Cicloturismo: Relatos de Viagem
Relatos de viagens de bicicleta pelo Brasil, América do Sul, Estados Unidos, Europa e outros países do mundo.
142 tópicos neste fórum
-
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
Viagem de Bike Brasília (DF) a Foz do Iguaçu (PR). 1.740 km. 2024 PEDAL DAS CATARATAS.pdf
Última resposta por fmendes59, -
- 0 respostas
- 117 visualizações
Viagem de Bike à Nascente Histórica do Rio São Francisco2021 Nascente SF.pdf
Última resposta por Fernando Mendes, -
- 0 respostas
- 92 visualizações
Terras Altas da Mantiqueira + Aparecida (SP) a Brasília (DF)
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 100 visualizações
Estrada Real Paraty (RJ) a Ouro Preto (MG). Maio 2022. 2022 ER Paraty a OP.pdf
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 85 visualizações
Pedal maravilhoso pelo Caminho da Fé, Ramal Franca (SP) a Aparecida (SP). 626 km. 2023 Caminho da Fé.pdf
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 497 visualizações
2024 PEDAL DAS CATARATAS.pdf
- 0 respostas
- 263 visualizações
🧑🏻🦳🚲= 🇧🇷 x 🇵🇾 x 🇦🇷 1405km Pronto roteiro, fotos, ciclovias, pontos turisticos e links= LONDRINA https://joaozinhomenininho.blogspot.com/2024/07/brasil-londrina-1405km.html MARINGA https://joaozinhomenininho.blogspot.com/2024/07/brasil-maringa-1405km.html CASCAVEL https://joaozinhomenininho.blogspot.com/2024/07/brasil-cascavel-1405km.html FOZ DO IGUAÇU https://joaozinhomenininho.blogspot.com/2024/07/brasil-foz-do-iguacu-1405km.html PARAGUAI - HERNANDARIAS https://joaozinhomenininho.blogspot.com/2024/07/paraguai-hernandarias-1405km.html PARAGUAI - CIUDAD DEL ESTE https://joaozinhomenininho.blogspot.com/2024/07/paraguai-ciudad-de…
Última resposta por joaozinhomenininho, -
- 4 respostas
- 6.5k visualizações
Boa tarde e ótimo ano para todos. Em primeiro lugar gostaria de me desculpar, de antemão, caso esteja reptindo algum tópico. dei uma pesquisada no forum mas nao achei tópico relacionado. É sobre um viagem Rio-Paraty, pela Rodovia Rio-Santos, vulgo BR-101. Conheço o caminho, acho incrível, a anos que tenho essa vontade, e para que não se passem mais, resolvi que esse ano faria. Sei da periculosidade da estrada, conheço bem o histórico de acidentes, muitos com mortes. Mas enfim, vim perguntar se alguém já fez essa viagem e teria alguma dica. Somente a farei no final do ano, para poder treinar e turbinar a magrela. Com o $$$ voando por ai, vai ter que ser feito aos pou…
- 9 respostas
- 7.3k visualizações
GOIÂNIA A PALMAS DE BIKE - 14/08 a 20/08/2013. Hoje tenho 47 anos e realizei esta viagem, mas nem sempre foi assim. Aos 38 anos, começou a minha busca por mudança. Vivendo uma vida sedentária, desregrada e desequilibrada em vários aspectos, no físico, com quase 100 kilos e após vários regimes com apoio de endocrinologistas, resolví mudar o foco, procurei ler mais sobre bôa alimentação e um modo de vida mais saudável, e procurei ajuda nos profissionais nutricionistas, a partir daí começou a mudança, através do entendimento. E a bike foi a minha opção de exercício. Comprei uma Monaco, um quadro que hoje custa menos de 200,00 reais, e usei os componentes chimano,…
Última resposta por Márcio Milhomem, -
- 1 seguidor
- 9 respostas
- 6.2k visualizações
Sái do Rio de Janeiro no dia 2 num voo com conexoes em Guarulhos, Santiago pra chegar finalmente em Mendoza, Argentina, fiquei dois dias lá começar a cicloviagem, fiquei no hostel internacional na rua Espanha, pagando cerca de 50,00 reais por diária com café da manha. Mendoza é uma cidade linda, com ruas amplas, muito limpa e muito arborizada Um passeio muito indicado e o parque general San Martin ele é imenso e tem o Cerro de La Gloria, lá eu conhecí o Dario um brasileiro que mora em Mendoza (pena não tirei foto com ele) mas me deu dicas ótimas de como sair da cidade com segurança e o melhor caminho até Potrerillos que era seguir pela rota 82, muit…
Última resposta por StanlleySantos, -
- 24 respostas
- 45.5k visualizações
Olá viajantes A semente desse cicloturismo foi lançada a cinco anos quando viajamos de carro pela primeira vez ao Peru, nessa ocasião já andávamos de bike, na minha ignorância sobre o Peru, embarquei nossas bike's no carro no intuito de fazermos alguns passeios livres de guias e tudo, porém, muito antes de chegar a Cusco percebi que não seria possível tais passeios, pois eu não conseguia nem respirar direito, não conhecia os efeitos da altitude no corpo, como agir, como se comportar, nada nada. Foi desanimador no início, passei a primeira noite quase toda em claro, com dor de cabeça, ânsia de vomito entre outras coisas, os outros dias foram moderando o…
Última resposta por Janaína conceição de olive, -
- 2 seguidores
- 0 respostas
- 548 visualizações
OI Pessoal, tudo bem com vocês: É com imensa alegria e satisfação que convido vocês a participarem da Campanha de Financiamento coletivo do meu livro BICICLETANDO O MUNDO: uma aventura de Bicicleta pela Europa e Ásia No livro vocês encontrarão diversas historias de uma viagem de bicicleta que fiz com a minha grande amiga Renata Mazer. No primeiro capitulo narro o que aconteceu no trajeto de Paris até Istambul, e no segundo Capítulo conto nossas aventuras no longínquo Sudeste Asiático. Também dou dicas para planejar uma cicloviagem e conto curiosidades sobre os lugares que conhecemos. Tenho certeza que você irá se divertir e aprender com e…
Última resposta por Camilo Teixeira, -
- 6 respostas
- 2.7k visualizações
Cicloviagem Mogi das Cruzes - SP X Paraty - RJ Ae galera segue meu 1º Relato de uma Ciclo viagem....espero que gostem....kkkk OBS: Como eu falo muito e tbm escrevo muito...vou dividir o relato em algumas partes....Valeu Tudo começou com a ideia de eu e minha esposa fazermos uma viagem de Bike e conhecer novos lugares.... Pensamos entaum em uma Ciclo Viagem, começamos a procurar postagens em redes sociais e blogs do tipo...daí surge alguns relatos de pedais feitos por amigos e de um tal RDIAS (Rafael Dias) que me chamou a atenção, o mesmo havia feito uma rota que começara em Mogi e ia até Paraty-RJ, lí o relato e fi…
Última resposta por Leo Formigon, -
- 1 seguidor
- 2 respostas
- 2.6k visualizações
CICLOVIAGEM SERRA DA CANASTRA Saudações cicloviajantes. Como tive dificuldades de encontrar informações precisas, deixo aqui minha experiência de cicloviagem de 6 dias pela Serra da Canastra realizada no final de abril de 2021. Preparei tudo alguns dias antes para evitar faltar algum item e parti de carro de Belo Horizonte até São Roque de Minas (SRM) (321 Km – média de 4:30 o percurso com 3 pedágios R$ 6,40 cada). O roteiro foi praticamente o abaixo em que cada cor praticamente corresponde a cada dia (a cor roxa maior e a marrom houve alteração do percurso explicado no dia 4). 1° dia: BH a SRM a São Joao Batista da Canastra (SJB da Canastr…
Última resposta por Ian Gon, -
- 10 respostas
- 8.6k visualizações
Olá pessoal, compartilho infos da cicloviagem que fizemos agora no final do ano, caso alguem precise de dicas, estamos a disposição. Abraços Banho de rio, sol, chuva, vento, vilarejos, comunidades, acampamentos, amigos, bicicleta, espírito de equipe, gratidão, receptividade dos moradores, esforço físico extremo com o calor de 45º e paisagens de tirar o fôlego. E foi assim que passamos este final de ano... pedalando 535km pelo deserto do Jalapão no Tocantins em busca do Perrengue Supremo, rsrs. Local considerado deserto não só pela paisagem, mas também pela ausência de pessoas durante longas distâncias. Mais fotos no link: https://picasaweb.google.com/108071…
Última resposta por MestreKann, -
- 2 respostas
- 8.4k visualizações
Amigos! Esse relato também está disponível em https://guilhermebboth.wordpress.com/ , com os mapas e algumas fotos a mais. Introdução Não lembro quando pensei pela primeira vez que queria pedalar o litoral gaúcho de ponta a ponta. Também não tenho uma boa explicação do porquê: só queria e pronto, sem grandes motivações ou sentimentos de desafio. A verdade é que sempre me senti bem ali e adoro o litoral do Rio Grande do Sul, sua natureza e sua singularidade: uma reta de 650 km, simples e brutal, que eu queria percorrer inteira. Em 2011 me mudei de Porto Alegre para São José dos Campos – SP, o que dificultou a realização da viagem, e a saudade que veio com …
Última resposta por gustavo.woltmann, -
- 4 respostas
- 18.1k visualizações
Pedalada de São Paulo a Aparecida do Norte. Bom eu mal sei oque dizer para essa mega pedalada até aparecida do norte.. mais vou começar desde o principio de tudo, estava eu assistindo um video no youtube de um grupo de pedal indo para aparecida do norte. isso foi o suficiente para eu querer comprar minha primeira bike e ir fazer essa viagem, comprei uma bike usada dei uma reformada nela e resolvi anunciar aqui mesmo no site do mochileiros, em dois meses de anúncios recebi uns 12 e-mails, mais no final das contas algumas pessoas desistiram.. isso não me desanimou nenhum pouco... bom o GRANDE DIA ,7/12/13 em um sábado.. NÃO consegui dormir de sexta pra sábado, mu…
Última resposta por Tonysilva, -
- 7 respostas
- 6.1k visualizações
A ideia de fazer a Estrada Real surgiu há pouco tempo e em poucos meses me dediquei para conhecer e esmiuçar tudo o que existe na internet sobre o assunto. Obviamente a principal fonte foi o site do Instituto da Estrada Real que apresenta um grande volume de informação. Como não conhecia ninguém que já havia feito viajei nos vídeos do youtube, onde cada grupo apresenta sua forma de percorrê-la. Outra questão que me surgiu foi qual parte fazer. Como tinha 3 semanas de férias e queria dispor de 2 para percorrer o trajeto escolhido, decidi fazer todo o Caminho dos Diamantes (Diamantina à Ouro Preto) e parte do Caminho Velho (Ouro Preto à Passa Quatro). A escolha por Pass…
Última resposta por fmendes59, -
- 2 respostas
- 5.1k visualizações
Chegou a minha vez! Depois de muito ler relatos aqui no fórum, e com estes planejar minhas trips, sinto que chegou a hora de contribuir. Estávamos em setembro, fazendo um trekking nos campos do quiriri via monte crista, região de Joinville - SC, quando conheci o Tiago e a Kariane. A Kari que deu essa ideia, viajar a costa do Uruguai de bicicleta. 4 meses depois cá estamos, realizando o sonho, quem diria? Partimos de Florianópolis no sábado dia 14 de janeiro 15h15m com destino a Montevideu, de ônibus. Previsão de 20 horas de viagem. A ideia é voltar para o Brasil de bicicleta, até o Chuí, onde vamos pegar um ônibus para voltar às nossas cidades. Duran…
Última resposta por Eduardowck, -
- 10 respostas
- 3.4k visualizações
Olá Mochileirxs ! Compartilho brevemente uma experiência (minha primeira) com o Cicloturismo. Pedi demissão do meu trabalho (trabalhei 8 anos em um escritório) e saí de Rio Claro-SP e fui para a Argentina de bicicleta. Não estava infeliz com a vida (como alguns pensam) nem nada do tipo, apenas quis viver uma aventura. E foi sem dúvida a aventura da minha vida até então. Sobre roteiro: Para viagens muito longas é importante voce ter uma idéia de onde voce que chegar, mas saber que isso pode ser alterado facilmente quando se esta de bicicleta pela estrada, e essa é a magia de cicloviajar! Você pode encontrar muita gente bacana pelo caminho que te façam mudar de di…
Última resposta por Ronny xr, -
- 2 seguidores
- 1 resposta
- 3.6k visualizações
Saudações cicloviajantes, Em novembro de 2019, peguei um voo de Belo Horizonte até Bariloche (ARG) e de lá fiz uma viagem de bike pela região dos Lagos Andinos, atravessando para o Chile e voltando para Bariloche. Rota Lagos Andinos A ideia surgiu depois que li o relato de cicloviagem do Luis do blog Eu e a magrela. Inclusive ele me deu algumas orientações por e-mail. Agradeço ao Luis e também ao cicloviajante do Latindoamerica que me ajudou com informações quanto à travessia da Cordilheira. Peguei muitas informações aqui no site e outros blogs que pesquisei (lista ao final). A viagem foi magnífica, as fotos falam por si só. Pesquisei …
Última resposta por Márcio/Sp, -
- 1 resposta
- 3.8k visualizações
No mês de junho, saí de férias e fiz uma cicloviagem saindo de minha casa em São José dos Campos, região do Vale do Paraíba até a Capital do Rio de Janeiro. Dividi essa viagem em algumas etapas. 1º Dia 21/06 - 4ªF - São José dos Campos (SP) x São Luis do Paraitinga (SP) = Total de 96 km Saí de minha residência as 06:00, peguei a rodovia Dutra e percorri 50 Km, até a entrada de Taubaté, onde peguei a BR 383 percorrendo mais 46 km até chegar ao município de São Luis do Paraitinga, onde fiz minha primeira parada. O trecho da rodovia da Dutra não possui muitas subidas, e dá para manter uma velocidade média razoável, porém essa rodovia que vai até São Luis do Paraitin…
Última resposta por SalgadoSJC, -
- 0 respostas
- 1.3k visualizações
Pessoal que quer saber mais sobre como pedalar pela Europa, eu escrevi um livro sobre minha jornada pelos cantos deste velho conitnente. E lá se foram 3 longos anos desde que retornei de Atenas após minha soberana aventura pelos cantos de um velho e mitológico continente, provavelmente foi o ano mais incrível e inesperado da minha vida até agora. . E depois de muito trabalho, o livro está terminado, sim, eu tenho um livro!! Eu mesmo o fiz, nem acredito, escrevi 444 páginas de um livro! E é com uma imensa alegria que venho compartilhar com vocês esse trabalho que fui cultivando durante esses anos. . O livro está prontinho e só esperando para entrar em produção…
Última resposta por Lucas Marcatti, -
Viajei de bike de Juiz de Fora - MG a Cabo Frio - RJ ( 300 km ), fiquei 2 meses sem dinheiro dormindo na praia..
por Eliel Kaled- 2 respostas
- 1.5k visualizações
Olá, meu nome é Eliel, tenho 19 anos, sou natural de Juiz de Fora - MG Instagram: @eliel_kaled Bom galera, eu sempre tive vontade de fazer mochilão tradicional, ou seja, de carona mesmo.. então resolvi dar uma pesquisa melhor sobre isso, acabei descobrindo que pessoas viajam pelo mundo de bike.. como eu sempre pratiquei exercícios físicos, sempre andei de skate, bike, pulei corda e outros.. eu decidi viajar pelo mundo de bicicleta.. Meu sonho é pedalar a América do sul inteira, mas primeiro decidi pedalar daqui de Juiz de fora MG até Cabo frio RJ (300 Km) , para ver o meu desenvolvimento e tal.. até porque la eu já conheço, bom, acabou que eu fui, eu saí daq…
Última resposta por Eliel Kaled, -
De São Paulo - SP a Itamonte - MG: 280 km, Oito Dias de Ciclismo e Aventura no Parque Nacional do Itatiaia
por Sky Nomad- 1 seguidor
- 7 respostas
- 7.1k visualizações
Olá a todos! Conforme diz o título do tópico, eu resolvi ir de bicicleta até a Parte Alta do Parque Nacional de Itatiaia, cuja entrada fica em Itamonte - MG. Escrevi um relato durante a viagem para compartilhar a experiência com vocês e quem sabe incentivar ou esclarecer dúvidas de outros que tenham interesse em fazer a mesma viagem. Infelizmente, sou muito prolixo, o que resultou em um relato de proporções bíblicas (tão grande que comecei a escrevê-lo em 30 de dezembro e só fui terminá-lo hoje; talvez eu tenha exagerado na procrastinação). Quem conseguir ler isso está de parabéns, mas se não conseguir, pelo menos há algumas fotos bonitas perdidas no meio de todo o texto.…
Última resposta por Carlão Barbudo, -
- 3 respostas
- 1.2k visualizações
Pessoal, depois do período das chuvas irei fazer o caminho dos diamantes e o caminho novo da estrada real. Mas, até lá gostaria de fazer um percurso de bike em um caminho qualquer pelo Brasil. O principal requisito é que seja no asfalto e que não seja no sul, pois dizem que por lá as coisas são caras. Não precisa ser lugares paradisíacos, apenas que dê para sair por aí viajando de bike. Irei dormir na minha barraca e levarei uma grana para as despesas. Feliz natal e ano novo à todos os mochileiros do grupo.
Última resposta por casal100, -
De Mendoza (Arg) à Santiago (Chile) de bike. E sem preparo físico hehe :P (COM FOTOS)!!!!! 1 2
por NicksAlmeida- 11 respostas
- 8.8k visualizações
Faz tempo que estou para escrever alguns relatos de viagens que fiz, mas sempre me dou a desculpa de que "estou sem tempo"... Até que hj decedi retribuir um pouco do que este forum já fez por mim e escrever meu primeiro relato Eu e um amigo, Ramon, estávamos combinando uma viagem de bike fazia uns 6 meses, mas nunca tinha dado certo. Até que vimos que teríamos uns 10 dias livres nas mesmas datas, então começamos a planejar nossa cicloviagem. O problema é que já estava muito em cima da hora e a única coisa que tínhamos eram as bikes Faltava tudo! Desde garupa e alforjes até preparo físico, já que não tínhamos nenhum. Juro. Uso a bike em alguns finais de semana, ma…
Última resposta por valderes, -
cicloturismo de Anápolis ao Parque Estadual da Serra dos Pirineus - Cocalzinho de Goiás
por JoseAgripino_GO- 3 respostas
- 6.8k visualizações
Minha viagem nesse fim de semana foi visitar o Parque Estadual da Serra dos Pirineus, que tem o pico mais alto com 1385 metros de altitude e na volta visitar as quedas do Rio Corumbá, o qual produz bastante eletricidade com suas 4 represas de captação até se unir ao Paranaíba na divisa de Minas Gerais. Sai de casa as 5 da manhã, com intenção de chegar á Cocalzinho antes do almoço, Sempre que podia dava uma paradinha pra comer algo que trouxe na bagagem, bolachas ou mexiricas, acompanhadas de muita água nas subidas... Cheguei na cidade de Corumbá de Goiás eram 9 da manhã. abasteci meus squeezes e fui tomar um tônico e comer algo que me desse mais energia. aproveitei pr…
Última resposta por adriano duraes, -
- 4 respostas
- 5.3k visualizações
Fala galera mochileira! Venho falar da minha trip de bicicleta que realizei nas ultimas semanas pelo litoral do Uruguai. Apesar dos medos iniciais e de desconfiança por todos as pessoas em volta, foi uma viagem sensacional, muito diferente de viajar de busão ou carro! O trecho é perfeito para quem quer estreiar no cicloturismo Ressalto que o viés da postagem é o cicloturismo, pois antes de viajar encontrei poucos tópicos sobre esse estilo de mochilagem. Acabei aproveitando pouco os pontos mais turísticos, pois ficava somente uma noite em cada cidade, mas a vibe nômade compensou, e muito. Antes que me perguntem, eu não tinha tanto p…
Última resposta por GuigsSM, -
- 0 respostas
- 2.7k visualizações
A CICLOVIAGEM DE FINAL DE ANO - 2017 Planejei sair dia 26/12/2017 pra fazer a cicloviagem, partindo de SJC com destino a Ubatuba. O planejamento foi feito a partir de todos os mapeamentos disponíveis e com os diversos softwares de georreferenciamento que utilizo no meu cotidiano (MapSource, Basecamp, Trackmaker e Googleearthpro, principalmente). Procurei planejar um roteiro passando por locais onde eu nunca havia estado antes. Foi assim que criei um roteiro planejando subir a serra entre Caçapava e Jambeiro a partir do Bairro da Germânia (em Caçapava) e, depois da serra, esticar até São Luiz do Paraitinga onde eu pretendia dormir num hotel. Estimativa de pouco mais …
Última resposta por NIRCEU CICLOTURISTA,