Trilhas no Paraná
Trilhas no Paraná: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas e trekkings no Paraná
140 tópicos neste fórum
-
- 1 resposta
- 2.1k visualizações
Oi! Bom estou aqui pra relatar uma trilha que fiz há uma semana atrás, ela fica localizada aqui no Paraná/PR próximo á Curitiba , fica localizada no municipio de Piraquara . Mais conhecido como o Morro do Canal , gente vale muito a pena ir o caminho é complicado com umas rochas e umas pedras, algumas partes da trilha são escorregadias mais valeu cada esforço , cada escorregão , cada arranhão no braço, na perna .A paisagem é linda!tem uma vista panarâmica de Paranaguá e Antonina (litoral) E Represa do Cayuguava . Recomendo e recomendo, bora conhecer ? Um ótimo domingo a todos! Beeeijos
Última resposta por Otávio Luiz, -
- 2 respostas
- 2.7k visualizações
Estive mês passado no Itapiroca ( primeira viagem )... Seguinte, se subir no caratuva usando a via tradicional, do cume do caratuva até o pico paraná existe trilha ? Esta bem demarcada ? Como é a questão da água. Estamos pensando em ir em outubro e subir o caratuva e atacar o Paraná. Procurei aqui mas só encontrei o relato do jorge soto e é meio antigo. Agradeço deste já, abraços
Última resposta por gvogetta, -
- 3 respostas
- 10.4k visualizações
Em homenagem e comemoração a conquista do Pico Paraná, realizada dia 13 de julho de 1941 por Rudolfo Stam, Alfredo Mysing, e Reinhard Maack, a Associação Montanhistas de Cristo realiza um evento chamado 5 Cumes, que consiste em subir 5 montanhas do Ibitiraquire com 5 equipes simultaneamente. O 5 Cumes é realizado todo ano desde 2002 sempre no mês de aniversário da conquista. As montanhas escolhidas foram o PP, Caratuva (as mais altas), Ferraria (a mais ao norte), Ciririca (a mais ao sul) e o Tucum. Esta escolha tem uma explicação, é que de cada uma destas montanhas pode-se avistar as outras quatro, sendo assim possível se comunicar por rádio e sinais de lanterna. No final…
- 15 respostas
- 9.2k visualizações
Aí Galera Mochileira, tudo blz? Resolvi abrir este tópico para relatar as "escalaminhadas" que irei fazer. O objetivo do tópico é relatar os cumes que irei fazer e também para servir de estímulo para eu mesmo, pois tenho alguns objetivos de escaladas e caminhadas para fazer e o tópico vai me ajudar a manter o foco. Como estou muito fora de forma estou começando por caminhadas mais leves, para depois ir aumentando o nível. Cumes alcançados: Altitude: 2.720 m.s.n.m - Montanha: Wayna Picchu - Localidade: Águas Calientes / Peru - Dia 30/12/2010 Altitude: 1.877 m.s.n.m - Montanha: Pico do Paraná - Localidade: Paraná / Brasil - Dia 06/07/2013 Altitude: 1.…
Última resposta por cid74, -
- 6 respostas
- 9.4k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/225 O SALTO DE SAPOPEMA Sapopema é um pacato município situado no noroeste paranaense, cujo nome em dialeto indígena deriva da árvore homônima e significa “raiz chata”. Fundada em 1960 na altitude de 759m tem como único atrativo natureba o titulo deste relato, pois assim consta na carta do IBGE, embora na região seja tradicionalmente conhecido como Salto das Orquideas. Em suma trata-se de uma sucessão de respeitáveis quedas dágua q o Rio Lajeado Liso oferece no decorrer de seu sinuoso trajeto pelo Terceiro Planalto antes de desaguar no grandioso Rio Tibagi. Programa sussa de final de semana q dista a menos de 5km do centro…
Última resposta por lucio brito dos santos, -
- 8 respostas
- 4.3k visualizações
PEDRA DA TARTARUGA E VALE ENCANTADO Relato de um fim de semana na Serra do Quiriri Segue um relatinho antigo, de pernada realizada no ano passado (10 e 11/03/2012), mas ainda válido para compartilhar algumas de nossas experiências na região. Assim elimino as “pendências” da minha gaveta... O INÍCIO - PLANEJAMENTO Dando sequência às nossas explorações na belíssima região da Serra do Quiriri, localizada na divisa sudeste entre os estados do Paraná e Santa Catarina, passo a relatar a trip realizada no fim de semana dos dias 10 e 11 de março de 2012 por um grupo da AMC – Associação Montanhistas de Cristo... Tudo começou em nossa investida anter…
Última resposta por marciovm911, -
- 8 respostas
- 4.7k visualizações
Eai galera! Então, resolvi fazer esse relato da minha segunda vez no Pico Paraná para caso alguém tenha alguma dúvida do restante do trajeto. Os relatos da galera me ajudaram bastante a tirar várias dúvidas, então acho que de alguma coisa vai servir. É um relato com muitas fotos, tentei ilustrar da melhor maneira possível. A trip foi há algum tempo já, coisa de 1 mês (subimos em um final de semana de junho) mas estou começando esse relato só agora pois meu mochilão pela América do Sul e meus três empregos estão me tomando tempo ãã2::'> Só esclarecendo, no primeiro relato eu falo que ficamos no A1, mas acabei descobrindo depois que esse era na verdade o A2 :'&g…
Última resposta por George Leonardo, -
- 9 respostas
- 3.4k visualizações
Bom, a ideia de subir o PP foi de um amigo/irmão meu que ja estava doido pra subir e eu me enrolando, sempre com um desculpinha e tal.... no ultimo feriado, do dia 1º de maio 2012, a minha namorada resolveu visitar uma amiga no Rio de Janeiro, claro que fiquei super feliz com a ideia da minha namorada ir sozinha pro Rio, visitar uma amiga , mas tudo bem, foi o que precisava pra subir o PP, um feriado livre e nada pra ficar pensando (mesmo por que são coisas que colocam na nossa cabeça, e ficar pensando na namorada no Rio não iria mudar nada ) Pronto, agora pensei, vai ser moleza, estava vendo os niveis de subida, inclinação, ganho de altitude x distancia percorrida,…
Última resposta por lowpower, -
- 9 respostas
- 4.8k visualizações
Nos dias 23 e 24 de fevereiro participamos do curso Sinalização de Trilhas, ministrado pelo diretor de criação e manejo de unidades de conservação do ICMBio, Pedro de Castro da Cunha e Menezes. O curso foi organizado pelo Clube Paranaense de Montanhismo (CPM) e PARNA Saint-Hilaire/Lange e sediado no CPM, e contou com a presença de 26 pessoas, entre membros do CPM, ICMBio e nós da AMC (Otávio, Serginho, Rafael, Zeca e Getúlio). No sábado tivemos a aula teórica, aonde entre outras informações nos foi explicado o padrão que o ICMBio adotou (a flecha pintada) para todos os parques, unidades de conservação e florestas nacionais. Marcações pintadas são utilizada…
- 1 seguidor
- 6 respostas
- 3.4k visualizações
Arco-íris duplo depois da tempestade do 3º dia As fotos estão em http://lrafael.multiply.com/photos/album/146/Travessia-do-Lagamar-SPPR-fev13. Em datas já longínquas da década de 1990, em algumas incursões à região do Lagamar, conheci os pacatos vilarejos de Marujá e Superagui. Nessas ocasiões pude caminhar bastante pelas praias e trilhas, mas a idéia de uma travessia entre as duas localidades ficou guardada por muitos anos, até ser concretizada neste feriado de carnaval. O convite veio do Getúlio, de Curitiba, até então meu amigo apenas virtual, que organizou a travessia com um grupo de mais oito amigos. Marujá é uma das seis comunidades da Ilha do Cardoso, q…
Última resposta por rafael_santiago, -
- 3 respostas
- 2k visualizações
Oi pessoal, estou interessado em caminhar a ferrovia Curitiba-Paranaguá em Abril e queria saber se alguém pode me dar informações sobre o percurso, locais para acampar e pontos turísticos da caminhada. Valeu!!!
Última resposta por MauroBrandão, -
- 23 respostas
- 15.1k visualizações
Subindo o Marumbi... E chegando ao Pico Paraná? Travessia? Quem me dera! 31/10/2009 foi a data em que segui rumo ao tão desejado Conjunto Marumbi, acompanhado dos velhos companheiros Lucio e Diógenes (vulgo Boca) e o novato João, que tem algumas viagens na bagagem, porém estreante no grupo. Era 05hs quando levantei para finalizar minha tralha e seguir para recolher o pessoal. Pouco depois das 06h estávamos com o pé na estrada, rumo à capital Curitiba. De Curitiba seguimos rumo a Porto de Cima, via Estrada da Graciosa. Eis que tivemos nosso primeiro imprevisto. Um pneu furado! Quem conhece a estrada deve saber que não é nada fácil trocar um pneu ali.…
Última resposta por leandroroots, -
- 9 respostas
- 3.5k visualizações
pics http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/206/206 Mãe Catira – Farinha Seca: A Super travessia que virou Circuito Quem desce a Estrada da Graciosa, famosa vereda de paralelepípedos graníticos q interliga o planalto curitibano ao litoral, não deixa de se encantar com o enorme e verdejante cadeia montanhosa q ladeia a sinuosa estrada desde seu inicio. Falamos da Serra da Farinha Seca, q embora na carta surja agregada a Serra da Graciosa, na verdade é um único acidente geográfico q recebeu dois nomes por confundir-se com a estrada homônima. Independentemente disso, formam uma única e majestosa cumeada de 10kms q se espicha a partir do Morro Mãe Catira e finda no …
- 2 respostas
- 3.7k visualizações
Alguém conhece a TRILHA DO CANYON CRUZEIRO em Faxinal? Grato por informações como duração da trilha, grau de dificuldade etc...
Última resposta por FABIO LIMA1502428485, -
- 1 resposta
- 1.8k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/272/Travessia-do-Perau-Vermelho TRAVESSIA DO PERAU VERMELHO Em meio a plantações de grãos de perder a vista, a Serra do Cadeado surge como um oásis de natureza encravado em milhares de hectares de lavouras, nas proximidades de Londrina (PR). Refúgio não apenas de vida semi-selvagem mas tb detentora de íngremes escarpas rochosas q abrigam conhecidas vias de escalada, o Cadeado tb guarda em seu setor norte um majestuoso e respeitavel desfiladeiro conhecido como Perau Vermelho. Pois bem, os elevados paredões verticais de arenito deste cânion podem ser perfeitamente palmilhados pelo alto de sua borda serrana numa caminhada mode…
- 5 respostas
- 5.1k visualizações
Os primeiros registros de escaladas às culminâncias tupiniquins datam do início do século 19, com ascensões à Pedra da Gávea e cumes da Serra da Carioca e Maciço da Tijuca, na sua maioria realizados pelos produtores de café. Em 1856 José Franklin Massena subiu parte do Agulhas Negras e em 1817 o Pão de Açúcar foi escalado por uma senhora inglesa e outras duas pessoas que teriam encravado a bandeira da Inglaterra no seu cume. Isso teria provocado uma turma de estudantes da Escola Militar que repetiu a façanha tremulando a bandeira nacional. O que se pode considerar a primeira ascensão "montanhística" do país aconteceu em 21 de agosto de 1879, na Serra do Mar paranaense. J…
- 15 respostas
- 11.5k visualizações
Na sequência depois da Travessia solo Monte Crista SC x Morro Araçatuba PR (relato: http://www.mochileiros.com/desafiante-travessia-solo-monte-crista-sc-morro-aracatuba-pr-t53375.html), fui fazer o Caminho do Itupava PR para chegar ao Marumbi. Planejamento para o Caminho do Itupava PR: Leia todos os relatos que achar na internet, imprima um mapa do local com os pontos principais (pode ser até uma imagem do Google Earth), veja o trajeto no google earth e siga as dicas dos mais experientes que já fizeram o percurso. Ligue no dia para o Trailer 24h do IAP que fica no começo para saber como estão as condições da trilha: 41 3554 1531 Segurança: faça a trilha com …
Última resposta por Mauro Damaceno, -
- 9 respostas
- 3.4k visualizações
PROJETO 5 CUMES - 5 EQUIPES DA AMC EM 5 CUMES DA SERRA DO IBITIRAQUIRE (PR) (Relato do Grupo Tucum 2012) Desde 2002 a AMC – Associação Montanhistas de Cristo desenvolve o “Projeto 5 Cumes”, que consiste em enviar num mesmo fim de semana 5 grupos de montanhistas aos cumes de 5 das maiores montanhas da Serra do Ibitiraquire (o “Himalaia paranaense”, segundo Henrique Paulo Schmidlin, o “Vitamina”, lenda vida do montanhismo no Paraná). As montanhas escolhidas para o projeto sáo: Ferraria (1745 m), Caratuva (1850 m), Pico Paraná (1877 m), Tucum (1736 m) e Ciririca (1760 m). O critério de escolha, além da altitude levou em consideração a po…
- 5 respostas
- 2.3k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/253/Arapongas A (QUASE) RECONQUISTA DO ARAPONGAS O Arapongas é a montanha mais ocidental da cordilheira do Ibitiraquire (PR). De difícil acesso e isolado no centro da floresta, não bastasse sua longa picada de aproximação ser repleta de obstáculos, existem ainda 3 paredões verticais consecutivos separando a base do cume. Por conta destas adversidades sua conquista foi tardia e se resume a apenas meia dúzia de aventureiros, sendo a última datada de década atrás. Logicamente q não titubiei em aceitar convite em integrar mais uma expedição p/ nova tentativa de cume deste pico 100% selvagem. Entretanto, a montanha disse ao q ve…
- 7 respostas
- 5.9k visualizações
Gostaria de deixar minha experiência aqui no site mochileiros, muito memorável. Passei o Carnaval na Ilha do Mel e conheci muitas pessoas bacanas e interessantes, pessoas que dá pra considerar amigos de verdade apesar de conhecê-los por pouco tempo, me diverti muito e aproveitei a beleza da Ilha do Mel em todos os sentidos. Na quarta-feira dia 29/02/12 eu estava indeciso entre vir embora pra São Paulo ou ir conhecer mais algum lugar, eu já havia lido sobre o Caminho do Itupava no Mochileiros.com, então alguma coisa me disse para eu ir para Morretes. Então no ônibus peguei informações com uma mulher muito simpática( aliás, todas as mulheres do sul são bonit…
Última resposta por ericoliv, -
Carnaval é aquela coisa ou vc entra no clima da folia ou foge dela. Esse ano optei pela segunda opção. Combinei com o Danilo Dassi, aqui do mochileiros, para fazermos o circuito, testando nossas novas barracas manaslu e para verificar como está o lance dos grampos. Sai de são paulo na madrugada de domingo (23.02.2009) acompanhado de meu irmão e meu primo e encontraríamos o Danilo e seu irmão na fazenda pela manhã. Após 4 horas de viagem chegamos a fazenda por volta das 9 horas e o Danilo ja esta preparado para a subida. Optamos por subir o Caratuva, acampando em seu cume, sendo que no dia seguinte desceríamos pela face oposta até o A1, de onde iriamos até o PP. …
Última resposta por Dani Sousa, -
- 6 respostas
- 6.9k visualizações
Olá Pessoal! Passo a relatar um passeio curto de montanha, ataque realizado no Monte Araçatuba, em Tijucas do Sul (PR), realizado no dia 08/01/2012 - domingão, com direito a pequeno perrengue, para abrir o calendário de montanha do ano. O grupo, formado por Getulio (eu), Daniel, Jairo e Márcio, é um destacamento misto da AMC - Associação Montanhistas de Cristo e Grupo Montanhoso, ambos de Curitiba (PR). Combinamos o passeio durante a primeira semana do ano, inicialmente eu e o Daniel, depois foram se juntando ao grupo o Jairo, o Luiz e o Márcio (que queria na verdade fazer a subida ao Morro do Canal, mas acabou convencido por mim a se juntar à trupe). A MONTAN…
- 2 respostas
- 6.8k visualizações
Esse vai ser mais um relato do que não se deve fazer do que o que se deve fazer... Como ir até São Luíz do Purunã ou Recanto dos papagaios de ônibus... Aquela região de São Luíz do Purunã é bastante frequentada por ciclistas, escaladores e pessoas de carro, por isso resolvi por meu relato da trip de busão. Eu já tinha ido para o Recanto dos Papagaios à 3 anos atrás de bicicleta, mas como a magrela ta meio dodói, a gente foi de ônibus dessa vez. O que a gente fez: Pegamos o ônibus Princesa dos Campos até São Luiz do Purunã (linha Curitiba Palmeira) (R$13,74) e descemos antes do pedágio na esperança de que encontraríamos algo para fazer lá. Talvez tivessemos enc…
Última resposta por samysam, -
há locais aos quais sempre vale à pena voltar. a serra do ibitiraquire, onde se localiza o pico paraná, no estado do paraná, é um desses locais. eu ainda não o explorei adequadamente, e há quem passe a vida inteira andando praticamente só por lá. tem vistas belíssimas, uma vez que a serra está praticamente à beira mar, e nos dias abertos, vê-se toda a baia de laguna. o pico paraná é apenas o pico mais alto da região, e possui uma trilha bem consolidada. eu teria uma sexta livre, e juntando com o final de semana, poderia ao menos tentar passar 3 dias zanzando por lá. meus planos iniciais eram seguir um roteiro já feito pelo jorge soto: subir até o caratuva, depois …
Última resposta por Leonardo Ewald, -
Canyon Guartelá 1 2
por piacitelli- 10 respostas
- 19.9k visualizações
Há muito tempo venho planejando de conhecer o maior Canyon do país, o Guartelá. No último feriado (Corpus Cristi) acabei por realizar mais essa empreitada. Na véspera do feriado, mais precisamente quarta-feira pela manhã, abri um mapa para ver o caminho que uma colega iria percorrer rumo ao Sul do país e vi a cidade de Tibagi. Lembrei do Guartelá, fiz alguns contatos com pousadas e sobre a visitação ao Canyon e tomei a decisão de ir visita-lo. Na quinta-feira, de carro fui até Tibagi com a programação de fazer a visita ao canyon na sexta-feira e pedalar com Montain Bike no sábado. Hospedei-me na Pousada Formiga da Figueira, no centro e acertei com a agência …
Última resposta por Denis Vivan, -
- 20 respostas
- 12.4k visualizações
- merda! - foi o que falei pra mim mesmo ao sentir a dor na perna esquerda. eram quase nove da noite, ventava pra kct, tava escuro pra kct, e eu estava subindo um paredão de pedra. minutos depois eu percebi que tinha distendido o músculo da coxa esquerda. mas para chegar ai, as coisas já tinham se complicado bem antes. vamos ao início. foi na quarta à tarde, dia 16 de julho, que eu percebi que teria 3 dias pra ir pra alguma montanha. desde que eu saísse na mesma noite. descartei a travessia petrô-terê: ainda não tenho o mapa. descartei tabuleiro-lapinha: perderia muito tempo até chegar lá e tb pra voltar. e pq não o pico paraná? fácil orientação, conforme as informaçõ…
Última resposta por lucci, -
- 20 respostas
- 8.1k visualizações
Graças ao Fórum descobri e conheci outros mochileiros que desejavam iniciar no mundo dos esportes de aventura como o Trekking e o Montanhismo e assim conversando com a galera surgiu a idéia de montarmos um grupo para sempre termos companhia nas viagens e aventuras. Grupo formado só faltava a 1º Trip para nos conhecer melhor e fundar definitivamente o grupo, foi assim que surgiu a idéia de aproveitarmos o final de semana do feriado da padroeira de nossa cidade para ir no Pico Agudo, em primeiro momento fiquei um pouco preocupado em levar um grupo com pouca experiências para uma das montanhas mais hard do Paraná, mas logo vi que todos tinham muita força de vontade e que dar…
Última resposta por lugadelha, -
- 54 respostas
- 7.6k visualizações
[info]Este é um tópico arquivo (somente para leitura). Algumas informações contidas no mesmo estão desatualizadas. Para troca de informações (perguntas e respostas) utilize o tópico do link abaixo: http://www.mochileiros.com/caminhos-do-itupava-perguntas-e-respostas-t30077.html[/info] Boa noite a todos. Informo que o a Todos que hoje, dia 15 de Agosto de 2011, o Caminho do Itupava permanece fechado sendo este sem previsão de abertura (informação obtida hoje através de contato com o IAP). Isso é um absurdo, um descaso das autoridades. Para cobrar a solução, solicitei a RPCTV que faça uma reportagem mostrando a situação. Mas precisamos que todos aqui …
Última resposta por carlos.goes, -
Pico Paraná mudando para o Pico Itapiroca(24 e 25 de julho de 2010) - Fazenda Pico Paraná
por Mafra88- 9 respostas
- 5.5k visualizações
Boa tarde galera, vai meu primeiro relato ai...logo posto outros...sou de Taió - SC e minha namorada (Juh) mora em Rio do Sul - SC. Eu e minha namorada começamos no trekking a pouco tempo, sempre fomos aventureiros, ja fizemos rafting, trilha de bike, eu faço trilha de moto, surf, andamos de sk8 longboard, ela anda de roller tbm, ja treinamos boxe, ela judo eu jiu jitsu,fazemos musculaçao também, ela ja fez rapel,corrida de orientação, voou de parapent (eu tenho medo de altura, sem chance de voar), e há pouco tempo decidimos ir a Urubici - SC, fazer um treeking de 25km no Canion do Espraiado, logo posto como foi, isso foi o inicio do esporte....mais agora vai o relato de…
Última resposta por ogum777, -
- 16 respostas
- 2.2k visualizações
Vou fazer o PP no feriado de 7 de setembro, alguem vai também?
Última resposta por Chaves.39,