Cicloturismo: Relatos de Viagem
Relatos de viagens de bicicleta pelo Brasil, América do Sul, Estados Unidos, Europa e outros países do mundo.
142 tópicos neste fórum
-
Última resposta por Adriana T-Tresch,
-
- 0 respostas
- 2.9k visualizações
Eu e o Renato estivemos com uma ideia maluca de ir de bicicleta de Brasília para Uruaçu,mas estávamos um pouco amedrontado com o risco de pedalar no asfalto com motoristas imprudentes e então associado a isso e nosso gosto por mata e locais mais selvagens,optamos por realizar uma cicloviagem e optamos pela chapada dos veadeiros,iniciando a viagem em Cavalcante e indo ate colinas do sul,contornando o parque da chapada dos veadeiros e passando por duas vilarejos(povoado de capela e povoado do rio preto)em estrada de chão,sendo a logística da viagem realizada como sempre pelo Renato e sempre de forma impecável. Outros amigos também decidiram ir conosco,alguns desistiram…
Última resposta por adriano duraes, -
- 0 respostas
- 1.2k visualizações
Eu e o Renato estivemos com uma ideia maluca de ir de bicicleta de Brasília para Uruaçu,mas estávamos um pouco amedrontado com o risco de pedalar no asfalto com motoristas imprudentes e então associado a isso e nosso gosto por mato!!!,optamos por realizar uma ciclo viagem e optamos pela chapada dos veadeiros,iniciando em Cavalcante ate colinas do sul,contornando o parque da chapada dos veadeiros e passando por duas vilarejos(povoado de capela e povoado do rio preto)em estrada de chão,sendo a logística da viagem realizada pelo Renato sempre de forma impecável. Outros amigos também decidiram ir conosco,alguns desistiram pelo caminho(né Junior e Marcos),mas o Marney e o…
Última resposta por adriano duraes, -
- 0 respostas
- 2.8k visualizações
Oi, pessoal. Gostaria de compartilhar o relato da cicloviagem que eu e meu irmão fizemos no norte da Argentina no fim do ano passado. Foi um cicloviagem pela província de Salta, passando por Cafayate, Ruta 40, Valles Calchaquíes, Reta de Tintin, Parque Nacional Los Cardones, Piedra del Molino, Cuesta del Obispo e Quebrada de Escoipe. Lugares realmente sensacionais. Algumas das fotos estão aqui no Google Photos: https://photos.app.goo.gl/2R9tt05cmMftjKkp2 As dicas estão todas aqui: https://eueamagrela.wordpress.com/2018/01/05/pedalando-pelas-quebradas-e-vales-de-salta/ Vale muito a pena para quem quiser conhecer um lugar muito diferente do qu…
Última resposta por LuisD, -
Tour da Bahia - Cicloturismo de 21 dias cruzando a Bahia de Oeste a Leste e subindo até Sergipe
por iskatiliks- 1 resposta
- 8k visualizações
Ola meu nome é, Everton Pereira dos Santos, Bacharel em Sistemas de Informação, de Umuarama-PR, praticante de Cicloturismo, e acabei de fazer a travessia da Bahia e mais um trecho de Sergipe, onde teve inicio na cidade de Barreiras-BA (OESTE DO ESTADO) e término na cidade de Boquim-Se (REGIÃO DA ZONA DA MATA), cruzando toda a Bahia através da BR-242 e subindo pela estrada do COCO, parte fundamental da colonização brasileira, onde já existiu uma fazenda que teria 1/10 da area total do Brasil que ia desde a Praia do forte até o Maranhão, da familia Garcia d'Ávila. A cidade de BARREIRAS ponto inicial do Cicloturismo tem como atividade principal o agro-negocio devido a s…
Última resposta por emolsa85, -
VOLTA AO MUNDO SEM DINHEIRO E SEM PREVISÃO DE VOLTA , TRABALHAR EM TROCA DE OSPEDAGEM E COMIDA
por kaio neves- 0 respostas
- 1.6k visualizações
Olá pessoal , vou dar a volta no mundo com 50 conto no bolso , vou pegar um ônibus até foz do iguaçú atravessar a ponte a pé e já estarei no exterior e de lá vou trabalhar em troca de ospedagem e comida e vou seguindo assim quero conhecer pessoas novas , fazer novas amizades conhecer várias culturas Procuro companhia quem quiser embarca nessa aventura comigo chama no watts (11) 955309890 vou sair no comesso de julho....
Última resposta por kaio neves, -
- 1 seguidor
- 1 resposta
- 9.1k visualizações
Cicloviagem pela Serra da Mantiqueira no feriado. <3 . Bela e bruta. Linda e impiedosa. Divina e desumana. A Mantiqueira não dá trégua, são estradas de terra, subidas desgranhentas, acampamentos selvagens, longas descidas, um frio da "mulestia".... mas também são cenários de tirar o fôlego, ma região rica e muito agradável para se pedalar, com um povo acolhedor sempre com disposição pra um dedim de prosa, e toda aquela receptividade que o mineiro tem de sobra. . E assim, com o pensamento inabalável de que no domingo teríamos completado o trajeto e estaríamos de volta ao ponto de partida, passamos os 4 dias de feriado pedalando, acampando e cicloviajando…
Última resposta por casal100, -
- 1 resposta
- 1.9k visualizações
Fala galerinha este é meu primeiro post aqui, sou fã deste site, pena que eu trabalho muito ultimamente na área da saúde, é da casa pro trabalho do trabalho pra casa, já cheguei a ter três empregos isso cansa, não que eu não goste de trabalhar mas to afim de não trabalhar mais desse jeito, to adoecendo de tanto trabalhar e não aproveitei nada. Mas..... final deste ano to indo pra estrada a pé ou de bike, de Porto alegre até a terra do fogo ushuaia, a principio vou a pé 2 anos caminhando sem dinheiro algum, já fiz isso atravessando o rio grande do sul de ponta a ponta 1 ano quase caminhando, comprei uma "deuter" oooo mochila cara meu ta loko.... mas trabalhei pra isso, ac…
Última resposta por Claudia Severo, -
- 0 respostas
- 3.2k visualizações
FOTOS no link: https://www.facebook.com/vivi.mar.1044/media_set?set=a.1473536312717424.1073741881.100001832092050&type=3 Feriado: O ritmo era devagar, sem pressa. A paisagem, novidade. A previsão do tempo, desanimadora. O rumo, desconhecido. Os pernoites, acampar onde der... O roteiro, desafiador: Atravessar de Itumirim a Carrancas pelo alto da serra, subindo por um rastro de trilha carregando a bike morro acima, avançando por single track no topo, usando os acessos das cristas e acampando onde for possível... e o retorno por estradinhas de terra que interligam as cidades. . E assim, animados com o roteiro e otimistas com o tempo, eu, Fabio, Andre, …
Última resposta por Vivi Mar, -
- 9 respostas
- 13.1k visualizações
Cicloturismo na Chapada dos Guimarães A Chapada dos Guimarães é famosa pelos seus paredões de arenito vermelho, moldados pelo tempo. Conhecemos algumas cachoeiras na região, o vale do rio claro e os belos mirantes com vista para o pantanal matogrossense. É possível pedalar no parque e a estrada para Cuiabá, com certeza uma das mais bonitas do Brasil e do mundo e fazem desse roteiro um dos melhores para o cicloturismo no Brasil. De bike é sempre melhor! O caminho até lá foi cercado de plantações, cenário comum durante nossas pedaladas pelo Mato Grosso. O primeiro atrativo, a cachoeira da Martinha é no meio de um filete de mata ciliar no meio de uma área desm…
Última resposta por rodrigo0o, -
- 0 respostas
- 1.3k visualizações
Olá amigons! Deixo o meu registro da ciclo mochilada solo pelo Jalapão em Janeiro de 2017, foram 508km percorridos de Ponte Alta à Lagoa do Tocantins. Fiz um vídeo resumindo todo o trajeto, estou à disposição para retribuir toda ajuda recebida na web e na viagem tb! Segue o link... Abraçosss
Última resposta por Taira, -
- 0 respostas
- 1.2k visualizações
fiz um ciclo sozinho saindo de BSB pedalando aí 642 km em 6 dias por estradas de asfalto/terra e areia muita área,cicloviagem maravilhosa que pretendo mais algumas vezes.
Última resposta por wmochila, -
- 0 respostas
- 8.3k visualizações
Pessoal, como sempre recebo preciosas dicas dos amigos nos grupos, listas e fóruns, compartilho com vocês as fotos da nossa cicloviagem de final de ano pelo Chile/Argentina (Patagonia). FOTOS: https://www.facebook.com/vivi.mar.1044/media_set?set=a.1346901068714283.1073741875.100001832092050&type=3¬if_t=like¬if_id=1484782793917031 RELATO abaixo: Pedalar, pedalar e pedalar ... Definitivamente este não foi o lema da nossa cicloviagem de final de ano. Kkk A meta era 1.000 km... mas pedalamos pouco mais de 630 km com aproximadamente 11.000 mts de subida acumulada, e mesmo com a noite caindo as 22 horas os dias foram curtos para apreciar toda a bel…
- 4 respostas
- 7.5k visualizações
Olá pessoal! Conheci o site mochileiros em uma pesquisa para um mochilão que fiz em janeiro agora. Porém antigamente não saia de cima da bike fazendo curtas viagens de fim de semana nos entornos de São Paulo, quando em 2003 sai de férias e pude colocar em prática uma idéia que a muito vinha me cutucando. Decidi que iria de bike até a casa de uma tia no interior do Rio de Janeiro. Assim sendo, comecei os preparativos, que nem foram tantos assim. Comprei um bagageiro comum desses de R$10, e fiz umas adaptações na minha bike para que ele ficasse bem fixado e suportasse o peso da bagagem. Nada que umas 2 ou três entortadas com alicate e novos parafusos resolvessem. P…
Última resposta por Leandro Cristal Salles, -
- 8 respostas
- 9.2k visualizações
Sei que esse tópico está fora de lugar, mas como no fórum tem poucos relatos de trilhas de MTB ou Cicloviagem decidi colocar aqui, pois creio que os interessados neste assunto acessam mais esta parte do fórum com mais freqüência. Vamos ao relato. Era para ser um final de semana calmo, pois cada integrante dos Sem Limites tinha uma programação diferente. Porém, alguns contratempos fizeram com que a trip que a Vivi tinha marcado para sexta feira de manhã fosse cancelada. Sendo assim, eu decidi adiar a trilha dos macacos que fica aqui na Serra da Cantareira e embarcar para Barra do uma com ela. Tentamos arrastar mais alguns bikers conosco, mas parece que nossa moral …
Última resposta por ana-paula.freire, -
- 9 respostas
- 2.9k visualizações
Dia 01: E eis que no dia 04 de setembro iniciamos nosso Caminho de Santiago em Saint Jean Pied de Port. Acordamos às 7:00 e descobrimos que deveríamos ter acordado mais cedo para arrumarmos as coisas. Tomamos café, montamos os alforjes nas bikes, pegamos água na fonte, parada pra uma fotinha e começamos o caminho pela Rue de La Ciutadelle. Por mais ansiosos que estávamos para pedalar, não teve jeito: só empurrando. O caminho inicia com um asfalto e vai seguindo todo sinuoso até uma plaquinha de "Ouvert" (significa que o caminho pelos Pirineus está aberto). A partir daqui, trilhinhas cheias de pedras e sempre subida! Tinham muitos cavalos e carneiros soltos, além de maç…
Última resposta por Aline Tonetti, -
- 3 respostas
- 2.9k visualizações
Eu e meu marido fizemos o Caminho de Santiago agora em setembro. Fizemos o Caminho Francês, iniciando em Saint Jean Pied de Port, na França. Foi uma experiência maravilhosa e gostaria de dividir um pouco do caminho com vocês. Esse primeiro post refere-se aos preparativos da viagem. Quando decidimos fazer o caminho, 2 anos antes, primeiro tive que aprender sobre bicicletas e montar 2 bikes básicas que aguentassem o tranco. Foram 2 bicicletas MTB simples, aro 26, com kit shimano Altus e deram bem pro gasto. Claro que vimos várias bicicletas muito melhores que as nossas. Claro que eles passavam pedalando ao nosso lado quando estávamos empurrando nossas magrelas. Mas pr…
Última resposta por Aline Tonetti, -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
Boa tarde galera da viagem!!! Há 10 dias comecei meu pedal com destino ao Chuí. Saindo de Santos Dumont passei por Ibertioga, Madre de Deus de Minas, São Vicente de Minas, Cruzilha e hoje estou em são Thomé das Letras. Pretendo partir segunda pela manhã com destino a Santa Rita do Sapucaí. Se alguém quiser me acompanhar meu face é Gésio Paulo e o insta voualidebike. Vlw a todos e bom pedal kkk
Última resposta por gesiopaulo, -
- 4 respostas
- 4.5k visualizações
Nossa saída foi desde São Carlos, SP, até Diamantina de ônibus. O objetivo era chegar até Ouro Preto mas por conta do rompimento da barragem de Bento Rodrigues (Mariana) decidimos fazer o trecho do Caminho dos Diamantes até a Vila de Cocais (distrito de Barão de Cocais) e de lá seguir em direção a Caeté, iniciando assim o caminho de Sabarabuçu. Assim não fizemos o trecho oficial do caminho dos Diamantes completo. Como comentários geral diria o seguinte, a estrada é muito bem sinalizada, os marcos indicam bem o caminho o que evita que tomemos uma bifurcação errada. Ao longo de todo o caminho encontramos dois marcos caídos, retirados do lugar que deveriam, e que poderiam ge…
Última resposta por suianni, -
- 6 respostas
- 3.9k visualizações
Pessoal, Como em toda cicloviagem procuro dicas nos foruns e grupos, no retorno sempre procuro retribuir, com informações atualizadas, e dicas pra quem se interessar. ps: Devido a falta de tempo fiz somente um resuminho do dia a dia, fotos, e apenas um texto para forum e grupos face. Abraços. fotos e post no face: Oh! Minas Gerais Quem te conhece Não esquece jamais Oh! Minas Gerais. Como dizem por ai: Tartarugas conhecem as estradas melhor do que os coelhos. E foi em velocidade de tartaruga manca que tivemos a honra de pedalar pela Estrada Real. Pouco mais de 400km de Diamantina a Ouro Preto. Curtindo cada cantinho, cada pedacinho, cada cidade, cada ri…
Última resposta por AugustoFilho1, -
- 0 respostas
- 2.9k visualizações
Rota Márcia Prado 2015 - Estrada da Manutenção Olá amigons! Após algumas semanas fuçando na net, resolvi fazer por conta e sozinho a bela Rota Márcia Prado, uma viagem rápida, intensa e sensacional! Sábado, 01 de agosto de 2015, 8:00 da madrugada, um belo dia de sol e friozinho, iniciei a pedalada partindo de Taboão da Serra, minha cidade, rumo a Santos. Fiz em uma Caloi 100, 21v, pneu slick (quase todo o trajeto é asfaltado). Foi bem tranqüilo, o percurso não exige muito, tenha os freios em dia e os pneus com boa aderência! Uma recomendação importante para a Rota Márcia Prado é utilizar uma bicicleta que não chame muita atenção, vi alguns relatos de roubo, …
Última resposta por Taira, -
- 0 respostas
- 4.8k visualizações
Como foi o planejamento? Apenas nos demos conta de que o melhor era anotar a distância em km entre as praias e deixar a viagem flexível, pois sem conhecer bem as subidas e como seria o desempenho de todos não dava pra marcar locais certos pra chegar, pararíamos onde desse vontade e calcularíamos o tempo até a próxima praia, o importante era chegar antes de escurecer para procurar um local onde dormir, preferencialmente um quintal para acampar. Levamos comida para pelo menos 4 jantas e 2 almoços fora as bolachas e bisnaguinhas do café, ainda gás e fogareiro +panelas, foi um peso quase desnecessário, pois pedalando com rota que chegava ao centro das praias, poderíamos t…
Última resposta por nathachi.silva, -
Cicloviagem a Volta da Chapada Diamantina, sendo quase que total por terra e single track
por Vivi Mar- 0 respostas
- 3.2k visualizações
Como em toda cicloviagem eu pego dicas com os amigos nos grupos de cicloturismo e forum, tambem acho justo compartilhar as dicas, rs. Segue abaixo anotações da cicloviagem pela Chapada Diamantina. Pouca Quilometragem, mas muuuuita beleza...rs Fotos no link: Dicas e anotações da Cicloviagem na Chapada Diamantina (Bahia) sendo quase que total por estradinhas de terra e single track, pouquíssimo asfalto. Tem uma grande diferença entre o ciclista (seja de competição ou amador de final de semana) e o Cicloviajante. E a principal diferença entre eles é a pressa. A cicloviagem Volta da Chapada Diamantina foi um exercício para controlar a inquietude. Gostamos…
- 3 respostas
- 4.1k visualizações
Muitas histórias e muitas dificuldades.
Última resposta por jean-michel.frus, -
- 1 resposta
- 4.5k visualizações
Para muitos ciclistas pode não ser algo extraordinário, mas, para nós, foi uma odisséia intempéries (muito frio, vento, chuva), encanto e beleza. País de belas paisagens, boa gastronomia e dos vinhos tannat (rico em resveratrol: anti oxidante que reduz o mal colesterol, dentre outros benefícios). Sem falar na aparente segurança e num povo hospitaleiro e educado. O relato cicloturístico do simpático casal de Santa Catarina, Aline Maria Mafra e Ari Laércio Boehme, foi nossa principal fonte de inspiração para realizamos esta aventura (https://bikea2.wordpress.com/2014/04/09/uruguai-do-chui-a-montevideu/). Compartilhei a intenção com Vera Ferreira no início deste a…
Última resposta por rafael.batalha, -
- 6 respostas
- 3.4k visualizações
Estou a planear uma Volta ao Mundo e entrarei no Brasil por Fortaleza (indo de Cabo Verde). Gostava de saber sobre qual o melhor percurso entre Fortaleza - Belém (por estrada) e depois de Belém até Iquitos (de barco) e de Iquitos até Coca (também de barco). Obrigado
Última resposta por lucruz, -
- 0 respostas
- 2k visualizações
O Pedal Fortaleza – Jericoacoara, faz parte do Projeto Tocantins de bike pelo Brasil, que em 2015 completou seu quarto ano. Saímos de Palmas dia 25/12 as 10h da manhã, num ônibus com 45 pessoas, sendo que 23 eram ciclistas, as outras eram amigos e parentes que iriam nos acompanhar nessa jornada. Dia 26/12 as 16h, chegamos em Jijoca de Jericoacoara. Aqui uma parte do grupo que não ia pedalar seguiu para Jeri, e o restante para o porto de Pecém, que fica a 30km de Fortaleza e local onde iniciaríamos o Pedal. Em Pecém ficamos hospedados na Pousada Isca do Sol, (conseguimos a diária a 35,00). Uma pousada muito confortável. Aqui, o Dj Fabiano, vindo de Mato Grosso se juntari…
Última resposta por JúniorParriul, -
- 2 respostas
- 3.6k visualizações
Bom dia Cicloamigos... Mais um relato um pouco antigo de viagem feito de bicicleta em 2010, que possivelmente possa ser útil à outros ciclistas planejando viagem pelo Mercosul... Começo - Chuí-UY Final - Ciudad del Este-PY Distância Parcial - Distância Total - 5109km (ônibus + bicicleta + barco) Bicicleta Dobrável Dahon Curve SL 16" São Paulo-BR >>> Montevídeo-UY 1970km - ônibus (R$250,00 / Viação TTL *** 32 horas) Montevídeo-UY >>> Rosário-UY 133km - bicicleta Rosário-UY >>> Colonia del Sacramento-UY 49km - bicicleta Colonia del Sacramento-UY >>> Buenos Aires-AR 50km - barco (US$49,00 / Buquebus ***…
Última resposta por joaozinhomenininho, -
- 4 respostas
- 6k visualizações
RELATO DE MINHA PRIMEIRA CICLOVIAGEM À APARECIDA. Bem amigos, meu nome é Junior tenho 39 anos, estou aqui para contar como foi a minha primeira viagem de bicicleta para a Aparecida do Norte. A algum tempo virei um admirador de bicicletas, todo final de semana visitando lugares diferentes, porém lugares mais próximos a minha cidade. Mais como um grande devoto de Nossa Senhora Aparecida um dos meus primeiros desejos era de ir até a casa da mãe Aparecida de bicicleta claro. Comprei uma nova bicicleta e então decidi que no próximo ano iria visitar Nossa Senhora no seu dia (12/10), ia até lá claro de bicicleta. Durante algum tempo essa era a minha intenção, mais de re…
Última resposta por Flávio Guerreiro, -
- 4 respostas
- 3.2k visualizações
Salve, moçada! Venho por meio deste relatar como foi minha primeira ciclo viagem. Tentarei ser o mais detalhista possível, porque quando estava procurando tópicos sobre o assunto fiquei meio perdido nos escritos até então. Tenho um projeto de um livro sobre o Paraná percorrido sobre duas rodas não motorizadas, e se tem que começar por algum lugar, por que não o trecho mais fácil? Sou de Curitiba e então decidi aproveitar as férias e parti sentido leste. Destino: Litoral Paranaense e cidades portuárias históricas. PLANEJAMENTO Depois de decidir que realmente iria efetuar a viagem, só faltava todo o resto kkk. Preparar a bicicleta, aprender a mecânica básic…
Última resposta por Matheus Jorel,