Trilhas no Rio de Janeiro
Trilhas no Rio de Janeiro: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings no Rio de Janeiro
266 tópicos neste fórum
-
- 0 respostas
- 1.8k visualizações
Travessia Petrópolis - Teresópolis A travessia Petrópolis-Teresópolis é um clássico nacional de caminhada e montanhismo, sendo por muitos considerada a travessia mais bonita do Brasil. Com cerca de 30 km de extensão, a travessia da Serra dos Órgãos exige preparo físico e equipamento adequado. É necessária a presença de guia experiente, principalmente no trecho entre os Castelos do Açú e a Pedra do Sino. ROTEIRO DA TRAVESSIA O roteiro recomendado tem início na Portaria do parque em Petrópolis, localizada no bairro do Bonfim, e duração de 3 dias. O sentido Petrópolis-Teresópolis se justifica tanto pela menor dificuldade na passagem de determinados trechos críti…
Última resposta por PedrãodoBrasil, -
- 6 respostas
- 4.9k visualizações
Trilhas realizadas entre dias 15 a 18/06/2016. O Album com todas as fotos estão em: https://photos.app.goo.gl/dDkuMxErCcBUaRAv9 - Introdução - Esse é um relato de uma aventura decidida na doidisse de ultima hora, motivada pela paixão pela natureza e que inicialmente iria ser totalmente solo, mas que no final, o que começou sozinho, terminou em um trio. Eu fiz coisas lá que saiu totalmente fora do padrão de quem já conhece ou já fez as trilhas e travessias do parque. Fazia anos que tinha o desejo de fazer um circuitão solo meio que no modo "light and fast" ou pelo menos com um grupo bem reduzido no Parque nacional do Ita…
Última resposta por Humbertodown, -
- 0 respostas
- 1.7k visualizações
Mas um final de semana chuvoso no Rio de Janeiro. E faço contato daqui é contato dali e convido os amigos para trilharem e todos com a mesma resposta você é maluco? Vai Trilhar com chuva. Mas como minha mãe sempre diz você não é todo mundo. E assim como eu arrumei mas alguns amigos que também não são todo mundo e partimos de Santa Cruz da Serra com destino a Torres de Bonsucesso em Teresópolis. Só de carro são 240 km ida e volta É subida de Trekking uns 12 km ida e volta com ponto de partida da Rodovia. O tempo estava muito fechado,sabíamos que não daria para ver praticamente nada.mas ali estávamos com muito frio e fazendo aquela higiene mental,compartilhando nova…
Última resposta por wagner dalvi, -
- 0 respostas
- 907 visualizações
Galera, alguém conhece algum serviço de van em Petrópolis que possa deixar uma galera na entrada do parque de manha bem cedo?
Última resposta por lucabala, -
- 1 seguidor
- 16 respostas
- 3.9k visualizações
Pai e Filha nas Agulhas de Itatiaia: Certidão de Nascimento de uma montanhista. - Papai, me leva com você. - Não dá filha, você ainda é muito nova e as montanhas são perigosas para as crianças. Um dia você acorda e vê que o seu bebezinho cresceu e logo percebe que chegou a hora de levar para as montanhas. Não para uma ondulação qualquer, mas para uma montanha de gente grande, algo que a faça sentir o verdadeiro esplendor da rocha nua e crua, algo que a faça sentir a magnitude das grandes altitudes. Foi nesse intuito que partimos, aproveitando um feriado municipal e a possibilidade de pegar gelo, para o Parque Nacional de Itatiaia. Era um…
Última resposta por DIVANEI, -
- 23 respostas
- 7.2k visualizações
Travessia Petrópolis x Teresópolis em 1 dia! Não vou narrar muito sobre os atrativos do percurso, porque isso já tem vários relatos por ai, sem falar que você terá a oportunidade de vislumbrar esse visual único que a travessia Petro x Tere proporciona quando passar por lá.. vou tentar me ater aos eventos que são menos narrados a respeito desse caminho. Começou com a proposta de fazermos um bate e volta nos castelos do Açu, no Parque Nacional Serra dos Órgãos – Sede Petrópolis. Rapidamente a ideia evolui para fazermos os 33 km da travessia em apenas um dia. Uma pessoa sem juízo nenhum sugeriu a loucura, e ainda encontrou mais três que topassem a empreitada. …
Última resposta por carolpierre, -
- 1 resposta
- 1.1k visualizações
Hey, Aqui no RJ, o próximo dia 20/01 é feriado. Daí, partirei na quinta-feira, 19, rumo à Ilha Grande com um amigo. A ideia é fazermos a trilha do Pico do Papagaio, em Abraão e, com o dia amanhecendo no dia 20, pegarmos um barco para a Praia do Aventureiro , lá na IG mesmo. Ficaremos até o domingo, dia 22. Já fiz essa trilha que é puxada, fechada e sem sinalização , mas precisarei reler uns relatos nas vésperas, mais seguro. Enfim, alguém está planejando o mesmo, ou anima? (para trilha iremos só eu e um amigo, porém para passar todo o "feriadão" em Aventureiro, irá uma galera) Meu e-mail: bjottamarques@hotmail.com Bjs,
Última resposta por Allan Jhones, -
Período: 14 a 23/07/2008 e 06 a 15/07/2015 Cidades: Ilha Grande Ilha Grande, o paraíso dos turistas estrangeiros. Nunca vi tanto turista estrangeiro junto! O local é bem rústico, simples, sem carros e considero como principais atrações, as trilhas e passeios de barco. Bom para quem gosta de caminhar (muito!) e não tem enjôo de mar, mas a recompensa são praias lindas, de água muito clara, cercadas por mata. Acredito que não seja um destino bom para quem tem crianças pequenas, devido às características do local, como o acesso difícil às principais belezas da ilha. Também não é indicado para quem espera luxo, conforto e não vive sem as facilidades de uma cidade g…
Última resposta por Marco Bartulihe, -
- 0 respostas
- 4.7k visualizações
Chegamos na Praia do Cruzeiro no dia 29/12, um lugar lindo, uma vila de pescadores muito charmosa. Porem com a alta temporada já estava bem cheio, e o camping mais conhecido é o do seu Orlando, e estava lotado, os banheiros não estavam limpos, e a cozinha não era das melhores e não tinha um espaço bom para por uma barraca (pois estava lotado), resolvemos procurar um outro lugar para acampar e no outro lado da praia encontramos com um senhor chamado seu preá, um senhor simpático e muito generoso, alem de cobrar mais barato (ou não ter aumentado o preço, só porque era réveillon), com um camping muito legal uma cozinha muito boa, deixava até guarda umas coisas na geladeira d…
Última resposta por Luiz Pedro Roseira, -
- 0 respostas
- 23.4k visualizações
Quando começamos a pesquisar Ilha Grande para o ano novo, queríamos uma praia que não fosse Abraão para ficarmos um pouco mais longe da muvuca do feriado. Decidimos por Palmas por vários motivos, mas acho que a proximidade à Caxadaço foi um dos maiores, além do camping que parecia confortável e limpinho. Como chegar: Comecei a pesquisar as muitas maneiras de se chegar à ilha saindo do Rio, e como ficaríamos em Palmas, me concentrei na ida para Abraão, que era a praia mais próxima que eu sabia ser movimentada. Entre elas, destaco as seguintes: Ônibus Costa Verde Rio > Mangaratiba + Barca CCR Mangaratiba > Abraão + Barco Abraão > Palmas ou Trilha Abraão &…
Última resposta por tabatajac, -
- 1 seguidor
- 90 respostas
- 26k visualizações
Travessia realizada entre os dias 19 e 27 de dezembro de 2014 por mim, por Adilson e no meio do percurso também pela Fátima! DIA 1 - 19/12/2014 (Abraão – Saco do Céu) Adilson e eu saímos de São Paulo pela viação Reunidas Paulista (R$76) rumo a Angra na noite anterior, assim chegamos por lá pela manhã, às 6h40. Nos ajeitamos, sacamos dinheiro num posto de gasolina em frente à rodoviária e fomos direto para a porta da TurisAngra (15 minutos a pé, na praia do Funil), que só abria às 8h, pegar a autorização para a estadia na praia de Aventureiro. Li em alguns lugares que a autorização só é necessária para quem chega de barco. Na dúvida, achamos melhor levá-la co…
Última resposta por fabiohistory1, -
- 31 respostas
- 17.6k visualizações
17/01/06 Cheguei a Angra por volta das 14h30min, peguei a barca às 15h30min para a Vila do Abraão, cheguei a Ilha às 17h20min, consegui uma vaga no Ecocamping, Camping da Emília, fiz um passeio pela vila e fui jantar e por volta das 22h, fui dormir e aí começou a aparecer os primeiros sintomas de uma indesejada gripe. 18/01/06 Iniciei a volta no sentindo horário somente ás 9h, tive que esperar a farmácia abrir para comprar uns remédios pra gripe. Passei pelas praias Brava,Palmas, Mangues, Pouso e às 11h cheguei a Lopes Mendes, após fui até Santo Antônio praia pequena mais muito linda,aí começaram as primeiras dificuldades na trilha para Caxadaço, até 30min be…
Última resposta por EduardoCavalcanti, -
- 1 resposta
- 1.7k visualizações
Iniciante no Mochileiro queria relatar minha experiencia no Parque Itatiaia no dia 15/10/2016. Sou de São Paulo capital e esse ano esta sendo diferente tomei folego e coragem e saímos da zona de conforto, eu e minha esposa Sheila fizemos o convite para alguns amigos e a Cida e o Tião toparam então saímos de Sp no dia 14/10 as 13:30 rumo ao Parque Itatiaia são cerca 270 km pela Carvalho Pinto e depois Dutra, combinei com o guia MONTANHASITATIAIA Evandro de fazer a subida do Pico das Agulhas Negras no sábado as 7:00 hs. Houve um pouco de duvida onde ficar mas segui a orientação do guia e fui para Itatiaia chegando por volta as 17:00 hs, que foi equivocada pagamos pedág…
Última resposta por Tabata FB, -
- 4 respostas
- 5.7k visualizações
Fala galera, conheci um trilha bem rapidinha aqui na região Sul Fluminense do Rio de Janeiro. É a travessia Serrinha do Alambari - Penedo. A Trilha é fácil e curta. Para os viajantes que estão curtindo penedo, não tem coisa melhor, fica a dica. Saímos de Resende-RJ de ônibus às 07:00 hs, em direção a Serrinha do Alambari, é um distrito de Resende, fica logo após a Penedo. Passando pela Ponte em Resende Descendo na única Rua da Serrinha. O ínício da trilha. Logo em seguida a gente passa por uma propriedade particular. A única parte íngreme é vencer este morro, depois é só descida. Quando a gen…
Última resposta por José Luiz, -
- 2 respostas
- 1.1k visualizações
E aí galera , esse fórum é para juntar uma galera maneira para realizar a travessia Teresópolis-Petrópolis com 3 dias e 2 noites duração. Vamos montar um grupo de whatsapp.
Última resposta por victor dariu, -
- 2 respostas
- 2.9k visualizações
Travessia Petrópolis – Teresópolis – Rio de Janeiro 17/08/16 à 19/08/16 A travessia entre a cidade de Petrópolis e Teresópolis no RJ é considerada uma das trilhas mais bonitas do Brasil e não é a toa, apesar do esforço físico exigido em todos os dias, o viajante se depara com paisagens fantásticas a todo instante. A travessia geralmente é feita em 3 dias, cujo percurso total é de aproximadamente 30km. 1º DIA: O primeiro dia sem dúvida é o mais longo e exaustivo. Logo após o credenciamento na entrada do Parque Nacional Serra dos Órgãos (PARNASO) em Petrópolis, o viajante já começa uma subida que parece não ter mais fim. Iniciamos o primeiro dia de trilha…
Última resposta por meirelara, -
- 0 respostas
- 1.4k visualizações
Trilha Pedra do Macaco - Maricá no Rio de Janeiro Como chegar? Ônibus do centro (RJ) para Maricá, descer Rodovia Amaral Peixoto, 487 Maricá, passarela antes do queijão (Referencia para quem vem do Rio de janeiro em direção a Maricá), segue link do maps: https://goo.gl/KiY7xm Atravessar a passarela e seguir conforme imagem. Classificação Leve Superior; Seria classificada como somente leve, caso não tivesse este pequeno trecho com essa corda para auxiliar. Essa corda é para auxiliar pois a pequena pedra caso esteja molhada, leva ao chão até o mais experiente. Fotos do local: Curta nossa página no Facebook: https://ww…
Última resposta por Bode Trilheiro, -
- 0 respostas
- 5.2k visualizações
Travessia Petro-Tere 26 a 28/05/2016 26/5/16: sede Petrópolis- castelos do Açu: 8,5km; altitude Castelos do Açu: 2216m Nosso ônibus de São Paulo chegou em Petrópolis antes das 6h. Íamos pegar um taxi, mas um morador local disse que sairia uns 200,00, pois a entrada do Parque Serra dos Órgãos ficava longe. Disse que seria fácil ir de ônibus (tarifa R$3,50), e assim fomos nós. Pegamos ônibus até o centro e de lá outro até o terminal Correias e de lá pegamos o Pinheiral (616) que seria o mesmo para ir até a entrada do parque, porém descemos na Praça Correias onde iríamos encontrar o guia Wilson. Foi interessante passar pela cidade Petrópolis, ver algumas construções antiga…
Última resposta por Silvana_23, -
- 11 respostas
- 10.3k visualizações
Legal pessoal, vo mandar o relato da trip desse fds em Itatiaia-RJ - Pico das Agulhas Negras e Pico Prateleiras. Tudo preparado, reservas para o Camping Rebouças feitas e confirmada, partimos de SP rumo a Itatiaia, Saímos por volta das 2Am, após uma longa noite sem dormir, acertando os preparativos e preparando a cargueira pra viagem. O acesso é feito Pela Rod. 116 > Rod. 354 > Rod. 485, pegamos uma estrada de Terra que não me pareceu tão ruin assim, qualquer carro chega tranquilo a Portaria do parque, são cerca de 17km de estrada de terra. Chegamos na portaria do Parque as 6:30, comemos alguma coisa e aguarda-mos até as 7am que é a hora que o Parque abre,…
Última resposta por Andre Trails & Travels, -
- 0 respostas
- 3.8k visualizações
Trilha da Pedra do Silvado - Maricá na região dos lagos no Rio de Janeiro Ponto mais alto de Maricá. Como chegar? Ônibus do centro (RJ) para Maricá, descer na segunda entrada de Maricá (no radar). Ônibus de Marica até a entrada de Silvado (trecho 1 da imagem). Depois desse ponto (trecho 2 da imagem), andar 3 km até o começo da trilha (o ônibus de Silvado não tem horário certo, não se pode depender do ônibus de Silvado). Caso queira melhor informações do ônibus nesse trajeto, entre em contato com a prefeitura ou órgão competente da localidade. obs.: Taxa de insolação = 95% da trilha (Quase não existe parte coberta por mata). …
Última resposta por Bode Trilheiro, -
Pedra do Faraó com travessia Theodoro-Macaé de Cima-Cachoeiras de Macacu (RJ) - mai/14 1 2
por rafael_santiago- 1 seguidor
- 18 respostas
- 13.1k visualizações
Pedra do Faraó As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/PedraDoFaraoComTravessiaTheodoroMacaeDeCimaCachoeirasDeMacacuRJMai14. O tracklog está aqui: Pedra do Faraó com travessia Theodoro-Macaé de Cima-Cachoeiras de Macacu.gpx Dificuldade técnica: alta Dificuldade física: alta A subida da Pedra do Faraó por Macaé de Cima (bairro de Nova Friburgo) é uma caminhada bastante difícil em termos de orientação dentro da mata fechada, principalmente nas muitas travessias de riachos, e muito exigente fisicamente já que a trilha encontra-se um pouco fechada pela vegetação em grande parte do trajeto. Mesmo com muito pouca informação, resolv…
Última resposta por geovar.araújo, -
- 7 respostas
- 6.6k visualizações
Travessia realizada entre dias 06 e 07/09/2014. Álbum completo com todas as fotos da travessia estão em: https://picasaweb.google.com/110430413978813571480/TravessiaReboucasXMauaViaRanchoCaido?authuser=0&feat=directlink Esse é um relato da primeira travessia que fiz no Parque Nacional do Itatiaia (PNI) em setembro de 2014, mas que permanecia nos meus planos há muitos anos. A ideia inicial era fazer as travessias do Parque antes das mais pesadas, como Marins x Itaguaré e Serra fina. Porém, acabei fazendo elas primeiro, e até outras e a do PNI acabaram ficando para depois. Era minha primeira incursão nessa parte da Serra da Mantiqueira e ao contrário da ma…
Última resposta por Sandro Rodrigues, -
- 3 respostas
- 2.9k visualizações
Viagem realizada entre os dias 4 e 8 de Agosto de 2016 Saída de Curitiba/PR "Deus, tu caprichou na arquitetura, hein?!" foi a primeira coisa que pensei quando eu e minha amiga desembarcamos no Rio de Janeiro e demos de cara com o Pão de Açúcar. Mal sabia eu que, dois dias mais tarde, estaria dizendo a mesma frase só que com outro tom, mais para: "Por que, Deus????", enquanto subia a interminável Isabeloca. Mas vamos do começo e contabilizando gastos. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi criado em 1939 para proteger os 20.024 hectares de fauna e flora, nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. O Parque abriga mais de 2.800 espécies de …
Última resposta por carv.debora, -
- 4 respostas
- 2.1k visualizações
. ETAA BRASIL LINDO Um dos melhores trekkings da região sudeste com destino principal PEDRA DO FRADE, 1560 metros foi atração escolhido pelo DRONE DA MONTANHA para fazer um video com uma perceptiva diferente. A pedra esta situada ao lado do Parque Nacional Serra da Bocaina na divisa entre os Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, na região Sudeste do Brasil. A Pedra do Frade é o segundo maior do município de Angra dos Reis . Sua imponente beleza deixa os trekkers fascinados pela sua altitude e a vista panorâmica que temos em seu cume, de onde observamos toda a baía da ilha grande e Serra da Bocaina do seu pico . [flickr] 10302106_667666319980194_378…
Última resposta por RafaNedved, -
- 3 respostas
- 2.5k visualizações
A Pedra do Frade é um imenso dedo rochoso apontando para o céu com altitude de 1.574 metros. Sua localização está entre o litoral de Angra dos Reis, na Serra do Mar e nos limites da Serra da Bocaina. Se encontra, portanto, na divisa entre Rio de Janeiro e São Paulo. Sua principal trilha se inicia na pequena cidade paulista de Bananal, mais precisamente em uma região conhecida como Brejal. Nessa dura trilha cruzamos com vários rios cristalinos, campos abertos, mata fechada, lama, brejos, charcos… Mas tudo isto vale a pena quando chegamos ao seu cume e ficamos deslumbrados com o visual que temos lá de cima. Dados da trilha: Nível: Consideramos uma caminh…
- 1 seguidor
- 6 respostas
- 5.1k visualizações
Pessoal, um aviso muito importante para quem pretende subir ou descer a Pedra do Frade (Angra dos Reis-RJ) pela vila do Frade: fui alertado dias atrás por moradores de que bandidos expulsos de uma favela do Rio se instalaram e montaram acampamento no começo da trilha, na mata logo acima da comunidade do Frade, o que torna bastante arriscado passar por ali. A sugestão foi desviar até a cachoeira do local, onde há uma pequena represa, e dali tomar a trilha de subida à pedra, já distante do acampamento. Se alguém quiser o tracklog (ou detalhes) desse desvio, é só pedir. E é bom também conversar com os moradores da vila a respeito da presença ou mudança de acampamento dos tai…
Bom dia, pessoal Vou deixar aqui a travessia que fiz nesse último final de semana pela ponta da Joatinga até Laranjeiras. De inicio, um amigo iria comigo mas, na Sexta mesmo acabou desistindo. Eu não iria deixar para lá, já havia pesquisado vários infos do local e peguei várias dicas do tópico do Valdinei, que podem acreditar, está minuciosamente detalhado sem erros e com ele, ficou fácil as localizações a-travessia-da-ponta-da-joatinga-t33398.html. Decidi que iria mesmo que sozinha. No final do dia, um conhecido decidiu se aventurar e também ir, creio que ele se arrependeu muito depois, conforme eu vou mencionar mais para a frente no relato. Final da tarde, e nada de…
Última resposta por William de Almeida Mendes, -
- 0 respostas
- 4.3k visualizações
Parque Nacional Serra dos Órgãos - PARNASO Travessia: Teresópolis/RJ x Petrópolis/RJ Ano: 2016. 24.03.2016 | Dia 01: Sede Teresópolis/RJ x Mirante do Cartão Postal x Barragem x Cachoeira Véu de Noiva x Abrigo 4; 25.03.2016 | Dia 02: Pedra do Sino x Cavalinho x Mergulho x Pedra da Baleia x Morro do Dinossauro x Elevador x Morro da Luva x Morro do Marco x Abrigo do Açu; 26.03.2016 | Dia 03: Castelo do Açu x Isabeloca x Ajax x Pedra do Queijo x Cachoeira Véu de Noiva x Sede Petrópolis/RJ. =========================================================================================== Olá! Leitor (a). Nesse relato será apresentada a trilha, feita por Fa…
Última resposta por Faael Pimentel, -
- 102 respostas
- 15k visualizações
Farei a travessia em julho, com guia, provavelmente no segundo semestre. Caso alguém esteja pensando em ir tb, só combinar que vou dando todos os detalhes à medida que os tiver confirmados.
Última resposta por nathan_mg, -
- 4 respostas
- 3.6k visualizações
Vou colocar esse relato na tentativa de dar algumas informações para quem vai fazer a travessia ou parte dela. Tenho recebido muito e-mail e contatos no orkut de pessoas ávidas por informações sobre a Juatinga, então vai lá..um ano depois da travessia é o que ficou na memória: Ponta da Juatinga - 28 a 30 de dezembro de 2008 No apagar das luzes de 2008, saímos de Botucatu pela Vale do Tietê em 27/12/2008 rumo a S. Paulo, Já com passagem comprada pela internet para Paraty pelas Reunidas Paulista. A compra dessas foi um parto. Tive que ficar umas duas horas e meia on line esperando a possibilidade de um ônibus extra pois devido ao final de ano, não havia mais pa…
Última resposta por Fabiano Campano,