Peru - Relatos de Viagem
Relatos de Viagem no Peru - Compartilhe e leia relatos de viagem por destinos do Peru
Confira quais são os trâmites e Documentos para Entrar no Peru
420 tópicos neste fórum
-
- 0 respostas
- 1.4k visualizações
Olá mochileiros! Há menos de um mês cheguei de um mochilão pelo Peru. Não, não... não fui a Machu Picchu como maioria pergunta ou publica e por isso vim aqui dividir a minha experiência e divulgar esses locais, isso porque gostaria que outros também a visitassem. Então vou contar brevemente a história dessa jornada. Quando fiz o clássico roteiro entre Bolívia e Peru passando por Arequipa também (como vi poucos brasileiros por lá, recomendo) nos preparativos fiquei encantada pela foto do sítio arqueológico de Chan Chan já desejando uma futura viagem. Então esse ano quando minhas férias chegaram (quase que compulsórias) após uma hibernação de dois anos sem mochilar dec…
Última resposta por alice_vix, -
- 0 respostas
- 1.3k visualizações
Cusco - Peru Plaza de Armas - Cusco Foi uma emoção grande, quando percebi que sobrevoávamos Cusco, chorei. É lindo ver as montanhas e a cidade, alguns topos nevados. Chegamos por volta do meio dia e fomos levados para o hotel. No check-in, somos recebidos com o tradicional chá de coca. Cusco está há mais de três mil metros de altitude e respirar ali não é fácil, então tomar o chá e mastigar as folhas de coca é uma boa pedida para aclimatar o corpo. Eu estava bem, até que tentei subir dois degraus e o fôlego foi embora rapidinho hehehe, até tomar banho era cansativo. DICA 1: não subestime a altitude! Há pessoas que não sentem muito os efeitos da falta de oxig…
Última resposta por Cris Camolez, -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
Caral (a segunda cidade mais antiga do mundo), Machu Pichu, Cusco, Puno, Titicaca, vulcões, Lima, Incas, Nasca, Balletas, pinguins, leões marinhos, cuy, ceviche, Cusqueña, Inca Cola, torta três leches, llamas, pisco, desertos, florestas, Andes... Porque viajar para o Peru? O Peru é o terceiro maior país sulamericano, que possui uma diversidade de paisagens e culturas enorme. Pode ser definido em três áreas distintas, de acordo com as características geográficas de cada uma: o litoral com clima desértico (temperaturas amenas e pouca chuva), o altiplano (Cordilheira dos Andes) e a floresta (úmida). Climaticamente, o país tem uma ampla área desértica, em contraposição co…
Última resposta por Cris Camolez, -
- 0 respostas
- 2.3k visualizações
Meu relato vai ser bem parecido que muitos relatos aqui: 31 de Agosto Sai de Sao Paulo as 7 da manha rumo a Lima. Em Lima encontrei com uma amiga e seguimos num voo para Cusco. Em Cusco fomos direto para o hotel onde fechamos todos os passeios com uma moca que o hotel indicou. Depois fomos andar pela cidade. Hotel: Hostal Quipu - eu recomendo. Saiu $35 dolares para nos 2 com quarto privado e cafe da manha Fechamos os seguintes passeios com Dulia - darwinchavez@hotmail.com - Moray & Salineras Maya - Vale Sagrado - Hotel em Aguas Calientes (ja que tinhamos comprado a passagem de trem de Ollantaytambo para la) - transporte de Ollantaytambo para Cusco …
Última resposta por vfmarques, -
- 8 respostas
- 2.4k visualizações
Bom, antes de mais nada gostaria de deixar um muito obrigado a algumas pessoas cujos relatos e blogs me ajudaram bastante na organização dessa que foi minha primeira viagem fora do Brasil. http://www.cupofthings.com http://www.sundaycooks.com http://www.mochileiros.com/canyon-del-colca-perguntas-e-respostas-t9214-210.html http://www.mochileiros.com/huaraz-cordillera-blanca-peru-12-dias-de-trekking-e-tours-t59417.html http://www.mochileiros.com/circuito-huayhuash-huaraz-peru-julho-de-2012-t74592.html http://www.mochileiros.com/cusco-machu-picchu-e-lima-maio-de-2013-t88653.html http://www.mochileiros.com/trilha-para-choquequirao-peru-t52821.html Nesta viage…
Última resposta por Thuran, -
- 4 respostas
- 2.3k visualizações
Já viajei várias vezes mas essa é a primeira vez que escrevo para compartilhar a minha experiência. Viajei para o Peru com três amigos para fazermos a trilha Inca no final de agosto de 2014 no estilo mochileiro. Então decidi escrever essas dicas, de forma bem objetiva como todo cartesiano, ao invés de montar um diário de viagem... Os peruanos no geral são bastante amistosos e brasileiros são muito bem recebidos. Altitude: Lima é situada praticamente ao nível do mar mas a região de Cusco é bem alta, em torno de 3.400m. Assim, o ideal é você chegar e ficar uns dois dias para se acostumar com a altitude. Realmente o ar é rarefeito e você sente o cansaço. Uma simples es…
Última resposta por Leandro Hilcko, -
Olá pessoas! Essa foi a segunda viagem que fiz com a ajuda do fórum, praticamente fiz todo o meu roteiro a partir dos relatos e dicas daqui. Etão agradeço a todos que me ajudaram e vou começar logo o relato senão vou esquecendo as coisas.... minha memória é péssima. Por isso comprei esse Diário acima e fui anotando tudo sempre que dava. Vamos a algumas infos básicas... País: Peru (Cusco, Ollantaytambo, Machu Picchu, Arequipa, Chivay, Puno) Data: 01 a 13 de agosto de 2013 Viajantes: Bethânia (eu), Jaqueline, Érika, Agrael e Chicão (meu pai). Transporte: todo terrestre - ônibus, táxi e van. Saindo de Porto Velho (RO). .Planejamento. Resolvi que queria conhec…
Última resposta por Jacy_Gyn, -
- 14 respostas
- 4.4k visualizações
Olá mochileiros! Então, vou dividir vocês minha viagem de férias pelo Peru. Há muito tempo queria ter feito essa viagem. Não digo para o Peru, mas sim uma viagem sozinha. Viver uma experiência diferente. Até porque nem sempre temos companhia para realizar uma viagem que tenah os mesmos desejos. Escolhi o Peru pelo fato de ser um dos melhores destinos para viajar sozinho. Fato que foi comprovado. Após ler vários depoimentos montei meu planejamento. Utilizei como base a viagem do Léo Caetano (http://www.montanhistas.com/topic/12284-dezenove-dias-no-peru-lima-trujillo-huaraz-arequipa-puno-cusco-e-machu-picchu/). Todos os depoimentos e o Léo me ajudaram bastante. Ob…
Última resposta por EvertonDLIgo, -
- 9 respostas
- 3.8k visualizações
A história começou quando encontrei um tópico no mochileiros.com de uma menina que iria pra Machu Picchu sozinha, achou uma promoção na Tam e comprou por impulso. Entrei em contato com ela pelo facebook e decidir ir também. Escalei uma trupe para ir, compramos as passagens uma semana antes do voo.(R$600,00) Li bastante relatos do pessoal do blog e pedi ajuda de uns amigos que já foram. Roteiro pronto! ( 3 conexões. RJ x SP – SP X LIMA – LIMA X CUSCO) Muita animação no aeroporto. Encontramos a menina do tópico em são Paulo, Marcela Senna, que agradeço a ela pelas dicas, traduções, companheirismo e muitas risadas na viajem. Quero fazer um relato com as dica…
Última resposta por shandorportella, -
Olá Amigos A viagem foi realizada entre os dias 23/01/2010 a 23/02/2010, o roteiro foi Cuzco-Machu-Pichu > Lima > Pisco-Paracas > Ica > Nazca > Lima > Huaraz > Trujillo > Chachapoyas > Yurimaguas > Iquitos. Noto que para muitos o Perú se resume a Machu Picchu, isso é um engano grave, o país é muito mais que isso, tem atrações para todos os gostos, passei 30 dias e sinceramente faltou muita coisa pra conhecer, nesse meu tópico irei focar somente de Huaraz em diante, talvez tenha exagerado na palavra "desconhecido" mas acredito que realmente o país é pouco explorado pelos brasileiros. No fim do relato deixarei minhas impressões de um modo…
Última resposta por Márcio/Sp, -
- 4 respostas
- 1.8k visualizações
Um registro fotografico realizado em 28/06/2014. Fotos do tour, ao Laboratorio Agricola de Moray e as Salineiras do povoado de Maras, no periodo das 9h as 15h. Esse tour conta no boleto Turístico, para mais informacoes acesse: Esee tour é realizado todos os dias na parte da manha/tarde com guia + transporte custando 25s/ por pessoa. A primeira parada e´em Ollantaytambo em mini mercados artesanais. A 1 hora e 30 de Cusco, Moray conta com terracos Confira informacoes sobre Machu Picchu Economico aqui: machu-picchu-economico-via-hidreletrica-junho-2014-t97351.html
Última resposta por andre-bahia, -
- 9 respostas
- 2.1k visualizações
Bom, cheguei de viajem a dois dias. Nossa rota foi toda muito enrolada, dois dias pra ir e dois pra voltar . Saímos do aeroporto de Joinville dia 27/12/2013 e voltamos dia 07/01/2014. Do aéro de JLLE fomos para Congonhas x Brasília x Rio Branco/ACRE, dormimos em Rio Branco e no outro dia cedo fomos a rodoviária para pegar um onibus até Cusco, pela Movil Tours, a única que faz essa viagem, ao chegar os dois onibus estavam lotados, várias pessoas ficaram de fora, então ali na rodoviária conhecemos um amigo, chamado Pedro (meu nome também) da nossa idade (estava eu e minha irmã viajando juntos), nos juntamos em 3 e rachamos um taxi até a Alfandega BrasilxPeru, pagamo…
Última resposta por Pâmela Justino, -
- 3 respostas
- 3.2k visualizações
O objetivo deste relato é fornecer nosso roteiro, custos da viagem e dicas. Os custos, salvo dito em contrário, sempre consideram todos os viajantes e estão em NOVOS SOLES (S/) - moeda peruana. Período: 15/11/2012 a 20/11/2012 Viajantes: 2 adultos Vôos: pago com 60.000 milhas TAM + taxas de embarque e conveniência (US$ 262.50) e voamos pela TAM/LAN. É preciso ligar pra TAM pra fazer a reserva internacional. Não existe voo direto para Cusco, logo é preciso ir de São Paulo para Lima (via TAM) e de Lima para Cusco (via LAN). A TAM cobra, por trecho e pessoa, a facada de R$ 40,00 para fazer a reserva telefônica. Logo, só desta taxa, foram R$ 160,00. Hotel: …
Última resposta por fimbrizi, -
- 1 resposta
- 1.8k visualizações
Essa viagem foi a mais incrível que já pude experimentar, a pesar de ter feitos vários mochiloes esse foi especial, Peru é um país maravilhoso, cheio de cultura e sua gente é muito amável, quero voltar para conhecer outras cidades, pois é um país maravilhoso com muita cultura a oferecer. 29/07 - SP- Lima 29/07 Lima 30/07 Lima – Cusco – bus 31/07 Cusco 1/08 Cusco 2/08 Cusco 3/08 Cusco 4/08Cusco - Vale Sagrado - Aguas Calientes 5/08 Aguas Calientes - Machu Picchu 6/08 Cusco – 7/08 Cusco – Puno - Copacabana 8/08 Copacabana 09/08º Acordar cedo conhecer a ilha e voltar de Barco para Copacabana 10/08º Copacabana – 11/08º Arequipa – Conhecer …
Última resposta por brunoafi, -
- 8 respostas
- 23.4k visualizações
Um passeio por Cusco e Machu Picchu Tudo foi decidido em 5 dias. Destino, transporte, passeios, etc. A única certeza era a vontade de viajar, conhecer o “novo” e decidimos pelo misterioso Machu Picchu, no Peru. De quebra, na volta, passar pelo Chile, conhecer o Norte desse país com suas praias banhadas pelo Oceano Pacífico e descer até o Deserto do Atacama. E, ainda, passar pela Argentina e Paraguay. Começava muita pesquisa na internet e no site “mochileiros.com”. Primeiramente, pensei em chegar até Machu Picchu pelo Estado do Acre, através da cidade de Rio Branco. Existe um caminho conhecido como “ A Rota de Cuzco” que é feito de táxi, ônibus e avião. Liguei para a…
Última resposta por robsoncesar, -
- 23 respostas
- 11.4k visualizações
Em fevereiro deste ano fiz uma trip entre a Bolívia e o Peru (Santa Cruz de La Sierra -> Copacabana -> Isla del Sol -> Cusco -> Inka Jungle Trek até Machu Picchu (inka-jungle-trek-e-machu-picchu-fevereiro-2013-relato-dia-a-dia-fotos-e-videos-t85840.html) -> La Paz. A trilha até Machu Picchu foi sem sombra de dúvidas a parte mais intensa da viagem, tanto que decidi fazer uma tatuagem para marcar a ocasião. Mas Cusco foi disparada a cidade mais interessante que conheci. Fiquei encantado! A arquitetura que confunde construções incas e coloniais, muros e casas feitas de barro, as ruas estreitas, casas e prédios preservados e toda a atmosfera backpacker …
Última resposta por tuanelinhares1991, -
- 6 respostas
- 2.6k visualizações
Ir a Machu Picchu sempre esteve nos meus planos e na minha listinha de: “PRECISO CONHECER UM DIA”. Eu só não sabia quando poderia ir, por questões de disponibilidades do trabalho e também porque a ideia de ir sozinha pra lá não me convencia, faltava coragem. Um dia conversando com uma amiga que estava praticamente com tudo pronto para uma visita em terras peruanas, ela virou pra mim e me disse: “Nanda, vai pro Peru comigo!” Ah e ela acabou dando o empurrãozinho que faltava pra eu fazer as minhas malas e me aprontar rumo à terra dos Incas. Chequei as disponibilidades de folga do trabalho, vi que tinha dias livres pros dias que a minha amiga tinha programado a viagem dela, …
Última resposta por ThiagoCSS, -
Cusco - Águas Calientes/Machu Picchu - Lima - Paracas - Ica - Nazca - 30/08 a 07/09/2014 - Muitas Fotos 1 2
por mimi.silvestre- 10 respostas
- 3.5k visualizações
Oi pessoal!! Vim deixar meu relato sobre a viagem mais incrível que já fiz. PROMETO terminar o relato!! Bom, sempre sonhei em visitar Machu Picchu, mas nos últimos 03 anos foi algo que martelou muito a minha cabeça... sempre que eu tinha grana, não tinha coragem; quando tinha coragem, não tinha companhia para viajar; quando tinha companhia, não tinha grana e assim sucessivamente! ãã2::'> Meu relato não era nem pra ser esse, era pra ser Miami e Orlando com a família, mas o destino não quis. A empresa que eu trabalhava faliu e minhas férias foram embora junto com ela... adeus Disney! Então me conformei com a situação de ficar mais 365 dias sem férias e eis …
Última resposta por mimi.silvestre, -
LIMA
por flaviochagasrj- 4 respostas
- 4.5k visualizações
Fala galera! Esse é meu 1º post! Espero q gostem! Bem... Fiz essa viagem com minha esposa e visitamos algumas cidades. O roteiro foi o seguinte: LIMA, CUSCO (MACHU PICCHU), AREQUIPA, PUNO, COPACABANA E LA PAZ. Como há muitos tópicos falando sobre o mesmo assunto, se colocasse o relato completo seria apenas mais do mesmo. Minha ideia é falar daquilo que muito poucos falam, e isso inclui basicamente Lima. Vejo muitos dizendo que Lima é um lugar pra ficar apenas 2 dias, que não há muitas coisas a se fazer, que o centro é o mais importante, que a melhor forma de andar é de táxi etc. Faço esse relato pra desconstruir essa imagem e pra tentar convencer vocês a ficar dois d…
Última resposta por flaviochagasrj, -
- 7 respostas
- 2.1k visualizações
Um dos meus maiores sonhos de viagem era conhecer Machu Picchu, e confesso que voltei um pouco decepcionada com a minha viagem. A viagem precisou ser bem curtinha, e infelizmente tive que subir direto para MP, com isso a viagem de ida ficou bastante cansativa! Meu namorado não conseguiu tirar todos os dias, e para ele não perder a cereja do bolo, subimos para MP no sábado mesmo. O que é muito ruim para aclimatação... Segue o roteiro, para tentar ajudar nas viagens dos amigos mochileiros! 01/08 (sexta) - Galeão - Guarulhos (21h) 02/08 (sábado) - Guarulhos - Lima (3h) Lima - Cusco (10h) Chegada em Cusco, e fomos direto para Ollanta. …
Última resposta por glimaz, -
- 29 respostas
- 15.5k visualizações
[t1]Relato rápido Rio Branco/Cusco[/t1] Este é apenas um breve relato. Deixei de mencionar todas impressões que tive do lugar, mas em resumo: o lugar é lindo, barato e o povo é muito simpático e prestativo, não é tão frio e altitude não castiga muito, a comida é exótica para nós, mas é gostosa, bem temperada, mas de paladares suaves, a cidade é segura e limpa. Antes de ir para o Peru, recomendo umas caminhadas ou corridas para preparar o organismo, mas não se preocupe há crianças e idosos subindo as montanhas. FOTOS: estão no Picasa http://picasaweb.google.com/118230434728977849595/Cusco2010?feat=directlink. Voltarei lá! Aproveite. O que Levar: 1. Ca…
Última resposta por Humberto Antonio Siqueira, -
- 0 respostas
- 819 visualizações
Aqui vão algumas dicas sobre Cusco que podem auxiliar na sua viagem: O clima muda rápido da chuva para o sol, do calor para o vento frio. Tenha sempre uma blusa. O sol queima mesmo, use protetor solar. A altitude - aproximadamente 3.400 m - pode causar o mal de altura, cujos sintomas variam de acordo com o organismo. Tome o chá de coca ou masque as folhas. Muitos estabelecimentos como restaurantes e agências de turismo não aceitam cartão de crédito, leve dinheiro. Há restaurantes com todos os tipos de gastronomia e preços espalhados pela cidade. Há opções para vegetarianos. É possível conhecer a cidade à pé mas, se você cansar, os táxis são muito baratos,…
Última resposta por liliansp32, -
- 0 respostas
- 834 visualizações
Olá, mochileiros de plantão, tudo bem? Estamos organizando um diário de bordo das viagens que fazemos pelo Brasil e mundo: nosso Diário Multicultural. Estamos apenas no começo, mas gostaríamos de compartilhar algumas dicas e registros com vocês. Esperamos que gostem do projeto e contribuam com suas opiniões. Saudações a tod@s! http://diariomulticultural.weebly.com/
Última resposta por Verusa, -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
Essa viagem foi a mais incrível que já pude experimentar, a pesar de ter feitos vários mochiloes esse foi especial, Peru é um país maravilhoso, cheio de cultura e sua gente é muito amável, quero voltar para conhecer outras cidades, pois é um país maravilhoso com muita cultura a oferecer. 29/07 - SP- Lima 29/07 Lima 30/07 Lima – Cusco – bus 31/07 Cusco 1/08 Cusco 2/08 Cusco 3/08 Cusco 4/08Cusco - Vale Sagrado - Aguas Calientes 5/08 Aguas Calientes - Machu Picchu 6/08 Cusco – 7/08 Cusco – Puno - Copacabana 8/08 Copacabana 09/08º Acordar cedo conhecer a ilha e voltar de Barco para Copacabana 10/08º Copacabana – 11/08º Arequipa – Conhecer …
Última resposta por Suelen Toledo, -
- 1 resposta
- 938 visualizações
A viagem mais aventureira que eu fiz foi para o Peru. Ficamos 16 dias no Peru, viajando durante as noites de uma cidade para outras de ônibus (que são bastante confortáveis no Peru) para economizar em Hostel e Hotel, conhecemos lugares lindos e mágicos como as linhas de Nazca, O Vale del Colca, Lago Titi-Kaka e claro, Macchu-Picchu. Super recomendo essa viagem! Tenho amigos que decidiram misturar junto com o Peru a Bolívia, ou Chile, ou algum outro país próximo. Eu não recomendo... Fazer a Trilha Inca, vier a natureza, o desafio, a sensação de conquista demanda tempo, esforço e motivação interna... Quando você programa diferentes roteiros numa mesma viagem…
Última resposta por CarolReeiis, -
Peru em 19 dias - Lima-Paracas-Huacachina-Nazca-Cuzco-MachuPicchu-Huaraz (R$ 3.800)
por albertojponce- 1 resposta
- 2.1k visualizações
Viagem realizada do dia 16 de Julho a 03 de Agosto de 2014. Dia 1: Guarulhos-Lima Meu vôo sairía de Guarulhos às 08:30 faria escala em Bogotá, e chegaria em Lima ás 16:30, porém quando cheguei no check in da Avianca às 05:00 eles perguntaram se eu queria ser relocado num vôo da TACA que sairía às 06:00 e iria direto para Lima, claro que aceitei, cheguei em Lima às 09:30. Obs.: Isso porque lá pelas 10 da noite perguntei no balcão da Avianca se era possìvel me relocar no voo que sairìa para Bogotá as 01:30 e eles me disseram que tinha uma lista de espera para fazer isso e caso conseguisse teria que pagar um taxa. Logo na saída do Desembarque estão os taxis credenciad…
Última resposta por Gabriela Coghi, -
Huayna Picchu em maio de 2014 - Com pedido de casamento e visitinha ao médico peruano
por Carla Avanzi- 1 seguidor
- 4 respostas
- 2.2k visualizações
Fala galera! Resolvi contar aqui o relato da viagem que fiz com meu namorado (que agora é noivo!) como forma de retribuição, já que peguei váriaaas dicas do fórum que me ajudaram muito! Fiquei um pouco sem tempo depois da viagem para postar, então alguns detalhes ja foram esquecidos, mas espero que algumas dicas ainda ajudem... Fazia muito tempo que queria vistar Machu Picchu, e sério, é muito mais bonito do que eu imaginava!! Vendo os relatos aqui me animei a subir o Huayna Picchu tbm, e foi fantástico! Compramos as passagens com alguns meses de antecedência em uma promoção da Lan, e depois fomos planejando o restante da viagem. Se pudesse, teria reservado m…
Última resposta por Carla Avanzi, -
Peru - 17 dias - Lima - Cusco - Puno - Arequipa - Nasca - Ica - Paracas - Lima 1 2 3 4
por Claudio Antonio- 31 respostas
- 11.3k visualizações
Fiz a viagem dos meus sonhos. Já estava na hora de faze-la pois, já nos anos de 1984 e 1985 eu e um amigo da faculdade tinha programado mas, por problemas de saúde da família dele e, no ano seguinte a falta de dinheiro de ambos impossibilitou a nossa viagem. Já no ano de 1985, conheci minha esposa. Ai vem o casamento, os filhos, 3 lindos pimpolhos. Os anos passando, a idade chegando, filhos crescendo, a faculdade dos filhos e assim vai.....e a vontade pegando fundo na alma.Fiz então umas economias e por sorte (aliás ela vem quando menos a gente espera, já estava cansado de comprar rifas, jogar na loto, até no bicho e nunca ganhava), e ai ela vem: ganhei um prêmio da e…
Última resposta por Claudio Antonio, -
- 1 seguidor
- 10 respostas
- 3.5k visualizações
Em 19 de julho iniciamos uma viagem de 7 dias ao Peru, mais precisamente à cidade de Cusco, com o objetivo principal de conhecer Machupicchu. Fiz abaixo um breve resumo desta trip informando alguns valores dispendidos durante a mesma. 1º e 2º dia – Cusco: a parte histórica da cidade é muito bonita, com destaque especial para Plaza de Armas onde as coisas acontecem e onde estão as principais atrações. Fora da parte histórica tem muita sujeira e um trânsito caótico. O principal destaque são as belas igrejas com destaque par a La Catedral e para Compania de Jesus, na Plaza de Armas e a Iglesia San Francisco, na plaza de mesmo nome. Também nesta região se situam muito…
Última resposta por eniobeier, -
- 0 respostas
- 634 visualizações
Olá! Consegui realizar o meu sonho de conhecer um pouquinho do Peru. Em especial Machu Picchu! Depois do estress do voo ser transferido , por não dar tempo de fazer a conexão em SP e quase desistir da viagem , consegui contornar e apesar de um atraso na chegada de 16h, cheguei. 25/07/2014 Saída programada às 5:30h do Rio, ao chegar no Galeão, não conseguimos fazer o check in, fomos procurar a TAM para verificar o que estava ocorrendo e recebemos a informação de que não seria possível fazer a conexão em SP, pois não daria tempo de sair do terminal 1 para o terminal 4 , por isso transferiram nosso voo para às 14:50h, porém a TAM atendeu muito bem, forneceu café …
Última resposta por vbbeckert,