Trilhas no Rio de Janeiro
Trilhas no Rio de Janeiro: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings no Rio de Janeiro
266 tópicos neste fórum
-
- 7 respostas
- 7.1k visualizações
Olá, Estou planejando fazer a Travessia da Ponta da Joatinga em Paraty. Depois de ler e analisar alguns relatos, percebi que a maioria das pessoas fazem o trajeto Praia Grande da Cajaiba - Laranjeiras. Eu gostaria de atravessar o Saco do Mamangua de barco e, do outro lado, continuar por uma trilha ate a praia grande da cajaiba. A minha pergunta é: existe alguma trilha do outro lado do Saco do Mamangua ate a praia grande? Fico muito agradecido por qualquer informação. /Sambiase
Última resposta por Orlando Zica, -
- 0 respostas
- 1.2k visualizações
https://chat.whatsapp.com/Ks6BieKQLhb2hNOoMsfmLu Estamos com um grupo no wpp, a principio será dia 13,14 e 15 de Março!
Última resposta por Davi BT Santos, -
- 1 resposta
- 740 visualizações
Ola pessoal quero fazer a travessia no final de dezembro entre 28 e 30, alguem interessado nesta data? Se tiver algum grupo desta travessia me passem o watts please.
Última resposta por Henrique Matheus, -
- 0 respostas
- 654 visualizações
Moro em Santa Catarina e estarei no Rj em dezembro por volta do dia 16/12. Estou conversando com guias e consegui bons valores pra grupos de 4 pessoas para a Pedra da Gavea. Se alguem tiver o o mesmo interesse. No momento estou só eu.
Última resposta por Nathan Martins, -
- 11 respostas
- 9.1k visualizações
Esse é um relato de uma volta quase completa por Ilha Grande. Primeiramente, queria agradecer o @Augusto por fazer o guia definitivo das trilhas de Ilha Grande (https://www.mochileiros.com/topic/1171-volta-completa-de-ilha-granderj-uma-caminhada-inesquec%C3%ADvel/). Salvei o relato e não tivemos problemas em realizar as trilhas. Então, esse relato não tem nenhuma pretensão em ser mais preciso ou descrever minuciosamente as trilhas, isso já foi muito bem feito pelo @Augusto . A ideia aqui é tentar transmitir as sensações que tive ao realizar a minha volta por Ilha Grande e tentar acrescentar algumas informações. Na minha visão, é possível realizar a volta (isso falan…
Última resposta por Diego Minatel, -
- 1 resposta
- 4.2k visualizações
Depois de conhecer as Prateleiras e também o pico das Agulhas Negras, meu próximo objetivo era o Morro do Couto. Assim como Agulhas Negras e Prateleiras, o Morro do Couto fica localizado no Parque Nacional do Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro, sendo considerado o 8° ponto mais alto do Brasil com 2680 metros de altitude. A travessia aconteceu no dia 11/03/18. A intenção era subir o Morro do Couto, seguir até Prateleiras, e depois retornar para a portaria passando pelo Abrigo Rebouças, totalizando um percurso de 12 km. [emoji33] O quase planejamento da aventura começou na semana que antecedeu o domingo do possível passeio. Eu e o meu namorado Rafael, conve…
Última resposta por Gleiseane Martins, -
- 3 respostas
- 4.3k visualizações
A Trilha Transcarioca Inicialmente idealizada pelo diplomata Pedro Cunha e Menezes em seu livro “Todos os Passo de Um Sonho” (2000), a ideia da trilha Transcarioca foi a de implantar no Brasil um circuito de caminhos naturais de longo curso e sinalizado. Inspirado em casos de sucesso internacionais, como a Appalachian Trail (E.U.A), Huella Andina (Argentina), Hoerikwaggo Trail (África do Sul) e Te Araroa Trail ( Nova Zelândia), a ideia era criar um longo percurso de trilhas sinalizadas que interligasse as áreas de proteção natural do Município do Rio de Janeiro, estimulando deste modo a visitação à estes parques. Depois de alguns avan…
Última resposta por Gleiseane Martins, -
Travessia Saco do Mamanguá + Pico do Pão de Açúcar e Travessia da Ponta da Joatinga + Cachoeira do Saco Bravo
por shiiiyamada- 3 respostas
- 4.8k visualizações
Esse é meu primeiro relato e minha primeira Travessia solo em um lugar que nunca tinha feito, já havia feito algumas outras Travessias mas em grupo, então vou tentar compartilhar um pouco do que aconteceu e como é o caminho. Pico do Pão de Açucar no Saco do Mamanguá, Paraty-Rj. Serra da Bocaina ao longo - Foto: Pedrogabrielmaciel / Wikimedia Commons A Travessia ocorreu entre os dias 16/01 a 20/01 de 2018, o percurso foi Saco do Mamanguá + Pico do Pão de Açúcar e Travessia da Ponta da Joatinga + Cachoeira do Saco Bravo Embarquei 22:40hrs no Tiete/SP sentido Paraty via Viação Reunidas 1º Dia - Paraty a Praia Grande da Cajaíba Cheguei na Rodovi…
Última resposta por Marcos F Mello, -
- 16 respostas
- 4.5k visualizações
Olá pessoal, resolvi criar esse post desde já com intuito de obter muitas informações que possa agregar e me ajudar a começar a me preparar para a primeira travessia de 32 km da Petro - Terê, eu já fiz Pedra do Sino 3 vezes, mas nunca a travessia, estou ansioso, querendo levar o mínimo de peso, mas sabemos sempre que isso é quase impossível, então irei montar a lista dos equipos que provavelmente irei levar já com algumas imagens. Quem quiser deixar dicas eu agradeço. A data da minha travessia será nos dias 06, 07 e 08 de Julho de 2019, alguns amigos que iram comigo farão a travessia em 2 dias (Sábado e Domingo) eu e uma amiga ficaremos até na segunda feira. Ficaremos no …
Última resposta por Humbertodown, -
- 0 respostas
- 731 visualizações
Ola Farei a travessia Petro-tere pela primeira vez no mes de agosto, de preferencia no fds de 16-18, saindo do rio capital Gostaria de saber de mais pessoas que estejam planejando estar por la, podemos combinar carona, resgate e logico, atravessarmos juntos cntt vinicius.goncalvessa@gmail.com
Última resposta por viniciusgasantos, -
Volta completa na Ilha Grande dormindo em quartos e pousadas. Relato, fotos e dicas. 1 2 3
por Luis Arau- 25 respostas
- 11k visualizações
Este relato visa orientar as pessoas que queiram fazer a volta na Ilha Grande, mas não pretendem levar barracas, sacos de dormir, isolantes, etc...Basta levar algumas mudas de roupa e lanche de trilha, pois, planejando bem, dá para dar à volta na Ilha Grande dormindo em quartos e pousadas. Bem, iniciamos a caminhada no Abraão às 09:00h sentido Bananal. Passamos pelo aqueduto em direção ao poço e daí direto para as praias. Não entramos na feiticeira pois como era domingo, certamente lá encontraríamos várias escunas. Aliás, até dia de semana aparece alguma perdida. Acabou-se o sossego em Ilha Grande. Pelo menos do lado de dentro dela. Bem, passamos por …
Última resposta por Thethexy, -
- 5 respostas
- 811 visualizações
Oi! Estarei no RJ em agosto e tô procurando companhia pra travessia da Serra dos Órgãos (de preferência mulheres) que queiram fazer por conta própria, pela aventura! Já vi guias cobrando 400, 200, por isso não quero guia. Não tenho grana pra pagar!!!
Última resposta por Rogerg, -
- 0 respostas
- 529 visualizações
Iniciarei essa travessia petrópolis-teresópolis 5 de setembro e o pacote do guia pode incluir mais duas pessoas. Alguém tem interesse??
Última resposta por Rogerg, -
Travessia Theodoro de Oliveira-Boca do Mato (Nova Friburgo-Cachoeiras de Macacu-RJ) - mai/2014
por rafael_santiago- 1 seguidor
- 6 respostas
- 10.6k visualizações
As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/TravessiaTheodoroDeOliveiraBocaDoMatoNovaFriburgoCachoeirasDeMacacuRJMai14. A travessia Theodoro de Oliveira-Boca do Mato liga o bairro Theodoro de Oliveira, de Nova Friburgo, que fica na borda da serra (e faz limite com o município de Cachoeiras de Macacu), com o bairro de Boca do Mato, no pé da serra, já em Cachoeiras. É uma trilha muito fácil e bem marcada, dividida em duas partes. Na parte mais alta da serra percorre o traçado de uma estrada de rodagem desativada e na parte mais baixa o trajeto da antiga linha do Cantagalo da Estrada de Ferro Leopoldina, desativada em 1967 e da qual se pode ver a…
Última resposta por Ives Parreira, -
- 0 respostas
- 699 visualizações
Segunda feira 15 abril. Chegada ao Santos Dumont UBER até a portaria . Parada correia para café e compra de comida de trilha. Início 10 hs Termino 16 hs abrigo do Açu 8 km Terça feira 16 Abril ida ao Cruzeiro e cabeça de índio. O portal do Hércules estava fechado. Retorno ao abrigo do Açu, onde dei uma descansada. ah ah . A Noite caiu uma tempestade com raios que balançava o abrigo. Quarta Feira 17 Abril ida para pedra do Sino. Saida as 8 hs, chegada às 14 hs Morro do Marco, Vale da luva, Morro da Luva, Cachoerinha, Elevador, Mergulhão, Vale das Antas, Pedra da Baleia, morro do Dinossauro, Vale da Morte, Cavalinho, Coice do Cavalo…
Última resposta por PedrãodoBrasil, -
Há muito tempo tinha uma curiosidade imensa sobre a “proibida” travessia da Serra Negra, pelo trajeto Rebouças -- cachoeira do Aiuruoca, ou seja, partindo de dentro do parque Nacional do Itatiaia. Devido a proibição por muitos anos pela diretoria do parque, a maior demanda era de outro trajeto, na verdade uma variante , a travessia serra negra a partir da pousada Alsene, esta sim conhecida de muitos, inclusive eu em 2007. Mas a verdade é que os atrativos da Serra Negra “original”, eram muitos, tinha muita vontade de conhecer a cachoeira do Aiuruoca, a pedra do altar e o vale preistórico. Finalmente devido ao levantamento e balizamento da trilha por um grupo de trabalho …
Última resposta por RicaBorges, -
- 20 respostas
- 4.8k visualizações
Galera, boa tarde! Estou querendo fazer a trilha, partindo de Abraão até Parnaioca, no próximo feriado de 30/03 ou 23/04. Gostaria, se possível, de informações atualizadas dessa trilha (condições), assim como dicas de camping. Pretendo ir direto em um dia, pernoitar dois dias na praia e voltar no terceiro dia. Fico no aguardo e agradeço a atenção. Alexandre
Última resposta por Jennifer Bernardo, -
- 5 respostas
- 1.7k visualizações
Boa noite pessoal. Estou a um tempo pensando em fazer essa trilha e decidi fazê-la em 1 ou 2 semanas, eu e mais um amigo. Estamos praticamente no mesmo nível físico, temos certo conhecimento de trilhas e alguma coisa também de escalaminhada, nossas duas últimas foram Pedra da Gávea (carrasqueira) e Pedra do Elefante (Itaipuaçu). Não temos GPS (apenas o Wikloc no celular), vamos tentar levar o máximo de power bank possível para ocnseguir realizar essa trilha com o equipamento; mas apesar disso, vimos vários relatos, alguns dizendo que é necessário ter corda, outros não. Alguém que já tenha feito poderia dar algumas dicas? Ah, também aceitamos companhia, pre…
Última resposta por Henrique Matheus, -
- 4 respostas
- 3.9k visualizações
Fala ae galera, gostaria de saber se há alguém daqui da região dos Lagos que curta fazer trilhas em lugares novos... Não sou mochileiro, mas estou começando nessa vida haha Gosto muito de viajar e conhecer gente nova, quem estiver a fim só chamar pelo whats. (22)997897008
Última resposta por victorls12, -
Travessia Petrópolis x Teresópolis em 3 dias - Parque Nacional da Serra dos Órgãos - c/ fotos, dicas e equipamento
por tabatajac- 0 respostas
- 9.9k visualizações
Conhecida como uma das travessias mais bonitas do país, a travessia Petrópolis x Teresópolis é feita dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e conta com aproximadamente 30 quilômetros de trilha, que podem ser feitos em um, dois ou três dias. Antes de mais nada, é preciso comprar os ingressos no site do Parnaso e, se for fazer a trilha em mais de um dia, pagar pela sua estadia, que pode ser em camas beliche ou bivaque dentro do abrigo, ou no camping. Vale lembrar que em feriados, principalmente no inverno, a travessia fica bem cheia e os abrigos esgotam rápido. Nós demos sorte e pegamos uma desistência, conseguindo fazer no feriado de 7 de Setembro. Para qu…
Última resposta por tabatajac, -
- 1 seguidor
- 34 respostas
- 8.1k visualizações
Boa galera?! Cá estou meu relato dessa travessia que fiz dia 22-05-2016. TRAVESSIA PETRÓPOLIS X TERESÓPOLIS Você é louco? De onde surgiu isso? (uma mãe perguntaria) Mas quem é normal nesse mundo de meo deos, não é? Sempre tive vontade de fazer uma trilha desse tipo, de vários dias e tendo que passar a noite acampado. Juntou isso, com férias, com companhia, SIMBORALI planejar e executar. Tudo para sair um pouco dessa muvuca e essa loucura que é São Paulo. E depois de ver um post no facebook sobre ela.... ahhhhh meoooo esperar pra que? Oportunidades quando não vem a gente faz e já colamos nos colarinho a ela.. Sou preparado pra…
Última resposta por marcioomoraiss, -
- 74 respostas
- 28.8k visualizações
Bem ai vai minhas 10 principais opiniões sobre a viagem: 1° - A rodoviária de Petrópolis fica distante da cidade, não existe nada a seu redor (apenas estradas e um posto) e fecha seus estabelecimentos as 22h ou seja depois deste horário vc não compra nem uma balinha... no entanto a rodoviária conta com total estrutura até 22h, como centro de informações, lan-house, guarda volumes, estacionamento (barato), etc... 2° Saindo da rodoviária para o parque pegamos táxis pelo preço de 80 Reais (cada táxi), o que na minha opinião foi um dinheiro bem pago, pois foi rápido, levamos uns 20mim de táxi saindo da rodoviária, se fossemos de ônibus demoraríamos no minimo 1hora, acr…
Última resposta por Camilo Otto, -
- 10 respostas
- 4.2k visualizações
Na Patagônia fizemos o nosso primeiro trekking sozinhos, o Circuito W no Parque Nacional de Torres del Paine, e voltamos ao Brasil energizados para fazer o nosso primeiro em terras brasileñas. Só tinhamos um problema: qual? Qual trekking nós, mortais sem GPS, faríamos? Foi aí que nossos amigos Ádria e Hugo, também mortais sem GPS em busca do primeiro trekking no Brasil, lançaram o convite para fazermos a travessia de Petrópolis Teresópolis no feriado da Páscoa. E quer saber? Por que não? Demos uma olhada nas fotos do Google, Ádria fez as reservas das 2 noites de acampamento e as entradas do parque, e estava decidido, nossa aventura seria no Rio de Jane…
Última resposta por amanda lima santos, -
- 3 respostas
- 5.3k visualizações
#dicas #relatos Páscoa com pouco chocolate, porém com muita energia renovada. Eu e minha namorada decidimos conhecer um canto pouco explorado aqui no Rio, o Saco do Mamanguá. O local é um daqueles onde parece que o tempo parou e que o dia tem mais de 24 horas! Para quem gosta da série Crepúsculo, lá possui uma casa que foi set de filmagem para um dos filmes (não me pergunte qual hahaha). COMO IR: Saindo de carro do RJ vá até Paraty-Mirim, lá é só parar o carro em um dos estacionamentos e pegar o barco para o Saco do Mamanguá (o "caminho" para os barcos é a direita dos bares no início da praia). Saindo de ônibus: desça em Paraty e peg…
Última resposta por dcorrea, -
- 1 seguidor
- 18 respostas
- 20k visualizações
Domingo 11 de julho de 2010 Saímos de São Paulo de carro eu, o Augusto, Márcia sua esposa e a Sophia, bebê do casal. Nossos planos: Eu e o Augusto faríamos duas Travessias, começaríamos pela da Serra Negra (com uma variante no trecho final) partindo de Maromba – Rio de Janeiro e chegando no alto do Parque Nacional do Itatiaia – onde se localiza a antiga pousada Alsene (hoje fechada por embargo governamental). A segunda Travessia é a Ruy Braga que liga a parte alta do Parque à parte baixa na orientação noroeste/sudeste iniciando-se entre o Pico das Agulhas Negras e o Pico das Prateleiras. Enquanto eu e Augusto estaríamos fazendo as travessias, Márcia e Sofia desfruta…
Última resposta por Joaquim Monteiro, -
- 0 respostas
- 5.9k visualizações
Fala galera, 25 anos de RJ e eu ainda não conhecia essa trilha. Na verdade nem nunca tinha ouvido falar, até que vi uma foto de um amigo na internet fazendo rapel por lá e fui procurar saber. Para quem assim como eu desconhecia essa trilha, vou passar todos os bizus. Vamos lá... Sobre o Lugar A Pedra do Pontal é uma pequena ilha que está localizada na divisa da Praia do Recreio dos Bandeirantes com a Praia da Macumba. Ela é ligada a essas duas praias através de uma faixa de areia, que quando a maré está alta, desaparece. O transporte é bem fácil, tanto de ônibus quanto de carro. Para quem vai de carro não precisa se preocupar com estacionamentos, duran…
Última resposta por leonardo.conceicao.5, -
Travessia da Juatinga + Saco do Mamanguá + Cachoeira do Saco Bravo [4 dias] com fotos 1 2
por MarcosJ70- 16 respostas
- 21.4k visualizações
Esta travessia, apesar de já ter sido relatada por vários colegas, merece sempre algum comentário e a inserção de algumas fotos para serem apreciadas por quem ainda tem dúvidas se vale a pena a aventura. Resolvi fazer um trajeto que fugiu um pouco da travessia clássica, no qual foi acrescentado mais um dia, com trechos de barco e início e fim em Laranjeiras, totalizando 4 dias. Eu e Luis de Salvador e Clayton e Ângelo de São Paulo iniciamos o trekking no sábado de carnaval. 1º DIA: Seguimos por volta das 12h em direção ao fundo do Saco do Mamanguá. Uma caminhada tranquila, com muita sombra e muita jaca pelo caminho..rsrsrs. Devoramos “uma” que estava perfeita. Vimo…
Última resposta por Greatguy, -
- 0 respostas
- 3.1k visualizações
Expedição a Serra dos Órgãos Fase 3 Expedição a Serra dos órgãos Fase 3 Portal do Hércules. 48 Km 19 a 22 Abril 2017 O roteiro recomendado tem início na Portaria do parque em Petrópolis, localizada no bairro do Bonfim. O sentido Petrópolis-Teresópolis se justifica tanto pela menor dificuldade na passagem de determinados trechos críticos, quanto pela beleza da paisagem, podendo-se admirar de frente a majestosa cadeia de montanhas da Serra dos Órgãos. Primeiro dia: Bonfim-Castelos do Açú Duração estimada: 6 horas A travessia começa na Sede Petrópolis do PARNASO, no bairro do Bonfim. Após cerca de 40 minutos na trilha chega-se à entrada para a Grut…
Última resposta por PedrãodoBrasil, -
- 1 seguidor
- 8 respostas
- 16.8k visualizações
Pedra do Desengano num raro momento sem nuvens encobrindo o topo As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/ParqueEstadualDoDesenganoSetorMorumbecaDosMarreirosRJSet12. O Parque Estadual do Desengano é uma das mais antigas unidades de conservação do Rio de Janeiro (criado em 1970!) e está situado no nordeste do estado, cobrindo áreas dos municípios de Campos, Santa Maria Madalena e São Fidélis. É administrado pelo governo estadual através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e possui uma infra-estrutura que foi realizada recentemente, neste ano de 2012, como placas de informação e orientação, portarias com guarita (ainda sem funcionári…
Última resposta por Marcio Defanti, -
- 0 respostas
- 5.1k visualizações
Nossa aventura começou na madrugada do dia 21/03/18, depois de muito se discutir decidimos fazer um bate volta. Iriamos ao parque fazer o Agulhas e retornar no mesmo dia. Antes de ir pesquisei com amigos que já fizeram a respeito da trilha, além de ver diversos vídeos no youtube e relatos aqui no blog mesmo. Apesar de ser um pouco orgulhoso e já ter alguma experiência em trilhas já quero ressaltar no começo do relato a importância de um guia para subir o agulhas. Explicarei mais durante o relato. Saímos de São Paulo as 3 da madrugada, a ideia era algo em torno de 4 horas de viagem podendo mudar um pouco de acordo com o tempo e as paradas. Pa…
Última resposta por joaopaulosarja,