Trilhas no Rio de Janeiro
Trilhas no Rio de Janeiro: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings no Rio de Janeiro
266 tópicos neste fórum
-
- 0 respostas
- 3.4k visualizações
1º VEZ – OUTUBRO DE 2014 Aproveitando pra fugir do estresse do primeiro turno das eleições presidenciais (Dilma x Aécio), eu e minha namorada viajamos para Paraty em busca de um fim de semana de sossego e trilha. Ao chegar na rodoviária já pegamos o coletivo Corisquinho que nos levou até o ponto final, onde é dada o início da caminhada. Na rodoviária tem um papel no mural que mostra todos os horários dos ônibus, que no geral saem a cada hora. Descendo do ônibus não tem muito mistério, basta continuar subindo pela rua principal, as casas logo vão desaparecendo e a medida que nos aproximamos da montanha também vamos ganhamos altura. Surgem algumas pequenas bifur…
Última resposta por jacobrazil_II, -
- 6 respostas
- 2.1k visualizações
Olá, em março vou ao Rio e queria fazer a trilha do Parque Lage até o Corcovado, mas vi que no meio do ano passado teve alguns problemas com assaltos, mas não achei nenhuma noticia recente sobre novos assaltos. Alguém sabe me dizer se está tranquila para fazer, se recomendam ou não fazer, ou se ficaram sabendo de casos de assaltos recentes nessa trilha?
Última resposta por carlos.alberto1, -
- 5 respostas
- 1.9k visualizações
Salve galera! Gostaria de saber da galera que ja fez a travessia da Joatinga se a trilha é bem marcada ou é necessário acompanhamento de um guia experiente? Gostaria de saber tambem se o pessoal que ja fez essa travessia em epocas do ano diferentes (periodo chuvoso e seco) comentem sobre os pros e contras que tiveram durante suas experiencias para ajudar, não so a mim, mais tambem a turma que tenha vontade de fazer a se decidir em que época do ano ir de acordo com suas prioridades. Desde já agradeço a todos e que bons ventos sempre os acompanhem.
Última resposta por andreia_oa, -
- 1 resposta
- 987 visualizações
Oi, já tinha frequentado o fórum em tempos anteriores mas nunca me registrei. Eis que decido fazer parte dessa comunidade e vou me apresentar com uma experiência de 2016! Não sei exatamente a data e pra dizer a verdade nem o mês do ocorrido (eu estava viajando de carona trocando trabalho por hospedagem e alimentação e datas na época não tinham menor importância). Achei esse lugar conhecendo o pai de uma mulher que tinha uma terra lá. Monte Café era o nome do distrito de Trajano de Morais. 400 à 500 habitantes aproximadamente, uma pena eu não ter tirado foto da vila pra mostrar pra vocês. (algum lugar por aí ela estava, não tenho tempo de localizá-la certinho... le…
Última resposta por Claudia Severo, -
- 1 seguidor
- 19 respostas
- 6.9k visualizações
Gostaria de compartilhar o sonho de poder realizar a travessia pela linha do trem entre Angra e o lugar que eu amo ... Lídice. Busco pessoas do bem e aventureiras, amantes da paz, harmonia, natureza, do respeito, da solidariedade. Enfim, pessoas que acreditam antes de tudo em DEUS não importando qual seja a religião que vc. o encontra e sente tudo de bom p/conosco e com nossos próximos. Quem conhece Lídice jamais esquece aquela sensação de que viver em Paz é possivel. Fico no aguardo. Obrigada
Última resposta por Jake Peralta, -
Travessia realizada entre os dias 26/12/12 e 09/01/13 por mim e pelo meu namorado Gilberto. [t3]Dia 1: Paraty[/t3] Diferente das outras viagens, resolvemos que não valia a pena irmos de moto, pois tínhamos 20 dias de férias e havia tempo a perder. Assim, saímos às 11h20 da rodoviária de São José dos Campos em direção à Paraty. A viagem foi tão ou mais cansativa do que se tivéssemos ido de moto, pois levou 7 horas para chegarmos. Lá por volta das 5h30 da tarde chegávamos a Paraty e, por sorte – ou não, eu já havia reservado o hostel mais barato da cidade: Central Hostel Paraty. Muito bem localizado, bem no centro histórico de Paraty, pagamos R$90 a diári…
Última resposta por Eduardo Serrano, -
A travessia da ponta da joatinga Este roteiro ficou esquecido na minha gaveta durante vários anos. Nós até tentamos faze – lo em um final de ano , a uns dois anos atrás , mas por causa do mau tempo e da falta de vontade de um companheiro de trilha acabámos nem viajando. Diante do tédio e do marasmo que acomete todo bom aventureiro ávi- do por trilha, sempre lia e relia o roteiro na esperança de um dia poder por meus pés naquele que já foi considerado pelos maiores aventureiros do país um dos lugares mais bonitos do mundo. A ponta da joatinga é uma península, localizada no sul do estado do rio …
Última resposta por Eduardo Serrano, -
- 13 respostas
- 11.1k visualizações
Volta Ilha Grande O relato é da trilha de Volta a Ilha Grande, feito por mim e pelo meu namorado em junho. A trilha pode ser feita em mais ou menos dias, as trilhas são bem marcadas e há bastantes pontos de apoio, além de pontos de escape, caso precise desistir ou mudar de idéia. Espero que ajude quem esteja afim de realizar essa fantástica viagem Dia 1 – Sábado – 03/junho Chegamos a Angra às 6h da manhã, tomamos café na rodoviária e nos dirigimos a pé até o escritório da Turisangra, que fica na praia do Anil, no caminho para o cais. A Turisangra abre às 8h e nesse horário preenchemos uma autorização para pernoitar em Aventureiro. Na época em que fomos junho, n…
Última resposta por hugoperez, -
- 1 seguidor
- 3 respostas
- 3.3k visualizações
Vale do Rio Alambari, já na chegada à Serrinha As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/TravessiaPenedoSerrinhaDoAlambariRJAbr14. Em um dia fizemos a travessia de Penedo à Serrinha do Alambari e retornamos. A volta foi por um caminho um pouco diferente da ida, um pouco mais longo, mas com a recompensa de uma bela cachoeira. PENEDO-SERRINHA Chegando a Penedo, atravessamos todo o centro, continuamos pela rua principal e deixamos o carro estacionado em frente ao Mercado Dois Irmãos (rodamos 3,8km desde o portal). Caminhamos 100m mais à frente e às 10h55 entramos na primeira rua à direita, a Estrada do Córrego Frio, com placa indica…
Última resposta por nathachi.silva, -
- 7 respostas
- 20.9k visualizações
Olá Pessoal; Após diversos relatos de viagens inacabados e não postados, este, em especial, me senti obrigado a compartilhar com vocês, pois ainda esta fresco na memória e após isso retomar e finalizar os anteriores. Este relato é da última viagem que fiz, que foi a famosa travessia Saco do Mamanguá + Volta da Juatinga, entre os dias 28/12/2016 e 09/01/2017. Caminhamos quase todos os 13 dias e optamos por fazer em vários dias para poder aproveitar bem as belezas naturais da região. Dormimos 2 noites em cada praia, exceto praia do Cruzeiro e Ponta Negra, as quais passamos somente 1 noite. A região da Juatinga e Saco do Mamanguá é muito rica em diversidade e belez…
Última resposta por Soraiasuper, -
- 7 respostas
- 11.6k visualizações
Ai vai um relato compacto e completo! Esse é um roteiro simples e foi feito para quem tem pouco tempo e quer conhecer muito. Vou mostrar como otimizar o tempo de forma econômica e aproveitar bastante essa linda travessia. Vale a pena ler o relato! =) TRECHO LARANJEIRAS - PRAIA GRANDE (Passando por Cachoeira das Galhetas, Cachoeira do Saco Bravo, Martin de Sá e outros lugares lindos!) - Ao final de cada dia coloco uma planilha com informações detalhadas sobre o roteiro. Se você não tem muita paciência de ficar lendo e já conhece um pouco do trajeto, vá direto para a planilha e veja os pontos chaves. 1° Dia Saímos de Curitiba de carro as 22…
Última resposta por Julia Arouca, -
Cinco motivos para você fazer a incrível travessia de Petrópolis Teresópolis - Informações e custos
por maizanara- 0 respostas
- 2.8k visualizações
Cinco motivos para você fazer a incrível travessia de Petrópolis Teresópolis 1) O pôr do sol do Castelos do Açu é incrível; 2) A vista para Serra dos Órgãos é incrível; 3) O nascer do sol da Pedra do Sino é incrível; 4) A realização ao completar essa travessia difícil é incrível; 5) A história que você contará para o seus netos sobre ela, será incrível (esta foto ainda não temos). Quer ver TODAS as fotos desta travessia para se inspirar? Clique AQUI Quanto tempo leva? A travessia da maneira tradicional é feita em 3 dias, sendo: …
Última resposta por maizanara, -
- 0 respostas
- 1.8k visualizações
Depois de ter feito a Travessia da Serra Fina, no feriado de Carnaval de 2017, sob um tempo fechado e com chuva, repetido no feriado de Setembro com um sol de 28º Graus de dia e chegou a -12ºC no Vale do Ruah à noite. Faltava realizar no feriado de Outubro a Travessia da Serra dos Órgãos.Com a data programada desde de Janeiro de 2017, eu e mais os 15 participantes aguardaram com bastante ansiedade a data.Preparo, planejamento, muitas trilhas feitas antes e a data finalmente chegou. Dia 11/10/2017: A Partida Nos encontramos às 22:00 para podermos ganhar tempo e chegar bem cedo no Parque Nacional da S.O. Dia 12/10/2017: Primeiro DiaChegamos bem cedo no Parque,…
Última resposta por daniliosilva, -
- 2 respostas
- 5k visualizações
Guia Volta na Ilha Grande Extreme Trekking 06 a 12 Novembro 2017 (7 dias) 120 km https://www.facebook.com/pedraodobrasil 27-99805-8885 Guia: https://www.facebook.com/ivojunior.brito 1°dia 6/11 Saída de barco de Conceição do Jacareí. 8e30 Chegada Vila do Abraão. 9 hs. Início Trekking 10 hs Termino 21 hs Distância 21,6 km. Hard Vila Abraão Juliana Palmas Castelhano Farol de Castelhano (Esta Trilha só tem um ponto de água. além das casas) Lopes Mendes Pernoite roots na Praia Lopes Mendes 2°Dia 7/11 Lopes Mendes Trilha Santo Antônio …
Última resposta por PedrãodoBrasil, -
E ai turma da aventura! Estou formando um grupo para realizar trilhas no estado do Rio de Janeiro! Se tiver alguém interessado em participar do grupo é só me add 21-982518701
Última resposta por orlatri, -
- 2 respostas
- 5.2k visualizações
Esse é o relato da viagem em que os planos deram errado, mas mesmo assim foi maravilhosa! Planejamento inicial era: - chegar dia 21/4 pela manhã no Parque Nacional de Itatiaia e fazer alguma trilha curta - dia 22/4 fazer o circuito Couto- Prateleiras (talvez subir ao topo das Prateleiras) - dia 23/4 fazer alguma trilha pela manhã, almoçar em Penedo e voltar para São Paulo. O realizado foi: 21/4/17: viajei 5h de São Paulo até o Hostel Picus, em Itamonte. Fui sozinha, meus amigos saíram de Campinas e chegaram mais tarde, perto de 12h. Para ir ao parque àquela hora não seria possível ver nada além do que já iríamos ver no dia seguinte, não compensava ver dua…
Última resposta por Silvana_23, -
- 0 respostas
- 9.2k visualizações
Olá, amigos. Foi só pintar o feriadão que eu decidi que iria pra Ilha Grande desfrutar um pouquinho de lá. Já tinha ido uma vez, porem, muito novinha e não me lembrava/fiz muita coisa, então, nada mais justo que voltar até lá. Qualquer dúvida, só perguntar. Dia 02/11/2017 - 1º Dia. Na quinta bem cedo, acordamos e pegamos um ônibus direto para Itaguai (Eu estava em seropedica, que é do lado, então o onibus custou R$4, 80, porem do Centro do RJ tambem ha onibus saindo em direção a itaguai, com pouco mais de 1h de duração e por um valor em conta) Chegando em Itaguai as 06:50 pegamos uma van direto pra mangaratiba, no valor de R$5, 60 que durou…
Última resposta por karinerribeiro, -
- 1 seguidor
- 3 respostas
- 2.9k visualizações
DEDO DE DEUS-RJ :Montanhismo, escalada e aventura na mais clássica montanha do país. Quando o último homem se despediu, cortou literalmente a única raiz que nos unia e ao fazer a curva à beira do precipício, foi aí que me dei conta que realmente me encontrava só, encravado numa fenda gigantesca, pendurado a algumas centenas de metros na escuridão daquela noite fria. De onde eu estava, podia avistar as luzes dos carros subindo a estrada em direção a Teresópolis-RJ, serpenteando numa lombriga de asfalto, milhares de metros a baixo de mim. Aquilo que estava prestes a fazer era a mais insana das loucuras e o meu medo já havia transpassado todos os limites razoáve…
Última resposta por DIVANEI, -
- 0 respostas
- 7.4k visualizações
Boa noite amigos, vou mandar um breve relato com dados atualizados da Travessia da Joatinga. Na vdd meia travessia.[emoji1] Fizemos nesse feriado de 7 de setembro. Chegamos Na Vila Oratória por volta das 7.30 da manhã. Deixamos o carro no "estacionamento" que nada mais é que uma rua a céu aberto onde alguns rapazes da região tomam conta. Eles cobram r$20 por dia. Iniciamos a trilha sentido praia do Sono, Antigos, Antiguinhos e por fim Ponta Negra. Primeira subida forte, após praia do Sono. Praia Galheta Trecho da Ponte [emoji1] Praia Galheta Chegada a Praia Ponta Negra Fizemos o percurso em 4h40m, tranquilo, com parada para fotos, lan…
Última resposta por Filipe Salese, -
- 2 respostas
- 3.8k visualizações
Depois de muito planejar, resolvi tirar do papel e fazer essa viagem, confesso que não me agradava muito a idéia de ir para o rio, mas fui surpreendido, realmente vale o nome de cidade maravilhosa. O Rio tem muitos atrativos, dos mais diversos tipos e para os mais diversos gostos. Como o meu gosto é trilhas e montanha não tinha como ser diferente, hehe, e o meu objetivo principal era subir a Pedra da Gávea. Decidimos ir para o Rio de ônibus, e chegamos la Domingo de manhã, passeamos um pouco e conhecemos alguns lugares como Ipanema, Lagoa Rodrigo de Freitas, Leblon e a cada lugar que íamos nos encantávamos mais e mais. Depois de almoçar estava na hora de subir e iniciamos…
Última resposta por RMDSilva, -
- 0 respostas
- 2.3k visualizações
Mas uma trip completa e mas um grupo satisfeito. Trilha de 14 km ida e volta de mata densa e muito fechada. Para quem curte Cachoeira está aí o resultado de mas um grupo satisfeito. Contato whatsap (21)98281-0404 Instagram @vibezenn_oficial Instagram @piolho_oficial
Última resposta por wagner dalvi, -
- 0 respostas
- 1k visualizações
Amo o que faço e é com muito orgulho e prazer que eu guio as pessoas. Dessa vez levei uma turma para conhecer a pedra da tartaruga em Teresópolis e como sempre rolou aquele Rapel com a galera. Contato (21) 98281-0404 Vibe Zenn Instagram @piolho_oficial Instagram @vibezenn_oficial
- 0 respostas
- 603 visualizações
Nascer do Sol no morro do 06/07/2017 Boi
Ola pessoal. Fiz essas 2 travessias: da Serra da Bocaina (Trilha do Ouro) e Ponta da Joatinga/Paraty, uma seguida da outra, no dia 04/07/2003 terminando no dia 11/07. A Travessia da Serra da Bocaina é muito conhecida pelo nome de Trilha do Ouro e se inicia em São José do Barreiro/SP e termina no bairro de Mambucaba em Angra dos Reis/RJ. Normalmente se faz essa travessia em 3 dias, mas como eu tinha intenção de conhecer o Pico do Tira Chapeú, resolvi emendar uma caminhada na outra. Fiz primeiramente a caminhada até o topo do Pico do Tira Chapéu e depois segui para a travessia do PN da Serra da Bocaina. Fotos e croquis da Travessia da Serra da Bocaina: …
Última resposta por Augusto, -
- 0 respostas
- 970 visualizações
Considerada uma das vistas mais bonita da cidade maravilhosa. A imensa rocha com seus 696 metros de altitude possui uma localização privilegiada. Bora trilhar?!: Acesse: http://www.roteiroviagemdemochileiros.com.br/trilha-da-pedra-bonita
Última resposta por roteiroviagemdemochileiros, -
- 2 respostas
- 1.1k visualizações
Boa tarde a todos! Me programei para fazer a travessia Petrópolis-Teresópolis nos dias 18, 19 e 20 de Julho com um grupo de amigos, mas infelizmente eles me informaram essa semana que não poderão ir. Gostaria de saber se existe alguém neste fórum interessado em se juntar a mim, pois não queria deixar passar esta oportunidade. Sou de São Bernardo do Campo, qualquer coisa enviem-me mensagem! Um abraço.
Última resposta por tiagocmjf, -
- 60 respostas
- 10.4k visualizações
Olá trilheiros. Estou formando um grupo para visitar lugares novos. O objetivo principal é conhecer todas as trilhas da cidade do Rio de Janeiro e no futuro, dependendo do entrosamento que o grupo adquirir, ir para lugares mais distantes. Quem tiver interesse em conhecer gente nova e dividir experiências só deixar o contato para nos organizarmos.
Última resposta por Halyne Dias, -
- 1 resposta
- 933 visualizações
Fala galera, to querendo participar de grupos de whatssap para ficar mais por dentro das trips! Quem estiver participando de algum add ai: 21 98449 4492
Última resposta por TiagoSousa178, -
- 0 respostas
- 950 visualizações
Última resposta por natalia1986, -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
Travessia da Juatinga - Rio de Janeiro Inicialmente, os planos da virada 2016-2017 envolviam o sul da Bahia, mas, infelizmente, por questão de "dinheiros" e logística de carros, desistimos. Em 2016, passamos o feriado da Páscoa em Martin de Sá e a região, chamada de Reserva Ecológica da Juatinga, deixou um gostinho de quero mais. Foi daí que surgiu a ideia de fazer a travessia da Juatinga, um trekking que as pessoas costumam fazer em 4 dias começando no saco do Mamangua e terminando na praia do Sono (ou vice-versa). Dessa vez, a opção de parar em Paraty-mirim e pegar um barco de lá, foi a melhor na questão financeira e logística. Os estacionamentos custam R$10,00 …
Última resposta por Nana te Leva,