Rio Grande do Sul - Relatos de Viagem
Relatos de Viagem no Rio Grande do Sul - Compartilhe e leia relatos de viagem por destinos do Rio Grande do Sul
242 tópicos neste fórum
-
- 1 resposta
- 2.9k visualizações
https://rotasetrips.blogspot.com/ Caxias apesar de ser uma das principais cidades da Serra Gaúcha, ainda não é um local turístico consolidado, perdendo em muito ainda para outras cidades próximas com Farroupilha, Bento Gonçalves, Garibaldi, Nova Petrópolis, Gramado e outras. Mas acredito que isso se deve nem tanto pela cidade não ter atrativos, pois os tem, e sim pela falta de uma cultura turística na cidade, enfim... Então nesse ultimo final de semana, o mais frio do ano, diga-se de passagem, surgiu uma brecha e decidi explorar Caxias. Destino da vez: Estrada do Imigrante, e realmente…
Última resposta por gustavo.woltmann, -
- 1 seguidor
- 3 respostas
- 3.5k visualizações
Resumo: Itinerário: Caxias → Flores da Cunha → São Marcos (Criúva e Mulada) → Farroupilha → Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio → Bento Gonçalves → Garibaldi → Porto Alegre Período: 15/05/2019 a 28/05/2019 (13 dias) Gasto Total: R$ 835,05 Gasto sem Transporte de Ida e Volta: R$ 643,02 - Média Diária: R$ 49,46 Ida: Voo de São Paulo (Congonhas) a Caxias do Sul no Rio Grande do Sul pela Gol, com a passagem paga com pontos da Emirates. A taxa de embarque foi de R$ 32,95. Volta: Voo de Porto Alegre a São Paulo (Guarulhos) pela TAM por R$ 159,08, sendo R$ 128,00 de passagem e R$ 31,08 de taxa de embarque. Considerações Gerais Não pret…
- 1 resposta
- 1.9k visualizações
RotaseTrips A não muito tempo descobri existir o tal Parque de Itapuã, um lugar mágico, com um farol incrível, lindas águas calmas e translucidas, a 1 hora mais ou menos de Porto Alegre, as margens do Lago Guaíba e da Lagoa dos Patos. Então aproveitando uma visita a capital dos gaúchos, lá “se fomos!”, descobrir esse misterioso local. Saímos de POA após o meio dia rumo a Viamão, cidade sede do fantástico Parque. E assim fomos transpondo ruas, e ruelas, estreitadas, passando por lugares nunca antes sabidos, pegando um tal caminho rural, na fronteira entre Porto Alegre e Viamão, rumo aos bairros B…
- 17 respostas
- 7k visualizações
MOSTARDAS -> FAROL -> TAVARES percurso : 50km 26/27 de Maio de 2016, quinta/sexta feira feriado de Corpus Christi. A aventura para mim começa as 5h pegando o trem em São Leopoldo até Porto Alegre. Enquanto isso o Diogo vem de Gravataí para nos encontrarmos na rodoviária de POA. Chegamos em cima da hora, o ônibus da Viação Palmares partiu as 6:15h. As 10:20 desembarcamos na rodoviária da simpática e pacata cidade de Mostardas https://pt.wikipedia.org/wiki/Mostardas, onde as ruas cidade estavam decoradas para a procissão de Corpus Christi. Dali até a orla são 14km. No começo estrada de areia com saibro e muito boa manutenção. Nas laterais muita cultura de pinos c…
Aventura Off-Road em Caxias do Sul/RS, Cânion Palanquinhos+ Memorial Bertussi. Out.2019
por fernandos- 1 resposta
- 1.4k visualizações
Segunda-feira de folga em casa, e o tempo meio cinzento, na serra gaúcha. E o que fazer? O jeito era algum passeio mais perto, e resolvi explorar a cidade, ainda pouco conheço. O destino seria o Memorial Bertussi, um dos símbolos da cidade, um grande monumento erguido em homenagem, a famosa família, de músicos tradicionalistas da cidade, com mais de 100 anos de história e tradição. A estatua foi construída na localidade de Criúva, a cerca de 45 km do centro do município. E "la se fomos" eu e meu fiel 1.0 encarnado. Na BR que vai para São Francisco de Paula, no km 25 mais ou menos, avisto uma curiosa estatua…
- 3 respostas
- 3.9k visualizações
Com certeza esse é um dos meus destinos queridinhos nesse país. Se me pedirem para montar um Top 5 dos lugares onde já estive, sem dúvida ele estará nas primeiras posições. Sabe quando você chega a um lugar e se sente em casa? Bom, é mais ou menos isso. Não à toa, já foram três visitas 😃 Vou fazer um relato curto. A ideia é compartilhar algumas dicas de passeios e das principais cidades do roteiro, deixando a visitação a Cambará do Sul, porta de entrada para os cânions Itaimbezinho e Fortaleza, em um post à parte.·. Gramado e Canela As duas cidades estão localizadas muito próximas uma da outra (aprox. 8 km). Se você é uma pessoa não sedentária (que curte …
- 2 respostas
- 3.4k visualizações
Depois de uma série de viagens fantásticas pela Serra Gaúcha, resolvi tirar um tempo e compartilhar a experiência em duas cidades que adoro: Gramado e Canela! Para muitos, até pensam se tratar de um único destino, mas ambas tem um charme muito especial e sempre são um destino maravilhoso. A Serra Gaúcha é uma região mágica, cheia de encantos que ganha ares europeus na época de inverno onde a neve tem presença cada vez mais garantida... Em setembro, vira a Hollywood brasileira, com o festival de Cinema de Gramado! Vários artistas, tapete vermelho, muito glamour... Outra época especial para se conhecer a região é no mês de dezembro, onde ganha ar…
Última resposta por StanlleySantos, -
- 1 resposta
- 1.7k visualizações
https://rotasetrips.blogspot.com/ Costa Doce é a bela região gaúcha, ao sul de Porto Alegre, que se estende de Guaíba até Jaguarão, onde existem diversas praias banhadas pela Lagoa dos Patos e Lagoa Mirim. 1ª Parada. Barra do Ribeiro: é a cidade da região mais próxima a Porto Alegre, uns 60 km. A cidade é repleta de balneários, e muito procurada no verão. Fomos direto ao prédio da fabrica de Gaiteiros, projeto social, que ensina a criançada a tocar gaita de fole, criado pelo famoso gaiteiro gaúcho, Borghetinho. O prédio é antigo, rústico e bonito, e da de fundos para a lagoa, a visitação é livre, mas pena …
Última resposta por GaloVeio, -
Serra Gaúcha à pé - Janeiro 2017 + Litoral Catarinense + serra Rio do Rastro + vale do Contestado + Paraná 1 2 3 4 7
por casal100- 1 seguidor
- 61 respostas
- 32.2k visualizações
ROTEIRO À PÉ: RIO GRANDE DO SUL: Portão Bom Princípio Carlos Barbosa Garibaldi Bento Gonçalves - Vale dos vinhedos Bento Gonçalves - Pinto Bandeira Bento Gonçalves - pela cidade Bento Gonçalves - caminho de Pedras Caxias do Sul - flores da Cunha Caxias do Sul - estrada dos imigrantes Nova Petropolis Gramado - Natal de Luz Canela - Cachoeira do Caracol Gramado - pela cidade (parques, centro) Santa Maria Herval Picada Café Ivoti Sapiranga Três Coroas São Francisco de Paula São Francisco de Paula (parques, lagos e pela cidade) Tainhas Cambará do Sul Cambará do Sul - Canyon Itambezinho Cambará do sul - canyon Fortaleza Torres - p…
Última resposta por Adriana T-Tresch, -
- 5 respostas
- 3.9k visualizações
Saudações à todos! Esse é meu primeiro relato de viagem. Não é exatamente um relato de travessia ou trekking, é apenas uma breve descrição de alguns lugares que conheci nessas últimas férias. Pra quem está viajando de bus, e tem um tempo estipulado pra poder viajar sabe que os horários de bus e logísticas as vezes limitam algumas coisas. Neste sentido, acredito que pesquisar e dar uma ligadinha pra rodo das cidades, pode esclarecer muita coisa, e evitar imprevistos... Essa pequena rota entre RS e SC é muito simples, e fácil de fazer de bus. Bom, eu moro em Chapecó... Saí daqui na véspera de feriado do dia 15 de Novembro. Peguei em bus da Reunidas (R$ 110, 00) a…
Última resposta por Alineof4, -
- 0 respostas
- 836 visualizações
https://rotasetrips.blogspot.com/ Destino da vez: Marcelino Ramos, cidade no extremo norte do Rio Grande do Sul, na divisa com Santa Catarina. Saímos de Passo Fundo/RS as 8 horas da matina, e "se fomos", estrada boa. No caminho belas paisagens rurais, pradarias, campos e vales, cruzando alguns pequenos como Viadutos e Gaurama. Paramos para um "pit stop" em Gaurama. E Curioso encontrarmos uma placa R$ 1,00 o para usar o banheiro. Ok. Fui pagar e o dono do estabelecimento, com um sotaque arrastado, disse: Não Precisa pagar! E ficamos ali conversando. Acabou contando que era chileno, e que aquele cartaz era para espantar os ciganos que estavam usando…
Última resposta por fernandos, -
- 0 respostas
- 3.2k visualizações
Meu marido e eu fomos para Gramado e Canela, no Estado do Rio Grande do Sul, na primeira quinzena de agosto de 2019, ficamos 9 dias no total (achei o suficiente, mas ficaria uns 15 dias para relaxar mais e repetir algumas coisas rotineiras da cidade, como por exemplo dar uma volta, sentar e apreciar o belíssimo Lago Negro). Muito Importante: Sempre terão pessoas oferecendo o serviço de transfer no aeroporto, paguei 120 reais ida + 120 reais volta (para nós dois). Foi bem confortável, melhor que o ônibus, o motorista parou no Pórtico para tirar foto, foi bem legal, dividimos o carro com umas mineiras super legais. Dia 1 (06 de ago 19 - terça): Chegamos por …
Última resposta por leticia&MV, -
- 0 respostas
- 1.2k visualizações
https://rotasetrips.blogspot.com/2019/08/visitando-passo-fundorio-grande-do-sul.html De chega a cidade já surpreendeu, pela educação dos motoristas, pessoas parando nas faixas para os pedestres passar, sem haver nenhum sinal luminoso, ou apito para isso. Ficamos de boca aberta! Nem sabia que existia isso, ainda vindo de Caxias, onde o transito é uma selva. A tarde de sol estava bonita, e pedia por um walking tour. Nossa primeira parada foi a bela Praça Tamandaré ou Praça dos Plátanos. Passo Fundo possui belas praças, e a limpeza das mesmas da gosto de ver. A praça possui belos plátanos, e convida a um passeio,…
Fotografando Nova Bréscia, Relvado, Anta Gorda e Ilópolis.Rio Grande do Sul. Julho;2019
por fernandos- 0 respostas
- 1.1k visualizações
https://rotasetrips.blogspot.com/ Domingo de sol, e lá vamos nós queimar o asfalto, destino da vez Alto Vale do Taquari, percorrer algumas cidades do chamado Caminho dos Moinhos. 1ª Parada: Nova Bréscia: Famosa em todo estado do Rio Grande do Sul, como a capital do Churrasqueiro (churrasqueiro = pessoa que assa o churrasco). Devido ser terra exportadora de muito churrasqueiro, e uma das churrascarias mais conhecida ter o nome da cidade. Enfim... meu plano era chegar perto do meio dia para verificar se a fama era verdadeira, e comer um bom e belo churrasco por aquelas bandas. Logo na entrada da cidade um bom…
- 0 respostas
- 3.1k visualizações
https://rotasetrips.blogspot.com/2019/07/taim-o-pantanal-rio-grandense-praia-da.html A reserva do Taim ou Estação Ecológica do Taim, é uma das maravilhas naturais do Rio Grande do Sul, uma região repleta de banhados e alagados, que abriga uma rica variedade de especieis animais, como jacarés, capivaras e pássaros diversos, com uma área de mais de 100 km quadrados, localizada parte na cidade de Rio Grande e outra parte em Sana Vitória do Palmar. Mas não vá se animando muito, pois a visitação é proibida, o que da pra ver são os animais da estrada, principalmente no mirante na BR 471, mas existem trilhas, que podem…
- 1 seguidor
- 2 respostas
- 2.5k visualizações
Como de hábito, se tem promoção pra Porto Alegre, não recusamos. Viajamos para lá com certa assiduidade desde o começo da década, salvo engano ao menos uma vez por ano. Nos últimos anos temos alternado sucessivamente entre Porto Alegre, Gramado e arredores, e, nossa opção preferencial, Vale dos Vinhedos. Com mais uma passagem comprada para um fim de semana, era questão de escolher. Mas deu coceira de conhecer lugares novos pelo RS. Um lugar que está no meu radar há tempos para conhecer é Mostardas, mas Katia sempre recusa. Então bolei uma rota alternativa que cabia num fim de semana, no nosso esquema. Montei um roteiro para conhecer algumas atrações em Lajeado, Lagoa…
- 5 respostas
- 6.2k visualizações
Há um tempo eu havia visto sobre a travessia da ferrovia do trigo, que é umas das travessias mais clássicas de Rio Grande do Sul e de cara fica fascinado, falei sobre ela a alguns amigos para ir comigo nessa grande aventura, poucos se mostraram interessados, então resolvi deixar para uma próxima oportunidade, então que um dia convidei meu amigo Jorge, que curtiu muito a ideia de ir, nesse mesmo tempo minha namorada Fernanda também iria, mas teve que desistir devido aos estudos, então eu e Jorge ficamos amadurecendo a ideia de irmos, até que mais dois amigos resolveram participar também, o Zé e o Franck. Então quando marcamos a data que seria no feriado de 7 de setembro, m…
Última resposta por lucband, -
- 10 respostas
- 6.2k visualizações
~~~ Antes de que você comece a leitura, vou logo avisando que o relato está enorme, porém, como senti falta de relatos assim sobre Cambará do Sul quando estava me organizando para a trip (e como adoro escrever ahhaha) segue minha versão! ~~~ Estávamos na metade de dezembro e eu e meu namorado ainda não tínhamos um destino para passar uma semana de férias no início de janeiro. Sabíamos que seria uma ecotrip e várias cidades vieram a cabeça, desde Aiuruoca-MG até Bonito-MS. Todos pareciam lindos, mas dado o pouco tempo que teríamos para pesquisar e fechar o destino, acabamos decidindo por Cambará do Sul-RS. Destino escolhido, foi hora de fechar as datas .. ida: 0…
Última resposta por patimelo, -
- 5 respostas
- 4.5k visualizações
E ai galera beleza? Então, acabamos de retornar de nosso "mochilinho" pelo Rio Grande do sul e foi surpreendente. Quando minha esposa me disse que queria fazer um mochilão por Gramado e região confesso que torci o nariz, pois se tratar de uma região reconhecida pelo seu grau de 'careza', ainda mais por se tratar do natal luz. E como eu viajo a mais tempo que ela, sabia que seria um desafio e tanto fazer esta viajem sem estourar completamente o nosso orçamento. Mas no fim deu tudo mais que certo e deu para mochilar legal pela serra. Pois bem, vamos a alguns detalhes que nos ajudaram muito durante a viajem e, deixo como dica para os próximos que irão: -…
Última resposta por StanlleySantos, -
- 3 respostas
- 2.9k visualizações
Olá Mochileiros! Vou relatar aqui a viagem que fiz pra Gramado - RS num fim de semana, com mais 2 amigos. Saímos do Rio de janeiro na sexta feira (28/08/2015), peguei o voo de 22h, meus amigos foram um pouco mais cedo às 20h. Cheguei em Porto Alegre às 00:00 e no aeroporto mesmo aluguei um carro na locadora Unidas, de lá parti para o hotel Ibis Budget, ficamos num quarto que tinha 1 cama de casal e 1 de solteiro. Achei o quarto bem pequeno e também não gostei do banheiro ter o box separado. O café da manhã estava bom. 1º dia - 29/08/2015 Sábado pela manhã partimos para Gramado de carro. Saímos às 11h00min e pegamos um pouco de retenção então chegamos …
Última resposta por Ingrid Hilario, -
- 0 respostas
- 2.4k visualizações
Mirante com vista para o Vale do Rio das Antas e para a Cascata Bordin. Localizado no Travessão Alfredo Chaves em Flores da Cunha. Para passar o dia, acampar e praticar esportes de aventura, como rapel e passeios de quadriciclo. Local com quiosque. Horário da temporada primavera/verão: todos os dias das 7h às 20h, e aos sábados durante o verão o Mirante e o quiosque ficam abertos até às 23h. Restante do ano: de terça a domingo das 7h às 18h. Informações: (54) 98147-9534.
Última resposta por Roberta Reis, -
- 1 resposta
- 2.1k visualizações
Moles da barra: Para chegar aos moles da barra, vindo de Tavares, 130km de rodovia muito boa, ver lobos marinhos e golfinhos; é preciso atravessar a cidade e seguir sempre à esquerda. Este caminho leva até a praia da arreia grossa. De lá segue pela arreia da praia até os moles. Se i forme na cidade. O pessoal é hospitaleiro e simpático. Ao chegar na praia, tem uma estatua de Iemanjá. Siga à direita pela areia da praia. Tem muitos pontos de salva vidas. Se tiver algum por perto, informe-se sobre as condições do caminho. No fim do dia a maré sobre e pode complicar o trecho. Indicado fazer o passeio na parte da manhã. Siga por 12km pela orla na areia. Praia sem banhistas, mu…
Última resposta por Emir Santos, -
- 1 resposta
- 2k visualizações
Dois mirantes para o Rio das Antas, os dois em Flores da Cunha, mas ambos com uma distância por terra entre si considerável. São dois destinos interessantes para quem deseja ver a grandiosidade da nossa serra e os contornos do belíssimo rio, mas antes compare os detalhes entre os dois. Destacando que estes destinos são preferencialmente realizados com carro próprio ou moto. Não há maiores dificuldades para ir com carro de passeio comum. Mirante Gelain: O acesso que já era relativamente fácil ficou perfeito com o asfaltamento recente de todo o caminho. No local há um bar, plataforma de observação que além do rio proporciona vista de uma incrível cascata, estacionamen…
- 0 respostas
- 2.9k visualizações
https://rotasetrips.blogspot.com Lindo dia de finados e a estrada chamava para um passeio. Destino da vez: Parque do Mosaico ou Caminho da Serpente Encantada, na cidade de Morro Reuter/RS, a 65 km de Porto Alegre. O lugar é um misto de Parque e Ateliê a céu aberto, criado pela artista Cláudia Sperb. Chegamos ao parque em torno das 16 horas, pagamos a entrada de R$ 15,00 (por pessoa). O lugar não atoa é chamado de parque do Mosaico, pois, a artista o construiu quase todo repleto de mosaicos, que me lembraram muito a escadaria Selarón do Rio de Janeiro. Proporcionando ao visitante um mergulho, nesse mundo mágico e fantástico, criado pela artista. A…
- 0 respostas
- 1.3k visualizações
Blog:http://rotasetrips.blogspot.com Sexta-feira, feriado de finados, dia lindo, um convite para desbravar novas paragens. Destino da vez Parque Jorge Kuhn, na cidade de Picada Café, a 75 km de Porto Alegre. Passei várias vezes pela frente, mas nunca que achava o lugar, até entrei certa vez na cidade para procura-lo, mas dei com os burros n'água. Mas foi tontice minha, pois, o local é muito fácil de achar, é a beira da estrada, tem placa e tudo. Um pouco antes do pórtico da cidade, o endereço ta aí, para por no GPS: R. Profa. Marta W Kirchner, 707, Picada Café - RS. Eram umas 3 horas da tarde, um sol agradável vários automóveis…
Viaduto 13 e Ferrovia do Trigo, passando por Cotiporã, Vespasiano Corrêa e Muçum.RS.Jan.2018
por fernandos- 1 resposta
- 5.5k visualizações
Saímos de Caxias do Sul as 11 horas rumo ao famoso Viaduto 13 (V13), na cidade de Vespasiano Corrêa, o mais alto Viaduto Férreo da América Latina, com 143 metros de altura. No caminho cruzamos por Bento Gonçalves, sentido Veranópolis, pegamos a estrada para localidade de Farias Lemos. 1ª Parada. Balneário do Rio das Antas. Cotiporã.RS: Certa altura vejo uma placa indicando o acesso secundário para a cidade de Cotiporã, não dei muita bola, ao passar avistei uma ponte, um rio, com suas margens repletas de pedras. Meia volta! Vamos ver do que se trata. Era o Balneário do Rio das Antas, já em Cotiporã, a uns 10 km do centro da cidade. Era quase meio dia,…
Última resposta por edmellow, -
Rumo a Maior Queda D'água Longitudinal do Mundo. Salto do Yucumã. Derrubadas.RS.Ago.2018.Varando o Norte do RS Parte 2
- 1.7k visualizações
Blog:rotasetrips.blogspot.com.br Seguindo o baile: Saímos de Ametista do Sul.RS, em torno das 11 horas, e fomos em direção a próxima parada, o fabuloso: Salto do Yucumã, no município de Derrubadas.RS. Fronteira com a Argentina, extremo noroeste do estado. De Ametista do Sul para Derrubadas são cerca de 90 km. estrada boa (para os padrões gaúchos), sem pedágios. Dando rápidas paradas para registrar o belo no caminho, sempre que possível. Taquaruçu do Sul.RS: Nunca ouviu falar? confesso que nem eu. Rápida parada para registrar o pequeno pórtico da cidade, mais um marco geográfico para a coleção. E bem interessante haver também n…
Rumo a Capital Mundial da Pedra Ametista: Ametista do Sul.RS.Ago.2018-Varando o Norte do RS Parte 1.
- 2.4k visualizações
Prólogo: Rumo a mais épica jornada feita até então, o plano era arrojado, percorrer cerca de 800 km, varando o Rio Grande do Sul, em mais de 10 horas de estrada, em um só dia, com destino a Ametista do Sul.RS e Derrubadas.RS; e registrar tudo que de interessante houvesse no caminho. "E se Fomos"! Saímos da base, Santa Maria.RS (coração do Rio Grande), ás 5 hrs e 30 min, em um domingo de agosto, quebrando o silêncio da madrugada, e rompendo aquela negra noite sem luar. Licença poética a parte. O inicio do percurso foi punk, muita escuridão, serração (neblina, nevoeiro, chame como quiser) e um frio de 5 graus, além das péssimas condições das estradas. Realmente viajar pelo …
- 0 respostas
- 2.6k visualizações
Passeio na Orla do Guaíba. Guaíba.RS.Jun.2018. Passando por Nova Milano Destino da vez Guaíba, Berço da Revolução Farroupilha. Saímos de Caxias, passadas 11 horas, difícil acordar cedo com esse frio que anda fazendo aqui no Sul. No caminho passamos pela cidade de Farroupilha, e demos uma paradinha rápida na localidade de Nova Milano, que fica bem a beira da estrada do lado direito, quem passa o Centro de Compras de Farroupilha. No local existe um monumento que chama a atenção do viajante, uma grande estatua de ferro, parecendo um pássaro estilizado ou algo assim. É onde fica oParque da Imigração Italiana, de Nova Milano, um parque bon…
- 0 respostas
- 3.9k visualizações
*No final há as dicas importantes para esta trilha Saímos de Tramandaí na sexta-feira, dia 28/04/2018, logo depois do serviço. Meu Brother Machado (crossfiteiro e responsável pela maior parte da água do grupo), meu brother Tailan (crosfiteiro e que levava a maior parte da comida) e eu, Adrien (sedentário e com a maior parte dos remédios e responsável pela navegação ). Dois dias antes nós já tínhamos reservado Hotel Marchetti, com o seu proprietário Tiago. Fomos dormir por volta da 1h, com alarmes setados para as 6h. Pela manhã levantamos, fizemos os últimos ajustes nos equipamentos, acertamos o hotel e nos dirigimos para a parte dos trilhos que passam no meio…
Última resposta por AdrienSchmitz,