Trilhas e Travessias por 2 ou + Estados do Sudeste
Trilhas e Travessias por 2 ou mais Estados da Região Sudeste do Brasil
Subfóruns
70 tópicos neste fórum
-
- 1 seguidor
- 15 respostas
- 14.8k visualizações
Cachoeira do Aiuruoca As fotos estão em http://lrafael.multiply.com/photos/album/135/135" onclick="window.open(this.href);return false;. A travessia Rebouças-Mauá é uma caminhada clássica do Parque Nacional do Itatiaia que permaneceu proibida durante cerca de duas décadas, até ser oficialmente reaberta em junho de 2011. Ela tem início no abrigo Rebouças, passa pela base da Pedra do Altar, desce ao vale do Aiuruoca, contorna os Ovos da Galinha, adentra o Vale dos Dinossauros (nascentes do Rio Preto) e desce pelo Mata-Cavalo até o Vale das Cruzes, entre Mauá e Maringá. Para mim essa caminhada tem um significado especial pois deveria ter sido a minha primeira tra…
Última resposta por Alexander L. Silveira, -
- 5 respostas
- 5k visualizações
Depois de caçar algumas dicas e baseado em um relato de 2012, então, meio que desatualizado, mas mesmo assim, SIMbora?! FOMOS. Convidamos alguns amigos que toparam fazer, mas na hora do SIMbora?! Me pergunto: CadêAmizade? kkk Com esse relato e um tracklog o celular (que também não estava lá essas coisas mas nos pontuou onde encontraríamos água) partimos, Lenon e eu. Enfim, vamos ao relato. Lenon estava em Pindamonhangaba e eu em São Paulo-Penha. Combinamos de nos encontrar na Rodoviária de São José dos Campos as 7:00. Dia 26-11-2016 - Sábado Fui até o Terminal Rodoviário Tietê e embarquei as 5:30 pela empresa Pássaro…
Última resposta por JUNINHO BLAZE, -
- 13 respostas
- 10k visualizações
A Trilha do Ouro - Primeiro Dia Primeiro de tudo é necessária uma autorização do Parque Nacional da Serra da Bocaína ( http://www.icmbio.gov.br/parnaserradabocaina/inicio ) Se programe. Nós decidimos fazer em 3 dias, começando no sabado pela manhã e terminando na segunda feira de carnaval. Autorização reservada e passagens compradas (Pássaro Marrom), marcamos como ponto de encontro a rodoviária do Tiete em SP, ultimo ônibus sentido Guaratinguetá, 23:40. Véspera de Carnaval, todos sabem como funciona, houve atraso e saímos de São Paulo às 01:40. Não pegamos transito na estrada, chegamos ao destino, perto das 4h. O outro ônibus de Guaratingueta para São José do…
Última resposta por Fabiovale, -
- 0 respostas
- 4k visualizações
Data da viagem: 13-08-2016 Como vão mochileiros? Este é o meu primeiro relato para o site, espero que gostem. Bate/Volta pedra da Mina – Ótimo treinamento para outras montanhas. Bom, começamos nossa viagem saindo da pequena cidade de Santa Rita do Sapucaí-MG. Saímos à 0:10 em 8 pessoas - Esron Samuel (eu), Tiago (bananeira), Leandro (Nandão), Luiz Eduardo (Dú), Zé Renato (Guia e Fotógrafo), os gêmeos (Luiz Eduardo e Gabriel) e Wallace. Quem nos levou até a cidade de Passa Quatro foi o Edson, motorista da Van. Chegamos em Passa Quatro por volta das 3h da manhã e seguimos direto para a estrada de terra. Após meia hora, percebemos que pegamos a estrada e…
Última resposta por E.Samuel, -
- 5 respostas
- 5.6k visualizações
Extrema-MG x Vargem-SP : PICO DO LOPO À PEDRA DA GUARAIÚVA. Já era fina de tarde e o sol agonizava no horizonte quando ascendemos à Pedra da Guaraiúva. Éramos dois homens esfarrapados e acabávamos de sermos triturados e cuspidos pela floresta, que, sem dó e nem piedade, nos mostrou quem mandava por ali. Era como se ela nos apontasse o dedo e nos dissesse: TOMA ISSO SEUS DESGRAÇADOS E NÃO VOLTEM NUNCA MAIS ! Várias foram às vezes em que estive em Extrema para passear e acampar na Pedra das Flores (1.666 m) e subir o Pico do Lopo (1.780 m). Para chegar ao topo do Lopo( lúpus em latim, lobo) necessita-se apenas de menos de duas horas de cami…
Última resposta por DIVANEI, -
- 0 respostas
- 2k visualizações
Aos colegas que pretendem enfrentar o desafio de chegar ao cume da 4ª montanha mais alta do Brasil, elaborei um relato em vídeo sobre a trekk. O documentário pode ser considerado um tanto quanto extenso (28 minutos), porém, é um passo a passo com dicas importantes para quem pretende desbravar esse difícil cume brasileiro. Pedra da Mina - Passa Quatro - MG A Pedra da Mina é o 4º maior pico do Brasil e também ponto culminante do Estado de São Paulo, sendo considerada a melhor Travessia do pais. Fica localizada na Serra Fina, que é o maior conjunto de montanhas do Brasil, com 12 picos acima de 2.600 metros. O acesso à Pedra da Mina é de nível difícil. O montanhista po…
Última resposta por Luka Izzo, -
- 3 respostas
- 2k visualizações
PEDRA DA MINA UM DESAFIO VENCIDO PELA DETERMINAÇÃO Desde os primórdios de minha existência, as montanhas sempre me exerceram um grande fascínio. Nasci entre montanhas, numa variante da Mantiqueira, a Serra da Cantareira, no Município de Nazaré Paulista – lá pelos idos de 1952. Após um período de convivência com toda sua majestosa beleza, a Serra da Bocaina, na região das cidades históricas do Vale do Paraíba - SP, tive minhas atenções voltadas para a Serra da Mantiqueira, logo pela sua expressão máxima, a PEDRA DA MINA. E assim, no dia 23/08/2013, numa aventura solo, saí de minha cidade Guarulhos, e às 9h45min, iniciei a caminhada, pela trilha do Paiolinho, no quintal da…
Última resposta por Leandro Renan, -
- 0 respostas
- 2.9k visualizações
Primeiro Dia - de São Paulo a São José do Barreiro Saímos de São Paulo, da rodoviária do Tietê, até Guaratinguetá com o ônibus da Pássaro Marrom (passagem aproximadamente R$ 44). Tem ônibus toda hora, mas aconselhamos comprar a passagem com um pouco de antecedência porque fomos comprar em cima da hora e pegamos os últimos lugares disponíveis. Calculamos para chegar em Guaratinguetá a tempo de pegar o último ônibus Guará-São José do Barreiro (o das 18h50, se não nos enganamos). A passagem custa R$ 23. Ao chegar em SJB ficamos andando pela cidade procurando um lugar legal para acampar, aproveitamos pra tomar um caldinho verde no rancho (em frente à Igreja Matriz), …
Última resposta por victor.mesquita, -
- 1 resposta
- 2.7k visualizações
Relato também publicado em http://www.tripsdolupa.com.br A Trilha do Ouro (ou caminho de Mambucaba) foi construída a partir das trilhas dos índios Guaianazes no século XVII e utilizada pelos escravos para transportar as riquezas extraídas de Minas Gerias para a praia de Mambucaba, entre Angra e Parati. Hoje a trilha, de aproximadamente 50 km, se encontra dentro do Parque Nacional Serra da Bocaina e sai de São José do Barreiro e vai até o vilarejo de Perequê. Para visitar a trilha e seus atrativos é necessária uma autorização que você deve solicitar diretamente para o parque. Ela em si não é difícil conseguir, porém é bom se antecipar já que o parque tem um limite diá…
Última resposta por CricaJornalista, -
- 2 respostas
- 7.4k visualizações
Salve galera do Mochileiros, já usei muito o site para planejar viagens e agora resolvi contribuir um pouco postando uma descrição de uma viagem que fiz recentemente. Fomos entre o natal e ano novo de 2011 fazer a trilha do ouro em um grupo de 7 pessoas. Depois da trilha uma parte do grupo seguiu para trindade para passar o Reveillon. Vou fazer uma pequena descrição da viagem para tentar ajudar os interessados a se planejar pra essa trip. Antes de mais nada, é preciso ligar no Ibama para agendar o passei no parque. Cada pessoa que for fazer a trilha deve dar o nome com no mínimo 15 dias de antecedência. O telefone é (12) 3117-2143 e o site do parqu…
Última resposta por CricaJornalista, -
- 0 respostas
- 1.7k visualizações
Aproveitando o final do mês de outubro, nós decidimos realizar a famosa travessia entre Extrema-MG e Joanópolis-SP. Seria o batismo da Patrícia no mundo das trilhas e eu estava encarregado de guiá-la sã e salva por entre os perigos da floresta. Antes de mais nada somente recomendo esse percurso pra quem já tem experiência com trilhas já que não há placas indicando o caminho e é muito fácil se perder por lá. Além disso o clima é bastante instável e o que é aparentemente um lindo dia ensolarado pode virar uma poderosa tempestade. Nós chegamos em Extrema-MG de carro às 10h da manhã. Estacionamos perto da rodoviária e deixamos o carro por lá. Após conseguirmos algumas inf…
Última resposta por Lucas Ramalho, -
Circuito São Francisco Xavier x Monte Verde (Ida pela Serra dos Poncianos e retorno pela Trilha do Jorge)
por tozziju- 0 respostas
- 1.9k visualizações
Alguns costumam falar que é uma travessia, mas achamos melhor chamar de Circuito pois a trilha vai por um lugar e volta por outro ao ponto de origem e uma travessia geralmente é quando você sai de um ponto por uma trilha e chega em outro, sem voltar ao ponto de origem. Saímos de São Francisco Xavier e fomos para Monte Verde pelos Picos de Monte Verde, ou conhecida como Serra dos Poncianos e retornamos a São Francisco Xavier pela Trilha do Jorge. Sexta Feira 02/05/2014 Iniciamos a trilha as 16:35 partindo da Fazenda Monte Verde em São Francisco Xavier pela trilha do Jorge. Começamos a subir e às 16:48 já encontramos o primeiro ponto de água. Após andar mais alg…
Última resposta por tozziju, -
- 4 respostas
- 2k visualizações
Fala galera, o negócio é o seguinte. Dia 23 de junho (domingo) foi o dia da SUPER LUA e na noite do dia 22 (sábado) para o dia 23 (domingo) tínhamos a certeza de que a lua estaria maravilhosa, então decidimos fazer uma mega Travessia sob a luz do luar. Os aventureiros eram, eu (Demetrius), o Chico bala e o Airton. Decidimos fazer as duas Travessias do Parque de uma só vez. A Ruy Braga, no sentido Sede – Rebouças (subindo) conexão com a Travessia Rebouças – Mauá, Via Rancho Caído. Decidimos parar a Travessia em Maromba, na Cachoeira do Escorrega e não em Visconde de Mauá. Começamos a Travessia Ruy Braga (Perto da Cachoeira Véu da Noiva), às 08:30 hs da manhã do dia 22…
Última resposta por Demetriusrj, -
- 1 seguidor
- 8 respostas
- 7.3k visualizações
Travessia: Bananal-SP x Pedra do Frade x Mambucaba-RJ Março/2004 : Esta foi a primeira vez que eu a vi . Ou a primeira vez que eu realmente prestei atenção nela. Foi amor à primeira vista. Estava em Parati-Mirim-RJ, tentando desesperadamente conseguir um barco que me atravessasse o Saco do Mamanguá, onde eu iria dar início a grande Travessia da Ponta da Joatinga. A Pedra do Frade, vista daquele ponto, enfeitiça qualquer aventureiro apaixonado por montanha, e comigo não foi diferente. Jurei um dia trepar(escalar,rsrsrsrsr) naquela pedra, mesmo sem saber sequer se trilha existia até lá. E então deixei o tempo passar.............. Maio/2009 : …
Última resposta por DIVANEI, -
- 1 seguidor
- 14 respostas
- 5.5k visualizações
Fala, GALERA! Depois de muito tempo utilizando e usufruindo deste site que sempre me auxilia nas TRIPS, segue meu primeiro relato e meu vídeo de uma travessia incrível, mas que não saiu como o planejado. Primeiramente, quero agradecer as belas informações que obtive nos relatos do Rafael Santiago e do Augusto e a outros colaboradores que descrevem como poucos uma aventura. Obrigado! :'> :'> Vou separar o relato em três etapas, sendo a primeira com informações de minha aventura em um dia, a segunda com o video desta TRIP e a ultima com informações e dicas do trajeto tradicional em dois dias. ETAPA 01 A travessia se iniciou…
Última resposta por Cristina da Silva Alexandr, -
E aí pessoal. Estou planejando p/ o inicio de Novembro subir o Pico do Corcovado de Ubatuba saindo da Cachoeira dos Macacos e em seguida fazer a Trilha Camburi-Trindade. Provavelmente irei iniciar numa Segunda-feira e terminar na Sexta. São duas trilhas tranquilas, não exigindo muito esforço. No Corcovado pretendo ficar 1 noite no topo e no dia seguinte descer pela trilha em direção a Praia Dura. Ainda pretendo acertar alguns detalhes. E outra coisa: irei de busão, saindo de Sampa. É isso. Abcs. Augusto
Última resposta por Augusto, -
- 0 respostas
- 1.5k visualizações
Voltar à serra da Bocaina depois de mais de uma década era uma pendência antiga, mas não era o plano A para o último feriado de Corpus Christi. O destino acabou sendo decidido pela exclusão de inúmeras outras ideias frustradas, a grande maioria delas pelo lamentável descaso no atendimento e falta de informações relacionados a diversos parques de conservação do estado de São Paulo. É difícil entender as tentativas de incentivo ao ecoturismo quando vários dos nossos atrativos requerem do visitante a posse de um carro próprio (que paradoxo, não?) dada a inexistência de transporte público que ofereça acesso. Enfim... Dentre os variados pontos de visitação da serra da …
Última resposta por radiofonico3, -
- 10 respostas
- 3.6k visualizações
A viagem foi concluída em fevereiro/2013, foram mais de 850 kms entre Ouro Preto x Paraty (+) 100 kms entre Paraty x Aparecida(sp) (+) 20 kms no PN Itatiaia(cachoeiras) (+) 20 kms Visconde Mauá até o PASSA UM. Vejam mais no relato: estrada-real-a-pe-caminho-velho-jan-fev-2013-t81301.html
Última resposta por casal100, -
- 1 resposta
- 23.6k visualizações
1º dia – trecho Belo Horizonte à Cariacica Compramos a passagem de trem pelo site da Vale por R$56,00 cada, nas terças os bilhetes saem com desconto de 10% ida ou 20% ida e volta, vagão econômico. Os assentos da classe econômica estavam quase esgotados, achamos somente duas vagas em poltronas distantes e no último vagão. Por isso vale a pena comprar com antecedência. Chegamos à estação ferroviária às 7 da manhã de terça-feira. Com o comprovante de compra do bilhete pela internet pudemos nos dirigir diretamente ao vagão sem precisar trocar o comprovante pelo bilhete. O trem saiu no tempo previsto, às 7h30min. A primeira parte do trajeto é muito bonita, passa-se por áre…
Última resposta por larissandradeps, -
- 1 resposta
- 2.2k visualizações
São seis dias de caminhada na Serra da Mantiqueira. O trajeto de 105 km com ínicio em Baependi e término na cidade de Alagoa é feito por estradas de terra e trilhas estreitas. O caminhante se embrenha em um percurso com diferentes elevações, cercado por vales, rios e vegetação nativa. Após subida íngreme, a recompensa de uma bela vista. Para aliviar o cansaço e o peso da mochila, banhos de cachoeira que revigoram a alma. O pico do Papagaio avistado, em quase todo o trajeto, proporciona uma das mais belas paisagens de Minas Gerais. O ar puro e a tranquilidade estimulam a caminhada. O Caminho dos Anjos está repleto de cores, sons e magia! Ao longo do percurso, percebe-se o …
Última resposta por jan clark, -
- 11 respostas
- 7.4k visualizações
Mapinha da revistinha do Beck A CLASSICA E ARREBATADORA: TRAVESSIA RUI BRAGA X REBOUÇAS- MAUÁ, ITATIAIA-RJ/MG. Foi na década de 90 a primeira vez que pus meus pés no Planalto de Itatiaia, também conhecido como parte alta. Na ocasião, escalamos o Pico das Agulhas Negras e fomos até a Cachoeira do Aiuruoca. Pegamos um frio de lascar e quase morremos congelados no acampamento ao redor do Hotel Alsene, perto da portaria do Parque Nacional. Já naquela época eu havia ouvido falar da TRAVESSIA REBOUÇAS X MAUÁ. Seria uma das mais clássicas travessias do Brasil, mas estava proibida pela administração do Itatiaia. Os rumores de andarilhos que haviam sido peg…
Última resposta por Demetriusrj, -
- 5 respostas
- 3.4k visualizações
Depois de dois anos, retorno ao Parque do Caparaó para realizar a Travessia de MG até o ES, desta vez solo e com o parque vazio. Também coloquei na minha lista mais duas montanhas que estão entre as 10 do Brasil: Pico do Calçado: 2.849m e o Pico do Cristal: 2.769m. O Bandeira já subi, tem 2.891m. Aqui está o meu relato de quando subi o Pico da Bandeira em 2010: pico-da-bandeira-entre-as-nuvens-t44588.html Agora fiz diferente, aproveitando minha visita ao Ibitiblues em Ibitipoca, fui de carona para BH, onde passei a noite. No dia seguinte fui para a Rodoviária (segunda dia 27/8), comprei as passagens BHxManhumirim, via Pássaro Verde. às 7h. Minha intenção era parti…
Última resposta por Raffa, -
- 1 resposta
- 2.2k visualizações
Fala galera, Partimos rumo a São Francisco Xavier/SP de Bauru/SP no dia 7/7. Chegamos na cidade e almoçamos num restaurante na praça principal, numa esquina atrás da igreja. Pagamos R$12,00 o prato feito (bem feito, aliás). Partimos rumo à entrada da fazenda que dá acesso ao morro que atravessa a cidade e vai pra Monte Verde. Começamos a subir. A trilha é bem demarcada, praticamente nenhum desvio mas bem cansativa. Pelo menos 70% da trilha tem uma inclinação de 35-45º. No meio do caminho, existem pelo menos 3 pontos de água limpa pra beber. Tínhamos um filtro pra eliminar impurezas mas o cansaço era tão grande que a gente tomava a água direto da mina mesmo. …
Última resposta por vander.dias, -
- 1 resposta
- 10.2k visualizações
Esse é meu primeiro relato no site. Quero contar um pouco sobre minha experiência numa caminhada de fé que realizei. Me perdoem qualquer erro ou equívoco, e também pela inexperiência ao relatar, tentarei ser o mais fiel possível sem deixar a leitura maçante. Apesar de ter sido uma caminhada religiosa, o lado aventureiro esteve presente a todo momento. Bem, vamos lá; Sou de Varginha (terra do et), Sul de Minas (300km de BH), e existe aqui a Associação da Romaria do Seu Zuca, que é uma romaria de Varginha até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida-SP. Ela acontece sempre na semana que antecede a Semana Santa. Esse ano foi no final de março. Caso alguém…
Última resposta por Coxinha_vga, -
Uma Pantufa e uma missão cumprida: SFX x M. Verde + Selado até a Pedra Redonda \o/
por Cris*Negrabela- 7 respostas
- 3.7k visualizações
♫ Nem tão longe que eu não possa ver Nem tão perto que eu possa tocar Nem tão longe que eu não possa crer que um dia chego lá.. ♪ - A montanha, Engenheiros do Hawaii Foi em Monte Verde que fiz minha primeira trilha com pernoite selvagem, a primeira vez que eu entendi no corpo a diferença entre uma cargueira e o mochilão de lona que eu costumava usar há muitos anos atrás. Foi lá também que eu aprendi o que era acampar em meio a ventania e chuva, descobrindo o que era uma noite mal dormida com medo de o vento levar o sobreteto, a barraca e - porque nao? - eu... Mas já fazia mais de um ano que eu nao voltava para aquelas bandas, fazia tempo que eu nao me jogava …
Última resposta por rodrigo0o, -
Travessia de 6 dias no PN do Itatiaia, com Maromba-Alsene, Rui Braga e vários cumes (RJ/MG) - set/11
por rafael_santiago- 1 seguidor
- 1 resposta
- 4.3k visualizações
As tão aguardadas férias de 2011 estavam finalmente chegando e resolvi dedicar todos os meus 23 dias de "descanso" às trilhas e montanhas da serra fluminense. A primeira semana foi reservada a fazer duas travessias em Itatiaia que planejava há muito tempo e estava difícil conseguir realizar, a Alsene-Maromba e a Rui Braga. Como ligação entre elas resolvi explorar alguns picos, caminhos e paisagens que não conhecia. Assim nasceu a idéia de uma travessia de seis dias no Parque Nacional do Itatiaia, partindo da Maromba, atravessando o Rio Aiuruoca e todo o planalto até desembocar na sede em Itatiaia. De São Paulo à Maromba No sábado, parti de São Paulo no Cometa …
Última resposta por Otávio Luiz, -
- 16 respostas
- 3.9k visualizações
[t1]Travessia da Serra do Lopo em Extrema, da Fazenda Agua Branca ao Mirante da Caixa D'àgua.[/t1] Fotos: http://picasaweb.google.com.br/negrabela/SerraDoLopoByAspirasSL?feat=directlink “Há muito a ser dito a respeito, para que as meninas também possam se soltar na trilha, sentir o vento no rosto, beber das mesmas fontes selvagens, e descobrir sua própria força – ao invés de ir apenas a reboque dos rapazes e compartilhar apenas das visões masculinas e da maneira masculina de praticar um esporte e de se envolver em aventuras. Infelizmente, não sou o cara certo para falar do assunto,. O ideal é que vocês, garotas, ouvissem algo da boca de outras mulheres. Pois exis…
Última resposta por carlos stabilito, -
- 15 respostas
- 4k visualizações
Resumidamente, estou procurando um companheiro ponta firme e casca grossa afim de uma travessia hardcore com nível de dificuldade maior do que a Famosa Serra Fina!! QUEM ESTIVER AFIM LEIA O RELATO INTEIRO PARA VER SE ENCARA clássica Travessia Rebouças Mauá está interditada faz muito tempo. O Acesso por meios legais, ou seja, pela portaria do parque é de fato impossível, porém existe meios para acessar esta trilha a partir de um acesso em engenheiro passos que na verdade é um desafio muito maior do que a própria rebouças máua. Este acesso na verdade é uma trilha de caçadores e catadores de pinhão que não pode ser classificada exatamente como uma trilha, …
Última resposta por marciovm911, -
- 14 respostas
- 11.5k visualizações
Desde o ano passado, quando conheci a Estrada Real, soube que retornaria. Em partes pelas experiências, que transformaram meus gostos, meus paradigmas e minha vida; em partes pela curiosidade sobre o que o caminho ainda teria para me oferecer. Nesse espírito, com a experiência adquirida desde a minha primeira viagem a pé (que foi exatamente a viagem pela Estrada Real, em 2008) e o equipamento necessário, inovei na companhia. Convidei alguns amigos mas (novamente) apenas uma pessoa se dispôs a me acompanhar: o Rodrigo; amigo de faculdade com gosto por trilhas e fotografia. O plano era caminhar pelo Caminho do Sabarabuçu, de Acuruí (distrito de Itabirito/MG) até Cae…
Última resposta por Frida_ssa, -
- 5 respostas
- 3.2k visualizações
Desde de minha volta a ativa, viso em visitar o Pico da Bandeira. São 2,892 metros de altura, sendo assim, o 3º maior pico do Brasil. O pico fica situado no Parque Nacional do Caparaó, na divisa de MG com ES. O parque ainda tem como atrativos o Pico do Calçado com 2,849 metros de altura (5º maior), Pico do Cristal com seus 2.769 metros de altura (9º maior) e varias cachoeiras. Para variar, essa viagem foi marcada graças ao mochileiros.com. Lá encontrei o André que conhecia mais dois amigos, o Vavá e o Marcelo, que fecharam de ir de carro comigo. Fazendo os cálculos, ir de carro sairia mais barato do que ir de busão, cerca de R$100 a menos, fora o “confo…
Última resposta por Roberto Sarti,