Trilhas em Santa Catarina
Trilhas em Santa Catarina: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas e trekkings em Santa Catarina
59 tópicos neste fórum
-
- 0 respostas
- 3.4k visualizações
Bom dia pessoal, Sou nova por aqui e também novata nesse mundo maravilhoso de trilhas e trekkings. Nesse final de semana (11 e 12 de agosto) irei fazer o Vale das Pirâmides, em Gão Pará. Alguém conhece ou já esteve por lá? Sou de Porto Alegre/RS, se você está a procura de uma companhia, bem humorada e alegre, vamos juntos? Estou bem empolgada com a ideia da viagem! Até mais..
Última resposta por deniseoliveira100, -
- 2 respostas
- 6.6k visualizações
Travessia Parque Estadual da Serra do Tabuleiro São Bonifácio a Caldas da Imperatriz Localizado em uma região estratégica, única e muito especial da Mata Atlântica, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro possui uma ampla diversidade de habitats. Cinco das seis grandes formações vegetais do bioma Mata Atlântica encontradas no Estado estão representados no Parque. Por essa razão, ele abriga uma biodiversidade ainda maior que seus 84.130 hectares poderiam sugerir. O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ocupa cerca de 1% do território catarinense. Abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São …
Última resposta por gvogetta, -
- 0 respostas
- 4.6k visualizações
Acampamos na Praia da Lagoinha do Leste, em Florianópolis, nos dias 30 e 31/03 e 01/04/18, chegando nela através da trilha que começa no Pântano do Sul. Praia maravilhosa, com um dos visuais mais lindos do Brasil, vale a pena conhecer. No domingo, dia de voltar, subimos no morro da Coroa, que tem uma vista maravilhosa (foto), mas é cansativo para quem não está acostumado, e ficamos muito tempo no mar, que é bem violento e exige muito da musculatura das pernas. Como estávamos com criança e um pessoal que não é muito condicionado para fazer trilha com cargueira, resolvemos voltar de barco. Conversei com o barqueiro, que falou que o último barco sairia as 17 horas. As 15 hor…
Última resposta por lucband, -
- 83 respostas
- 24.9k visualizações
É curioso como funciona o cérebro dos brasileiros, quando vão fazer excusões fora do país respeitam as regras e pagam as taxas, quanto é para fazer o Himalaia, 8 mil dólares só de taxas fora os guias e tudo mais... E aqui acham tudo caro, não querem pagar por acompanhamento, etc, em nosso país somos invencíveis, não procuramos os responsáveis pelos Parques para sermos informados de como as coisas funcionam, e etc daí acontecem casos como o de Aparados da Serra e as famílias desesperadas procuram quem??? os responsáveis pelo Parque, os bombeiros e etc, se uma fatalidade ocorre querem logo achar os culpados. Sugiro a todos que leiam a lei de crimes ambientais e seu decreto,…
Última resposta por torvi, -
- 25 respostas
- 19.2k visualizações
Olá nação mochileira! Relato a seguir uma expedição realizada no feriado de Corpus Christi (23/06 a 26/06/2011) à região da Serra do Quiriri. Está dividida em 2 partes para melhor estruturar o conteúdo, que ficaria muito extenso para um único post. O LUGAR A Serra do Quiriri, outrora conhecida como Serra do Iquererim (ou Iqueririm) e também chamada de Serra Feia (que, diga-se de passagem, de feia não tem nada), localiza-se na região nordeste de Santa Catarina, fazendo divisa com o estado do Paraná, constituindo-se no último trecho da Serra do Mar na região sul do Brasil. Trata-se de uma área circundada por montanhas rochosas, interligadas por uma grande extens…
Última resposta por Augusto, -
Trilha entre a praia da Ferrugem/praia da Barra/praia do Ouvidor/praia Vermelha/praia do Rosa - SC
por Rodrigo Bruxel- 7 respostas
- 22.8k visualizações
A seguinte trilha foi realizada no dia 31/02 juntamente com minha namorada e parceira de pernadas. A caminhada é um conjunto de três trilhas, que fazem a conexão entre cinco praias: Praia da Ferrugem – Praia da Barra – Praia do Ouvidor – Praia Vermelha e Praia do Rosa. Na verdade as duas primeiras praias (Ferrugem e da Barra) não são unidas por uma trilha, e sim divididas pelo canal da lagoa da Ferrugem que desemboca no mar. Abaixo a localização das praias e percurso realizado: Tudo começou quando decidimos ir até o litoral catarinense curtir alguns dias de praia, sendo que teríamos quatro dias de folga. A ideia era apenas de descansar acompanhado de algumas caip…
Última resposta por Pierin, -
- 1 resposta
- 1.7k visualizações
Amigos Alguém sabe de Dizer se é possível realizar travessia por alguma trilha no parque com pernoite na trilha (acampamento) pelo menos uma noite??? valeu garela obrigadoooo
Última resposta por ElisaFS, -
- 1 resposta
- 2.3k visualizações
Olá Mochileiros, estou prestes a realizar uma travessia da Fazendo do Alto Quriri, de onde partiremos para o Marco da Divisa PR-SC, seguindo o roteiro: Pedra da Divisa - Pedra da Tartaturga - Padre Raulino - Pedra do Lagarto - Garuva, mas para planejar estou precisando de kml/gpx desses trajetos. Tenho necessidade principalmente da rota da fazzendo Alto Quiriri até o Marco e do Marco até a Perda da Divisa, a partir daí tenho rotas, mas qualquer ajuda e dica é de interesse. Obrigada desde já
Última resposta por Otávio Luiz, -
- 0 respostas
- 1.3k visualizações
Galera estou em Floripa e já fiz três Trilhas! Caminho dá costa de Lagoa ao canto dos Araçás. Trilha do Gravata Trilha do Moçambique ao canto das Aranhas. Quero fazer outras... Algum aqui na ilha? Quem topa? Meu wts 12997094031
Última resposta por Lucianaolis3, -
- 0 respostas
- 7.2k visualizações
A região de Balneário Camboriú, não se resume apenas a praias e baladas. A mata atlântica na cidade vizinha Camboriú, atrai as visitas principalmente para o Pico da Pedra e a Cachoeira dos Macacos. Ao subir o Pico da Pedra, pode se ter uma visão privilegiada do litoral catarinense. Também conhecido como Pedra da Gurita ou Bico da Pedra, está situado no Morro da Congonha em Camboriú, com altitude de 680 metros. É um ponto de observação tão amplo, que foi estratégico durante a Segunda Guerra Mundial, quando foi utilizado pelo Exército Brasileiro. Em tempo aberto, como aconteceu conosco, é possível avistar até Florianópolis, Balneário Camboriú, Itapema, São Francisco do…
Última resposta por Rota Terrestre, -
Travessia Serra do Tabuleiro SC - JUL/2015 - (São Bonifácio - SC / Caldas da Imperatriz - SC) - Equipe Romoaldo
por renatogromano- 0 respostas
- 2.8k visualizações
Equipe Romoaldo de Trekking e Montanhismo - Relato Travessia da Serra do Tabuleiro Para melhores detalhes acesse : http://equiperomoaldo.blogspot.com.br/ Introdução Essa trilha foi feita por 4 amigos que estudam juntos na Universidade de São Paulo (USP), sendo Diego Alvarez - graduando em Ciências da Computação pelo IME, Leonardo dos Santos - Graduando em Ciências Humanas pela FFLCH, Renato Gamba - Graduando em Oceanografia pelo IO e Victor Honda - Graduando em Letras pela FFLCH. Essa foi nossa primeira travessia juntos e nela fundamos a Equipe Romoaldo de Treking e Montanhismo. Foi feita entre os dias 20 e 24 de julho, em pleno inverno do hemisf…
Última resposta por renatogromano, -
- 0 respostas
- 2k visualizações
Olá Pessoal este está sendo meu primeiro relato, espero que gostem da leitura e que de alguma maneira os ajudem. Em outubro de 2014 tive a oportunidade de fazer a trilha do Monte Crista, localizada no município de Garuva em Santa Catarina, são aproximadamente 960 metros acima do nível do mar. A entrada para a trilha se dá nas proximidades da BR 101 próximo a Balança já em Garuva. Na entrada tem um totem, que auxilia muito na localização. Após uns 2,5 Km chega-se ao início propriamente dito da trilha. Em 2014 quando fiz a trilha não a documentei, contudo, conversando com outros colegas aventureiros surgiu a ideia de refazer a trilha neste ano. Nos dias 22 e 23/…
Última resposta por Josié Paulo Lourenzetti, -
- 2 respostas
- 34k visualizações
Olá galera! Fiz a trilha até o Castelo dos Bugres na região da serra da Dona Francisca próximo a Joinville e gostaria de compartilhar com vocês. A trilha parte do km 33 da rodovia SC 418 (google maps). Depois de subir a serra Dona Francisca, paramos neste ponto em uma borracharia do lado direito. Deixamos o carro neste local e começamos a caminhada a partir da borracharia. Da borracharia seguimos pela rodovia até uma entrada que tem no lado esquerdo. Tem um container na entrada e placas informativas da trilha. Um pouco antes desta entrada existe uma outra que também chega até o castelo, porém me falaram que para quem não conhece muito é mais fácil de se perder. A tril…
Última resposta por ffabioh, -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
Simplesmente sensacional voltei com a pergunta esse lugar realmente existe?????um final de semana maravilhoso, onde eu super indico para aqueles que desejam fugir dessa loucura que que se chama " mundo" sei que algumas fotos expressarão bem melhor o que quero dizer então lá vai, albergue nota 1000, guia sem palavras e o que dizer do lugar???voltarei o mais breve possível!!!!Valeu ::otemo::UBIRICI/ALBERGUE RIO CANOAS/
Última resposta por Monique Evans Abreu, -
- 18 respostas
- 14.5k visualizações
O meu retorno para Urubici foi mais rápido do que o esperado, e no feirado do dia 12/10 lá estava eu para fazer a trilha do Canion Espraiado. Tinha combinado com o Sérgio, da Graxain Turismo que se alguém marcasse essa trilha ele me ligaria e eu iria correndo pra Urubici, e foi o que aconteceu. Ele me mandou um e-mail na quarta informando que tinha um grupo de Curitiba que marcou a trilha e na quinta as 20:30 eu estava em Urubici. Neste dia fiquei na pousada Café no Bule (R$100,00 o casal), mas não recomendo. O chuveiro era horrível, o pior banho que tomei na minha vida. A água até era quente, o problema era sair água daquele chuveiro. Sem condições. A cama e o café e…
Última resposta por rafael_santiago, -
- 3 respostas
- 7.8k visualizações
Boa noite! Sou nova no fórum, tava dando uma olhada e não encontrei nenhuma informação sobre trilhas em Itajaí, o mais perto que encontrei foi Balneário. Já dei uma olhada no Parque do Atalaia, na Praia Brava e tal, é bem bonito, mas são lugares em que não é difícil encontrar bastante gente... Quero trilhas mais extensas, fechadas... Ou que pelo menos não sejam tão movimentadas... Alguém pode me ajudar?
Última resposta por SSGDC, -
- 1 seguidor
- 10 respostas
- 9.9k visualizações
Praia da Solidão As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/CircuitoDeTrilhasNoSulDeFlorianopolisSCMai13. O tracklog está aqui: Circuito no sul de Floripa - Pântano do Sul, Naufragados e Lagoinha do Leste.gpx 1º DIA: DE PÂNTANO DO SUL A NAUFRAGADOS, CAIEIRA DA BARRA DO SUL E PERNOITE NO PASTO DE VOLTA AO SAQUINHO No Terminal Central - TICEN (ao lado do mercado municipal, no centro de Floripa) peguei às 7h57 o ônibus "Rio Tavares-direto" (nº 410), que chegou ao Terminal de Integração Rio Tavares (TIRIO) às 8h13. Ali mesmo, sem pagar outra passagem, peguei o ônibus "Pântano do Sul", que saiu às 8h30 e chegou às 9h ao ponto final, na Costa…
Última resposta por cypriano, -
- 1 resposta
- 13.2k visualizações
A cerca de 50 km ao sul de Florianópolis encontraremos duas joias do litoral sul: a Praia da Pinheira e a Guarda do Embaú. São praias famosas, mas nem todo mundo conhece a trilha que liga as duas percorrendo um trajeto de grande beleza e quase sem sinais de interferência humana. Trilha da Praia da Pinheira à Guarda do Embaú - SC O ponto de partida dessa trilha em meio a lindos costões que se projetam sobre o mar azul é a Praia de Cima, uma espécie de "subdivisão" da Pinheira. A partir de lá se inicia a trilha pelo morro localizado junto à Ponta das Andorinhas, seguindo então rumo à pequena praia do Maço. Logo adiante, uma vista panorâmica da min…
Última resposta por pereiraoz, -
- 11 respostas
- 16.7k visualizações
Esse é um relato da travessia que eu, a Márcia e o Jorge Soto fizemos nos dias 23, 24, 25 e 26 de Agosto/2007 em um trecho da Serra Geral e outro trecho da Serra da Anta Gorda, próximo ao município de Urubici, em SC, passando ao lado de paredões, penhascos e inúmeros platôs. Pegamos dias de muito Sol nos primeiros dias e quase no final da travessia o tempo fechou completamente e com isso tivemos que mudar nossos planos. Uma parte dessa caminhada também é conhecida como Travessia Campo dos Padres. Fotos dessa caminhada: Sempre me faltou uma longa travessia pela Região Sul do país. Pico do Paraná que eu já fiz não chega a contar muito porque é uma trilha …
- 27 respostas
- 25.9k visualizações
Sou de Santa Maria bem no centro do RS e fiquei sabendo desta bela serra através de um relato do Jorge Soto. Comecei meu planejamento e busca de informações já em janeiro de 2010, afinal 977 Km de distância (só ida), me separavam do local desta travessia. Planejamento feito e previsão do tempo checada (prevista uma garoa apenas no sábado), fomos no dia 23/07/2010 via Porto Alegre, Florianópolis até a cidade de Navegantes SC onde pernoitamos. Dados da Travessia Monte Crista - Morro Garuva: Percurso: 35,961 Km a pé Altimetria: aclive acumulado de 1860 metros e declive acumulado de 1828 metros. Altitude mínima de 9 metros e altitude máxima de 1395 metros. Carta…
Última resposta por dipoffo, -
- 1 resposta
- 9.9k visualizações
A muito tempo estava programando para conhecer a rota das cachoeiras e nunca dava certo. A rota das cachoeiras fica dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural Emílio F. Battisttela na cidade de Corupá SC. Sendo que a RPPN é administrada pela Associação de preservação e ecoturismo "Rota das cachoeiras" - APERC, desde 1999 e foi reconhecida pelo Ibama como Unidade de conservação em 04/2002. Possui 14 cachoeiras, sendo que a última tem 125 metros de altura, bastante utilizada para a pratica de rapel. A natureza poderá ser observada a partir de duas trilhas: - Trilha passa águas: Nessa trilha é possível percorrer observando todas as 14 cachoeiras. …
Última resposta por ElaineCristina, -
- 3 respostas
- 5.1k visualizações
Link desta postagem: http://montanhoso.blogspot.com.br/2012/04/trilha-costeira-de-zimbros-bombinhas-sc.html'>http://montanhoso.blogspot.com.br/2012/04/trilha-costeira-de-zimbros-bombinhas-sc.html 18.03.12 Download do aquivo para Google Erth Ficha Técnica: Dificuldade: Fácil / Moderado Distância: 8 km – ida e volta Pontos de Interesse: - Praia de Zimbros; - Praia do Cardoso; - Praia da Lagoa; - Praia Triste; - Praia Vermelha; - Cachoeira Praia Triste. Quem pode ir: Dado a dificuldade arrisco dizer que qualquer pessoa com pouco preparo físico é capaz. Localização: A trilha costeira de Zimbros inicia-se no final da praia de mesmo nome, locali…
Última resposta por Daniel_SC, -
- 12 respostas
- 3.8k visualizações
"Embora seja pouco conhecida, muitas pessoas já fizeram essa travessia, algumas até compartilharam sua experiência aqui no Mochileiros. Foi através do relato do Augusto e com informações do Jorge Soto que realizamos a travessia pela primeira vez em 2010. Muito obrigado a esses dois grandes trilheiros! Gostei tanto do lugar que voltamos em 2012, dessa vez muito mais emocionante. Tentei ser o mais rico possível em detalhes pra ajudar aqueles que pretender encarar os platôs. Abraço a todos!!!" Saiba mais sobre a travessia. Fotos, dicas, download do arquivo kml e muito mais: http://montanhoso.blogspot.com.br/2012/ ... al-sc.html [align=] Ficha Técnica Dificu…
- 8 respostas
- 24.6k visualizações
Bom pessoal, abri este tópico como mais uma opção de roteiro para quem vier visitar está bela cidade. Para amantes de trilha, acho imperdível se deparar com uma Florianópolis selvagem e menos badalada. A trilha do Gravatá começa em uma entrada de concreto no morro da mole, entre a avenida rendeiras (Lagoa da Conceição) e a praia mole. São aproximadamente 30 minutos de trilha até chegar à inóspita praia do Gravatá, uma das mais virgens e belas da cidade. Eu quando faço opto quase sempre pela em ir de bike, apesar de que há muitas pedras no caminho e dificulta um pouco. A praia é bem pequena, mas ao final dela existe um outro morrinho, e subindo ele se encontrará paisag…
Última resposta por angelvas, -
- 9 respostas
- 9.1k visualizações
Monte Crista é localizado as margens da BR 101 no Municipio de Garuva,faz parte da cadeia de montanhas da serra do mar tem a altura de 965 metros.A trilha se estende aproximadamente em 7 km até o cume mais ou menos 7 horas de subida ingrime com muitos obstaculos. Me superei e fiz em 5 horas com duas paradas para abastecer as energias. Iniciando a trilha depois da travessia da ponte pensil caminhando por 15 minutos cheguei as margens do rio cristo.Atravessei ele sem grande dificuldade por ser um rio raso quando não esta chovendo. cerca de 40 minutos depois a trilha se divide em uma bifurcação trilha da esquerda seria sem muita dificuldades,porem mais …
Última resposta por Otávio Luiz, -
- 2 respostas
- 3.4k visualizações
Destino : Praia da Lagoinha Do Leste 2h :30m tempo de ida, variando entre subidas e descidas Chegando na Praia informado sobre o Morro da Cora sendo mais 1h e 20 m de subida : chagando a praia descanso por 30 minutos e segui para Morro da Coroa Morro da Coroa apartir de agora dispénsa comentarios segue as fotos deste lugar paradísiaco, pq Morro da Coroa Lagoinha do Leste no Google Earth : Para quem vir a Florianópolis , fica a dica Pousada Pedra Branca ,proxima ao local e com otimos serviços: è Isso aí espero que Curtão a Dica. Fabio Luiz
Última resposta por fabioluiz357, -
- 8 respostas
- 8.1k visualizações
Falla Mochileirossssssss .... Cada vez q viajo pelo brasil me surpreendo com um lugar diferente, desta vez tive a oportunidade de conhecer Florianopolis ... Rolou um evento da Igreja Bola de Neve, no Costão do Santinho, mas como bom mochileiros ... acampei do lado ... ate consegui invadir uma dia ... comer de graça e talz [não q isso seja certo ;D ] ... Mas ficou marcada essa trip, conheci pessoas especiais, um Rippie Peruano Cristão ... Joaquim ... q me ensinou fazer umas pulserinhas de macrame ... mto stylera ... mas esse relato è sobre a travessia da Ponta do Gravatá, saindo da Praia da Joaquina, sentido à Praia Mole ... A Praia da Joaquina ja é um lugar Par…
Última resposta por Filipe Salese, -
- 0 respostas
- 1.4k visualizações
Incrivel amigos.. o lugar eh muito lindo cachoeiras corredeiras, trilhas muito bom mesmo espero voltar la de novo... assistan o video...
Última resposta por tedy, -
- 2 respostas
- 4k visualizações
Olá pessoal, Eu disponibilizei no meu site o roteiro da caminhada que eu fiz com o grupo Loucos por Trilhas (www.loucosportrilhas.com.br) para aqueles que estejam interessados em fazer lá terá boas dicas, mas eu não escrevi um relato, mas estou disponibilizando o roteiro que eu marquei com o GPS o que já resolve o problema para quem viaja usando o GPS como eu. O endereço do site é: www.adonai.eti.br caso alguem precise de mais informações pode me escrever que eu dou as dicas sem problema. Adonai S. Canêz
Última resposta por adonaicanez,