Trilhas no Rio de Janeiro
Trilhas no Rio de Janeiro: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings no Rio de Janeiro
266 tópicos neste fórum
-
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 91 visualizações
O vídeo não é muito recente, mas se o cara confundiu mesmo, mereceu passar pelo perrengue, rsss.
Última resposta por Crom, -
- 2 seguidores
- 5 respostas
- 4k visualizações
Olá Mochileiros como vão? Espero que bem! Nosso projeto para esse ano seria a Serra dos Órgãos, porém, os ingressos haviam se esgotado, então tentamos fazer a Serra Negra, que também não deu certo, por fim, conseguimos fazer a travessia Rancho Caído. Temos um projeto de percorrer a TransMantiqueira e com esse projeto em mente, vamos colhendo informações para que nosso projeto se realize, ano passado fizemos a Travessia da Serra Fina no sentido inverso, se alguém se interessar em ler, só acessar o link: Como de costume, saímos da Cidade de Santa Rita do Sapucaí na madrugada do sábado. Às 3h da manhã, na porta da ETE, lá estávamos nós esperando nosso motoris…
Última resposta por Renato Criativo, -
- 1 seguidor
- 16 respostas
- 11.4k visualizações
Olá Pessoal, Vi alguns posts nos tópicos de Vila Trindade e sobre a Praia do Sono, mas resolvi criar este para os colegas possam colocar a informações sobre a travessia Paraty->Trindade ou Triha da Joatinga, como é conhecidade também. Li bastante sobre o assunto e consegui as seguintes informações: - A trilha é pesada em alguns trechos, principalmente o trecho Cairuçu - Ponta Negra. - Você verá muitas cachoeiras e paisagens deslumbrantes... etc. Para chegar ao inicio da trilha vocÊ vai até Paraty, pega um barco até o Pouso da Cajaíba e começa a caminhada, passando pelas praias Martins de Sá e Cairuçu. Em Caiuruçu mora o ilustre morador da região, o Sr.…
Última resposta por Marianefffff, -
- 3 seguidores
- 24 respostas
- 1.6k visualizações
Boa noite pessoal, busco companhia para travessia. Já tenho um guia, morador de Petrópolis e credenciado pelo site do Parnaso. Ele leva o mínimo de duas pessoas, 300 reais por pessoa (travessia durante a semana) e 400 reais (fds). Estou querendo fazer essa trilha desde antes da pandemia, mas como houve a suspensão das atividade do Parque e reabertura recente, pretendo fazer o mais breve possível. Para mim, qualquer data é viável, só dependo mesmo é de uma companhia. Alguém estando interessado(a), podemos trocar contato e alinhar as ideias. Abraço.
Última resposta por cerebecchi, -
- 2 respostas
- 699 visualizações
Já percorri praticamente todo o litoral brasileiro e não pude deixar de me encantar com praias incríveis em Pernambuco, com sua maravilhosa Porto de Galinhas. E não seria justo que eu não citasse o incrível litoral de Alagoas , as sensacionais praias Baianas, o lindo litoral do Rio Grande do Norte , as vilas perdidas do Ceará como a própria Jericoacoara, enfim , do Rio Grande do Sul ao Pará, o litoral do Brasil é um encanto só. Mas , porém, entretanto, todavia , NADA , nada mesmo se compara ao LITORAL NORTE DE SÃO PAULO e as praias do Rio de Janeiro , que fazem divisa com o Estado Paulista. Simplesmente porque são perfeitas quando à …
Última resposta por DIVANEI, -
- 2 seguidores
- 2 respostas
- 1.1k visualizações
Oi pessoal, alguém tem recomendação de empresas de turismo que façam trilhas no Rio de Janeiro?
Última resposta por marcellevargas, -
- 13 respostas
- 16.5k visualizações
TRAVESSIA VALE DOS FRADES X VALE DOS DEUSES “Em um tempo muito, muito distante, onde os Deuses mitológicos reinavam soberanos sobre o universo, fez-se um concurso para ver quem conseguiria criar a montanha mais espetacular e monstruosa de um reino onde seus súditos chamavam bolacha de biscoito. Em um vale deste reino, onde corria um rio com a mais cristalina das águas, foi travada a grande batalha onde cada Deus tentava superar seu oponente criando montanhas que pudesse desconcertar os olhares humanos e a esse lugar foi dado o nome de VALE DOS DEUSES e é nesse vale que caminha um velho montanhista que se arrasta atrás e a poucos metros dos novos aventureir…
Última resposta por Anthoely, -
- 1 seguidor
- 11 respostas
- 1.4k visualizações
A Caranga velha cruzou a cidade do Rio de Janeiro em direção à Barra da Tijuca, mas no caminho, desviou seu rumo em direção à PEDRA BONITA, subindo uma estradinha estreita e pouco antes de chegar na rampa de voo livre, estacionou em um lugar qualquer, que passados quase 25 anos, nem me lembro mais. Eram anos difíceis e jovens ainda, sem grana no bolso, viajávamos com o mínimo do mínimo, não tínhamos recursos para pagar camping ou qualquer outra hospedagem, não tínhamos barracas e nossa casa de dormir se resumia a um plástico de colchão, que ancorávamos em um pé de pau qualquer. Nosso fogareiro era uma lata de sardinha vazia, donde a gente abastecia com álcool e foi com es…
- 3 respostas
- 1.9k visualizações
AGULHA DO DIABO “Agora não adianta chamar por santo nenhum, quem mandou se meter no Caldeirão do Inferno. Pendurados no meio da Unha da Agulha do Diabo, a gente só pensa em não cair e tenta grudar as costas naquela chaminé diabólica, tentando evoluir centímetro a centímetro, mas a gente sabe que o próprio dono da montanha está lá, sentado logo acima com seu rabo a balançar, como a nos atrair para uma armadilha. Não quero olhar para baixo, mas a curiosidade é maior que o meu bom senso e quando faço isso, o mundo parece dar uma rodopiada e é nessa hora que penso em gritar um “valei-me Nossa Senhora”, mas me contenho a minha insignificância diante daque…
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 1.3k visualizações
- Desde que me meti nessa vida de trekking, tenho subido de dificuldade aos poucos e eis que chegou vez da barraca e do saco de dormir- Agência contratada: @botasnatrilha (Instagram) - R$800,00 por pessoa (agosto de 2022) - incluído transporte desde o centro do Rio de Janeiro (IDA E VOLTA) e as jantas na montanha. Recomendo DEMAIS especialmente por esse transporte desde o Rio, quebrou um galho! Pessoal acha que chegando em Petrópolis a entrada do parque fica do lado da Rodoviária kkkkk não gente, é bem longe, estrada bem íngreme, estreita - foi muito conveniente esse tranfer está incluído! Os refúgios na Serra dos Órgãos seguem fechados por tempo indeterminado,…
Última resposta por rafa_con, -
- 3 respostas
- 1.4k visualizações
Olá pessoal, conheço a ilha desde 1998 e já dei metade da volta na ilha... Sempre foi um sonho completar os 360°, estou disposto a dividir com queira se aventurar nessa ilha paradisíaca. Eu lancei esse tópico em 2022, mas não consegui ir... esse ano deu certo e segue o relato da viagem abaixo: Começou a aventura tão esperada para a Volta a Ilha Grande.. (MAIO DE 2024) Tenho 46 anos e uma vida meio sedentária, estou a cima do peso uns 20kg e levo comigo uma mochila de uns 20kg. Dia 1 O dia começou as 5h da manhã, acordei, me arrumei, tomei café e peguei a magrela (moto 125cc). Sai do bairro onde moro na zona norte do RJ e logo já e…
Última resposta por Nani84, -
- 0 respostas
- 716 visualizações
Olá amigos do fórum, existia um tópico na seção de perguntas sobre este lugar, mas acho mais adequado deixá-lo aqui. Eu tinha esquecido da gerar esse conteúdo, mas antes tarde do que nunca. No mesmo dia que fomos a pedra do telégrafo, também visitamos a praia do secreto. Essa eu já fui outras vezes, inclusive com a minha esposa, que não é acostumada com trilhas. A entrada fica entre a última rotatória depois da praia da Macumba e o primeiro mirante antes da Prainha, da pra deixar o carro na praia da macumba e ir andando ao lado da faixa de rolamento até a entrada da trilha, onde tem uma placa alertando à ausência de salva vidas na área. Saindo da pista pel…
Última resposta por Dragum, -
- 0 respostas
- 515 visualizações
Olá amigos de fórum, hoje trago para vocês um relato da minha subida a pedra do telégrafo, que já possuía um tópico no endereço, porém acho que o melhor local do fórum para esta discussão é aqui. Pra começar, no fim da praia de Guaratiba tem uma série de ladeiras que levam ao começo da trilha, é possível chegar bem perto da trilha de moto, mas eu e meu amigo estávamos numa bross 150 e com nossos 150kg em cima, a moto não subiu, resultando num pequeno acidente. Paramos a moto no meio da subida e seguimos à pé. A trilha começa numa ladeira a esquerda da entrada para trilha da praia do perigoso e pedra da tartaruga, os comerciantes locais ajudam se preciso a ac…
- 1 resposta
- 2.5k visualizações
Olá, venho relatar minha experiência na Pedra da Maroca, em Copacabana. A primeira tentativa, fiz sozinho, mas não acreditei que a trilha fosse tão arriscada como aparentava e desisti, porém, chamei um amigo que já tinha ido para a segunda vez e ele me confirmou que a trilha realmente beira o desfiladeiro sem nenhuma proteção. Pode-se ir a pé, da escadaria próxima ao Túnel Velho ou de mototaxi, pedindo para ficar na trilha para o mirante, saindo próximo a Siqueira Campos. Após seguir por algumas calhas e subir algumas pedras, você encontra uma escadaria que da no primeiro mirante, a partir dali é terra batida. No topo do morro, segue-se a trilha na beira do precipíci…
- 0 respostas
- 807 visualizações
Subindo a estrada que leva ao Parque Nacional de Itatiaia, temos uma trilha bem rápida e com um lindo visual. O início fica no marco do KM 6 da rodovia. Confira o relato! https://pitbullaventura.blogspot.com/2021/11/pedra-do-registro-e-cabeca-de-leoa.html
Última resposta por lgcarmo, -
- 2 seguidores
- 6 respostas
- 2.5k visualizações
(esse post ainda está em construção e será editado conforme nossa disponibilidade de tempo) Viagem realizada com a @primporai Já compartilhamos bastante detalhes em nossos Instagrams, mas ainda falta organizar em texto, então caso queiram ver o que já postamos: https://www.instagram.com/anavoando/ https://www.instagram.com/primporai/ Eu e a @primporai nos conhecemos por causa do fórum Mochileiros.com e coincidentemente moramos na mesma cidade, desde então viramos muito amigas. Fizemos nossa primeira grande aventura juntas e hoje vou compartilhar um pouco com vocês uma visão geral de como foi realizar a Volta Completa em Ilha Grande/RJ. Foram …
Última resposta por Ana Caroline Cunha, -
- 0 respostas
- 1.5k visualizações
Olá galerinha! Minha segunda vez na trilha da Pedra da Gávea e pela primeira vez subindo pela P4 com uma parada na Janela do Céu, a trilha é moderada e extensa começamos a subir 8:30 eu e um grupo de amigos com um guia o Davi, ele levou corda e cadeirinha para ajudar e apoiar os que tivessem dificuldade como eu rsrsrs sou baixinha 1,46 então tinha partes que minha perna não chegava até algumas pedras rsrsrs sim tem escaladas. Depois de 1hora e 30 minutos de subida forte chegamos até a Janela do céu um ponto de parada com uma vista incrível para fotos, vídeos e admirar a natureza. Depois dessa parada estratégica continuamos a subida foi então que veio os dois lances d…
Última resposta por Gleiseane Martins, -
- 2 respostas
- 1.2k visualizações
A luz já havia partido e a nossa esperança de escapar daquela parede já havia sido exterminada faz tempo. Na escuridão daquela fria noite de inverno, somos 3 escaladores iludidos, lutando bravamente para não termos que dormir pendurados na corda. A princípio, subir uma parede de 700 metros com uma cargueira nas costas, poderia ser uma ideia estúpida, mas era uma estupidez programada, só não imaginávamos que teríamos que enfrentar uma escalada noturna, onde os pés vinham fritando há muito tempo e eu mesmo, era um cego tentando subir aquele gigante, apenas no tato e na força do ódio. As coisas vão acontecendo numa velocidade impressionante e o frio cortante, faz com que a g…
- 3 respostas
- 4k visualizações
DEDO DE DEUS-RJ: A conquista que atravessou o tempo. 1997: Dois amigos de infância tentam alcançar a montanha mais lendária do Brasil, sem experiência nenhuma em escalada, tentando laçar pinos com uma corda de sisal, fracassam e fazem um juramento de um dia botar os pés no topo daquela montanha. Juntos, ganham parte do Brasil subindo outras montanhas, atravessando vales selvagens, desbravando lugares praticamente intocados e um deles também se aventura por outros caminhos do Continente Sul-americano. A vida vai passando, os filhos vão chegando e entre uma montanha e outra, sempre ficam remoendo o fato de ainda não terem cumprido a promessa que haviam…
- 3 respostas
- 5.2k visualizações
RELATO DA TRAVESSIA RUY BRAGA - PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA - 10/06/2016 Dando inicio aos meus relatos, escreverei sobre a travessia Ruy Braga, no Parque Nacional do Itatiaia - RJ. Essa travessia liga a parte alta à parte baixa do parque, e pode ser realizada nos dois sentidos (subindo ou descendo). Eu realizei a descida, que é mais conhecida como sentido "Rebouças - Sede". Rebouças, para quem não conhece o parque, é porque o inicio da trilha é um pouco depois do abrigo Rebouças, na parte alta. Abrigo aliás que reinaugurou no inicio do mês de maio de 2016 e está bem legal. Fiquei nele um mês antes da travessia, duas semanas após a reinauguração. El…
Última resposta por Brenner, -
- 1 resposta
- 499 visualizações
Oi, pessoal! Estou com planos de percorrer alguns trechos da trilha Transcarioca na segunda metade de agosto e gostaria de saber se alguém gostaria de ir junto Na minha última visita ao Rio fiz o comecinho da trilha das prais selvagens de Barra de Guaratiba e achei bastante tranquilo. Se alguém tiver interesse, manda mensagem que podemos planejar juntes Abraços!
Última resposta por thiagotss, -
- 2 seguidores
- 308 respostas
- 151.7k visualizações
Ola pessoal. Este aqui é um relato da volta completa de Ilha Grande que eu e a Márcia fizemos na segunda semana de Janeiro/2008. Caminhamos durante 11 dias, mas ficamos 2 dias na Praia de Parnaioca e mais 2 dias na Praia de Palmas. O relato é muito longo e detalhado. Coloquei também inúmeras dicas e informações úteis para quem pretende repetir essa caminhada. Pegamos dias de muito Sol, mas quando estávamos saindo da Praia de Parnaioca choveu muito. As fotos são mais de 500 e as dividi por dias. De cada dia eu criei um álbum e acrescentei imagens do google earth com a trilha plotada, apesar de que a trilha é muito tranquila, sem problemas de navegação.…
Última resposta por EDUARDO QUINTAO, -
- 1 seguidor
- 1 resposta
- 1.7k visualizações
RELATO DA VOLTA A ILHA GRANDE ABRIL/2021 * 1o dia Saída da vila de Abraão as 9:00am em direção ao Saco do Céu (comunidade e vila de pescadores) passamos pelo arqueduto, cachoeira da feiticeira, praia da feiticeira, praia de fora, praia Iguaçu, praia camiranga e perequê, chegando até o saco do céu depois de aproximadamente 3 horas de trilha. iríamos pernoitar no camping gata russa, porém ainda era cedo e resolvemos seguir viagem até Japariz (mais 1 hora de caminhada). Pernoitamos no camping e restaurante Por do Sol (pé na areia com cobertura e banheiros, s/cozinha) por R$20,00 por pessoa. Total aproximado do dia 12km. * 2o dia Saída de Japariz por volta das 08:…
Última resposta por Alan Rafael Kinder, -
- 7 respostas
- 1.9k visualizações
Sua participação e contribuição é muito importante! Segue o link: https://chat.whatsapp.com/Ks6BieKQLhb2hNOoMsfmLu
Última resposta por Rodrigo Pagano, -
- 0 respostas
- 770 visualizações
Olá! Estarei no Rio de 9 a 12 de abril e gostaria de fazer algumas trilhas curtas. Alguém interessado em fazer companhia? Sugestão de trilha autoguiada por lá ou indicação de empresa que faça esse tipo de turismo?
Última resposta por Dani O., -
- 13 respostas
- 5.3k visualizações
Olá pessoal Eu e minha esposa moramos em Saquarema - RJ e sempre realizamos trilhas no estado do Rio, mas devido aos altos valores do combustivel estou querendo organizar um grupo para realizar trilhas no minimo uma vez por mes no rio de janeiro e poder rachar a gasolina Estamos procurando pessoas que morem em Saquarema, Marica ou Araruama para realizarmos trilhas no estado e quem sabe a té fora do Rio de Janeiro Interessados entrem em contato que veremos a melhor forma para pooder organizar Valeu
Última resposta por Greatguy, -
- 0 respostas
- 676 visualizações
Blza galera! Fim do ano se aproximando e tb busca por destinos que favoreçam meio ambiente e prática de trilha fora das aglomerações. Intencao seria bacana juntar uma galera trilheira pra passar REVEILLON e desfrutar de um destino natural de boa vibe! Quem junta ou mesmo pra futuros passeios? So mandar msg privada ou zap! Abracao,Hugo./rj
Última resposta por Greatguy, -
- 0 respostas
- 856 visualizações
Dia 07/11/2020, eu fiz a Travessia das Praias selvagens, no qual faz parte do primeiro trecho da trilha Transcarioca aqui no Rio de Janeiro. A trilha foi feita partindo de Barra de Guaratiba e fomos até a praia do Inferno, pela trilha, voltando pelas Praias, Inferno, Funda, Meio e Perigoso. Segue um vídeo incrível dessa aventura.
Última resposta por Gleiseane Martins, -
- 1 seguidor
- 20 respostas
- 55.9k visualizações
Bem galera, sou carioca e considero que a visita ao Pão de Açucar é obrigatória para todos, tanto para turistas, como para cariocas. Aqui, vou mostrar um caminho alternativo para o Pão de Açúcar. Algumas empresas cobram para mostrar este caminho tão fácil (e óbvio) de ser encontrado, mas qualquer um pode fazer esta trilha sem medo. É a maneira mais fácil de se conhecer o Pão de Açúcar de graça (pros que querem economizar na mochilada, ou até mesmo na viagem) e tranquila (pq não tem como se perder, pois tem a trilha é muito delimitada e tem fios para não serem pegos atalhos que façam com os mais "espertinhos" se perderem). Além disso, é muito fácil de subir (várias cria…
Última resposta por gustavo.woltmann, -
- 0 respostas
- 713 visualizações
A trilha (ou apenas subida, já que não é exatamente uma trilha, apesar do mato ao redor...) da torre, como é chamada, por levar até onde estão instaladas as torres de comunicação da cidade, é uma caminhada bem íngreme em alguns trechos, cerca de 3 km que valem pelo caminho e pela paisagem lá de cima, de onde se pode ver toda a cidade e as montanhas que a circundam... Há quem suba correndo, os maratonistas montanhistas, mas andando, mesmo pra quem já é atleta, ainda é uma atividade de esforço razoável... Subi duas vezes, a primeira, mas rápida, o que me deixou muito ofegante, quase tanto quando vi uma enorme linda borboleta azul na subida ou os dois camaleões, os demais pá…
Última resposta por Maurício Façanha,