Trilhas no Rio de Janeiro
Trilhas no Rio de Janeiro: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings no Rio de Janeiro
266 tópicos neste fórum
-
- 0 respostas
- 846 visualizações
Falae pessoal, tudo blz? Após me inscrever no site, e encontrar por aqui grandes parceiros de viagens, chegou minha vez de entrar pra turma dos relatos, começando pela travessia mais recente que fiz, agora na Páscoa (Serra Negra + Rui Braga juntas). Preparativos: Para que essa travessia seja bem sucedida, alguns pontos são essenciais. Vamos a eles: - Obter autorização prévia do PN de Itatiaia para realização das Travessias, através do site http://www4.icmbio.gov.br/parna_itatiaia/ - Obter informações com o PNI sobre as condições das trilhas e locais de acampamento; - Definir se a trilha será feita com ou sem guia; - Procurar seguir todo o cronograma def…
Última resposta por rodrigo0o, -
- 16 respostas
- 14.6k visualizações
[align=center]COMO NÃO ENTRO POR AQUI TODOS OS DIAS, QUANDO FIZER UMA PERGUNTA NESSE TÓPICO, POR FAVOR, ME AVISE DA EXISTÊNCIA DESSA PERGUNTA POR AQUI. ISSO VAI FAZER COM QUE A PERGUNTA SEJA RESPONDIDA MAIS RAPIDAMENTE member/Junior%20Faria/#comment[/align] [align=justify]Bom gente, leio aqui vários relatos de viagens, mas nunca contribui com um, seja pelo fato de ter entrado para o site depois da maior parte das viagens e não gostar de relatar mesmo minhas viagens. Então, vou começar não de uma viagem propriamente, mas de um bate-volta que fiz recentemente. Semana passada, li uma reportagem em um jornal que comentava sobre Paquetá e suas praias, pois,…
Última resposta por Junior Faria, -
- 6 respostas
- 3.7k visualizações
Esta viagem foi realizada já faz alguns meses, mas mesmo assim resolvi postar. Afinal, as paisagens da parte alta do Parque Nacional de Itatiaia são cair o queixo :'> :'> Saímos de SP na sexta-feira...por volta das 16:00h, neste dia saí um pouco mais cedo do trabalho e meu noivo foi me pegar no metrô e de lá iríamos direto pegar a estrada. como de praxe muito trânsito em SP ... Chegamos à POUSADA ALSENE por volta das 20:00 hs... Realmente a pousada não é uma maravilha do mundo , mas pela localização e facilidade de acesso à portaria do parque achei bom. Ficamos num quarto bem simples, com banheiro e lareira para quebrar o frio de rachar (fomos no inverno…
Última resposta por Nilton, -
- 7 respostas
- 3.5k visualizações
Participaram desse trekking: Marcio Marques (eu), Valéria e Léo . Foram Nove dias e aproximadamente 100km, contabilizados pelo GPS. 1º dia (11/5) Tudo combinado e acertado, na madrugada do dia 11, peço a minha esposa para chamar um táxi e parto para a casa da ValériaDSC-0004 e Léo, chego lá as 5:15 e eles já me esperavam com as mochilas no carro. Partimos para Mangaratiba, onde iríamos pegar a barca das 8h. Chegamos com quase meia hora de antecedência, com tempo suficiente para estacionar o carro e irmos para a barca. Passagem comprada entramos e nos acomodamos. Foram quase duas horaDSC-0009 s até a ilha e não via a hora de chegar e iniciar a logo à tão sonhada volt…
Última resposta por mpmarques, -
- 3 respostas
- 3k visualizações
VOLTA COMPLETA DA JOATINGA: CIRCUITO "O" PELA PENINSULA Desde q contornara pela 1ª vez este belo trecho de costa entre Parati e Ubatuba chamado de Joatinga, buscava motivos p/ lá retornar afim de palmilhar rincões menos visados q fossem além de sua tradicional travessia homônima. Ou melhor, q tb os incluísse. Mas qdo o Ângelo sugeriu a viabilidade de um circuitão q dispensava o obrigatório transporte marítimo, não titubiei em abraçar a empreitada. Dessa forma e (bem) longe do ziriguidum momesco, encaramos um roteiro circular radical: saímos de Laranjeiras; atravessamos o trecho de mangue tido como "intransponível" à Pta do Bananal; percorremos tds as praias da costa lest…
Última resposta por joao.orlando, -
Travessia da Ponta da Joatinga - Laranjeiras / Pouso do Cajaíba (Acampamento Lendário)
por RenanDiNallo- 1 resposta
- 6.9k visualizações
Olá a todos, venho aqui pela primeira vez relatar a viajem que eu fiz reunindo uma galera pelo site, essa viajem supero as minhas expectativas. Começo com uma idéia de ir para algum lugar, mas não sabia aonde, e quem acabo dando a idéia, do lugar para se ir, foi o Wagner Ponce que me audou bastante , dando o chute inicial. TRAVESSIA DA PONTA DA JOATINGA - LARANJEIRAS / POUSO DO CAJAÍBA Data: 4 a 6 de fevereiro Local de encontro: Rodoviária de Paraty; Saída para Laranjeiras: 08:00 (Transporte público local) Passagem em torno de R$3,50 Roteiro do acampamento: Condomínio Laranjeiras > Praia do Pouso da Cajaíba Esse foi o plano, como eu moro em /SP que normal…
Última resposta por Zabotto, -
- 4 respostas
- 2.9k visualizações
Olá pessoal, Meu nome é André e este é meu primeiro post no forum, apenas para me apresentar sou ciclista e pratico cicloturismo e ciclismo de longa distancia, não vou me alongar nesse assunto pois não é o objetivo aqui. Estou abrindo esses tópico para tentar coletar o máximo de informações possiveis sobre a tavressia de Petropolis a Teresopolis na Serra dos Orgãos, sempre ouvi falar dessa travessia vi diversas fotos, mas nunca consegui coletar informações suficiesntes para ir realizar essa travessia, me desculpem caso esse tópico seja repetido por favor me indiquem os links dos tópicos referentes a esses assuntos. Bom, já realizei viagens de bicicleta, mas n…
Última resposta por KINO, -
- 0 respostas
- 1.9k visualizações
Voltamos ao Mamanguá dessa vez pra fazer a travessia de Laranjeiras até Parati-Mirim. [align=center][/align] Começamos a trilha no sábado, eu, Ronald, Cristiano e William. Roberta e Vivi foram de barco na frente pra colocar a cerveja pra gelar.. hehe A estrada de Parati-Mirim estava bem prejudicada devido as chuvas, o que atrasou um pouco o trajeto. Iniciamos a trilha perto do meio-dia e fomos num ritmo bom até a Praia da Foice onde fizemos nossa primeira parada. [align=center][/align] Depois voltamos onde a trilha bifurca para o Mamanguá, passamos pela vila de Regato e paramos na Praia de Curupira, praia típica caiçara onde tomei a liberdade de f…
Última resposta por rodrigoschemes, -
- 2 respostas
- 3.4k visualizações
Fala ai galera! Tentarei fazer um bom relato da minha travessia de angra dos reis ate lidice, 45 km pela linha do trem. Preparativos: Passei um mês pesquisando aqui no mochileiros e em outros sites da net sobre o caminho e como fazer essa travessia; um relato que me ajudou muito foi o do Augusto e do Felipe ( desde já agradeço muito ao augusto que me mandou dicas e sites preciosos) após o roteiro ficar pronto comecei a procurar companheiros para mais uma aventura, após muita procura e depois de fazer um tópico aqui no mochileiros o primeiro interessado apareceu o Gilsimar ( vulgo homem do oompa loompa ) que leu meu tópico aqui e gostou da idéia, após o Gil mais 2 am…
Última resposta por marcos lobo, -
O resumo do relato desta viagem estava no link de companhia para viagens, mas vou colocar aqui tambem como sugestão do Jorge.
Última resposta por haaj, -
- 23 respostas
- 8.3k visualizações
Quero agradecer ao AUGUSTO e aos mochileiros por emprestarem sua paciência nas informações que pedi. As fotos da travessia estão no Orkut ; Divanei Goes de Paula A Ilha da Grande Volta e a Serpente do Paraíso Quando nos lançamos no mundo das caminhadas e das aventuras, sonhamos logo com as clássicas caminhadas e travessias. Aquelas que estão expostas na mídia e que ficamos esperando que surja um feriado, de preferência um de quatro dias para termos um bom tempo para aproveitar. Para nós da região Sudeste do país, Petrópolis x Teresópolis, Serra Fina, Marins x Itagua…
Última resposta por DIVANEI, -
- 0 respostas
- 3.5k visualizações
Olá pessoal! Muita gente já ficou sabendo que o Parque Nacional de Itatiaia reabriu a Travessia da Serra Negra, certo? Resolvi aproveitar esse retorno para fazer a trilha! Parti com mais 4 amigos rumo à trip no dia 19/11, quinta-feira, véspera do feriado da Consciência Negra, de São Paulo. O percurso SP - Itanhandú, com viação Cometa. - R$39,58 Pernoite em Itanhandú no Hotel Terra Sul - R$30,00 com café da manhã. Ônibus para Itamonte - R$2,50 Taxi para a Pousada Alsene (Uno com 5 + o motorista) - R$50,00 Trilha Pernoite na propriedade do Sr. Anísio - R$70,00 com jantar e café da manhã. Trilha Pernoite em Maromba - R$25,00 com café da manhã. Ônibus Mar…
Última resposta por rsfreitas, -
- 2 respostas
- 3.4k visualizações
Eu e meu noivo saímos de SP numa sexta-feira à noite rumo ao RJ, por ser um pouco mais em conta fomos de busão, saindo da rodoviária do Tietê. Pegamos o horário das 22:00hs, chegando no Rio às 5:00hs. A viagem noturna é bem ruim, vira pra lá, vira pra cá...é um inferno, impossível dormir. Resumo da ópera: como não dormimos quase nada e muito mal, eu passei todo o sábado com dor de cabeça. Logo que chegamos na pousada, em Copacabana (POUSADA GIRASSOL, que eu NÃO RECOMENDO explico o porquê mais adiante) ainda não tinha o quarto pronto. Deixamos as mochilas na recepção e fomos à padaria tomar um lanche, estávamos sem café da manhã e mortos de fome. Passado um tempo, fomo…
Última resposta por crista - retired, -
- 0 respostas
- 3.4k visualizações
[t1]Travessia Petropolis-Teresopolis (Serra dos Orgãos)[/t1] [t3]05/09 a 07/09/09 (3 dias)[/t3] [align=justify]Roteiro: Bonfim - Pedra do Queijo - Ajax - Isabeloca - Castelos do Açú (1ª noite) - Morro do Marco - Portais do Hércules (opcional) - Morro da Luva - Elevador - Morro do Dinossauro - Vale das Antas - Dorso da Baleia - Cavalinho - Pedra do Sino/Abrigo 4 (2ª noite) - Véu da Noiva - Teresópolis. Distância:Aproximadamente 26km (sem Portais do Hércules e saída do parque incluídos). Visual: O lugar realmente é sensacional, as agulhas de pedra são bem bonitas assim como o visual do sino/garrafão e açu visto do morro do marco. Infelizmente a minha travess…
Última resposta por PauloMotta, -
- 1 resposta
- 1.9k visualizações
1º dia Dia 21 de fevereiro de 2009 Chegada a Pouso do Cajaiba numa excursão, onde eu estava acompanhado de uma galera q retornaria a São Paulo no final do carnaval. Nesse dia apenas montei a barraca eu fui, procurar cerveja. 2º dia Fomos até a Praia da Sumaca de barco, achando q o barco nos deixaria bem próximo a praia, mas após desembarcarmos num local onde se cobrava r$2,00 para poder passar, ainda estávamos a 30 minutos da praia e pra completar fiz essa trilha revezando o carregamento de uma gigantesca caixa de isopor cheia de cerveja. Depois de curtir o mar, beber cerveja e almoçar retornamos pro barco, não sem antes quase se perder no caminho (nessa hora eu …
Última resposta por Cris*Negrabela, -
- 0 respostas
- 1.5k visualizações
Vou relatar um pouco da visita que fiz a reserva de teresópolis hoje. Saindo do Rio de Janeiro vc tem duas escolha,se for de carro seguir pela Avenida Brasil até a entrada da rodovia Rio Petropolis,depois que passar pela REDUC vc vai manter sua direita,que em torno de 800 metros vai entrar a direita e pegar a Rodovia Rio Teresópolis,bem,ai não tem erro é so seguir em frente,vai passar por um pedagio que custa a bagadela de 9,00reais tanto na ida quanto na volta,do pedagio até a entrada da reserva deve levar em torno de 25 minutos,infelismente esquici de tirar uma foto(da entrada),mais tudo bem,vc para entrar tem que pagar uma taxa de 3,00 reais sem carro e mais 5,00 reai…
Última resposta por kilson, -
Passo para vcs o relato de uma travessia Peterê, esperando que possa ser útil. Foi minha 2ª tentativa. Na minha primeira vez, junho passado, uma espessa neblina impediu de continuar a travessia a partir dos castelos do Açu. A névoa estava tão forte que várias pessoas, que já conheciam a trilha, desistiram de seguir em frente depois de se perder, sendo obrigados a retornar ao Açu. No final de semana de 13 e 14/09 tentei novamente. Sai da rodoviária Novo Rio 05:30 (1º ônibus para Petrópolis) e cheguei na rodoviária Bingen as 06:30. Depois o ônibus para o Terminal Correias seguido de outro para o Bonfim. Cheguei à portaria do IBAMA pouco antes das 09 hrs (impossível …
Última resposta por debis72, -
- 0 respostas
- 1.8k visualizações
pics http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/7 TRILHA DO PINHAL: O DESCAMINHO DO PLANALTO Ao contrario da Bocaina e suas muitas “Trilhas do Ouro” dando no litoral, a Mantiqueira sempre teve poucas picadas q ligassem a vasta planicie do Vale do Paraiba ao planalto de Itatiaia. Principalmente devido à restricoes do parque homônimo, q limita este acesso apenas à “Trilha Rui Braga” (q sobe ate o abrigo Rebouças), há tb outra picada paralela q sai de Engº Passos e leva igualmente aos campos de altitude do ilustre parque. É a “Trilha do Pinhal”, antiga vereda q fora roçada (e cunhada deste nome) pelo Sergio Beck devido ao fato de acompanhar o vale ascendente do Ribeira…
Última resposta por Jorge Soto, -
- 60 respostas
- 11.8k visualizações
Estou querendo fazer a travessia e gostaria de saber se tem algum grupo se formando para essa aventura em 2009.
Última resposta por Claudio Luiz, -
- 2 respostas
- 3k visualizações
Sexta feira - 17/07/09 - 17h00min – Itatiba – SP: Saída rumo a Pindamonhangaba encontrar o grupo, fazer compras e arrumar as mochilas para a trilha. Sábado - 18/07/09 - 5h10min – Pindamonhangaba – SP: Saída rumo ao Parque Nacional do Itatiaia – RJ/MG onde encontraríamos o nosso guia Felipe na portaria e foi onde começou o problema, pois nosso guia não estava lá. Como conseguimos autorização do parque para ocuparmos o Abrigo Rebouças, que fica no inicio da trilha que faríamos, fomos direto para lá organizar o abrigo e nossas mochilas para podermos partir rumo a Nascente do Aiuruoca logo que o guia chegasse. Estávamos em um grupo de 30 pessoas e as trilhas seriam feitas…
Última resposta por sargentoph, -
- 6 respostas
- 2.8k visualizações
TRAVESSIA PETRÓPOLIS/TERESÓPOLIS - 29/07 À 31/07/2005 DEDICATÓRIAS Dedico este relato emocionado a Deus; inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas, todo poderoso, que criou a natureza e toda aquela maravilha de cadeia montanhosa do PARNASO, à minha esposa Ana Lúcia que sempre me apoiou nas minhas loucuras e nunca criou nenhum obstáculo para que eu realizasse os meus sonhos, aos meus filhos Mario, Aline e Anna. Dedico também aos outros nove corações que me acompanharam nesta jornada: Ø Marcos - Grande líder. A única pessoa que seria capaz de me fazer retornar para o grupo. O tipo de líder nato que faz os seus comandados seguir felizes para o embate…
Última resposta por myung lee, -
- 6 respostas
- 4.6k visualizações
Comenzamos la travesía con mucho espíritu, pero nos dimos cuenta que realmente es muy demandante. El guía Anderson fue de mucha ayuda en el camino. Mi amiga ana y yo no pensamos que ibamos a encontrar dificultades tan importantes como la escada de ferro, el cavalinho y la exigencia de muchas horas de caminata. Valió la pena, las vistas fueron geniales, pero nosotras no pudimos acampar en sino,porque las fuerzas nos dieron para llegar al valle de las antas. Creo que es mejor hacer la travesía en màs de 3 dìas para poder visitar las trillas accesorias como portales de hèrcules y cach. velo de novia. La comida genial, meollos a la noche parecìan un manjar. muchas barras…
Última resposta por Ricomate, -
A MONTANHA era 1960, e john steinbeck saiu a rodar pelos e.u.a. na companhia de seu poodle em um trailer. tinha 58 anos, e desta viagem resultou um livro chamado “travels with charley” (charley era o poodle). em 1962 ele viria a ganhar o prêmio nobel de literatura por sua obra (não por esse livreto), mas nesse livro ele faz uma série de considerações sobre viagens... uma delas acrescentei à minha assinatura no fórum www.mochileiros.com: “we don´t take a trip, the trip takes us”. esta semana comprovei a realidade desta sentença. estava eu picado pelo bichinho da inquietação estradeira/aventureira há meses. sempre viajo a trabalho, mas necessitava de outro tipo de v…
Última resposta por ogum777, -
- 0 respostas
- 1.3k visualizações
[t1]Travessia Alsene-Maromba (Serra Negra)[/t1] Também conhecida como Travessia da Serra Negra, Alsene x Maromba é mais uma das tradicionais opções de caminhadas pela Mantiqueira. Oferece largas paisagens do Vale do Rio Aiuruoca e contorna por cima o limite superior do Parque Nacional de Itatiaia pra sair no pequeno mas turístico povoado de Maromba. Partimos de São Paulo na sexta às 23:15 com direção à Itanhandú, viação Cometa. O grupo foi Gibson, Ronald, Roberta e eu. Chegamos na rodoviária da fria Itanhandú perto das 4 da manhã ainda nos festejos finais de sua festa local. Logo em seguida já conseguimos um táxi com o Sr. Odair para nos levar a estrada do Regis…
Última resposta por rodrigoschemes, -
- 1 resposta
- 4.1k visualizações
TRILHOS & TRILHAS DA ANGRA-LIDICE Proximo dos principais centros urbanos do pais, a Rio-Santos, revela bem + q uma seqüência de praias badaladas. Antes da serra cair no mar e adentrando na região montanhosa entre Angra dos Reis e Lidice, encontraremos trilhas desconhecidas, rios cristalinos e cachus refrescantes em meio a exuberante Mata Atlântica. Assim, percorremos esta região num circuitão de 4 dias, subindo a serra pela linha do trem sentido Lidice, alcançar o alto da Pedra Chata e retornar à Angra pelo Sertão do Sinfrônio. Emendando varias caminhadas locais de uma vez só, esta puxada travessia desvenda uma Serra do Mar menos conhecida, c/ cenários q não …
Última resposta por peter tofte, -
- 33 respostas
- 13.8k visualizações
Terminei de amarrar a bota sob o olhar desconfiado da mamy, já que nunca tinha ido viajar tão longe de moto e ainda mais com uma cargueira na garupa! Eram 21:20 no meu relógio, "cáspita, estou atrasado!". Despedi-me de todos e fui encarar a Dutra, rezando para que ela estivesse com pouco movimento! A viagem foi tranqüila, com algumas paradas nuns botecos copo-sujo, e só calculei mal o tempo de viagem, que segundo as minhas previsões, ia durar 5 horas, mas demorei 6 horas, sem dizer que me quebra o cabo do velocímetro(fala sério), então eu tive que calcular a distância pelas placas! O duro de viajar de moto por tanto tempo é que o bumbum fica dolorido pacas, e até para f…
Última resposta por Alan,