Venezuela - Relatos de Viagem
Relatos de Viagem na Venezuela - Compartilhe e leia relatos de viagem por destinos da Venezuela
75 tópicos neste fórum
-
- 2 seguidores
- 20 respostas
- 5.7k visualizações
Fronteira com a Venezuela está aberta, as primeiras expedições recomeçaram em abril/2022. Para passar por países com fronteira com o Brasil, brasileiro precisa apenas do RG. Porém, em maio/2022, estavam pedindo passaporte na Venezuela (a última cidade brasileira é Pacaraima-RR, a fronteira fica a 30min da primeira cidade venezuelana, Sta Elena, onde se usa dinheiro em reais e PIX), coisa nova e deixaram um colega passar só com RG. Exame PCR (aquele mais caro, de laboratório, que demora cerca de 24h e custa mais de R$200), feito até 72h antes, foi necessário. Se pesquisar "Monte Roraima agencia/tour", dentre os resultados, com certeza vão aparecer: Roraima Advent…
Última resposta por D FABIANO, -
- 3 respostas
- 4.9k visualizações
CHEGUEI EM CARACAS NO DIA 1DE SETEMBRO VINDO DE S.PAULO, CHEGUEI AO AEROPORTO SIMON BOLIVAR E JA DE CARA VARIAS PESSOAS ME OFERECENDO CAMBIO, COMO JA TINHA LIDO AQUI ANTERIORMENTE TROQUEI O MINIMO POSSIVEL APENAS PARA PAGAR O TAXI E CHEGAR AO HOTEL, NO ANDAR DO DESEMBARQUE QUE É DIFERENTE DO DE EMBARQUE O LOCAL ONDE TINHA A PLACA DE TAXI OFICIAL NÃO TINHA NINGUEM, E COMO NAO CONHECIA NÃO DESCI PARA VERIFICAR NA AREA DE EMBARQUE QUE TEM TAXI OFICIAL, RESUMINDO PEGUEI UM TAXI DO LADO DE FORA DO AEROPORTO, NÃO ACONSELHO TIVE MINHA PRIMEIRA DOR DE CABEÇA, COMBINEI COM O MESMO QUE PAGARIA 10 DOLARES ATÉ O HOTEL, TUDO COMBINADO MÁS QUANDO CHEGOU NA PORTADO HOTEL ELE QUERIA 15…
Última resposta por Omael, -
- 25 respostas
- 6.9k visualizações
Bom, sempre tentei organizar minhas férias da melhor maneira possível e ao decidir ir para o Monte Roraima não seria diferente. Tudo decidido, passagem comprada, guia ok...na semana seguinte a crise explode na Venezuela...vou fazer o que: vou igual!!! pra começar que me organizei para chegar em Santa Elena do Uairen no dia 10 e minha subida ao Roraima seria dia 12. Teria um dia livre pra fazer algum passeio por lá. Do dia em que decidi ir para o Monte Roraima até antes de embarcar, conversei bastante com o meu guia, ele me deu todas as dicas possíveis e impossíveis. Os pagamentos tinham sido feitos através de depósitos para o Javier (guia) da empresa Waykyky Tours. No mo…
Última resposta por Alef38, -
- 4 respostas
- 2.6k visualizações
Expedição a Gran Sabana - Venezuela Provavelmente todo mundo dever ter um sonho de visitar um local especial por ter de alguma forma vivido uma experiência boa, seja assistindo a um filme, lendo um livro, ouvindo uma história, lendo um relato ou seja algo que te fez querer conhecer aquele local especial pessoalmente. No meu caso, na minha infância e adolescência, sempre viajávamos de carro de Manaus- AM até Ilha de Margarita na Venezuela todos os anos nas férias de fim de ano e no percurso sempre atravessávamos o Parque Nacional de Canaima onde fica lugares como Monte Roraima, La Gran Sabana e Salto Angel, e por incrível que pareça eu só tinha …
Última resposta por D FABIANO, -
- 5 respostas
- 4.7k visualizações
Fui conhecer Isla Margarita na Venezuela por ficar numa área caribenha e tinha ouvido relatos de que a ilha era bem bonita. Mesmo apesar da crise que a Venezuela vem enfrentando, fui conferir pessoalmente como está a situação deste País. A falta de abastecimento do comércio tornou vários bairros abandonados. Com relação ao turismo, apesar de ter diminuído bastante, ainda havia alguns nos locais mais famosos. A primeira praia q visitei é a praia de Yaque, onde tinha um pessoal praticando windsurf e surf a vela. Essa praia fica atrás do aeroporto e é considerada uma das melhores pra se visitar. Resolvi alugar um carro pra conhecer melhor a isla margarita, pois só …
Última resposta por gustavo.woltmann, -
- 3 respostas
- 3.7k visualizações
Quando comecei a pesquisar los roques tinha pouquinhas informações sobre. Era um sonho antigo. Entrei num grupo de whats específico de los roques e mesmo lá tínhamos poucas informações. Fui em agosto 2018, em crise vigente. Foi uma viagem maravilhosa. Resolvi postar meu relato pela dificuldade de encontrar informações. Parte I Vôo manaus-maquetia - mais seguro que terra/ estadia maquetia e segurança do Miguel: Los roques Voo Manaus para maquetia empresa avior 1050 reais por pessoa em media (quanto antes comprar melhor). Voos em dias específicos. Comprei com Bruno (69) 99249-6756 (para não precisar apresentar o cartão de crédito um dia antes na companhia…
Última resposta por gustavo.woltmann, -
- 21 respostas
- 13.9k visualizações
Relato viagem Venezuela jul/2018 Quando estava planejando minha viagem para a Venezuela, busquei muitas informações na internet, inclusive aqui no site... Não havia relatos recentes... Tive muita dificuldade... Por isso prometi, aqui mesmo, que quando voltasse iria fazer um relato o mais detalhado possível... Vamos ao relato da viagem que fizemos (eu e minha esposa) pela Venezuela em julho de 2018... Somos da cidade Paraúna, interior de Goiás... Inicialmente planejei fazer essa viagem de carro, mas dois fatores me fizeram mudar os planos: o primeiro foi o tempo que levaria para chegar à Venezuela partindo de Goiás até a fronteira (cerca de 6 dias)... Con…
Última resposta por jardes tenorio, -
- 15 respostas
- 8.2k visualizações
Caracas - Vista do Hotel VIP Caracas en Altamira Olá gente faz um tempo que quero fazer um relato sobre como está a Venezuela para viajar e tal e como recentemente fui ao casamento de um irmão lá, tenho informações fresquinhas sobre a situação do país e tudo mais, mais do que um relato detalhado da minha viagem vou fazer algumas observações em relação à moeda por exemplo que está bem bagunçado agora, questão de falta de dinheiro (notas), mudança de moeda, entre outras coisas que considerei mais importante relatar ok?, mas quem quiser mais detalhes fique à vontade para perguntar, vou deixar meu whatss no final do post pra facilitar ☺️ Bom sou venezuelana de nasci…
Última resposta por Jo.ana.paula@hotmail.com, -
- 8 respostas
- 4.5k visualizações
Bom galera, vou deixar aqui o meu relato de travessia da Colômbia para Venezuela de ônibus. Quando estava pesquisando antes da viagem, achei relatos de pessoas que fizeram o inverso, mas nesse sentido quase nenhum. A preocupação era grande por conta dos problemas que muita gente relata com a guarda bolivariana e também devido a situação política do país. Fiz essa travessia com um amigo em setembro de 2014, saímos na sexta-feira de manhã do terminal de ônibus de Santa Marta, na Colômbia. Pegamos um ônibus da cia Expreso Brasilia, direto para Maracaibo. A passagem custou COP 95.000 e o ônibus saiu às 14hs. Quando chegamos na fronteira já era noite, umas 18hs e pouco se …
Última resposta por kboraschi, -
Los Roques: dicas práticas para acampar e curtir o paraíso no esquema ultra roots! 1 2
por Cristiane Neres- 11 respostas
- 13.8k visualizações
Saudações Mochileiras! Já inicio me desculpando pela divulgação tardia do relato, já que fui em fevereiro, na época do carnaval. Quero agradecer aos relatos a respeito de Los Roques, a contribuição dos colaboradores foi fundamental para o sucesso da trip! Agradecer também as dicas preciosas dos dois grupos sobre o arquipélago no Facebook e ao grupo do whatzap! Segundo, dizer que Los Roques é tudo e muito mais o que relatam! Só estando lá para sentir a energia maravilhosa daquele lugar, já adianto que estou planejando outra ida pra lá esse ano ainda. O objetivo era conhecer a logística para acampar e assim economizar alguns caraminguás. Há mais de uma maneira …
Última resposta por Cristiane Neres, -
Dicas : Roteiro completo Manaus - Isla Margarita - Caracas - Morrocoy - Trujillo - Merida /com fotos 1 2 3
por oseas.nascimento- 20 respostas
- 79.8k visualizações
Pessoal segue um dos meus roteiros completos pra margarita, nos ultimos 3 anos fui 14x a Venezuela sempre em viagens de no maximo 20 dias, conheço 21 dos 24 estados daquele pais, esse topico vai dar dicas do trecho Manausx Margarita inclusive mostrando lugares pouco conhecido da maioria das pessoas que vão de ferias até margarita, qualquer duvida e só perguntar, e aguardar a continuação do roteiro seguindo até Caracas, Merida na cordilheira dos Andes e o Parque nacional Morrocoy, Coro e Punto Fijo, as fotos são minhas ok. Esperar carregar as fotos. Roteiro de viagem Manaus- Venezuela Manaus – Boa vista Duração +/- 10hs de viagem, saída entre 4 e 5 da manhã, dar…
Última resposta por Gracy garcia, -
- 14 respostas
- 11.7k visualizações
Aproveitei o fim de semana prolongado de 7 de setembro e fui conhecer melhor a GRAN SABANA na venezuela, vou por aqui meu relato de viagem com informações importantes pra quem quer entrar na Venezuela e conhecer aquele pais maravilhoso. Dia 7/09/06 sai de casa as 5:30 da manhã rumo a Boa Vista no estado de Roraima, fui no meu celta 1.0 que foi bem vistoriado para aguentar os 2600 km que estavam por vir, sai de Manaus ás 6:00 da manha e parei depois de 107 km na cidade de Presidente Figueiredo a famosa terra das cachoeiras lugar muito bonito onde tomei um café da manhã completo, segui em frente tirando a media de 120 Km/hr nos melhores trechos da estrada, mais depois de a…
Última resposta por Ikuno, -
Mochilando pela Venezuela- dicas, gastos, roteiro (nov/dez 2016 até jan2017) 1 2 3
por michele.martins- 20 respostas
- 25.5k visualizações
Terra de lindas paisagens, praias de águas cristalinas e lugar onde nasceu Simón Bolívar – esta é a Venezuela, um país em crise, com uma política turbulenta e um povo extremamente hospitaleiro! Referência (janeiro/2017) 1 dólar = 3500 bolívares fuertes 1 dólar = 3,25 reais Cayo Sombrero - Parque Morrocoy Venezuela Chegamos à Venezuela sem saber quase nada de lá. O país não fazia parte do nosso roteiro inicial, e já havíamos inclusive arrancado suas páginas do nosso livro guia Lonely Planet. Para ajudar, há poucos relatos na internet, e 9 em cada 10 pessoas que conhecemos pelo caminho nos recomendaram a não visitar o país de jeito nenhum. Por sorte,…
Última resposta por MariaEmilia, -
- 18 respostas
- 15.7k visualizações
Ola a todos. É o meu primeiro relato, espero que fique bom. Vou fazer um relato breve sobre a minha viagem a Los Roques e Isla Margarita em Junho de 2011. Todas as informações dos preços são em Bsf (Bolívar), vou colocar ao lado o preço em Real para facilitar. Porém este preço é para quem leva Dólar e troca por Bolívar a uma cotação de U$ 1,00 – BSF 8,00 Eu comprei cada U$1,00 por R$1,70 Fui sozinho para Caracas, Los Roques e Margarita. 1° dia 25-06-2011 Curitiba – São Paulo – Caracas Primeiro saí de Curitiba voando com destino a São Paulo (Congonhas), fiz translado de ônibus para o aeroporto Internacional de Guarulhos, ai segui com destino a Caracas. …
Última resposta por alessandra.scalioni, -
- 29 respostas
- 27.5k visualizações
Oi pessoal, vou relatar minha aventura em ir pela primeira vez a esse país lindo! Foram dias de alegria, boas vibrações e pessoas que tive a felicidade de conhecer. Quando eu disse que ía para Venezuela muitas pessoas deram muitos pitacos, bons e ruins. Foi uma mistura de sugestões , recomendações, com uma “pitada” de terrorismo. (risos) Domingo 21 de dezembro de 2014: Saímos de Manaus às 20:30 de um domingo, chegamos em Boa vista por volta de 6:30 da manhã seguinte. Foram 10 horas de viagem bem tranquila, sem nenhum contra tempo, graças a Deus. Segunda-Feira 22 de dezembro de 2014: Chegando na rodoviária de Boa Vista fomos atrás de compra…
Última resposta por RoxaneOliveira, -
- 9 respostas
- 11k visualizações
Olá a todos. Antes de fazer esta viagem eu tentei buscar bastante informações de como ir para Ilha de Margarita e aproveitar o máximo, mas infelizmente não achei nunca as informações completas, principalmente ao que se refere a preços e de transporte. Graças a esses problemas resolvi escrever aos futuros viajantes um guia completo sobre esta aventura. A viagem que aqui relatarei caberá como uma luva a vc que pensa em ir a Ilha através de Santa Elena (pegando ônibus e não carro próprio). Será bem objetivo e simples, quem quiser pode perguntar que prontamente responderei. Então vamos lá! Em primeiro lugar é importante ser dito que existem vôos direto de SP-Cap…
Última resposta por Josi Pereira, -
- 3 respostas
- 4.6k visualizações
Acabei de voltar da Venezuela, para onde fui com a intenção de passar 5 dias em Los Roques e como tive muita dificuldade em encontrar informações nos fóruns de viajantes, escrevo um breve relato. Começando pela situação atual do pais, várias pessoas vieram com comentários bastante pesados em relação a violência, a taxis, andar na rua, etc. Bom, tive que passar 2 dias e meio em Caracas e a minha impressão é de que, como Bogotá, Lima, Cidade do México ou qualquer grande cidade da América do Sul, há obviamente violência, mas é exceção. Peguei vários taxis na rua e caminhei pela região de Altamira e não tive medo hora nenhuma. O que pega de verdade na Venezuela é a questã…
Última resposta por tiagocrvlh, -
A todos que desejam realizar o sonho de ir a Los roques e se esbaldar no mar do Caribe, tentarei atualizar todos os dados e informações: Câmbio: Tive a felicidade de ter um amigo que fez a troca para meu grupo, 1USD por 60BSF, ouvi relatos de passageiros do meu voo de retorno ao Brasil que, conseguiram cambiar 1 por 80 na Ilha de Margarita. Ao chegar no aeroporto a um assédio e muitos iniciam o diálogo a 1 por 50... Em Los Roques há uma farmácia que fiz tranquilamente 1 por 65, também ouvi de pousadas aceitarem dólar de 60 a 70, na Lojinha Aquarena comprei lembranças 1 por 60(por sinal as mais belas)... Voos: Há duas empresas Chapi Air(8 pessoas por aeronave +…
Última resposta por Emanoel Thomé, -
- 1 resposta
- 2.8k visualizações
Venezuela, Janeiro de 2014 Voo São Pualo – Boa Vista Boa Vista - se informar com seguranças do aeroporto sobre terminal Carabá local onde pegar taxi ‘lotação’ para Santa Elena do Uiaren e ir de taxi ate esse local (30 reais) - taxi ‘lotação’ leva 4 pessoas e cobra 35 reais de cada. Faz parada na aduaneira para que peguem autorização de entrada (não é necessário passaporte, so RG) Santa Elena de Uiaren - Pousada 3 Naciones (melhor custo beneficio) -dono da pousada é brasileiro e troca reais por bolivares no cambio negro! Confiável! (estava 1 real = 23 bolivares e no final da viagem estava 1 = 27 bolivares) - comprar passagem para Ciudade Bolivar com 1 dia de ant…
Última resposta por Cristiane Neres, -
Los Roques, Canaima/Salto Angel, Monte Roraima e Boa Vista 23 dias (Dez/14 - Jan/15) 1 2
por Érica Munhoz- 19 respostas
- 12.1k visualizações
Se existe uma palavra que define essa viagem para a Venezuela é EXTREMO. A praia mais bonita do mundo, a cachoeira mais alta do mundo, a montanha plana mais alta do mundo. A Venezuela é o extremo da beleza natural, o extremo da aventura selvagem, o extremo do cansaço físico e, infelizmente, o extremo da violência e da corrupção. A viagem no total deu 23 dias e como há muito a ser dito, o relato será dividido em tópicos. Resumo do roteiro: 20/12 – 21/12: Voo CFN – Caracas, pernoite em Maiquetia, translado Higuerote, voo LR 21/12 a 28/12: Los Roques 28/12: Retorno Los Roques, translado Higuerote 29/12: Voo Maiquetia-Puerto Ordaz, …
Última resposta por Érica Munhoz, -
- 23 respostas
- 33.6k visualizações
MANAUS - BOA VISTA - MARGARITA bom pessoal passando por aqui para deixar meu relato sobre minha viagem feita em setembro de 2012, para Isla de Margarita Venezuela. Tendo passar aqui tudo que aprendi e contribuir um pouquinho com essa experiencia du caraio que passei e pretendo repetir novamente este ano! bom para incio de vou tentar aqui dar dicar e valores sobre os roteiros e lugares imperdíveis para se visitar em Margarita, documentos para viagem de carro - nada consta do Detran - seguro internacional valor de R$ 300,00 (ver mais informações no Detran) - permissão para dirigir no pais de origem/Detran - copias e originais da CNH e documento do veiculo, este…
Última resposta por aloisioecleide, -
- 12 respostas
- 21.3k visualizações
Olá a todos. Neste post iremos relatar sobre nossa viagem e valores aproximados de gastos. As informações sobre a Venezuela são escassas na internet. Sem contar o cambio maluco que acontece na Venezuela.... então.... aproveitem.... Eu e minha noiva fomos para a Venezuela com destino em Isla Margarita (03 dias) e depois fomos para Los Roques onde passamos mais 7 dias... Graças a comentários daqui do Mochileiros, descemos no aeroporto internacional e utilizamos o corredor interno que inicia-se do aeroporto internacional e vai até o aeroporto doméstico. Esse corredor inicia-se na parte onde retira-se as bagagens. Nunca saia do desembarque do aeroporto internacional…
Última resposta por Flávia Blaseck, -
- 51 respostas
- 60.5k visualizações
Pessoal, para retribuir toda a ajuda que recebi aqui, resolvi criar um tópico com meu relato de viagem a Los Roques em dezembro de 2010. É um misto de relato de viagem com dicas gerais sobre LR. Este relato é super longo... Uma versão em formato mais fácil de ler, com fotos e videos, está no blog: http://kk-vision.blogspot.com/2011/01/los-roques-venezuela.html (são seis posts para contar a história toda) Los Roques? O que é isso? Onde fica? Muita gente me perguntou isso quando falei da minha viagem... Para quem ainda não sabe, Los Roques é um belíssimo arquipélago venezuelano, formado por 42 ilhotas e mais de 250 bancos de areia e recifes de corais. As ilhas e barre…
Última resposta por sanmy.furtado, -
- 27 respostas
- 12.9k visualizações
E aí pessoal! Mais uma viagem que gostaria de compartilhar algumas experiências que não obtive com muita facilidade. A viagem começou dia 17/04/2014 e acabou dia 11/05/2014. Vôo TAM Rio x Boa Vista x Rio por R$ 640,00, saindo 22h e chegando às 4h em Boa Vista (escala em Manaus) e Saindo 14h30 de Boa Vista e chegando ao Rio 21h30 (conexão em Manaus). Planejamento Sabíamos que gostaríamos de passar nas cidades de Mérida e Los Roques depois de fazer o Trekking no monte Roraima. Confesso que não foi fácil organizar tudo do Brasil, pois não encontrei muitas informações a respeito de deslocamento na Venezuela. Viajar pela Venezuela não nos foi muito fácil e …
Última resposta por Sancler123, -
Considerações iniciais Esta viagem nasceu da necessidade de utilização de algumas milhas que eu tinha que venceriam no segundo semestre de 2012. O raciocínio utilizado para seleção foi mais ou menos algo como: qual a passagem mais cara que eu conseguiria com essas milhas, que fosse para algum local, de preferência algum país, que eu não conhecesse. Outro ponto que levei em consideração foi que não teria muitos dias para realizar a viagem. Como já havia realizado recentemente uma viagem extensa para os meus padrões (duas semanas), teria que fazer essa em um final de semana ou pouco mais que isso. Devido à restrição de tempo e milhas disponíveis, precisaria vo…
Última resposta por laecio lopes de lima, -
Dicas - Venezuela com valores e informações atualizadas. JAN|2013 – com muitas fotos. 1 2 3
por f.teruel- 22 respostas
- 19.4k visualizações
Saudações, amigos Mochileiros.com. Estive na Venezuela entre os dias 02 e 18 de janeiro deste ano com o objetivo de conhecer diferentes lugares e, entre eles, o mar do Caribe. Passei por Magarita, Cumaná, Mochima, Puerto la Cruz, Chichirivichi, Morrocoy, Colônia Tovar e Caracas, em uma magnífica, cultural e impressionante viagem de apenas 16 dias. Para conhecer a Venezuela por completo (ou ao menos seus pontos turísticos mais importantes) seriam necessários, no mínimo, 30 dias, tempo que eu não dispunha. Inicialmente havia previsto um gasto aproximado de U$ 1.400,00, quantia que levei e avaliei ser suficiente para o meu período de permanência. Esse valor é alto, mas …
Última resposta por f.teruel, -
- 20 respostas
- 6.5k visualizações
Galera criei este tópico para aqueles que estão interessados em ir para Los Roques e querem acampar por lá. Fui sozinho e passei 6 noites acampado e mais duas em pousadas. Os outros relatos estão bem completos e com muitas dicas, por isso vou enviar algumas fotos e caso vocês queiram tirar dúvidas, podem perguntar abaixo que vou respondendo. Mas garanto para vocês que vale muito a pena acampar por lá. É fácil, seguro, gratuito e a experiência é única. Acampar em ilhas desertas no meio do caribe não tem preço, são momentos únicos. A logística é simples também. O que você está esperando? Vai logo pra Los Roques!!!
Última resposta por larissinha_gabrielle, -
Isla de Margarita - Venezuela (Abril 2011) Margarita está rodeada por praias que agradam a todos os gostos (tranqüilas, badaladas, com esportes aquáticos...) que embora não tenham “aquele” mar azul como de outros destinos caribenhos, reúne uma vasta opção de atividades. Como vivemos em Caracas e tínhamos uma semana toda para permanecer na ilha, optamos por viajar com nosso carro até Puerto La Cruz, onde pegamos o Ferry Boat até Margarita (o percurso de ferry dura em torno de 4 horas). Não recomendo essa opção, pois, a viagem até o porto é muito cansativa, as estradas estão em péssimo estado e dependendo da época tem muito trânsito. A melhor opção mesmo é pega…
Última resposta por duamaral, -
- 14 respostas
- 8.6k visualizações
Depois do Monte Roraima e do Salto Angel, que nos tomaram 10 dias de caminhada, era chegada a hora de, literalmente, descansar. Seguindo indicações do Willian e do casal de argentinos seguimos de P. Ordaz para Cumaná, com destino a Isla Margarita. Tinha pesquisado sobre a Ilha e não me interessei, mas as indicações e informações de preços baixos (por ser um Porto Livre) nos animaram um pouco. Os links para os relatos do Monte Roraima e do Salto Angel estão no final do relato. Assim que descemos no aeroporto de P. Ordaz pegamos um taxi até a rodoviária (BsF 30,00). Chegando lá procuramos ônibus até Cumaná. Optamos pela viação Caribe que saía mais cedo. Mesmo assim ficamos…
Última resposta por CricaJornalista, -
- 1 resposta
- 2.1k visualizações
Los Roques - Venezuela - 03/11/2014 a 10/11/2014 Escolhi esse destino pois muito me identifiquei com os relatos aqui do Mochileiros. Lá encontrei um paraíso! A natureza é um capítulo a parte. Fui fora de temporada e as praias estavam vazias. Aquele mar azul que até dói o olho. Areia branquinha. Os lagartinhos nas praias (guaripete). As aves. Tudo parecia intocável. A água é morna o que torna-a irresistível. Não ligo muito para mar mas ele me atraiu tanto que vivia dentro d´água. O sol é bem "caliente" por aquelas bandas. Usei protetor 30 todos os dias pois sou branquinha e não queria estragar meu passeio. Mesmo assim, vim bronzeada. Infelizmente, há pernilon…
Última resposta por emersonbeltrao,