Trilhas no Paraná
Trilhas no Paraná: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas e trekkings no Paraná
140 tópicos neste fórum
-
- 10 respostas
- 5.8k visualizações
Transcrevo aqui artigo publicado no Blog da AMC em que relatamos nossas ações no Morro do Anhangava. Espero que este relato inspire pessoas a doar seu tempo e disposição para manter as montanhas e locais naturais para que além de nós as próximas gerações possam usufruir dessa benção de Deus. Espero que gostem!!! Manutenção da trilha do Anhangava – setembro 2012 O morro do Anhangava está localizado no município de Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba. Com 1.450 m de altitude é considerado o campo escola da escalada paranaense, pelo seu fácil acesso e um grande número de vias de vários graus de dificuldade, e faz parte do Parque Estadual da Serra da Bai…
Última resposta por Otávio Luiz, -
- 6 respostas
- 4.4k visualizações
Rota de fuga empreendida como aborto da travessia da Serra da Farinha Seca. Nas montanhas há momentos de seguir e de recuar. "“Triunfam aqueles que sabem quando lutar e quando esperar” ― Sun Tzu (A Arte da Guerra) * * * Se tudo tivesse corrido bem o título deste breve relato deveria ser outro: Travessia da Serra da Farinha Seca. Para mim não foi assim, então segue o relato da pernada... A ideia era fazer em 3 dias (feriado de Páscoa 2015) a travessia da Serra da Farinha Seca. Havia convidado o Tiago Korb com a Luciana Moro (Clube de Trekking Santa Maria - RS) e eles o Fábio Carminatti (Chapecó - SC). De Curitiba ninguém dos amigos se animou ou obtev…
Última resposta por gvogetta, -
- 6 respostas
- 2.4k visualizações
Ola Mochileiros, gostaria de saber qual o melhor sentido para ser fazer a trilha entre o Pico Caratuva e o Taipabuçu na Serra do Ibitiraquire no Paraná? Eu já estive no cume do Caratuva e sei que há um trilha por baixo para o Taipabuçu. Sei também que há essa trilha entre os dois cumes seguindo uma crista. Então; - Saindo do Caratuva a trilha desce rumo ao Taipabuçu. - Saindo do Taipabuçu a trilha sobe para o Caratuva. Pretendo fazer uma trilha circular passando pelos dois cumes mas estou na duvida sobre que sentido seria melhor fazer esse trecho da trilha. Desde já obrigado por qualquer informação. Abraços e boas trilhas.
- 13 respostas
- 8.5k visualizações
No dia 1/8/2014 tive a oportunidade de subir o Magnifico Pico Paraná. É a montanha mais alta da Região Sul do Brasil. Está a 1.877,392 metros de altitude e fica bem pertinho de Curitiba. Estava já algum tempo sem viajar para esses fins e como tenho a intenção de fazer a patagônia em breve já iniciei meus testes de preparo físico e mental. O Roteiro foi o seguinte. Sexta – Chegar na fazenda por 16:00 e arrumar acampamento Sábado – Iniciar a subida até o Acampamento Base 2 Domingo – Iniciar a subida ao cume e voltar a fazenda Fiz essa subida com mais três colegas, sendo dois de Curitiba e um da minha cidade Chapecó. Chegamos a Fazenda “Pico Parana” na sexta f…
Última resposta por lufema, -
- 8 respostas
- 7.6k visualizações
Ao ler um relato do Quiriri aqui no mochileiros, feito pelo amigo Otávio Teixeira de Freitas, grande paranaense de origem baiana, mencionei a ele que queria conhecer aquela região. De pronto ele me convidou para ir com a turma no feriadão (7/9, que em Curitiba emenda com 8/9 Padroeira da cidade). Coincidiu o convite com uma milhagem aérea que estava para vencer em dois dias! Não foi difícil decidir. Entretanto devido as chuvas e ao frio a turma cancelou a ida para o Quiriri. O tempo prejudicaria o visual. Assim acionamos o plano B: fazer o Itupava e conhecer um pouco do Marumbi, região lindíssima do Paraná, berço do montanhismo brasileiro. Segue abaixo fotos e o r…
Última resposta por robram, -
- 2 respostas
- 1.9k visualizações
Boa noite pessoal, Tenho feito montanhismo na região de Curitiba há um tempo, e após ter feito uma visita rápida do Canal neste final de semana percebi que não da mais. Um morro que deveria ser feito em uma hora e meia (Subida e descida) levou incríveis cinco horas. Foram filas enormes, pessoas mal educadas que só se importam com o seu percurso, lixo em muitas partes e a trilha se abrindo por conta daqueles que cansados de esperar, resolvem abrir uma picada paralela a trilha principal. Como meu intuito no montanhismo é a calmaria, tranquilidade e espaço verde, estou procurando algumas trilhas pouco trilhadas pela região. Para os próximos meses estou procurando f…
Última resposta por paulo meneguello, -
E aí pessoal. Pretendo fazer a trilha do Pico do Paraná, mas estou precisando de algumas infos. Qual o tempo total de subida? Melhores locais p/ acampar? Qual o melhor horario p/ subida do Pico, saindo do Posto da Tia Doca? Quais pontos onde existem agua? A trilha é bem nitida e demarcada? No aguardo. Augusto
Última resposta por zaneymattos, -
já explico o título! moro em sp, mas meus pais em ctba. bom, o pico paraná é ali perto... é claro que não resisti e levei na mochila uma outra mochilinha com a tralha necessária pra dois dias de caminhada pras festas de natal. recém adepto da M.U.L. (marche ultra legère, como nossos irmãos mochileiros francófonos chamam o backpacking light, o mochilar levinho....), resolvi radicalizar, indo com uma mochila de 18 litros estufada. ao final comento os equipos, mas já adianto que apesar de alguns percalços, ainda não posso ser chamado de adepto da M.U.L.a! meus planos eram ou vazar já no dia 25 à noite ou no dia 26 cedo. acabei comprando passagem pra registro saindo d…
Última resposta por zaneymattos, -
- 14 respostas
- 41.8k visualizações
Ola pessoal. Esse aqui é um relato da travessia do Complexo Lagamar, localizado na divisa do litoral do SP/PR. Iniciamos essa trip no dia 01 de Maio por Paranaguá onde pegamos um barco até a vila principal do Parque Nacional do Superagui e de lá seguimos na caminhada até a Vila de Marujá, na Ilha do Cardoso, chegando no dia 04. O total dessa caminhada chegou a pouco mais de 40 km. Estavam na trip, eu, a Márcia e o Wilinha. Durante essa caminhada pegamos chuva intensa com frio e ventos e nos dois últimos dias um Sol muito forte. Fotos + imagens do Google Earth com trilha plotada estão no Google +: Feriado prolongado de 4 dias do 1º …
Última resposta por Augusto, -
- 6 respostas
- 2.8k visualizações
Breve relato
Última resposta por casal100, -
- 1 resposta
- 2.1k visualizações
Serei breve nas descrições pra não alongar muito o tópico, mas quem quiser mais informações deixo disponível o relato completo no blog da Terra Média Trekking -https://tmtrekking.wordpress.com/artigos/travessia-do-quiriri/). Já há algum tempo eu planejava uma nova investida no Quiriri, o que consegui fazer no feriado de Corpus Christi desse ano, dia 05/06/15, quando juntei parte da equipe da Terra Média Trekking e, na sexta-feira de manhã, saímos cedo em direção ao Monte Crista com diversas ideias e planos alternativos, o resultado iria depender do nosso rendimento. Dia 01: Do Monte Crista até um pouco além da piscina do Rio Três Barras Chegamos na base do Mo…
Última resposta por Nando Souza, -
- 0 respostas
- 1.7k visualizações
Olá Pessoal, vou relatar minha aventura, dessa vez fomos para o Pico Paraná (PP). Situado entre os municípios de Antonina/PR e Campina Grande do Sul/PR, o PP é a montanha mais alta do sul do Brasil, são 1877 metros. O acesso se dá pelas margens da BR 116, em sentido a São Paulo ao passar pelo posto de combustível Tio Doca nas proximidades do km 47 terá uma ponte sob o rio Tucum na cabeceira desta ponte tem uma rua de terra que após 6 km chegará à base/estacionamento. Onde terá toda estrutura de apoio ao aventureiro, mais info consulte http://fazendapicoparana.altamontanha.com Chegado o dia da aventura 11 e 12/07/2015, partimos de Joinville/SC eu e o João. Por volta …
Última resposta por Josié Paulo Lourenzetti, -
- 3 respostas
- 7.1k visualizações
O Quiriri, ah! O Quiriri... Após várias trilhas pela nossa serra do mar, eu estava com saudades do Quiriri. Já estava cansado de trilha fechada, sobe e desce por escadinha, corrente, bambu enroscando... queria os campos livres e desimpedidos, a ausência de sombra, caminhar por lugares sem trilha. Minha última aventura por lá foi em 2014, no Marco da Divisa, com tempo fechado durante todo o final de semana. Acampamos na nuvem e em momento algum o tempo abriu. O mês de julho foi de intensas chuvas no Paraná e Santa Catarina, e somente no início de agosto o tempo firmou por uma semana, e melhor, durante o final de semana. Como uma parte da galera da AMC ia fazer uma remad…
- 2 respostas
- 4.9k visualizações
Eu já estava há um ano sem tirar dois dias consecutivos de folga. A última vez tinha sido em fins de julho de 2014, quando fui fazer a Petro-Tere. Já não via a hora de subir uma montanha. Sonhava estar acampado no alto de um morro, acordar no meio das nuvens. Como tudo que é muito planejado e comentado costuma dar zebra, decidi que era a hora de partir. Fiz meus planos sem avisar ninguém, esperando a hora certa de ir. Aproveitar que a meteorologia previa tempo bom e rumar para Curitiba a fim de conhecer o Pico Paraná. Sempre tive vontade, mas nunca tinha ido. Pensei então, já que vou para lá, fico dois dias e tento subir os 3 picos que são vizinhos e poderão ser alca…
- 6 respostas
- 10.5k visualizações
Após passar um feriadão de 4 dias de tempo bom, sem uma nuvem, temperatura amena, em casa uivando para as montanhas resolvi fazer uma caminhada mais hard, pra lavar (e cansar) a alma. Escolhi ir ao Pico Paraná, ponto culminante do sul do Brasil e considerada uma caminhada pesada. Apesar da pequena distância (+/- 9km) a trilha percorre um sobe e desce bem intenso na serra do Ibitiraquire, o que a torna bem cansativa. A ideia era ir até o PP, e se desse tempo e as pernas aguentassem, esticar até o Ibitirati, montanha nunca alcançada por mim. Também seria meu retorno ao PP, quinze anos depois da minha última ascensão, em janeiro de 2000. Como a caminha é pesada, cansativa,…
Sengés-PR Uma viagem repleta de aventuras e acontecimentos (tromba dágua, perdas e salvação) 1 2 3
por Vgn Vagner- 20 respostas
- 10.5k visualizações
Introdução Em Fevereiro de 2014, eu, Vagner e o meu amigo/companheiro de várias aventuras, Léo Almeida, juntos a uma amiga, estivemos na cidade de Sengés pra conhecer o lugar, no meu caso era a primeira vez (da Rosi também). O Léo já estivera por lá noutra oportunidade. Ficamos, conhecemos os atrativos, inclusive, alguns que ele (Léo) ainda não tivera a chance de visitar antes. Aproveitamos demais aquela viagem, mas antes de partir e deixar para trás toda beleza natural da pacata cidade de Sengés, algo de estranho acontecia, sem percebermos. No Mirante do Vale do Corisco, a cachoeira de mesmo nome nos prendia a atenção, emanando uma espécie de energia mís…
Última resposta por Vgn Vagner, -
- 0 respostas
- 932 visualizações
O Pico Itapiroca, com seus 1.805 metros, é a quinta montanha em altitude desta região. Sua aproximação se dá pelo mesmo caminho de acesso ao Pico Paraná, sendo que em determinado ponto toma-se um caminho à direita ao invés de continuar a caminhada. Confira o vídeo com nosso relato dessa aventura:
Última resposta por Bocó Repórter, -
- 24 respostas
- 9.7k visualizações
Também conhecida como Ciririca-Graciosa (por passar pelo K2 paranaense) ou Terra Boa-marco 22 (por começar neste bairro de Campina Grande do Sul e terminar no conhecido marco da estrada da Graciosa) a travessia Bolinha-Graciosa já foi relatada como “a travessia mais difícil do Brasil”, por ter um longo trecho sem trilhas e grandes caminhadas por leito de rio. Sua maior dificuldade era a navegação e relevo do local. Era, pois como verão mais a frete isso mudou... Pois foi esta nossa empreita no feriado da república, e que desde o final de maio estava entalada na garganta, pois no feriado de Corpus Christi abortamos a missão devido a forte chuva que caiu durante a madrugad…
- 1 resposta
- 2.1k visualizações
Fala galera, segue abaixo minha segunda contribuição para o site, dessa vez sobre o Pico Paraná. PICO PARANÁ O PP fica localizado na serra do Ibitiraquire, entre as cidades de Antonina-PR e Campina Grande do Sul-PR. Com 1.877m, é a maior montanha da região sul e a 30º do Brasil. COMO CHEGAR A partir de Curitiba, pegue a Rodovia Régis Bitencourt sentido São Paulo, após passar a entrada da Estrada da Graciosa, o pedágio e o posto Tio Doca (fica do lado esquerdo da rodovia) vai haver uma ponte, cruze ela e na próxima ponte (Rio Tucum) entre em um caminho a direita (antes da ponte). A partir dai siga as placas indicando Fazenda Pico Paraná. FAZENDA P…
- 34 respostas
- 64.1k visualizações
Você já ouviu falar da cidade de Sapopema, no norte paranaense? E do Pico Agudo? [align=center][/align] Nossa jornada começou no dia 10/10/2009, quando saímos de Maringá - PR rumo a Sapopema. Éramos em quatro, Gabrielle, minha namorada e o casal Andréia e Eduardo. Nesse relato vou contar apenas nossa primeira visita ao Pico Agudo, nos dias 11 e 12/10/2009. Aproximadamente 5 km antes de chegar à cidade de Sapopema fica a estrada para o bairro Lambari. Em 6 km estávamos cruzando um pequeno vilarejo com simpáticas casas, um pequeno bar e como sempre, igrejas. Essa estrada possuí algumas bifurcações, basta seguir a principal (visualmente dá para ident…
Última resposta por robram, -
Oi pessoal. O relato abaixo é de uma caminhada por esse antigo caminho colonial e que em muitos trechos apresenta o calçamento original de pedras. Ela começa próximo da Fazenda Pico do Paraná (base da caminhada para o PP), seguindo por alguns sítios para depois cair na trilha, passando pela base dos Picos da Guaricana, Ferreiro, Ferraria e Ibitirati até finalizar no Bairro Alto, em Antonina. Ainda conhecemos a Janela da Conceição (espécie de túnel de 1,5 Km de extensão, usado para retirar material de um aqueduto subterrâneo), Cachoeira dos Cabos e a Janela da Cotia (o outro túnel). Estavam comigo nessa caminhada a Márcia, o Jorge Soto e do Paraná, o Júlio, o Paul…
Última resposta por Augusto, -
- 7 respostas
- 4.4k visualizações
pics http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/154/Pico_Agudo A LONGA JORNADA AO PICO AGUDO As gdes montanhas paranaenses não se restringem puramente àquelas inseridas em sua verdejante Serra do Mar, como as do Marumbi e Ibitiraquire. Indo bem pro interior do estado, mais precisamente na região de Sapopema - área de transição entre o Segundo e Terceiro Planalto Paranaense - tb há respeitáveis serras q se erguem às margens do Rio Tibagi. E o Pico Agudo vem a ser o pto culminante da serra homônima, elevando-se a 1224m sobre um enorme chapadão e passível de ser conquistado num dia inteiro, com direito a muito vara-mato e escalaminhada. Um programa puxado q pode ser e…
Última resposta por muriloshi, -
- 0 respostas
- 5.5k visualizações
Desmistificando o Morro do Canha (16/01/2015) Aos poucos a agenda montanhística deste que aqui vos escreve vai novamente evoluindo... Viagem típica de férias com a família com visitas a familiares no interior do estado e, desta vez, escolhi um pequeno ataque a um cume de morro da região próxima de onde residem alguns familiares da minha esposa. Algo que pudesse ser facilmente conciliável com os “compromissos” familiares entre os churrascos e rodas de conversa típicas. O Morro do Canha, o destino escolhido, não é nada pujante ou cobiçado, ao contrário de muitas das nossas montanhas aqui da Serra do Mar, mas para o povo que mora nos rincões do município de C…
- 1 resposta
- 1.3k visualizações
Estivemos no ciririca ( em breve relato com fotos) e passamos pelo PP. Trilha muito boa, arvores caídas, raizes, ( consegui fotografar um Bacurau, pássaro relativamente raro por aquelas bandas ) trilha bem movimentada. Minha preocupação é com o estado que esta tomando a coisa, pessoas sujando a trilha, o pico, ( encontramos uma garrafa de vidro de cachaça de banana ) o que me incomoda é que algumas pessoas sobem sem um calçado apropriado ( solado liso) sem uma luva para dar apoio, vão subindo na loucura ,não sou medium, não prevejo nada, mas é o óbvio que quanto mais gente , maior a possibilidade de um acidente. Espero que esteja errado, mas o risco de um acidente esta …
- 13 respostas
- 11.2k visualizações
Trajeto: Fazenda P. P. – Taipabuçu – Itapiroca – Pico do Paraná – Itapiroca –Cerro Verde – Tucum – Camapuã – Fazenda da Bolinha. Faço esse relato especialmente para incentivar os futuros visitantes a explorar mais essa serra, não apenas planejar visitar o Pico do Paraná. O caminho guarda visuais incriveis, vale muito a pena conhecer as outras montanhas do Ibitiraquire. Após um longo tempo planejando tudo, o tão esperado dia 19 de julho chegou. Mochila pronta, Parti de Toledo no ônibus das 22 horas, e cheguei na rodoviária de Curitiba às 6h da manhã. 1º Dia Pra chegar até o a estrada para a trilha peguei o ônibus registro Sp, que sai às 7h, com o valo…
Última resposta por o_Moustache, -
Serra Grande de Ortigueira e Pico Agudo de Sapopema: no teto do norte paranaense (PR) - mar/13 1 2
por rafael_santiago- 10 respostas
- 21.4k visualizações
Pico Agudo e Rio Tibagi As fotos estão em https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/SerraGrandeDeOrtigueiraEPicoAgudoDeSapopemaPRMar13. Assim como o oeste paulista, grande parte do território do estado do Paraná é um extenso planalto em que despontam bem poucas elevações significativas. Ao contrário da paisagem da Serra do Mar, onde as montanhas chegam facilmente à cota dos 1800/1900m de altitude, no interior paranaense o relevo é mais uniforme e as serras que alcançam os 1100m chamam muito a atenção na paisagem. E uma delas em especial atrai os olhos dos montanhistas da região norte do estado, o Pico Agudo, em Sapopema (1180m segundo o IBGE), veneravelme…
Última resposta por Adriano Ferraro, -
- 1 resposta
- 5.1k visualizações
pics http://www.ipernity.com/doc/275479/album/534583 Foi durante uma monótona e tediosa viagem pela PR-445, vulgo Rodovia Celso Garcia, q alguém no carro sugeriu um breve desvio. O tempo acizentado, porém quente, repousava sobre a horizontalidade do terceiro planalto norte parananese, qdo surgiu essa proposta tentadora de esticada prum atrativo natureba próximo dali, segundo a Claudia Melatti, mais conhecida como Cacau pelos amigos e q lecionara numa escola da região. E mais q em comum acordo - ainda mais pelo fato da maioria dos presentes no veiculo desconhecer tal atrativo – foi q então topamos essa parada q revelou-se uma mais q grata surpresa de percurso. Er…
Última resposta por lugadelha, -
- 3 respostas
- 1.3k visualizações
Pessoal boa tarde, estou pensando em ir no guartéla com minha esposa e filha fazer algumas trilahas acampar e outros passeios como cavalo etc.. no feriadão de pascoa. a principio estava pensando em ficar em um hotel ou pousada para servir de base e fazer alguns passeios inclusive com pernoite alguém poderia me ajudar com ou roteiro ou sugestões obrigado a todos joao
- 3 respostas
- 1.8k visualizações
Amigos - pretendo fazer em julho saindo do Dilson PP-Itapiroca-Ciririca até a graciosa, ãã2::'> se alguém tiver maiores detalhes, manter contatos, relatos, dicas, pretendo sair pelo dilson e chegar a graciosa, nada de ataque e loucura, mas sim com tempo de sobra. Já vi um relato do jorge soto, falta o do Getúlio. Abraços.
- 0 respostas
- 2.5k visualizações
Fotenhas http://www.ipernity.com/doc/275479/album/534595?view=1 SERRA DO CADEADO: CIRCUITO OESTE Situada entre Mauá da Serra e Ortigueira, a enorme Serra do Cadeado detém imponentes boulders espalhados na face leste viabilizando escaladas nervosas; além de contrafortes serranos e desfiladeiros esparramando-se em tds direções possibilitando td sorte de pernadas. Foi então natural q esta serra - desconhecida fora do PR - fosse meu destino outra vez. Se na minha 1ª incursão rasgamos o setor sul e na 2ª embicamos pro norte, atravessando o Perau Vermelho, esta 3ª visitação foi mais tranqüila e, ao invés de resultar noutra travessia, palmilhou o setor oeste do Cadeado num…
Última resposta por Jorge Soto,