Trilhas no Paraná
Trilhas no Paraná: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas e trekkings no Paraná
140 tópicos neste fórum
-
- 18 respostas
- 4.7k visualizações
Mochileiro viaja quando dá. E isso nem sempre significa que estará tudo perfeito na viagem. No início de junho catei uma promoção numa aérea e marquei o Pico Paraná na agenda para o final de julho, final de semana dos dias 23 e 24. Era o que dava pra fazer com o dinheiro e o tempo disponível. Já tinha feito o PP em 2008, com o Ogum777 e o Gutante, mas sempre tive vontade de fazê-lo novamente, agora no inverno, pela maior probabilidade de tempo aberto (pois quando fomos, pegamos tempo fechado, vide Pico Paraná - Em solitário à três, pelo Ogum 777). Então, a repetição era válida. Na semana que antecedeu a viagem entrou uma frente fria atravessando o País de oeste pra lest…
Última resposta por Amend, -
- 11 respostas
- 3.7k visualizações
Há um ano e quadro meses sem férias, resolvi pegar dês dias por contas das férias para poder curtir o inverno paranaense em suas montanhas. Parti de Maringá dia 22 de junho, pois após perguntar para nosso amigo Otávio Luis se os Montanhista de Cristo teria alguma atividade para o feriadão e se eu poderia participar, fui convidado para uma travessia incrível que fixemos, Garuva – Monte Crista, mas esta aventura outro amigo, Gvogetta, que nos acompanhou contara. Então após uma travessia inesquecível, me hospedei no Hostel Roma e fiquei contando os dias esperando o próximo final de semana para voltar as montanhas. E enquanto esperava fazia contato com os amigos mochileiros…
Última resposta por Mageta, -
- 1 resposta
- 2.5k visualizações
Travessia da Serra do Ibitiraquire- PR Fotos: http://dlopes.jimdo.com/fotos-viagem/estado-do-paran%C3%A1/travessia-serra-do-ibitiraquire/ Mapas: http://dlopes.jimdo.com/mapas-e-croquis/estado-do-paran%C3%A1/ No feriadão de Páscoa, Daniel (eu), Fernando e o papai Adriano resolvemos fazer a Travessia da Serra do Ibitiraquire-PR. Saí de São Paulo na quinta feira as 17:00 hrs com destino a Valinhos- SP de lá seguimos por Sorocaba, Piedade, Tapiraí, Juquiá seguindo pela Regis Bittencourt com destino a Fazenda Pico Paraná, chegamos lá por volta das 23:00 hrs, montamos acampamento e na sexta-feira logo pela manhã saímos para a travessia. Início da Travessia. Trecho…
Última resposta por gvogetta, -
- 5 respostas
- 2.7k visualizações
Este é meu primeiro relato para os mochileiros , me desculpem pela simplicidades das palavras. Não será necessário descrever as belezas da Serra do Agudo, pois esta já foi bem relatada pelos nossos amigos Danilo Dassi e Jorge Soto. Mas vou relatar as dificuldades de alguém que está algum tempo parado e volta a ativa em uma trip hard. Minha aventura se passa na companhia de um casal de grande amigos Willi e Tata, que também superaram seus limites rumo ao local desconhecido para eles, conhecido por Pico do Agudo. Nossa trip começa dia 18 de março, pois tínhamos combinado de seguir rumo a Sapop’s na sexta e acampar em alguma cachoeira da região ou no ultimo sitio, para qu…
Última resposta por FABIO LIMA1502428485, -
- 25 respostas
- 6.8k visualizações
Eai galera, tudo bem? Segue o relato da minha trip até o PP. Sei que devem existir vários e ainda não consegui ler quase nada, então se eu passar informação batida aqui, me desculpem! Tudo aconteceu realmente muito em cima da hora. Um compromisso cancelado para o final de semana e a água na boca de botar a prova minha mochila e barraca nova resultou nisso. Sexta-feira a noite ligo para meu companheiro de viagens, Kalil, e confirmo fazer algum camping. Já havíamos feito um camping no Recanto dos Papagaios há um tempo atrás, sendo essa a nossa única experiência mais direta com a coisa. Procurei um pouco algum lugar para ir e só dava de cara com o PP. Fui procurar mais i…
Última resposta por George Leonardo, -
- 6 respostas
- 3.4k visualizações
Histórico Cume do PP, vista da casa de pedra O Pico Paraná é a montanha mais alta da Região Sul do Brasil. É uma formação rochosa de granito e gneisse, entre o município de Antonina e Campina Grande do Sul, no conjunto de serra chamado Ibitiraquire. Ele foi descoberto pelo pesquisador alemão Reinhard Maack através de suas incursões na Serra do Mar no estado do Paraná. Como chegar Localização Partindo de Curitiba pela rodovia BR-116 em direção ao estado de São Paulo, passa-se pelo posto de combustível Tio Doca, nas proximidades do quilômetro 47 da rodovia. Logo em seguida há uma ponte que passa sobre o rio Manuel José. Antes de chegar à segunda ponte, sob…
Última resposta por Amend, -
- 12 respostas
- 2.8k visualizações
Não fazia ainda nem uma semana que chegara em casa de Monte Verde e estava agitado. Olhei pra mochila no canto do quarto vazia, murcha e entrei no Mochileiros.com procurando algum roteiro. Entre os relatos que leio há alguns em que vou junto, sinto o frio e a chuva. Como a moto estava na revisão procurei algum lugar fácil chegar de ônibus. Encontrei o Pico do Paraná (ou foi ele que me encontrou). Acordei na sexta-feira às 6 da manhã, arrumei as coisas e fui à Rodoviária. Mal sabia que uma cratera em algum lugar fez o ônibus atrasar duas horas e meia, embarcando apenas às 10:30 da manhã. A ficha só caiu quando ouvi que chegaríamos por volta das 18:30. Isso mesmo, 18:30. S…
Última resposta por lucci, -
- 9 respostas
- 13.4k visualizações
10/05/11 Gruta de Lancinhas Localização Rio Branco do Sul (+/- 35km do Centro de Curitiba) Acesso pela Rodovia dos Minérios PR-092 Estacionamento Dá pra deixar o carro na casa de um carinha bacana chamado Vanderlei. No arquivo em kml marquei a localização da casa dele. Grau de dificuldade Fácil / médio O que levar - Por se tratar de caverna não conte com iluminação natural, portanto leve lanterna e pilhas reservas, de preferência lanterna de cabeça, pois suas mãos serão bem requisitadas. - Já no início terá que se rastejar pelo chão, depois andar pela água e se espremer por paredes. Se quiser voltar limpo e seco leve roupas extras…
- 7 respostas
- 5.3k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/134/Travessia_Torre_Amarela_-_Vigia_-_Canal TRAVESSIA VIGIA – CANAL Qdo se fala em Marumbi imediatamente vêem a mente um conjunto de varios picos, dos quais destacam-se o Gigante, Pta do Tigre e o Olimpo, em Morretes (PR). Entretanto, o maciço do Marumbi avança planalto adentro revelando vários outras montanhas selvagens nada visitadas em virtude das proibições do Parna homônimo. Contudo, o extremo oeste desta majestuosa serra finda em três respeitáveis maciços isentos de qq restrição de acesso. São eles, o Vigia, a Torre Amarela e o Canal, onde é possível realizar uma travessia radical de crista ideal prum domingo de tempo …
Última resposta por dore, -
- 4 respostas
- 9.2k visualizações
[align=center]http://www.youtube.com/watch?v=t3EwnPCb2-c Esse é o relato de minha segunda investida ao Pico Ciririca (Ou Siririca). Partimos de Londrina no dia 18 de Março de alguma coisa, passamos a noite em Curitiba e no dia 19 pela manha tocamos em direção a Fazenda Pico Paraná. Os integrantes do bando foram: Alexandre (Malinha), Bruno (Nariz), Vitor (Saldanha), Roberto (Boer), José (Galinha), Thiago (Negão), e Eu (Ziero). E se me lembro bem o Chiquinho (Pituco) também tinha combinado de ir, mas como sempre afinou na ultima hora. Tiramos a clássica foto de partida e não perdemos tempo. Nosso objetivo era chegar ao Ciririca em dois dias, precisávamos no primeir…
Última resposta por DIVANEI, -
- 2 respostas
- 4.6k visualizações
Óla, Vou para o littoral paranense pela primeira vez e gostaria fazer acampamento selvagem. Superagui parece muito legal, mas acho que só posso acampar na Barra de Superagui. Alguém tem mais informações sobre onde posso fazer acampamento selvagem, talvez na praia? Sou muito flexível, qualquer lugar sería bom para mim. Vou pegar o trêm de Curitiba para Morretes no sábado, dia 21, e voltar na terça para Curitiba. Grato, Gregory
- 17 respostas
- 8k visualizações
Travessia na Serra do Quiriri Eu já havia me conformado em ter que ficar em casa e passar o feriado do dia das crianças diante da televisão e assim aumentar cada vez mais a minha burrice, vendo e ouvindo os maravilhosos programas e suas músicas estúpidas que tomam conta das TVs do Brasil, quando abri o meu e-mail e lá estava o recado do Jorge Soto : “ Véio a trip vai rolar “ . Peguei minha mochila, que já estava pronta, e “piquei a mula” pra rodoviária de Campinas e de lá embarquei para Joinvile-SC . A verdade era uma só : Eu não conhecia nada sobre esta travessia, na verdade, nunca havia nem ouvido falar nessa tal Serra do Quiriri. E outra …
Última resposta por DIVANEI, -
- 18 respostas
- 5.6k visualizações
pics http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/117/Pedra_da_Divisa# Pedra da Divisa: Em busca do Vale Encantado Visível pra quem percorre a BR-376 sentido Joinville tal qual um sentinela rochoso despencando verticalmente sobre os limites estaduais do PR e SC, a Pedra da Divisa tem como acesso tradicional a árdua picada q percorre seus quase mil metros de desnível a partir do próprio asfalto, num quiosque de laticínios. Entretanto, é possível abreviar seu percurso num circuito mais ameno partindo do próprio planalto, palmilhando as suaves colinas douradas dos conhecidos Campos do Quiriri, próximo da fazenda do mesmo nome. Dessa forma, alem de atingir o pto geodésico…
Última resposta por Otávio Luiz, -
- 2 respostas
- 7.6k visualizações
Sem saber onde ir, conversando com amigos sempre comentando do tal Morro do Canal. Resolvi chamar meu cunhado pra gente tenta achar o Morro do canal procuramos na internet como chegar lá. Moramos em pinhais 12 km de Piraquara onde fica o Morro.pegamos as informações e partimos as 16:00 horas do dia 26/02/2011 ao nosso destino, chegando em Piraquara perguntamos a um Sr. na antiga estação ferroviaria sobre o morro do canal como chegar. Ele disse vocês estão querendo ir a chacara do seu Zézinho? isso mesmo, o morro fica na chacara do Sr. Zézinho muito (simpatico). vocês estão longe vai demora umas 2 horas até la estrada de chão, fazer o que né pra um mochileiro nato o …
Última resposta por muskitinho, -
- 2 respostas
- 4k visualizações
pics http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/133/Torre_da_Prata ESCALAMINHANDO A TORRE DA PRATA Montanhismo no Paraná é sinônimo de “Pepê” ou Marumbi, certo? Exato. Contudo, os cumes paranaenses vão além das possibilidades q a cordilheira do Ibitiraquire oferecem ou às limitações restritivas q a Serra da Marumbi permitem. Próxima de Morretes, uma outra cadeia desgarrada eleva-se da planície numa imponente pirâmide de 1500m q se destaca do resto da Serra do Mar. Estamos falando da Serra da Prata, cujo pto culminante, a Torre da Prata, é alcançado após árdua caminhada através de 3 biomas distintos: planície litorânea, mata intermediaria e cpos de altitude. Uma…
- 5 respostas
- 8.3k visualizações
[align=center]http://www.youtube.com/watch?v=bQUNqKcBYYI&fmt=22 [/align] Ao bater os olhos nesse tópico pode ser que o leitor venha a pensar que se trata da prática carnal reservada as mulheres. O Aurélio a define como Masturbação do Órgão Sexual Feminino. Porém devo decepcionar os mais alvoroçados com certas tendências perversas. O assunto aqui não se trata do prazer lascivo inerente ao vicio solitário da auto-erotização, e sim de uma montanha. O Pico Ciririca [siririca para alguns], pertencente a Serra do Ibitiraquire, que é mais conhecida por ser a morada do famoso Pico Paraná [O ponto mais alto do sul do Brasil]. Alguns fazem uma comparação [muito modesta por…
Última resposta por Poison, -
Expedição Mochileiros ao Pico Paraná Feriado de 1º de maio chegando, nos estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná pessoas começam a se movimentar por um bom programa no dia do trabalhador. Alguém lança a idéia no fórum, “Vamos ao Pico Paraná”. Troca de e-mail para cá e para lá e a “expedição” estava montada. Vindo do Rio de Janeiro Haole, de São Paulo Marcosplf e Katish(que na verdade é de Santa Catarina) e do Paraná DaniloDassi e seu amigo Derso. Todos prestes a passar poucas e boas durante o feriado. Começa a Expedição! Na madrugado do 1º de maio acordei com o telefonema do Haole dizendo que estava chegando em 40 minutos no Terminal Rodoviário do Tiet…
Última resposta por marcosplf, -
- 7 respostas
- 5.2k visualizações
Caminho do Itupava Peguei no terminal do Guadalupe, (rodoviária antiga) o ônibus que leva a Quatro Barras, tem dois modos de ir, pelo bus branco normal e o verde via BR 116 ambos param no mesmo local, somente fazem caminhos diferentes, mas chegam ao terminal de Quatro Barras, onde tem que pegar outro bus para Borda do Campo, segue até o ponto final. Andando uns 100 metros já está no portal do início do Caminho do Itupava. Levou desde a saída do Guadalupe para Borda do Campo uma hora. Preço R$ 1.95 passagem integrada. Aqui começa o relato: Terça-Feira dia 15/03 Eu e meu filho, chegamos ao posto do IAP. Não tinha ninguém para cadastrar a entrada, ficamos sem mapa e inform…
Última resposta por julianaramos, -
- 2 respostas
- 2.1k visualizações
fala galera, Dia 25/05/2008 fui com amigos fazer mais uma trilha, dessa vez buscando um visual diferenciado de vitoria e vila velha, tudo teve inicio no centro da cidade(vitoria) proximo as lojas americanas, indo para Gruta da Onça, uma subida tranquila, passando por ela sempre subindo, vc saira em um pasto* aonde tem um visual muito bonito, de la ja avista o Morro do Penedo, continue subindo nao existe uma trilha muito bem feita, bem no alto vc vai avistar um morro.... bem la no alto vc vai chegar em um morro aonde tera uma escritura na pedra(JAN) ali vc sabera q chego ao ponto certo. Morro do Vigia tem a melhor vista* entrada da baia de vitoria ate o penedo, quando tiv…
Última resposta por juniorathayde, -
- 2 respostas
- 3.4k visualizações
CIRCUITÃO DO ESTRESSE NA CARATUVA-PEPÊ Explorações de rotas alternativas em locais comumente notórios costumam ser interessantes por 2 razões: nao demandam prévia logística devido à sua rota principal ser conhecida; e fogem da mesmice por propiciarem novas opções de uso dessa mesma rota, conferindo-lhe assim um caráter "inédito". Dessa forma, feriado de Páscoa alcançamos o PP (nome carinhoso dado ao Pico do Paraná), não pela rota principal mas pela encosta verdejante e afilada do pico q o antecede, o Caratuva. Assim, o q poderia ser + uma pernada de cume transformou-se numa árdua epopéia de 3 dias repleta de sustos, perrengues, lições e cenários deslumbrantes. Nada mal …
Última resposta por DaniloDassi,