Trilhas no Paraná
Trilhas no Paraná: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas e trekkings no Paraná
140 tópicos neste fórum
-
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 325 visualizações
Última resposta por Roberto Brandão, -
- 2 respostas
- 107 visualizações
Fala pessoal Beleza? Procuro companhia para subir o pico do Marumbi em Morretes-PR. Não tenho data específica, estou aberto a sugestões.
Última resposta por lucci, -
- 1 seguidor
- 2 respostas
- 786 visualizações
Boa tarde aventureiros. Fiz com a minha irmã o Pico Paraná em 2023, bate-e-volta partindo da fazenda Pico Paraná. O vídeo abaixo que fizemos mostra um pouco dessa aventura, e de toda sua dificuldade. Pico Paraná - 2023 Caso alguém queira mais informações sobre como chegar, onde ficar, logística e informações sobre a região, é só postar aqui que eu respondo. Se puderem dar um like no vídeo agradecemos muito também 😀🫶
Última resposta por StanlleySantos, -
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 458 visualizações
Leia mais:
Última resposta por Roberto Brandão, -
- 6 respostas
- 1.2k visualizações
Pensando em fazer no fdsemana do dia dos pais
- 21 respostas
- 17.7k visualizações
JANELA DA CONCEIÇÃO - TRILHA DA CONCEIÇÃO E PICADA DO CRISTÓVÃO Aventura pela exuberância da floresta atlântica paranaense A caminhada que passo a lhes relatar foi realizada no dia 16/12/2012, um domingão com previsão de chuva – que marcamos para ser oficialmente a nossa última pernada do ano em virtude das festanças familiares de natal e ano novo, que provavelmente inviabilizariam novas peripécias. O grupo, formado por mim, pelo Márcio Vasconcellos e pelo Daniel Fernandes já estava acostumado a caminhar junto, de outras várias indiadas pelas nossas serras. Outros companheiros foram convocados, alguns até se alistaram para a missão, mas devido às previsões mete…
Última resposta por Mauro Del Cuchi, -
Ciririca, 10 anos depois 1 2 3 4 6
por Otávio Luiz- 54 respostas
- 19.9k visualizações
Primeiro, vou explicar o título do tópico. Pratico montanhismo a algum tempo, comecei frequentando a região do Marumbi e Itupava. Ali era meu quintal de casa, quase todo fds estava por lá. Depois de algum tempo descobrimos o Pico Paraná, e mudamos o roteiro. Neste tempo o Dilson não estava na fazenda ainda, e fomos conhecendo a região aos poucos. Mas eu já não ia com tanta frequencia, os compromissos familiares e de trabalho cada vez me tomavam mais tempo... Nestas incursões pela serra do Ibitiraquire sempre fiquei intrigado com uma certa montanha que tinha duas "antenas" no topo. Montanha distante, que não eu sabia nem o caminho. Com o tempo fui descobrindo coisas s…
- 0 respostas
- 774 visualizações
TRAVESSIA SERRA DOS CAPIVARÍS – PR Nessa última década, o montanhismo no Brasil acabou por se popularizar de uma forma avassaladora, muito devido a consolidação do acesso à internet e consequentemente também do acesso as informações. O certo é que subir montanhas serviu como muleta para uma exposição exagerada nas mídias sociais e não que isso seja de todo um problema, democratizar o acesso às áreas naturais deveria ser um dever do Estado, fazer com que o homem se volte mais para a natureza, é bom para o indivíduo e para sociedade. Mas o grande problema, é que o Estado não cumpre esse papel, principalmente em São Paulo, onde montanhista é tratado como bandido …
Última resposta por DIVANEI, -
- 31 respostas
- 22.4k visualizações
Após termos feito a travessia Garuva-Monte Crista no feriado de Corpus Christi comecei a pensar na próxima aventura. Tínhamos planejado ir até a Pedra da Tartaruga durante a travessia, aproveitando que tínhamos 4 dias, mas vimos que não seria possível. A subida forte do Monte Garuva (de mais de 1.100m de desnível) e o começo um pouco tarde mudou nosso planejamento, e abortamos a caminhada até lá. Quando encontramos a turma que fez a travessia do Araçatuba eles também tinham a mesma vontade (conhecer a P.Tartaruga) pois quando passaram por lá não puderam nem visualizá-la. Aproveitando que já estaríamos lá perto, no domingo a idéia era esticar até o marco da divisa, obelis…
Última resposta por cltctba, -
- 6 respostas
- 11.5k visualizações
Boa tarde! Eu me mudei pra Londrina há alguns meses pra cursar UEL, e fiquei sabendo que na região tem bastantes cachoeiras/trilhas etc. Alguém sabe me recomendar alguns lugares bons pra fazer um acampamento curtinho de 2/3 dias, talvez perto de cachoeiras? Eu vi que tem o Pico Agudo também a 100 km de distância, essa é uma opção... Valeu! Leo
Última resposta por Gamora, -
- 1 resposta
- 659 visualizações
Fala pessoal acabei de descobrir o site, estou querendo subir o pico caratuva mês que vem ou em janeiro, se tiver uma rapaziada de Curitiba que tenha carro a gente racha as despesas, seria primeira vez...boraaa
- 1 resposta
- 549 visualizações
https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Por-causa-das-chuvas-Parque-Pico-Marumbi-e-fechado-para-visitacao
Morro Chapéu de Sol 1 2 3
por gvogetta- 1 seguidor
- 21 respostas
- 6.8k visualizações
MORRO CHAPÉU DE SOL Primeira pernada de 2015. Nada melhor para iniciar o ano montanhístico do que uma jornada a um lugar pouco conhecido, pouco frequentado e ainda não visitado... Caminhar na região de transição entre as Serras do Ibitiraquire e da Graciosa é sempre uma aventura de responsabilidade e recompensas. Envolve boas doses de conhecimento de orientação além de abnegação e resiliência contra os diversos infortúnios, especialmente no verão. Além do calor intenso, que exige um abastecimento de água muito além do normal, mosquitos e butucas gigantes parecem saídos de filmes de ficção científica e mesmo com bons repelentes não deixam o caminhante em paz. Taturana…
Pico Paraná 1 2 3 4 35
por MauroBrandão- 1 seguidor
- 348 respostas
- 103.3k visualizações
Copiei este relato do augusto por que são informações consistentes do Pico do Paraná necessárias neste tópico. Ela foi editada em relatos de viagem o qual ele é editor. E aí galera. Estou disponibilizando mais um outro relato da subida de mais um Pico. É bem hard, mas pelo menos a trilha está bem demarcada. Não tem erro. Nessa subida passei por alguns apertos, então recomendo p/ quem for lá que veja se o tempo estiver bom. Boa leitura. Não conhecia a trilha e só tinha duvidas quanto aos perigos de assaltos nela, mas procurei informação c/ o pessoal de Curitiba (CPM) e me disseram que na trilha não ocorriam roubos. Os assaltos que ocorriam n…
- 13 respostas
- 10.3k visualizações
Texto: Luciana Gomes Moro Fotos e dados: Tiago de Pellegrini Korb Fazia um bom tempo que queria fazer uma travessia na Serra do Ibitiraquire. Sugeri ao Tiago Korb de programar um trajeto saindo da Fazenda do Bolinha, que compreenderia 10 cumes. Mas ele nem deu muita atenção. Disse que seria complicado pela logística de transporte, clima e outros fatores. Não desisti, pois queria realizar esse sonho e de preferência no mesmo ano ainda! Então recorri ao nosso amigo Fábio Carminati, que também tinha interesse em fazer alguma travessia nessa Serra. Combinamos de os dois ficar pilhando o Tiago em montar o trajeto e fazer a travessia. Passamos semanas juntando info…
Última resposta por Geraldo Barfknecht, -
- 2 seguidores
- 2 respostas
- 893 visualizações
Sabe aqueles convites que você primeiro aceita depois corre atrás? Esse foi desse tipo. Percorrer a lendária Alfa-Ômega, aproveitando para passar por alguns de seus pontos históricos e ainda fazê-lo na companhia de grandes amigos, sem pressa e curtindo, em 3 dias de tempo bom. A proposta surgiu durante a famigerada, molhada e morosa travessia da Serra da Farinha Seca. Enquanto batíamos os dentes de frio e sonhávamos acordados com um banho quente, combinávamos os detalhes: a data seria “móvel”, para permitir a melhor janela climática possível. Faríamos a partir da segunda quinzena de julho, quando boa parte dos candidatos estaria em férias. De volta à civ…
Última resposta por RogerioAlexandre, -
- 0 respostas
- 561 visualizações
Não é a primeira vez que estive no cume do Sete. Fui pra lá em 7 de setembro de 2008, aos 28 anos. Porém, cab*** que fui, só deixei fotos daquela trip no finado Yorkute. Agora, no domingo do Dia dos Pais, fui cumprir uma dupla missão: Provar pra mim mesmo que o Sete (e outras montanhas) não ficaram num passado remoto. Olimpão véio que me aguarde! Perdi a chance de subi-lo no verão de 2007, e agora quero revanche, hehehe... E, a outra missão, homenagear meu velin, que se foi em 6 de junho deste ano, apenas 5 dias antes do meu níver. Peguei o Curitiba-Morretes via Graciosa, às 8 da manhã, e desci perto da Casa Garbers. Ali, chamei o Cirão da Massa (vulgo Ciro), que dem…
- 17 respostas
- 19.4k visualizações
Trilha feita entre dias 25 a 27/06/2016. Todas as fotos estão em: https://photos.app.goo.gl/KW1dFw1v57i7oVhq8 Fazia anos que o Pico Paraná estava em meus planos, mas pela distancia e falta de tempo habil, fui deixando de lado até que nesse ano, decidi que estava na hora de sair um pouco da região Sudeste e ir trilhar em algum pico na Região sul. E nada melhor que começar pelo pico mais alto e mais conhecido da região, o Pico Paraná. Em Março, lancei um evento no face para a primeira quinzena de Maio afim de encontrar outros interessados em me acompanhar (além de facilitar a logistica de transporte), indo no esquema de racha de caronas. …
- 2 respostas
- 1.8k visualizações
Sem dúvida eu gostaria que todos os meus pensamentos se transformassem em palavras, de forma automática, no calor do momentos, para que eu fosse fiel ao descrever o que vivi, o que senti, muitas vezes sob efeito do medo, da dor, da exaustão, do deslumbre, do encantamento... mas vamos lá. Essa rota é conhecida como desafio das catedrais, criado há mais ou menos 6 anos atrás pelo Arnaldo, um cara com um bonito histórico peregrino que incluiu Santiago de Compostella, o caminho consiste em sair da catedral metropolitana de Londrina e caminhar até a catedral de Maringá, pelas estradas rurais dos distritos, em 24 hs! existe também o formato em 5 dias, mas o preço para mim …
Última resposta por BanditHawk, -
- 1 seguidor
- 17 respostas
- 34.2k visualizações
Torre na ponta oeste do Cânion do Espraiado O tracklog desta travessia está aqui: Travessia do Campo dos Padres e Cânion do Espraiado (SC).gpx Para visualizar no Google Earth: Travessia do Campo dos Padres e Cânion do Espraiado (SC).kmz Esse extenso relato descreve uma travessia pelo setor norte da Serra Geral, começando no povoado de Pedra Branca (município de Alfredo Wagner-SC), passando pelo Campo dos Padres e Cânion do Espraiado e terminando no belo vale do Rio Canoas, a 30km do centro de Urubici-SC. Levei oito dias para completar esse roteiro pois não conhecia o caminho e tinha relatos e tracklogs apenas de alguns trechos. A ligação entre esses trechos foi …
Última resposta por rafael_santiago, -
- 2 respostas
- 2.5k visualizações
Havia tempos que o ponto culminante do meu estado e de toda a região sul estava no meu radar. Desde janeiro ajustando datas com meus parceiros, sempre aparecia um imprevisto e o Pico Paraná ia esperando. Em 20 de junho novamente fiquei sozinho, mas dessa vez, parti sozinho mesmo de Campo Mourão. Estava ansioso, pois queria chegar ao Pico Caratuva para acampar antes de anoitecer, afinal estava sozinho. Enquanto calçava a bota, o fiscal da Fazenda PP fez meu cadastro e cobrou singelos R$ 10,00. Enquanto ele foi buscar o troco troquei a camiseta, e nada de voltar com meus "nique" quando achei o rapaz: ele estava procurando um ser de camisa vermelha, kkkk, eu antes …
Última resposta por Jonas Silva ForadaTribo, -
- 0 respostas
- 758 visualizações
Ola, somos um casal gay, temos 23 anos, de Londrina-PR, buscamos companhia para trilhas aqui na região. Deixa contato ou mande email feitosagomesleonardo@gmail.com
Última resposta por Leonardo Gomespr, -
- 2 respostas
- 921 visualizações
Esse final de semana dia 23/05/2020, eu e mais dois amigos, fomos subir o Pico Paraná, mais devido ao corona vírus, fomos barrados pelos Bombeiros da região, proibindo a nossa Subida.
Última resposta por Brendo Ramos, -
- 1 resposta
- 731 visualizações
Gostaria muito de subir o pico do Paraná no feriado da Páscoa e seria minha primeira experiência de trekking Alguém vai nessas datas? se sim, me chama no whats pra conversarmos (42) 999954769
Última resposta por juan de lima, -
- 3 respostas
- 7.6k visualizações
Opa! Estou colocando aqui um breve relato da minha ida ao Pico Araçatuba que fica em Tijucas do Sul / PR. Na verdade já faz um bom tempo, isso aconteceu lá em julho de 2012 mas estive realmente sem tempo de postar nada por aqui. Bem, a idéia é que o pessoa possa conhecer um pouco mais sobre o local! Devido aos horários de trabalho/faculdade do pessoal acabamos saindo de noite. Eu já tinha feito um pico no escuro uma vez então acreditei que não seria problema! E realmente não foi, o céu estava animal e a lua cheia, no meio da subida a lua surgiu por trás das montanhas que parecia mais o nascer do sol! Um grande problema no Araçatuba são as tri…
Última resposta por johnwick, -
- 10 respostas
- 18.6k visualizações
Olá meus queridos! Esse relato é pra lá de especial! Digamos que essa foi a melhor trilha que já fiz na vida. E em um momento massa.. Último /primeiro dia do ano! Fazenda Pico Paraná é o lugar. Peguei um bus de Chapecó para Curitiba no dia 30. Cheguei em Curitiba de manhã no dia 31. Peguei um Uber até a Fazenda Pico Paraná, é a forma mais fácil de chegar pra quem está de bus. Chegando lá, armei minha barraca e me preparei pra subir o Pico Caratuva! O início da trilha é tranquilo algumas raízes, mas não muito elevação. A primeira chegada é no Morro do Getúlio, ali já dá pra sentir um pouco do que é a trilha e ter um gostinho do visual. Cerca de 1:30…
Última resposta por beatrizz, -
- 0 respostas
- 636 visualizações
Olá galera... Pensando em fazer Pico do Paraná Final de Dezembro, alguém tem alguma indicação de guia? Muita luz à todos!
Última resposta por esobral, -
- 2 respostas
- 2.1k visualizações
Saalve, galera, tudo bem?? Gostaria de saber se vocês conhecem trilhas em Curitiba e Região Metropolitana, pra fazer trekkings novos sem ter que viajar.... Eu só conheço as trilhas de Quatro Barras e Piraquara: Anhangava Pão de Loth Caminho do Itupava Morro do Canal Morro do Vigia Torre Amarela Conhecem alguma outra? Desde já, agradeço aí, pessoal!
Última resposta por Montanhadiaria, -
- 6 respostas
- 15.1k visualizações
Resumo da viagem, dias 9 e 10 de abril de 2016 Sábado: Descida do Caminho do Itupava e acampamento no Parque Estadual Pico do Marumbi Domingo: subida do Olimpo (trilha branca/frontal); retorno para Curitiba de trem. Planejamento Moro em Curitiba desde que nasci, mas nunca tinha feito essa aventura na Serra do Mar. Hora de criar vergonha na cara e explorar as maravilhas no quintal de casa. Meu objetivo inicial era subir algum cume no Marumbi e voltar no mesmo dia, mas descobri que é muito difícil fazer um “bate-volta” por conta dos horários do trem: o que sai de Curitiba chega na base da montanha às 10h35, enquanto o único que volta passa às 16h na mesma estação. E…
Última resposta por nelmarpg, -
- 0 respostas
- 5.2k visualizações
Era pra ser uma aventura incrível... E foi! Aviso: este relato trata-se de uma visita guiada ao Pico Paraná e não constitui qualquer tipo de propaganda, apenas um relato sincero dos acontecimentos. Após assistir/ler dezenas de vídeos e relatos sobre o Pico Paraná, finalmente tive a oportunidade de subir a montanha mais alta do Sul do Brasil. Apesar de possui experiência em camping e trilhas, tratava-se de minha primeira montanha de verdade em um local que nunca havia estado, por isso optei por uma visita guiada pelo Gente de Montanha. Dadas essas condições, eu estava certo em fazê-lo, como ficará mais evidente adiante. No fim de semana de 6 e 7 de ju…
Última resposta por Fabio Pra,