Trilhas no Rio de Janeiro
Trilhas no Rio de Janeiro: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings no Rio de Janeiro
266 tópicos neste fórum
-
- 0 respostas
- 1k visualizações
Olá pessoal! No ano passado fiz a Travessia Petrópolis X Teresópolis em três dias, sem guia e sem ninguém do grupo tê-la feito anteriormente. Foi uma experiência fantástica que gostaria de compartilhar com vocês. Aproveitei, também, para fazer um pequeno filme, que chamei de "A Travessia dos Sonhos". Espero que gostem!!!! Link para o relato: http://pitbullaventura.blogspot.com/2013/08/travessia-petropolis-teresopolis.html Link para o vídeo: http://pitbullaventura.blogspot.com/2013/09/filme-travessia-petropolis-teresopolis.html Abraço.
Última resposta por lgcarmo, -
- 8 respostas
- 3k visualizações
Descobrimos o mochileiros.com quando planejávamos a viagem para o Rio de Janeiro e agora voltamos para agradecer todas as dicas mostrando como foi a nossa viagem e dando dicas para os próximos mochileiros que pretendem desembarcar na cidade maravilhosa. Resumo: 4 dias - de quinta a domingo R$ 900,00/cada - Não anotamos todos os preços, esta conta inclui os gastos mais importantes, com passagens e sem as comprinhas Adventure Hostel - Ótima localização (Ipanema), ótimo serviço Aeroporto: O Galeão é mt distante, difícil acesso, o transfer é a melhor opção, mas tem q lembrar de reservar antecipado a ida e a volta Relato: Eu e Mirele (minha mochila gême…
Última resposta por soulpc, -
- 3 respostas
- 5.9k visualizações
Localizada numa península que tem o formato parecido ao de uma bota, este roteiro se inicia na bela cidade histórica de Parati, no Estado do Rio, quase divisa com o vizinho São Paulo. O difícil acesso fez com que a Mata Atlântica do lugar ficasse preservada e atualmente a área está protegida pela Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e a pela Reserva Ecológica da Joatinga. Esta é uma das mais importantes unidades de conservação do sul do Rio de Janeiro e faz divisa com o Parque Nacional da Serra da Bocaina. O percurso, feito normalmente em três dias, é formado por praias quase desertas, montanhas cobertas de verde e cachoeiras, numa trilha de rara beleza. O clima da r…
Última resposta por Heitor_Hora, -
- 1 resposta
- 1k visualizações
Olá pessoas! Após eu finalmente ter criado um pouco de coragem e vencido a preguiça, decidi postar aqui uma pequena amostra da minha viagem à Ilha Grande - RJ, em julho de 2013. Ilha Grande é um lugar mágico, putaqueparivelmente lindo! Sendo assim, tentarei postar algumas fotos. Como a verba estava curta fiquei somente 4 dias, e um foi praticamente perdido por conta da chuva. Assim que puder pretendo voltar lá, pois a ilha é realmente grande e faltou muita coisa pra ver... Mas vamos ao que interessa! 12/07, sexta-feira - saída de SP Comprei a passagem para Angra dos Reis pela Reunidas (R$ 63,00), com horário para embarque marcado às 22h40 e chegada às …
Última resposta por Li², -
- 26 respostas
- 9.7k visualizações
Salve galera!!! Todos que participaram do Acampamento Lendario 03 a 06 de Fevereiro de 2011! Estou aqui postando o meu primeiro Relato neste Forum... Então desculpe as falhas, os erros de portugues, etc, etc... Fica aqui a minha primeira impressão de como é possível se aventurar no mundo, em qualquer lugar, apenas com uma boa idéia na cabeça, disposição e força de vontade! Começamos a Travessia através do condomínio Laranjeiras - RJ... Combinamos de nos encontrar em Paraty - RJ. Todos através deste site!!! Pessoas!!!! Eu não conhecia ninguém até o presente momento!!! Alguns me perguntavam: - Como assim? Voce vai viajar sozinho, vai pegar uma trilha de 3…
Última resposta por Thiago Vital, -
Rio de Janeiro - Trilha da Urca, Pico da Tijuca, Praias, Corcovado, Sapucaí e lindos pôr do sol!
por Patibelli- 3 respostas
- 5.9k visualizações
Vou contar como foi nosso feriado no Rio, de 22/01/2010 a 25/01/2010, de sexta a terça, no Rio tb foi feriado, mas de quinta a domingo. Rodrigo tem amigos lá, combinamos que fazer alguns passeios com eles, Fábio e Ana Carla. A princípio, ficaríamos num Hotel antigo chamado Hotel Turístico na bairro da Glória. Não encontramos nada mais barato devido ao feriado e acabamos por ficar lá que já conhecíamos. Saímos ás 21h na sexta dia 21 e chegamos ás 4h da manhã pq como sempre aquele trânsito na saída de SP. Largamos tudo e cama!!! As 8h30 da manhã começa uma gritaria no Hotel, gente batendo nas paredes e afins. Tentamos dormir e nada, nos arrumamos e d…
Última resposta por Sih, -
- 2 respostas
- 1.8k visualizações
Dessa vez, sem muito planejamento, eu e um colega, o Matheus, juntamos as mochilas e seguimos pra Teresópolis. Transporte: ônibus Pindamonhangaba x Rio de Janeiro e Rio de Janeiro x Teresópolis. Recomendo este roteiro pra quem não tem muitos dias disponíveis e quer ver algo bacana com poucos gastos! A trip rolou de 6 a 10 de julho, considerando que foi feriado prolongado no Estado de São Paulo. Bem... Em Teresópolis, ficamos hospedados no hostel Recanto do Lord, ele pertence à rede Hi. Quanto ao hostel, precinho camarada pra quarto coletivo, pela bagatela de R$35 a diária, com direito a café da manhã e wi-fi. A única desvantagem do hostel é a localização, a…
Última resposta por Bruna M.Correard, -
- 7 respostas
- 7.3k visualizações
A travessia da Ponta da Juatinga começou para mim como uma idéia fixa. Há uns 6 meses atrás eu ganhei, ao comprar um fogareiro, uma edição da revista Aventura&Ação e nela vinha uma reportagem ilustrada com belas fotos sobre a Travessia. Na mesma hora eu quis curtir esse visual e assim determinei o destino das minhas férias! 1º Dia No dia 20 de janeiro às 8:00 eu, meu irmão Mateus, meu colega de faculdade Raul e meu amigo de longa data Eduardo saímos de Itajubá, Sul de Minas, rumo a Paraty. Chegamos em Paraty por volta das 12:00 todos muito empolgados, deixamos o meu carro em um estacionamento(20 reais/dia). A caminho da rodoviária fomos ao centro de informaçõe…
Última resposta por wagner4wd, -
- 27 respostas
- 32.2k visualizações
Oi galera. Esse é um relato de mais duas travessias (Ponta da Joatinga e Trindade-Camburi) que eu e a Márcia fizemos no feriado de 7 de Setembro de 2004 (Terça-feira) na região de Paraty e Ubatuba. As duas eu já conhecia bem. A Joatinga é bem tranquila e a Trindade-Camburi eu já tinha feito no sentido inverso alguns anos atrás. Pegamos dias de muito Sol na Joatinga, mas passamos por apuros em uma delas e experiência que tivemos serviu como lição. Fotos + croqui da Travessia da Joatinga: https://plus.google.com/photos/113724275009356050810/albums/5822324635333074017 Fotos + croqui da trilha Camburi-Trindade: https://plus.google.com/photos/113724275009356…
Última resposta por Augusto, -
- 26 respostas
- 18k visualizações
Oi pessoal. Ao longo do 1º semestre de 2000 tivemos uma greve na Faculdade em que eu estudava que se prolongou por alguns meses e com tempo disponível no trabalho, decidi fazer uma caminhada. Chamei o Marcos e o Sérgio e resolvemos marcar a travessia da Serra dos Órgãos para o início de Agosto. Tínhamos a pretensão de fazer em 3 ou 4 dias, mas não conhecíamos nada sobre a travessia e com o retorno das aulas ainda incerto, o Ronaldo se mostrou disposto a embarcar junto com sua namorada na trip. Fotos, mapas e croquis: O Marcos e o Sérgio eram velhos conhecidos de faculdade (até tínhamos feito algumas trilhas juntos) e o Ronaldo eu tinha conhecido …
- 13 respostas
- 3.8k visualizações
RELATO NO MEU BLOG: http://www.amontanhista.com.br/expedicoes/trekking/petropolis-x-teresopolis//
Última resposta por Gisely Bohrer, -
- 4 respostas
- 13.7k visualizações
[t1]Travessia Bananal - Angra dos Reis via Pico do Frade[/t1] [t3]Sobre a trilha[/t3] Esta trilha inicia-se no alto do Parque Nacional da Serra da Bocaina no município de Bananal - São Paulo indo até o Pico do Frade, elevação rochosa proeminente que se destaca com seus 1560 metros de altitude na cadeia montanhosa sendo visto desde a Ilha Grande na sua face voltada pro continente, de toda a baía de Angra dos Reis até a baía de Parati. Uma trilha complicada de navegação em virtude das muitas ramificações em meio a mata fechada e exigente por conter muitos trechos lamacentos, outros com vegetação cobrindo a trilha e trechos alagados. A partir do Pico do Frade é possív…
Última resposta por Vivi Mar, -
- 1 resposta
- 1.1k visualizações
Fala galera, tranquilo? Bom, eu e mais 3 amigos estamos planejando fazer a travessia Petrópolis x Teresópoli -Serra dos Órgãos, no primeiro final de semana de Outubro, dias 5 e 6. Como todos nós trabalhamos e estudamos, vamos tentar fazer a trilha em 2 dias, por isso gostaria de algumas dicas, onde seria o melhor ponto para o acampamento, pois só vamos acampar de sab para domingo. E também caso tenham mais dicas, ficaria agradecido. Nos estamos indo sem guia, com gps, ja fizemos algumas trlhas como a travessia da Serra Fina e Pico do Corcovado. Valeu, abraços!
Última resposta por Mineirim, -
- 9 respostas
- 5.4k visualizações
ILHA GRANDE mais de dez dias. Pra quem é de Sampa ou do interior de SP, na teoria é muito fácil chegar em Ilha Grande. Tem pela empresa REUNIDAS PAULISTA ônibus com saída em 3 horários da rodoviária do Tietê. Todavia na prática...nem tudo é maravilha e nem tudo é um mar de rosas, como dizia minha avozinha. Chegar na Ilha Grande vindo de Sorocaba foi uma verdadeira labuta, foram doze horas no total.Tudo começou com um taxi de casa até a rodoviária, depois ônibus (COMETA) até SP, chegando em SP - rodoviária Barra Funda, depois ir de metrô até a Rodoviária Tietê, até conseguir o ônibus de SP até Angra e pra acabar com ânimos um Catamarã, navegação de Angra at…
Última resposta por Márcio/Sp, -
Travessia Caminhos da Serra do Mar - Petrópolis, Teresópolis, Magé e Nova Friburgo 1 2 3
por milamguerra- 1 seguidor
- 23 respostas
- 6.8k visualizações
Um grupo criado pela equipe do PN da Serra dos Órgãos vem trabalhando na abertura da trilha que está sendo chamada "Caminhos da Serra do Mar". Vai ser uma boa opção de caminhada de longa duração aqui na região. Quem quiser acompanhar o desenvolvimento do projeto, o grupo tem postado fotos e novidades no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Caminhos-da-Serra-do-Mar/442326655798587 A notícia: Travessia “Caminhos da Serra do Mar” passa pelo PNSO, PETP, Caminho do Ouro, entre outros Cercada de belezas naturais, nossa região é procurada por gente do mundo inteiro atrás de lazer em locais como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Parque Estadual dos Tr…
Última resposta por pablobio, -
- 0 respostas
- 1k visualizações
Ola mochileiros . Vou relatar a minha segunda travessia petropolis teresopolis . Fiz a primeira em abril de 2008 e queria repetir pois o visual é incrivel . Ja vinha falando com um grupo que sempre faz uns trekkings curtos no RJ pelo facebook e eles iam fazer um grupo para atravessar . Como eu não gosto de ir sozinho pra montanha , pela oportunidade do feriado e por ter chegado meu novo equipo ( uma cargueira baltoro 75 )eu fiquei na pilha e me juntei a eles . Estava previsto os dias mais frios do ano ( 2013 esta sendo um dos invernos mais frios ) e pra piorar chuvosos tambem , mas na linha do qto pior , melhor : Eu enburaquei ! Grupo grande formado pela internet…
Última resposta por Ricardo Marques, -
- 6 respostas
- 3.8k visualizações
Pessoal!! Estarei montando um grupo para fazer a trilha do Pico da Pedra Branca, dia 22/12 as 08:00hs . O Pico da Pedra Branca ponto culminante da cidade do Rio de Janeiro, com 1024 m de altitude está localizado no parque que leva seu nome. Situado na Zona Oeste da cidade, o Parque Estadual da Pedra Branca é o maior parque natural urbano do mundo. Como Chegar:Pelo largo da Taquara, entrar na Estrada do Rio Grande e seguir até o Largo da Capela, onde termina a Rio Grande. Entrar na Estrada do Pau da Fome e seguir em frente uns dez minutos até a entrada da sede. Estrada do Pau da Fome nº 4003. Altitude: 1.024 m. Distância: 8,5 km. Duração: 3h30 min até 4h30 min (Ida).…
Última resposta por Demetriusrj, -
- 0 respostas
- 2.4k visualizações
post anterior ilha-grande-mais-de-10-dias-t82126.html Já faz uma semana que estou na Ilha Grande, o sentimento de não querer voltar vai tomando conta. A Paz de se morar em uma Ilha é realmente magnífico. Acho que pelo fato da natureza estar tão perto, de fácil acesso e muito longe todo mau da civilização. Realmente é um privilégio. Aqui não tem o sentimento consumista, futilezas, ostantações. A Ilha Grande também impressiona por ser um lugar sem vilolência, onde não se tem ambiente para que esta se sustente. Mas como estamos no Brasil, infelizmente, a Ilha é jogada as traças pelos governantes, um bem tão belo, sendo muito mau cuidado. Mas fiz minha parte, divulga…
Última resposta por Odair Massao, -
- 0 respostas
- 1.6k visualizações
Essa trip foi realizada a ± 2 meses atras, por falta de tempo e preguissa, só agora to soltando o relato dela. Como não pode faltar, todo ano fazemos uma visita ao Itatiaia, dessa vez marcamos nossa trip para o mês de Abril, a ideia era fazer algumas montanhas diferentes, ideia essa do nosso grande mestre Jonas. A principio seria Pedra Furada, Morro Massena e Couto. Dependendo da dificuldade e ritmo da galera poderíamos mandar outras ou parar na 2º Tudo combinado saímos de SP as 22, chegando em Itatiaia na Madrugada, HeadLamps na cabeça e já iniciamos o ataque a primeira montanha que seria a Pedra Furada. A entrada se dá a alguns km antes da portaria do parque.…
Última resposta por Filipe Salese, -
- 1 resposta
- 1.3k visualizações
Fazia tempo que eu e a Vivi pretendíamos conhecer o Itatiaia. Nosso amigo Angelônimo, que já tinha alcançado por duas vezes o cume do gigante, nos convidou para tentar chegar ao Pico do Ovo a partir do Pico do Gigante. Topamos na hora, conhecer o parque Nacional do Itatiaia ainda mais picos menos badalados seria bem interessante. 1º Dia A ideia do Angelônimo era acessar o Pico do Gigante pelo bairro da Serrinha, da cidade de Resende e de lá "achar" uma trilha aberta a não sei a quanto tempo para o Pico do Ovo. Para essa missão além nos três, represantes da babilônia paulistana, foram convocados o carioca Junior e o Inglês Sir Simon. Saímos de São Paulo no …
Última resposta por Vivi Mar, -
- 5 respostas
- 2.6k visualizações
Olá! Realizei em Agosto junto com a UNICERJ (Clibe de Montanhismo no Rio de Janeiro) esta maravilhosa travessia. Vou deixar aqui os links do relato, foto e vídeo: Relato: http://arcanjo777.blogspot.com/2011/09/travessia-itatiaia-maromba-visconde-de.html Foto: https://picasaweb.google.com/103184192236721221763/TravessiaReboucasMaua2011?authuser=0&feat=directlink Vídeo: Divirta-se!
Última resposta por arcanjo777, -
- 0 respostas
- 4.2k visualizações
Hola Hola Mochileiros .... Feriadinho de Corpus Christi, e minha namoradinha me abandonou =[ ... Qual foi a solução para o feriado então, se eu nao posso estar com meu amor, vamos atrapalhar os outros casais ... Embarquei então com minha grande amiga Keity, para Itatiaia/RJ, cidade do noivo dela, outro grande amigo, Marco Aurelio ... Nos finais de semana ele é guia no Parque Nacional de Itatiaia, e desta vez fui acompanhar ele levando um grupo de alguns adolescentes de 3º idade, para conhecer o Morro do Couto, pessoal muito maneiro e disposto ... Nosso Roteiro: São Paulo/SP >>>Itatiaa/RJ >>> PNI Parte Alta [Morro do Couto] …
Última resposta por xxcharles, -
- 20 respostas
- 12.5k visualizações
Oi pessoal. Abaixo segue o relato dessas 2 travessias. Por muitos anos qualquer travessia no PNI era proibida; muita gente fazia, mas sempre na surdina. Para muitos a Serra Negra era a única opção, já que não passava pelo interior do Parque Nacional e contornava ele pelo norte, mas em 2007 o PNI reabriu a Travessia Rui Braga que liga a parte alta à parte baixa e oficializou a Serra Negra, mas seguindo pelo trecho: Rebouças - Aiuruoca - Serra Negra - Mauá. E com isso, reles mortais como nós pudemos realizar travessias com autorização do Parque e com isso no mês de Julho marquei com o Sandro (do Fórum Mochileiros) fazermos as 2 travessias juntas e com quase 1 mês de …
Pegando um dilúvio na subida da Pedra do Frade - Angra dos Reis/RJ 1 2 3 4
por Visitante Dete- 31 respostas
- 15.3k visualizações
Ola galera. Estou planejando fazer a trilha desse Pico q fica na Serra da Bocaina, próximo de Angra dos Reis. Queria saber se alguém aqui já subiu até esse pico. Estou a procura de qqer tipo de informação sobre como chegar a ele. Agradeço.
- 15 respostas
- 9.8k visualizações
Oi pessoal. Esse é um relato da caminhada de Angra dos Reis (RJ) até Lídice pela linha do trem, subindo a Serra do Mar e de lá até o topo da Pedra Chata e depois retornando para Angra dos Reis pela trilha do Sertão do Sinfrônio, realizada em Janeiro de 2007, juntamente com a Márcia o Jorge e a Luciana até um certo trecho. Pegamos trechos com muito Sol e alguns períodos de chuva, mas que não atrapalharam a caminhada. As fotos eu dividi em 2 álbuns. Caminhada pela linha férrea + trilha plotada em carta topográfica: https://plus.google.com/photos/113724275009356050810/albums/5822981329877000577 Topo da Pedra Chata e descida até o litoral pela trilha do Sertã…
Paraty - RJ
por TaSoletti- 0 respostas
- 2k visualizações
Estive em Paraty com meu marido em abril de 2013, e foi uma surpresa muito agradável! Pena que nosso tempo foi curto, apenas 2 dias e meio. Para nós, foi possível ir de carro e, ao fazer a reserva de hotel, a pessoa que nos atendeu pediu que evitássemos a estrada Paraty-Cunha, nos disse que é intransitável. Então saímos do interior de SP, fomos em direção a Caraguatatuba, e de lá para Ubatuba, seguindo até Paraty pela Rio-Santos. Chegamos em Paraty num dia lindo de sol e deixamos o carro em um bolsão de estacionamento que fica próximo ao centro histórico, do outro lado do rio. O valor é fixo, pagamos acho que R$ 10,00 para deixar o carro até as 23 hrs. Mas ao lado do…
Última resposta por TaSoletti, -
- 2 respostas
- 3k visualizações
Olá pessoal! Gostaria de contatar com pessoas que fazem trilhas e caminhadas pela região de Resende - Itatiaia e arrededores. Me mudei recentemente pra cá e ainda não conheço ninguém que faça este tipo de atividade. Se alguém souber de algum clube/grupo, agradeceria informações. Obrigada! Paulinha
- 2 respostas
- 1k visualizações
Mais uma travessia abençoada pelo tempo, apesar do mal tempo nos dias anteriores, o sábado e o domingo foram perfeitos. Na manhã de sábado ainda estava nublado. Muita neblina ainda, mas no final da tarde, céu aberto, durante a noite uma lua cheia linda. A temperatura baixou muito, não foi uma geada, ela realmente foi ao negativo. Congelou não só o orvalho, mas as poças d'água. Muito bom. rsrsrs E durante o dia, um nascer do sol maravilhoso. Começamos a caminhar por volta das 09:00 hs. Fomos em direção a pedra assentada e a pedra da maçã, perto das prateleiras, ao retornar na bifurcação para a travessia rui braga, já eram por volta de 12:00 hs. Partimos em direção ao …
- 0 respostas
- 1.5k visualizações
Travessia Saco Mamanguá – RJ Feriadão caindo em uma sexta-feira é sinônimo de viagem. A ideia era fazer a travessia da Ponta da Joatinga, porem conforme fomos conversando a ideia foi mudando e resolvemos fazer a travessia do Saco do Mamanguá. Essa travessia não é muito famosa e confesso que eu nunca havia ouvido falar nela. Não tive muito tempo para pesquisar sobre o roteiro e deixei praticamente tudo para os companheiros de trilha. O grupo dessa vez estava bem grande, com cerca de 30 pessoas confirmadas. Eu, Yuri, Val e Marcelo SBC partimos de sampa na quinta-feira pouco antes da meia noite e no caminho acabamos pegamos um pouco de transito na Ro…
Última resposta por lowpower, -
- 6 respostas
- 3k visualizações
Último feriadão prolongado do ano de 2011 e também aproveitando para visitar meu amigo de trilhas na Bolivia e no Peru, o Anderson que mora em Guapimirim, trilha escolhida: Travessia Petrô x Terê ! Compramos as entradas antecipadamente pelo site: http://www4.icmbio.gov.br/parnaso Optamos pelo camping, quem quiser ir mais leve, tem a opção dos abrigos. Saímos eu e o Sandro de Sampa sentido RJ, na quarta feira 22h, via Itapemirim (67reais). Nos encontramos com o Anderson na rodoviária do RJ às 4:30. De lá seguimos até Guapimirim (50min) aonde uma kombi nos esperava para buscar o restante do grupo (+4). De Guapimirim, paramos em Petrópolis para tomar um café, no…
Última resposta por Raffa,