Trilhas e Travessias por 2 ou + Estados do Sudeste
Trilhas e Travessias por 2 ou mais Estados da Região Sudeste do Brasil
Subfóruns
70 tópicos neste fórum
-
- 1 seguidor
- 5 respostas
- 4.4k visualizações
Conforme prometido aqui vai meu relato sobre nossa subida a Pedra da Mina. De início já digo o que a maioria já sabe ou ouviu falar, foi a trilha mais difícil que já fizemos...rs. Além do problema da água, as subidas são fortes e tem trechos com escalaminhadas que contando o cansaço e o peso da mochila, podemos considerar até perigosos. Primeiro algumas dicas: - Levem água, o máximo que conseguirem, não economizamos ao levar, mas penso que deveria ter carregado mais. Chegou horas que senti muita sede e ficar só dando golinhos não ajudava. Não sei se foi por conta do sol, os dias nem foram tão quentes assim, ou por ter ficado um pouco mais úmido, mas transpirei basta…
Última resposta por Uel, -
- 2 respostas
- 953 visualizações
ATENÇÃO: Esse relato é apenas parte de uma grande travessia que ainda está em estudos para ser implementada no Parque Nacional e como ainda não é aberta ao público, os 2 primeiros dias foram retirados e só será incluído quando for oficial, mas fica aí a dica para quem deseja percorrer esse trecho, porque é perfeitamente possível conseguir as devidas autorizações no site do Parque. A gente mal começou a montar nossas barracas e uma chuvinha traiçoeira achou de nos pregar uma peça, mas não durou nem 15 minutos e o sol voltou a nos fazer companhia nesse finalzinho de tarde, deixando à mostra uma parte do espigão que nos levaria no outro dia até o cume do P…
Última resposta por DIVANEI, -
- 51 respostas
- 42.8k visualizações
Pessoal tenho "passaporte" várias vezes carimbado no Pico da Bandeira tanto pelo lado MG quanto pelo lado ES do parque, quem quiser tirar duvidas sobre o parque, logística, guias, transporte, etc, pode entrar em contato comigo pelo facebook http://www.facebook.com/rafaelsantosdefreitas ou msn rafaelsantosdefreitas@hotmail.com. Contudo vou fazer uns breves comentários sobre o pico/parque: 1° O lado do ES é melhor estruturado muito por conta do número menor de frequentadores, digamos menos de 1/3 do número de visitantes do lado de MG. 2° Pelo lado do ES no 1° Camping (Macieira) vc contara com água quente nos banheiros e, luz elétrica nas churrasqueiras, já no 2°…
Última resposta por alrac, -
- 1 seguidor
- 14 respostas
- 19.2k visualizações
Cachoeira da Escada - Ubatuba Informações recentes: Refiz essa trilha em 25/12/2013 e verifiquei que ela está perfeita, com duas ou três árvores caídas apenas, facilmente contornáveis. O único problema é que faltando 400m para chegar à Praia do Caxadaço o campo de samambaias cresceu a tal ponto que soterrou a trilha, fazendo-a desaparecer. Se alguém reabrir o caminho ali com um facão na direção certa, em 60m reencontra a marca da trilha no chão. Eu optei por descer ao riacho à esquerda, andei um pouco por suas pedras e encontrei uma trilha na margem que me levou a uma trilha principal que se dirige a uma casa à esquerda e à praia à direita. Não fosse esse problema, te…
Última resposta por gvogetta, -
- 16 respostas
- 10.1k visualizações
PARATI-UBATUBA: EM BUSCA DA TRILHA PERDIDA A densa e espessa floresta engolia td, lentamente, apagando do mapa boa parte daquela vereda tropeira q outrora rasgara aqueles sertoes. Nao bastasse isso, o mato caído das fortes chuvas se encarregava de sepultar o q restava dela. Essas eram as atuais condicoes da "Trilha do Corisco", tb conhecida como "Corisquinho-Picinguaba" ou "Ubatuba-Paraty". Utilizada pelos locais pra se deslocar ate o Engenho da Fazenda, este caminho colonial menos conhecido q fora utilizado à exaustão ate a construção da Rio-Santos hj se encontrava em pleno desuso. Contudo, foi o mesmo espirito desbravador dos antigos colonizadores q nos levou a explora…
Última resposta por gvogetta, -
- 5 respostas
- 2.3k visualizações
Travessia do Parque Nacional do Itatiaia - junho/2019 Foram aproximadamente 70 km m 5 dias de caminhada passando pelos seguintes pontos: Dia 1- Travessia Rui Braga subindo - Maromba (parte baixa PNI) – Abrigo Massena Dia 2- Travessia Couto Prateleiras – camping Rebouças Dia 3 – Agulhas Negras – Pedra do Altar – Camping Rebouças Dia 4 – Travessia Rancho Caído – Cachoeira do Aiuruoca – Ovos da Galinha – Pedra do Sino de Itatiaia – Rancho Caído Dia 5 – descida do Rancho caído até a cachoeira do escorrega do Maromba Nossa aventura começa na rodoviária Tiete com destino a Itatiaia. Saímos as 11h45 e por volta das 16h chegamos em Itatiai…
Última resposta por bigars, -
- 1 resposta
- 6.2k visualizações
pics http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/114/114 MAUÁ-ITAMONTE: TRAVESSIA INVERNAL NA MANTIQUEIRA Pra um pais celebrado por suas paisagens tropicais, maio/julho sempre foi sinônimo de montanha. Proximo de sampa há a extensa Serra da Mantiqueira, q alem de refugio invernal oferece um sem-numero de opções de caminhadas de todo tipo. Uma delas é a Mauá/Itamonte, q atravessa em 3 dias moderados parte desta enorme serra, contorna o + antigo pq nacional do pais (Itaitaia) e proporciona visuais belíssimos de montanhas, vales e é agraciada c/ muitas nascentes de agua cristalina. Nos reunimos quinta na rodô de Resende nos + diversos horários, cada um preven…
Última resposta por VerônicaR, -
Caminho da Fé: Ramal Principal – Parte Final – De Águas da Prata a Aparecida pelo Gomeral
por fernandobalm- 1 seguidor
- 0 respostas
- 3.4k visualizações
Resumo: Itinerário: De Águas da Prata a Aparecida Distância Aproximada Entre Origem e Destino pelo Mapa do Caminho da Fé: 309 km Distância Aproximada Percorrida Incluindo Passeios e Adicionais: 340 km Período: 22/03/2022 a 02/04/2022 (12 dias) Gasto Total: R$ 796,90 (só o meu gasto, sem contar os gastos dos meus primos-sobrinhos nos 2 primeiros dias) Gasto sem Transporte de Ida e Volta: R$ 765,90 - Média Diária: R$ 69,63 Ida: Viagem com meu primo Marcelo e seus filhos Carolina e Luís. Volta: Viagem pelo BlaBlaCar de Aparecida a São Paulo por R$ 31,00, com Winderson. Paradas: 22/03: Águas da Prata 23-24/03: And…
Última resposta por fernandobalm, -
- 16 respostas
- 48.6k visualizações
Trilha feita em 30/08/2013. Álbum com todas as fotos: https://picasaweb.google.com/110430413978813571480/PicoPedraDaMina2797MetrosDeAltitude?authuser=0&feat=directlink Sem nenhuma trip marcada para o último fds de agosto e com a previsão meteorológica indicando sol e tempo seco, resolvo buscar no google earth e outras anotações pessoais, as trilhas, cachus e picos que deixei pendentes para explorar. Aproveitando ainda a temporada de montanha e já tendo pisado em vários outros picos na Serra da Mantiqueira, mais uma vez me vejo retornando a região, dessa vez para subir e conhecer o pico mais alto da Mantiqueira: A famosa Pedra da mina. Ao contrário do Mar…
Última resposta por Uel, -
- 1 resposta
- 519 visualizações
Ola galera! Estou pesquisando um possível viagem começando em PN Serra da Bocaina e terminando em Ubatuba ou Ilha Bela. Encontrei partes tipo travessia Trinidade x Camburi. Conheço Joatinga antes e sempre queria conhecer mais está zona. Tem partes fechados onde precisa andar muito tempo nas ruas? Pode chegar até ilha bela e fazer a travessia lá também? Adoraria fazer joatinga sem barco e ilha bela norte ao sul mas acho não seria possível sem entrando propriedades particulares com facões etc etc.
Última resposta por pmichelazzo, -
- 0 respostas
- 680 visualizações
Alguém que vai fazer estou afim contato wtzap 3598484751 Obs se for em 1 dia melhor ainda ou queira
Última resposta por allison rezende jorge, -
- 1 resposta
- 7.6k visualizações
Em junho do ano passado fiz a pé a Estrada Real, de Diamantina a Paraty. Abaixo algumas considerações sobre a caminhada que escrevi logo quando terminei. O relato completo está no blog longadistancia.com . Foram 32 dias de Estrada Real, quase 1200 quilômetros percorridos a pé. Muita gente fica curiosa com alguns detalhes de uma viagem como essa. Me perguntam como a coisa funciona na prática, o que se leva, o que se come, quanto se anda por dia, quanto custa, que horas sai, que horas chega, coisas assim. Vou tentar responder a algumas dessas perguntas nesse texto. De modo geral, a Estrada Real é muito bem dotada de estrutura de hospedagem e alimentação. Minas Gera…
Última resposta por LM_N86, -
- 0 respostas
- 1.2k visualizações
Travessia Cuscuzeiro x Forquilha- De Paratí ao Patrimônio (Vagner, Thiago, Divanei, Trovo e Tomaz ) Todos em fila indiana. Cabeças baixas, passos lentos e olhares laterais. Respiração presa e movimentos friamente calculados a fim de não irritar nenhum índio. Na hora me lembrei do Alemão Hans Staden, que quase foi devorado pelos índios Tupinambás quando foi capturado nessa região, 500 anos atrás. Agora não era o caso, mas mesmo assim, estávamos apreensivos com aquela situação. Atrás de nós, uns 30 índios nos seguiam, enquanto um que parecia ser o líder, nos dizia desaforos impronunciáveis a fim de mostrar poder e, se a intenção dele era fazer com…
Última resposta por DIVANEI, -
- 0 respostas
- 1.9k visualizações
Relato da Travessia da Serra Fina Relato: 19/03/2020 Fechei um pacote com a empresa Wolf Survival Adventure comandada pelo Guia de Turismo Ricardo Oliveira, um cara muito gente boa que conhece a Serra Fina como a palma da mão, é de extrema importância que você faça com uma empresa de confiança que possua guias capacitados para te guiar em uma das travessias mais difíceis do Brasil. O pacote estava R$390,00 e incluía o transporte São Paulo - Serra Fina - São Paulo, o guiamento e o café da manhã e jantar, achei o preço muito barato para 4 dias de viagem. Olhem …
Última resposta por rafacarvalho33, -
- 0 respostas
- 732 visualizações
Conheça a Travessia da Serra Fina Relato: 18/03/2020 Em uma de minhas viagens para a Prainha Branca surgiu o assunto de quais eram os trekkings mais difíceis do Brasil, papo vai e papo vem e surgiu a oportunidade de realizar a Travessia da Serra Fina em pleno Carnaval. Tinha convites para ir para o interior de SP, ficar pela cidade mesmo e de ir para o Rio de Janeiro, mas por algum motivo quis fugir de toda a bagunça e fui literalmente me esconder nas montanhas em meio a natureza desconectado de tudo e todos. Quero lembrar que essa não é a melhor época para se fazer travessia de montanha, o ideal é…
Caminho de Frei Galvão 1 2
por KINO- 10 respostas
- 7.7k visualizações
Oi Alyne, Fiz o caminho de Frei Galvão em julho de 2008 e recomendo. O caminho começa na pousada do Luiz Zingra (SP) e a partir daí é só seguir as setas azuis que estão pelo caminho e servem para indicar a trilha certa, você caminha uma média de 30km por dia (..fiz em 5 dias de caminhada) até chegar em Guaratinguetá, na casa de Frei Galvão passando por algumas cidades de Minas Gerais. Quando fiz o caminho resolvi esticar até a cidade de Aparecida. O lugar por onde se caminha é muito bonito e o que mais me chamou a atenção foi o contato com o pessoal lá do interior que em alguns casos lhe oferecem abrigo dentro das próprias casas.. não me lembro com exatidão a sequ…
Última resposta por Caçadordeviagem, -
- 1 seguidor
- 99 respostas
- 26k visualizações
Esse relato é dividido em duas partes: A primeira foram mais de 900 kms (da página 1 até a 6), trechos de picos, travessias e alguns trechos no entorno de cidades; A segunda parte, mais de 300kms, só teve uma travessia e muitos picos, começa na página n° 7. Vários amigos e familiares nos indagavam sobre nossas travessias, segundo eles, tudo era muito repetitivo(as fotos eram parecidas, repetimos várias vezes os mesmos caminhos, até pela falta de outros. Até tem, mas caminho particular, não faremos mais). De certa forma eles têm razão, visto que a visão do picos e montanhas não tem comparação com fotos de estradas e, tem um detalhe mais importante…
Última resposta por rodrigo-anuncio-digital, -
- 8 respostas
- 6.3k visualizações
pics http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/125/Travessia_Cruzeiro_-_Passa_Quatro CRUZEIRO-PASSA QUATRO: A TRAVESSIA DA REVOLUÇÃO Quem percorre a região de Cruzeiro e Passa Quatro, próximo da divisa entre São Paulo e Minas Gerais respectivamente, nunca imaginaria q aquele cenário ate então bucólico já foi em 1932 um sangrento campo de batalha. De um lado, rebeldes paulistas; do outro, soldados mineiros sob as ordens de Getúlio Vargas. No meio, uma linha ferroviaria encravada entre as montanhas da Mantiqueira q a haviam tornado um local altamente estratégico, entrando pra Historia como o mais importante “front” da Revolução Constitucionalista. E foi justamente es…
Última resposta por Guilherme Curcelli Guimarã, -
- 0 respostas
- 819 visualizações
Reconhecimento de abrigos ou pousadas na região conhecida como Brestal, Brejal e Sertão da Onça. Primeiro tracklog da região: https://pt.wikiloc.com/trilhas-off-road/9-6-19-pous-estalagem-chez-bruba-brejal-cach-onca-37651880 Escolhemos a pousada Brejal para ponto de partidas para as trilhas na região, por ser, a principio, de valores mais modestos que as pousadas na região e ainda por sua localização estratégica, próxima às cachoeiras do Bracui, do Mimoso e cachoeiras do Rio Bonito. A pousada Brejal, no entanto, não possui Internet e não chega sinal de celular. Para quem a Internet é imprescindível, recomendo a Pousada Estalagem da Bocaiana, que t…
Última resposta por marcio.gambôa, -
- 0 respostas
- 1.4k visualizações
Com a recente ATM ( Abertura da Temporada de Montanha) estava na hora de selecionar algum pico próximo a cidade de São Paulo para fazer um bate volta. O destino escolhido foi a SERRA DO LOPO, um conjunto de montanhas na divisa de Extrema (MG) e Joanópolis (SP), onde se encontra o Pico do Lopo ( Pedra do Cume), o mais alto da região com 1.700 metros. Visão de Minas Gerais e São Paulo na Rampa de voo livre de Extrema. - Como chegar Há melhor forma, sem dúvidas, é ir de carro ou então com uma agência de viagens de confiança, a cidade de Extrema fica as margens da Rodovia Fernão Dias, chegando na cidade te…
- 1 seguidor
- 4 respostas
- 10k visualizações
Bom, depois de muitos anos acompanhando o fórum eu resolvi contribuir também com este relato de um dos lugares mais incríveis que eu já conheci! A pedra da mina é um pico de 2795m (5o mais alto do Brasil) localizado entre o estado de São Paulo e Minas Gerais e é um dos picos opcionais presentes na travessia da serra fina (quem começa a travessia pela toca do lobo chega lá no segundo dia). A trip começou a ser organizada no ano anterior (2015) pelo André, um dos fundadores do grupo Trilhadeiros e o Danilo, fundador do grupo Trilhas e Passeios (ambos de São Paulo capital). O Danilo costumava levar a galera para trekkings de um dia, ele é tão louco que fez o caminho do sa…
Última resposta por Joao Magalhaes, -
- 5 respostas
- 5.5k visualizações
Mais um feriado chegando, o de 9 de julho em SP, e Manoel e eu de novo naquele dilema do que fazer, tudo é tão longe, a previsão do tempo não ajuda, mas por fim pensamos na Pedra da Mina, projeto de 2014 que foi substituído pelo Pico dos Marins. Acompanhando a previsão do tempo, um dia tem chuva, um dia tem sol, um dia tem chuva, outro dia tem mais chuva ainda rs... O Feriado foi se aproximando e a previsão foi melhorando e finalmente tomamos a decisão de ir. Lemos novamente alguns relatos, e a maioria falava da dificuldade de subir a pedra, fiquei bastante insegura com a minha falta de preparo físico, mas, porém, todavia, a montanha chama! Lá vamos nós, juntamos …
Última resposta por gesiel nunes machado, -
- 14 respostas
- 17.7k visualizações
Subindo para o Pq. Nacional da Serra da Bocaina Parte técnica Utilizamos os links abaixo para montar grande parte do nosso roteiro e acredito que poderá ser bastante útil também para o seu planejamento. Fomos no feriado de 9 de julho, portanto as informações ainda estão recentes... travessia-marins-itaguare-com-a-trilha-do-ouro-t48120.html http://www.clubedosaventureiros.com/guia-de-trilhas/listagem/72-guia-de-trilhas-do-parna-serra-da-bocaina-rj-sp/889-trilha-do-ouro trilha-do-ouro-na-semana-da-pascoa-2011-sao-jose-do-barreiro-ate-paraty-mapa-da-trilha-t45943.html Optamos por fazer o roteiro em 3 dias, com uma “es…
Última resposta por vfbretas, -
- 4 respostas
- 2.8k visualizações
Pico da Bandeira (Travessia) ES X MG , MG X ES 1° dia: Saída de Vitória as 07 hs. Chegada portaria Pedra Menina as 13 hs. Entrada no Parque as 14 hs. Pernoite Casa Queimada. 2°dia: Saida Casa Queimada as 7 hs. Pedra Duas Irmãs. Pico do Calçado Pico do Cristal Pico da Bandeira Terreirão Retorno para Casa Queimada Tempo 11 hs distância 18 km 3° dia: Casa Queimada Cachoeira da Farofa Cachoeira dos Sete Pilões Portaria Pedra Menina Mundo Novo Patrimônio da Penha (Festival Jazz e Blues)
Última resposta por Ericalourenço, -
- 0 respostas
- 1.7k visualizações
Organizei essa travessia um mês antes de pegar a estrada definitiva que me conduzia para mais uma aventura. Como normalmente sou um viajante solitário, nada me prendia, como o tempo, clima, calendário em fim nada mesmo, só eu e minha mochila.Sabia que ia ser uma travessia árdua e cansativa, porem minha curiosidade pelo desconhecido foi maior que meu medo. Bem, minha longa caminhada começou em uma cidadezinha pitoresca e histórica chamada São José do Barreiro. Cheguei bem tarde, ás 8:00 da noite, pois fiquei esperando o ônibus em Guaratinguetá por longas horas na rodoviária. Chegando em São José do Barreiro, logo fui procurar uma pousada para descanar. Fiquei no …
Última resposta por TARLEY PERSAN, -
- 2 respostas
- 10.8k visualizações
Dificuldade: Difícil - Categoria 2 Distância: 48 km Altitude Máxima:1.514 m Circular: Não Como chegar São José do Barreiro esta localizada aos pés da Serra da Bocaina, estando a 273 km de São Paulo e 214 km do Rio de Janeiro, São José do Barreiro está ligado à Rodovia Dutra pela Estrada dos Tropeiros que, agora reformada, oferece um acesso fácil e seguro aos visitantes. Como essa não é uma trilha circular, a não ser que vá até a cidade com mais alguém no carro que possa leva-lo embora o ideal é ir de ônibus. Existe um ônibus por semana saindo de São Paulo para São José do Barreiro, o melhor lugar para pegar um ônibus para a cidade é partindo de Gu…
Última resposta por leomac1408, -
- 0 respostas
- 1.5k visualizações
Aventura solo pela 1ª vez na Pedra da Mina Eram 4:10 da manhã coloquei tudo dentro do fiestinha e peguei a estrada em direção a Fazenda Serra Fina em Passa Quatro/MG, viagem tranquila chego lá por volta das 8:10, converso com a senhora assino o livro pego a mochila e oito e meia começo a trilha. A Subida Uns 40 minutos chego no riacho, faço um lanche bato umas fotos dou uma descansada e pego a trilha novamente, não me lembro se foi antes ou depois do rio que peguei uma trilha errada que deu em um lugar fechado tive que voltar um pouco pra pegar a certa, passo pelo segundo ponto de água, bebo um pouco a água geladinha da montanha, muito boa encho a garrafin…
Última resposta por Leandro Renan, -
- 6 respostas
- 2.4k visualizações
Olá a todos amigos Mochileiros! Como prometido ao nosso novo e bom amigo Peter Tosh, segue relato de nossa nova aventura ao cume da Pedra da Mina. Relato também em filme no youtube para os interessados: TRIO COM DOIS SEXAGENÁRIOS NO CUME DA PEDRA DA MINA VIA PAIOLINHO RELATO: Como já sobejamente divulgado, a trilha do Paiolinho para a Pedra da Mina, é muito exigente, portanto requer preparo físico e psíquico em boa quantidade. O aspecto psíquico é tão importante quanto o físico, pois para se ter sucesso na empreitada é imprescindível ter consciência de que está mesmo determinado a lançar-se a um grande desafio de resistência física e emocional, h…
Última resposta por Leandro Renan, -
- 0 respostas
- 6.2k visualizações
DIA 1 ►Distância percorrida: 86 km Altimetria: 1.108 m Hoje acordei muito cedo, 3hs, e a noite anterior já não tinha dormido muito bem. Chegamos na igreja matriz de Mogi das Cruzes por volta das 5:30 hs, estávamos em 15 ciclistas, fizemos a reza e partimos rumo a Paraibuna, cidade a qual seria nossa primeira estada nessa jornada até a padroeira mãe Aparecida. Na primeiro carimbo do passaporte, na Estação Estudantes, ainda estava muito frio e escuro, em torno de 10 graus. De lá partimos rumo a Guararema. Praticamente um trecho urbano no meio do escuro e do nevoeiro.... (Continue a ler em meu blog de cicloturismo: http://www.giraventura.com.br) DIA …
Última resposta por nestorfreire, -
TRILHA DO OURO - Travessia da Serra da Bocaina - Parque Nacional da Serra da Bocaina 1 2 3
por Demetriusrj- 25 respostas
- 17.5k visualizações
Bom galera, vou tentar relatar a nossa aventura na Trilha do Ouro. Nosso grupo era uma grupo heterogêneo composto de 10 (dez) pessoas, entre elas 07 (sete) homens e 03 (três) mulheres. O caminhão do roger. É isso mesmo. Nosso piloto usa muletas. rsrsrs. Mas subiu bem. Vamos aos nomes desses aventureiros: Eu (Demetrius), Airton (reporter do Jornal A Voz da Cidade, que fez uma matéria no jornal. Segue o link: http://www.avozdacidade.com/site/page/noticias_interna.asp?categoria=9&cod=23526" onclick="window.open(this.href);return false; ), Beatriz, Diego, Miriam, Bastos, Agostinho, Rafael, Kawai e Lidiane. A nossa turma A aventura se origi…
Última resposta por Gabriel Gortan,