Rio Grande do Sul - Relatos de Viagem
Relatos de Viagem no Rio Grande do Sul - Compartilhe e leia relatos de viagem por destinos do Rio Grande do Sul
242 tópicos neste fórum
-
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
Nessas muitas andanças por esse nosso Rio Grande, um local que cruzo seguido é Taquari, mas confesso que conhecia somente o pórtico, e nunca havia ouvido falar nada da cidade. Já havia escutado muito das cidades próximas como Rio Pardo e Triunfo, mas Taquari nada. Até havia tirado uma foto, péssima por sinal, do pórtico num dia nublado, publicada no blog cenasperdidas.blogspot.com em outubro de 2016, e por isso sentia tinha que me redimir com a cidade, pelo menos fazer uma visita mais decente. E surgiu a oportunidade, numa das idas e vindas entre a Serra e Região central do estado. O dia estava bonito, e o plano era passar por Taquari, seguir para Maratá e Brochier. Mas…
Última resposta por fernandos, -
- 0 respostas
- 1.6k visualizações
Como agora ando por Caxias, numa tarde de folga dessas resolvi visitar a vizinha São Marcos, cidade da qual nada sabia, apenas que possuía uma igreja com uma cruz imensa em Cia, ao menos era a idéia que tinha através das fotos do Google. Trinta kilometros percorridos, numa estrada estreita na encosta de um morro, e vamos chegando na cidade, que parece muito desenvolvida para uma cidade de menos de 20 mil habitantes. Uma bonita igreja central, em frente uma bela praça, com um chafariz, casa do artesão, e muitas arvores. Mas meu objetivo era a tal igreja, e é só olha pra cima que se vê, aquela cruz imensa, no topo de um morro a fazer plano de fundo para a cidade, podendo se…
A Bela Vila de Santo Amaro do Sul, em General Câmara.RS. Patrimônio Arquitetônico Nacional
por fernandos- 0 respostas
- 4.3k visualizações
Conforme planejado, saímos de Santa Maria, RS, região central, com destino a Santo Amaro do Sul, distrito de General Câmara, itinerário que fazia parte de uma viagem maior, rumo a Florianópolis, mas como minha filosofia é ir passeando, e descobrindo os caminhos por onde passo, encaixei essa visita a Santo Amaro, da qual já havia visto fotografias magníficas, via cyberspace. Saímos pela BR 287, cheia de pardais, pedágios e com bastante transito, e após Santa Cruz do Sul, pegamos a RS 244, pista vazia, e ótimo asfalto. 1ª Parada: Passo do Sobrado, da região do Vale do Taquari, cidade onde nasceu Mano Menezes; 2ª Parada: Vale Verde; 3ª Parada: General Câmara, Distrito de…
- 3 respostas
- 4.4k visualizações
INTRODUÇÃO Eu e minha namorada (Neila) queríamos fazer algo diferente no fim do ano. Na virada de 2013 para 2014 queríamos ir para Bonito/MS. Como deixamos muito em cima da hora (decidi organizar final de novembro), não tinha mais passeios, nem hotéis em conta. Daí fomos em meados de janeiro de 2014. Esse ano pensamos em ir pra Buenos Aires, Santiago ou Floripa. Comecei a monitorar os preços das passagens, mas estavam bem caras. E o dólar não parava de subir. Olhei Floripa, e os preços dos hostels estavam absurdos (dizem que a virada do ano é um caos na cidade, trânsito horrível, falta água...). Pensamos em algo mais em conta, comecei a olhar os destinos próximo…
Última resposta por bihanquinha, -
Viagem a Gramado.RS.Out. 2016: Passando por Taquari/ Pareci Novo/ Feliz/ Vale Real/ Picada Café/ Linha Nova / São José d
por fernandos- 1 resposta
- 1.4k visualizações
Saindo de Santa Maria com destino a Gramado a trabalho. Roteiro traçado no GPS, mais ou menos 5 hrs de viagem, saiamos atrasados por volta das 13 hrs e 30, com previsão de chegada as 19 hrs, então não ia dar muito espaço para paradas. E o dia estava bem nublado e não muito bonito. Mas mesmo assim deu pra dar uma paradinha que outra: 1º Parada: Pórtico de Taquari. Deu passagem pela BR 287 em direção a Gramado, dia nublado, foto ruim, mas ficou o registro da cidade de Taquari, por enquanto só o Pórtico, mas com certeza vale uma visita com mais tempo na próxima, pois segundo consta a cidade possui pontos turísticos interessantes como: Lagoa Armênia e Museu Casa Costa e Si…
Última resposta por João Gabriel Martins, -
- 3 respostas
- 1.8k visualizações
Olá viajantes, Neste carnaval resolvi fugir do samba e dos desfiles. Eu (26) meu marido (27) e minha filha (2 anos) fomos curtir o feriado na serra gaucha. Somos de Itajaí, Santa Catarina. Isso possibilitou irmos de carro. 6/02 Acordamos bem cedo e pegamos a estrada por volta das 6am, evitar aquele transito de feriado. Existem vários pedágios pelo caminho, deixe sempre um dinheirinho no carro. Chegamos por Canela, reservamos pelo booking uma pousadinha ao lado da pista de pouso do aeroporto de Canela (o aeroporto não funciona com voos comerciais, sem barulhos.) reservarmos de ultima hora, não tinha nem frigobar, porém era limpinha e atendeu bem. Deixamos nossa…
Última resposta por mariana_, -
- 3 respostas
- 11.9k visualizações
Aproveitando promoções da Gol e reservas do Booking, lá fomos nós: eu, meu marido, meu filhote de 5 anos e minha bebezinha de 10 meses. Confesso que, passada a euforia das reservas, bateu um meio arrependimento,a final serra gaúcha se encaixa perfeitamente com romance, casal, fondue...mas com 2 crianças no meio?!?! Mas enfim, deu tudo super certo! Quero compartilhar minhas dicas, pois pode muito ajudar mamães e papais a estarem mais confiantes. Tudo que vou contar a vocês foi cuidadosamente planejado antes, tá, gente...pq com criança já bastam as surpresinhas que eles aprontam! Então, planeje-se mesmo, minuciosamente! Inclusive sobre preços, pesquise muito, tem muuuui…
Última resposta por deibe, -
- 0 respostas
- 1.6k visualizações
Agudo isso mesmo. É uma das cidades gaúchas com um dos nomes mais pitorescos. Mas o nome se deve ao morro da cidade, que se chama Agudo, por ser bem pontudo, e pode ser visto por onde você ande pela cidade. Agudo é uma cidade com a população predominantemente de origem alemã, próxima a Santa Maria, na região central do estado, e onde todo ano ocorre a festa do Choculin - Chopp, Cuca e Linguiça (Nada mais alemão). Também tem a festa do Moranguinho, essa eu fui, e consiste em muitos estandes, muito alemão pelas praças tomando chopp de morango. A cidade é famosa na região por seu enormes morangos, se passar pela BR 287, é fácil localizar Agudo, pois, vários produtores ficam …
- 0 respostas
- 2.7k visualizações
Conheci Arambaré no verão de 2015. Arambaré fica a beira da Lagoa dos Patos, na região chamada de Costa Doce, a 35 km de Tapes, por uma estrada de chão, muito arenosa, e deserta, costeada por plantações de soja sem fim de ambos os lados, e antes e chegar pensava “onde é que estou me metendo”, nenhum lugar com uma estrada daquela podia ser boa coisa, mas ao chegar a cidade, qual não foi minha surpresa. A cidade estava muito movimentada, naquele domingo de carnaval, automóveis e gente para todos os lados, e uma infraestrutura excelente, muitos restaurantes, uma belo calçadão a beira mar, com quiosques servindo ótimos petiscos de peixe. Ficamos realmente boquiabertos com o l…
- 21 respostas
- 16.5k visualizações
Minha ideia aqui é mostrar atrações na serra gaúcha fora do eixo Gramado-Canela, cidades que, afinal, são extremamente badaladas. Ambas são muito charmosas e agradáveis – e muito turísticas – e você encontra com facilidade relatos e dicas do que fazer por lá. Já estive algumas vezes em Gramado-Canela e voltei lá agora no carnaval -- mas aproveitei para conhecer cidades nos arredores. Duas semanas antes, estive em Bento Gonçalves/Garibaldi. Bento também é um destino bastante turístico e badalado, mas acho que vale incluir no roteiro alternativo ao eixo Gramado-Canela. Segue então uma mistura de relato com dicas do que fazer na região. Nova Petrópolis Eis um lugar …
- 17 respostas
- 17.3k visualizações
Depois dos acontecimentos da última viagem a Buenos Aires (furto, etc), decidi gastar minhas milhas da TAM aqui mesmo. Lendo os relatos e guias de informação, optei por um local aonde já havia ido, mas pouco explorado: Gramado. Veja aqui o Guia de Informações da Karen Há um vôo de Fortaleza a Porto Alegre sem conexão, apenas escala em Brasília, o que poupa muito tempo. O horário de saída é 6h20min, com chegada na capital gaúcha às 12h30. Normalmente o trecho vale 10 mil pontos, mas consegui o retorno por 8 mil pontos da TAM. Gastos somente com as taxas de embarque.
- 1 seguidor
- 6 respostas
- 6.4k visualizações
Olá pessoal, Eu e minha namorada ficamos 15 dias acampados em Floripa onde dividi o passeio nas 03 regiões (Leste, Norte e Sul). Assim, aproveitamos bastante cada minuto e não perdemos tempo dentro de ônibus/carro devido ao trânsito na alta temporada. Gostaria de agradecer ao pessoal de floripa que participa do Mochileiros, pois me deram bastante dicas! Segue abaixo meu roteiro, informações de cada lugar e algumas fotos conforme o roteiro...... OBS: O roteiro é de 13 dias, mas vc pode diminuí-lo dependendo do seu estilo e gosto pelos lugares. Podem considerar 01 dia para cada local que eu coloquei abaixo, mas, se vc não gosta de trilha e mata pode desconsiderar ir a …
Última resposta por denise.alexandre, -
- 0 respostas
- 2.5k visualizações
E chegamos a Vitor Graeff, onde existe a dita praça, mais linda do Estado. Cara e que emoção! O lugar é INCRIVEL! Incrível tipo Disneylândia (pra mim que nunca fui a Disney né). Não da pra acreditar, que numa cidadezinha minúscula, no interior do interior do Rio Grande do Sul, fizeram algo assim. O lugar é uma enorme praça, repleta, mas cheia mesmo, de estatuas feitas com um tipo de arbusto. Como se o Edward Mãos de Tesoura, tivesse passado por ali. Me senti como uma criança, minha vontade era de sair correndo por aquele lugar, mas acho que ficaria chato um cara de 37 anos, e barba na cara fazer isso, mesmo que não tivesse ninguém olhando, quer dizer tinha minha mulher, q…
- 9 respostas
- 11.3k visualizações
O Maravilhoso Parque Witeck de Novo Cabrais.RS. Maio.2015 Totalmente por acaso navegando no tripadvisor, descobri o Parque Witeck, no município de Novo Cabrais (e não escrevi errado não, é Novo Cabrais mesmo, ao invés de Novos cabrais, estranho, mas vai saber...), na região central do Rio Grande. Do qual mesmo morando a menos de 100 km de distância nunca tinha ouvido falar. As fotos no site eram lindas, mas não haviam muitas avaliações para ter uma ideia melhor do lugar. Mas mesmo assim, na primeira oportunidade, convidei minha companheira e se fomos rumo a mais essa descoberta. Primeiro chegar a Novo Cabrais, a menos de 100 km de Santa Maria, cidadezinha bem pequena …
Última resposta por Iamlully, -
- 1 resposta
- 1.1k visualizações
Dois Irmãos. Quase nada sabia desse local, mas tinha visto que possuía uma bela praça. E a cidade me surpreendeu mesmo, um lindo lugar, parecendo ser toda ela feita por casinhas de boneca, cheia de lugares interessantes, como antigos moinhos, ferrarias, e outros. Logo de chegada me impressionei com a Ponte de Pedra, da localidade de Feitoria. Depois chegamos à Praça do Imigrante, muito bonita mesmo, e bem cuidada, com chafariz, uma ponte sobre um espelho d’agua, e vários cantos para se tirar boas fotos. Muito legal também, que estava ocorrendo uma feirinha de artesanato, onde pude comprar produtos da cervejaria da cidade a Hunsrück, e outras lembranças. Legal foi eu ter c…
Passeando pela Grande Porto Alegre: Dois irmãos, Morro Reuter e Ivoti+ Zoo de Sapucaia. Jul.2016
por fernandos- 4 respostas
- 1.9k visualizações
Também poderia se chamar, altos e baixo de um passeio pras bandas da GPA (grande Porto Alegre). A região é composta de uns 30 municípios, alguns com atrações bem interessantes, e por compromisso de trabalho, achei uma oportunidade para encaixar alguns passeios, pela volta da capital dos gaúchos. Mas nem tudo foi tão fácil assim. De saída, inventei de colocar o GPS, para evitar os pedágios, e até não me assustei quando ele inventou um desvio da BR 287 até a BR 290, que iria atrasar a viagem de meia hora, passando por Cachoeira do Sul, e não é que peguei uns 30 km de estrada de chão, RS-403 poutz! Mas até que estava boa a estrada, deu para andar a uns 80k/h sem transito, se…
- 0 respostas
- 771 visualizações
Na cidade existe o balneário municipal, muito procurado no verão, e também o melhor da região, além da gruta Nsa Sra de Lourdes, muito bonita. Mas para mim a cereja do bolo é O Jardim das Esculturas (fotos), na localidade de São João dos Mellos divisa Nova Palma e Júlio de Castilhos, onde existe um Jardim repletos de esculturas enormes com temas budistas; Mais relatos e fotos aqui: http://cenasperdidas.blogspot.com.br/ e http://rotasetrips.blogspot.com.br
- 6 respostas
- 2.1k visualizações
Tive que levar minha amada em São Vicente do Sul.RS, cidade que já conheço por oportunidade de trabalho, mas que realmente não tem muitos atrativos, além de uma bela praça, com um bonito coreto, e o balneário do Umbu. E como teria 2 horas livres, decidi dar uma escapada até o município vizinho Cacequi, que ainda não conhecia. E lá me fui ligeiro, bem avisado que teria que voltar em menos de 2 horas, para buscar a patroa. De São Vicente a Cacequi é um pulo, uns 20 min. mais ou menos. E já sabia que meus objetivos seriam a famosa Ponte do Entroncamento, imensa ponte férrea, construída no interior do município; dar uma volta no centro da cidade, e tentar conhecer as tais Bos…
- 6 respostas
- 2.1k visualizações
Mesmo sendo nascido e criado em Santa Maria, ainda não conhecia Cachoeira do Sul, cidade quase que vizinha. E para checar mais essa querência do Rio Grande, se fomos, a capital do arroz. Realmente sabia muito pouco de Cachoeira do Sul, apenas o que o Tripadvisor, e o Google tinham para oferecer. Chegar na cidade foi bem fácil, a estrada de acesso esta em bem melhor estado que a maioria das estradas gaúchas. Chegamos na próximo ao meio dia, e já fomos tratando de achar um lugar para almoçar, e segundo o Trip, o tal Yakusoku Sushi Bar, é o melhor sushi de Cachoeira. E o lugar é bem legal, oferece um buffet de sushi a bom preço, mas fora ser buffet, o que pra mim era novida…
Conhecendo as Missões Jesuíticas do Rio Grande do Sul.Ago/2015.RS. Santo Ângelo, Caibaté, Mato Queimado e São Miguel.
por fernandos- 6 respostas
- 2.9k visualizações
Das Missões minha única lembrança, era uma excursão de colégio, quando tinha 10 anos de idade, lá se vão 25 anos. E se vamos guiados por um casal de amigos, nativos do solo missioneiro, encarando estradas esburacadas, e uma imensidade de controladores de velocidade, ao todo contamos 12, de Santa Maria até chegar a Santo Ângelo. De Santo Ângelo confesso que nada sabia, e realmente me surpreendi, pela ampla e bela praça central com sua esplendida Catedral Angelopolitana, em sua tonalidade vermelha, fazendo lembrar a cor da terra missioneira, conhecida por seu barro vermelho. De Santo Ângelo foi admirar a catedral, depois visitar o museu do outro lado da rua, cujo a fachada…
- 7 respostas
- 1.5k visualizações
Só um gaúcho bravo, como eu, para viajar nesse feriado. Todas as previsões apontavam chuvas torrenciais para todo final de semana. Mas consegui convencer a mulher e se fomos. E chegamos em Rio Pardo, debaixo de chuva e muito vento. Mas o que salvou a viagem, que até ali foi uma indiada braba, foi o almoço. Comemos no Giba’s, que já havia lido em algum lugar que era bom. E o é, e muito! Almoço de Sexta-feira Santa, com Salmão, escabeche, e outros peixes. Mas bota bom! Aí minha mulher que já queria me matar, relaxou um pouco, e até suportou eu dando voltas pela cidade, debaixo de um aguaceiro, tentando turistar. Mesmo debaixo de muita chuva, me arrisquei a fotografar os c…
- 6 respostas
- 4.2k visualizações
Conhece a Pedra Grande? Pois é... Fui saber da existência desse monumento natural do Estado do RS, a pouquíssimo tempo, ao pesquisar os atrativos turísticos no site da prefeitura municipal de São Pedro do Sul. E saber que o maior Petroglífico do estado ficava assim tão perto, instigou minha imaginação. E finalmente nesse ultimo final de semana, surgiu a oportunidade e lá se fomos, a rumo pelas estradas do interior de São Pedro do Sul. Antes tentei visitar o Museu Walter Ilha, à beira da BR 287, mas que nada, como maior parte dos atrativos turísticos municipais, no interior do RS, estava fechado. Pra mim não tem lógica nenhuma, um museu fechar final de semana, justamente q…
- 4 respostas
- 1.8k visualizações
Estava precisando comprar uns blusões de lã, para renovar o guarda roupa, porque o inverno desse ano aqui no Sul, esta de congelar os bigodes. Como moramos na região central do RS, a primeira opção, é Rivera no Uruguai, destino certo para comprar roupas de lã, mas como o dólar esta alto, e o destino já batido, decidi inovar, e desta vez o destino seria Serra Gaúcha, Centro de Compras de Farroupilha.RS, a umas 4 hrs de viagem de casa, mas pela desculpa de botar o pé na estrada tudo vale a pena. E "se fomos" rumo a serra. Muita neblina pela manhã, mas transito bom, 1ª parada lá pelo meio dia, Garibaldi, cidade pequena mas simpática (como todas as cidades da serra). Mas tudo…
- 4 respostas
- 1.1k visualizações
- "Desbravando a Costa Doce Gaúcha...": http://goo.gl/h08cyA - O que fazer em 48 horas em Porto Alegre: http://goo.gl/bk0Gbs - Conhecendo as Missões Jesuíticas: http://goo.gl/X92xdN - "Uma pérola do litoral gaúcho: Morro da Borússia em Osório": http://goo.gl/eW6suz - Nova Petrópolis, Gramando e Canela: http://goo.gl/Bg4x7M - Um passeio pela região central do RS: http://goo.gl/f7TG4u - Dicas básicas para quem quer conhecer Santa Maria: http://goo.gl/N9oy99 - "Caminho das origens. Rumo a Nova Esperança do Sul": http://goo.gl/naAjPa - Rota das Terras Encantadas e a Praça de Vitor Gareff: http://goo.gl/4kbWeX - http://rotasetrips.blogspot.com.br/2016/07/passeando-pel…
- 6 respostas
- 3.5k visualizações
Mais uma fugidinha para explorar as belezas da região central do estado, e lá se vamos a tal de Dona Francisca, na região da 4ª colonia de imigração italiana. No caminho damos uma passada por São João do Polêsine, da qual só conhecia o belíssimo distrito de Vale Veneto. O centro da cidade não tem muitas atrações, além de uma bela igreja Matriz, com uma torre muito alta em forma de uma cruz e um calice, e um museu que estava fechado por ser final de semana. Péssimo que os pequenos municípios de nosso estado ainda encarem o turismo, com uma visão “funcionário público”, abrindo museus, e atrativos apenas em dia de semana, sendo que os turistas, viajam muito mais nos fin…
- 6 respostas
- 6.5k visualizações
A algum tempo tinha lido no blog do Magro Borin, sobre a Gruta da Pulquéria, a 60 km de Santa Maria, RS, onde moro, e tão desconhecida. Reza a lenda que foi o local de morada de uma india e seu companheiro, que morreu nas guerras dos 7 povos das missões, e a india permanece na gruta, até hoje a espera de seu amado, e assombrando o lugar. Mas o que aguçou mesmo minha curiosidade não foi a lenda em si, mas as belas caverna e grutas, que vi nas fotos do Blog do Borin. Então depois de muito planejar, eis chegado o dia. Uma bela tarde de sol, do veranico de maio gaúcho. Antes dei uma volta pelo centro de São Sepé, que confesso nada sabia, cidadezinha bem nostálgica, com uma be…
- 5 respostas
- 4.9k visualizações
Santa Maria, é uma cidade estratégica, para quem quer conhecer o Estado do RS (fora da rota da serra Gaúcha), ficando bem no centro do estado. É a 5ª maior cidade do estado, com quase 300.000 hab, cidade universitária, próxima a 4º Colônia, e outros atrativos da região central do estado. Mas a cidade em sí tem seus atrativos, a Vila Belga, um dos mais bonitos a meu ver, repleta de casinhas coloridas, foi fundada para abrigar os primeiros trabalhadores da Ferrovia, que era de origem belga, daí o nome, e estilo das construções; no 1º e 3º final de semana do mês acontece lá o Bric da Vila Belga, pra mim, um dos melhores programas da cidade. De Ponto turístico temos o Pórti…
- 5 respostas
- 12.1k visualizações
Na região central do Rio Grande do Sul, entorno de Santa Maria, existem nove (09) pequenas cidades que fazem parte da Quarta Colônia de Imigração Italiana, e são repletas de atrativos. No inverno o forte é a gastronomia com restaurante e cafés colônias, sendo o meu preferido o do Produtos Colonias da Terra, em Agudo, na RSC 287, Km 185, bom e barato, e com um delicioso suco natural de morango, inigualável. Agudo tem também a cascata Radatz, Centro Cultural Alemão e uma excelente pedida é a padaria Pão Doce. Em Silveira Martins ali próximo também existe um café colonial, mais sofisticado e um pouco mais caro; também em Siveira Martins existem muitas cascatas e balneári…
- 5 respostas
- 3k visualizações
A tempos as Guaritas e Minas do Camaquã estavam aguçando minha curiosidade. E tão perto de casa, sendo que Caçapava fica a 90km de Santa Maria, onde moro, chegava a ser uma vergonha não conhecer Caçapava e seus encantos. Saímos de Santa Maria por volta das 10 horas, e antes do meio dia chegamos a Caçapava. A primeira coisa que nos chamou atenção foi a imensa e linda igreja matriz bem no centro da cidade, bem perto existe a casa de Borges de Medeiros (foi um político brasileiro, tendo sido presidente do estado do Rio Grande do Sul por 25 anos, durante a República Velha). Bom e aí a fome apertou e que fazer? Perguntar ao primeiro transeunte onde podíamos comer. E qual foi n…
- 5 respostas
- 3.2k visualizações
Osório de chegada nos apresenta uma bela visão, o Parque Eólico, com seus cataventos agigantados de 100 metros de altura cada. São uma beleza por si só, empalidecendo a paisagem em tons de cinza fosco. Logo em frente se vê o morro da Borrússia, com suas antenas de rádio e TV. Seguindo as placas subimos um asfaltado mas tortuoso caminho, peral a cima. Curvas fechadas e estonteantes, naquela escalada íngreme, onde se anda no máximo a 30 km/h. Apesar do caminho ser um tanto difícil, a curiosidade era grande, para conhecer um morro de colonização alemã em pleno litoral gaúcho. A Primeira parada é na Igreja Santa Rita de Cassia, com cruzes de madeira, cravadas em frente, a i…
Última resposta por fernandos,