Trilhas no Paraná
Trilhas no Paraná: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas e trekkings no Paraná
140 tópicos neste fórum
-
- 47 respostas
- 55.9k visualizações
Este morro fica bem próximo a Curitiba, de fácil acesso e com pequena infra-estrutura, sendo muito procurado por aventureiros p/ passeios curtos. Chegando em Piraquara, no triângulo que inicia a avenida principal pegar a direita e seguir p/ a represa. Chegando lá peça permissão p/ atravessá-la e siga adiante. Logo em seguida, na segunda bifurcação pegar a direita, vai ter uma placa p/ o Morro do Canal e a chácara do Seu Zézinho. Chegando lá é cobrada uma pequena taxa de estacionamento. O local tem lanchonete, churrasqueiras e área p/ camping. De lá também é possível ir a nascente do Rio Iguaçú e fazer a travessia Vigia-Canal. A subida do Canal leva +/-…
Última resposta por zecareinert, -
- 25 respostas
- 13.9k visualizações
Estrada de servidão dentro da Fazenda Pico Paraná, que dá acesso à montanha mais alta do Sul do Brasil foi desapropriada com o intuito de tornar gratuita a entrada à montanha. Fonte: Redação e Prefeitura de Campina Grande do Sul A prefeitura municipal de Campina Grande do Sul – PR, desapropriou o leito da estrada de servidão que dá acesso ao maior conjunto de montanhas do Sul do Brasil. O objetivo, segundo o site da prefeitura, é tornar gratuito o acesso ao Parque Estadual do Pico Paraná, onde fica a montanha com nome homônimo e outros picos que são muito populares no montanhismo brasileiro. O Parque do Pico Paraná foi criado através do reaproveitamento de terras…
Última resposta por Péricles Abrahão, -
- 0 respostas
- 936 visualizações
Há grupos que fazem trilhas na região de Curitiba aqui neste fórum?
Última resposta por Sandra Reis Dos Santos, -
- 18 respostas
- 11.2k visualizações
PICO YBIANGI (AGUDO DE SAPOPEMA) E SERRA GRANDE DE ORTIGUEIRA: Uma pequena aventura reverenciando os Templos do Montanhismo no Norte do Paraná Trip de 07 a 09/09/2012 (Feriado da Independência) Última edição/atualização em jan/2019 (Informações de referência e aspectos geográficos) por Getulio Rainer Vogetta ANTECEDENTES Todos os montanhistas e trekkers que conheço costumam manter um “caderninho” onde registram sua “lista de desejos” ou “afazeres”, aquelas aventuras que povoam seus imaginários aventureiros e desejam fortemente realizar algum dia na vida. Esse caderninho tem o condão, geralmente, de ser o fio condutor que leva …
Última resposta por paulosebin, -
Caminho do Itupava 1 2 3 4 23
por DaniloDassi- 1 seguidor
- 229 respostas
- 86.5k visualizações
Vou contar um pouquinho desse caminho que é maravilhoso, mas traiçoeiro! Tudo começou meados de junho de 2007, quando alguns caminhos ficou sabendo da existencia do Pico Paraná e da fazenda. Começou assim os planos para fazer uma visita a região. Em setembro houve aquele incidente terrível na fazenda... o fogo tomou conta do Morro Getúlio e parte do Caratuva. Felizmente, com ajuda de muito voluntário, o fogo foi contido. Assim pudemos continuar nossos planos. Como somos do Norte do Paraná, queriamos aproveitar tudo, ou quase, que a serrinha paranaense poderia nos dar. Montado o cronograma: Fase 1: Fazenda Pico Paraná (Caratuva, Itapiroca e Pico Paraná); Fa…
Última resposta por Marlus Christian, -
- 2 respostas
- 5.6k visualizações
Pico Agudo,Sapopema,26/05/2016. Nesta ultima quinta de feriado,estivemos no município de Sapopema,mais precisamente no bairro de Lambari,para a subida do Pico Agudo,que tem aproximadamente 1100 m de altitude. Uma ótima opção de passeio,com acesso tranqüilo e trilha de dificuldade baixa,é um excelente lugar para quem deseja iniciar-se no mundo das montanhas e trekkings,ou para quem apenas deseja fugir do comum e se atirar em meio a natureza! Acordamos as 5 da matina,café preparado,partimos rumo a sapopema,cidade que fica a 126 kms de Londrina,para chegar ao Pico Agudo,o acesso é pelo bairro Lambari,que vai ficar uns 8 km antes de chegar em Sapopema,vai ter uma placa gra…
Última resposta por gvogetta, -
- 0 respostas
- 1.2k visualizações
Boa tarde, Irei subir o Pico Paraná sábado dia 15/12/2018 pela primeira vez, a ideia é subir e descer no mesmo dia! alguém se anima nessa jornada?
Última resposta por Raphael Lettrari, -
- 5 respostas
- 2.9k visualizações
Primeiramente gostaria de agradecer ao altíssimo arquiteto do universo pelas oportunidades e tornar o ser humano melhor para si e para o mundo!!! Agradeço também a parceria dos meus irmãos @darlyn, @beatrizz e Reges por terem decolado junto para mais essa aventura, dando assim inicio ao meu relato do majestoso PICO PARANÁ: Saímos de Chapecó-SC no dia 31/05/18, não lembro exatamente a hora pois a ansiedade de deixar a civilização era grande. Viajamos a noite toda com a nossa motora faca na bota Beatriz, chegamos em Campo Grande onde fica a fazenda do PP e descansamos até amanhecer ali mesmo dentro do carro, ao clarear o dia sai do carro para contemplar o amanhecer ond…
Última resposta por Placido Marcelo Ferreira, -
- 5 respostas
- 6.6k visualizações
“Vocês já viram a previsão?” Perguntei. “35 mm de chuva no sábado e 28 mm no domingo para Cananéia. Vocês tem certeza que querem ir?” “Nem vai chover tudo isso não, só chuva no final de tarde.” Responderam. “Chove em Cananéia, mas não chove no Cardoso” falaram. “Então tá bom, amanhã a van sai às 05h00min.” Respondi a todos. E assim começou mais uma aventura da AMC, debaixo de muita chuva e risadas, e com a mão de Deus cuidando de todos nós. Sábado de carnaval, 05h00min da manhã embarcamos eu, Matias, Cris, Denise, Cassiana, Wilson, Hadassa, William, Suzuki, Viviane, Cidinha e Michele na van com destino a Cananéia/SP, para dar inicio a Travessia do Lagamar, de Canan…
Última resposta por Mayra Bertazzoni, -
- 0 respostas
- 813 visualizações
Moro em Curitiba, já fiz quase todas as montanhas na região metropolitana de Curitiba, sempre procurando novos desafios e novos amigos, acho que é esse o objetivo desse site, então quem estiver afim de fazer algo é só chamar no WhatsApp 41992782409 ou Instagram: dihpelomundo Abraços....
Última resposta por DiegoPerdido, -
- 0 respostas
- 4.1k visualizações
Saudações mochileiros aventureiros!! É com uma enorme satisfação que volto aqui para relatar mais uma vivência feita com sucesso!! A expedição começou no dia 31/08/2018, saímos de Chapecó-SC por volta das 4:30h, nessa aventura embarcaram também a nossa querida amiga Silvia e meu maior incentivador do Highline, Felipe, tivemos uma viagem super tranquila até Curitiba-PR, chegamos aproximadamente 11:00h e fomos direto para a loja Alta Montanha retirar alguns equips que havíamos comprando pela internet. Nossa guia turística Silvia nos levou conhecer o restaurante Semente de Girassol, que produz produtos Veganos de qualidade e com preços menores ou iguais aos de orig…
Última resposta por Dionathan Biazus, -
- 9 respostas
- 6.4k visualizações
Eu, Lúcio, e minha esposa Marlene, 61 e 55 anos respectivamente, havíamos feito muuuuitos acampamentos (eu já fazia camping selvagem na década de sessenta, acompanhado de meu pai, usando barracas do exército, porque não existiam barracas de camping no Brasil) e algumas trilhas, mas a mais exigente até então havia sido a Ferrovia do Trigo, de nível fácil a moderado, além de pequenos trechos de montanha, mas tínhamos o sonho de chegar ao topo do Pico Paraná (PP), a montanha mais alta do Sul do país, com 1.877 metros. Sabíamos que seria muito difícil, então nem nos preocupamos em fazer preparação física especial, somente o que fazemos normalmente: eu jogo Tênis competitivo, …
Última resposta por lucband, -
- 0 respostas
- 1.8k visualizações
É com imensa satisfação que escrevo esse relato sobre a segunda e sucedida tentativa de subida ao Pico Paraná. Fiz um relato aqui no mês passado pra contar uma trip maravilhosa de ida ao PP. Porém naquela ocasião o clima não foi tão amigo assim. E o destino foi o A2, o segundo acampamento do Pico Paraná. Dessa vez pegamos um fim de semana com previsão de sol, o que se cumpriu. Tempo ótimo, não muito frio e com um sol sensacional. A trilha de subida ao PP é bem desafiante, mas é daquelas coisas que te fazem crescer, é como começar tomar café sem açúcar. Depois do PP você fica exigente pra trilha, e qualquer coisa não te satisfaz, precisa ser desse nível e além.…
Última resposta por beatrizz, -
- 3 respostas
- 1.8k visualizações
VID-20180603-WA0046.mp4 Saudações mochileiros/aventureiros! Fico sempre muito feliz quando começo um novo relato. Porque é o registro e uma forma de reviver cada momento de uma trip. E graças a Deus, todas as que tenho feito, me trazem as melhores lembranças e vivências possíveis. A bastante tempo eu tinha o anseio de fazer a trilha do PP. A maior montanha do Sul do Brasil. A primeira pessoa (de acordo com relatos) a conquistar o pico Paraná foi o Reinhard Maack, em julho de 1946, o que dá a trilha (de grosso modo) seus 72 aninhos. Fico imaginando quantas pessoas já tiveram o privilégio de passar pela trilha do PP e agradecendo aos que facilitaram o camin…
Última resposta por darlyn, -
- 0 respostas
- 2k visualizações
Boa tarde galera. Deixo aqui uma pequena resenha do meu final de semana em Sengés-PR. Nunca tinha ouvido falar desta cidade, e tive a oportunidade de conhecê-la através de trilhas mato adentro; foram trilhas de nível médio, apesar de assustar quando se falam em 14km, qualquer um pode fazer de boa. Passamos por: Sengés e Itararé Sengés, no Nordeste do Paraná. Ao lado de Jaguariaíva, também no Paraná, Itararé e Bom Sucesso do Itararé, já no estado de São Paulo, a cidade forma o deslumbrante Vale do Itararé. Sengés fica a menos de três horas de Londrina. Sábado: Trilha das 7 cachoeiras Cachoeira do navio Poço fundo Bugre Lageado Veadinhos …
Última resposta por ELISABETH F. CARVALHO, -
Conjunto Marumbi: Como conquistar o pico mais dícifil do Paraná (passo a passo rumo ao Olímpio)
por Cheila Anja- 8 respostas
- 16.3k visualizações
O Conjunto Marumbi é considerado a rota de montanha mais difícil do Paraná. Fica localizado na Serra do Mar e são nove montanhas que fazem parte do conjunto, sendo que o cume mais alto é o Olimpo, com 1.539 metros. Vou contar como foi a minha experiência de superação no Marumbi, junto com dicas para fazer as trilhas da montanha. Um relato de um carnaval fora da caixa de um casal caçador de aventuras. Você pode ir de carro até o primeiro posto do IAP, onde tem dois estacionamentos particulares por R$10,00, onde o pessoal que vai subir o Marumbi deixa os carros. A partir do IAP, não sobe mais carros, a não ser que você tenha um 4×4, aí poderá subir até a estação…
Última resposta por satoedu, -
- 0 respostas
- 3.7k visualizações
Travessia Pico Paraná Picos visitados Camapuã Tucum Cerro Verde Itapiroca Pico Paraná 11 A 13 Maio 2018 Integrantes Pedrão Do Brasil Mario Firmino Hernan Gélson Edinei Karla Patrick Luciane Guia https://www.facebook.com/mariocesarfirmino 1° Dia Saímos de Florianópolis no dia 11 de Maio às 03:00 . Chegamos na fazendo do Bolinha as 07:30 hs. Nossa meta era começar pelo pico Camapuã , O que aconteceu. Iniciamos o trekking as 08:00 h como previsto. No início tudo bem. Mas logo apareceu um Morro maneiro, (Camapuã) daq…
Última resposta por PedrãodoBrasil, -
- 0 respostas
- 16.3k visualizações
Como chegar: Siga sentido Sapopema, antes de chegar, indo de Maringá ou Londrina, pegar saída para distrito lambarizinho, a direita da rodovia. Distâncias (até o começo da estrada de terra): Maringá: 235 km Londrina: 139 km São Paulo: 539 km Curitiba: 304 km + cerca de 30 km de estrada de terra simples, possível fazer de carro baixo, mas com chuva é muito arriscado atolar. https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1YOhvAYIMQvB2qda2rsntxkP76FA&ll=-23.882746414572438%2C-50.680476&z=12 Importante: Ligar com antecedência para reservar (se for acampar), devido ao limite de 20 pessoas que podem passar a mesma noite no p…
Última resposta por Pedro Vecchi, -
- 17 respostas
- 7.2k visualizações
IBITIRAQUIRI – Travessia dos 7 Cumes e subida do” Everest Paranaense”. Ibitiraquiri. Serra formada por montanhas espetaculares, onde uma delas ganhou seu reconhecimento por ser o topo do Estado do Paraná e também a montanha mais alta de toda a região sul do Brasil. Mas muito mais além desta fascinante montanha, esta serra conta com dezenas de outros picos, alguns deles muito distantes e de acesso extremamente difícil, onde somente os montanhistas mais experientes e mais ousados conseguem chegar. Tudo isso está encravado em plena Serra do Mar a não mais que 50 km de Curitiba e aos pouco vai atraindo mais a atenção dos paulistas, não só por causa da sua beleza es…
Última resposta por everton andreassa, -
- 13 respostas
- 4.7k visualizações
Trekking no Pico Paraná – 28 e 29 de Dezembro de 2017 "Pode ser difícil admitir que passar o tempo em remotas paisagens preservadas em seu estado natural signifique, o mais das vezes, passar o tempo confinado nas paredes de uma cela de náilon molhado, sem poder sair da barraca." Jon Krakauer, em 1990, Sobre Homens e Montanhas Com a citação do escritor e montanhista Jon Krakauer, inicio o relato da viagem feita em 28 de dezembro de 2017, para o trekking e acampamento no Pico Paraná. A serra Ibitiraquire é o local onde está inserido o P.P. (Pico Paraná), que é a maior montanha da região Sul do Brasil, contabilizando 1.877 metros de altura. A trilha para alca…
Última resposta por Diogenez M, -
- 2 respostas
- 11.2k visualizações
Essa é a segunda vez que faço o Caminho do Itupava nesse ano. A primeira vez foi no mês de abril e agora dia 22/07 resolvi fazer o percurso novamente. Fomos de carro até o posto do IAP em borda do campo. Deixamos nossos dados com o funcionário do IAP e começamos a trilha exatamente as 9:00. A intenção era descer pela trilha até a Casa do Ipiranga, continuar pela trilha até o cadeado e continuar pela trilha até um descampado que tem cerca de 1h e pouco de caminhada apos o cadeado. La nesse descampado acampar e, no outro dia, caminhar até o posto do IAP e pedir um taxi para a rodoviaria. Tudo certo começamos a caminhada. A trilha é bem demarcada e fácil …
Última resposta por Diogenez M, -
- 1 seguidor
- 23 respostas
- 8.1k visualizações
Trilha do Itupava Poderia ser o século 17 ou 18. Poderia ser um caçador de antas. Poderia ser um bandeirante atrás de ouro, pedras preciosas ou a fim de aprisionar alguns índios. Poderia ser um tropeiro montado em sua mula garbosa a caminho do litoral. Mas não, o sujeito que desce o histórico caminho, é um cara magrelo de cabelo amarelo. Carrega em sua “cacunda” uns vinte quilos de equipamentos e comida. Desce a passos lentos, preservando a sua bunda das pedras lisas polida por séculos. Descendente de portugueses e espanhóis carrega em seu DNA, os genes dos exploradores da Península Ibérica. Talvez faça parte da tribo dos bandeirantes modernos. O que o move m…
Última resposta por DIVANEI, -
- 14 respostas
- 20k visualizações
Olá pessoal, Andei dando uma pesquisada no fórum mas não encontrei nada muito específico nesse tema. Gostaria de saber alguns destinos de trilhas e cachoeiras perto de Londrina e região (Tamarana, sapopema, tibagi e etc). Sei que existem várias cachoeiras em cidades pequenas aqui por perto, mas não sei como chegar. Já fui ao pico agudo e salto das orquídeas, minha ideia é ir em um lugar diferente toda semana até o carnaval. Alguém poderia me ajudar? Agradeço desde ja!
Última resposta por Wellington R., -
- 23 respostas
- 21.6k visualizações
Após conhecer a Serra do Quiriri em julho de 2010 disse a mim: - Tenho que voltar aqui mais uma vez, este local é sensacional! Muito bem, sete meses depois eu voltei! E para fazer a famosa e desafiante Travessia do Monte Crista SC ao Morro Araçatuba PR. Detalhe, sozinho, no percurso com mais subida e sem logística de carro. Planejamento: Com ajuda do Google Earth, tracei o caminho partindo da Balança da BR 101 em Garuva SC até o pé do Morro Araçatuba. Tentei encontrar informações para sair do Morro Araçatuba para Curitiba, não achei nada. Então pensei comigo, quando chegar lá me viro! Pergunto para algum morador, pego alguma carona ou caminho 23 Km para chegar a…
Última resposta por Augusto, -
- 0 respostas
- 837 visualizações
Mochileiros de plantão quero compartilhar com vocês a minha experiência incrível que tive no dia 05 de Agosto caminhada de Quitandinha-PR até a Lapa-PR vejam o vídeo no canal de um joinha se inscrevam e curtam a página Campeando Destinos Link do canal:
Última resposta por Rayane_maria, -
- 0 respostas
- 4.8k visualizações
Iniciamos o mês de maio com muita aventura na veia. Nos dias 6 e 7 fizemos a trilha do Pico Caratuva, o segundo maior do sul do país (1.854m A.N.M), com direito a acampamento no cume da montanha. A montanha está situada na cidade de Campina Grande do Sul, no Paraná, dentro da Fazenda Pico Paraná. O acesso à trilha é controlado pelos proprietários do local e seu acesso é pago (R$ 15 por pessoa). Na chegada, estacionamos os carros, fizemos o pagamento, assinamos o livro de controle do Parque, iniciando nossa jornada por volta de 10h30 da manhã. O percurso exigiu bastante de nós duas. A trilha estava bastante úmida na maior parte do trajeto e haviam vários trechos bem la…
Última resposta por Aventura de Férias, -
- 1 resposta
- 1.9k visualizações
Pico Itapiroca Paz e luz! Nos juntamos mais uma vez galera, agora para subir até o ponto mais alto do sul do Brasil. O Pico do Paraná na proa! Este link é da nossa trip anterior, a primeira trip, subimos o monte Roraima no começo do ano (2014). http://www.mochileiros.com/monte-roraima-3-amigos-ferias-um-mes-antes-da-viagem-t95435.html Desta vez o grupo nosso aumentou, vieram juntos o Tayfran, o Zaca e a Barbara. Bom, comecei a trip perdendo o voo, cheguei atrasado no aeroporto e o Rafael embarcou sozinho para Curitiba. Consegui um assento no próximo voo e fiquei imaginando o monte de merda ele iria me falar quando chegasse lá, embarquei e segui viage…
Última resposta por HelioLopes, -
- 10 respostas
- 4.8k visualizações
Sábado dia 03.03.12 Este super evento irá privilegiar aqueles que já têm alguma experiência em montanha e aqueles que nunca praticaram montanhismo Agora não tem desculpa galera, só não vai quem não quiser!!! _______________________________________________________________ Travessia Vigia Canal EVENTO GRATUITO LIMITE 12 PESSOAS Relato da ultima travessia: http://montanhoso.blogspot.com/search/label/Travessia%20Vigia%20-%20Canal Ficha Técnica Dificuldade: Média Duração: entre 3 e 4 horas (previsto 3 paradas – Torre Amarela, Vigia e Morro do Canal) Quem pode ir: Intermediários – NÃO RECOMENDADO A INICIANTES Principal dificuldade: Paredão de 15 met…
Última resposta por cristiano.lemos-da-silva, -
TRAVESSIA SERRA DO IBITIRAQUIRE-PR : CIRIRICA - CERRO VERDE - ITAPIROCA EM UM PASSADO NÃO MUITO DISTANTE. Julho/2007: ..............Finalmente às três da tarde, depois de guinchar minha enorme mochila, atinjo o cume do Pico Paraná, ponto culminante do estado e de toda a região sul do país. No topo me deparo com três nativos de Curitiba que vão logo me avisando que acampar no cume hoje será a maior furada, pois a previsão do tempo fala em ventos de 80 a 100 quilômetros por hora. Agradeço o aviso, mas descer de novo estava fora de cogitação, minhas forças já haviam se esgotado e de lá não sairia nem se fosse o dia do juízo final…
Última resposta por Otávio Luiz, -
- 12 respostas
- 39.6k visualizações
estou pretendendo fazer o anhangava pela 1 vez em 02/11... gostaria de algumas infos do pessoal que esteve por la a pouco tempo e em quanto tempo vcs fizeram o caminho. tem bica ou cachus para reabastecer de agua ou devo levar bastante agua?? OBS:e minha 2 "aventura" pois em agosto fiz o itupava... desde ja agradeco, aqle abç
Última resposta por Otávio Luiz,