Bolívia - Relatos de Viagem
Relatos de Viagem na Bolívia - Compartilhe e leia relatos de viagem por destinos da Bolívia.
212 tópicos neste fórum
-
- 3 seguidores
- 8 respostas
- 864 visualizações
Olá pessoal!!! Finalmente estou realizando o sonho que venho adiando de fazer uma viagem sozinha pela Bolívia. Desde 2015 eu tinha muita vontade de conhecer o país, mas por diversos motivos fui adiando. Esse ano, em um almoço de domingo com a família, vi uma reportagem sobre a Bolívia e decidi que viria passar as férias aqui. Corri atrás de tudo e vim. Como uma boa mochileira, corri atrás de gastar o mínimo possível com passagens aéreas. A solução foi comprar passagens pela BoA de São Paulo para Santa Cruz de La Sierra. O trecho do Rio de Janeiro para São Paulo eu peguei posteriormente com milhas. Ao longo dos últimos meses fui aos poucos comprando coisas que eu…
Última resposta por Vinny Fernandes, -
- 3 seguidores
- 4 respostas
- 724 visualizações
Olá viajantes, Meu relato sobre a minha experiência do meu primeiro mochilão internacional, e sozinha pela Bolívia durante 14 dias, em Julho de 2024, será dividido em partes. Gostaria de começar citando a grande importância desse grupo com suas ricas informações e colaborações dos participantes para que todos possam viajar mais, e melhor. Então obrigada a todos, com menção honrosa ao querido Jorge Lucas que me ajudou MUITO com o roteiro em tempo recorde. Minha viagem teve muitas peculiaridades que acho importante citar para que vocês entendam algumas escolhas. Não foi uma viagem mega planejada, eu comprei a passagem 15 dias antes da viagem, e só. Eu já tinha l…
Última resposta por M0T0, -
- 7 seguidores
- 24 respostas
- 2.3k visualizações
Buenas tropa, Tinha botado na parte de "Companhia para Viajar" mas fui escrevendo e virou um relato pré-viagem, então estou passando para cá o que coloquei lá e seguirei colocando 😊 Não sou de falar muito... mas gosto de escrever... talvez não com um português impecável.... mas como falaria... Faz mais de 12 anos que pretendo ir a Bolivia.... porque? sempre me perguntam... e quase nunca tenho uma resposta na ponta do lápis.... lá no inicio quando pensava em ir talvez não tivesse cabeça... e muito menos $$$.... até ano passado (2023) esse sonho estava adormecido.... mas ele acordou... mas por ventura e dormiu de novo.... por botarem na minha cabeça que tudo …
Última resposta por alb.belo, -
- 5 seguidores
- 20 respostas
- 4k visualizações
Olá, pessoal, Segue um breve relato da minha viagem sozinha para a Bolívia, como forma de talvez ajudar quem deseja ir e também agradecer aos muitos relatos que me ajudaram nessa aventura. Pois bem, vou tentar resumir (até porque tem detalhes que já não lembro kkk) Período: 12/2 a 18/2 Rota: Floripa > SP > Santa Cruz de La Sierra (pela Gol), depois Santa Cruz> Sucre (pela Boa), por fim busão de Sucre a Uyuni (pela 6 de octobre) Roteiro: Dia 12 saída, cheguei a Sucre de tarde, troquei um pouco de BOB no aeroporto só para poder ir até o terminal de Sucre (câmbio como de costume não era bom no aeroporto), chegando ao terminal de Sucre (um po…
Última resposta por diana.martins-corrêa, -
- 1 seguidor
- 86 respostas
- 36.9k visualizações
[align=justify]Agora em julho/2010 me aventurei outra vez por terras bolivianas, disposta a conhecer lugares ate agora inexplorados por mim. Levei na bagagem a neta Maria Clara, agora com 4 anos e a filha Selene, que não é mochileira, mais se comportou muito bem na viagem (essa é sua segunda viagem, Maria Clara já é velha freqüentadora de terras bolivianas). Como sempre nosso percurso começa em Cuiabá rumo a Cáceres, fronteira com a Bolívia, agora quem viaja somente com RG não necessita mais do documento emitido pela Polícia Federal em Cáceres, somente se você viajar com menor (necessita da autorização se estiver viajando com somente um dos pais ou outra pessoa da fam…
Última resposta por D FABIANO, -
- 16 respostas
- 16.4k visualizações
Olá, pessoal. Acompanho o fórum há muitos anos, mas nunca havia feito nenhuma contribuição. Recentemente, em fevereiro e março deste ano, fiz um mochilão de 30 dias por Bolívia, Peru e Colômbia e gostaria de compartilhar com vocês um episódio bem lamentável que ocorreu comigo. Sei que a intenção aqui também é compartilhar as experiências positivas e relatos de viagem, algo que também pretendo fazer. Essa viagem foi incrível e a Bolívia é maravilhosa. Não quero com este post desestimular ninguém, muito menos generalizar todo um país. Apenas compartilho o que aconteceu comigo, para que outras pessoas possam se prevenir e encarar uma situação dessas com mais preparo e inform…
Última resposta por DIVANEI, -
- 3 seguidores
- 5 respostas
- 1.3k visualizações
Olá, pessoal! Depois de alguns anos de espera, planejamentos, pesquisas e dicas de alguns de vocês daqui do fórum, finalmente saiu minha viagem pra Bolívia 🙂. Sei que já são inúmeros relatos de viagens a esse país, mas pode ser que algumas experiências que tive sirvam pra alguém. Então, aqui vai... A viagem começou em 10/10/2023 chegando de avião a Santa Cruz de La Sierra. A entrada no país foi muito tranquila, inclusive, nem pediram o comprovante de vacinação da febre amarela (nem na chegada, nem em qualquer outro momento da viagem). Cheguei perto do horário do almoço e no aeroporto mesmo já troquei um pouco de dinheiro e comprei o chip do celular (poder…
Última resposta por Michele11, -
- 4 seguidores
- 19 respostas
- 6.5k visualizações
oii gente.. demorei um pouco mas vim dar a minha contribuição com o meu relato para a Bolívia.. aqui foi o local onde mais peguei dicas e sou muito grata, então espero que eu possa ajudar vocês também.. Antes de começar, gostaria de deixar claro que essa foi minha primeira viagem internacional (e do Matheus também, meu companheiro) então não sou a experiência em pessoa e com certeza algumas coisas faria diferente (vou dando as dicas do que eu mudaria ao longo do relato).. mas por ser o primeiro mochilão, me sai bem e sem grandes perrengues .. ihul kkkkk bom.. vamos la! dia 29: chegada la paz dia 30: la paz dia 31: copacabana/isla del sol dia 01…
Última resposta por Hélio Galdino Teixeira, -
Dicas: Bolívia sua linda! Sem perrengue! Trem Expreso del Sur até Uyuni! Tour Privado Uyuni! 1 2
por LeleMori- 1 seguidor
- 12 respostas
- 8.4k visualizações
Olá pessoal, fui para Bolívia mês passado (março 2019), país que me muito me surpreendeu e me encantou, não vou relatar o dia a dia da viagem, dos passeios, essas coisas, pois acaba ficando muito parecido com os relatos que já temos na web, e que nos motivam a ir a esse país tão espetacular, agradeço muito a quem o faz! Por causa de relatos detalhados como estes que acabei indo e me apaixonando pela Bolívia e pelos bolivianos. Trago algumas dicas que acho importante compartilhar com quem pretende ir à Bolívia. Eu fiz a viagem com um pouco mais de “frescurinhas” (por ex. tour privado no Uyuni, hospedagem em hotéis, fui com a hermana e a mamys, que já não é tão moça as…
Última resposta por tainocap, -
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 659 visualizações
Primeiramente, VÃO A BOLIVIA. A Bolívia é um país muito diferente de que vemos nas televisões nos jornais e tudo mais, as pessoas são muito amigáveis e incrivelmente hospitaleiras, em minha hospedagem em SCZ ( Santa Cruz de la Sierra) conheci muitas pessoas bacanas e fiz conexões perfeitas com as mesmas. Uma cidade grande bem evoluída com prédios altos, lembra muito algumas capitais do Brasil como o caso de Belo Horizonte , Curitiba e entre outras muitas pessoas diferentes, limpa cheirosa, com boates incríveis, a única coisa que não me acostumei muito foi com sua gastronomia, inclusive tive dor de barriga alguns dias, não é uma cidade muito turística, você pode co…
Última resposta por Michael Oliveira Vieira, -
- 2 seguidores
- 1 resposta
- 846 visualizações
Buenas galera! Me mudei pra Bolívia pra fazer intercâmbio de graduação. Tudo bem que é um fórum de mochileiros, mas bom, minha intenção é que minha viagem tenha mais essa dinâmica do que qualquer outra coisa. To morando aqui há dois meses e quero tentar escrever uns relatos regulares de como tá sendo ficar por aquí. Pretendo viajar bastante até dezembro, quando acaba o intercâmbio, e entre o natal e a metade de fevereiro quero dar um rolê mochileando por onde não pude conhecer até então na Bolívia e depois entrar no Peru. Cheguei aquí duas semanas antes de iniciarem as aulas, então a ideia era mochilear um pouco por Santa Cruz de la Sierra. Meu plano era ficar …
Última resposta por lasqueira, -
- 2 seguidores
- 3 respostas
- 1.1k visualizações
Oi Pessoal! Me chamo Mônica, tenho 56 anos, sou geóloga e amo viajar! Fui para Bolívia e Arequipa com minha filha Letícia, 16 anos, e quero deixar aqui o meu relato para ajudá-los a programar essa viagem incrível e mais que surpreendente... Não é de hoje que quero conhecer a Bolívia, pois sempre que eu lia sobre o país me deparava com vários superlativos: o maior salar, o maior curso de água doce navegável, a altitude de sua capital - La Paz... enfim essa grandiosidade sempre me encantou, sem contar a cultura, as paisagens e o fato de estar encrustada nos Andes... Como em toda viagem eu programo muito antes, leio tudo sobre o país e o site dos Mochileiros sem dú…
Última resposta por JoiceMonua, -
- 13 respostas
- 8.3k visualizações
A ideia de escrever esse texto informativo surgiu quando consegui uma bolsa de estudos na Bolívia. Geral quando pensa no país imagina a pobreza, narcotráfico ou qualquer outro tio de violência, sem falar nas lendas sobre a fronteira e o trem da morte. Esqueça tudo isso, quando sai de casa decidi economizar o máximo possível e a partir dessa prioridade anotei todos os gastos que tive para chegar a Sucre – capital constitucional Boliviana. Quero contar um pouco minha experiência até chegar a meu destino de estudos e motivar a alguns mais a por o pé na estrada. Antes de começar propriamente o texto uma breve apresentação, sou estudante de Letras da Unesp de Assis, porém …
Última resposta por Bilim07, -
12 dias sozinho pela Bolívia num roteiro não muito comum por nós brasileiros e com um susto quase no final da viagem! 1 2 3 4 10
por tainocap- 2 seguidores
- 90 respostas
- 10.9k visualizações
Olá, voltei essa semana da Bolívia, foi a minha terceira vez no país, e quero voltar um dia para conhecer lugares que não fui, me encanta muito esse país, assim como o Peru. Elaborei um roteiro bem diferente do que já li por aqui, e como já conhecia bem La Paz e Copacabana (fui duas vezes em cada), tirei eles do roteiro, e a única cidade que eu já conhecia foi Santa Cruz de La Sierra, na verdade conhecia pouco dela. Meu roteiro foi o seguinte: 1º Dia 05/01/23 - Ida a Curitiba. 2º Dia 06/01/23 - Vôo Curitiba - Guarulhos (GOL), Guarulhos - Viru - Viru (GOL), Viru - Viru - Tarija(BOA). 3º Dia 07/01/23 - Tarija - City Tour e centro da cidade. 4º Dia 08/01/…
Última resposta por tiagofas, -
- 3 seguidores
- 20 respostas
- 2.8k visualizações
Desde que que voltei de viagem fiquei de escrever este relato Em abril/maio fiz uma viagem entre o Atacama e a Bolívia Vou tratar aqui apenas minha experiência com a tentativa de cume no Huayna Potosi Fui para La Paz depois de passar pelo Atacama e pelo Uyuni, viagem de onibus leito pela empresa Panasur Quem for pegar esses onibus, tomem cuidado, conheci turistas em La Paz que tiveram bens roubados da mala de mão enquanto dormiam dentro do ônibus!!!! Eu já tinha tratado previamente com a agência p/ a subida, conversei com várias agências e acabei fechando com a empresa Hiking Bolivia que foi até sugestão de um usuário aqui do forum . Não foi a ma…
Última resposta por gustavo_rzd, -
- 1 seguidor
- 16 respostas
- 2.9k visualizações
desde 2015 queria essa viagem mas sempre adiava- em 2019 quase fui mas adiei- depois veio a pandemia- e ano passado eu falei ano que vem eu faço a viagem , chegou novembro de 2022 e realizei o sonho. comprei as passagens BH- Santiago ida e volta pela Latam no site e Santiago pra Calama ida e volta pela sky airline (mais em conta) e os horários foram ótimos pelo meu percurso. como comprei faltando 3 semanas pra viagem então não saiu tão barato rs. Levei uma mochila cargueira acho que ela tem 60 litros foi comprada no mercado livre em 2020, já viajei muito com ela foi ótima porem não cabia mais nada rs. dia 18/11/2022 o grande d…
Última resposta por Elane Almeida, -
Bolívia (La Paz e Copacabana) + Peru (Machu Picchu e Cuzco) - 14 dias, sozinho, bloqueios no Peru 1 2
por Paulo Tasso- 1 seguidor
- 11 respostas
- 1.7k visualizações
Bom dia pessoal. Mais um relato aqui, num roteiro talvez um pouco diferente. Havia feito uma viagem com um amigo em Março 2021 para a Bolívia, em plena pandemia. Fizemos o teste PCR 24h antes e fomos aceitos lá. Voamos pela empresa Boa de GRU para La Paz com conexão em Santa Cruz. Pagamos muito barato na passagem na época foi cerca de 650 reais +-. Avião foi tão vazio que ficamos numa fileira de 3 lugares para cada kkk. Qual não foi a surpresa, a pandemia piorou, vacinas ainda eram limitadas, e La Paz depois das 17h parecia uma cidade fantasma. Ficávamos vagando pela cidade, não conseguimos fazer o passeio da estrada da morte (downhill) pois só havia tour priv…
Última resposta por MarinaCintraS, -
10 DIAS NA BOLIVIA 1 2 3
por wealsi- 3 seguidores
- 23 respostas
- 9.6k visualizações
Fiz uma viagem a Bolivia de 10 dias ao todo, de mochilao. Na ocasião eu vinha planejando fazer um mochilao com alguns amigos, mas os dias foram se passando e todos foram dando pra trás. No final fiquei sozinho para viajar. Fiquei meio desanimado com isso, pois estava esperando aquela viagem top com os amigos, e ai um a um deles foi desistindo (como sempre acontece qdo vc conta com os outros) e minhas férias compulsórias estavam chegando... No final, fui obrigado a sair de ferias e nao tinha planejado nada praticamente pra viajar, pq dei aqueeeela desanimada... Decidi viajar mesmo assim, sozinho. Decidi ir pra Bolivia pois era um destino que eu tinha muita vontad…
Última resposta por Pericles David, -
- 1 resposta
- 695 visualizações
Bom pessoal,estou em Corumbá gostaria de dicas sobre a documentação e sobre o transporte do destino. E preciso para no posto de imigração? Qual seria o melhor transporte a pegar? Obrigada
Última resposta por tainocap, -
- 1 seguidor
- 5 respostas
- 2k visualizações
Custos Pesos Bolivianos Reais Hospedagens Hotel 1 Hostal Citadella (Sucre) Bs280,00 Hotel 2 Hostal Nichkito (Uyuni) Bs196,00 Hotel 3 Hotel El Prado (Cochabamba) Bs284,37 Voos Gru - Santa Cruz de La Sierra - GRU R$ 2.308,50 pago em car…
Última resposta por James Vaquetti, -
BOLIVIA MAIO 2022 1 2 3
por pimentapb- 1 seguidor
- 22 respostas
- 4k visualizações
Uma viagem por tantas vezes programadas e canceladas devido ao COVID 19, enfim chegou a hora : 11/05 JPA a VVI : parada em São Paulo para conexão , café da manhã na sala VIP para economizar nas refeições posteriores , um pequeno lanche no trecho GRU VVI . Aeroporto internacional Viru Viru é pequeno e poderia ter mais funcionários na imigração. Contudo o oficial fez poucas perguntas e carimbou a passaporte. Pagamos 68 pesos bolivianos de táxi até a rodoviária. Não vi qualquer presença de pessoas perigosas , achei as pessoas bolivianas pacatas e gentis . As 18:00 pego o ônibus para sucre , passagem custou 60 pesos bolivianos , viagem muito cansativa com 13…
Última resposta por pimentapb, -
- 3 seguidores
- 32 respostas
- 12.1k visualizações
Salve Salve Mochileiros! Segue o relato do mochilão realizado na Bolívia no final de 2018, se liga na vibe do nossos visinhos bolivianos... 1º Dia: Partida - 26/12/2018 - 15h00 - São Paulo x Porto Quijarro - Empresa La Preferida R$315,00 Partimos de São Paulo dia 26 de Dezembro de 2018 as 15:00pm da tarde do Terminal Rodoviário da Barra Funda. O ônibus teve um atraso de 30 minutos para que todos os passageiros guardassem suas bagagens no ônibus. A viagem é tranquila e o ônibus muito bom com banheiro e água da empresa La Preferida. Este primeiro trecho da viagem foi entre São Paulo à Porto Quijarro já na Bolívia. A viagem foi tranquila com duraç…
Última resposta por Tadeu Pereira, -
- 2 respostas
- 653 visualizações
Oii, pessoal. Tudo bem? Estarei fazendo minha primeira viagem só e primeira viagem pra o exterior em outubro desse ano. O plano é fazer Santiago, Atacama, Uyuni e de lá ir para La Paz. Queria saber coisas que dê para fazer próximo de La Paz, além de Copacabana. Ou até lugares que dê para ir de La Paz, passar uns dias e depois voltar. Queria também tirar uma dúvida sobre bagagem. Pensei em levar uma mochila e uma bagagem de mão. Mas vocês acham que é ruim de se locomover assim? Passarei cerca de 20-22 dias, penso que só uma mochila seja pouco.
Última resposta por Paulo Tasso, -
- 0 respostas
- 488 visualizações
Oii, pessoal. Tudo bem? Estou planejando uma viagem de uns 20-25 dias. Queria ajuda de vocês para comprar uma bagagem de mão. Até então tenho essa bolsa que levaria comigo de 30L que seria o item pessoal e usaria para trilhas, andar na cidade e tals. Queria ajuda pra saber uma bagagem de mão para comprar. Como já tenho essa de costa talvez fosse legal uma de rodinhas? O que acham? Ou uma outra de costas? Me ajudem to perdidão!!!!
Última resposta por clvrson, -
- 14 respostas
- 6.3k visualizações
Relatarei uma viagem de 11 dias pela Bolívia, incluindo o Trekking Condoriri (4 dias e 3 noites) conjugado com tentativa de subida ao Huayna Potosi (3 dias e 2 noites), resumida pelo roteiro a seguir: Dia 02/06: Vôo pra La Paz Dia 03/06: La Paz - passear pela cidade, visitar as agências e fechar o pacote do trekking Dia 04/06: La Paz - Subir o Chacaltaya e passeio do Valle de la Luna Dia 05/06: Viagem pra Copacabana e dormir na Isla del Sol Dia 06/06: Voltar pra La Paz e últimos preparativos pro trekking Dias 07 a 09/06: Trekking Condoriri, finalizando no Campo Base do Huayna Dia 10/06: Huayna Potosi - Treinamento escalada no g…
Última resposta por avgvstvs_lacerda, -
- 7 respostas
- 2.5k visualizações
O 4X4 acelerava ferozmente por um terreno completamente irregular, o vento batia na cara e bagunçava os poucos fios de cabelo que ainda me restam. O céu numa tonalidade de azul extremamente pura constrastando com aquela cor amarelada do deserto fazia com que meus olhos se perdessem junto à imensidão. A besta indomável, uma caminhonete Subaru, ano qualquer, bancos de couro e com rugido de leão, era guiada por um boliviano primo de Evo Morales (acho que naquele país todos são primos). Eu e mais 4 chilenos, eram eles 3 universitários e um ex fuzileiro naval da tropa de elite chilena (mentira, esse último era um senhor que falava um espanhol misturado com alguma coisa vin…
Última resposta por euzita, -
- 2 seguidores
- 14 respostas
- 5.6k visualizações
PARTE 1: UM NADA BREVE ENSAIO SOBRE UMA VIAGEM. Passado quase 1 mês de meu retorno ao Brasil meu coração se acostuma com a saudade e anseia pelo próximo destino... Afinal, viajar é isso: se tornar um pouco do lugar visitado e deixar um pouco de você lá, não é mesmo? Começo falando bem rapidamente de mim: até pouco tempo atrás, viagem não era algo que eu considerava nem tangível nem desejável (acho que faltava peças em meu cérebro) mas desde que encontrei minha metade da laranja, sinto um enorme desejo de desfrutar desse mundão de meu Deus com ela. Começamos em Campos do Jordão, fomos para Salvador, Arraial do Cabo, voltamos para Salvador (é bom demais lá …
Última resposta por DanieladoVale, -
- 4 respostas
- 2.5k visualizações
Bolívia não é um destino muito procurado. Países onde há bastante pobreza infelizmente assusta e perdemos o que há de melhor nesses lugares, gente humilde e simpática e natureza ainda belíssima! Fomos para Bolívia para pedalar no Salar do Uyuni e fazer um down hill na Estrada da Morte. Juntamos um grupo de 9 pessoas, traçamos os custos, fizemos contato com empresas locais para dar estrutura ao pedal (sem isso não dá pra fazer) e seguimos viagem. Escolher passagem aérea mais barata, nem preciso dizer, mas a que faz o melhor roteiro e o menor custo e tempo é a estatal Boliviana. Saímos de Recife-São Paulo- Santa Cruz de La Sierra-La Paz. Ficamos 3 dias em La Paz …
Última resposta por mmiotto, -
- 5 respostas
- 1.7k visualizações
Oi, amigos, tudo bem? Eu vou contar uma história real de perrengue aqui de uma amiga e de seus companheiros de viagem de quando foram para a Bolívia: O perrengue escolhido de hoje é o da Cris Freitas (@cryss_freitas). Tudo começou quando a goiana, em torno de 26 anos na época, e seus dois amigos Rui e Dani foram passar as férias na Bolívia, que incluiu conhecer o mais famoso e maior deserto de sal do mundo: o Salar de Uyuni. As passagens aéreas foram compradas com embarque em São Paulo e desembarque na cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra, para de lá, pegarem um transporte até o Salar de Uyuni. Os preços baratos dos voos ajudaram muito nos gastos. A…
Última resposta por Adriano Ferreira_Viajante, -
- 7 respostas
- 2.4k visualizações
ROTEIRO BOLIVIA (05 DIAS) INFORMAÇÕES GERAIS Visto: dispensa de visto por até 30 dias Passaporte: deve ser válido no momento de entrada; permitida entrada com RG Vacinas: não há exigências Quando ir: de abr-set, por conta das chuvas Capital: Sucre Moeda: BOLIVIANO ou BOB ($b) Idioma oficial: espanhol, quechua, aimará, guarani e uma variedade de língua indígenas Cod. telefone: +591 Padrão bivolt: 230V Tomadas: A, C Após passarmos 11 dias no Peru, atravessamos a fronteira, por via terrestr…
Última resposta por D FABIANO,