Bolívia - Relatos de Viagem
Relatos de Viagem na Bolívia - Compartilhe e leia relatos de viagem por destinos da Bolívia.
212 tópicos neste fórum
-
- 5 respostas
- 3.8k visualizações
Passeio pela Rota de La Muerte O Caminho dos Yungas, também conhecido como Estrada de La Muerte, é uma estrada de aproximadamente 80 km de extensão, que une a cidade de La Paz, a região de Los Yungas. Está estrada foi considerada umas das mais perigosas pelo extremo número de mortes. Uma grande parte da estrada foi construída com mão de obra escrava, com prisioneiros paraguaios, durante a Guerra do Chaco, na década de 30 (Os nativos comentam que o grande número de mortes se deu a uma maldição lançada pelos prisioneiros que construíram a estrada). A rota foi usada por muito tempo como única est…
Última resposta por tonelato, -
- 36 respostas
- 12.2k visualizações
Salve, salve galera do mochileiros... Quero dizer que antes de começar esse relato, foram várias leituras de relatos aqui no mochileiros... Relatos que me motivaram tanto a ir para esse mochilão, quanto para relatar as minhas experiências vividas em território boliviano... Pra inicio de conversa, eu leio relatos desde 2014... quando me despertou a vontade imensa de viajar pela América do Sul.. Inicialmente pretendia fazer o roteiro clássico (Chile, Peru e Bolívia)... Mas.. a grana sempre curta.. me impediam de dar passos mais largos.. Mas em 2017 fui demitido do meu emprego.. e decidi ir pra onde eu conseguisse ir... Sou professor de História e Geografia.. logo es…
Última resposta por rafaelbsantos, -
- 7 respostas
- 3.1k visualizações
RELATO OBJETIVO SOBRE A BOLIVIA E PARQUE SAJAMA EM MARÇO 2020. Roteiro: Belo Horizonte>> La Paz >> Parque Sajama>>La Paz >> BH Sai de BH dia 05\03 18 hs de voo com conexão em SP e Chile. Havia reservado o hostel Wild Rover- hostel agitado, muitos gringos ( só eu de brasileiro)com bar bem movimentado, muito bom para curtir a noite. Restaurante bom, banho quente, No entanto se pretende descansar não é um a boa escolha. LA PAZ Em LA PAZ não há muito o que fazer. Dei uma volta na cidade. Muito comercio de rua. Mais do que lojas oficiais. Fui lá nas ruas de equipamentos esportivos, realmente o preco é melhor que no brasil, al…
Última resposta por jmmaschiao, -
- 4 respostas
- 3.4k visualizações
Postagem atrasada, Olá pessoal, quero relatar minha experiencia na bolivia como forma de gratidão. Porque as informações dos mochileiros me foram muito úteis, e me deu mais confiança e tranquilidade, dai quero compartilhar o que aprendi e liçoes.. Eu tinha hospedagem garantida na bolivia em cochabamba, na casa amigo meu boliviano, ele estava aqui brasil, e fomos juntos.. Data viagem: 23/11/2015 á 17/01/2016 (eu programei a ida pra chegar de manhã cedo na fronteira) >Floripa - Campo grande 299,00 reais (fui de tam, comprando com 2 meses antecedencia) >Taxi aeroporto -rodoviaria de campo grande 45,00 reais, (é meio longinho) >Bus para corumbá …
Última resposta por Eduardo Frandoloso, -
- 1 resposta
- 1.5k visualizações
Fala mochileiros! Acabei de chegar de um mochilão pela Bolívia e Peru. Tenho o prazer em compartilhar com vocês meus relatos já que foi tão difícil para eu encontrar. Segue o link do meu blog.. estou postando o dia/dia. Foram no total 15 dias! Vlw, espero que curtam. http://bit.ly/MeuPrimeiroMochilao
Última resposta por gustavo.woltmann, -
- 16 respostas
- 4.9k visualizações
Boa tarde galera , vou contar sobre meu primeiro mochilão bem resumido , mas se quiserem alguma dica , só perguntar ok ? , fiz esse mochilão sozinho , a princípio eu tinha feito a compra de passagens aérea pela gol , mas devido a greve dos caminhoneiros ouve mudança de datas , então cancelei, peguei a grana e decidi ir de ônibus mesmo , o que foi incrível , saindo de São José do Rio Preto em uma sexta a noite com destino a Campo Grande - MS , chegando em Campo Grande já peguei para Corumbá logo em seguida , no sábado por volta do 12:00 já estava em território boliviano , e foi na fronteira que bateu um pouco de medo , pois estava sozinho e não sabia espanhol , só portu…
Última resposta por João Paulo Falanque, -
- 31 respostas
- 11.7k visualizações
Sempre quis sair da bolha e explorar um mundo que ia além da minha janela. Assim, embarquei em rumo à uma aventura com a mochila nas costas e fui vagar por um país vizinho, afim de me deliciar com o que a vida prepara pra gente. Enquanto me planejava, era questionado diversas vezes do porquê de ir à Bolivia; porque não para outro país “melhor”; o que fazer num país que não havia nada ou até mesmo se não havia outro país mais bacana mesmo com a moeda mais desvalorizadaem relação à nossa. Hoje vejo com mais clareza o preconceito e o estereótipo que ronda sobre a Bolívia, porém, no fundo, nada disso me importava. Sem nada reservado nem comprado com antecedênc…
Última resposta por gustavo.woltmann, -
- 1 resposta
- 3k visualizações
Foram até hj 10 dias partindo de Guajará mirim/guayaramerín de busão c parada em coroico p conhecer, até chegar em la paz e aproveitar de seus maravilhosos pontos turísticos, povo, cultura e mochileiros do mundo inteiro... Além de coroico, fui ao nevado de chacaltaya, vale de la luna, Copacabana e isla del sol e claro as calles (ruas) de la paz c todo seu charme, loucura, mistura de sons, ruídos, buzinas e personas do mundo inteiro... Simplesmente maravilhoso esse choque cultural!!!
Última resposta por Rayane.cv, -
- 17 respostas
- 43.1k visualizações
Rio de Janeiro – BOLÍVIA - Rio de Janeiro Saída: 27 de dezembro de 2007 Chegada: 20 de janeiro de 2008 SAÍDA DO RIO DE JANEIRO. Na Rodoviária Novo Rio, peguei o ônibus da viação Andorinha, que custava R$232,00. Comprei antecipado. Somente 1 (um) ônibus sai por dia. Ela passa também pela rodoviária de São Paulo. E entram passageiros que compraram antecipado. A empresa Andorinha é muito boa, porém dizem já ter sido melhor. Num ônibus com ar condicionado, banheiro e poltronas reclináveis, eles oferecem água gelada a vontade, e só. Antes diziam ter Nescau e biscoito. Eles fazem várias paradas durante a viagem (a cada 3 ou 4 horas) para almoçar, jantar, lanchar e …
Última resposta por Anaclaraop, -
- 3 respostas
- 6.6k visualizações
Viajei em novembro de 2017 para Santa Cruz de La Sierra, depois Sucre, Uyuni, fiz o passeio de um dia no salar e voltei para Santa Cruz.Estava só e fiquei em Santa Cruz na casa de uma amiga que mora lá, a Denise. Preparativos de viagem: Voo Rio de Janeiro – Santa Cruz -Comprei a passagem pela gol saindo do Rio de Janeiro com conexão em Guarulhos, se tivesse comprado a passagem com um mês de antecedência teria economizado uns 250 reais, mas estava verificando as datas com minha amiga, então acabei comprando na penúltima semana de outubro por R$ 1486,09 pelo Santos Dumont que é mais perto da minha casa.Esse valor inclui uma bagagem despachada de até 23 K…
Última resposta por joshilton, -
- 3 respostas
- 2.1k visualizações
E aí Galera blz? A exatamente uma semana atrás resolvi assim do nada (levei um pé na bunda ) fazer meu segundo mochilão para algum país da América do Sul. Em 2015 havia ido para o Peru mas não conseguir ir até a Bolívia, o que não foi de tudo ruim, afinal agora eu terei 21 dias para conhecer este país tão incrível e eu diria talvez peculiar. A idéia desse post é ir fazendo um diário do que eu tenho feito para que tudo isso dê certo e assim talvez poder ajudar os coleguinhas que estão fazendo a mesma coisa. A primeira coisa que eu vou compartilhar com você é o roteiro que na verdade ainda não está completamente fechado, mas já dar pra ter uma idéia de como será.…
Última resposta por Samantha M., -
- 1 seguidor
- 16 respostas
- 6.1k visualizações
No final da tarde de um sábado frio saímos de Três Lagoas, minha amiga Marjorie e eu em direção a Campo Grande/MS onde tudo começaria, cheios de expectativas do que seria a nossa viagem. Nosso ônibus sairia de Campo Grande as 23:59 com destino a Corumbá pela viação andorinha, (pagamos 117,00 reais cada) chegamos em Campo Grande com tempo por volta das 20:00 horas pois fomos de carona, então houve tempo para uma refeição digna de quem está iniciando uma aventura. Seguimos para a rodoviária por volta das 22:30 e lá esperamos pelo nosso ônibus. Chegamos em Corumbá as 6:00 horas da manhã pontualmente, porém perdemos o ônibus que nos levaria a fronteira que no doming…
Última resposta por Murilo Pereira, -
- 23 respostas
- 43.5k visualizações
Bom galera, estive na Bolívia no início deste ano (fevereiro) e gostaria de deixar minha contribuição por aqui. Antes de ir à La Paz passei por Santa Cruz de La Sierra. No meu blog (http://getoutside.com.br/?p=186) tem o relato das duas cidades, e também o álbum de fotos para vocês darem uma conferida. Fiz uma lista de 5 coisas para se fazer em La Paz e espero que ajude o pessoal que está montando um roteiro que irá passar por lá. Cheguei na Bolívia por Santa Cruz de La Sierra e, de lá, fui para La Paz em um voo da BOA, companhia aérea estatal da Bolívia. Pegamos uma aeronave certamente antiga (visto que tinha cinzeiros nos apoios de braço), mas foi um voo rel…
Última resposta por joshilton, -
- 0 respostas
- 1k visualizações
Fala galera alguém vim de Uyuni pra Copacabana esses dias que pudesse me trazer algo? É pequeno e ajudo na passagem do ônibus ou pago umas cervejas, estou em Copacabana
Última resposta por Baia;, -
- 1 seguidor
- 3 respostas
- 7.6k visualizações
Dicas de como viajar de carro para Bolívia. Antes de tudo, dirigir na Bolívia pode ser uma imensa satisfação, como pode se tornar uma tremenda dor de cabeça. Não, este tópico não tem a função de lhe fazer desistir de andar por terras bolivianas, e sim servir como ajuda mostrando alguns detalhes vivenciados por este que vos fala. As paisagens encontradas as margens das estradas bolivianas, são um espetáculo a parte, vão desde montanhas, com picos nevados, desertos. As estradas são para todos os gostos, retas, curvas, serras etc. Primeiramente vamos falar sobre a documentação necessária. PID – Permissão Internacional para Dirigir. Documento ad…
Última resposta por Bernard Charles, -
A impressionante Bolívia! Salar de Uyuni, La Paz, Copacabana, Lago Titicaca e Isla del Sol - com fotos e preços 2017 1 2
por Rafa Meireles- 1 seguidor
- 14 respostas
- 22.4k visualizações
Olá mochileiros *_* Eu e o Dan passamos 8 dias - janeiro de 2017 - em terras bolivianas como parte do nosso pequeno mas sensacional mochilão de 20 dias pela América do Sul, onde passamos pelo Chile, Bolívia (no qual dedico esse relato) e o sul do Peru. Relato Chile: o-fantastico-chile-santiago-embalse-el-yeso-valpaiso-vina-e-san-pedro-de-atacama-com-fotos-roteiro-e-gastos-2017-t140000.html Relato sobre Puno/Peru: https://www.mochileiros.com/o-lindo-sul-do-peru-puno-lago-titicaca-e-ilhas-uros-e-taquile-janeiro-2017-com-roteiro-e-fotos-t142889.html Viemos direto do Chile, onde contratamos o tour de 3 dias pelo deserto saindo de San Pedro de Atacama(custou 100 mi…
Última resposta por mairavaladares, -
- 0 respostas
- 1.4k visualizações
Fazer o salar de uyuni é mais que uma viagem, é uma experiência de vida fantástica! É cansativo? Sim, mas a cada parada o cansaço é recompensado com uma vista maravilhosa!
Última resposta por eddseixas, -
Uma volta na Bolívia em 22 dias: Santa Cruz - Sucre - Uyuni - La Paz - Isla del Sol - Huayna Potosí - Cochabamba 1 2 3 4 7
por morganriva- 1 seguidor
- 62 respostas
- 27.2k visualizações
E aí Mochileiros! Hoje começo a escrever o relato do mochilão que fiz na Bolívia em Abril e Maio de 2015. Foram 22 dias de viagem durante as férias do meu trabalho, sozinho. Já vinha planejando essa viagem há quase um ano e o mochileiros.com foi a minha principal fonte de informações para o planejamento. Acho que eu li tudo o que foi publicado sobre a Bolívia aqui (claro que não - e vocês vão ver que eu esqueci mesmo de coisas que eu li E ANOTEI) e me sinto na obrigação de retribuir com um relato. Vou tentar ao máximo repassar caminhos, agências, valores, pérolas e ciladas. O roteiro foi o seguinte: 25/04 - PORTO ALEGRE - SANTA CRUZ 26/04 - SANTA CRUZ - S…
Última resposta por Marcelo Monsores Leal, -
- 0 respostas
- 957 visualizações
Olá, pessoal! Estou indo pra Bolívia em Setembro agora. Gostaria de saber em Santa Cruz de la Sierra quais as melhores casas de câmbio ou alguma dica de câmbio paralelo (negro) confiável. Será que consigo trocar reais por bolivianos ou só dólares? Toda dica é bem vinda. Elaine Tramandaí.
Última resposta por elaine noswitz azevedo, -
- 5 respostas
- 2.7k visualizações
E aí galera, tudo bem? Dia 18/04 comecei um mochilão por alguns lugares da América do Sul e resolvi ir deixando umas dicas mais fresquinhas aqui pra vcs conforme vou passando nos lugares, pois sei quanto são importantes pro planejamento de viagem. Não postarei muitas fotos, a não ser de lugares essenciais, tipo dicas. Quem quiser ver as fotos bonitinhas da viagem pode acompanhar no insta @alanalanlana ou na #lanasulamerica (momento blogueira hahaha). Bom, bora lá às dicas então: Comprei minha passagem só de ida pra Sta Cruz de la Sierra pela Latam, pro dia 18/04, que me custou R$ 494,72 (saindo de SP). Vale ressaltar que a passagem tinha uma escala e…
Última resposta por cla-cla, -
- 0 respostas
- 4.6k visualizações
O downhill na estrada da morte na Bolívia não pode faltar para aqueles mochileiros que amam uma aventura, como eu! Para quem ainda não conhece, é a descida de bike em uma das mais perigosas estradas do mundo, com precipícios que beiram os 900 metros de altura e trechos com apenas 3 metros de largura. Nós pagamos cerca de 150 bolivianos (R$70,00) mas o valor pode variar de acordo com o tipo de bike e tração. É bom reservar um tempinho para andar na rua Sagàrnaga e pechinchar entre as agências para conseguir o melhor preço. Este passeio dura o dia todo, mas em nosso caso, tivemos uma situação um tanto conturbada que dobrou o tempo de duração, portanto irei dividi-…
Última resposta por Dérik Martins, -
- 1 resposta
- 1.5k visualizações
Olá mochileiro, essa é a primeira vez que escrevo por aqui... queria compartilhar com vocês minha ultima experiência de viagem. Como o titulo da publicação já diz, decidi fazer uma viagem de Uno Mille até o Uyuni, passando por Atacama e muitas comunidades no norte da Argentina. Eu sou curitibano mas atualmente vivo em Santa Catarina, Garopaba... uma linda e pequena cidade ao sul de Florianópolis. A algum tempo comecei a planejar uma viagem com meu Uno Mille por terras argentinas, chilenas e bolivianas... a ideia era desde inicio ser uma viagem de baixo custo, e a condição era de chegar até o salar de Uyuni, a data e saída marcada no meu calendário foi dia 25/de…
Última resposta por Cristiane Neves Malheiro, -
- 8 respostas
- 5.5k visualizações
Eu já tinha postado aqui um texto sobre como a Bolivia mudou a minha vida, então resolvi relatar o roteiro, os custos e algumas dicas. Entaaao: Janeiro/2018 - saída 12/01 e chegada 02/02 Roteiro: Campo Grande > Corumbá > Puerto Quijarro > Sta Cruz > Sucre > Potosí > Uyuni > La Paz > Copacabana/Isla del Sol > La Paz > Cochabamba > Sta. Cruz > Puerto Quijarro > Corumbá > Campo Grande. Cotação: R$ 1 = BOB 2 Custo total dentro da Bolívia = USD 600/R$ 1800,00 - pouco dinheiro, mas fiz tudo o que planejei (custos totais por categoria no final do relato) Vou relatando por partes, porque é muita coisa (tentando …
Última resposta por Nicollas Rangel, -
- 4 respostas
- 6.2k visualizações
Oi, galera. Vim deixar meu relato porque sei o quanto é importante, para quem quer fazer esta viagem, ter informações recentes. O foco será um dos pontos que mais geram dúvida na hora de fechar o passeio: a agência contratada. No meu caso, foi a Cordillera Traveler. Contrarei o passeio saindo de Uyuni e voltando a Uyuni. Reservei por e-mail o tour coletivo (6 pessoas). O atendimento foi rápido, cortês e, quando cheguei a Uyuni de ônibus, havia, como prometido, um taxista me esperando e para levar até o escritório da agência. Abrindo parênteses: o tal homem tentou me dar um "golpe": disse para, enquanto a agência não abria, eu ir tomar um café no Noñis, que é aqu…
Última resposta por quinhofrantz, -
- 53 respostas
- 27.8k visualizações
Pessoal, estive no salar agora em abril/2014. Seguem dicas atualizadas, desde a escolha do roteiro até o que levar e não levar. Como todos já devem imaginar, chegar ao Salar não é uma tarefa simples e a escolha da melhor rota e meios de transporte dependem muito de pessoa para pessoa, necessitando de um bom planejamento prévio, de acordo com o gosto e perfil de cada viajante, além da quantidade de tempo e dinheiro disponíveis. Abaixo, seguem alguns "atalhos" e dicas de ouro para quem está começando a montar o roteiro. OBS: Post original com todas as fotos e detalhes aqui: [linkbox]http://mochilatreks.blogspot.com.br/2014/05/salar-de-uyuni-onde-o-ceu-se-encontra.html[/…
Última resposta por Renata Hz, -
- 11 respostas
- 9.6k visualizações
Antes de ir a Bolívia vi muitas mensagens aqui e fiquei um pouco assustada até por que ia viajar sozinha. Mas é mega tranquilo de boaaaaaa. Partir de Goiânia por volta das 17:00 horas com destino a Campo Grande, cheguei de manhã e quase na hora já embarquei com destino a Corumbá. A rodoviária é bem legal e limpa. Até Corumbá passamos pelo pantanal, muitos km de água e mato, mas foi legal, devo dizer que fui em junho de 2014 e estava bem nublado no Mato Grosso. Quando cheguei em Corumbá, já eram quase 18 horas pensei em dormir na cidade para atravessar a fronteira no outro dia, pensei que talvez estivesse fechado mas encontrei uma senhora que estava indo para Santa…
Última resposta por Geotur, -
- 8 respostas
- 6.1k visualizações
Este é o relato do meu mochilão q fiz em setembro de 2017. Viajei por Bolivia, Chile e Peru. Foi minha primeira viajem internacional, fui sozinha e foi incrível. Foram 21 dias de viagem. O q eu consegui lembrar escrevi por dia q eu estive lá. Não anotei todos os gastos q tive mas no geral eu gastei 1200 dolares q já tinha trocado uns meses antes da viagem e 1300 reais em passagens aéreas e passagens de ônibus no Brasil. Os 1200 dolares foram suficientes pra todos os dias de viagem, conheci algumas pessoas q estavam viajando com real e não tiveram dificuldade pra trocar o dinheiro. Eu comprei as passagens aéreas uns 40 dias antes de viajar, comprei pelo site via…
Última resposta por clara_0506, -
- 10 respostas
- 5.4k visualizações
Olá galera. No planejamento de minha viagem li vários relatos aqui do fórum, porém eram relatos antiquíssimos. Vou pouco a pouco digitando meu relato de viagem e editando. Dia 03 Através do fórum conheci o Pedro (@pedroefd) no tópico na área de Destinos por data. Peguei o whatsapp e conversamos alguns dias antes, descobrimos que pegaríamos o mesmo vôo. Chegando na area em que aguardamos o avião o conheci pessoalmente e começamos a conversar sobre a trip. Saímos de Campinas, no vôo da Azul direto para Corumbá que decolou por volta das 12:50. Nunca tinha voado até então, achei o máximo! Minha cara de feliz após o primeiro vôo. Chegamos por vol…
Última resposta por Jean Gepfrie, -
- 14 respostas
- 7.2k visualizações
Muita gente tem nos perguntado a respeito da nossa viagem para a Bolívia; como fizemos, por que fizemos, por onde fomos. Então, vamos lá! Nós queríamos uma viagem que não onerasse muito e que fosse diferente do que já fizemos. Pesquisando alguns destinos, descobrimos o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo. A partir daí, traçamos um roteiro para fazer por terra, tendo como destino principal o Salar, indo por um trajeto e voltando por outro, para conhecer as cidades do caminho. Nosso roteiro: ● Saída Dourados > Corumbá / Carro 🚗 Fomos até Corumbá de carro, pois tínhamos onde deixá-lo, na casa de um amigo, e seria mais em conta do que ir até lá de Ôni…
Última resposta por Jean Gepfrie, -
- 0 respostas
- 2.8k visualizações
Tarija é uma cidade boliviana de 500mil habitantes, onde há uma das maiores e mais reconhecidas produçoes de vinho da America Latina. Está a poucas horas de Uyuni (se vêm à Bolivia precisa ir ao Salar! Incrivel!!), mas como o turismo tarijense nao é tao explorado como em Sucre ou La Paz, muitos mochileiros nao sabem o que há para fazer e passam direto. Por isso vim contar um pouco da minha experiencia e falar para vocês que se têm espaço no seu roteiro, dá um jetinho de colocar essa cidade porque vale a pena. Eu dediquei algumas semanas da minha viagem em terras bolivianas para conhecer a gastronomia, a cultura, as paisagens, a historia e as belezas de Tarija. Comi c…
Última resposta por lcnaryds,