Bolívia - Relatos de Viagem
Relatos de Viagem na Bolívia - Compartilhe e leia relatos de viagem por destinos da Bolívia.
212 tópicos neste fórum
-
- 41 respostas
- 26.7k visualizações
Ola amigos, estou deixando aqui um resumo do que achei da cidade de la Paz, logo estarei postando mais detalhadamente o que fiz por lá, espero que possa contribuir com algo, abraço! ---- Há poucos dias cheguei de viagem, porém só agora estou tendo tempo de escrever sobre o assunto, tive a oportunidade de conhecer mais uma capital Sul americana, desta vez a capital da Bolívia, país mais pobre da América do Sul. La Paz é a capital mais alta do mundo e uma cidade totalmente diferente do normal (pelo menos do meu normal) uma loucura, em vários sentidos. Saí do Brasil pensando na tão falada altitude e assim que cheguei ao aeroporto de El Alto, fiquei um pou…
Última resposta por karenaquino, -
- 14 respostas
- 7.5k visualizações
Uma viagem pra Bolívia já começa com uma perspectiva positiva: sabemos que não vamos gastar muito! Não que eu seja "pão dura", mas a idéia de gastar menos garante mais viagens, não é mesmo? O segundo ponto: deveria ir em janeiro, época de chuva? Olha, para quem nasceu e viveu em Curitiba, chuva não é problema! Chuvitiba, como dizem... E garanto: a "chuva" não atrapalhou em nada a viagem. Com eu só tinha 9 dias de viagem (passagem comprada com milhas), decidi ir direto pra La Paz. Tive medo do "mal da altitude". Afinal, ele existe? Pra mim, existiu: senti cansaço, falta de energia, não dava pra comer quase nada. Os sintomas são mais fortes nas primeiras 24 horas. …
Última resposta por Helena de Toledo, -
- 1 resposta
- 1.8k visualizações
Olá amigos, Devido a profissão de Oficial da Marinha Mercante jah realizei inúmeras viagens, porém essa que irei relatar foi uma viagem que sempre sonhei, alimentada em partes pelos livros que jah li sobre a vida e morte de Ernesto Che Guevara... Conhecer um pouco mais da história e os ideais que levaram aquele jovem médico argentino a renunciar da sua confortavel vida para empreitar luta armada contra políticos e burgueses que exploravam o pobre povo da América Latina... Rumo a Bolivia - Ruta del Che Guevara.
Última resposta por Claudia Severo, -
- 2 respostas
- 1.5k visualizações
Ola pessoal, finalmente fiz minha viagem a Bolívia e com um pulo até Machu Picchu, não tenho muitos dotes e nem paciencia pra escrever relatos iguais aos muitos que li, relatos estes que agradeço muito a cada um que escreveu pois foram pra mim e são de grande valia a qualquer um que pela primeira vez va encarar um mochilão. Tenho algumas dicas que deixarei abaixo e peço a todos que tiverem alguma pergunta ou dúvida e que se for possível pra mim responder que deixe nos comentários pois será um prazer para mim responder a todos. Dicas: Chegando na Bolívia, faça cambio de dinheiro (bolivianos) apenas o suficiente pra chegar até Santa Cruz, nunca, jamais e em hipótese a…
Última resposta por marechal_pr, -
- 1 resposta
- 1.4k visualizações
CARTA PARA O CONSULADO DA BOLÍVIA NO BRASIL Prezados, Sou João, brasileiro, indignado com a maneira que fui induzido ao chegar em Santa Cruz de la Sierra com documentação, passagem, hospedagem em casa amigos e dinheiro para gastar com turismo que por sinal muito bem gastado. Fiquei super chateado porque ao chegar no aeroporto em Santa Cruz um agente com um crachá de um brazão se identificou como polícia e me conduziu a uma sala da interpol. Ridículo pois me abordou discretamente na espera de minhas bagagens, na esteira, como se ele tivesse fazendo coisa errada e que realmente estava. Na sala sem argumentos sólidos um dos dois homens me p…
Última resposta por emargotto, -
DIA 1 De SP para La Paz levei 18 horas para chegar (conexão em Lima - longa), mas cheguei. Tudo certo, troquei alguns reais no aeroporto (1R$ - 2,90 BOL) e peguei um taxi (60 BOL) até o centro de La Paz, me hospedei no Loki (Calle Loayza, 420). Deixei minha mochila e fui andar, era cedo (+/- 15:00) e fui na famosa Calle Sagarnaga e Llampu (Bruxas). São as principais ruas para artesanato, hotéis e hostel (als), agências, algumas casas de câmbio e restaurantes. Fiz novamente um câmbio, muito melhor: 1R$ - 3,15 BOL / 1USD - 6,94 BOL Fechei para o dia seguinte o Downhill em Coroico, então as 7:00 da manhã eu deveria estar na porta da agência (Madness) para irmos.…
Última resposta por renatamr8, -
- 2 respostas
- 1.6k visualizações
Gastos Rio para Sta Cruz pela Gol: 16k milhas + uns 120 reais de taxas, passagem comprada em janeiro Vôos internos na Bolívia: cerca de 300 reais Comida, hospedagem e passeios: cerca de 450 dólares Total => cerca de 1500 reais Sta Cruz Achei o aeroporto Viru Viru top, pequeno mas bem organizado. Não fui incomodado em nenhum momento, sem assédio de taxistas. Tem wifi liberada. O micro para o centro fica parado em frente, logo na saída. Linha 153. Custou 6bs. Fiquei no Hostel Loro Loco, reservado via hostelworld. Comi o famoso Pacumuto por 36bs numa boa churrasqueria: Descobri o shopping Ventura Mall novo, grande e lindo (fica no 4o anillo), …
Última resposta por rafaelbsantos, -
- 17 respostas
- 10.5k visualizações
Data: 12/08 a 18/09/2010 Não é bem um relato de viagem e sim um relato de um trabalho voluntário que fiz durante meu mochilão e um pouquinho (pouquinho mesmo) do que foi a Bolívia esse ano. Voltei à Bolívia para fazer um trabalho voluntário em uma instituição. Meses de conversa do Brasil com o coordenador do projeto em Cochabamba. E ao chegar lá, para minha surpresa descobri que não era nada dizia ser. Que m****! Sai do Brasil, larguei tudo para chegar na fundação e saber que usam do voluntariado para tirar dinheiro de turistas. Não do meu! Porque depois de vários atritos e discussões, desisti deles e fui procurar outra coisa. Falaram-me de uma reserva ambien…
Última resposta por Aventureiro-rj, -
- 1 resposta
- 3.3k visualizações
Bolívia A Bolívia é um país lindo! Conheci esse país (em 2008) com um grupo de aventureiros que nunca havia saído do Brasil: Thaísa, Débora e José Olimpo. Conheci-os em uma comunidade sobre viagens no antigo orkut. O nosso trajeto foi o seguinte: Mato Grosso – Santa Cruz de La Sierra – Cochabamba – La Paz – Copacabana – Oururo – Potosi – Cuzco e na volta Sucre e Uyuni – deserto de sal. O custo de vida na Bolívia para nós brasileiros é muito baixo. Eu vivi muito bem lá com pouco dinheiro. O maior problema são os caixas de saque que não funcionavam muito bem. Fiquei em alguns hosteis muito bons. O melhor deles foi em La Paz, onde a estrutura turística é maior.…
Última resposta por Renan Carneiro, -
Bolívia! 16 dias - Uyuni, La Paz - trekking até Condoriri, Chalcaltaya, Downhill e Isla del Sol no Titicaca
por Heron_911- 2 respostas
- 2.2k visualizações
Pessoal, irei descrever brevemente meu relato de viagem para Bolívia realizada em Julho de 2013. Algumas pessoas preferem tirar 20 dias de férias e conhecer mais de um país numa só viagem, mas particularmente prefiro conhecer o melhor possível o lugar que vou visitar. Assim, em 2009 conheci a Argentina, Peru em 2012 e agora em 2013, Bolívia. Fiz esta romântica viagem com minha namorada, Marina. Obrigado ao site Mochileiros, de onde extraí a maioria das informações para esta viagem. O roteiro base foi: São Paulo → Santa Cruz de La Sierra → Sucre → Potosi → Uyuni → Oruro → La Paz → Sta. Cruz. Santa Cruz, Sucre, Potosi e Oruro foram apenas cidades de apoio…
Última resposta por Thalita Figueiredo, -
- 19 respostas
- 9.4k visualizações
Julho passado (2010) eu e mais dois amigos fizemos o downhill na estrada de la muerte em La Paz e resolvi postar aqui pq foi um passeio incrível... Primeiro, eu recomendo fortemente o hostel WILD ROVER, é um hostel irlandes que está entre os melhores que ja fui na vida... Além de ótima infra estrutura (cama, banheiro, lockers etc..) o hostel é muito animado (coisa que eu valorizo bastente). Tem um bar que serve vários pratos a preços justíssimos, além de muita bebida, com happy hour etc.. A noite o bar fica lotado, com gente do mundo inteiro (pouquissimos brasileiros qdo eu fui), e eles sempre fazem umas festinhas tematicas (as vezes com shot de graca pras mulheres, …
Última resposta por henrike oliveira, -
Reveillon na Bolívia com roubo por falso policial - La Paz, Copacabana, Uyuni, Sta Cruz
por Alinelof- 6 respostas
- 1.9k visualizações
[t1]O início da saga[/t1] [align=justify]Eu tinha um sonho, que era fazer o tradicinal mochilao Bolívia – Perú – Chile. Tinha ele no papel e tudo, faltava apenas a grana. Eis entao que me aparece que um conhecido que nunca tinha nem andado de aviao e resolve bancar a viagem para nós dois, só que como ele tinha pouco tempo, foquei apenas na Bolívia. Passagens compradas de BH para Sta Cruz de la Sierra para o dia 25/12/13, roteiro pronto, cargueira nas costas e meu patrocinador do lado com apenas uma humilde mochilinha ESCOLAR nas costas, “sem blusa de frio”. DETALHE: como boa leitora dos mochileiros.com e guia de viagens, dei a ele todas as instruçoes necessárias…
Última resposta por Gerson vieira, -
- 14 respostas
- 5.1k visualizações
Vou relatar aqui minha aventura pela Bolívia! Passei 6 dias no país. Meu objetivo era curto e claro: conhecer o Salar de Uyuni! Li diversos relatos de pessoas que passaram por problemas com a agência, que o carro quebrou, que o guia era ruim, que a comida era pouca, o frio era extremo, os hotéis precários...fui bem preparada para passar por tudo isso mas eu tive muita sorte! Peguei uma ótima agência e aparentemente uma época muito boa para estar no Salar, em novembro, quando ele ainda está seco mas o frio não é tão forte! O único imprevisto que eu tive eu nunca teria imaginado!! Mas vamos começar do início... Fui com mais 4 amigos, 2 brasileiros, 1 portugues e 1…
Última resposta por Violas, -
- 0 respostas
- 950 visualizações
Segue o link do relato no theworldbyfon.com http://www.theworldbyfon.com/2013/07/salardeuyuni.html#.U7loINySyP8 San Pedro, no norte do Chile, está situada no meio do deserto mais árido do mundo, o Atacama. Quase todos os veículos que circulam por suas apertadas e empoeiradas ruas são de aventureiros ou agencias que partem todos os dias para as expedições rumo à Bolívia. Tive a oportunidade de embarcar em uma dessas expedições e é disso que falo hoje. Saímos em um grupo de três veículos 4x4, num total de 18 pessoas. Comigo estavam quatro argentinos, uma inglesa e o nosso guia boliviano. Saímos de San Pedro às seis da manhã para atravessar a fronteira e entrar na B…
Última resposta por afonsosolak, -
- 3 respostas
- 3.2k visualizações
O relato que segue abaixo é sobre minha ida a Rurrenabaque, na Amazônia Boliviana, como uma rota alternativa à tradicional subida para o mochilão pra Machu Picchu, via Bolivia. Em novembro de 2011 finalmente realizei meu sonho de fazer meu mochilão pra Machu Picchu, ficando exatos 30 dias na estrada. A ideia era fazer a tradicional subida: BH – Sta. Cruz de La Sierra – Cochabamba, La Paz, Copacabana, Puno, Cuzco, Machu Picchu, Arequipa, San Pedro Atacama, Sta. Cruz de La Sierra, BH. Mas, frente às opiniões de quem já foi, e pelo tempo disponível, resolvi mudar a subida, e conhecer a Amazônia. Melhor ainda pela Bolívia, frente ao câmbio favorável. O relato que segue …
Última resposta por Márcio/Sp, -
Meus planos começaram em março de 2012, li muitos relatos no mochileiros, aprendi e me diverti muito com eles. Fiz planos, mudei de última hora e no meio da viagem mudei mais ainda... mas me ajudaram muito me dando suporte com informações e previsões de custos, no fim deu tudo certo. No inicio eu iria acompanhada com um amigo, este desistiu, pensei em ir sozinha, apareceu outro amigo que também desistiu, assim viajei comigo, sem combinar de encontrar ninguém e sem saber falar espanhol, muito menos, o inglês. Aos meus amigos e familiares preocupados com essa situação, pedia que rezassem para que eu encontrasse muitas pessoas boas pelo caminho. E assim foi. Durante um m…
Última resposta por Gabi CP, -
- 6 respostas
- 3k visualizações
Olá Mochileiros essa foi uma experiencia e tanto para minha vida que vai fica marcado pra sempre. Bom, tudo começou com um convite de um amigo que mora na Bolívia, ele me chamou para conhecer esse maravilhoso país cultural, então aceitei o convite, fiz varias pesquisa sobre culinária (sou um pouco fresco pra comida esquisitas), cultura e rotas de como chega na Bolívia mais Baratas, então decidir fazer o caminho tradicional da Bolívia. Campo Grande - Corumbá- fronteira Brasil/Bolívia - Puerto Quijarro - Trem da Morte (ferrobus) 235 Bol metade do caminho o trem para no meio do nada leiam o resto que vcs vão ficar sabendo o motivo. Em tão chegado o dia da …
Última resposta por StarAndStripes, -
Coloquei no título apenas aqueles 3 monumentos de Patrimônio de Humanidade UNESCO que serviram como motivação maior para minha 3-a viagem à Bolívia. A 1-a (La Paz - Tiuanaco - Copacabana - Isla del Sol) ocorreu há 9 anos, viajamos em dois com a minha esposa; A 2-a (Missões de Chiquitânia, sozinho) em abril deste ano - http://www.mochileiros.com/batismo-boliviano-chiquitania-em-4-dias-t81331.html. Esclareço desde já que Salar de Uyuni ficará para 4-a, junto com Tarija, de novo em dois. Nesta vez fui só, visitei 10 outros locais, com pernoite em 8 desses. Cheguei a Santa Cruz de avião, fiz uma rota terrestre até Sucre e de lá retornei de avião via Santa Cruz. Evi…
Última resposta por russo145, -
Bolívia (Salar/La Paz/Titicaca) Dez/2011 - Pedido de casamento surpresa na ilha do sol. 1 2
por Aletucs- 10 respostas
- 6.9k visualizações
O maior enfoque do presente relato é sobre o meu pedido de casamento surpresa feito na ilha do sol, na Bolívia, em dezembro de 2011. Assim, se seu interesse é sobre preços, locais de hospedagem, passeios e afins, no final eu vou colocar umas informações sobre isso, e estou aberto para responder as perguntas de todos. Tudo começou em julho de 2011, após 06(seis) anos planejando, fui fazer meu primeiro mochilão Bolívia/Peru. Tive como companhia minha namorada, que também há tempos planejava uma viagem semelhante. Nosso desejo em conhecer Machu Picchu era tão grande, que no dia em que nos conhecemos começamos a planejar essa viagem. O planejamento inicial era ir pra L…
Última resposta por russo145, -
- 8 respostas
- 4k visualizações
SEM LENÇO, SEM DOCUMENTO E SEM GRANA EM LA PAZ A Bolívia é um dos paises + tranquilos da América do Sul, e andar pelas ruas de La Paz é mto + seguro q circular à noite por São Paulo, pelo calçadão carioca ou q um rolê na perifa da capital portenha. Entretanto, ainda é um dos países + pobres do continente e nem por isso isento dos mesmos problemas sociais q afligem qq metrópole do 3º Mundo. Isso abrange td pratica de crimes, desde roubo, assalto, furto e até seqüestro, principalmente c/ mochileiros, q são sinônimo de dólares fáceis. A proporção destes delitos ainda é pequena, por isso tem pouca divulgação e sua na repercussão na mídia é inexistente. Mas ocorrem. Portanto …
Última resposta por isnpms, -
- 8 respostas
- 4.7k visualizações
Antes do início do meu relato ja deixo explicado que não viajo sem ter minha mochila no meu campo de visão e que sou extremamente neurótico com segurança. Viajar para mim não é descanso e sim dedicação à conhecer coisas e aprendizados diferentes. Não me importo em voltar cansado desde que a viagem seja algo único e impagável. Tem que valer a pena. Esse relato segue em paralelo com o do João(Peregrino Lunar): uma-historia-de-30-dias-pedindo-carona-na-america-do-sul-t68393.html" .............. Janeiro, 08 de 2012. Depois de um planejamento todo frustrado e outros 5 (dos 7) integrantes da trip terem cancelado a ida de última hora, estava eu na rodoviária de …
Última resposta por TAMMY MIURA, -
- 1 seguidor
- 16 respostas
- 7.4k visualizações
Neste momento é apenas um anúncio do relato. De fato ainda não terminei a viagem, estou em Camo Grande, aguardando o meu voo de retorno para SP. E amanhã começo outra viagem curta, as fotos serão selecionadas entre centenas daqui alguns dias. O planejamento foi discutido aqui: chiquitania-em-3-4-dias-t80310.html" onclick="window.open(this.href);return false; Como tinha poucos dias nesta vez, acabei desistindo de outros objetivos e foquei só nas igrejas jesuíticas da Chiquitânia, e isso foi uma boa solução. Fiquei 4 dias e noites no território boliviano, entrando de manhã no domingo (em San Matias) e saindo de manhã na 5-a (Pto. Quijarro - Corumbá). 7.04. mi…
Última resposta por zibuia, -
- 12 respostas
- 3.1k visualizações
Experiencia incrível Nunca havia viajado para fora do país e sozinha,pense na coragem e no medo do desconhecido também !!! Emfim minha tortura, quer dizer ,minha aventura começa assim : Depois de uma imensa dúvida cruel em escolher qual país visitar, decidi por Bolivia,preço,passagem, alimentação .tudo caía direitinho no meu bolso e lá fui eu, professora de espanhol em minha primeira experiência em um país de língua hispânica, eita , até que um dia teria algo para compartilhar com meus alunos, afinal estava cansada de me perguntarem:" ô fessora a sinhora já foi pra outro país" Então comprei a passagem pela decolar e reservei o hotel pelo bookng ( nem sei se é a…
Última resposta por DeMocchilaaa, -
- 5 respostas
- 2.1k visualizações
Eu e um amigos decidimos ir para Machu Picchu, e eu fiquei responsável por fazer todas as pesquisas de preços, roteiros, lugares para comer, dormir, passear. Tudo pronto e decidido( viajamos em julho de 2012) Tomamos a vacina da contra a febre amarela, demos saida e entrada na Bolívia, trocamos um pouco de dinheiro, compramos alguns produtos ali em Puerto Quijarro e esperamos o grande dia da viagem. De Quijarro- Santa Cruz pegamos o trem da morte, o preço foi de 43 reais mais ou menos, e com saída as 16:00hrs. Às 08:00 da manhã o trem estava chegando em Santa Cruz de La Sierra, procurei a empresa Copacabana, comprei as passagens e fui para o centro da cidade, eu…
Última resposta por thierryrojas, -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
Pessoal, Vou tentar resumir minha aventura pela Bolívia. Eu escolhi a Bolívia por que era meu primeiro mochilão queria melhorar o espanhol e de quebra gastaria bem pouco!!! Sai de Campinas com destino a Campo grande no dia 14/06 cheguei no dia 15/06 no mesmo dia fiz o trecho Campo Grande x Corumbá. Corumba faz fronteira com a Bolívia, um Taxi na rodo de Corumba te leva até a fronteira, sozinho são R$30,00 eu esperei mais alguns bolivianos aparecerem então saiu por R$10,00 de cada um(no caminho de volta eu descobri que havia ônibus que fazia o mesmo trajeto por um preço MUITOO menor). Cheguei na Bolívia quase 19:00hrs o posto da polícia federal brasileira estava …
Última resposta por valentim., -
- 0 respostas
- 843 visualizações
4-gauchos-23-dias-bolivia-peru-t83067.html
Última resposta por Roberta Andersson, -
DiaS de BoliS 1 2
por MariaEmilia- 17 respostas
- 8.3k visualizações
[align=justify]Neste ano vou descrever algumas impressões da viagem e deixar dicas de Santa Cruz de la Sierra, essa cidade que aprendi a gostar e que é tão “má amada” pelo mochileiros e é claro de La Paz, a cidade que adotei de coração. Primeiramente vou deixar meu descontentamento contra a Polícia Federal de Cáceres, Mato Grosso. Saímos de Cuiabá dia 15 de dezembro rumo a Cáceres para fazer o percurso de sempre (Cuiabá > Cáceres > Distrito de Corixa > San Matias > Santa Cruz de la Sierra) Chegando em Cáceres nos dirigimos para a sede da PF, pois estávamos viajando com duas crianças, então necessitávamos de autorização. Chegando lá fomos ate…
Última resposta por MariaEmilia, -
- 5 respostas
- 1.6k visualizações
Olá galerinhaa, queria agradecer a todos que tornaram essa viagem a melhor (até agora ) e que me ajudaram, e como forma de agradecimento vou postar o relato No começo anotei tudo certinho, mas depois...já viu né?! Nunca na minha vida achei que iria pra Bolívia, aliás não tinha a mínima idéia doq fazer a turismo por lá e foi pesquisando sobre o Peru que percebi que mtos mochileiros incluiam a Bolívia por ser + barata. A viagem começou cerca de 6 meses antes, pesquisando lugares, preços, lendo relatos e indo atrás de diversas de todo tipo de dica que pudesse agregar algo ao meu mochilão. E lá fui eu...a princípio meu roteiro seria Santa Cruz - Samaipata - Ccbb (Vi…
Última resposta por willybuss, -
- 0 respostas
- 942 visualizações
- La Paz - Lago Titicaca - Copacabana - Isla del Sol - Chacaltaya - Cementerio Milluni - Huayna Potosí
Última resposta por Reinner Alessander, -
- 4 respostas
- 4.5k visualizações
Bom, queria comecar meu relato agradecendo a todos os mochileiros. Cheguei em Santa Cruz de Gol dia 27 a noite, chapei nas poltronas do segundo andar como recomendaram e valeu a pena, dormi melhoro do que em muitos muquifus que já dormi, poltronas acolchoadas e tal, vc pode juntar duas fileiras que ninguém fala nada, muito gringo dormindo, limpeza total. Dia 28, Acordei cedinho e dei mole. Ia pegar buzao, mas fiz as contas e resolvi ir de aviao. A Aerosur cobra 855 bolivianos e a TAM Militar da bolivia, cobra 699. Por questao de minutos perdi um voo para La Paz saindo de Viro-viro e comprei um para as 13:30 via aerosur sem escalas. Tinha a transamazonica também qu…
Última resposta por dani_ribeiro,