Trilhas na Argentina
Trilhas na Argentina: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, trilhas de longo curso e trekkings na Argentina
Confira também nosso post com todas as informações sobre documentos para entrar na Argentina
40 tópicos neste fórum
-
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 69 visualizações
Fala pessoal, estarei em El Chaltén depois do dia 10 de novembro, alguém estará passando por lá neste período também? Estarei fazendo as principais trilhas do local, quem sabe nos encontramos por lá.
Última resposta por Alexluizs, -
- 1 seguidor
- 12 respostas
- 3.3k visualizações
Olá mochileiros! Alguém planejando um mochilão na Patagônia Argentina e Chilena no fim desse ano? Será que estará ok para viajar até lá? Minha dúvida é entre dezembro ou fevereiro.
Última resposta por Ronny xr, -
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 135 visualizações
Opa galera blz? Vou tentar subir o vulcão Lanin pela primeira vez e gostaria de saber quais as melhores botas custo benefício. De antemão agradeço.
Última resposta por Ronny xr, -
- 1 seguidor
- 5 respostas
- 3.6k visualizações
Estou fechando minha segunda tentativa de subida ao Aconcágua para Fevereiro de 2020 e estou aberto a companhias.
Última resposta por Fabrício Carvalho Dantas, -
- 1 seguidor
- 5 respostas
- 1.8k visualizações
Olá mochileiros, Me chamo Claudemilson, moro em Brasília e pretendo tentar o cume do Aconcágua em dezembro de 2019. Em 2018, fiz o Kilimanjaro com mais 3 colegas (infelizmente 1 teve edema pulmonar aos 4.600m e teve que voltar). Enfim, procuro companhia para mais esta tentativa. Gostaria de tentar numa data em que chegasse ao cume no dia 1ª de janeiro. Tenho pesquisado algo acerca da subida e empresas que guiam os montanhistas. Se alguém se animar entre em contato: 61 992021700 (whatsapp)
Última resposta por Fabrício Carvalho Dantas, -
- 1 seguidor
- 60 respostas
- 20.8k visualizações
(Alerta de relato gigante! (rss) Se vc não tiver saco pra ler o textão, pode me fazer perguntas específicas sobre a expedição e vou tentar responder ) Ainda em 2015 decidi que tentaria chegar ao cume do Aconcágua, e que seria em dezembro de 2016. Queria fazê-lo da forma mais independente possível, sem contratar porteadores, guias e expedições pagas. O primeiro desafio foi encontrar companhia, porque a maioria dos meus amigos nem considera a possibilidade de entrar num projeto desses. Mas quando um amigo me surpreendeu dizendo que animava, o plano começou a tomar rumo. Ainda queríamos encontrar mais uma ou duas pessoas pra formar um grupo, e encontramos aqui no…
Última resposta por veneroso, -
- 2 respostas
- 884 visualizações
15 dias de expedição bem autônoma. Somos 6 pessoas do nordeste.
Última resposta por lflavagnoli, -
- 1 seguidor
- 9 respostas
- 1k visualizações
Pessoal, sou iniciante no trekking e em junho pretendo ir para Buenos Aires, depois estou em dúvida entre Ushuaia ou Bariloche. Meu objetivo seria fazer trekking, mas sou nem iniciante MESMO e não tenho muita noção de qual dos dois destinos (ou até mesmo um terceiro caso tenham indicação) seria o melhor para isso. Alguém tem alguma dica?
Última resposta por FCRO, -
Trekking na Patagônia: 18 dias por El Chaltén, El Calafate e Torres del Paine (Circuito W) 1 2
por robertodebona- 1 seguidor
- 13 respostas
- 12.1k visualizações
Saudações mochileiros, Voltamos recentemente de um trekking de dezoito dias pela Patagônia (El Calafate, El Chaltén e Circuito W em Torres del Paine) e deixarei aqui um breve relato sobre a viagem. Falarei um pouco sobre o que levar, quais os lugares que visitamos e outras dicas sobre o nosso planejamento. Espero que, de alguma forma, a leitura possa ajudar / inspirar vocês no planejamento de um mochilão pelo Chile e pela Argentina. Boa leitura! Itinerário: 07/01 – El Calafate 08/01 - Deslocamento até El Chaltén. 09/01 - El Chaltén 10/01 - El Chaltén 11/01 - El Chaltén 12/01 - El Chaltén 13/01 - El Chaltén …
Última resposta por viniciusnevesp, -
- 7 respostas
- 1.4k visualizações
Olá mochileirxs, como estão? Estou planejando uma longa viagem de bicicleta pela Patagônia e pretendo passar pelo Parque Nacional Patagônia, que fica entre Chile Chico e Cochrane e foi inaugurado em janeiro/2018. Tomei conhecimento do local através do livro Transpatagônia, do Guilherme Cavallari, que vem sendo bastante útil para a elaboração do meu roteiro. O meu planejamento é chegar por Chile Chico e sair por Cochrane, passando pelo Circuito Jeinimeni - Avilés (3 noites) e Sendero Valle Avilés (1 dia). Caso eu disponha de mais tempo, pretendo fazer também os Senderos Lago Chico, Confluencia e Lagunas Altas, um dia cada. No site Ruta de Los Parques há algumas i…
Última resposta por R. Nunes, -
- 0 respostas
- 1.7k visualizações
Esquel vista do cume do Cerro La Cruz Início e final: centro de Esquel Distância: 10,3km Maior altitude: 1074m no cume do Cerro La Cruz Menor altitude: 566m na Praça San Martín Dificuldade: fácil, apesar do desnível positivo de 508m Com o fechamento dos parques nacionais e outras áreas de preservação em 15 de março pela pandemia do coronavírus, e ainda não decretada a quarentena total na Argentina (seria no dia 20), fui fazer uma trilha que estava fora de qualquer parque ou reserva, o Cerro La Cruz. Essa montanha se ergue a sudeste do centro da cidade de Esquel, com altitude de 1074m. A má notícia é que é possível chegar de carro ao cume, mas eu procurei…
Última resposta por rafael_santiago, -
- 0 respostas
- 1.9k visualizações
Playa Blanca vista do Portezuelo O Parque Nacional Los Alerces foi criado em 1937 com o objetivo principal de proteger os bosques de alerce (lahuán em idioma mapuche), árvore gigante e ancestral da Patagônia. Tem basicamente quatro núcleos: Lago Rivadavia e Lago Verde/Rio Arrayanes na zona norte, Vila Futalaufquen na zona centro e Lago Amutui Quimei na zona sul. Escolhi os núcleos Lago Verde/Rio Arrayanes e Vila Futalaufquen pois me pareceram ter as trilhas mais interessantes, com mais montanhas. Depois de três dias percorrendo as trilhas do setor Lago Verde (relato aqui), tomei o ônibus das 18h40 (único do dia) e cheguei à vila de Futalaufquen às 19h40. O Centr…
- 0 respostas
- 1.7k visualizações
Encontro do Rio Arrayanes com o Rio Menéndez visto da Pasarela O Parque Nacional Los Alerces foi criado em 1937 com o objetivo principal de proteger os bosques de alerce (lahuán em idioma mapuche), árvore gigante e ancestral da Patagônia. Tem basicamente quatro núcleos: Lago Rivadavia e Lago Verde/Rio Arrayanes na zona norte, Vila Futalaufquen na zona centro e Lago Amutui Quimei na zona sul. Escolhi os núcleos Lago Verde/Rio Arrayanes e Vila Futalaufquen pois me pareceram ter as trilhas mais interessantes, com mais montanhas. Eu estava na cidade de Lago Puelo e tinha acabado de fazer a trilha do Cerro Currumahuida (relato aqui). Para chegar ao setor Lago Verde d…
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 1.4k visualizações
Lago Puelo e delta do Rio Azul Início: cemitério de Lago Puelo Final: porto de Lago Puelo Distância: 16,1km Maior altitude: 1197m no cume do Cerro Currumahuida Menor altitude: 198m na margem do Lago Puelo Dificuldade: alta pois a inclinação é bem forte para atingir o cume do Cerro Currumahuida, exigindo um pouco de escalaminhada meio exposta. Desníveis positivos de 405m e 724m do cemitério ao cume. A leste e sudeste da cidade de Lago Puelo se estende o Cerro Currumahuida, cujo cume está na porção central da cadeia montanhosa, a 1197m de altitude, de frente para o lindo Lago Puelo. Esse curioso nome significa morro preto em idioma mapuche (curru=preto e…
- 0 respostas
- 1.5k visualizações
Laguna Los Perros Início: curva La Herradura na RN3 Final: RN3 Distância: 10,1km Duração: 2 dias Maior altitude: 886m no mirante dos lagos San Ricardo, Santa Laura e Fagnano Menor altitude: 284m no início da trilha Dificuldade: fácil para quem está acostumado a longas travessias com mochila cargueira. O desnível de 602m do primeiro dia é bastante gradual. Numa das tantas caronas que peguei no portal de Ushuaia para chegar ao início das trilhas um dos motoristas me deu a dica da Laguna Los Perros, da qual eu não tinha nenhuma informação. Depois de pesquisas na internet tracei um percurso que subiria da RN3 a essa laguna, continuaria pela crista do Cer…
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 1.6k visualizações
Porteira da Estância Túnel Início: aterro sanitário de Ushuaia (desagradável, mas dá para evitar) Final: Playa Larga Distância: 21,9km Maior altitude: 327m Menor altitude: 0m na foz do Rio Encajonado Dificuldade: fácil por ser por trilha bem marcada (ou estradinha fechada a carros) e desnível positivo de apenas 308m. A leste da cidade de Ushuaia, às margens do Canal de Beagle, está o balneário de mar dos fueguinos, a Playa Larga, uma praia de pedrinhas de cerca de 1km de extensão. Continuando pela costa se encontram algumas estâncias (fazendas), sendo a mais próxima a Estância Túnel. Depois dela chama a atenção um rio que corre por dentro de um profund…
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 1.8k visualizações
Ushuaia e Canal de Beagle vistos do Mirador del Beagle Início: Hotel Altos Ushuaia Final: autódromo de Ushuaia Distância: 10,1km (caminhei mais 2,5km do centro de Ushuaia ao início da trilha no Hotel Altos Ushuaia e 5,7km do final da trilha no autódromo ao centro de Ushuaia) Maior altitude: 317m Menor altitude: 78m no autódromo de Ushuaia Dificuldade: fácil, apesar do desnível positivo de 199m desde o início da trilha no Hotel Altos Ushuaia O Glaciar Martial é a trilha mais próxima do centro de Ushuaia e a primeira caminhada da maioria dos que visitam a cidade. Quando fui conhecê-lo (relato aqui) descobri em certo momento da subida uma trilha que saía …
- 0 respostas
- 1.5k visualizações
Laguna Ceniza Início e final: RN3 no acesso ao Refúgio Bonete Distância: 22,6km Duração: 3 dias Maior altitude: 773m no Passo Beban Leste Menor altitude: 144m no Valle Carbajal Dificuldade: Alta. A caminhada no geral tem dificuldade média, porém classifico como alta por causa da descida muito íngreme do Passo Beban Leste. A maior subida tem desnível de 629m, mas a quebrei em dois dias. No quarto dia do trekking Circuito da Sierra Valdivieso (relato aqui) topei no Valle Carbajal com uma plaquinha discreta apontando para uma tal Laguna Ceniza à esquerda da trilha principal, subindo. Marquei o local, estudei o trajeto na internet e planejei a exploração d…
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 1.6k visualizações
Vale do Rio Torito Início: estacionamento da Laguna Esmeralda Final: Círculo de Oficiales da Polícia de Tierra del Fuego (antiga Posada del Peregrino) Distância: 53,6km Duração: 5 dias Maior altitude: 919m no Passo Mariposa Menor altitude: 142m no Círculo de Oficiales Dificuldade: alta porque há três passos de montanha a cruzar, dois deles muito íngremes, e porque não há sinalização no caminho. Quem já fez essa caminhada ou já estudou o seu trajeto pode estranhar eu tê-la iniciado no estacionamento da Laguna Esmeralda e não na trilha do Refúgio Bonete. É que o meu trekking anterior tinha sido pela trilha que liga as lagunas Submarino e Esmeralda (r…
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 1.7k visualizações
Laguna Esmeralda Início: estacionamento da Laguna Submarino na RN3 Final: estacionamento da Laguna Esmeralda na RN3 Distância: 28,5km Duração: 3 dias Maior altitude: 823m na neve do Glaciar Ojos del Albino Menor altitude: 220m no Rio Lasifashaj Dificuldade: média para quem está acostumado a longas travessias com mochila cargueira. Os desníveis não são grandes, a maior subida tem desnível de 433m. Nessa caminhada emendei duas trilhas: a da desconhecida Laguna Submarino com a da popularíssima Laguna Esmeralda. A princípio pensei que teria que caminhar pela RN3 entre a trilha de uma e de outra já que estão um pouco distantes e cada uma de um lado da rod…
- 0 respostas
- 2k visualizações
Laguna Turquesa A caminhada da Laguna Turquesa costuma ser feita num bate-volta de um dia apenas. Apesar do desnível de 363m a subida pode ser feita em 1h, com a descida ainda mais rápida. Eu tinha bastante tempo e queria acampar na laguna para assistir ao pôr-do-sol se o tempo permitisse. Porém os dias estavam muito chuvosos. Acompanhei a previsão pelo Yr e ele indicava pouca chuva e algum sol para os dias seguintes. Porém na manhã em que sairia (27) a previsão para o dia seguinte (28) mudou e era de mais chuva que antes (2,2mm). Já estava com a mochila pronta e resolvi ir assim mesmo. Mal sabia eu o que me esperava... 1º DIA - 27/01/20 - subida à Laguna Turque…
Três dias de caminhadas no Parque Nacional Tierra del Fuego (Ushuaia, Argentina) - jan/20
por rafael_santiago- 1 seguidor
- 0 respostas
- 2k visualizações
Lago Acigami (ou Lago Roca) O Parque Nacional Tierra del Fuego foi criado em 1960. Ocupa uma área de 70.000 hectares no sul da Ilha Grande da Terra do Fogo, no limite com o Chile. A portaria do parque está a 11km do centro de Ushuaia e o Centro de Visitantes Alakush (onde iniciam as principais trilhas) está 8km adiante. Não há transporte público até o parque. As linhas de ônibus da cidade chegam no máximo a 5,8km de distância da portaria. Pode-se contratar um transporte privado em van (veja nas Informações Adicionais ao final do relato) ou pedir carona no início da estrada de terra que leva ao parque. Claro que optei pela segunda alternativa. 1º DIA - 24/01/20 -…
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 1.4k visualizações
Laguna 5 Hermanos Início e final: estacionamento junto ao Camping Kawi Yoppen Distância: 2,8km (só ida, do portal de Ushuaia ao estacionamento do camping) + 4,9km (só ida, do estacionamento à laguna) Maior altitude: 804m na Laguna 5 Hermanos Menor altitude: 92m na ponte do Rio Olívia Dificuldade: média pois há um desnível de 388m bastante inclinado na chegada à Laguna 5 Hermanos Na paisagem montanhosa que emoldura a cidade de Ushuaia três picos próximos entre si se destacam: Monte Olívia, Cerro 5 Hermanos e Cerro Le Cloche, todos a leste da cidade. A caminhada desse dia deveria ser a subida do Cerro Le Cloche pela face sul e a descida pela face norte pa…
- 0 respostas
- 2.2k visualizações
Laguna del Caminante Início: Vale Andorra Final: autódromo de Ushuaia Distância: 36km Duração: 3 dias Maior altitude: 820m no Paso de la Oveja Menor altitude: 140m próximo ao autódromo de Ushuaia Dificuldade: média para quem está acostumado a longas travessias com mochila cargueira. Há subidas de até 574m e o Paso de la Oveja (820m) deve ser cruzado com tempo bom. Essa travessia percorre o vale do Arroyo Grande (Vale Andorra) para subir à Laguna de los Témpanos e Glaciar Vinciguerra, um trekking popular em Ushuaia. Um pouco menos frequentada é a Laguna Encantada. Muita gente faz isso em um bate-e-volta de um dia. Para continuar pelo vale do Arroyo Gr…
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 2.7k visualizações
Ushuaia vista do Cerro Martial Início: centro de Ushuaia Final: centro de Ushuaia Distância: 2,5km do centro de Ushuaia ao início da trilha no Hotel Altos Ushuaia; 6,3km do início da trilha no Hotel Altos Ushuaia à neve do glaciar Maior altitude: 842m na neve do Glaciar Martial Menor altitude: 0m no centro de informação turística; 127m no início da trilha no Hotel Altos Ushuaia Dificuldade: fácil, apesar do desnível de 842m desde a cidade ou de 715m desde o Hotel Altos Ushuaia O Glaciar Martial é a trilha mais próxima do centro de Ushuaia e a primeira trilha da maioria dos que visitam a cidade. Não se alcança a geleira propriamente dita, não se toca no…
Trilhas em El Chaltén/El Calafate: 10 dias sozinha na Patagônia Argentina (out/2016) 1 2
por Carol Carrijo- 2 seguidores
- 18 respostas
- 18.6k visualizações
Oi, gente! Essa viagem foi feita em outubro de 2016 (de 7 a 17/10), com 7 “dias líquidos” para passear por El Chaltén e El Calafate. Foi uma viagem surreal, de tanta paisagem linda, de tirar o fôlego! O objetivo da viagem foram as trilhas que essa região espetacular oferece, que não necessitam de guia nem taxas (as que eu fiz; com exceção do icetrekking). As trilhas em El Chaltén são bem demarcadas, dificilmente alguém se perderia...não vejo como! Tem várias bases de acampamento dentro do parque, mas como eu não me organizei pra acampar, optei por voltar todos os dias e dormir em El Chaltén. Deve ser muito legal acampar lá! Vou colocar o roteiro, os gastos e, no final, o …
Última resposta por emilyzadi, -
- 1 seguidor
- 7 respostas
- 2.1k visualizações
Bom dia pessoas, Estou indo com meu irmão e um amigo passar 07 dias em El Chaltén no início de fevereiro de 2020. Confesso que já pesquisei um monte sobre as opções de trilhas, e já tenho anotadas as que possivelmente faremos. Minha dúvida fica a respeito da trilha que leva até a LAGUNA TORO, qual pode ser acessada pela mesma trilha que leva a LOMA DEL PIEGLE TUMBADO. Consultei o fórum aqui do site, o Google, e também o Wikiloc para tentar ter dados a respeito dessa trilha, porém a maioria das informações está obsoleta. Alguém aqui do fórum já fez essa trilha, ou tem dados atualizados a respeito dela? Nós NÃO pretendemos acampar! Sempre i…
Última resposta por Petrônio S., -
- 1 seguidor
- 33 respostas
- 20.2k visualizações
Saravá, mochileiros! Me sinto na obrigação de fazer um relato completíssimo aqui no fórum da viagem que fiz na Patagônia Argentina sozinho em dezembro de 2017, uma vez que 98% da trip foi inspirada em dois relatos aqui do Mochileiros! Esses daqui: Carol (https://www.mochileiros.com/topic/54824-trilhas-em-el-chalténel-calafate-10-dias-sozinha-na-patagônia-argentina-out2016/) e Rezzende (https://www.mochileiros.com/topic/57467-imensa-patagônia-ushuaia-el-calafate-el-chaltén-e-bsas-em-15-dias-fev17/). Vale muito e leitura além do meu relato! Antes de tudo, assistam o vídeo compilado da viagem que eu fiz! Gastos Vamos começar com os gastos, quest…
Última resposta por Rezzende, -
- 3 respostas
- 1.5k visualizações
Olá mochileiros, Vamos subir o Aconcágua até Plaza Francia independente de agência de turismo? De 25 a 28/01/19.
Última resposta por iscaglioni, -
- 0 respostas
- 867 visualizações
Oi, somos dois amigos (alemã e argentino) e no fevereiro 2020 vamos organizar una expedição de 3 semanas no Chile e Argentina. E um tour privado, mas podemos levar 4-6 pessoas mais. Vamos atravessar os Andes do Chile (Santiago) a Argentina a pé, descansar no Valle de Uco e logo escalar o Vulcao Maipo (5264m). Quem gostam a aventura, o desafio e las trilhas sem muitas pessoas? Interessado? Se quer saber mais, escrever-nos: anna_tamara@web.de Saludos, Anna & Emil
Última resposta por Anna Bananna,