Trilhas no Rio de Janeiro
Trilhas no Rio de Janeiro: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings no Rio de Janeiro
266 tópicos neste fórum
-
- 2 respostas
- 1.9k visualizações
Petrópolis x Teresópolis Alguns meses atraz resolvi tomar coragem e fazer a travessia da serra dos órgãos,mas conhecida como Petrópolis x Teresópolis. Apesar de eu morar a 17 km do centro de Petrópolis nunca tinha tempo ou companhia para realizar esse sonho. Certo dia conheci um casal pelo facebook que tinha o mesmo interesse em fazer conversamos marcamos deles dormirem em minha casa e daqui partimos para a aventura. A travessia tem duração de tres dias mas como estávamos com o tempo bem curto apertamos o passo deixamos o cansaço de lado e fizemos em dois. Cada passo é uma emoção o lugar é surpreendente lindo e convitativo para fotógrafos, aventureiros e amantes da n…
Última resposta por rafael.joia, -
- 19 respostas
- 28.4k visualizações
Fala ai galera!!! sou do Rio de Janeiro, to afim de curti uma trilha pra inciante aki no rio se alguem tive uma dica de uhm lugar legal deixe aki seu post !! fui!!
Última resposta por Debizinha, -
- 18 respostas
- 2.9k visualizações
Fiz um apanhado de dicas e descrições das trilhas de Ilha Grande. Em 2008, percorri as trilhas que partem da Vila de Abraão, onde fiquei hospedada. Em 2015, voltei à ilha e percorri as trilhas que partem de Araçatiba e Bananal, ficando hospedadas nessas duas localidades. Todas as trilhas foram feitas no esquema bate e volta no mesmo dia. Há 16 trilhas mapeadas pela TurisANGRA com diferentes graus de dificuldade, mas geralmente dispensam o uso de equipamentos mais específicos e cada trilha tem duração de caminhada inferior a 1 dia. A maioria das trilhas está demarcada e passa por limpeza e manutenção, mas o mesmo não ocorre com a sinalização que é antiga e está apagad…
Última resposta por nnaomi, -
- 1 seguidor
- 56 respostas
- 26.1k visualizações
Quarta feira 14 de julho de 2010 Após eu e o Augusto termos concluído a Travessia da Serra Negra no dia anterior levantamos acampamento mais uma vez, não sem antes eu tomar meu bom mingau de aveia 😄. Eram 9:15h quando passamos com cuidado pela antiga Pousada Alsene para não sermos vistos pelo guarda que toma conta do local. Enquanto ele se distraia ouvindo musica em seu rádio e possivelmente tomava seu café da manhã tirávamos tranquilamente fotos das dependências externas da pousada fechada em outubro de 2009 através de ação judicial por lançar o esgoto em um ribeirão próximo. Deixamos o Alsene e seguimos pela estrada que leva a portaria do Parque do Itatiaia. Po…
Última resposta por arcanjo777, -
- 13 respostas
- 13.2k visualizações
E aí, galera! Tô querendo fazer um trekking em julho. Pensei em Petrópolis-Teresópolis. O que acham? Tenho algumas dúvidas: 1) É perigoso (ladrões)? 2) Dá para acampar? 3) Dá para fazer em quanto tempo? 4) É tranquilo em julho? 5) Outras sugestões de trilhas para iniciantes? Seria uma caminhada de 2 dias aproximadamente, acampando, etc. Sou de MG, então não poderia ser muito longe. Valeu!!!!
Última resposta por Diário de Mochileira, -
- 1 seguidor
- 3 respostas
- 3.8k visualizações
Borda leste de Itatiaia As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/TravessiaSerrinhaDoAlambariViscondeDeMauaRJAbr14. Integrantes: Ronald, Amarildo, Rodrigo, Célio. Karine, Myung Lee e eu Após a travessia Penedo-Serrinha do Alambari (relato em travessia-penedo-serrinha-do-alambari-rj-abr-2014-t94711.html), passamos a noite na Pousada Conquista na Serrinha para no dia seguinte fazer a travessia para Visconde de Mauá. Saímos da Pousada Conquista às 8h26 e tomamos a Estrada do Camping à direita, na direção dos condomínios Alto do Pinhal e Vale Verde. Subimos à direita na bifurcação com placas e alcançamos o portal dos citados condomí…
Última resposta por rafael_santiago, -
- 0 respostas
- 855 visualizações
Pessoal quem puder me ajudar, ficarei grato de mais da conta! A pesquisa seria voltada realmente para eu não passar tanta dificuldade (peso maior eu levo), pois irei com minha namorada. Após a conclusão decidirei, tenho vaga no carro e quem precisar dou carona (Sou de Pouso Alegre MG) Pedra do Sino Morro do Couto Pico das Agulhas Negras
Última resposta por frash2009, -
- 1 seguidor
- 7 respostas
- 2.7k visualizações
Galera... Gostaria da opinião e dicas sobre a travessia referente a qual o melhor sentido para fazer a travessia e porque? Irei fazer a trilha no feriado de 21 de Abril. Desde já agradeço!!!
Última resposta por omadelson, -
- 5 respostas
- 1.4k visualizações
Olá. Alguém com interesse de conhecer o pico das agulhas negras
Última resposta por Luka Izzo, -
Oi pessoal. Esse aqui é um relato de uma longa trip que eu e a Márcia fizemos na região de Paraty, do dia 02 de Janeiro até o dia 10. O Jorge Soto participou da subida à Pedra da Macela, Trilha dos 7 Degraus e o Pico do Cuscuzeiro. O Saco do Mamanguá eu fiz somente com a Márcia. Pegamos dias de muito Sol, às vezes com uma pequena garoa no final da tarde. Fotos da subida a Pedra da Macela: Fotos da Trilha dos Sete Degraus: Fotos da Trilha do Pico do Cuscuzeiro: Fotos do Saco do Mamanguá: Há muito tempo tentava arranjar uma forma de voltar à Paraty para subir o Pico do Cuscuzeiro (no final de 1998 fiz a Tril…
Última resposta por Augusto, -
- 2 respostas
- 18.2k visualizações
Bom galera vou relatar a aventura que fiz com uma galera da pesada na Reserva Biológica de Tinguá no ano de 2003, onde ficamos acampados durante 4 dias. Marcamos de se encontrar em Nova Iguaçu, em frente a Prefeitura, Pegamos o ônibus da viação Elmar, acho que é a unica empresa de ônibus que faz a linha Nova Iguaçu-Tinguá, o trajeto é de 26 km. A Reserva Biológica de Tinguá possui 26 mil hectares de Mata Atlântica, localizados entre a Zona Metropolitana e a Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, está a maior parte das quedas d`água da região. A reserva conta com mata atlântica preservada, rios, corredeiras, cachoeiras, piscinas naturais e ruínas dos séculos X…
Última resposta por Evelyn Carter, -
- 7 respostas
- 2.6k visualizações
Boa tarde, Quero fazer a travessia da ponta de Joatinga em Paraty com os meus pais: eles visitam desde Holanda e não pretendem levar mochila de trekking, mas somente mochilas de 30 ou 35 litros. Eu olhei nos relatos aqui e parece que o jeito de fazer é pegar barco para praia grande de Cajaiba e ir até praia Martins de Sá o primeiro dia. A minha pergunta é se é possivel alugar barraca e colchões, ou alugar quarto aí. O segundo dia fariamos a travessia até Praia Negra onde entendi que é possivel alugar quartos. A pergunta então é se alguem sabe se é possivel dormir em Martins de Sá sem levar barraca nem colchões (ou como contatar o Seu Maneco para poder perguntar…
Última resposta por Augusto, -
- 9 respostas
- 3.1k visualizações
Travessia da Ponta da Juatinga Essa clássica travessia pelo litoral de Paraty, por muito tempo fez parte da minha lista de desejos, além do desafio físico e da beleza natural da região, o contato com a cultura caiçara sempre despertou meu interesse. Demorei a colocar esse projeto em prática porque queria realiza-lo sem pressa, com tempo suficiente pra curtir cada lugar. Apesar da ansiedade, optei por fazer a trilha apenas nas férias, reservando assim 6 dias para explorar a região. Tenho que dizer que valeu a espera! Logística Saímos de São Paulo em um domingo no final da tarde e fomos direto pra Paraty, passamos a noite na Pousada Romã, localizada no centro a…
Última resposta por Juliana C. Faria, -
- 1 resposta
- 2.3k visualizações
Apesar de viver aqui há anos, nunca tinha feito uma trilha no RJ. Decidi partir com um amigo para o Pico da Tijuca, na Floresta. Fomos de carro até a pracinha do Alto, onde tem uma entrada para o parque. Os portões abrem às 08:00, então tivemos que esperar um pouco em uma fila de cerca de 5 carros. Do portão até o início da trilha propriamente dito tem uma estrada asfaltada (1h andando?), que percorremos de carro. Lá em cima tem um estacionamento e a indicação para o início da trilha. Aliás, a trilha para o Pico da Tijuca é toda bem sinalizada e não tivemos nenhum problema com isso. O começo do percurso é leve com Mata Atlântica secundária. Mas já dá para sen…
Última resposta por Otávio Luiz, -
- 10 respostas
- 10.6k visualizações
Finalmente neste último final de semana 31/07/2010 -- 01/08/2010 pude realizar um sonho que eu julgava até então quase impossível, escalar o pico das agulhas e depois poder pernoitar acampado na base e com total autorização da administração do parque....... Tudo começou com o planejamento de mais um final de semana no planalto de Itatiaia, arrumando todo equipo de escalada, comprando aquele manjado kit alimentação: queijo, salame, macarrão, chocolates, chás, biscoitos, querosene e conhaque..... Mas como todos já devem saber havia o empecilho do lugar pra pernoitar de sábado pra domingo, pois o abrigo Rebouças está sempre lotado nos meses de temporada, o Alsene conti…
- 2 respostas
- 1.2k visualizações
Pessoal... Alguém já fez a travessia Teresópolis x Petrópolis (invertida)? O nível de dificuldade é maior ou menor ou a mesma coisa da travessia clássica (Petrópolis X Teresópolis)?
Última resposta por Mabunah, -
- 2 respostas
- 1.8k visualizações
Primeiro relato por aqui, espero que seja útil. Fiz a travessia Teresópolis x Petrópolis nesse último fim de semana dias 29 e 30 de maio, é isso mesmo, fiz no sentido inverso do que normalmente é feito e achei mais complicado tanto com relação à orientação quanto ao desgaste físico e exposição a riscos. O problema de orientação não foi grande coisa, mas se não tiver atenção dá pra se perder. No alto do Morro da Luva tive que procurar pela trilha que desce até o Vale do Paraíso, já no sentido clássico não temos este problema, pois do alto do Morro da Luva dá pra ver a trilha bem marcada que vai em direção ao elevador. Tirando isso a orientação está excelente, muitos t…
Última resposta por MarcoTavares1, -
- 8 respostas
- 2.5k visualizações
Galera, essa foi uma das melhores trips da minha vida! Natureza, amor, praias, pôr-do-sol, mergulhos, estrelas e muita, muita caminhada. Em 13 dias, andamos (Eu e Lars, meu parceiro de aventuras) muito, entre subidas, descidas, escaladas e nadadas. No primeiro dia, saímos de Abraão em direção ao Farol dos Castelhanos. Pegamos uma trilha bem mal sinalizada mas enfim, a idéia é ir seguindo a trilha e então você vai encontrar uma casa que mora um senhor com 3 cachorros. Depois de 6 horas andando chegamos no Farol: tem uma placa falando que é proibido ultrapassar mas aí você fala com os soldados que ficam lá e não tem problema. Acampamos essa noite no heliponto, o farol passa…
Última resposta por Suzan Naty, -
- 6 respostas
- 4.5k visualizações
Travessia realizada entre os dias 7 a 9 de Junho de 2013. Album com todas as fotos da travessia estão em: https://picasaweb.google.com/110430413978813571480/TravessiaPetropolisXTeresopolisNoRJ?authuser=0&feat=directlink Já havia passado das 7:00 qdo lá estava eu, saltando do metrô na Estação Tietê, em mais uma manhã fria e enevoada de outono. Logo, me dirigi ao ponto de encontro do grupo, na area de embarque e desembarque do Terminal Tietê. Marcelo já se encontrava no local e feitas as devidas apresentações, ficamos aguardando o resto do pessoal chegar. Alexandra e Fernanda chegaram cerca de 15 minutos depois junto com a Leticia. Clovis foi o último …
Última resposta por FLima1979, -
- 0 respostas
- 3.2k visualizações
Relato de uma aventura sozinho - Trindade RJ Bom galera, estou com um sentimento muito grande em nao ter feito este relato aqui no blog ainda, pois, foi aqui que criei coragem de fazer esta trip e a minha proxima, que será meu mochilao pelo sul da america! Bom, vou contar um pouco da pré historia desse mundo de viagens que eu cai de cabeça e to mergulhando até agora. Eu nunca fui uma pessoa baladeira, tanto por falta de grana quanto por falta de disposição, por falta de vontade. Me peguei pensando muitas vezes o porque as pessoas curtiam tanto uma noitada numa balada e eu era tão diferente. Eu ja tinha chego a conclusão de que meu lugar não era em balada, soh fa…
Última resposta por Wagner Donato, -
- 33 respostas
- 23.5k visualizações
[align=center]COMO NÃO ENTRO POR AQUI TODOS OS DIAS, QUANDO FIZER UMA PERGUNTA NESSE TÓPICO, POR FAVOR, ME AVISE DA EXISTÊNCIA DESSA PERGUNTA POR AQUI. ISSO VAI FAZER COM QUE A PERGUNTA SEJA RESPONDIDA MAIS RAPIDAMENTE member/Junior%20Faria/#comment[/align] [t3]Mais perto do céu[/t3] [align=justify]Esse feriado fiz um programa bem diferente. Há pouco mais de um mês, fui convidado pelo André Taka, um dos vários bons amigos que tenho em virtude do Mochileiros.com, para fazer a trilha da Pedra do Sino. Após ler um pouco sobre o lugar, vi que esse era um convite irrecusável. A Pedra do Sino é o ponto culminante do Parque Nacional da Serra dos …
Última resposta por CricaJornalista, -
- 8 respostas
- 10.4k visualizações
Buenas Mochileirosss ... Neste ultimo feriadinho, estivemos em Itatiaia, so que desta vez na parte alta do parque, na verdade ate fomos para a parte baixa rever as cachoeiras, a previsão de tempo não era muito boa para o feriado, então fomos para Itatiaia, pois caso nao estivesse legal o tempo iriamos partir para São Thomé das letras, mas ocorreu tudo certo ;] (com muita neblina) ... Fomos em 6 pessoas ... da esquerda pra direita, Eu, Adriele, Keity, Leandro, paloma, Taylane ... A princípio ficamos no Camping / Pousada Ypê Amarelo, lugar muito aconchegante, e proximo à tudo, com um porém ... se você for para a parte alta do parque, onde se encontra os cu…
Última resposta por Nilton, -
- 7 respostas
- 3.5k visualizações
Conhecida como uma das mais belas travessias de montanha do Brasil, a Petro-Tere como é carinhosamente conhecida faz parte do conjunto de trilhas do Parque Nacional Serra dos Órgãos, e fica localizado na serra fluminense entre Petrópolis, Teresópolis e Guaramirim. O parque (criado em 1939) tem a maior rede de trilhas do Brasil (130km), sendo que a principal e mais conhecida é a Petro-Tere, com 30 km de extensão. Resolvemos fazer a travessia de forma clássica: em três dias e no sentido Petrópolis – Teresópolis. Em três dias porque ela pode ser feita em dois por pessoas com bom preparo, mas não tínhamos pressa e queríamos curtir as montanhas sem atropelo. E no sentido Pe…
- 5 respostas
- 10.5k visualizações
No dia 17/01/2015 fizemos a Trilha da Vista Chinesa e a Cachoeira do Chuveiro no Parque Nacional da Tijuca no Rio de Janeiro. O Parque Nacional da Tijuca é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada integralmente na cidade do Rio de Janeiro. Entre os pontos turísticos do parque, trilhas, grutas e cachoeiras, encontram-se marcos famosos da cidade, como a Pedra da Gávea, o Corcovado, e o Pico da Tijuca, ponto mais alto do parque, elevando-se 1.022 metros acima do nível do mar. A trilha se da início no final da rua Pacheco Leão no bairro Jardim Botânico na Zona Sul do Rio de Janeiro. O ponto de encontro foi na esquina entre a…
Última resposta por Vale_do_Cafe_Guy, -
- 3 respostas
- 56.5k visualizações
ESSE É UM RELATO PERTENCENTE AO BLOG http://WWW.TRILHASECACHOEIRAS.COM.BR E SUA CÓPIA NÃO AUTORIZADA É ESTRITAMENTE PROIBIDA! Trilha do Corcovado Endereço: Parque Lage, Jardim Botânico, Rio de janeiro, RJ Distância Percorrida (ida e volta): 2,3 km Tempo Decorrido (ida e volta): 3 horas Elevação Máxima: 709 metros Nível do Trajeto: Moderado >A CHEGADA Decidimos variar o local das nossas aventuras. Como nas duas últimas semanas percorremos algumas das trilhas da Floresta da Tijuca (Setor A do Parque Nacional da Floresta da Tijuca), dessa ve…
Última resposta por RodrigoBio, -
- 4 respostas
- 3.3k visualizações
E ae galera. Bora deixar o relato da aventura no PARNA Itatiaia, em Setembro/2014. Bom, a aventura já começa na reserva do camping...não conseguimos fazer . Fomos sem reserva mesmo. O camping tem capacidade pra 15 barracas de até 3 pessoas, sendo 10 reservadas com antecedência (1 mês pelo menos) e 5 eles deixam pra quem chegar sem reserva (por ordem de chegada). A gente resolveu arriscar e ir sem reserva mesmo, geralmente o pessoal não arrisca. Foi batata! Fomos os 1ºs a chegar e pegamos nossas vagas, foi tranquilo . Saímos do Rio de Janeiro por volta de 01h da madruga, paramos apenas no Graal em Itatiaia pra tomar um café da manhã reforçado . O acesso a pa…
Última resposta por Rodrigo e Gí, -
- 2 respostas
- 899 visualizações
Olá companheiras e companheiros do Mochileiros.com Primeiramente um feliz 2015 para todos, muita prosperidade, paz e saúde! O restante a gente corre atrás. Vamos lá, irei fazer uma expedição pela Reserva Ecológica da Juatinga e a Área de Proteção Ambiental do Cairuçu, começando pela Praia do Sono e indo até o povoado de Paraty Mirim (passando por toda a orla e contornando o Saco do Mamanguá). Como estou de férias pretendo fazer o percurso em dez dias e assim conhecer o máximo de lugares possíveis, desde a famosa Pedra da Jamanta até a incrível Cachoeira do Saco Bravo, passar pela Ponta da Juatinga e adentrar as comunidades caiçaras do Costão das Araras segu…
Última resposta por Pénomato, -
- 0 respostas
- 2k visualizações
Olá a todos do mochileiros.com, vou relatar aqui uma bela travessia que fiz a algumas semanas atrás, no dia 11/01/15, ela corta em sentido sudoeste x nordeste o Parque Estadual da Pedra Branca, na cidade do Rio de Janeiro. A travessia passa por vários poços, cachoeiras e algumas construções que serviam as antigas fazendas da região, tudo por rústicos caminhos coloniais que adentram a nossa incrível Mata Atlântica. Cheguei a Estrada do Pacuí, no bairro de Vargem Grande, por volta das 8h40 da manhã, logo já estava virando a direita e seguindo pela Estr. do Mucuíba até passar por um Aras. Fui subindo a rua e virei a esquerda, em uma bifurcação, continuei pela estradinha …
Última resposta por Pénomato, -
- 10 respostas
- 4k visualizações
Vídeo da trilha: Minha mocinha e eu aproveitamos as férias de dezembro e a semana que passamos em Ubatuba para fazermos essa trilha clássica que é considerada uma das mais exigentes devido a sua inclinação rigorosa, porém localizada em uma região com natureza exuberante e convidativa, pois as trilhas são bem demarcadas e o terreno não impõe riscos à integridade física dos trilheiros (queda de penhasco, deslizamento, rios caudalosos com correntezas violentas ou plantas espinhosas furadoras de mãos). A trilha começa aos 15 metros de altitude no bairro Corcovado, próximo à uma aldeia indígena, ao lado de um sítio com uma casa amarela e uma placa curiosa com os diz…
Última resposta por Vinícius Mzk, -
- 0 respostas
- 9.1k visualizações
23/12/2014. Em meio a um dia nublado, saímos eu e meu nobre amigo Gomes de Itaboraí para pegar um ônibus com destino a Cachoeiras de Macacu. Chegando lá, uma forte chuva tentou nos intimidar. Mas decidimos fazer um lanche, esperar a água baixar e seguir a aventura, em direção aos poços do Valério e outros sem nome (ao menos conhecidos por nós e pelos nativos que perguntávamos pelo caminho). O Poço do Valério é acessível por qualquer cidadão que ande, fale e respire. Tem bares ao lado e fica a menos de 200m de um ponto de ônibus. Tudo o que você tem que fazer é andar em uma rua de paralelepípedo até chegar já na margem do rio. Pra quem gosta de pular, tem uma …
Última resposta por Renaldo Souza,