiga) de Bauru por volta das 18hs num sábado. Com aproximadamente uma hora e quinze minutos de viagem, chegamos à fazenda que se localiza o camping. O acesso é fácil, com um pedaço bem curto em estrada de terra, mas em boas condições mesmo para ir durante a noite. Na entrada da fazenda, haverá uma portaria onde deve-se fazer um cadastro e pagar a diária do camping adiantado, colocando assim uma pulseira de identificação.…
Última resposta por Edu_BJJ, -
- 4 respostas
- 3.7k visualizações
A Rodovia Caminhos do Mar ou Estrada velha de Santos entre outros nomes foram uma das primeiras ligações entre o litoral e a capital paulista , onde também é possível ver e andar em alguns trechos da famosa calçada do Lorena onde D.Pedro saiu do litoral em Direção a São Paulo e o resto da historia vocês conhecem. Esse Roteiro faz parte do Passaporte Trilhas de São Paulo , quem tem o passaporte leva que eles carimbam. A descida ~são 9km que pode ser percorrido tranquilamente em 2 a 3 horas Depois de ler alguns relatos aqui no mochileiros e ver algumas agencias de Turismo cobrando preços absurdos para fazer esse passeio. Resolvi planejar e fazer essa trip. Pl…
Última resposta por Tiagokacatuks, -
- 0 respostas
- 3.1k visualizações
Por este tópico, temos um breve relato (pra ñ passar batido) daquilo que foi um de nossos grandes feitos em 2014, Pois perambular pelo leito desafiador do Guacá, foi algo que me seduzia a tempos. Descer o rio Guacá até o mesmo encontrar com rio Itapanhaú parece tarefa simples, mas não é. Pensávamos assim até nos depararmos com uma cachoeira 100% vertical com queda aproximadamente de uns 60 metros, e um cânion que vendo, ninguém dá nada, mas ele segue estreitando o rio a sua frente e forma um "valetão" que pode matar facilmente qualquer retardado que se mete a besta de descer por aquelas bandas. "Em meados de 2013 já ouvira o meu brother Vgn Vag…
- 3 respostas
- 1.5k visualizações
Se é possível para chegar em cima da Pedra Grande no lado oeste do pico, ou só lado leste? Se eu pego o onibus a Atibaia (de São Paulo), eu gostaria de caminhar à Pedra Grande com como menos distancia como possível.
Última resposta por Marco Calavera, -
- 0 respostas
- 3.7k visualizações
TRAVESSIA DO VALE DA MORTE JANEIRO DE 2015 Vídeo da travessia: Ao final, algumas dicas do que levar e comentários do que levei. A minha primeira visita ao Vale do Rio da Onça, popularmente conhecido como Vale da Morte, foi no final de outubro de 2014. Naquela época, por falta de companhia e excesso de ansiedade depois de ver o vale a partir do ponto de confluência dos rios Vermelho, Pedra e Solvay numa outra ocasião, acabei indo sozinho e a experiência foi, digamos, estranha. Sempre que voltava a pensar nos dias que passei sozinho naquele vale me vinha um misto de sentimentos que me deixavam muito confuso. O Sol radiante, as águas cristalinas e os …
Última resposta por Vinícius Mzk, -
Trilhas na Serra do Mar via Paranapiacaba Além da bela Vila "Inglesa" de Paranapiacaba, este local dispõe de inumeras Trilhas, Mirantes, Rios e é claro Cachoeiras. As Trilhas mais conhecidas na região e a Trilha da Pedra Lisa e a do Poço das Moças, locais de rara beleza, porém há muito mais. Comecei minhas aventuras pela região em 1980, e desde então não parei mais, sempre há novidades novos caminhos, muita história. E o que é melhor, sempre e possível armar nossas barracas. Havendo interesse, estou a disposição para aprofundarmos no assunto, e com certeza vcs vão descobrir um ótimo local para Caminhadas.
Última resposta por Vernix, -
- 0 respostas
- 6.7k visualizações
Vídeo: http://youtu.be/LLiFSM1lCwE O planejamento desta trip foi precário, além de que em todas as hipóteses que imaginávamos alguma coisa poderia dar errado. Minha intenção inicial era de ir ao Mirante de Paranapiacaba para ali acampar e conhecer esse ponto de fácil acesso e já muito conhecido pelos trilheiros da região para, no dia seguinte, retornar a Paranapiacaba e caminhar em direção a Quatinga. No meio da estrada em direção a este distrito, à sua direita, adentraríamos numa trilha conhecida como Trilha do Rio Anhangabaú ou Trilha dos Carvoeiros de forma que em algum lugar, depois de uns 4,5Km de sobe e desce em meio a mata, interceptaríamos o Rio Quilomb…
Última resposta por Vinícius Mzk, -
Explorando o PARNA da Serra da Bocaina (São José do Barreiro/SP) e Trilha do Ouro
por alerrandrofarias- 0 respostas
- 1.1k visualizações
Giro no Parque Nacional da Serra da Bocaina (SP/RJ), executado a partir de São José do Barreiro. Deslocamento do Rio, de motocicleta, por aprox 180Km (Dutra e Via dos Tropeiros a partir de Barra Mansa). O objetivo era Exec a clássica Trilha do Ouro, entre os dias 26 e 27 Dez 14. Acabei realizando muitos outros passeios bem interessantes, como a subida ao Pico da Bacia (1.950m); visita a belíssimas pousadas da região (com destaque para a "Ventos da Bocaina", ao lado do Morro de Voo Livre (linda vista do Vale do Paraíba); visita à Casa de Pedra e a visita a inúmeras cachoeiras (San Izidro, Posses e dos Veados). A Trilha do Ouro foi executada em dois dias (aprox 44Km). Sem c…
Última resposta por alerrandrofarias, -
- 0 respostas
- 1.8k visualizações
A aventura foi na semana passada, numa visita à Cachoeira Grande - Lagoinha- S.L.Paraitinga. Tamanho do rapel: 35 metros. Tipo de Rapel: Cacading, com apoio dos pés no início e negativo a partir do meio. Valor: R$ 75,00 - incluso todo equipamento + Tirolesa+ Rapel O roteiro de emoções começa com uma tirolesa sonsa que só ela: a gente olha os cabos de aço descendo a encosta e acha a coisa mais inocente do mundo...rsrs rs a descida na tirolesa até que foi gostosa, bem rápida..mas quando ouvi um estalo ja dei aquele grito.. coração acelerado. Mas não era o cabo de aço partindo, era o freio começando a funcionar. Sim: um dispositivo preso ao cabo de aço "segura" a ti…
Última resposta por Adriele Faria, -
- 21 respostas
- 11.9k visualizações
[info]Tópico para troca de informações sobre Trilhas e Travessias no Litoral do Estado de São Paulo[/info] Olá!! Meu nome é Fábio e sou novo aqui no mochileiros, mas já vi que esse site pode ajudar muito para quem gosta de fazer trilha como eu! Nesse feriado de 7 de Setembro vou com uns amigos meus, para Ubatuba , subir o corcovado. Já dei uma fuçada no site e encontrei informações preciosas para fazer a trilha, pois nunca fomos! Nós queríamos também aproveitar os outros dois dias para fazer a trilha para a cachoeira da Água Branca, de Ubatuba, mas não achei nenhuma informação sobre ela no site. Alguem ja fez? Sabe como é? Pode passar algumas dicas? A trilha…
Última resposta por saintive, -
- 0 respostas
- 775 visualizações
Lugar perfeito
Última resposta por mahh_car, -
- 7 respostas
- 1.8k visualizações
Com uma altitude de 1181 metros, o acesso ao Corcovado se dá através da cidade de Ubatuba, litoral norte, por uma trilha pesada de aproximadamente 5 horas que começa ao nível do mar. Diferentemente do Corcovado do Rio, não há trens ou vans subindo até o topo e você terá que caminhar por uma selva cheia de cobras, onças e lagartos. Se só de saber isso, você já desaminou, saiba que a vista do topo compensa o esforço e deixa o outro Corcovado no chinelo. Pois bem. A missão dessa vez foi feita com Léo, aqui de Sampa. Aproveitamos o feriado do dia 20/11 e saímos da capital na quinta-feira bem cedo rumo à Ubatuba. A viagem demorou cinco horas devido ao trânsito na Ayrton Se…
Última resposta por Perdida por aí...,