Trilhas no Rio Grande do Sul
Trilhas no Rio Grande do Sul: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas e trekkings no Rio Grande do Sul
55 tópicos neste fórum
-
- 2 respostas
- 4k visualizações
Falaaaaa Mochileiros! Mais um vez fazendo uma visita a Ferrovia do Trigo.. Depois de uma semana de muita chuva na Serra Gaúcha, encaramos uma trip no sábado, dia 18 de Julho, onde São Pedro deu uma trégua e nos ajudou na caminhada. Partimos a indiada pontualmente às 6:30, acessando os trilhos próximo à linha Colombo (Guaporé), por meio de um viaduto rodoviário. Na mesma semana, foram feitas diversas manutenções ao longo da Ferrovia, como troca de dormentes e limpeza das encostas. Após alguns km, nos deparamos com a famosa Mula Preta, como sempre, botando uma pressão no primeiro contato com quem não à conhece.. heheheh! (Haviam dois colegas que não co…
Última resposta por Boschi33, -
Dois dias pelos cumes e cristas das montanhas - Rio Grande do Sul, próximo a Praia Grande, Mampituba e Três Cachoeiras
por henrique.lammel- 3 respostas
- 3.6k visualizações
Não tenho dúvidas que a caminhada pelas cumeeiras é uma das travessias mais bonitas e exigentes do Rio Grande do Sul. Exigente pela inclinação das trilhas de subida e descida e os 30 quilômetros, percorridos em dois dias. Bonita, pela vista que se tem dos cumes e cristas das montanhas e dos cânions Josafaz e Pedras Brancas. Em todo caso, um ótimo programa para o final de semana, de fácil logística e relativamente barato (gastamos R$ 120, com transporte de ida e volta de Porto Alegre e resgate ao fim da trilha). Não indico o trekking para quem tem medo de altura, pelos vários penhascos pelo quais se passa. Vale lembrar que há muitos bois e porcos soltos e selvage…
Última resposta por Prado93, -
- 0 respostas
- 1.7k visualizações
Hoje saí decidido a desbravar alguma trilha, e, como no relato anterior eu já havia mencionado, estou treinando para subir o Pico Paraná, montei na moto e rumei em direção à Maquiné/RS, onde há um complexo de montanhas e vales, com cascatas e vegetação praticamente intocada. Logo que passei o túnel do novo trecho da 101, virei à esquerda e desci na antiga 101, e logo que cruzei o viaduto virei à esquerda novamente, em uma estrada chamada de Linha Leopoldo Rael (informação que obtive de uma moradora do local). Continuei de moto na estrada de chão até que fosse impossível de prosseguir, ocasião em que estacionei a moto no canto da estrada, guardei algumas coisas no …
Última resposta por lucasgamaral, -
- 0 respostas
- 3.7k visualizações
Começando no mundo do trekking, decidi fazer o Morro das Pedras Brancas, que fica em Maquiné/RS. Descobri a trilha pelo Wikiloc e, depois de procurar algumas informações na internet e descobrir que nada existia, a não ser o próprio Wikiloc, rumei, no sábado, dia 27/08/2016, para a região. Na verdade, tudo começou com o Pico Paraná. Estava no facebook vagando, sem ter o que fazer, quando vi que um amigo havia postado fotos de um lugar extraordinário, lindo, exótico e selvagem (como as aves raras do Alcemar kkkkk). Enviei uma mensagem para ele, que em resposta me informou que era o famoso Pico Paraná, que ficava próximo à Curitiba, em Antonina/PR. Deste então passei a …
Última resposta por lucasgamaral, -
- 0 respostas
- 1.7k visualizações
:?Pessoal meu nome é Monique tenho 29 anos [attachment=0]1455654740801.jpg[/attachment], sou novata em trilhas , mas tenho um desejo enorme em fazer um mochilao no Sul , sou carioca de nascimento , mas gaúcha de coração, nunca fui ao sul . Gostaria muito de saber por onde começar, quanto gasta +ou - e o que se precisa para fazer um mochilao, digo coisas mesmo , para sobreviver esses dias. Muito obrigada a esse site que encontrei maravilhoso, vcs estão de parabéns!
Última resposta por Monique Almeida, -
- 0 respostas
- 1.5k visualizações
Buenas Galera, Estou planejando fazer a travessia da Ferrovia do Trigo Antes do carnaval, entre Muçum e Guaporé. Em 2 ou 3 dias. Ainda não tenho nenhum parceiro, mas vou estar de férias neste mês, pretendendo fazer a trekking de 60km. Saindo de porto alegre dia 02 e retoena dia 05. To aceitando dicas e parceria pra ir junto. Valeu.
Última resposta por ghubeda, -
- 100 respostas
- 37.6k visualizações
Olá pessoal Meu nome é Claudio, moro em Porto Alegre e gostaria de participar de um grupo de trekking aqui na região. Não conheço muitos lugares para realizar esta atividade. Entrem em contato. Um abraço
Última resposta por patricia.amoretti, -
- 22 respostas
- 9.7k visualizações
Desde que descobri a existência de Cambará do Sul (RS) em 2011, morria de vontade de ir pra lá. No início de fevereiro/2014, consegui realizar mais esse sonho. Como comprei passagens em cima da hora, o preço não estava suuper, mas também não foram absurdas. Paguei 335 reais ida e volta por Guarulhos (SP) pela Avianca. A princípio ia viajar sozinha e calculei quatro dias de viagem pra poder chegar em Porto Alegre (RS) na sexta e pegar o ônibus pra Cambará no sábado, às 6h da manhã (é o único horário da rodoviária!!). Parece que de Cambará pra POA saem dois ônibus diários, um pela manhã e outro no início da tarde. Maaas, alguns dias antes de embarcar, meu pai…
Última resposta por Adalberto Betti, -
- 12 respostas
- 11.8k visualizações
Ferrovia do Trigo/ Guaporé à Muçum Olá! Depois do mochilão Bolívia/ Peru 23 dias (4-gauchos-23-dias-bolivia-peru-t83067.html) havíamos feito mais dois acampamentos em Tapes, com duração de 2 dias, mas nada comparado com essa trip pela ferrovia do trigo. A vontade de conhecer o Viaduto 13 sempre foi do Rafael e cogitamos em ir lá de carro, tirar umas fotos e voltar.. Então comecei a pesquisar alguns relatos (não há muitos pq realmente o lugar é bem inóspito e depois se vê que não é qualquer um pra fazer todo esse trajeto). Mas o desafio de fazer 50 Km e os mais de 20 túneis e viadutos que tinham pelo caminho me motivou a convencer o Rafael.. E ele aceitou! Aproveitamos …
Última resposta por Roberta Andersson, -
- 22 respostas
- 14.4k visualizações
Após a leitura dos diversos relatos aqui do site sobre a Ferrovia do Trigo, consegui juntar mais 3 amigos e partir para Muçum na sexta feira, dia 25 de junho, ignorando todas as previsões de tempo. Na sexta feira chovia muito, e choveu durante toda a viagem até Muçum. Chegando na cidade, nos dirigimos até o hotel Marchetti, onde ficamos em quartos individuais ao preço de R$ 30,00 por pessoa, e saímos em busca de uma boa janta.Aproveitamos para tirar uma foto na entrada da cidade. Cerca de 100 metros do hotel existe uma pizzaria, e resolvemos encarar... Havia uma festa de aniversário, e as crianças quase nos deixaram surdos com suas mini-vuvuzelas. Duas pizzas grandes,…
Última resposta por armorines, -
- 16 respostas
- 9.8k visualizações
e ae Existe na serra entre Veranópolis e Bento uma estrada de ferro, que percorre toda a serra, já desativada (eu acho) com tuneis, paisagens, vilazinhas... Estou pensando em fazer essa estrada a pé, sair de um ponto e percorrer todos os trilhos até outro ponto, mas não tenho nenhuma informação de onde vai dar esses trilho, como é percorrer, os pontos de sair, como fazer enfim não tenho nada. Alquem já fez esse caminho ou tem alguma informação? Abraço mochileiros :'>
Última resposta por Marcos Reyes, -
- 7 respostas
- 3.7k visualizações
Fala galera! Depois de um ano desde o último trekking na ferrovia, no dia 12/07 matamos a saudade.. Fizemos apenas um trecho de aprox. 24km, saindo de Guaporé até o Viaduto 13. Partimos da linha Colombo (8km de Guaporé), onde acessamos os trilhos junto à um viaduto rodoviário. Nos primeiros Kms, ainda escuro, nos acompanhava uma bela lua cheia. Após o primeiro túnel, já tínhamos os primeiros raios sol. Apesar da luminosidade, muito da paisagem estava escondida devido à forte neblina. Na maioria dos túneis, haviam grande presença de água, principalmente nas laterais e entradas, isso devido às semanas anteriores de muita chuva. Dois dos no…
- 8 respostas
- 4.9k visualizações
Fala Mochileiros! Esta faz um boooom tempo que fiquei de fazer o relato.. Nos dias 29 e 30 de Março/13 fizemos o famoso Trekking na Ferrovia do Trigo, saindo da estação de Muçum até o Cristo em Guaporé. Saímos em torno de umas 06:30 com bastante neblina, onde nos primeiros 3km encontramos alguns moradores fazendo a famosa colheita da marcela. Com a ausência do sol, a caminhada se tornava mais fácil, porém escondia muito da bela paisagem. Com o tempo a neblina foi se dissipando, mostrando melhor os vales.. Como era o primeiro trekking neste trecho, estávamos bastante impressionados com os viadutos e túneis, onde dentro de um deles, resolvemos…
Última resposta por Guilherme guerra, -
- 45 respostas
- 58.2k visualizações
Oi, Galera! Há tempos, havia lido alguma coisa aqui na comunidade sobre a travessia Guaporé-Muçum, e fiquei louco quando, pesquisando mais sobre o assunto, assisti uns vídeos sobre o V13, maior viaduto ferroviário das Américas. Decidi realizar a travessia e comecei a convidar os amigos e coletar informações para um roteiro. Dois amigos toparam a aventura, Lairton e Zé. Resolvemos fazer a travessia em sentido contrário iniciando em Muçum e terminando em Guaporé, pois seria mais fácil conseguirmos carona na estrada de ida até Muçum e voltarmos de ônibus de Guaporé, já que estaríamos cansados, sujos e fedidos demais para esperar carona na estrada. Acabamos fazendo o con…
Última resposta por bp.evandro, -
- 13 respostas
- 6.5k visualizações
[align=justify][t1]Travessia Feitor Faé – Jaboticaba[/t1] Quinta-feira 06.01.11. Já era tarde quando recebi, pelo skype, o convite de meu amigo Geancarlos para uma pequena travessia. Ele havia comprado uma mochila nova e queria testá-la. Como havia apenas o final de semana para tal, decidimos por caminhar entre três estações ferroviárias de um pequeno trecho do Tronco Principal Sul (TPS). O TPS, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes, entre os anos de 1963 e 1965. Uniu as cidades de Mafra e Lages em Santa Catarina – daí o nome da linha Mafra-Lages – e foi construída pelo 2º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro. Esse trecho transpor…
- 6 respostas
- 4.6k visualizações
Fala Pessoal! Dia 27/07/13 fizemos um trekking de aproximadamente 20km partindo do Camping Dalsasso em Protásio Alves até Vila Flores. Iniciamos a caminhada na entrada do Túnel 56 às 7:00h da manhã com temperatura de 2º Após algum tempo de caminhada chegamos ao primeiro viaduto (Barra Mansa) Neste trecho existe a placa comemorativa dos 1000 km de linhas férreas construídas no Rio Grande do Sul. Túnel 57 Viaduto sobre Arroio Primavera Este percurso possui vários paredões junto aos trilhos. Viaduto sobre a junção dos Rios Prata e Turvo Em torno de 12:20 chegamos à estação Feitor Faé, onde resolvemos almoçar. De repente ou…
- 1 resposta
- 2.6k visualizações
Olá,sou novo aqui no site e vou colocar algumas fotos do Pico do Marumbi em Morretes. Com muitas paisagens lindas e de tirar o folego. Começei a subida as seis da manha e cheguei no topo do Olimpo as nove da manha,nao deu pra pegar o nascer do sol,o que me deixou com muita vontade de voltar outro dia,pra tentar pegar o sol nascendo. Bom,imagens valem mais que mil palavras. Confira ai minhas fotos.
Última resposta por adilsoncypriano, -
- 0 respostas
- 1.7k visualizações
Pessoal, Alguém tem tracklogs ou coordenadas da trilha do cânion do funderão? Faz um bom tempo que procuro informação e ou tracklogs dessa trilha, e não encontro nada concreto. Ela fica em Aratinga RS próximo a roto do sol. Abraço Adrian
Última resposta por Karcos, -
- 0 respostas
- 2.3k visualizações
Já faziam uns bons anos que tinha vontade de fazer essa trilha, e nunca rolava oportunidade. Ano passado convidei um colega de trabalho para fazer a trilha e vinhamos nos planejando desde então, mas a coisa foi ficando, e finalmente agora conseguimos fazer a travessia, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2013. Segue o relato de como foi a experiência. Dia 14 (quinta-feira): Pegamos um ônibus na rodoviária de Porto Alegre com destino a Guaporé às 18:30, valor de pouco mais de 40 reais por pessoal. Ônibus semi-direto, viagem longa, parando em várias cidadezinhas no caminho. Chegamos no nosso destino eram por volta de 21:30. Seguindo a indicação feita pelo pessoal aqui…
Última resposta por mauariza, -
- 11 respostas
- 3.2k visualizações
Colegas aventureiros, Estamos de partida para uma travessia na próxima semana (meio de julho) para a região Sul, à Serra Geral. Nossa dúvida está entre: Opção 1: cânion Fortaleza, rumo Norte, até estrada da Serra da Rocinha, entre S. J. Ausentes e Timbé do Sul (não temos tracklog, e os mapas do local são horríveis!). Opção 2: saindo de Urubici (Morro da Igreja), rumo Sul, até o mirante da Serra do Rio do Rastro (temos tracklog). Alguma dica, ou jogamos a moeda pro "cara ou coroa"? Valeu! Fabio
Última resposta por jbgl, -
- 1 resposta
- 1.4k visualizações
Blz Pessoal, levei exatos dois meses para escrever o relato, não sou um escritor muito rápido, mas finalmente terminei o relato de uma das melhores caminhadas que eu já fiz, o relato ficou um pouco longo, mas espero que consiga passar para os leitores o quando o lugar vale a pena. O relato esta disponível nesse link no meu site: http://www.adonai.eti.br Abraços Adonai S. Canez
Última resposta por Pericles David, -
- 5 respostas
- 5.8k visualizações
Pessoal Apos iniciar o assunto no topico http://www.mochileiros.com/ramal-bento-jaboticaba-uma-travessia-por-um-lugar-que-acreditem-ja-teve-transito-ferreo-t42927-30.html#p522744, migramos para este aqui afim de organizar melhor os assuntos e manter cada qual em um tópico único. A questão levantada lá no outro topico era sobre a existencia de uma vila de operarios que trabalharam na construção do Tronco Pricipal Sul (TPS) , ferrovia que liga o RS ao Centro Oeste, construida pelo Batalhão Ferroviario do Exercito Brasileiro entre 1950 e 1972. As obras do trecho em questão foram tocadas pelo Primeiro Batalhão Ferroviario, com sede na época em Bento Gonçalves. Este b…
Última resposta por celonet, -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
Olá pessoal. estou planejando sair de bento gonçalves e ir pelos trilhos de trem ate carlos barbosa. alguem ja realizou isso?alguma informação ...distancia ...e tudo mais... desde de ja agradeço.
Última resposta por rodrigo30, -
- 4 respostas
- 9.1k visualizações
Como estreante, gostaria de relatar uma das trilhas feitas no ano de 2007 em Maquiné RS, com um grupo de estudantes. O local da trilha , no distrito de Barra do Ouro, é uma das poucas áreas preservadas de Mata Atlântica que sobrou aqui no RS. A trilha, de um dia, incluiu a cascata do Garapiá ( com direito a banho) e o vale do Cantão. [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100708221008.jpg 500 375 Legenda da Foto]Trilha molhada Durante a caminhada se atravessa os arroios com suas pontes de concreto[/picturethis] O contato direto com a natureza, o visual fantástico de uma mata bem preservada fez esquecer o cansaço e criou o desejo de retornar, mas…
Última resposta por tiagoj, -
- 9 respostas
- 9k visualizações
CABRUM! Acordei com o forte estrondo. A mata estava em silêncio. A seqüência de trovões não dava margem para dúvida: a previsão errara, e por ali passava mais um temporal, o que já se tornara lugar comum no Rio Grande do Sul. Abri a porta da barraca e espiei. O céu do Uruguai, logo à frente, ardia numa tempestade elétrica, transformando, por momentos, noite em dia. Fechei a barraca e me recostei no travesseiro inflável, ao mesmo tempo em que fechava os olhos, antevendo o tamborilar da chuva no nylon espichado. Seria uma ótima noite. O dia começara cedo. Antes das 7 da manhã eu saltei da cama, em Quaraí, fronteira do RS com o Uruguai, e tomei um mate com o Tio. C…
Última resposta por Cacius,