Trilhas no Rio de Janeiro
Trilhas no Rio de Janeiro: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings no Rio de Janeiro
268 tópicos neste fórum
-
- 0 respostas
- 1.5k visualizações
Travessia Saco Mamanguá – RJ Feriadão caindo em uma sexta-feira é sinônimo de viagem. A ideia era fazer a travessia da Ponta da Joatinga, porem conforme fomos conversando a ideia foi mudando e resolvemos fazer a travessia do Saco do Mamanguá. Essa travessia não é muito famosa e confesso que eu nunca havia ouvido falar nela. Não tive muito tempo para pesquisar sobre o roteiro e deixei praticamente tudo para os companheiros de trilha. O grupo dessa vez estava bem grande, com cerca de 30 pessoas confirmadas. Eu, Yuri, Val e Marcelo SBC partimos de sampa na quinta-feira pouco antes da meia noite e no caminho acabamos pegamos um pouco de transito na Ro…
Última resposta por lowpower, -
- 6 respostas
- 3.1k visualizações
Último feriadão prolongado do ano de 2011 e também aproveitando para visitar meu amigo de trilhas na Bolivia e no Peru, o Anderson que mora em Guapimirim, trilha escolhida: Travessia Petrô x Terê ! Compramos as entradas antecipadamente pelo site: http://www4.icmbio.gov.br/parnaso Optamos pelo camping, quem quiser ir mais leve, tem a opção dos abrigos. Saímos eu e o Sandro de Sampa sentido RJ, na quarta feira 22h, via Itapemirim (67reais). Nos encontramos com o Anderson na rodoviária do RJ às 4:30. De lá seguimos até Guapimirim (50min) aonde uma kombi nos esperava para buscar o restante do grupo (+4). De Guapimirim, paramos em Petrópolis para tomar um café, no…
Última resposta por Raffa, -
- 0 respostas
- 2.3k visualizações
Casa do Sr Pereira As fotos estão em http://lrafael.multiply.com/photos/album/142/Trilha-do-Pereira-Paraty-RJ-dez12. A Trilha do Pereira é parte de um caminho tropeiro que liga Paraty a Cunha, ou seja, é uma conexão entre o litoral fluminense e o planalto paulista. O trecho desse antigo caminho que galga as encostas da Serra do Mar ganhou esse nome por ter como referência a fazenda do Sr Pereira, na borda da serra. A travessia completa inicia no sertão do bairro São Roque, a 25km de Paraty, e vai até o bairro da Barra, que pertence a Cunha. Eu fiz apenas o trecho que leva à fazenda do Sr Pereira pois não tinha dados suficientes e logística montada para contin…
Última resposta por rafael_santiago, -
- 0 respostas
- 2.1k visualizações
Olá pessoal!! Já faz mt tempo que entro nesse site para ler os post's sobre viagens e desta fez resolvi colaborar, tendo em vista que esse site tem nos auxiliado bastante, claro, com a ajuda dos colaboradores. Bom...resolvemos fazer uma viagem em abril de 2010 com um casal de amigos. A principio era só um cruzeiro saindo de santos a buzios e angra dos Reis, mas ai resolvemos incluir no percurso paraty e Ilhabela, mas fomos de carro. Como iamos embarcar no navio no dia 04/04, resolvemos sair uma semana antes. Chegamos em Guarujá - SP era noite já, procuramos um lugar para passar a noite, no fim ficamos na praia da Enseada. Lugar muito bonito, bem popular, com mts barzinh…
Última resposta por carolboscaratto, -
- 0 respostas
- 3k visualizações
Aloha galera, Fui com minha noiva agora em janeiro para Ilha Grande e fiquei impressionado com a beleza da ilha. Ficamos pouco tempo e sofremos com as chuvas, mas ficou aquele gostinho de quero mais. Mas vamos ao que interessa! QUINTA-FEIRA: Saímos de casa bem cedo para pegarmos a primeira escuna de Conceição de Jacareí-Abraão. Chegamos em Abraão umas 10 horas e paramos para tomar um café da manhã na padaria Pães e Cia. O lanche tava bom mas o preço é um pouco salgado como quase tudo na ilha. Alimentados, seguimos em busca da nossa pousada. Ficamos na pousada Guapuruvu, que fica um pouco mais afastada mas vale a pena pela localização, no meio da mata atlântica c…
Última resposta por ThiagoLP, -
- 0 respostas
- 4.7k visualizações
Feita em 30/10/2012 Estava planejado a mais de 2 meses uma Cicloviagem p/ Estrada Real com o grande amigo Nilton, chegando próximo a data marcada aconteceu uns imprevistos e não conseguimos realizar a mesma. No mesmo dia, cansado de ficar em casa, surge a ideia de ir para Trindade/RJ aproveitar aquele lugar maravilhoso. Mando msg para nosso amigo Nilton e em algumas "muitas" horas o mesmo esta em São Paulo, vindo de Bauru, junto a meu primo André partimos para Trindade. O tempo não era dos melhores, previsão de tempo nublado com possíveis pancadas de chuva a qualquer momento, mesmo assim fomos, firmes e fortes na grande esperança de que o climatempo esteja errado N…
Última resposta por Filipe Salese, -
- 2 respostas
- 6k visualizações
Este vai ser o meu primeiro relato aqui no site, e eu acabo me sentindo na obrigação de fazê-lo, uma vez que utilizo muito as informações e dicas contidas aqui nas minhas andanças por aí. Enfim.... sou de Belo Horizonte e a proposta inicial era de sair com a minha namorada e fazer uma caminhada por praias mais isoladas e trilhas em meio à Mata Atlântica. O plano era fazer uma caminhada do condomínio das Laranjeiras até a Cachoeira do Saco Bravo em Ponta Negra e voltar. Para isso imaginamos que levaríamos aproximadamente 2 a 3 dias sem muita pressa. Levamos o básico para esse tipo de empreitada: Barraca de camping , sacos de dormir, garrafas de água , pouca roupa, din…
Última resposta por Demetriusrj, -
- 0 respostas
- 1.7k visualizações
Fala pesssoal, eu e uma amiga(Bianca) realizamos a travessia da juatinga iniciando no dia 28 de dezembro de 2012 até o dia 31/12/2012. FIzemos a travessia com bastante calma e parando para curtir as praias Segue um breve relato da aventura, espero que ajude o pessoal que quer realizar a travessia Paraty-Laranjeiras Chegamos a rodoviária de paraty por volta das 21hrs e esperamos o último ônibus que se nao me engano sai as 22:30, infelizmente o ônibus atrasou por uma hora e chegamos em laranjeira por volta de 00. Laranjeiras-sono(1 hora) Seguimos a tradicional trilha de laranjeiras até o sono que agora possui até corrimão! A trilha é bem simples e demarcada, impo…
Última resposta por hcramos, -
- 1 resposta
- 1.3k visualizações
Oi gente, sou novo aqui e nas trilhas. Gostaria de conhecer mais trilhas na cidade mas tambem na regiao serrana do rio (principalmente em itaipava, araras, pedro do rio, secretario... essa regiao). Voces teriam alguma dica pra me passar? nao sei se estou perguntando no lugar certo, mas espero que sim! Sou iniciante mas ja fiz algumas trilhas: pao de acucar, corcovado (pelo parque lage), praia do sono/antigos em paraty, costao de itacoatiara, e no ultimo final de semana fiz uma na prainha, acho que a mais legal ate agora, me motivou bastante to em busca de desafios e contato com a natureza. Fiz um video da trilha na prainha caso queiram ver, aqui vai o link:…
- 1 resposta
- 3.5k visualizações
Alguém para indicar/listar algumas trilhas/escalaminhadas em Itaipava/RJ ??? Umberto
- 0 respostas
- 5.2k visualizações
As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/TrilhasEmSantaMariaMadalenaRJSet12. Em Santa Maria Madalena (RJ), depois de caminhar pelo Parque Estadual do Desengano (parque-estadual-do-desengano-santa-maria-madalena-rj-set-2012-t75373.html), explorei três trilhas catalogadas no guia "Trilhas - Parque Estadual do Desengano", o qual pode ser adquirido pela internet ou baixado do site http://www.inea.rj.gov.br/publicacoes/publicacoes.asp. TRILHA DA PEDRA DUBOIS Pedra Dubois Mal pisei na praça da igreja matriz de Santa Maria Madalena vindo do Parque do Desengano e já tomei a direção da Pedra Dubois (lê-se diboá), montanha bem próxima à…
- 10 respostas
- 3.9k visualizações
Fala Galera, iniciei este post, pois quero dividir com vocês minha ansiedade sobre a programação do final de semana. A parada é a seguinte: No dia 30 de junho eu e um grupo de amigos subiremos as PRATELEIRAS, desceremos e começaremos a caminha até o antigo abrigo Massenas. Acamparemos neste local e no dia 01 de julho continuaremos a nossa caminhada. Quando retornar posto fotos. Até lá.
Última resposta por Demetriusrj, -
Trindade O Enigma
por Wrt- 5 respostas
- 3.6k visualizações
[list=]
Última resposta por tati viajante, -
- 10 respostas
- 8.4k visualizações
Esta viagem já estava nos meu planos há mais ou menos um ano. De fato, os relatos lidos e as belas imagens do local me fizeram dar prioridade a este destino, até porque, pelo grau de dificuldade do trekking, não se pode deixar um lugar como este adiado. A idade chega kkkkkkkkkkkk. Bom, mesmo curta [ +- 30Km ], considerei como sendo um trekking de dificuldade pesada, principalmente o primeiro dia quando temos de vencer aproximadamente 1.200 metros de desnível. Fui com dois amigos [Luis e Fernando] e o guia Geovane, que trabalha no abrigo da Pedra do Sino. Excelente guia, o qual indico sem ressalvas - tel.: 0xx24-9219-9354; 0xx24-8837-2263. 1º DIA: ENSOLARADO [NÃO …
Última resposta por MarcosJ70, -
Amigos, estou juntando uma turma para fazer a Travessia mais famosa do Brasil nos dias 21/22 e 23/07 Vamos fazer a travessia padrão de 3 dias, saindo de Petrópolis, com camping no Aço e Sino e chegada em Teresópolis. Nossa turma vai sair de Cataguases/MG no sábado de madrugada rumo a Teresópolis. O parque abre às 6hs para quem já tiver comprado os ingressos. Vamos deixar o carro na sede de Teresópolis e seguir para Petrópolis no primeiro ônibus, 7hs, para tentar chegar no parque o mais cedo possível e não pegar trilha à noite. No primeiro dia subiremos rumo às pedras do Açu. No dia seguinte partiremos rumo ao Sino e fecharemos o 3º dia em Teresópolis. Eu já fiz…
Última resposta por Sandro Galdino, -
Eu encontrei o site do Augusto, por acaso em umas das minhas andanças pela net e fiquei encantado com as viagens do mesmo, em particular uma que me chamou muito a atenção, Angra x Lídice Pela linha Do Trem mais a subida da pedra chata. Disposto a me batizar em caminhos pela linha do trem, resolvi usar o relato do Augusto, para me aventurar na linha que sobe de Angra Dos Reis (RJ) até Lídice (RJ). Levei cerca de 2 meses organizando a logística da viagem, e agora tinha a companhia de meus dois amigos Hebert (Parceiro velho de Trilha) e o Pedro (Fiz minha primeira trilha com esse persona, mais depois ele abandou o ramo , hehehe) que diga-se de passagem deixou para tr…
Última resposta por tdz, -
- 20 respostas
- 4.6k visualizações
Boa Tarde Galera, Estou planejando fazer esta travessia, que dizem que é maravilhosa, na Semana Santa com um grupo de amigos. Estávamos conversando sobre e nos perguntamos se é necessário um guia. Alguém que já tenha feito essa travessia pode ajudar, dando dicas...se é realmente necessário um guia ou dá para fazer a travessia sem um guia tranquilamente, entre outras que vocês acharem aproveitáveis. Obrigado.
Última resposta por Andrézão1502429965, -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
Trilha para o Pico do Papagaio – Ilha Grande – Nov/2010 by Samuel e Adriana · in Angra dos Reis, Ilha Grande, Trilhas. Estávamos em nossos últimos dias de lua de mel, quando resolvemos subir a trilha mais alta da Ilha Grande: o Pico do Papagaio. Este pico pode ser avistado facilmente da Vila do Abraão e recebe esse nome devido ao seu formato, que lembra muito a cabeça de um pássaro (há quem diga que parece mais um rato…) . A trilha para o Pico do Papagaio (T13) é considerada uma das trilhas mais pesadas da ilha. Recomenda-se não fazê-la sem o auxílio de um guia experiente (que nós dispensamos). A entrada da T13 é acessada em um trecho da estrada que segue para Do…
Última resposta por samuelkosoba, -
- 15 respostas
- 10k visualizações
Período: 07 e 08/11/2009 Cidades: Itatiaia - Distrito de Penedo e parte baixa do Parque Nacional de Itatiaia Em Itatiaia temos os distritos (ou vilas) de Penedo, Maromba e Maringá-RJ, além do famoso Parque Nacional de Itatiaia (PNI). O PNI fica ao sul dos estados de Rio de Janeiro Minas Gerais, abrangendo os municípios de Itatiaia (RJ), Resende (RJ), Itamonte (MG), Alagoa (MG) e Bocaina de Minas (MG). O PNI é o parque nacional mais antigo do Brasil. A parte baixa fica a cerca de 750m de altitude e é coberta por Mata Atlântica, com árvores centenárias. A parte alta apresenta relevo montanhoso, com penhascos e encostas. Penedo tem pouco mais de 5mil habitante…
Última resposta por nnaomi, -
- 2 respostas
- 1k visualizações
Há muitos anos o sonho de fazer a Travessia da Ponta da Joatinga, mas sempre acabava optando por uma travessia em um local mais longe, usando o argumento que Paraty é logo ali e poderia ir a qualquer momento, mas finalmente em janeiro de 2012 deu tudo certo e eu e minha esposa resolvemos fazer a travessia. Como existem várias possibilidades de por onde começar, o primeiro passo foi decidir o trajeto. E assim, lendo alguns relatos aqui no mochileiros, decidimos que o trajeto que iriamos adotar seria sair da trilha de Parati-Mirim rumo ao Saco do Mamanguá, ir até a Praia do Curupira, atravessar de barco, conhecer a cachoeira do rio grande, percorrer a outra margem d…
Última resposta por Ecotrekker, -
- 14 respostas
- 2.1k visualizações
Há muitos anos o sonho de fazer a Travessia da Ponta da Joatinga, mas sempre acabava optando por uma travessia em um local mais longe, usando o argumento que Paraty é logo ali e poderia ir a qualquer momento, mas finalmente em janeiro de 2012 deu tudo certo e eu e minha esposa resolvemos fazer a travessia. Como existem várias possibilidades de por onde começar, o primeiro passo foi decidir o trajeto. E assim, lendo alguns relatos aqui no mochileiros, decidimos que o trajeto que iriamos adotar seria sair da trilha de Parati-Mirim rumo ao Saco do Mamanguá, ir até a Praia do Curupira, atravessar de barco, conhecer a cachoeira do rio grande, percorrer a outra margem d…
Última resposta por Ecotrekker, -
- 0 respostas
- 5.7k visualizações
Ilha grande, verdadeiro paraíso e que encanta com suas águas cristalinas... Já fui duas vezes e vim aqui compartilhar com vocês um pedaço da minha experiência e as fotos para quem deseja conhecer! Para quem sai do RJ, a condução é realizada pela Viação Costa Verde na rodoviária novo Rio, para Angra dos Reis. Mas eu aprendi que descendo em Conceição de jacareí e pegando uma barca lá é mais rápido. De Angra para Ilha grande tem barcas que custam menos de 7,00, dura um pouco mais de uma hora para chegar (bem econômico). Fora de temporada chegando na Ilha tem campings mega baratos, torno de 15,00 a diária e pousadas que custam 80,00 o quarto para o casa…
Última resposta por linne.moraes, -
- 0 respostas
- 1.9k visualizações
Galera, sou trilheiro já a algum tempo e agora trabalhando na região Sul do RJ, gostaria de saber se alguém conhece as trilhas pela região, pois quando volto pra casa eu saio de Itaguai RJ, entro por Mangaratiba RJ, passo por Rio Claro RJ e saio por Barra Mansa RJ antes de seguir viagem até SP interior. E fico deslumbrado com os Picos que encontro pelo pelo caminho, começando por Mangaratiba, assim que sobe a Serra do Piloto, tem uns Picos bem Íngremes, é bonito demais, depois tem em Rio Claro a Pedra do Bispo, e saindo de Rio Claro para Barra Mansa tem outro Pico bem alto e pontiagudo que tb fico deslumbrado. Bom vamos lá sobre algumas perguntas: Alguém conhece essa r…
Última resposta por JulianoBrasilSP, -
- 2 respostas
- 2.8k visualizações
Segunda-feira, 01.08.2011 Saí de Barbacena/MG de carro, segunda-feira 01.08.2011, pelas 9:00hs, por volta de 13:00hs estava em Mangaratiba/RJ para embarcar em um saveiro (chamado Acalanto) que saia de Mangaratiba às 14:00. Deixei o Carro no estacionamento, mas o dono de lá me disse que eu não encontraria mais barco. Fui ao Cais e, dito e feito, não havia mais barco para a ilha. O tal saveiro Acalanto, disseram os barqueiros: a muito não existe, foi vendido, mudou de nome. Nenhum barco às 14:00, só a Barca, no dia seguinte. Os barqueiros cobram R$300,00 para fazer a travessia de Mangaratiba até a Vila de Abraão. Maior furada! Não percam tempo indo a Mangaratiba (Sede M…
Última resposta por gvogetta, -
- 1 seguidor
- 32 respostas
- 8.3k visualizações
O relato que passo agora a narrar é uma história única na minha vida, não foi a minha viagem mais emocionante, a melhor, a mais bonita, a que mais gostei ou a que mais planejei. Mas foi a viagem que por um momento na minha vida achei que nunca mais fosse fazer. Para entender o que estou falando é preciso voltar à 15 e 16 de agosto de 2009. Nessa data fiz meu ultimo trekking, juntamente com meus amigos Haole e DaniloDassi, lá no famigerado Pico Paraná - PR. Depois disso havia marcado com o haole a travessia Petrópolis-Teresópolis, na Serra dos Orgãos , o que de fato nunca ocorreu pois após essa viagem com meus amigos tive problemas de saúde na minha familia o que…
Última resposta por MariaEmilia, -
- 5 respostas
- 2.9k visualizações
Olá, sou novo no forum (esse é meu primeiro post) e gostaria primeiramente de parabenizar essa comunidade pelas informações e pelas belíssimas fotos, que me incentivaram a fazer essa travessia pela serra dos órgãos. Tudo começou com um comentário de um amigo meu, fã de treking, dizendo que essa travessia era a mais bonita do Brasil e que se andava sobre as nuvens. Fui logo pesquisar relatos e fotos na internet e acabei caindo nesse site. Fiquei surpreso com a quantidade de informações e relatos sobre trilhas, viajens e lugares e passei a me interessar mais por esse tema. Acabei comprando uma mochila, barraca e apetrechos de camping e resolvi começar fazendo a travessia P…
Última resposta por haole, -
- 4 respostas
- 7k visualizações
Relato ilha grande Resolvemos dar a volta na ilha grande, para conhecer o que ela tem de bom e de ruim, invés de ficarmos hospedados em Abraão fazendo pequenos passeios, pudemos conhecer e conviver um pouco com as pessoas que vivem lá, ver de perto como é o cotidiano, seus hábitos e costumes, além da aventura de cruzar o mangue, cachoeiras, trilhas (algumas em péssimas condições, mas tão belas quanto as outras.), pudemos sentir a energia real do lugar, que é incrível. Esperamos que ao descrever nossa aventura possamos tirar dúvidas e despertar interesse em todos vocês. Um Abraço, Espero que gostem!! Fernanda e Pablo Primeiro dia: …
Última resposta por Frida_ssa, -
- 4 respostas
- 2.7k visualizações
Estive com um grupo de amigos em Itatiaia de 21 até 24 de abril de 2011. Ficamos acampados na Pousada dos Lírios e visitamos o Parque Nacional nos dias 22 e 23. No dia 22, fomos até o Agulhas Negras, no dia 23 fomos para as Prateleiras. [picturethis2=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110508190411.jpg 250 140 Agulhas Negras]A viagem foi maravilhosa. Chegar até o Agulhas era um dos meus sonhos. Tivemos a sorte de pegar dias de céu sem nuvens, excelente para fotos e para admirar as milhares de estrelas sobre as nossas barracas à noite. O Parque Nacional é lindo. Na sua parte alta (onde se situa o Agulhas, as Prateleiras e outras montanhas) predomina a veg…
Última resposta por avimeney, -
- 15 respostas
- 4.2k visualizações
não disponível
Última resposta por Frederico Pires, -
- 1 seguidor
- 5 respostas
- 6.2k visualizações
Ataque à Gávea Relato do ataque à Pedra da Gávea realizado no feriado Paulista da Revolução Constitucionalista A principio seríamos eu, Bechelli, Gota, 2 caras do RJ que Bechelli e Gota conhecem e uma amiga daqui de SP do Bechelli que estaria lá na ocasião, beleza, marcamos o local de encontro, tinha tudo pra ser mais uma trip sossegada, regada a Natureza e já conhecidos perrengues. Pois bem, eis que no ponto de encontro havia uma “excursão da criançada”. O grupo se tornara grande. Era aquela velha historia do “amigo do meu amigo” e no fim das contas havíamos nós, um bando de virgem de trilha e um guia. UM GUIA!!!! Me senti numa excursão da terceira idade. O Got…
Última resposta por Luis Ecoturista,