Trilhas no Rio Grande do Sul
Trilhas no Rio Grande do Sul: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas e trekkings no Rio Grande do Sul
55 tópicos neste fórum
-
- 2 seguidores
- 1 resposta
- 385 visualizações
A trilha, quando completa, terá cerca de 170 km. Em 2023 foi inaugurado o primeiro trecho, que vai da Fundação Marona ao Polo Educacional do Rincão do 28. Este ano, a segunda etapa será do Polo do 28 a Quaraí, com um percurso adicional de 10 km, aumentando a experiência de imersão na natureza e na cultura local. Leia mais: https://www.alegretetudo.com.br/trilha-caminho-do-pampa-avanca-com-imersao-em-meio-a-natureza-e-cultura-local/#goog_rewarded
Última resposta por gravar, -
- 2 seguidores
- 5 respostas
- 945 visualizações
Boa noite caros Mochileiros! pretendo fazer o trekking do cassino em setembro junto com um amigo de longa data. Se houver interessados bem preparados para o trecho, sintam-se convidados.
Última resposta por BanditHawk, -
- 1 seguidor
- 5 respostas
- 854 visualizações
Ola, meu nome e Cristiane, estou buscando pessoas para fazermos trilhas e travessias. Quem tiver interessado e só chamar no WhatsApp. Podemos criar um grupo também. (51) 98112-7176. att.
Última resposta por CristianeRJO, -
GRUPO PARA FAZER TRILHA NO RS 1 2
por Visitante- 18 respostas
- 5.3k visualizações
BOA TARDE....ESTOU A PROCURA DE AVENTUREIROS QUE GOSTEM DE FAZER TRILHAS E ACAMPAMENTOS EM LUGARES MAIS DESAFIADORES... VAMOS MONTAR UM GRUPO
Última resposta por Alex Reis92, -
- 46 respostas
- 27.3k visualizações
Este tópico é um resumo de informações sobre o Trekking da Ferrovia do Trigo
Última resposta por Will_Brum, -
- 0 respostas
- 539 visualizações
Boa Noite! Estou procurando pessoas para fazer a TRILHA DO BOI em Barra Grande, quem se interessar e so da um Oi.
Última resposta por CristianeRJO, -
- 4 respostas
- 1.2k visualizações
Procuro grupo ou parceiro para fazer a travessia Cassino x Chui.
Última resposta por Neyber Junior, -
- 0 respostas
- 544 visualizações
Ola Galera, Vou fazer a travessia do cassino chui a pe na ultima semana de outubro (dia 22 ou 23)... Procurando parcerias para essa aventura.... Segue meu whatsapp 11-984525948 https://www.instagram.com/neyberjrr/
- 2 respostas
- 825 visualizações
Procuro parceir@ para fazer a travessia Cassino x Chuí no fim de outubro ou início novembro.
- 3 respostas
- 893 visualizações
Eai pessoal, final de Junho (2020) vou fazer a travessia desde o molhes do cassino até a barra do chui. Eu vou sim ou sim, mas se alguém quiser acompanhar, é só avisar.
- 1 resposta
- 630 visualizações
E AI GALERA VOU FAZER AQUELA AVENTURA CHUI A CASSINO, VOU FAZER TODO O TRAJETO DE CARRO SOZINHO SE ALGUÉM IR PARA PARTICIPAR SEJA BEM VINDO?
Última resposta por Baidk, -
- 1 resposta
- 5.1k visualizações
Sempre acompanho os relatos aqui na Página, imaginando um dia poder fazer alguma dessas viagens e trilhas. Não encontrei nada menos justo do que contribuir compartilhando o relato de uma trilha que fiz com minha namorada e um casal de amigos. A principio iriamos com um grupo para a Ferrovia do Trigo, porém ficamos sabendo que o local foi fechado para visitações (acho que na verdade sempre foi, porém agora possui fiscalização). Ficamos bem tristes, estávamos bem empolgados, mas fazer o que?! Então eu e meu amigo Adriano decidimos procurar algum lugar próximo a nossa cidade (Três Coroas - RS) para podermos ir, meio que de última hora. Lembramos do Parque das 8 Cach…
Última resposta por gustavo.woltmann, -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
Galera, fizemos 2 trilhas (pequenas) em Caçapava do Sul, uma delas nos documentamos em vídeo. Ficamos em um camping e de verdade, lugar espetacular. Parque municipal da pedra do segredo., tem 3 trilhas, 2 curtas e uma mais longa, que infelizmente acabamos não fazendo. O camping que ficamos foi Chácara do forte, anfitriões muito atenciosos e simpáticos, excelente estrutura, no camping tbm tem uma trilha pequena, 1.5 Km até uma cascata. Na nossa ida na pedra do segredo nós documentamos em um vídeo, vou deixar o link aqui, se gostarem se escrevam la, tem outros videos do lugar tbm, obrigado. Pedra do segredo - Caçapava do Sul
Última resposta por Xevete, -
- 1 resposta
- 942 visualizações
Eaii, procuro parceiro para trilha que inicia na cidade de Morrinhos do Sul em direção canyon Tajuva ate Canyon Josafa na cidade de Itati na rota do sol da serra gaúcha. Trilha relativamente longa, mas da pra fazer em um dia.
Última resposta por JulianoGarciaMG, -
- 0 respostas
- 722 visualizações
Olá, alguém conhece algum grupo de trilha e trekking aqui no Rio Grande do Sul.....Poa e região? Enfim....se alguém puder me indicar ou tiver afim de fazer algum.... Procuro parceria pra trilhas e trekkings aqui pela região. Abraço!
Última resposta por JulianoGarciaMG, -
- 0 respostas
- 705 visualizações
Olá pessoal! Alguém afim de fazer o caminho das Cumeeiras no final de semana de 15 e 16/02?
Última resposta por jlindener, -
Bem, resolvi escrever este relato depois que li o relato do Cacius, que está sempre ajudando o pessoal. Fiquei apenas um pouco triste com o desfecho de seu relato. Espero que me lembre de tudo, afinal, já faz 2 anos que fizemos esta travessia e me arrependi de não te-lo escrito antes, pois com certeza seria bem mais rico em detalhes do que este relato que escrevo hoje. Atualizarei-o quando lembrar de mais detalhes. Bom, tudo começou quando eu e mais três colegas de trabalho(Darcio, Jonas e Tom) resolvemos fazer esta travessia, após algumas pesquisas e um planejamento utilizando o Google-Earth, decidimos a data para esta aventura: 02 e 03/11/07. Sim é feriado de finado…
Última resposta por GilbertoJr, -
- 17 respostas
- 10.3k visualizações
Trekking realizado em Tapes-RS nos dias 6,7,8,9 de setembro de 2012 por eu Rafael Spiekermann e pelo meu amigo Rodrigo Bruxel. Foi percorrida a distancia de 70 km a pé, atravessando o Pontal de Tapes (península localizada na Lagoa dos Patos) e chegando-se ao seu ponto mais extremo o Pontal de Santo Antonio. 1 Dia (06/09//2012) O inicio da jornada Pegamos o ônibus na rodoviária de Lajeado as 14:00 e chegamos a rodoviária de Porto Alegre as 16:15, tomamos uma polar bem gelada e pegamos o ônibus para Tapes as 17:35. Chegamos em Tapes por volta das 19:00, demos uma volta no centro da cidade e após isso fomos procurar um lugar para acampar, conversamos com algumas pess…
Última resposta por Vinícios Terra, -
- 0 respostas
- 4k visualizações
Era quase meio dia numa manhã de novembro. Sob o sol quente, a radiação castigava a pele já queimada dos meus braços, mãos e pescoço. Estava exausto. Os pés doíam, enfiados nos calçados especiais para caminhada que por algum milagre ainda insistiam em não se esfarelar. Mesmo com o lindo dia e com a paisagem deslumbrante do alto do Canion da Rocinha a inspirar a elevação do espírito, meu humor não poderia estar pior. Durante a noite anterior havia acabado a água nos meus dois cantis e a boca seca somada à respiração ofegante faziam a sensação de sede parecer insuportável. Com as últimas forças atravessei a campina e desci à margem do último córrego que tinha que atravessar…
Última resposta por Alfredo Fuchs, -
- 0 respostas
- 1k visualizações
Bom dia pessoal! Planejo fazer a ferrovia do Trigo no feriadão agora. Se alguém mais estiver afim, tem carona! Saio do vale do Sinos.
Última resposta por jlindener, -
- 0 respostas
- 4.3k visualizações
Dias 21 e 22 de Abril de 2018, 34kM. Participantes Silvio Moser (eu), Jorge Moreira e Diogo Rhoden. Fomos de carro até a Barragem do Salto, ponto de inicio do trekking. Passamos pela barragem e ´pegamos a estrada por caminhos do interior em meio aos campos de São Chico em direção à Barragem do Blang. Dali 10 Km chegamos no Blang, me surpreendi com o tamanho da barragem, parecia muito menor pelo Google Earth. Pretendíamos fazer um almoço ali, mas o tempo se armou e prometeu um aguaceiro. Combinamos de recolocar as mochilas e tocar direto até a Barragem do Divisa, afinal, tomar chuva ali parado é melhor andando ao destino. O terreno é todo por estradas, mas com mu…
Última resposta por silviomoser, -
- 0 respostas
- 7.2k visualizações
Feridão de Carnaval/2018, visitando parentes em Santa Maria da Boca do Monte/RS, e que destinos optar? Por minha mente corriam vários destinos inexploradas, como: Visitar a cidade das Pedras Preciosas (Ametista do Sul/RS), ou a Maior Queda D'Água longitudinal do Mundo (Derrubadas/RS), mas como o passeio não dependia exclusivamente de minha vontade, e esses destinos demandavam mais de 500 km de estrada, minhas opções ficaram restritas a região centro do estado. Então o jeito foi negociar com a patroa, e dei as seguintes opções a ela. 1) Poço Azul em Ivorá/RS; 2) Pedra do Segredo em Caçapava do Sul/RS; 3) Usina do Quebra Dente em Quevedos/RS ou 4) Balneário da Toca da Tigra…
Última resposta por fernandos, -
- 10 respostas
- 12.3k visualizações
E ai pessoal blz? Como utilizo o forúm de diversas maneiras, pensei que seria interessante contribuir também. Com um relato sobre a caminhada que fizemos no dia 10 e 11 de Janeiro de 2012. A caminhada contou com 4 participantes. Todos já conheciamos a região atráves de outras caminhadas e de outras aventuras, porém nunca acampamos lá. Inclusive na mesma semana de Janeiro do ano de 2011 fizemos uma caminhada lá de 25Km, porém sem acampamento. Sei que o relato está extenso de mais, mas é difícel escrever pouco sobre uma aventura tão boa quanto essa que a Ferrovia do Trigo nos proporciou, quem ja fez essa caminhada sabe como é. 1ª Parte Nossa aventura começa no dia 10/…
Última resposta por cleber brunner, -
- 0 respostas
- 1.7k visualizações
Trekking realizado dias 21 e 22 de Abril de 2017, 10 amigos. Talvez um dos mais difíceis que fiz, em torno de 40km, no inicio subida de praticamente 1000m no final descida igual, com direito a se perder varias vezes na trilha,mesmo com gps é complicada. Deixo um video no YT com algumas fotos. Nao tem fotos do Josafaz pois ali acabou minha bateria.
Última resposta por silviomoser, -
Travessia entre São José dos Ausentes a Cambará do Sul - Serra Geral/Aparados da Serra (65Km) 1 2
por Rodrigo Bruxel- 1 seguidor
- 19 respostas
- 12.4k visualizações
Me sentido endividado com os relatos e informações coletadas nesse site, me senti na obrigação de fazer minha primeira contribuição, fazendo o relato dessa travessia, e poder de alguma maneira alimentar outras pessoas a fazerem o mesmo. Tentarei ser breve (ou não), buscando mostrar informações relevantes sobre a travessia. Antes de mais tudo, gostaria de agradecer ao Getulio, pessoa que ainda não conheço pessoalmente, mas que foi de suma importância para conseguir realizar a travessia (deu dicas valiosas sobre o lugar, e principalmente, me ensinou a manusear o GPS que ainda não tinha colocado em uso, e que sinceramente se mostrou muito importante para a realização…
Última resposta por beatrizz, -
- 11 respostas
- 6.4k visualizações
Dia 1 Partimos de Garibaldi às 6:00 da manhã do sábado com destino a Rodoviária de Muçum, onde deixamos o carro e pegamos um ônibus às 7:50 em sentido para Guaporé, chegamos às 8:50 na cidade. Dica: Peça para descer no trevo de Guaporé, que o trilhos estarão à uns 50 metros a esquerda. Descemos e nos preparamos para uma possível chuva, pois o tempo não estava nada firme. Iniciamos nossa caminhada às 9:00 em sentido a Muçum. Logo na estação de trem, encontramos um pessoal trabalhando nos trilhos, e perguntamos qual seria o horário do trem, mas para nossa felicidade, fomos informados que devido as chuvas no sábado não passaria, sendo que no domingo não tinham essa cert…
Última resposta por lucband, -
- 0 respostas
- 2.5k visualizações
Olá! Segue meu relato feito em meados de abril de 2015 Na Pedra do Segredo e Cânion Frotaleza em Cambará do Sul. Vou tentar ser o mais claro possível no relato, talvez eu esqueça de alguns detalhes, pois faz algum tempo que fizemos essa indiada. Pra quem não sabe a Pedra do Segredo e o Cânion Fortaleza ficam no Parque Nacional da Serra Geral, mais precisamente no município de Cambará do Sul, divisa com o estado de Santa Catarina. Tipo, Rio Grande do Sul você fica em cima do penhasco e Santa Catarina em baixo (entre os paredões), mais ou menos isso hehe. Eu e alguns colegas de faculdade, queríamos fazer alguma coisa diferente, sair e se desligar um pouco da …
Última resposta por Celso Machado, -
- 4 respostas
- 6.7k visualizações
Travessia Canela x Usina de Canastra x Usina de Bugres 27 e 28/Dezembro/2016 - 28Km Participantes: Silvio Moser, Jorge Moreira e Diogo Rhoden Tracklog : https://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=16093606 Primeira etapa, pegar Ônibus até Canela para o início. Jorge e Diogo pegam em POA as 6h, enquanto eu espero eles em São Leopoldo as 6:30h. Era 6h e eu já tinha tomado dois copões de café atônito esperando os amigos. Desembarcamos na rodoviária em Canela era 9:30 e começamos a caminhar ainda pela cidade. Claro, passamos pela Catedral de Pedra, dando início aos trabalhos. A cidade foi sendo deixada para trás, mas para minha surpresa, pois apesar d…
Última resposta por Celso Machado, -
- 0 respostas
- 5k visualizações
Olá, Mochileiros. Realizei, em conjunto com um amigo, a travessia entre os Municípios de São Francisco de Paula/RS e Rolante/RS, descendo a serra em meio à mata e por trilhas por vezes estreitas com belas vistas. O total do trajeto deu 35km entre a partida de São Francisco de Paula até o encontro de nossa carona, na RS-239. Saímos do Litoral Norte do RS por volta das 8h da manhã de sábado (08-04-2017) com o intuito de trilhar um pouco mais da metade do trajeto, que estimávamos em 30km. Tínhamos uma meta de 17 a 19km. Começamos a trilha próximo ao Hotel Cavalinho Branco, em São Chico, e logo que começa a trilha se vê uma bifurcação, da qual escolhemos o lad…
Última resposta por lucasgamaral, -
- 11 respostas
- 9.7k visualizações
Pelo Pontal de Tapes, chegamos à Lagoa dos Patos “Coqueiro e figueira dos matos e a bela Lagoa dos Patos, ó verdadeiro tesouro. Lago verde e azul, que na América do Sul, Deus botou pra bebedouro.” A transcrição acima é de um pequeno trecho da linda canção Lago Verde Azul de Helmo de Freitas que exalta as peculiaridades e belezas pontuais da grandiosa Lagoa dos Patos, considerada a maior laguna do Brasil e a segunda da América Latina. Situa-se paralelamente ao Oceano Atlântico, na direção nordeste-sudoeste do Rio Grande do Sul, tem 265km de comprimento, 60km de largura e 7m de profundidade, nas suas quotas máximas, com uma superfície de 10.144 km². O nom…
Última resposta por silviomoser,