Trilhas no Chile
Trilhas no Chile: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, trilhas de longo curso e trekkings no Chile.
76 tópicos neste fórum
-
- 0 respostas
- 1k visualizações
Alguém tb está aguardando (ou já tentou em anos anteriores) reserva nos campings da CONAF? Pretendo fazer a trilha em início de novembro e ainda não aparece liberada a reserva e pior, nos outros campings estão começando a esgotar as reservas ou algumas nem tem mais pra camping. Socorro!!
Última resposta por norma.soto, -
- 23 respostas
- 19.6k visualizações
SOU DO ESTADO DE MINAS GERAIS, BRASIL, MEU NOME É FERNANDO, E MINHA ESPOSA ANDREA, E FOMOS PARA PUCON PARA FAZER A ESCALADA NO VULÇÃO VILLA RICA, ANDAR A CAVALO E IR NO TERMAS. FECHEI O PACOTE COM A EMPRESA TRANCURA, COM OTIMAS PROMOÇÕES E ATE PORQUE ATENDIA AOS NOSSOS INTERESSES TURISTICOS, PAGAMOS 30.000 PESOS NA ESCALADA POR PESSOA E 16.000 A CAVALGADA E O TERMAS. SO QUE AS VEZES O BARATO SAI CARO...E FOI ESSE O DITADO QUE EU NAO QUERIA QUE ACONTECESSE COMIGO, APESAR DO GERENTE DO HOTEL ONDE FIQUEI (NAO VOU COLOCAR O NOME DO HOTEL E DO GERENTE PARA EVITAR PROBLEMAS PARA ELE) JA TENDO ME ALERTADO, QUANDO DISSE QUE TINHA FECHADO COM A EMPRESA TRANCURA A ESCALADA …
Última resposta por LeoRJ, -
- 2 respostas
- 1.3k visualizações
Pretendo fazer a trilha Macizo Grande na Patagonia em novembro/18 e estamos pensando em comprar um liner. É válido pra aguentar o frio? Faz realmente diferença? Iremos com saco de dormir, isolante térmico e cobertor térmico tbm...
Última resposta por norma.soto, -
- 11 respostas
- 7.4k visualizações
Decidi fazer minha primeira viagem totalmente sozinho. Seria em Novembro de 2015. A Patagônia me encantou em diversos aspectos. Minha escolha foi o Parque Torres del Paine. Passei sim em Santiago, mas o objetivo principal eram os cumes do sul. A ideia era o circuito W, acampando em locais pagos e levando a própria comida. O refúgio seria ótimo, mas o dólar estava em uma alta complicada. Enfim, sou de Brasília e consegui uma passagem bem barata em milhas de São Paulo para Santiago, ida e volta. Comprei. Fui para São Paulo e fiquei de couchsurfer por uns 4 dias na casa de pessoa que já conhecia, pois tinha planos de descansar ao mesmo tempo que me preparava com cor…
Última resposta por *LiCkA*, -
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 2.2k visualizações
Coyhaique vista do Cerro Cinchao A Reserva Nacional Coyhaique foi criada em 1948 e é administrada pela Conaf, órgão florestal oficial do Chile. Situa-se na Patagônia chilena, mais exatamente na região de Aysén, de número XI (as regiões no Chile têm nome e número romano). O setor da reserva aberto a visitação possui basicamente dois grandes circuitos de trilhas que iniciam e findam na portaria e se sobrepõem em parte. O circuito mais curto passa por todas as lagunas e percorre somente as partes mais baixas, já o circuito mais longo sobe às partes mais altas e tem seu ponto máximo no Cerro Cinchao, de 1359m de altitude. Há também um circuito ainda menor por u…
Última resposta por rafael_santiago, -
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 2k visualizações
Laguna La Vaca Hundida Início: portaria Pichares do Santuário El Cañi Final: povoado de Coilaco Duração: 2 dias Distância: 22,9km Maior altitude: 1549m Menor altitude: 354m Dificuldade: fácil (para quem está acostumado a caminhadas de vários dias com mochila cargueira) A palavra cañi significa na língua dos mapuche "outro olho" ou "outra visão", ou num significado mais profundo "a visão que transforma". O Santuário El Cañi é um parque particular administrado pela Fundación Lahuén e foi criado em 1992 para proteger os bosques, lagunas e a biodiversidade de um local sagrado para a cultura mapuche-pehuenche. Situa-se na região da Araucanía, de número IX…
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 3.1k visualizações
Laguna Cerro Castillo Início: Las Horquetas Grandes Final: Vila Cerro Castillo Duração: 4 dias Distância: 52,2km (mais 3,5km ida e volta ao Glaciar Peñón e 4,9km ida e volta à Laguna Duff) Maior altitude: 1694m Menor altitude: 311m Dificuldade: alta (o percurso é longo e há várias subidas e descidas por pedras soltas) A travessia do Parque Nacional Cerro Castillo é uma das caminhadas mais bonitas do Chile e está se tornando bastante popular entre chilenos e estrangeiros. Não só pelo incrível cenário que percorre mas também por ser uma travessia sem dificuldade técnica desde que feita no verão, quando a quantidade de neve é bem pequena, restrita ao Pa…
Travessia Anticura-Águas Calientes no Parque Nacional Puyehue (Chile) - março/2018
por rafael_santiago- 1 seguidor
- 0 respostas
- 3.1k visualizações
Vulcões Puntiagudo e Osorno ao entardecer Início: setor Anticura do Parque Nacional Puyehue Final: setor Águas Calientes do Parque Nacional Puyehue Duração: 3 dias Distância: 57,4km Maior altitude: 1928m Menor altitude: 385m Dificuldade: alta pois no segundo dia deve-se atravessar o escorial do Vulcão Casablanca sem trilha e com neve O Parque Nacional Puyehue (pronuncia-se pui-Êu-e) situa-se na região de Los Lagos, de número X (as regiões no Chile têm nome e número romano). Esse parque abriga e protege a área ao redor do Vulcão Puyehue, cuja erupção em 2011 (através do Cordón Caulle) causou o fechamento de aeroportos na Argentina, Uruguai e até na Au…
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 2.1k visualizações
Vulcão Lonquimay e Cratera Navidad Início: localidade de Los Pinitos Final: portaria Malalcahuello da Reserva Malalcahuello-Nalcas Duração: 5 dias Distância: 90,7km Maior altitude: 1883m Menor altitude: 915m Dificuldade: média (para quem está acostumado a trekkings longos) O Vulcão Lonquimay, seu escorial (sua extensa área de pedras e areia vulcânicas resultante de erupções) e os bosques ao redor estão protegidos por duas reservas florestais contíguas administradas pela Conaf, órgão florestal oficial do Chile. São elas a Reserva Nacional Malalcahuello (ao sul do vulcão) e a Reserva Nacional Nalcas (ao norte). A Conaf mantém as trilhas, a sinalização …
Travessia Reserva Altos de Lircay - Reserva Radal Siete Tazas (Chile) - abr/2018
por rafael_santiago- 1 seguidor
- 0 respostas
- 1.2k visualizações
Vulcão Descabezado Grande ao fundo Início: 4km além do acampamento 6 da Reserva Altos de Lircay Final: povoado de Radal Duração: 2 dias Distância: 34,7km Maior altitude: 2210m Menor altitude: 639m Dificuldade: média Esta é a segunda parte da travessia Parque Tricahue - Reserva Altos de Lircay - Reserva Radal Siete Tazas que durou no total cinco dias. A primeira parte está em https://www.mochileiros.com/topic/74545-travessia-parque-tricahue-reserva-altos-de-lircay-chile-abr2018. Os três parques citados situam-se na região de Maule, no Chile, próximos às cidades de Molina e Talca, cerca de 215km e 270km ao sul de Santiago respectivamente. Eles não…
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 2k visualizações
Laguna Chica Esta é a primeira parte da travessia Parque Tricahue - Reserva Altos de Lircay - Reserva Radal Siete Tazas que durou no total cinco dias. A segunda parte está em https://www.mochileiros.com/topic/74549-travessia-reserva-altos-de-lircay-reserva-radal-siete-tazas-chile-abr2018. Os três parques citados situam-se na região de Maule, no Chile, próximos às cidades de Molina e Talca, cerca de 215km e 270km ao sul de Santiago respectivamente. Eles não chegam a ter área contígua mas a proximidade é tão grande que me inspirou a querer cruzar os três num único trekking. 31/03/18 - CONHECENDO O PARQUE NATURAL TRICAHUE Circuito Tricahue (El Motor - Los…
- 4 respostas
- 4k visualizações
Foram três noites sem banho, sem colchão e sem cozinhar. Foram horas e horas de caminhada para percorrer o famoso circuito em W, e não acabámos. E então, como foi? Escolhemos Puerto Natales como cidade de base, ou seja, de onde partimos e para onde regressámos. A chegada, como já vos dissemos no Facebook, correu melhor que o suposto, porque conseguimos em Punta Arenas antecipar o autocarro. Assim, chegados a Puerto Natales, foi correr contra o tempo para alugar a tenda, os sacos de cama e fazer as compras de última hora. Ah, e levantar dinheiro, porque a malta adora receber em “efectivo”, dinheiro vivo, e ainda não tínhamos pesos chilenos. Às 23 horas, hora e meia de…
Última resposta por raquelmorgado, -
- 13 respostas
- 10.6k visualizações
Prelúdio – Dientes de Navarino, Trekking do Fim do Mundo. [align=center][/align] Sempre tive atração por locais remotos, me atraía a sensação de como era estar na última cidade do continente (Puerto William, não Ushuaia) e melhor ainda, qual seria a sensação de fazer um trekking remoto, inóspito e selvagem na Patagônia. Foi lendo o Lonely Planet - Trekking In The Patagonian Andes que soube da existência do circuito de Dientes de Navarino e fiquei mais empolgado ainda com a publicação do roteiro nos guias de trekking do Guilherme Cavallari. Sendo assim ainda consegui reunir bons amigos de caminhada, Ronald e LH e a minha esposa Roberta para encarar este desafi…
Última resposta por Ane Lee, -
Patagônia COLOSSAL! Ushuaia, Torres del Paine ("W"), El Chaltén, Calafate e Buenos Aires! Gastos, dicas, fotos e video! 1 2 3 4 29
por DSS- 2 seguidores
- 281 respostas
- 75.1k visualizações
Olá pessoal, Antes de começar o relato quero explicar o título: Uma das coisas que mais me impressionou durante a viagem foi o tamanho dos locais que visitei! Tudo é muito maior do que se ve nas fotos. Em segundo lugar gostaria de agradecer imensamente a São Pedro por dias incrivelmente ensolarados e de vento praticamente nulo! kkkkkk. Sério! Foram apenas 2 dias de chuva, o que é totalmente inesperado! Até a dona da padaria em El Chaltén falou que eu estava com muita sorte com o clima. E para resumir a viagem em poucos minutos, fiz esse vídeo com alguns dos pontos altos desse mochilão. Não se esqueçam de mudar a configuração para assistir em HD! hehe R…
Última resposta por Ducre, -
- 3 respostas
- 2.8k visualizações
http://www.santuariocani.cl/index.php http://www.wikiexplora.com/index.php/Santuario_El_Ca%C3%B1i O Santuario El Cañí é uma reserva privada localizada na região de Pucon. A trilha principal, autoguiada, é percorrida em aproximadamente 3 - 4h em ritmo bom. Bastante subida. Altitude total 1.550 m. Apesar do esforço, o visual e o ambiente compensam muito. Na parte superior há alguns lagos, que congelam no inverno. Desde o pico é possível avistar outros vulcões ao redor. Minha experiência: Fiz a trilha em julho/16, em pleno inverno, sozinho. Acho que foi uma das experiências mais marcantes de minha passagem por Pucon. Pura aventura ! Após …
Última resposta por caio.acquesta, -
- 0 respostas
- 4k visualizações
Essa viagem foi há muito tempo em uma galáxia distante, rsrsrs. Somente agora estou colocando as lembranças aqui no mochileiros. Bem, para mim foi muito especial essa viagem, porque tinha sido apenas minha segunda viagem internacional depois de uma para a Europa e nessa viagem à Patagonia de 30 dias descobri qual é o meu estilo de viagem e quais seriam os meus próximos destinos, a viagem para a Europa tinha sido legal também, mas nada como ir para um lugar em que a Natureza dá espetáculo e te deixa boquiaberto. Aqui irei falar apenas de uma pequena parte da viagem entre a patagônia argentina e chilena: a trilha em Torres del Paine, então, vamos lá !!!! Nunca tinha fe…
Última resposta por Raimundo.14bis, -
- 1 resposta
- 1.7k visualizações
Segundo trekking em Aysén, realizado após Cerro Castillo (vide relato). A Reserva Natural Tamango é um local bonito e de trilhas sem maiores dificuldades, ideal para relaxar um pouco, depois de um trekking mais puxado, como o de Cerro Castillo. Dia 16/03/2016 – quarta – Villa Cerro Castillo/Cochrane Após chegar em Cochrane fui para uma cabaña que reservei pelo Booking. Lugar legal, apenas a cerca de 1 km da entrada da RN Tamango, as margens do belíssimo Rio Cochrane. Águas de um azul transparente. Se passasse uma truta nadando pelo fundo dava para ver. Ofurô legal. Pena que não pude me banhar nele. Gosto de fazer um intervalo destes entre uma trilha e…
Última resposta por LeoFreitas93, -
- 8 respostas
- 5.4k visualizações
Nosso último dia em Santiago foi totalmente diferente dos anteriores. Depois de muito ler a respeito, decidimos ir por conta própria conhecer Embalse El Yeso. Embalse El Yeso é uma imensa represa formada pelas águas do rio Yeso, e abastece grande parte de Santiago. Este lugar está localizado nas proximidades da pequena comuna de Cajón Del Maipo, a uns 70 km de Santiago, e acerca de 2.500 metros de altitude. O local é muito visitado por turistas tendo em vista toda sua beleza: montanhas cobertas de neve, estradas sem pavimentação repleta de pinheiros, e, ao final, um imenso espelho d’agua muito azul contrastando com toda neve branca do local. Enfim, vale a pena gasta…
Última resposta por juliodesouza, -
- 0 respostas
- 3.2k visualizações
Este post é um relato sobre o auge de nossa viagem pela Patagônia: o Parque Nacional Torres del Paine (TDP), símbolo da beleza exuberante da Patagônia Chilena e o destino dos sonhos dos amantes da natureza de todo o mundo. Vamos contar como foram os 5 dias de trekking, o famoso Circuito W. Tem muitas outras informações no meu blog: www.mawaybr.com.br Tem um post com os custos desta viagem AQUI e outro sobre como fazer as reservas AQUI. Acompanhe nossas aventuras no Facebook ou Instagram Relato do trekking realizado de 12 a 16 de Janeiro de 2017. Dia 1 - atento às regras Caminhamos desde…
Última resposta por maizanara, -
- 5 respostas
- 10.6k visualizações
Continua...
Última resposta por Corbellari, -
RELATO - Torres del Paine - Circuito W + trilha Adm - Paine Grande - Novembro/2015 1 2
por rodrigo0o- 16 respostas
- 6.4k visualizações
Bom dia pessoal... Segue um relato da minha viagem pra Torres del Paine agora em Novembro/2015... Aconselho bastante fazer a viagem neste período... Por ainda ser considerado “baixa” temporada, o parque não se encontra tão cheio, então você consegue encontrar bons pontos de camping nos principais abrigos, pagando mais barato... Apenas uma consideração: reservem a hospedagem em Puerto Natales com antecedência, mesmo nesse período há bastante ocupação na cidade. EQUPAMENTOS: Estou anexando um arquivo ao Post, onde informo tudo que levei para a viagem, entre equipamentos, roupas, alimentação e diversos. A única coisa que eu não aprovei, para esta viagem, foi…
Última resposta por valderes, -
Salve Salve Pessoal! Gostaria de compartilhar com vocês o dia a dia de um dos trekkings mais incríveis que se pode fazer pela América do Sul! O circuito Q do Parque Torres Del Paine, na Patagônia Chilena! Até porque me sinto moralmente obrigado a ajudar o mínimo que seja no planejamento da viagem dos próximos aventureiros (que fique registrado, 99% das informações, dicas e sugestões para essa trip eu colhi desse site, daqueles que de forma tão gratuita dispuseram de seu tempo para compartilhar experiências conosco e auxiliar novos desbravadores! Valeu senhores! ). O ROTEIRO Muita gente fala sobre o circuito W ou comenta sobre o circuito O do Parque... Ma…
Última resposta por viniprogman, -
- 25 respostas
- 12.9k visualizações
Circuito - O(ps!) - W mesmo Fazer trekking em Torres do Paine foi uma experiência muito maluca e renovadora pra mim. Tentarei ser o mais objetiva possível pra ajudar todo mundo que queira fazer o circuito W também... Em Puerto Natales... Cheguei na cidade dia 5 de dezembro e fiquei no hostel El Patagônico, na calle O'higgins por duas noites. É possível comprar a comida pra trilha no mercado local (Unimarc), lá tem tudo. Eu acabei comprando tudo em Punta Arenas porque tinha medo de faltar algo. Quem quiser ir sem equipamentos de camping e trekking também pode ficar tranquilo pois existem muitas lojas que alugam os equipamentos. Torres del Paine dia 1…
Última resposta por Alexandre Semmer, -
- 1 seguidor
- 21 respostas
- 5.9k visualizações
Torres: Torre Sul, Torre Central, Torre Norte e Cerro Ninho de Condor Depois de um circuito básico de trilhas em El Chaltén, Argentina (relato em circuito-de-trilhas-em-el-chalten-fitz-roy-e-cerro-torre-argentina-fev-16-t126172.html), era hora de conhecer o parque mais badalado do Chile: Torres del Paine. E, claro, não iria até quase o fim do continente para fazer a caminhada mais curta, chamada de Circuito W. Fui decidido a conhecer o máximo possível do parque, ou seja, fazer o circuito O ou Maciço Paine, como é chamado pelo parque. O parque chama essa caminhada de Maciço Paine pois ela contorna integralmente o grande maciço rochoso (e nevado) do qual as famosas Torr…
Última resposta por Hilgenberg, -
- 8 respostas
- 3k visualizações
15 e 16/12/2015: saída de São Paulo à noite em direção a Santiago onde faria conexão para Punta Arenas. Em Santiago tive que pegar a mochila e despachá-la em outro local, pois pegaria um voo doméstico. Era madrugada e o aeroporto lotado, desorganizado, ninguém para dar informação certa. Acabei insistindo que só precisava despachar a bagagem, já estava com etiqueta e o check in feito...consegui ir para sala de embarque e esperar o voo. Cheguei em Punta Arenas às 5h da manhã e fiquei esperando o ônibus que passa pelo aeroporto vindo de Punta Arenas e vai para Puerto Natales. Entretanto, o ônibus que passou no aeroporto às 7:30 já estava lotado, lugares reservados previa…
Última resposta por Carol Ninow, -
- 10 respostas
- 6.1k visualizações
Olá galera. No final do ano passado (2014), fiz o W com a minha namorada. Todas as informações nós tiramos do mochileiros, porém senti falta delas num mapa, para melhor entender como a coisa funciona por lá. Pensando nisso fiz um com as informações por trecho. Fomos de El Calafate para Puerto Natales no dia 27 de dezembro e aqui vai uma dica muito importante: NÃO DEIXE PARA COMPRAR A PASSAGEM EM CIMA!!! Nós deixamos e quase ficamos sem, só conseguimos pois a dona de um hostel que ficamos em El Chalten conseguiu reservar(Um dos melhores que já fiquei viajando, a dona e seus filhos são incríveis, segue o link: http://www.thiamalu.com.ar). Chegando em Puerto Nat…
Última resposta por Analy, -
- 2 respostas
- 1.9k visualizações
O caminho até o Parque. Torres del Paine estava nos planos há alguns anos. Abriu-se uma possibilidade para esse início de ano e pensei "é agora". Primeiramente pensei em ir em fevereiro, mas não deu certo. Ficou então para março. Acompanhei a previsão do tempo pelo accuweather e vi uma janela de tempo bom entre 10 e 25 de março. Com pouca previsão de chuva. Comprei as passagens, ajeitei o material de trekking e fiquei esperando o dia. A princípio a idéia era fazer o circuito completo, começando pela Laguna Amarga, Serón, Dickson, etc. Deixando as Torres para o último dia. Mas como tinha lido que se chegasse lá e o tempo estivesse aberto era melhor já subir até …
Última resposta por Ronaldo Paixão, -
- 17 respostas
- 14k visualizações
Você pode conferir esse relato com as fotos no meu blog! http://escalandinho.blogspot.com/ E também assistir o vídeo da viagem: Dezembro 2011 Fiz o circuito completo de Torres Del Paine com meu marido e companheiro Adolfo, e como também iríamos a El Chaltén fazer uma rock trip de escalada, decidimos fazer de nosso “campo base” a cidade de El Calafate na Argentina, diferente de muita gente que vai direto para Porto Natales. Nós tivemos que pegar um ônibus e viajar 5 horas até a cidade Chilena. (Pensávamos que alguma empresa pudesse nos levar direto até o parque, mas isso não acontece.) De Porto Natales para Torres Del Paine foram aproximadamente 2:30 de …
Última resposta por PauloAntonioSettedeAbril, -
Torres del Paine 2015 – Dicas de Planejamento para o Circuito Paine Maciço ou “O” 1 2
por bruna.moraes- 14 respostas
- 7.3k visualizações
Eu e meu namorado Diego fizemos o famoso Circuito Paine Maciço (ou circuito O) no Parque Nacional Torres del Paine e foi uma jornada simplesmente mágica. As paisagens, o contato com os outros caminhantes, a fauna e a flora, as reflexões durante a caminhada, todas as dificuldades que enfrentamos e os prazeres que tivemos, foram experiências únicas. Mas com certeza ele requer disciplina, um pouco de preparo físico e muita organização prévia. Não poderíamos deixar de recomendar o trekking e para facilitar a vida de quem esteja querendo encarar essa aventura resolvemos elaborar uma espécie de guia em nosso blog contando tudo o que levamos pra lá, desde comida até equipame…
Última resposta por mmClarissa, -
- 0 respostas
- 2.7k visualizações
Estamos na patagônia e a temperatura está pouco acima de zero. Venta e o sol está escondido pelas nuvens. Vez por outra, pode se sentir uma leve garoa. Sensação térmica precisamente descrita por “de bater os dentes”. O caminho, muito bem marcado, não deixa dúvidas: - “Temos que atravessar o rio.” Não há pontes e não é possível saber sua profundidade. Tiramos a bota, as meias e as calças. Chinelo nos pés, botas e calças pendurados. Avante! A correnteza não parece que vai derrubar ninguém, mas é forte o suficiente para manter a tensão a um nível respeitável. O chão de todo o vale por onde se caminha são de pedras irregulares, que sozinhas, já tiram o seu equilíbrio e d…
Última resposta por rlciq,