Trilhas no Rio de Janeiro
Trilhas no Rio de Janeiro: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings no Rio de Janeiro
266 tópicos neste fórum
-
Explorando PARNA Itatiaia e realizando a Travessia Rebouças-Mauá (28Km), via Rancho Caído
por alerrandrofarias- 2 respostas
- 1k visualizações
Giro no Parque Nacional de Itatiaia (http://www.icmbio.gov.br/parnaitatia…/guia-do-visitante.html), entre 30/12 e 01/01/15. Partindo de Resende/RJ, segui 54 Km até a Garganta do Registro/MG. Deixei a moto no estacionamento da parte alta do parque (Posto Marcão), acessível pela Garganta do Registro, por estrada de terra (13Km). Devido ao trânsito dos sapos "flamenguinho" (Melanophryniscus moreirae) pelo leito da estrada que liga o Marcão ao Abrigo Rebouças, durante o seu período reprodutivo que se estende ao longo de todo o período de chuvas, todos os campistas são obrigados a deixar veículos neste estacionamento. Bem, sem problemas para mim que carregava apenas minha moch…
Última resposta por cervantiz, -
- 16 respostas
- 11.2k visualizações
Após dois finais de semana em São Paulo sem fazer nenhuma trip adventure somente exercitando o lado Sl’s da cana, decidimos que no final de semana dos dias 22 e 23 de maio tinha que sair alguma coisa que o foco principal não fosse cachaça. Tínhamos em mente de voltar a fazer a pedalada de Peruibe até a Barra do Una. Estava praticamente tudo fechado, algumas pessoas chaves convidadas, só faltava o tempo ajudar, pois para esse role tinha que ser feito com um tempo ótimo para aproveitarmos os rios e cachus que o caminho nos proporciona. Mas São Pedro resolveu não colaborar desta e a previsão para Peruíbe era de tempo nublado e chuva. Só este fato bastaria para cancelar a t…
Última resposta por Vivi Mar, -
- 2 respostas
- 2.1k visualizações
7 de novembro. Saímos da Rodoviária Novo Rio, na capital estadual, com a missão de chegar à Mangaratiba a fim de pegar a última barca da sexta-feira, que sairia às 22 horas rumo à Ilha Grande. E assim fomos, em um grupo de cerca de 30 pessoas guiadas pelo mestre da Adrenalina Laésio, que nos dividiu em uma van e dois carros. Já no limite do continente, observamos uma multidão disputando os melhores lugares da barca. Acabei dando sorte e improvisando um camarote próximo ao banheiro, na única área aberta ao mar. A travessia é demorada. São cerca de duas horas, tempo que aproveitei para trocar ideia com um nativo e outras turistas, além de apreciar a Lua e as pa…
Última resposta por Renaldo Souza, -
- 2 respostas
- 3.7k visualizações
26/12/2012 a 01/01/2013 Meia-volta à Ilha Grande Aventureiro – Provetá – Araçatiba – Matariz – Abraão – Pico do Papagaio Realizei no final de 2012 uma viagem para a Ilha Grande com meu amigo Jonas. Iniciamos na Praia de Aventureiro e caminhamos pelas trilhas até a vila de Abraão, que utilizamos como base para conhecer o Pico do Papagaio e a praia de Lopes Mendes. Dia 1 – Praia de Aventureiro Dia 2 – Trekking até Araçatiba Dia 3 – Trekking até Matariz Dia 4 – Trekking até Abraão Dia 5 – Subida ao Pico do Papagaio Dia 6 – Praia de Lopes Mendes A maior parte das trilhas foi realizada sem grande dificuldade, pois o trajeto quase sempre era bem definido. …
Última resposta por Enrico Luzi, -
- 1 seguidor
- 1 resposta
- 5.1k visualizações
Três Picos ao fundo As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/TravessiaCampestreGuapiacuNovaFriburgoCachoeirasDeMacacuRJJul14. A travessia Campestre-Guapiaçu começa na Fazenda Campestre, no município de Nova Friburgo, e desce a Serra do Mar para chegar ao bairro de Guapiaçu, distante 26km do centro de Cachoeiras de Macacu. É uma trilha de orientação fácil apesar de ser dentro da mata o trecho da serra, com o inconveniente de ter pedras muito lisas e escorregadias na parte mais alta. Tem bonita paisagem das montanhas de Nova Friburgo na Fazenda Campestre, mas praticamente não tem visual na serra, exceto por algumas frestas. As formas …
Última resposta por mochileiro_campogrande, -
- 0 respostas
- 6.9k visualizações
No dia 26/12 fiz a Trilha da Praia do Meio em Barra de Guaratiba - RJ a Praia do Meio faz parte de um conjunto de praias chamadas de Praias Selvagens aqui na cidade do Rio de Janeiro. São chamadas assim por serem de difícil acesso, ou seja, você só chega lá por meio de trilha. A experiência foi incrível e bem cansativa .. Vou tentar passar pra vocês o quão bacana foi. Vamos lá?? obs: essa trilha é a famosa trilha da praia do perigoso.. que também chega na praia do meio. Para chegar na trilha, saindo de Campo Grande, é preciso pegar o 867 na rodoviária (de campo grande) e descer no ponto final do ônibus que é na Praia da Barra de Guaratiba. Você c…
Última resposta por TCorrea, -
- 3 respostas
- 2.7k visualizações
Volta Completa na Ilha Grande, em 4 dias (trekking) Logística: Sair de São Paulo , 04 Abril, as 23h00 para chegar em Angra as 5h00/06h00. As 06h00 compramos bilhetes na agencia que fica na rodoviária, para pegar o Catamarã das 8h00. 05/04/2014 – Vila Abraão => Bananal Chegando na Vila de Abraão, deixamos alguns pertences pessoais que não levaríamos no Trekking, na Pousada que iriamos dormir ao nosso retorno (Pousada Mae Natureza – na rua da Assembléia). Tomamos um café e partimos direto para o trekking, começando pela Trilha T1. [Detalhe que constatamos posteriormente:] Nós passamos a noite toda viajando. Minha amiga até dorme no Bus, mas eu tenho dificu…
Última resposta por Paulo Medianno Alves, -
- 0 respostas
- 1.7k visualizações
Relato da volta à Ilha Grande Tudo foi planejado meses antes e gostaria de alertá-los de que esta aventura requer disposição física e alguma experiência em trilhas. Também fiquem cientes dos perigos no que se refere aos animais peçonhentos, pois se houver acidentes, dependendo do lugar, pode não haver qualquer tipo de socorro, devido às partes totalmente desertas da Ilha, portanto, todo cuidado é pouco. Em caso de dúvidas, contrate um guia. Outros pontos que devo citar são: 1- Ter experiência em senso de direção nas trilhas, isto é, saber tomar a decisão certa sobre para qual caminho seguir. 2- Não caminhar à noite, pelos motivos de que os acidentes são mais propen…
Última resposta por Paulo Medianno Alves, -
- 1 seguidor
- 11 respostas
- 7.2k visualizações
Pessoal, Eu acabei de me mudar para a região de Macaé e estou procurando algumas trilhas para fazer por aqui? Alguem saberia me indicar alguma? Eu já procurei algumas mas realmente não encontrei muitas informacões. Eu já fiz a trilha do Peito do Pombo, muito boa por legal e recomendo a todos. Quem quiser pode encontrar o tracklog em: http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=4843752 Qualquer ajuda é bem vinda! Abracos, Diego
Última resposta por cmdayane, -
- 1 resposta
- 1k visualizações
Galera, Sou de Belo Horizonte e pretendo fazer essa travessia agora no final de Outubro, a partir do dia 20/10. A minha ideia é ir de carro até o Parque, gostaria de saber se alguém já fez dessa forma? Como fazer o resgate do carro? E outras dicas importantes sobre a travessia? A minha ideia é fazer através de tracklogs.
Última resposta por wiltonaraujo, -
- 3 respostas
- 2.8k visualizações
Ida na sexta, dia 03, à noite e volta no domingo, dia 05. Vou por Mangaratiba na barca das 22h, subida no sábado bem cedo, domingo pode rolar Dois Rios ou descansar em Abraão mesmo. WhatsApp 21988213413. Alguém topa fazer a trilha T13 da Ilha Grande no sábado dia 6 de setembro? T13 Abraão - Pico do Papagaio Pico do Papagaio : com seus 982 metros de altura, subir o pico é uma caminhada recomendada para quem tem disposição e muito fôlego. Lá de cima, desfruta-se de uma das paisagens mais privilegiadas da Ilha Grande. Em dias claros é possível avistar toda a Restinga da Marambaia e, com sorte, a Pedra da Gávea no Rio. Distancia: 11.400m – 18.000m (Ida e V…
Última resposta por Fredghenrique, -
Estou marcando pra fazer a travessia Petro x Tere, entre a segunda quinzena de Julho e a primeira de agosto, alguém afim de fazer na mesma data? Qqr dúvida o relato do link abaixo pode esclarecer, boas informações... os-bons-montanhistas-travessia-petropolis-x-teresopolis-julho-2012-t72543.html
Última resposta por Alceyp, -
- 9 respostas
- 2.4k visualizações
RELATO NO MEU BLOG: http://www.amontanhista.com.br/expedicoes/travessia-mamangua-x-joatinga// Total percorrido: 42,20 km Data de saída: 28/12 (Tietê – 22h40min -05h00) Data do retorno: 08/01 (Tietê – 23h00 – 07h00)
Última resposta por hebertsansa, -
- 2 respostas
- 1.3k visualizações
Pessoal, boa tarde! Dias 06 e 07 de setembro estou indo fazer um trekking no Pico das Agulhas Negras e Morro do Couto, no Parque Nacional do Itatiaia. Vamos sair do Rio as 00:30h do dia 06 e retornar dia 07, chegando 22h no Rio. R$ 340,00 por pessoa e ta incluso van, guia, entrada no parque, taxa de acampamento, equipamento de escalada e fotos. Quem tiver interesse, me fale aqui ou meu face é http://www.facebook.com/stephanievidigal. Podem perguntar se tiverem dúvidas. Abraços, Stephanie
Última resposta por misstetei, -
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 5.5k visualizações
Rio do Estreito As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/TravessiaEstreitoVargemGrandeCachoeirasDeMacacuTeresopolisRJJul14. A travessia Estreito-Vargem Grande começa no bairro rural do Estreito, a 29km de Cachoeiras de Macacu e sobe a Serra do Mar para chegar ao bairro da Vargem Grande, distante 19km de Teresópolis. É uma trilha difícil em mata fechada, sendo muito íngreme, confusa e pouco marcada no trecho da serra e com muitas bifurcações de caçadores/palmiteiros no alto da serra. Por ser toda em mata fechada não tem visual nenhum da serra ou da baixada e tem possibilidade de árvores e mata caídas, o que pode aumentar o seu grau de di…
Última resposta por rafael_santiago, -
- 4 respostas
- 1.1k visualizações
Oi Galera, Estou com a travessia marcada para o dia 4 de julho, e preciso de informações sobre fazer a travessia com o trajeto contrário, saindo de Teresópolis e chegando em Petrópolis. Nunca fiz a travessia, e tenho escutado histórias de que é muito pior fazer o trajeto saindo de terê, que precisa mesmo de corda, blablabla. Alguém aqui já fez a travessia por esse lado? É muito pior mesmo? O que muda de fato? É mais difícil de achar os marcos de sinalização? No nosso grupo têm algumas pessoas que nunca fizeram, como eu, outras já fizeram algumas vezes, mas pelo trajeto clássico. Obrigadinha!!
Última resposta por Foster, -
- 0 respostas
- 1.3k visualizações
Bom, certamente há inúmeros relatos e dicas desta travessia aqui no fórum, mas creio que algumas informações podem ser úteis de compartilhar com outros travessiantes de primeira viagem como eu ;P Meu background de preparo físico: -nunca havia feito uma travessia longa de mochilão. Mas já fiz e faço muitas trilhas curtas incluindo com mochila pesada (a trabalho, sou bióloga). -me considerei com bom preparo físico pois faço musculação e muito exercício em casa e tô bem acostumada a caminhar e fazer trilha curta como já mencionei. Resumo da minha bagagem: -não quis levar barraca para evitar sobrecarga. aluguei barraca lá do Parque, é bem prático, vc chega e ela …
Última resposta por vanlontra, -
- 0 respostas
- 2.4k visualizações
Olá pessoal ! Segue pequeno relato com informações atualizadas sobre a travessia: Fomos em um grupo de 6 pessoas todas de Niterói RJ. São 4 horas de viajem até a portaria do parque e saímos bem cedo de casa. Chegamos as 8 da manhã no parque estávamos sem reserva e um pouco tensos com isso pois a travessia tem um limite diário de 20 pessoas. Sugiro que faça reserva para evitar ficar barrado. Considero o Parque de Itatiaia um dos mais belos do País e é praticamente um parque de diversões para os amantes da montanha. A travessia começa no Abrigo rebolças e termina na vila de Maromba em Visconde de Mauá e é lindíssima. Existe uma cami…
Última resposta por vanderlane, -
- 3 respostas
- 9.8k visualizações
Vai aqui meu relato com preços atualizados pra Paraty/Ponta Negra. Esse roteiro é uma opção pra quem quer tipo pequenas trilhas em vez de encarar o trekking de travessia da Joatinga. Foi de quinta a domingo no final de maio. Preços super atualizados. Dia 1 : Rio – Paraty Pegamos o ônibus as 10:00, 4h30 de estrada. Chegamos e fomos procurar um restaurante que tínhamos indicação de que era barato e bom, o vaga-lume. Só que ele não existe mais. Nos indicaram o correspondente Restaurante do Netto. Pratos pra 2 pessoas variam de 20 a 40 reais. Domimos na Pousada Marendaz, ótima opção na beira do centro histórico. Não é albergue, mas tem quartos grandes pr…
Última resposta por vfratucci, -
- 13 respostas
- 6.2k visualizações
Relato previamente publicado no meu blog Mochila & Capacete (http://www.mochilaecapacete.tumblr.com). Em 2011 atingimos a marca de 7 bilhões de pessoas no mundo, um número muito expressivo, porém mesmo com esse alto patamar de pessoas há quem prefira estar sozinho. Confesso que por vezes gosto de me isolar dos outros 6.999.999.999 habitantes da terra e encontro tal refúgio junto a natureza. Sou adepto do trekking solo, já o fiz em diversas oportunidades (Torres del Paine, Pico Paraná, Ilha Grande, etc.), comparo a experiência a andar de moto, pois é somente você e o vento, sem interferência de mais ninguém, uma boa oportunidade para conversar comigo mesmo e…
Última resposta por Jéssica Dutra, -
- 0 respostas
- 2.1k visualizações
Texto: Paloma Denaro / Fotos: André Landin - link facebook no fim do relato para ver as fotos Para abrir a temporada de trekking no Brasil, escolhemos a travessia carinhosamente apelidada de Petê-Terê (o contrário também pode ser feito, começando em Teresópolis) que, além de ser considerada uma das mais charmosas do país, oferece infraestrutura de abrigo para que pessoas “comuns” (não apenas montanhistas profissionais) também possam se aventurar numa trilha um pouco mais desafiante como essa e experimentar a sensação de se propor um desafio e sair vencedor. A travessia Petrópolis-Teresópolis São necessários três dias para completar a empreitada de 30 quilômetr…
Última resposta por palomadenaro, -
Possivel caminho da travessia Eu e o Dema e Eu e o João Paulo, by Jony Volta ao Saco do Mamanguá e Travessia da Ponta da Joatinga-2011 Quando cruzei a Ponta da Joatinga em 2004 peguei três dias de sol e com temperaturas acima de 35 graus. Voltei de lá extasiado com tanta beleza e certo de ter cruzado por um dos lugares a beira mar mais belo do Brasil. Não estava de todo errado, pois o local acabou se tornando uma das mais clássicas travessias de todo o país. Comecei por Paratí-Mirim, um vilarejo pertencente a Parati-RJ e de lá cruzei pela boca do Saco do Mamanguá em uma pequena canoa. O Saco do Mamanguá é alardeado por todos por ser o único fior…
Última resposta por DIVANEI, -
- 4 respostas
- 2.8k visualizações
Segue mais um relato da travessia da Juatinga. Sei que já existem vários, mas, é sempre bom ter informações atualizadas. Fiz a travessia desde a Praia do Engenho no Saco do Mamanguá até o Condominio de Laranjeiras. 04 e 05/03/2011 São Paulo – Paraty – Praia do Engenho Sexta-feira de carnaval: o dia amanhece chuvoso e eu acordo com algumas complicações intestinais, ou seja, tudo conspirando para que eu desistisse da travessia. Mas, fui teimoso, aproveitei pra descansar o máximo que pude, já que não trabalhei na sexta-feira e lá pelo fim da tarde, enquanto metade dos paulistanos tentavam fugir da metrópole por suas principais rodovias, ocasionando 210 km de congest…
Última resposta por Leandro Renan, -
- 0 respostas
- 5.1k visualizações
* Relato com fotos no blog: http://entaopartiu.blogspot.com.br/2011/04/volta-ilha-grande.html Há muito tempo planejávamos dar a volta na Ilha Grande, mas como só o inesperado e repentino funciona com a gente... Era mês de abril, recesso das aulas na Rural (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Tinha acabado de me formar em Engenharia Florestal e junto com a Tatiana, que também era estudante de Floresta, e Gustavo, estudante de Biologia, resolvemos diante do recesso tirar a ideia do papel e partir para a ação. Fizemos alguns levantamentos sobre as trilhas que não conhecíamos, tempo, infra e disponibilidade para acampar. Depois disso as compras necess…
Última resposta por Jansen Matos, -
- 0 respostas
- 6.1k visualizações
A vontade de fazer uma boa caminhada, conhecer a trilha de Laranjeiras até o Pouso da Cajaíba e ir um pouco mais adiante fez com que eu e meu namorado planejássemos essa travessia. Ele, como sempre, cuidando da logística da viagem, encontrou um tracklog muito útil, o qual nos guiou de Laranjeiras (Vila do Oratório) até a Praia do Cruzeiro, no Saco do Mamanguá. Chegando nesse último ponto, descobrimos como voltar para Laranjeiras e completar nossa travessia. Começamos nossa caminhada na Vila do Oratório, em Laranjeiras. Fizemos a trilha para a Praia do Sono, linda... Lá reencontramos moradores caninos de outras viagens. Seguimos em frente para Antigos e Antiguinhos. …
Última resposta por Patrícia Mandaglio, -
- 0 respostas
- 1.5k visualizações
Sexta-feira e estou no trabalho vendo as fotos da última vez que fui à Martim de Sá e relembrando um monte de sensações dessa viagem. Feliz, porque logo estarei de volta. Lembro chegando em Pouso da Cajaíba, no barquinho do Velho, em um dia lindo de sol em outubro de 2009. O barco tinha uma extensão pra fora, na poupa, rente ao mar, que dava pra deitar e as ondas iam te banhando, lavando o espírito… e tudo isso abraçado por um solzão espetacular!!! Chegando, o mar transparente, mistura de azul com verde, dava pra ver o fundo. A traineira aportando naquele paraíso de areias brancas e pequenas casas e bares de pescadores. Criançada brincando na areia, jogando bola…
Última resposta por Jansen Matos, -
- 4 respostas
- 1.6k visualizações
Uns tempos atrás vi no programa Globo Rural, uma reportagem sobre os tropeiros mineiros que vão até a região de Visconde de Mauá-RJ em comitivas à cavalos, onde carregam todos produtos(queijos, doces, mel, salame.....), que são oriundos das chácaras/fazendas do lado mineiro. Nesta mesma reportagem, o repórter acompanhou eles(também, a cavalo). Naquela ocasião, eles fizeram uma montagem de como era o PASSA UM(na crista da montanha, tem um caminho que passa somente um cavalo por vez, se por acaso outro vier no sentido contrário, um dos dois tem que retornar.... dos dois lados abismos tremendos, se por acaso cair ali, morre mesmo! Farei um breve relato, pois o trecho é cur…
Última resposta por casal100, -
- 18 respostas
- 4.7k visualizações
A minha escala do carnaval tava o ó!!! eu já tinha dado por perdido o feriado e resolvi mexer meus pauzinhos. Troquei umas folgas e consegui 4 dias para "pular o pré-carnaval". Nem pensei duas vezes! #partiu Eu e meu namorado resolvemos fazer a travessia Petrópolis X Teresópolis. Demos uma sorte danada pq quando ligamos pro parque 2 dias antes, falaram que o tempo tava fechadão ... só que não! KKK Pegamos tudo aberto. claro que o sol castigou, mas acho que compensou, viu?! enfim..... Saímos de SP as 23h direto para Petrópolis pela empresa Salutaris. Chegamos as 7h e pegamos um ônibus convencional para Correia e de lá (na própria rodoviária) pegamos um outro ô…
Última resposta por Carol Montoaneli, -
- 22 respostas
- 19.4k visualizações
Antes do relato da viagem, no qual buscarei colocar o máximo de informações possíveis para que outros possam aproveitar tanto quanto aproveitei, preciso descrever uma sensação totalmente diferente que essa experiência me proporcionou: a sensação de sair da sua zona de conforto. Que me perdoem os mochileiros mais experientes, que provavelmente já experimentaram desse hormônio correndo em suas veias muitas vezes e não tem interesse em ler mais um relato desse tipo, mas preciso descrever, preciso compartilhar com vocês. Sair da zona de conforto significa abdicar da proteção que o pacto com o Estado te dá. Nós vivemos em uma sociedade controlada pelo Estado, pagamos impos…
Última resposta por estevao 2014, -
- 0 respostas
- 1.5k visualizações
Olá Pessoal, No feriado de 15 de novembro de 2013, fiz a travessia Abraão x Parnaioca, ficando duas noites acampados em Parnaioca, um verdadeiro paraíso!!!! A trilha é bem tranquila, porém longa, começando ao lado do antigo presídio, em Dois Rios, mas para poder chegar lá, é preciso percorrer cerca de 10 km pela estrada que liga Abraão a Dois Rios. Foram dias fantásticos, o que renderam excelentes fotos e imagens, que coloquei em filme: Travessia Abraão X Parnaioca, o Paraíso é logo ali! Link para o relato e fotos: http://pitbullaventura.blogspot.com.br/2013/12/travessia-abraao-x-parnaioca-ilha.html Link para o filme: http://pitbullaventura.blogspot.com.br…
Última resposta por lgcarmo,