Rio Grande do Sul - Relatos de Viagem
Relatos de Viagem no Rio Grande do Sul - Compartilhe e leia relatos de viagem por destinos do Rio Grande do Sul
242 tópicos neste fórum
-
Travessia do Cassino - Rio Grande do Sul - Setembro 2022 (Da pra escrever até um livro dessa travessia)
por BanditHawk- 1 seguidor
- 9 respostas
- 1.7k visualizações
Comecei a planejar a travessia do Cassino em janeiro de 2022. Planejamento da minha mochila. (com todos os manipulados e itens do kit de emergência) Planejamento da minha alimentação. (considerando proteína, carboidratos e gorduras - separados por café, almoço e janta) 15 dias antes da viagem, meu companheiro desistiu por motivo de força maior. Eu já estava com um pouco de receio de ir, fui sozinho mesmo. A emoção mais intensa que existe é o medo, e principalmente o medo do desconhecido. Então imaginem. Vou resumir o máximo da travessia pra não ficar muito densa ok? Fiz meus Check-ins de itens duas vezes na semana antes de ir viajar. Depois…
Última resposta por BanditHawk, -
- 1 seguidor
- 8 respostas
- 905 visualizações
Buenas galera! Agora me animei em escrever relatos hehe e nada melhor que ensinar a turistar na minha cidade querida... Então não é necessariamente um relato de viagem já que moro lá (digo lá porque agora to longe, aqui na Bolívia), mas sim relatos dispersos de passeios por espaços naturais urbanos e também unidades de conservação do meu Portinho. Vamos passar por duas praias e dois morros: Lami, Ponta Grossa, Morro do Osso, Morro Tapera, e como extra por Itapuã (fica em Viamão, a cidade do lado). Começando pelo Lami. Assim como os demais lugares, fica na Zona Sul da cidade. Do centro histórico, ali no Mercado Público, se pega o bus 267 ou R47 Lami e pede pra de…
Última resposta por miranlauberf, -
- 2 respostas
- 470 visualizações
Em 2021, concretizei um desejo de viajar sozinho de bicicleta. Já havia realizado uma viagem sozinho de moto pelo Uruguai, que contarei em outro momento. A viagem de bicicleta iniciou em Sarandi/RS, na qual cheguei de ônibus da minha cidade de origem. Pedalei por 45km até Palmeira das missões num final de tarde com risco de chuva (Wikiloc | Trilha 1 dia rota das missões Sarandi - Palmeira das Missões). Dormi pelo Airbnb em uma residência e saí cedinho no dia seguinte. Este dia seria o mais longo da minha programação. Logo saí do asfalto e segui por estradas de chão batido. A temperatura agradável da manhã logo foi substituída pelo calor elevado. Andei até a…
Última resposta por Cleberton Bianchini, -
- 15 respostas
- 2.7k visualizações
Eu e minha esposa Magali decidimos em setembro de 2020 fazer a travessia. Começamos a planejar e nos preparar desde então. Definimos que a melhor data seria na semana santa pois seria mais fácil de conciliar férias, folga etc e ainda daria uma margem de segurança maior caso fosse necessário estender a travessia. Fomos com o objetivo de caminhar no mínimo 35km/dia mas tentar fazer 40km/dia, que reduziria em um dia a travessia. Inicialmente iríamos seguir no sentido sul (Rio Grande x Barra do Chuí), porém na semana que antecederia nosso início a previsão indicava maior incidência de vento sul e optamos em inverter, saindo da Barra do Chuí no sentido norte. Saímos de I…
Última resposta por gvogetta, -
- 1 resposta
- 973 visualizações
Boa noite, estou em Gramado-RS e observei que tem uma maneira que conseguir bastante coisa de graça aqui na cidade, incluindo passeios que são caros, noites de fondue, almoço, jantar e até chocolates. O que acontece é o seguinte, existem umas 4 empresas aqui na cidade que ficam cercando os turistas, normalmente, nos pontos turísticos, nas entradas das atrações, ou, área central. Esse pessoal oferece a você a oportunidade de conhecer o produto da empresa (que normalmente se trata de um plano de férias), e em troca, você resolvendo adquirir o plano ou não, você ganha os brindes. Eu e meus amigos ganhamos (estávamos em 6), ganhamos um passeio de fumacinha (o q…
Última resposta por Nor Gawas, -
- 1 seguidor
- 9 respostas
- 3.8k visualizações
Em tempos complicados nos colocamos na estrada. Foram 26 horas dentro do ônibus. A lotação praticamente vazia, nem 15 pessoas, uma série de protocolos para evitar ao máximo qualquer contaminação. Depois de todo esse trajeto ficaríamos sós, isolados, quase uma quarentena. Sete dias completos e muitas surpresas, superações e no final um evento triste que poderia estragar toda uma viagem, mas deixa pra lá. As pessoas de boa índole não merecem que seja despendida grande atenção para os intrépidos. Dia 1 Ficamos meio período na cidade de Rio Grande, um local de muita história, 9 museus (fiquei sabendo) todos fechados, muita arquitetura e praças dignas de um povo desb…
Última resposta por Diego Dresch, -
- 1 resposta
- 1.5k visualizações
21 de fevereiro de 2020. Aproximadamente 60 peregrinos, em ônibus, saindo de Florianópolis com destino a São José dos Ausentes. A 1400 metros de altitude, é a cidade mais alta e fria do Rio Grande do Sul. Com o maior conjunto de cânions da América do Sul. Diz a história oficial que desde 1727 os jesuítas, com os índios Tapes (do grupo Guarani), levantaram uma cruz para registrar seu domínio na Vacaria dos Pinhais. No entanto, quando morreram os grandes posseiros dessas terras, os campos teriam sido arrematados em “Juízo de Ausentes”, no ano de 1764, pelo capitão Antônio da Costa Ribeiro. Em meio às idas e vindas das gentes que por ali transitavam ou nasciam e morri…
Última resposta por diazepan, -
- 1 resposta
- 1.7k visualizações
Esse é um relato para incentivar as pessoas que estão em dúvida das possibilidades de curtir uma cidade toda num único dia. Estive em Cambará do Sul como parte de uma viagem que iniciou-se em Marília/SP, passou por Ponta Grossa/PR, Cambará do Sul/RS, Porto Alegre/RS, Imbituba/SC e Bombinhas/SC. O objetivo era chegar na cidade, dormir, desfrutar o máximo possível dela em um dia, descansar e seguir até um congresso em Porto Alegre. Chegamos à cidade às 23 horas e nos hospedamos na Pousada Corucacas, na zona Rural de Cambará do Sul, mas bem próxima do centro. 85 reais a diária do quarto de solteiro (54-3251-1123). Tivemos que deixar a pousada no outro dia…
Última resposta por FlavioToc, -
- 6 respostas
- 2.3k visualizações
Se o mundo não acabar, lá vou eu kkkkk Já não dava para adiar o inadiável, tinha de ser agora ou sabe se lá quando. Sai de Porto Alegre às 13 horas do dia 28, previsão de chegada lá por volta das 16 horas. Passagem de volta só na Estação Rodoviária de Muçum, vou lá pegar a minha kkkk As estradas para o interior são muito boas, a paisagem é agradável aos olhos a primeira vista. Em Guaporé desci numa calçada, vi um táxi e pedi para me levar até o Hotel 55 54 9106-7404 Ande com um pouco de dinheiro rapaz, tive que ir numa agência sacar para pagar o taxista. No Hotel Rocenzi ninguém usava máscara, foi assim até o dia seguinte a minha saída. …
Última resposta por Robson De Andrade, -
- 6 respostas
- 4.1k visualizações
2020 ano imprevisível. Ficamos a deriva desde fevereiro. Toda a temporada de montanha foi se embora, as viagens minguaram. Precisamos recorrer a destinos não antes planejados. Foi assim que topamos com a Ferrovia do Trigo, como descrevi em relato anterior, conseguimos fazer um circuito pelo Campo dos Padres em setembro e cinco dias antes de sairmos para a Serra Geral catarinense, recebemos um convite para fazer o trekking Guaporé Muçum. É claro que já havíamos ouvido falar e lido algum relato, mas não estávamos muito iterados sobre. Não gosto de perder oportunidades, então, após uma lida rápida em um relato e olhadela no wikiloc aceitei a proposta. O trekking não tem…
Última resposta por Jonas Silva ForadaTribo, -
Um Cenário de Conto de Fadas no interior do Rio Grande do Sul. Forquetinha.RS.Dez.2017
por fernandos- 3 respostas
- 12.6k visualizações
Pesquisando destinos na internet, me deparei com a cidade de Forquetinha, e a princípio nem acreditei, no que vi. Achei que era alguma cidade do vale Europeu de Santa Catarina, como Pomerode, Blumenau, Joinville ou algo assim. Tamanha a beleza das edificações e construções do lugar. Mas para meu espanto, dizia que a cidade se localizava no vale do Taquari/RS, próximo a Lajeado. Estranho... Pois já havia ouvido falar de Teutônia, Lajeado, e até Westfália, como as referências da colonização alemã, naquela região. E assim passaram quase seis meses de expectativa. Sendo que apesar das diversas idas e vindas da Serra e a Região Central do RS, nunca conseguia encaixar a tal vi…
Última resposta por Tanaguchi, -
Parque Nacional dos Aparados da Serra: Passeio pelo Canyon Fortaleza e Itaimbézinho. Cambará do Sul.RS.Setemebro.2019
por fernandos- 3 respostas
- 2.3k visualizações
Domingo de sol na Serra Gaúcha, coisa rara... E "vamonos " rumo a Cambará do Sul, desbravar o teto do Rio Grande. Já havíamos estado em Cambará, mas por problemas técnicos, não conseguimos visitar os Canyons. Na verdade não me planejei direito, chegamos tarde, e o parque estava fechando. Mas dessa vez nos preparamos, pegamos uma excursão, que saia as 6 da matina de Caxias do Sul. Mantimentos preparados, um tênis para trilha, varias garrafas d'água, e lá pelas 8 horas chegamos a Cambará. Paramos em uma padoca para um cafezito, R$ 15,00 pilas por cabeça, propaganda de café colonial, mas o café era simples, salgados bem gostosos até, mas pouca variedade, de colonial não tin…
Última resposta por Dani O., -
- 4 respostas
- 2.6k visualizações
Porto Alegre, Gramado e Canela 3 dias no Rio grande do Sul com R$800,00 Meu nome é Gleiseane e estou desde 2016 conhecendo o Brasil, as vezes acompanhada e as vezes sozinha, nestas viagens já tenho na bagagem 10 estados brasileiros e algumas cidades, dessa vez eu embarquei para o Rio grande do Sul, aproveitei o feriado prolongado para a cidade do Rio de janeiro e sai do trabalho na sexta dia 17/01/20 direto para o Aeroporto Santos Dumont com a passagem trocada em pontos multiplus só paguei a taxa de embarque R$32,95, fiz uma conexão em Congonhas e cheguei em Portol Alegre as 22:30 como já havia acabado o trem tive que pegar um uber e sem saber fui passada para traz l…
Última resposta por D FABIANO, -
- 2 respostas
- 1.1k visualizações
Precisando de dicas sobre quem já foi de carro... Grata!
Última resposta por gustavo.woltmann, -
- 7 respostas
- 5.6k visualizações
Chegou a hora de saber mais sobre Cambará do Sul e ir além do básico. Vamos juntos? Quando viajo, gosto de sair do roteiro clássico, aquele que todos fazem. Procuro explorar a região e descobrir lugares que os turistas comuns não conhecem. E nesse post, você vai descobrir comigo, a Cambará do Sul que vai além dos cânions. Quer se encantar com a beleza descomunal das cachoeiras de Cambará do Sul? Então leia esse post até o final e surpreenda-se! Passeios em Cambará do Sul Nesse post vou falar exclusivamente de passeios e lugares fora do padrão, que não envolvem os famosos cânions de Cambará do sul. Para saber mais sobre os cânions clique no link abaixo, e d…
- 1 resposta
- 4.3k visualizações
Mais uma viagem entre Santa Maria e Caxias do Sul, e a oportunidade de conhecer mais algum recanto de meu Rio Grande. E o pontos de passagem escolhidos dessa vez foram Brochier a cidade fundada por Franceses, e Maratá cidade de origem alemã. Brochier: Antes de chegar a São sebastião do Caí, peguei a esquerda em direção a Brochier, estrada asfaltada, mas para chegar a cidade são uns 15 km. A cidade me surpreendeu pelo desenvolvimento, uma cidade de 5000 habitantes, possuir até prédio, não é todo dia que se vê. Cidade toda bem cuidada e arrumadinha. O maior atrativo é ter sido fundada por Franceses, mas não encontrei marcas desse fato no munic…
MAY 3 Feriadão do dia do trabalhador (2018), e como todo feriado é um convite para viajar, mais ou menos... Porque sou da opinião que viajar em feriado é fria, muito trânsito, engarrafamento e tranqueiras a quatro. Corrigindo é um convite para passear, pois, não fui contemplado com o feriadão, e o jeito foi me satisfazer que um passeio pela Serra Gaúcha mesmo, o que não é de todo mal. Destino da vez Nova Prata.RS, e suas famosas Caldas do Prata, balneário com águas termais, bastante divulgando, e se desse tempo passaria por Serafina Corrêa, destino a muito desejado, por suas réplicas de castelos medievais, e até um do C…
- 9 respostas
- 4.2k visualizações
Primeiro de tudo, MAS MANO QUE FRIO DA PESTE É ESSE QUE FAZ NO SUL???!!! Ok, provavelmente não é nada perto do uruguai, patagônias, ou a serra catarinense (que registrou temperaturas negativas nessas semanas fácil, fácil). Mas para um nortista acostumado com quentura.... Bom, o objetivo deste relato é passar infos atualizadas sobre muitos lugares, sejam eles conhecidos e relatados, ou não. Muitas atrações do estado passam batido, então creio que seja justo falar sobre o máximo de lugares, sem passar spoilers. A época escolhida para esta visita foi a primeira quinzena de agosto, junto com a ex, até pq gostaria de conhecer um pouco do inverno gaúcho. Moro …
Última resposta por LenaOliveira, -
- 7 respostas
- 8.4k visualizações
E o que posso dizer de Pelotas? Primeiro a cidade é completamente plana, onde se anda por léguas, sem uma subidinha ou descida, ótima para quem gosta de correr ou andar de bicicleta. De bom na cidade temos a “Praia do Lajaranjal” com uma imenso calçadão bem construído, com infraestrutura de botar a maioria das praias gauchas no chinelo, tem umas arvores bem bacanas, tipo “barba de pau”; lugar ótimo para tomar um “chimas” no fim de tarde, ou comer algum fruto do mar, mas se for fazer isso fuja do centro comercial, pois, é muito inflacionado, fora isso o laranjal parece um retrato, com aquela água sem ondas, vários quiosques e arvores que se repetem, tu vai andando e a pais…
- 1 resposta
- 1.5k visualizações
Caros colegas viajantes, depois de muito pesquisar aqui no mochileiros e usar todas as dicas deixadas, sinto-me na obrigação moral de contribuir, pois assim como para mim foi muito importante ler os relatos e roteiros de outras pessoas, tenho a certeza de que esse breve relato pode ser útil a alguém. Pois bem. Eu e meu namorado resolvemos fazer uma viagem para o Sul e como já havíamos ido a Santa Catarina algumas vezes, decidimos variar um pouco e ir até o Rio Grande do Sul, local até então desconhecido para mim. Já havíamos pesquisado bastante e sabíamos que não seria uma viagem barata, por isso fizemos uma reserva financeira para podermos aproveitar melhor as atrações…
Lado B da Serra Gaúcha (Caminhos de Pedra, Caravaggio, Veranópolis...) - Agosto 2017
por Vale_do_Cafe_Guy- 1 resposta
- 2.6k visualizações
Agora em agosto aproveitei três dias que tinha de folga para visitar uma amiga que mora em Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha. Ela, que adora conhecer lugares novos assim como eu, fez as honras da casa e me levou pra conhecer alguns lugares na região. Meu único pedido é que fôssemos a locais mais alternativos aos três passeios mais comuns na região (e que eu já conhecia): Gramado, Canela e o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves. Segue o relato. 1° dia (03/08, quinta) Comprei passagem para descer no aeroporto de Caxias do Sul, mas uma forte chuva na região da Serra Gaúcha obrigou o vôo a descer em POA. A Gol disponibilizou ônibus para levar os passageiros pa…
- 2 respostas
- 3.5k visualizações
Dia de sol lindo na Serra Gaúcha, e o destino escolhido é Jaquirana/RS, acerca de 130 km de Caxias do Sul. Uma das cidades que compõem a região dos Campos de Cima da Serra, próxima a Cambará do Sul e Bom Jesus. Não fazia muita ideia do que me esperava, sabia que os atrativos da cidade são: Cachoeira Princesa dos Campos, Passo do "S", Cristo Libertador, Cachoeira dos Venâncios e Rio Tainhas (segundo o blog:pesquisandocidades.blogspot.com.br). O caminho até Jaquirana é tranquilo, e 99% asfaltado, primeiro pela RS 453 e depois mais 48 km pela RS 110. As paisagens na RS 453 já são bem bonitas, caminho para São Francisco de Paula, coxilhas e cercas de pedra. Mas na RS 110 a co…
- 2 respostas
- 1.8k visualizações
O que Fazer em Caxias do Sul.RS Caxias é o berço da colonização italiana na Serra Gaúcha, mas fica um pouco relegada a segundo plano pela turistaiada, onde na maior parte das vezes quando se fala em Serra gaúcha, é sinônimo de Gramado, Canela e Bento e para por aí. Mas Caxias do Sul tem sim seus atrativos. Vamos a eles: No centro temos a praça Dante, com a bonita Igreja Matriz, e um chafariz que jorra água com cor de vinho, em época de festa da uva, um comércio forte com roupas a bom preço. Próximo temos o Parque dos Macaquinhos, grande e bem arborizado, com wifi grátis, bom para tomar um chimas ou caminhar. Outro bonito parque da cidade é o Parque Cinquetenário, no f…
- 2 respostas
- 10.1k visualizações
CAXIAS DO SUL - Nossa viagem começa rumo a Caxias do Sul. Saímos de São Paulo chegando de avião e pegando o carro diretamente com a locadora e seguimos direto para as Serras Gaúchas. Primeira parada foi em Caxias do Sul, onde ficamos num hotel bem estilo colonial o Hotel Bela Vista Parque, situado no bairro ANA RECH . Ao locar um veículo, se preocupe em alugar um que tenha ar condicionado, e coloque na calefação, pois dirigir no frio não é nada bom. Visitamos uma vinícola em Caxias, chamada LA CAVE, interessante a história da vinícola e tem bons vinhos apesar de estar desativada, pois os vinhos são produzidos em FLORES DA CUNHA, mas o tratamento que eles dão inclusiv…
- 8 respostas
- 7.4k visualizações
Depois do Feriado de 7 de setembro, viajei a Gramado com meu namorado. Fomos no domingo, dia 08/09, leia-se BAIXA TEMPORADA. Saímos do Rio de Janeiro pela GOL, no vôo de 10:35h e chegamos em Porto Alegre 12:45h. Em Porto Alegre, pegamos um transfer com a Brocker Turismo, pois não queríamos alugar carro. Eles cobram R$112,50 por trecho, por pessoa. Saída do Rio: 10:35h Chegada em Gramado: +- 15:30h O micro-ônibus da Brocker foi eficiente, tinha tomadas para carregar o celular e um guia falando um pouco sobre os principais pontos da cidade (e aproveitando para vender os passeios da empresa). Nós fechamos o Bus Bier Tour, que detalharei mais pra frente. …
Última resposta por StanlleySantos, -
- 3 respostas
- 12.6k visualizações
Um dia desses quando buscava na internet sobre Ecoturismo no Rio Grande do Sul: a CIA AVENTURA de Nova Roma do Sul apareceu como uma grata surpresa, nunca tinha escutado falar sobre a cidade e menos ainda de todas as atividades que existem no ECO PARQUE: Arvorismo, rafting, rapel, pêndulo, paintball, tirolesa...http://www.ciaaventura.com.br Reservei os dias 07/03 e 08/03/15 para conhecer toda a estrutura do lugar, inclusive fiquei na pousada colonial dentro do Eco Parque: 59,00 a diária p/pessoa e sinceramente muito melhor que a estrutura do outro hotel no centro da cidade de mesmo valor. Segue a lista de valores repassado pelos administradores: Entrada Eco P…
- 4 respostas
- 8.3k visualizações
Dentre os muitos destinos atraentes da serra gaúcha, a região de Bento Gonçalves oferece pelo menos dois passeios imperdíveis: o "Caminhos de Pedra" e o "Vale dos Vinhedos". No "Caminhos de Pedra" (http://www.caminhosdepedra.org.br/), podemos rodar a estrada que tem várias casas antigas que retratam a história dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. Algumas delas cobram uma pequena taxa de visita. Passamos por várias dessas casas. A primeira em que paramos foi a Casa das Massas: Depois, a Casa da Tecelagem: Continuamos o caminho pela estrada e entramos na Casa Vanni. Lá bebemos um suco de uva muito bom. Também aprovei…
- 2 respostas
- 3.2k visualizações
Viagem de 6 dias para a Serra Gaúcha (RS), em julho de 2018 (Hospedagem em Canela, Carro Alugado) Do ES para RS. Essa viagem começou uns 15 dias antes, com toda uma pesquisa de fizemos, em sites como o próprio mochileiros.com, vídeos no Youtube e outros sites que nos trouxessem informações interessantes. Contratamos a viagem pelo site da CVC, pedimos o serviço de bagagem pelo site da GOL. Se não tivéssemos questões muito particulares e pudéssemos programar com mais antecedência, não teríamos contratado os serviços dessa empresa e, não possivelmente não passaríamos por algumas situações um tanto frustrantes. 1º DIA - VIAGEM DE IDA Nossa viagem começou de…
Um lugar Mágico Escondido no Noroeste Gaúcho- Jardim Temático Rücker-Thal.RS.Ago.2018.Varando o Noroeste do RS Parte 3
por fernandos- 1 resposta
- 2.3k visualizações
https://rotasetrips.blogspot.com/ Três Passos.RS: Retornando do salto do Yucumã, decidi visitar uma atração que havia encontrado por acaso no facebook, o Jardim Temático Rücker -Thal. Pela internet as fotos eram interessantes, mas não dava para ter ideia da grande surpresa que estava nos aguardando. O Jardim é idealizado por Mauro Rückert, e fica localizado na rua Silva Jardim, 385, localidade de Padre Gonzales, na cidade de Três Passos.RS, um pouco afastada do centro da cidade. Saímos do asfalto e entramos por ruas de terra, na localidade, até chegarmos em frente a casa. Que de pronto já chama atenção, repleta de arbustos em forma de escul…
- 4 respostas
- 5.3k visualizações
GRAMADO 22/12/2012 a 25/12/2012 Sempre quis conhecer o Natal Luz em Gramado. Então no meio do ano resolvi comprar as passagens e reservar Hotel para passar o Natal em Gramado. No meio do ano já não tinha vaga em Hotéis e quando tinha estava muito caro ou não reservava só para 4 dias. Então encontrei o site do Motel Avenida pela metade do preço dos Hotéis. Adorei a localização e o quarto tinha o mesmo conforto que Hotéis. A desvantagem era que não servia café da manhã. Então no primeiro dia tomamos café na padaria e passamos no supermercado e compramos água, suco, pão doce e manteiga para deixar no frigobar. Não tivemos qualquer problema lá. O lugar era silencioso e …
Última resposta por gustavo.woltmann,